Tá melhorando...
30/04/12 15:22Não fui ao Anhembi e, pela primeira vez, acompanhei a Indy paulistana à distância.
Uma corrida que me pareceu mais bem organizada que as anteriores, e isso é lógico: ano após ano, a organização vai acumulando conhecimento, eliminando os problemas, aperfeiçoando o evento.
Se em 2010 o pecado foi a pressa para fazer tudo, com o consequente baile dos carros na Reta do Sambódromo, e se em 2011 o problema foi a chuva que adiou o fim da prova para segunda-feira, em 2012 não houve grandes transtornos.
O “problema” foi a corrida mesmo, que não ajudou. Power liderou 63 das 75 voltas e não deu chances para a concorrência. Ninguém pode ter culpa disso.
Mas em 2013 eu passo lá. Nem que seja para dar um abraço nos amigos.
Teve também o problema de abrir as garrafas no pódio.
Espero que já tenham colocado abrir de garrafa na listinha de coisas a providenciar para o ano que vem.
Aí sim eu vou considerar que eles aprendem com os erros.
🙂
Ó pá raiosx, eu também perdi a corida, pinsei que fosse em Interlagosx.
Infelizmente não fui neste ano à prova, mas no ano que vem estarei lá. Foi muito legal acompanhar as disputas por posições na TV, mas o vencedor não mudou. O Will Power e a São Paulo Indy 300 têm tudo a ver.
Fabio como eu disse anteriormente,a corrida foi muito boa,pilotos de primeira uma corrida perfeita de Power e não foi ainda campeao por nao ter chegado a hora.Quanro aos brasileiros fizeram o que podia,lutaram muito.Uma corrida de fazer inveja a Formula1.Muito bem organizada.Publico exelente que sabe o que é bom.
Poxa, e a transmissão? Info terrível! Aliás, que info?
Não tinha uma informação na tela! Tempo, nome so piloto… Como querem que a categoria vire febre? Acho que não querem, por isso deu 3 pontos no IBOPE.
na realidade mesmo com a sofrivel transmissão, eles ficaram em segundo na audiência, com 6,4 pontos, tendo pico de 8
Fábio Seixas uma coisa pode ter certeza. Nao fez falta alguma.
Você não deve ter sido escalado para a corrida deste ano porque no ano passado foi o único a ser sincero e dizer que o evento foi um fiasco.
Puxa vida. Quanta arrogância! quanto nojo! Vc é o jornalista especializado em automobilismo da FOlha, não tem F-1, vc ta em São Paulo e não se digna ir na corrida? É muita, mas muita arrogÂncia, do tipo, “eu trabalho na Folha, vc sabe com quem ta falando?”. Até para melhorar sua cultura automobilistica, observar as mudanças nos carros da INdy, fazer entrevistas com gente legal, com o Rubinho, observar como ele se porta com a equipe, Nada. Nadica. Formula Indy pra vc é uma m. O que vale é F1. Ainda bem que a F1 não tem mais brasileiros vencedores e assim ficará pelos próximos 50 anos. Parabéns pelo “faro” jornalístico Mr. Arrogância.
ja pensou que ele pode ter tido seus motivos ou não foi escalado pro evento?
ou vc acha que ele vive postando coisas de corrida aqui por puro mazoquismo?
O que precisa melhorar, e muito, é a direção de imagens da transmissão. Tava dando dor de cabeça tanta mudança de imagem!
Sem duvida o que mais atrapalhou foi a transmissão patetica da Band.
Fabio, e a transmissão da Band???????? Uma das piores q ja vi na minha vida!!!!! Nos momentos mais emocionantes os caras cortavam a imagem e só voltavam com VT…
Comenta ai!!!!!!!
O Galvão a gente já sabe o quão ruim é, mas esse Luciano do Vale, chego a arriscar que é pior… Pelo menos o Galvão sabe, na maioria das vezes, pronunciar o nome dos pilotos… Cara chato…
Acho gozado você criticar a falta de ultrapassagens na Indy, se a F1 que você cobre acontece pior que isso, normalmente quem larga na pole vence.
