Indy e F-1
27/04/12 10:31São Paulo é a única cidade do mundo a receber a F-1 e a Indy.
(O que explica a criação do circuito do Anhembi, aliás, já que Ecclestone tem, por contrato, o direito de vetar a categoria em Interlagos.)
Ocorre que este fato torna as comparações inevitáveis.
Uma tentação, claro. São duas categorias de automobilismo. São duas categorias de fórmula, as duas principais do planeta.
Mas os paralelos terminam aí.
F-1 e Indy são diferentes em todo o resto. Na tecnologia, na filosofia, na gestão.
Há quem prefira uma. Há quem prefira outra.
A F-1 tem tecnologia de ponta, conta com os melhores pilotos, é mais global, carrega uma aura de glamour. Mas é de uma empáfia irritante, é gananciosa, é ditatorial, vive à mercê de longos períodos de domínio de uma equipe ou outra.
A Indy é mais amigável, mais próxima do torcedor, conta com um equilíbrio de forças muito maior e tem na carteira uma bacana diversidade de circuitos. Mas seus carros são rudimentares, a tecnologia chega a ser grosseira. E é brega.
Qual das duas produz melhores corridas? A resposta é: depende. Já vi excelentes corridas de ambas as categorias. Depende das circunstâncias. Se é verdade que uma tem muitas bandeiras amarelas, também é que a outra sofre com o excesso de pit stops.
Há quem entenda que são diferentes, e que cada uma tem sua graça. Trabalhei em ambas e me encaixo neste último grupo, sem Fla-Flu.
E você?
A Indy é tão superior a F1 que sequer a Band passa as provas(risos), se LIXANDO para seus fãns e pilotos brasileiros. Ok, não tem como brigar como o “FUTIBORZINHO DE MERD…” aos Domingos, mas colocar vt de “30 segundos” de madrugada é chamar o torcedor da Indy de OTÁRIO, qual o problema de colocar corrida completa de madrugada? As provas na Indy não são toda semana, poderiam pelo menos colocar a corrida completa de madrugada, se a Band não coloca é porque não vale a pena, seus fâns que se fod…
Torcedor que mete o pau na F1 atual em prol da Indy é OTÁRIO, porque a emissora Band faz questão de fazer ele de OTÁRIO. A categoria é tão superior que o Rubens já disse que toparia voltar correr na F1(e justamente na Ferrari ao lado do Alonso…barbaridade, é muuuita CARA DE PAU). Alguém acredita que Rubinho ia botar pressão no espanhol? Rubens deve ser “mulher de bandido” pra gostar tanto de tomar SURRA. Que me lembre, nada mudou na Ferrari o MELHOR PILOTO sempre vai ter maior atenção. Rubinho na Ferrari ia dar outro VEXAME, acredito que ele voltaria por causa do ALTÍSSIMO SALÁRIO, porque nessa equipe a única coisa que Rubens não reclamava é da grana que ganhava, porque o resto ele saiu falando “cobras e lagartos” de toda equipe.
Formula 1 é CAMPEONATO MUNDIAL esta anos luz a frente em tudo, na Indy vc vence vários campeonatos mas ninguém lembra!
Dez títulos na Indy não vale um da F1, quando o piloto conquista o título na F1 ele pode bater no peito e gritar:
“Eu tive a CAPACIDADE, eu sou CAMPEÃO MUNDIAL”
Isso piloto da Indy nunca vai poder fazer, essa categoria era ótima nos anos 80, época que mais da metade do calendário tinha pistas ovais, os pilotos corriam pra valer. Não é como hoje que correm metade da prova fazendo estratégias pra economizar combustível. Isso é ridículo sabendo que existem várias voltas em bandeira amarela. Hora de economizar combustível é justamente nessas voltas em baixa velocidade, depois tem que meter o pé no acelerador.
Corrida na Indy atual é tanta troca-troca de posição que deixa até o narrador confuso, piloto pula do 17º pra 9º sem fazer uma única ultrapassagem na pista, ridículo…isso não é competição é “loteria”.
Dependendo do circuito ultrapassagem na pista são poucas, boas mesmo são as corridas em ovais, aí as provas ficam com mais cara de disputa, em oval as bandeiras amarelas influenciam bem menos.
