Indy e F-1
27/04/12 10:31São Paulo é a única cidade do mundo a receber a F-1 e a Indy.
(O que explica a criação do circuito do Anhembi, aliás, já que Ecclestone tem, por contrato, o direito de vetar a categoria em Interlagos.)
Ocorre que este fato torna as comparações inevitáveis.
Uma tentação, claro. São duas categorias de automobilismo. São duas categorias de fórmula, as duas principais do planeta.
Mas os paralelos terminam aí.
F-1 e Indy são diferentes em todo o resto. Na tecnologia, na filosofia, na gestão.
Há quem prefira uma. Há quem prefira outra.
A F-1 tem tecnologia de ponta, conta com os melhores pilotos, é mais global, carrega uma aura de glamour. Mas é de uma empáfia irritante, é gananciosa, é ditatorial, vive à mercê de longos períodos de domínio de uma equipe ou outra.
A Indy é mais amigável, mais próxima do torcedor, conta com um equilíbrio de forças muito maior e tem na carteira uma bacana diversidade de circuitos. Mas seus carros são rudimentares, a tecnologia chega a ser grosseira. E é brega.
Qual das duas produz melhores corridas? A resposta é: depende. Já vi excelentes corridas de ambas as categorias. Depende das circunstâncias. Se é verdade que uma tem muitas bandeiras amarelas, também é que a outra sofre com o excesso de pit stops.
Há quem entenda que são diferentes, e que cada uma tem sua graça. Trabalhei em ambas e me encaixo neste último grupo, sem Fla-Flu.
E você?
Neste exato momento, o Pé-de-Chinello ensaia mais uma de suas esfarrapadas desculpas, depois de não conseguir se classificar decentemente para a prova de domingo. Tsk, tsk…
A Indy é brega? Da onde você tirou isso?
Pensei o mesmo. Aliás, como definir “brega”?
É também não entendi. Para mim, a Indy se parece (guardadas as proporções) com a série “F1 Sem MIMIMI” que acho o máximo! Então acho que se expressou mal. Tudo é melhor na indy, pelo menos para quem assite e curte.
A f1 para o brasil perdeu a magia porque nao respeitam mais os pilotos brasileiros
para correr la tem de pagar .na indy nao agora com o rubens la indy vai ter visao mai ampla no brasil.A f1 e tao mesquinha que nao dexa a indy correr em interlargos.Os promotores da indy devia levar corridas para argentina tambem.
Eu só gostava de F1, tentei muitas vezes assistir Indy e nunca consegui “entender” ou achar a graça. Mas com a decadencia moral da F1, e ver que os brasileiros na F1 priorizam o “contrato de trabalho” ao invéz da gloria da vitória me fez odiar a categoria. Soma-se isso ao Rubinho na Indy (que inevitavlmente chama a atenção para a categoria) e comecei a gostar mais (e entender mais) a Indy.
O Dario Franchitti é tetra consecutivo, onde estar essa disputa? Lá como na F1 uma equipe pequena ganhar é exceção, na rega mesmo com carros iguais algumas equipes dominam nesse caso a Penske e a Chip Ganassi.
Eu sou fanatico por automobilismo. Curto ambas as categorias. Ja estive em Interlagos 14 vezes, ja vi o Senna vencer la e ja torci e sofri muito com o nosso Rubinho tambem… Mas queria comentar algo, pois estou vivendo e trabalhando aqui nos Estados Unidos desde Fevereiro, e fico impressionado como todos os esportes aqui tem ampla cobertura e divulgacao.
No caso do automobilismo, a Indy e a Nascar sao muito populares, a Nascar mais ainda, os autodromos estao sempre lotados,
sao varias categorias mesmo dentro da Nascar, ampla cobertura da midia antes e depois das corridas, varios programas na tv discutindo automobilismo (como nossos programas que discutem futebol ai no Brasil) e etc…
Tambem ja morei na Argentina, e mesmo em crise eles dao ampla cobertura e o publico esta sempre presente. Tambem ha varios programas discutindo automobilismo como citei acima e tudo mais.