E quando acontece na F-1, eu critico.
Fabio, Assisti o Redação do Sportv e penso diferente de você nessa questão.
Estive presente no Anhembi ontem e depois assisti a corrida pela TV. Realmente a 1º posição foi pouca abalada até porque o Will Power estava andando muito ontem. Mas as demais posições tinha briga pela posição constantemente, muitas ultrapassagens (Não o quando foi nas 2 primeiras edições mas teve sim). Mas como disse é só um pensamento de uma visão diferente. E realmente a organização da corrida esta de parabéns. Bélissimo evento e com um preço bem acessível a todos. Provaram que para organizar um evento grande não precisa colocar preços absurdo por ingressos como a F1. Parabéns pelo seu blog.
Abraços.
Voce formado em mestrado esportivo e so tem isso pra falar sobre a indy ? Nada para comentar sobre a bia ? Rubinho ? Tony ? Castroneves ? ano passado vettel ganhou quase todas liderou corrida de ponta a ponta. Qual a diferenca do problema que o piloto ganhou de ponta a ponta na indy ? A globo comentou muito mais da indy. A uol deu um show na transmissao ao vivo, so acho que vc deveria dar atencao em uma prova que foi realizada no brazil, mesmo nao gostando da indy.
Boa noite fábio, realmente melhorou bastante a pista e muito boa tem pontos de ultrapassagens, a diferença esta no motor chevrolet.
Boa noite fábio, realmente melhorou bastante a pista e muito tem pontos de ultrapassagens, a diferença esta no motor chevrolet.
vejo que sua analise não tem valor,a f indy é isso mesmo, diferente da f1, aceite isso e faça apenas comentários , fala como se fosse o dono da verdade .
Não é nenhum sábio, apenas comentarista de internet, limite=se a isso.
sim Sr.!!!! … Sr!!!
ou devo lhe chamar de chefe?
Deixa ver se eu entendo essa pachecada que vive choramingando que a F.Indy é muuuuuuuuuito superior que a F1. Como se a Indy fosse campeonato mundial.
A verdade é uma só, Brasil não esta “apitando” nada nas duas categorias a um bom tempo, mas a RAIVA fica só pra F1 por não termos um campeão a anos, mas quantos títulos o Brasil conseguiu na Indy nos últimos 10 anos? Que me lembre só aconteceu uma vez com Kanaan em 2004.
Nos últimos 5 anos na Indy, Chip Ganassi e Franchitti DOMINARAM a categoria( lembrando muito os tempos de Schumacher-Ferrari, maioria nem percebeu), mas os mesmos adoram massacrar a F1 quando isso acontece.
Campeôes:
2007-Dario Franchitti-Andretti Green
2008-Scott Dixon-Chip Ganassi
2009-Dario Franchitti-Chip Ganassi
2010-Dario Franchitti-Chip Ganassi
2011-Dario Franchitti-Chip Ganassi
Nos últimos 5 anos na F 1 não houve um domínio “avassalador” como ocorreu na Indy, mesmo assim os “experts” afirmam que chata é a F1, e que categoria de VERDADE é a Indy(existe equilíbrio no USA), mas se for comparar com F1 abaixo…
Campeôes:
2007-Raikkonen-Ferrari
2008-Hamilton- Mclaren
2009-Button-Brawn-GP
2010-RBR-Vettel
2011-RBR-Vettel
Vettel só dominou em 2011, mas temos que lembrar que ele não começou por cima em equipes poderosas como Ferrari ou Mclaren, ele foi buscar esse resultado. O jovem alemão teve um grande projestista ao lado, mas Newey só começou a vencer na Toro e RBR depois teve Vettel ao volante. Franchitti dominou na Indy com méritos, mas começou o “massacre” já em equipes poderosas como Andretti e Ganassi.