Hilário vai ser Domingo, a transmissão vai ser de primeiro mundo, narrador e comentarista vão dizer maravilhas da corrida em SP, a Band vai colocar a Indy como a melhor categoria de todos os tempos, depois…volta a velha rotina, tratando o torcedor como VERDADEIRO TROUXA!!!
Temporada completa da Indy em canal aberto, pelo que me lembro a última vez que vi foi em 1995, depois começou a palhaçada. A categoria sempre trocava de emissora e sempre elas davam FURO, eu nem sei o que a Indy esta fazendo na Rede Bandeirantes, alguém poderia me explicar?
“Acho que foi idéia do Bernie Ecclestone, pra ferrar de vez a categoria no Brasil…rs”
Fico imaginando a cara do patrocinador do Rubinho, que investiu milhões nele pra sua marca sequer passar na tv…
Deixe de ser um GRANDE OTÁRIO, boicote ao máximo a Bandeirantes, assista F.Indy nos links abaixo, é em inglês, mas é até melhor porque assim vc náo fica ouvindo besteiras como: “A Formula Indy hoje é muito superior que a F1”.
Volto a repetir, ela é tão superior que a Band esta se LIXANDO pra categoria com seus fãns e pilotos brasileiros(e olha que Castro Neves vai brigar pelo título toda temporada, nem assim a emissora vai passar todas as provas).
Transmissão da Globo raramente dá furo, o que ESTRAGA é a equipe composta com seu imbecil narrador, ao lado de comentaristas vestidos de fantoches. Até o R.Leme esta deixando a desejar, pra segurar o belo emprego tem que falar apenas o que o Galvão aprova. R.Leme infelizmente virou pau mandado a anos…
http://www.firstrowsports.eu/sport/motosport.html
http://www.vipbox.tv/watch/32669/1/sky-f1–live-stream-online.html
Acompanho a F1 desde 1981, e se perdi meia-dúzia de corridas foi muito. Formula Indy não faço muita questão de ver, ela perdeu muita credibilidade quando teve aquele “racha” nos anos 90, ela nunca mais se recuperou. Sebastian Bordais anos atrás foi tetracampeão na Indy, recentemente chegou a correr na F1, mas pouco se destacou, isso mostra o nível entre F1 e F Indy…
Rubinho na Indy, não vai fazer melhor que Castro Neves ou Kanaan, Rubens sempre foi MEDIANO como piloto. Pra igualar Kanaan, Rubens teria que pelo menos conseguir um título. Pra igualar Castro Neves a parada é muito mais dura, Rubens teria que vencer 3 Indy 500. Tarefa muuuuuito complicada para Rubens, a Indy não é tudo isso, mas também não deixa de ter suas feras, Rubinho vai APANHAR que nem gente grande pra conseguir bater certos pilotos de ponta…
Melhor o Rubinho voltar pra Ferrari, pelo menos quando o assunto é encher os bolsos, ele vai bem…
Assisto as duas mas, o que a F1 tenta a anos é ser competitiva nas pistas como a Indy e o que seria seu maior diferencial, a tecnologia, precisa ser “podada” senão os carros estariam literalmente andando sozinhos e aí sim torceríamos pelo carro/equipe que nem autorama !!!! E convenhamos, os resultados mais surpreendentes da F1 até agora foram por causa de condições atípicas na pista e de times grandes que ainda não acertaram sus bólidos; até um bi-campeão em equipe tradicional precisou da forcinha do jogo de equipe para garantir que chegaria primeiro . E com as mudanças este ano na Indy, creio que tiraram um pouco da defasagem.
“brega”? Explique-se Fábio, por favor. Declarações ambíguas e frases sem compromisso não eram o seu estilo. Espero que continue assim.
Gente, as transmissões da TV da Indy são horríveis (e não estou falando de narração).
Na F1, rapidamente é possível saber a ordem dos pilotos, melhores voltas, diferenças… A Indy ainda transmite apenas para os EUA (vez ou outra aparece o reporter americano na transmissão).
E os circuitos? Parece tudo rua de São Paulo, esburacados, remendados, improvisados. E os da F1? Profissionalismo 100%.