Poxa, eu acredito que temos capacidade e condicoes para fazer o mesmo! Por que nao o fazemos em sua opniao? voce acha que algum dia vamos parar um pouco de falar so de futebol, futebol, futebol e futebol e comecar a dar atencao a outros esportes, em especial o automobilismo ?? Abraco…
As duas categorias tem seus atrativos, a Indy, não mudou muito, nos ultimos 30 anos. Carros nos ovais chegando a quase 400km, varios circuitos de rua, um monte de bandeiras amarelas interferindo no resultado, bem ao gosto dos americanos.
Toda a tecnologia da F1, não serviu para tornar as corridas mais atraentes, criou enorme abismo entre as equipes, basta lembrar que no passado, inicio da decada de 70, tinhamos em igualdade de condições nada menos que seis equipes, Ferrari, Brahbam, Maclaren, Tyrrel, Lotus, Ligier, em bom nivel BRM, Alfa Romeo, 10 pilotos com reais chances de vitória, além de fartas ultrapassagens e olha que essas baratas, atigiam 300Km por hora.
Outra coisa, os circuitos foram infestados de gincanes, modificados, as médias horarias, drasticamente reduzidas. Se hoje SPA na Bélgica é uma pista seletiva, que dirá, naqueles tempos, a reta enorme, usavam o trecho de uma auto estrada local, mais curvas que as atuais, principalmente de alta, exigindo bastante talento e coragem.
E Interlagos, então, com seus antigos oito Km, imaginem que os carros passavam rasgando em frente aos boxes, não havia o S do Sena, o contorno da 1 e 2, pé cravado em baixo, sem alivio, para entrarem na reta oposta, mais longa que a atual, com muito vácuo a disposição, e la no final disputarem a freada, numa curva de média, a mais de 300, precisava ser macho. E se batessem ali, sem area de escape, um abraço!!
E u? Simplesmente detesto essa tal Indy, esse excesso de bandeira amarela é muito irritante, uma aberração. E agora com o Barricha ficou mais irritante. E a F1 o que há de pior e irritante é a transmissão da turma de Galvão e cia.
Off post,sobre O MASSA:Se cntinuar como está,não renova,se melhorar,idem. A decisão de trocá-lo por Pérez está tomada e, diga-se, faz todo o sentido.
A f 1 é apenas corrida. A Indy é pura competição.
A F1 é extremamente organizada, irritante para alguns.
Mas a Indy é uma ZONA.
O split IRL-Cart, faliu a Cart e afastou o público dos EUA para a Nascar. A Daytona 500 já vale mais que a Indianápolis-500. Indy é refugo de pilotos decadentes.
É irritante o falso positivismo dos envolvidos na Indy. Por exemplo, as duas últimas provas em SP foram HORROROSAMENTE péssimas em organização, mas todos envolvidos só falavam superlativos.
Durante a corrida, por incrível que pareça, a F1 está muito mais emocionante que a Indy, que com o excesso de bandeiras amarelas, torna-se muito chato de assistir.
Na verdade, pelo menos para mim, em relação a F Indy a F1 só tem a mais o glamour… Dizer também que os pilotos da F1 são os melhores, isso também não expressa a verdade… Trata-se apenas de admiração ou gosto por uns ou por outros… Os pilotos da F1 andam em fila indiana, como se fosse num desfile de marcas, não há grandes riscos (embora sempre haja) tampouco grandes disputas… Parece que o piloto fica em segundo plano em relação aos carros… A velocidade em que os pilotos da F1 andam, dependendo da pista, está muito aquem da velocidade que os pilotos atingem na Indy… Mas para mim, os melhores pilotos do planeta são os da Moto GP, que, sobre duas rodas, atingem velocidade acima de 300 KM/h… Gosataria de ver os pilotos da F1 fazerem isso…
Gostava da indy quando tinha mais ovais, e era a categoria numero da america, agora parece um resto de pilotos e de tecnologia, a formula 1 apesar de ser chata de assistir na maioria da vezes( esse ano esta sensacional) tem tecnologia que depois de alguns anos temos nos nossos carros de hoje em dia.
tem vida inteligente fora da terra… este domingo tem DTM, abertura do campeonato com o Farfus na BMW. Nem um comentário …
O que vale ressaltar nesta publicação, é que existem diferenças em tecnologias da F1 e de circuitos da indy, sempre irá ter o poder dos grandes patrocinadores, para promover cada evento. No entanto, a indy não tem uma divulgação global, mas é bem mais competitiva do que a f1, e seus circuitos ovais proporcionam uma velocidade e emoção que a f1, não faz o mesmo. O certo seria unir a tecnologia da f1 na indy, como também a emoção dos circuitos na f1.