Devo estar louco, ou essa pachecada não entende merd…nenhuma pra comparar as duas categorias(eles sequer buscam dados pra fazer uma comparação…pura preguiça? O que aconteceu na Indy nos últimos anos é justamente domínio, oposto da F1). Lembrando que nas corridas da Indy muuuuitas posições são decididas na base da “loteria”, isso não ocorre na F1.
Disputa de verdade na Indy é somente entre Penske, Ganassi e Andretti, o resto fica dependendo da SORTE em herdar várias posições no troca-troca de posições nos boxes ou nas várias bandeiras amarelas. Franchitti e Power também dependem, mas é nítido que ao volante eles estão muito a frente do resto. Por estarem nas melhores equipes e serem “diferenciados” eles não depende muito de “loteria” pra vencer, Castro Neves tem o mesmo equipamento que Power, mas ele não tem mais “gás” para bater o companheiro que sem dúvidas é um piloto muito superior.
Temos que lembrar, Kanaan e Neves começaram na Indy muitos anos atrás, pra bater as novas gerações a cada ano a tarefa é mais complicada, ainda mais quando aparecem fora de série como Franchitti e Power. Na Formula 1 também sempre foi assim, raros são os casos de campeões que conseguem bater pilotos de gerações a frente, na era moderna podemos destacar somente Lauda e Schumacher.
No caso da Indy os veteranos brazukas a algum tempo já sentiram a velocidade das novas gerações, não tivemos pilotos a altura de substituir Kanaan e Castro Neves, o mesmo aconteceu na F1 com Piquet ou Senna.
Olha o que sobrou de renovação na Indy… justamente o Rubinho que nunca fez nada relevante na carreira. E pra ele bater pilotos do “calibre” de: Power, Franchitti e Dixon a tarefa não vai ser nada fácil. E já deu para perceber que Rubinho não esta gostando nada da “dinâmica” das provas da Indy…a cara de bunda a cada prova mostra isso!
Rubinho pra fazer sucesso no USA vai ter que “pedalar” muuuuuuuuuito, e não acredito que ele repita os feitos de Fittipaldi, Da Matta, De Ferran, Castro Neves ou Kanaan.
Nas 4 corridas na F1, 4 pilotos em 4 equipes diferentes venceram, um equilíbrio só visto em 1983. Já na Indy, Power esta “substituindo” Franchitti e dominando de lavada a categoria(Franchitto em termos de campeonatos, e Power em número de vitórias). E do jeito que esse australiano esta pilotando…pode entregar o caneco pra ele nos próximos anos. Franchitti é um piloto completíssimo em qualquer pista, mas já sentiu a forte pressão de Power. O escocês já começou a reclamar do calendário ter poucas pistas ovais, onde ele é especialista, mas Power ainda não.
Para o Brasil a coisa é muuuuito mais grave, não temos um grande piloto na Indy ou F1. Kanaan e Castro Neves já cumpriram com méritos a saga no USA. Kanaan foi campeão uma vez em 2004, mas nunca venceu a Indy 500, por outro lado Castro Neves nunca foi campeão, mas venceu a Indy 500 por 3 vezes, missão cumprida!
Basta observar, na F1 o melhor que temos(se conseguir se recuperar) ainda é F.Massa. Na Indy nos próximos anos vamos depender somente de…Barrichello.
Observar o Sato largando em 26º e chegando em 3º, e Rubens largando em 12º chegando em 10º…muito complicado! E o Japa não corre em equipe de ponta!
Brasileiro não aprende, vive sempre dependendo de “salvador da pátria”, investimento em nova geração que é bom…nada!