Tirando o circuito de Indianápolis, não sobra um (vejam o ´teste´ das equipes em Seibring…)
Aliás Fábio, acho que muitos consideram a Indy a 2a mais importante pois aqui ainda ela é coberta por ter um passado feliz com brasileiros. Nos EUA, quem manda é a NASCAR e Truck Series.
A diferença mais importante é que F1 é disputa entre carros e a Indy entre pilotos.
Qualquer piloto mediano com um bom carro chega na frente e um ótimo piloto com carro ruim, dai na F1 vemos o alonso em 8. e o Grogean em 3o.
SE pegarmos todos os pilotos da GP2 e colocarmos na F1, os resultados vão continuar os mesmos que os obtidos pelos pilotos milionários.
Não exagera neh Lucas, pô, me ajuda aí ô.
é, por isso que o Massa tem praticamente o mesmo número de pontos do alonso, por que piloto não faz diferença ¬¬
O Lucas tem razão.
Mas talvez pela tecnologia eu prefira F1.
Para mim o que manda é a velocidade, e
ambas tem, e olha que a Indy nos ovais
beira o 400, ( assisto a duas ).
Sugiro que vá ver corrida de avião!
A F1 colocava 7 segundos por volta nos Indy no Circuito do Canadá….
É, a Indy é para se matar.
Eu acho que ja foi o tempo em que os pilotos da F1 entravam na Indy como favoritos, hoje o Indy é muito mais braço, e a F1 virou corrida de video game
Perfeito Franco.
Braço x Joystik
Não sei como é a formula indi. toda vez que tento assistir , a Band corta para o futebol, mesmo tendo anunciado a semana toda a corrida.Falta de respeito total com o telespectador.Tem outro canal que eu possa assistir a indi?
Se você tiver tv por assinatura, a corrida passa também no BandSports, até agora eles passaram todas as provas ao-vivo e sem cortar para outro evento.
Aliás espero que o BandSports não faça a sacanagem de colocar o Campeonato Português ao invés das corridas da Indy neste ano!
Com comentários ´geniais´ de Eduardo Homem de Mello… o homem que tenta fazer quem gosta de automobilismo não ver a F1.
E a narração do outro…
Pelo amor de Deus, em que país eu vivo? pensei que vivia em um cujo idioma fosse o português. Muitos aqui precisam urgentemente voltar para a alfabetização básica. Não me surpreenderei se encontrar sentenças como:
“oge u sel esta asu e briante como damiante.”
ou
“cinto muito, mas a çolidariedade dos pilotus foi perdida”
Aliás, abreviar até que eu aguento, mas o pessoal anda abusando e cometendo alguns erros grosseiros, e não são erros na hora de teclar.
Sugiro que o UOL (ou Fábio) passe a vetar esses atentados ao idioma.
Mossoró – RN
E também tem o problema da pontuação. Tem quem escreva 1km de palavras sem usar uma vírgula sequer!
Você tem que ler 2 vezes o comentário para entender o que o cidadão quis dizer!
CURTO E GROSSO. A DIFERENÇA ENTRE AS CATEGORIAS, NUM COMPARATIVO AO FUTEBOL É: F1 – CHAMPIOS LEAGUE. INDY – LIBERTADORES DA AMÉRICA.
César, a melhor definição que eu já li até hoje! Parabéns.
Perfeito !!!
Eu tenho outra: F1- NBA x Indy – NBB
A INDY TEM UM GRANDE DESVANTAGEM EM RELAÇÃO A F1, SUAS CORRIDAS GERALMENTE SÃO QUASE QUE NO MESMO HORÁRIO DO FUTEBOL DOMINICAL. ISSO É CONCORRÊNCIA DESLEAL, ONDE AS EMPRESAS PREFEREM BANCAR O FUTEBOL EM RELAÇÃO A INDY
PRA DEIXAREM AS COISAS NO SEU DEVIDO LUGAR , PODERIAM FAZER UM EVENTO. EM LA SARTHE (Traçado das 24hs). McLAREN x PENSKE x AUDI R18.
ABRAÇOZZ!!!
aí quero ver dar 400km/h… kkkk Boa Ossmair.