Estou com você, sem Fla-Flu. Gosto de cada uma com suas qualidades e seus problemas.
MOSSORÓ -RN
Gosto demais das duas categorias…
Só que a Indy era melhor no tempo da antiga fórmula mundial – Adrian Fernandez, Greg Moore, Paul Tracy (em seus melhores dias pela equipe green), de Ferran pela walker, Maurício, Moreno…. me empolguei!! Época excelente.
Mas ainda assisto e sempre assistirei com o mesmo entusiasmo as duas e muitas outras categorias (menos a Truck de caminhões – a Truck series eu gosto) Abraços!
Na boa. F1 é tão melhor que F Indy que não consigo enxergar nada para comparar.
Já fui mais fã da Indy. Porém não tem como comparar, pegue a Redbull e dê para o Wilson e pegue um Indy e dê para Vettel. A diferença da sombra dos tempos será de alguns segundos pró Vettel. Os pilotos são melhores, veja o Tracy ainda correndo e fazendo tempo, ele nem entra em um F1 de tão gordo. Acho que a comparação seria mais ou menos: Lemans Series x Stock Car
fabio, antes eu ficava na duvida, masquando eu vi f1 vs indy cat that runs in oval course não tem comparação,vale apena dar uma olhada.you tube
A Indy dá oportunidade para pilotos que se aposentaram em outras categorias. A F1 exige mais do piloto (vide Xumacão passando vergonha após o retorno às pistas). Eu prefiro e entendo mais de F1, as regras, estratégias, favoritos, história.
A Indy é legal, mas o excesso de bandeiras amarelas e algumas regras é que me mantém um pouco distante. Mas quando é possível, eu assisto.
Infelizmente, a Indy sofreu um duro golpe com a cisão em 1996. Até então, ela rivalizava com a F-1 em pé de igualdade, a ponto de ter pilotos do gabarito de Mario Andretti, Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Jacques Villeneuve, e quase chegou a ter Ayrton Senna. Haviam 3 ou 4 marcas de chassis, 2 marcas de pneus, 4 marcas de motores e carros sem tantos recursos eletrônicos. Mesmo assim havia grandes disputas, muitas ultrapassagens, sem necessitar de Kers, asa móvel, etc. Me pergunto o que seria da Indy hoje se a tal cisão nunca tivesse ocorrido. O que me diz Fábio????
Sempre achei a F1 the best. Mas agora só quero saber da Indy, vamo que vamo!!
mas eu acho que se alguma equipe de F1 estalar os dedos voce volta com o rabinho no meio das pernas,hein? hahahahahahahaha
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
Rubinho> Sempre apreciei sua objetividade!.BOA SORTE AMANHÃ!
Li os comentários. Alguns mais técnicos, imparciais. Outros mais apaixonados, parciais. Todos de aficcionados pelo automobilismo. Minha preferência é de longe a F1. Já foi melhor, mais competição, mais emoção. Justifico minha preferência pela quantidade imensa de grandes pilotos e bólidos dos mais tradicionais aos mais “modestos” fabricantes e que até hoje tentam se superar com soluções engenhosas de aerodinâmica, mecânica, tecnologia e principalmente de segurança para preservar o mais importante. A F1 está sempre inovando. Pesquisem nos sites das fábricas dos competidores a evolução dos motores, asas dianteiras e traseiras, pneus, escapamentos, freios. Vejam os volantes, telemetria, suspensões. Não adianta, a F1 é história e realidade. Para ilustrar, acessem o site oficial da F1: http://www.formula1.com e abram a aba “new” e depois “technical”. vejam também os sites: http://www.scarbsf1.wordpress.com e o http://www.f1nostalgia.blogspot.com.br. Quanta diferença… Respeito e compreendo o Fábio. Afinal quanto mais velocidade, melhor. Com emoção, melhor ainda! O negativo das duas fórmulas fica por conta do que atrapalha a competição: os pitstops da F1 e as bandeiras amarelas da Indy.