Cada povo tem o que merece…
marcelo, vou resumir seu post, vc é chato e quer impôr sua opinião =)
cada um gosta daquilo que quiser e não será vc quem mudará a vontade dos outros
eu prefiro assistir nascar e findy, vc prefere f1 e acha os pilotos melhores.
cada um é melhor naquilo que lhe diz respeito e pronto.
o único problema que vi foi com a transmissão e a narração que estava perdida… o resto foi 10. abs
vou apenas copiar e colar oq escrevi no facebook:
ou obrigado a comentar, fui hj ao Anhembi, assistir a corrida de Findy, peguei meu amigo e fomos até congonhas, lá pegamos um onibus direto ao anhembi, tudo super tranquilo, chegando lá, sempre com vasta informação, chegamos ao nosso setor, tudo sempre tranquilo, sem filas, nem stress, entramos, ficamos um pouco na arquibancada, descemos, comemos um TEMAKI, por um preço bem justo e uma cerveja, depois comemos um espeto de frango, tudo sem filas, muita variedade de comida, preços excelentes para o evento, super bem feito e sempre muito bem atendidos, assistimos dois caças passando nas nossas cabeças. A corrida muito bacana, saímos no final, andando sem stress, pegamos o ônibus, novamente sem nenhuma espera, centenas de ônibus, voltamos ao aeroporto, tudo na mais perfeita ordem. da minha parte posso dizer, IM PE CA VEL!!!! fui 6 vezes na formula 1, dessas 6, 5 em setores muito bons, não tops, mas ingressos de quase 1000 reais e com atendimento e todo o resto, muito sofrível, banheiros químicos, comida ridicula e etc. Ano que vem, volto com certeza na Sp Indy 300, parabéns a BAND e quem fez esse evento, pois foi sensacional!
E de preferência com o hookie Barrichelo tendo achado os caminhos para o Anhembi, e, se não for pedir demais, também para o podium.
A Organização da prova melhorou, porém a parte de transmissão de tv continua uma piada. O Luciano do Valle nem sabia o que estava acontecendo direito na prova, trocava nomes ou pronunciava tudo errado.. Se não fosse pelo Felipe Giaffone comentando e fazendo das tripas coração para corrigir o Boi Gordo, seria mais ridículo ainda..
As cameras estavam mais perdidas que cego em tiroteio. Bandeirantes consegue estragar um evento que tem potencial, isso sem contar que o restante da temporada não vai ser transmitido ao vivo né? Parte ao vivo e cortam para o futebol nas tardes de domingo.
Fábio, o Will Power (que curiosamente se traduzir ao pé da letra é ‘Força de Vontade’…rs) não teria espaço na F1? Qdo se fala em circuitos mistos na Indy ele dominou nos último 3/4 anos..
Acho que ele faria bonito na F-1, sim.
Abs
Fabio, admiro o seu trabalho jornalistico e o sigo há anos para ter referencias para balizar meu pobre nível de informação sobre automobilismo. Dito isso, questiono: pq vc tem sido tão ausente sobre a Indy? O comentário sobre a etapa brasileira é esta acima? Será realmente um favor aparecer por lá?
Melhorando o que? a transmissão da band ficou muito aquém das expectátivas,uma vergonha.
Se em 2013 você for e “algo” acontecer, a culpa será sua.
Fabio, é notável mesmo a melhora, em termos de organização, da prova deste ano. E considerando que “errar não é feio, feio é errar e não aprender nada”, seria interessante que a prova do ano que vem fosse transferida para uma época do ano menos, digamos, “aquosa” (por exemplo, primeiro (ou segundo) fim-de-semana de junho, já que maio é todo Indianapolis…), né não? Tenho certeza de que até a galera das arquibancadas ficaria mais feliz! Abração! :O)
Fabio, blz?
existe disponivel na net essa corrida em 2004 no Canadá com F1 e Indy?
Abs
Como estes carros da Indy ficaram esquisitos! Acho que foi um projetista de kart de aluguel para principiantes, aqueles de bate-bate, que os elaborou… Estão com medo de enroscar as rodas? Vão pilotar carros de turismo!