…os motores da formula 1 não podem trabalhar em giro maximo acima de 20 segundos pois quebrariam…e a reta de le Mans supera isso…
Com todo o respeito, Fábio. F-1 é de outro planeta. A disputa começa, passa e termina em todos os estágios da competição. Indy é autorama. Qualquer um também se empolga com corridas de carros a pilha.
me desculpe jésus, mas você já correu de slot car alguma vez na vida? sabe que o “autorama” tem campeonatos fortes inclusive mundial com corridas em vários países? brincar de autorama, aquele que voce compra e monta em casa é uma coisa, andar de autorama em pista de loja é outra… CORRER de slot car ou automodelismo de fenda em portugues, é tão diferente como ouvir os comentários do fabio seixas e, com todo o respeito o seu!
tenha um bom dia
Comentário que descreve bem as virtudes e defeitos que encontramos em cada uma. Acredito que o que fala à Indy para nós brasileiros nos aproximarmos mais dela é o marketing muito fraco que chega até nós e a falta de possibilidade de acompanharmos treinos oficiais e corrida completa, fato este que, em contrário, a F1 consegue nos proporcionar muito completamente. No dia que uma emissora bancar a transmissão da Indy de forma regular e com responsabilidade (não deixando os entusiastas a mercê de assistir só uma parte da corrida), possivelmente a categoria cairia nas graças dos brasileiros mais facilmente. Abraço Fábio e parabéns pelos seus comentários!
Concordo com o Felipe.
A Indy é americanizada feita com bases na Nascar esta sim muito disputada diga-se de passagem já f1 a muito perdeu seu encanto pois hoje é muito mais tecnologia do que disputas ultimamente o unico jeito é quando chove ai vira o bicho até aquele lixo de carro da Ferrari ganha, esta engessada por regras em exagero tanto quanto a indy com bandeiras amarelas.
É bom falar que a Nascar se popularizou muito depois da cisão da Indy em 1996, pois até lá era a principal categoria nos Estados Unidos, e rivalizava muito com a F1, mas depois disto, com a divisão entre a IRL e a CART, ambas perderam muito dinheiro e credibilidade, tanto que ChampCar faliu, e a IndyCar nunca mais voltou aos tempos áureos.
NUNCA a F-Indy rivalizou com a F1. Talvez na sua TV, sim!
A Indy continua nos ´tempos áureos´ que comenta. Carros rústicos, circuitos terríveis (até pecado chamar de circuito), pilotos podem até ser bons, mas tem que ter gasolina na última volta.
Aliás, só o circuito de Indianápolis se salva…
acho que nunca viu os circuitos da indy
ta fraco essa pagina queremos saber tambem noticias da gp2 afinal temos brasileiros que poderam ser o futuro do brasil formula 1 ta fraco essa pagina meu caro fabio seixas deixa de puxar para o lado da formula 1 e ind se liga porque existe alguem assim como eu que gosta de automobilismo em geral ainda tendo 2 brasileiros de grande categoria tu fica padronizando a formula 1 a mal fadada formula ind que raios de cobertura é essa que so cobre ate a sintura meu caro se pluga tu esta por fora
Quer criticar, bacana. Mas aprende a escrever primeiro, na boa. Parei de ler no meio do texto, que não tem pontuação nenhuma e termina com “sintura”. “Cinto” muito, mas não dá…
Parou no meio mas leu o ´sintura´? Pô Rodrigão!
Mas concordo contigo! Amigão!
pensei o mesmo rsrs
ingreis eu num falo nao mas o purtugueis eu Agaranto…. credo…… nao precisa de ser 100% correto, mas essepost foi um atentado a nossa lingua.
Esse geração que não aprendeu a escrever é que vai governar o Brasil daqui há uns 30 anos, na liguagem deles digo: pelamordedeus
E viva o bolsa família!
“Daqui a uns 30 anos…”
Pois é, não é difícil cometermos erros de gramática
Se na F1 eletista e glamurosa, apenas duas ou tres equipes dominam as vitorias.
Isso tbm aontece na Indy que é brega e do povão.
Na maioria das corridas quem vence é Penske ou Chip Ganassi.
Uma ou outra corrida é que, as vezes, dá uma vitoria de uma equipe não tão recheada de dinheiro.
Assisto mais a F1 pq gosto e pq a Globo transmite todas as corridas.
Na Indy é mais complicado acompanhar. A Bandeirantes é deficiente na transmissão e tbm não há um horario certo pras corridas.