é só rodar em interlagos no sentido contrario, ai não tem comparação…ou vai correr no rio….
Sim, sim. As duas categorias têm características bem distintas. Tah legal é de tocar tomate naquela foto do Rubinho.
O que as vezes não acho legal na Indy são os improvisos. Pistas com pinturas velhas, onde existem curvas as listas no chão estão sinalizando que existem retas em continuidade. Os boxes mal elaborados. Mas tem uma qualidade na velocidade que a Fórmula 1 não tem. E na Fórmula 1 o imperialismo e as decisões tomadas por Bernie Ecclestone, não hoje em dia, mas a uns dez anos atrás. Mas possui um investimento maior e é mais bem planejado.
Olá Fabio,
Eu também sou da mesma opinião sua, acho que tem espaço para as duas categorias para quem respira automobilismo.
Um abraço!
Boa Fábio, ótima análise.
Mas a Indy, na época de Michael Andretti, Emerson, Bobby Rahal e tantos outros tinha até um certo “quê” de equivalência com a F1. Só que parou no tempo!
Quem sabe se eles pararem com esse chassi horrível a coisa mude no ano que vem? Falta controle de tração, suspensão ativa, KERS, e por aí vai…
Tá bom, não falta nada! Deixa do jeito que tá que vale a pena ver! Melhor que o videogame chamado F1!
Eu to falando…até no USA a Indy não é mais a mesma, e olha que americano é fanático por corridas…CORRIDAS >>>> NASCAR!!!
Respondendo a uma pergunta do jornalista José Inácio, Dário Franchitti disse que se a Indy quiser voltar a ser grande, tem que melhorar o pacote de TV nos estados Unidos, que é muito fraco.
Conversando com jornalistas americanos, eles contam que Dário se refere a divulgação pobre das corridas no canal de TV aberta, a ESPN/ABC, que tem muitos esportes na grade e não faz muita publicidade da Indy ao longo de sua programação nem em outros veículos de mídia.
Além disso, desde 2009 o canal só mostra 6 corridas, a outras são exibidas (até com melhor qualidade, pelo que sei), pelo canal a cabo NBC Sports, que tem cerca de 25% menos audiência e fica “escondido” em números altos no dial da TV.
No Brasil o problema é perecido, não é?
Por aqui a Band divulga bastante mas na prática mostra poucas corridas na íntegra e ao vivo, como a abertura do campeonato, GP de São Paulo, 500 milhas Indianápolis etc, o resto fica na Bandsports cujo alcance é bem menor(se vc é pobre, não tem net ou tv a cabo, que se fod…pra emissora).
A razão por aqui é mesma da ESPN nos EUA: Eles conseguem mais audiência com outros esportes (futebol, no nosso caso)…
http://www.joseinacio.com/2012/04/franchitti-indy-e-televisao.html
Os americanos ainda tem opções(Nascar), brasileiro nem isso tem! Portanto, americano não é otário, eles observam e sempre vão pelo melhor, e ninguém pode dizer que a NASCAR é inferior a Indy.
A Indy é coisa de norte-americano; foi feito para eles se divertirem e onde todos ganham dinheiro. Alguns um pouco mais, outros um pouco menos. A F1 de antigamente tinha basicamente esses mesmos princípios, além de desenvolver tecnologias que poderiam ser aplicadas na indústria automobilística. Hoje, virou um balcão de negócios, onde alguns poucos ganham muito. Quem se lembra, que para um piloto entrar em um carro da F1 precisava ter um mínimo de pontuação em outras categorias (exemplificando, a F2 era o acesso para a F1). hoje, qualquer piloto mediano que tenha grana consegue uma vaga na F1. Conccluindo: a F1 perdeu a graça. A Nascar e a Indy “estão” muito mais interessantes.
No final resumiu a termo, F1 grana em excesso, são comerciais ambulantes a 300/km Indy é mais democrática e menos burocrática, F1 era boa no tempo em que pilotos falavam o que queriam e faziam, sem pensar na marca do banco estampada no bólido!