As vezes tem corrida de 10/11 hs da noite.
O que tbm é chato na Indy é o excesso de circuitos de rua.
São uns circuitos porcos, cheio de buraco e ondulações. As vezes da vontade de vomitar.
Quando era a epoca da Champ Car, haviam belos autodromos.
Era melhor de acompanhar e a rede manchete transmitia todas as corridas.
Se vc sente vontade de vomitar vendo uma corrida , PO MEU… vai procurar um medico…..rapido…..
Não é assistindo corrida.
É o circuito de rua com sua pista apertada, cheio de muros e esburacada.
A imagem da camera onboard dos carros treme adoidado.
É horrivel de ver.
Então com essa nova câmera no capacete dos pilotos da F1 você vai morrer! rs
Nao há como comparar…a Indy parece corrida de “compadres”…podem até nao gostar da F1, mas, garanto que se sobrasse uma vaguinha na Hispania, qualquer pilotada Indybiria correndo….
O que é “eletista”?
deve ser uma mistura de eleito ou algo relacionado ao ano em que estamos, ano de eleição.
Tenho preferência pela F1, mas gosto da Indy também, de 10 anos pra cá…a F1 como o Fábio citou, tem aura de glamour…é verdade, chega até ser uma análise “boba” ou não, pois ela é muito rica, muito influente, muito tudo…e aos olhos de quem está vendo e acompanha, tudo aquilo começa a ter um status gigantescos…claro, chega as vezes ser irritante, pois o que prevalece nela em cerca de 16 anos pra cá, mais ou menos, depois da era Senna/Prost/Piquet/Mansell…as coisas ficaram mais políticas, coorporativistas…e tudo que é contra o esporte…o Sr. Ecclestone virou a própria loteria federal…já a Indy, irrita por suas corridas longas demais, muitas paradas, e não previlegia quem está em primeiro, previlegia quem para nos boxes melhor e quem se livra das bandeiradas amarelas melhor também…chega a ser chato!!!…enfim…mas as duas são boas naquilo que sempre acreditaram, a F1 no glamour, e a Indy no seu estilo “garagista”, igual áquela F1 das décadas de 70 e 80…abs Fábio.
Na Indy é questão de sorte!
Na F1, se o piloto perder 5 minutos da reunião com os engenheiros, já perdeu tempo na corrida. Tudo no milésimo.
Gosto dos ovais da indy. 4 carros lado a lado por 2 ou 3 voltas seguidas é bastante emocionante.. fora isso é chata.
A F1 não tem mais graça. Apenas 6 pilotos podem vencer uma corrida. O resto é coadjuvante, mesmo sendo bons pilotos. Os carros são tão “perfeitos” que não permitem erros, e cada vez mais o piloto tem menos participação no resultado. Colocaram um monte de pit stop e o DRS para tentar amenizar. Só tem graça quando chove. Na indy ao menos todos tem chance de vencer, como na Nascar.
E isso que faz só valer assistir a última volta… zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
3 horas de corrida…zzzzzzzzzzzzz pra valer a última volta… kkk piada. Conta outra agora vai.
algumas considerações:
a) a F1 nos últimos anos tem sido de longe a categoria mais competitiva e com maior alternância de campeões/vencedores, dentre as principais, inclusive superando Indy (Franchitti ganha tudo há tempos) e até a ultra competitiva stock car americana (tivemos 2 campeões nos últimos 7 anos na NASCAR);
b) os únicos carros q podem ser comparados à F1 são os LMP1 da LeMans Series, e só. INDY é stock car gente, o fato de ser monoposto não quer dizer q é sofisticado, a nossa Itaipava GT3 é tecnicamente mais sofisticada q a INDY;
c) não entendo aonde o pessoal vê essas corridas emocionantes da INDY…. aonde q tem briga, ultrapassagens, grandes trocas de posição??? agora q limaram os ovais, as corridas são em geral um lixo.
Boa Renato! Gostei dessa.
E tem gente que acha que a F-Indy ainda vai passar a F1.
Na Europa ninguém nem sabe o que é Indy. E nos EUA, quem manda é a NASCAR, indy é a terceira.
A indy não tem ultrapassagens??? Onde?? Pode dizer que não tem tecnologia de ponta, que os circuitos não são muita coisa, que é americanizada mas que não tem ultrapassagens forçou hein!! Boa neste caso é a F1 que precisa abrir asa para ultrapassar? Onde em qualquer categoria de monoposto do mundo vc já ouviu falar disso??
para quem é leigo e só assiste ambas como eu, a maior diferença, e que favorece a F1, são as freadas e as retomadas! A diferença é gritante… mas o meu sonho é ver os F1 em Indianápolis (só no oval)… falando nisso, Fábio você sabe porque a Indy não corre mais em Laguna Seca? Abs.
Sobre Laguna Seca, já perguntei pro Ecclestone. Ele diz que o circuito não tem estrutura para a F-1. Eu discordo. E adoraria ver a F-1 por lá.
Abs
Ué, é o Eclestone quem cuida da Indy?
Não. Mas SP se submeteu a esta cláusula do contrato com a F-1.
certo, Fábio.
Mas vc respondeu pq a F1 não corre mais em laguna seca, mas a pergunta foi por que a indy não corre mais lá.
Ops, desculpa. A resposta pra essa é: não sei.
Abs
É descupa do Bernie, ele quer onde tem dinheiro, não seria nunhuma surpresa aparecer uma corrida no Catar ou mesmo em Dubai.
o bernie não quer uma comparação direta, tempo de volta, número de ultrapassagens… assim fica mais fácil de manter a hegemonia.
Porque ninguém vai. Todas as últimas corridas de monopostos lá estavam as moscas. Além disso, as corridas lá são verdadeiras procissões, não há espaço para ultrapassagens, não há freadas fortes e o circuito, feito para motocicletas nos anos 50, é muito estreito. Existe um projeto pra modificar a pista e criar pontos de ultrapassagens para carros, mas está parado porque não há dinheiro para executá-lo.
Amo as duasssss
A F1 apesar de mais moderna é mais simples para entender. A Indy, se você assistir zapeando o controle remoto da TV, toda vez que colocar no canal que a transmite, certamente vai ver a prova em bandeira amarela. Isso é o mais cansativo na categoria norte-americana.
Também acho, mas em um aspecto eu concrodo com um dos comtaristas do Fox Sports que comenta a Nascar, se não dá amarela e acontece algo vão chamar a direção de prova de inresponsável, mas na F1 anda tendo tantos poucos acidentes e brigas, que é mesmo quase impossível dar amarela, mas anda irritando que qualquer chuvinha eles correm para dar amarela e vermelha.
este ano tô até tentando acompanhar a Indy por “causa” do Rubinho,… mas a transmissão na Band é muito ruim,… tem mais comercial q a corrida em si…. no meio da corrida eles vão lá e cortam pra passar comercial,… isso é muito chato…. fora q, pessoas como eu… q nao conhece a categoria, e está tentando entender, fica numa luta terrível pra entender como funciona as regras e a corrida, e nada… o narrador num passa quase nada de informaçao… é dificil,… ainda mais q na minha cidade nem se houve falar de Indy… ou seja… nem aos amigos tem como recorrer pra entender um pouco a categoria… pois eles tambem nao sabem…rsrsr
agora… de uma coisa eu gostei… vi hj q o Helio levou 2 pilotos ao “mercado” de sampa…e eles num ficaram dando “xiliquis” como algumas estrelinhas da F1 quando vem aqui na epoca do GP, parecem ser mais acessiveis aos fans, e isso é importante.
Assino embaixo!
Apesar da empáfia e da arrogância reinantes, prefiro a F1. A Indy é competitiva e entendo o seu termo “brega” como aquela cultura meio “cafona” dos americanos.
Desde a época do Senna e Mansel, se não fosse as intervenções de Bernie Ecclestone a tendência era que os Fórmula 1 a cada ano em que se passava andariam mais rápido e mais rápido. Explicando melhor, é que se não fosse a intervenção feita na linha do tempo, provavelmente isso teria acontecido.
…ou melhor… “as intervenções”.
O Bernie oprime a Fórmula 1 e seus admiradores.
A F1 É HISTÓRICA E ÚNICA. A INDY É ÓTIMA TB , CURTO AS 2. QUE A TECNOLOGIA DA F1 É INSUPERÁVEL , NÃO SE DISCUTE. MAS , LAMENTAVELMENTE , OS CARAS TEM QUE CARREGAR O PESO NAS COSTAS DE NÃO CONSEGUIR FAZER COM QUE OS CARROS CONSIGAM ULTRAPASSAR SEM ALGUM TIPO DE ARTIFÍCIO. COISAS QUE OS ANTIGOS CARROS , QUE ERAM MAIS LARGOS E RÚSTICOS , CONSEGUIAM. TANTO É QUE UMA DAS MAIORES ULTRAPASSAGENS DA HISTÓRIA DA F1 (Piquet sobre Senna) FOI NUMA PISTA (Hungaroring) QUE HJ NÃO SE ULTRAPASSA NEM À PAU.
ABRAÇOZZ!!!
Esqueceu de falar do turbo… my friend!
Eu curto mais a F1, a Indy as vezes parece meio bagunçada. O ideal seria a F1 ter um clima de Indy, mais amizade, mais esporte, e deixar a rivalidade apenas pra dentro da pista…na F1 parece que os caras nunca estão felizes, correm por obrigação…e essa marra toda é nojenta. ABS.
Fabio, sou fã da F! desde os tempos de Fitipaldi e de uma forma ou de outra, desde aquela época a F1 sempre teve duas, três equipes que se destacavam e isso vai existir sempre e em todos os esportes. A diferença é que naquela época e um pouco na geração do Senna, tinhamos pilotos que tinham gabarito para correr na F1 e muitos mais pilotos que eram muito bons. Hoje, continuamos com umas 2 ou 3 se destacando mas em matéria de pilotos a coisa muda pois têm muitos que estão lá por causa do dinheiro e não pela competência, como por exemplo o indiano e tudo virou muito mais marketing do que competição. Na Indy pelo menos os carros são mais iguais e competitivos, tanto que vemos diversos pilotos vencendo e às vezes de equipes com poucos recursos. Se é porque são carros mais rústicos, com menos tecnologia e por isso mais iguais não sei mas isso acaba trazendo mais emoção e não a monotonia da F1 que muitas vezes um cara sai na frente e fica lá até acabar a corrida e às vezes um piloto está na frente do outro e recebe ordem pra deixar o outro passar e coisas desse tipo. Perdeu o encanto.
Fórmula Indy… Isso existe?
Por incrivel que pareça é uma categoria americana que tem como carro chefe Indianápolis , famosa corrida Norte Americana , onde os dirigentes criaram uma formula especial afim de competir com a formula 1. Toni Kanaa , Gil de Ferran
como o joel já disse, tem uma corridinha mediucre em maio, todo santo ano, que é dessa tal de indy corre, chama-se indyianapolis 500, maior que toda a f1 pra muitos fãs de corrida, inclusive eu.
a reciproca hj em dia seria mais verdadeira, F1 ainda existei?
Ando assistindo mais NASCAR e indy do que F1, pelo menos em embas tem brasileiro vencendo ou disputando vitória.
Pô Chris, amigo, falar que Indy 500 é maior que a F1, calma neh.
A Indy é a terceira categoria aqui nos EUA, e você quer que aceitemos seu comentário… para ô!
Me ajuda aí meu!
se vacilar não é nem a terceira, mas a corrida de indianapolis é tão grande quanto a formula 1 inteira. Como evento, tradição, status, sim é. Basta vc ver que todo piloto de formula 1 sonha com esse título, hj em dia, com essa frescurada que anda a F1, os pilotos viraram bonecos de cera, sem opinião, sem atitude, os empresarios não deixam eles falarem oq pensam ou gostam, só oq os patrocinadores pedem.
Não existe corrida de F1 que leva 250 mil pessoas, para as arquibancadas, só esse evento faz isso.
São exceções a regra e essa é uma delas.
Nem discuto audiencia mundial, mas que a formula 1 desabou nos últimos anos, isso é a realidade.
Outra coisa importante, nem existe essa disputa, cada uma tem sua realidade e seus fãs, não adianta vc querer impor seu ponto de vista, se vc gosta de F1, não discrimine quem gosta mais de outras, diminuindo-as.
pô, enfim alguém com etanol correndo nas veias…