Indy e F-1
27/04/12 10:31São Paulo é a única cidade do mundo a receber a F-1 e a Indy.
(O que explica a criação do circuito do Anhembi, aliás, já que Ecclestone tem, por contrato, o direito de vetar a categoria em Interlagos.)
Ocorre que este fato torna as comparações inevitáveis.
Uma tentação, claro. São duas categorias de automobilismo. São duas categorias de fórmula, as duas principais do planeta.
Mas os paralelos terminam aí.
F-1 e Indy são diferentes em todo o resto. Na tecnologia, na filosofia, na gestão.
Há quem prefira uma. Há quem prefira outra.
A F-1 tem tecnologia de ponta, conta com os melhores pilotos, é mais global, carrega uma aura de glamour. Mas é de uma empáfia irritante, é gananciosa, é ditatorial, vive à mercê de longos períodos de domínio de uma equipe ou outra.
A Indy é mais amigável, mais próxima do torcedor, conta com um equilíbrio de forças muito maior e tem na carteira uma bacana diversidade de circuitos. Mas seus carros são rudimentares, a tecnologia chega a ser grosseira. E é brega.
Qual das duas produz melhores corridas? A resposta é: depende. Já vi excelentes corridas de ambas as categorias. Depende das circunstâncias. Se é verdade que uma tem muitas bandeiras amarelas, também é que a outra sofre com o excesso de pit stops.
Há quem entenda que são diferentes, e que cada uma tem sua graça. Trabalhei em ambas e me encaixo neste último grupo, sem Fla-Flu.
E você?
Gosto de velocidade e de automobilismo como um todo, mas prefiro a F1. Isso porque, apesar da dominância de uma ou outra equipe, um ou outro piloto, ela é dinâmica. As corridas ocorrem a qualquer custo (salvo por alguma razão de caso fortuito ou força maior), o horário é respeitado e as transmissões initerruptas.
Se por um lado é fato que a F Indy é mais democrática e justa, em razão da distribuição das vitórias entre diferentes equipes e pilotos, por outro as bandeiras amarelas acabam com do dinamismo das corridas, cujo horário nem sempre é respeitado.
Não obstante as divergências, ambos tem um ponto em comum, qual seja, suas transmissões deixam, e muito, a desejar aqui no Brasil.
A detentora dos direitos da F1 é totalmente limitada. Seu único propósito é lucrar. Não se preocupa com os telespectadores, em que pese respeite os horários das corridas e as transmita de forma completa. O narrador principal se tornou obsoleto e muito entusiasta, não consegue separar o lado profisional do pessoal e já está “comendo bola” há algum tempo. Os narradores secundárias vivem cometendo gafes. O comentarista mais experiente também já está ultrapassado. Tudo o que traz à tona é o que se encontro exposto em qualquer site especializado. A apresentanção e a abertura das transmissões não podem ser comparadas às européias, e o espaço que a emissora proporciona a F1 é mínimo, apenas para cumprir contrato com os patrocinadores. Mas há um ponto positivo – o comentarista piloto traz à tona um lado diferenciado, uma visão mais realista de dentro da pista.
Já a detentora dos direitos da F Indy – lamentável! Além de demonstrar todas as falhas acima relatadas, referentes à emissora que transmite F1, não cumpre os horários das corridas. Hora em razão do futebol; ora em razão do cuncurso de miss; ora em razão de outra atração qualquer. Isso lesa os telespectadores que também são conumidores, por não terem como assistir as corridas em outro canal aberto. É um verdadeiro absurdo deter os direitos exclusivos de uma categoria do automobilismo e também do futebol, ainda que compartilhado com outra emissora, e querer transmitir dois eventos que ocorrem ao mesmo tempo!? É um contrasenso!!!
Nós, telespectadores e amantes de automobilismo aqui em terra “brasilis”, somos muito lesados nestes aspectos.
Isso poderia ser tema de matéria da Folha, em especial o desrespeito da emissora que transmite PARCIALMENTE a Indy, com representação ao Ministério Público, para que seja tutelado o direito difuso dos telespectadores consumidores.
Aproveitando o ensejo, deixo de me manifestar sobre a Stock car, uma vez que o amadorismo das transmissões e a sgurança da categoria dispensam comentários (corajosos pilotos). Abs, Fábio!
A F-1 com toda a sua tecnologia “mata” o piloto, o carro perfaz uns 60 a 70% da brincadeira, o piloto pode ser de outra dimensão, mas se não tiver uma MAQUINA nas mãos…que o digam Alonso e Schumacher.
Mas a Indy parece até primaria com suas barcas horriveis.
Acho que fico com a F-1 mais pela sua imensa historia.
Mas sejamos sinceros, se não houvessem Ecclestone, Tilkodrómos, preferencia por GP’s na India, Cingapura, Abu Dhabi ao invés de Spa, Zeltweg, Zandvoort a coisa ficaria MUITO melhor.
Acho que a F-1 poderia olhar mais para o seu passado, as vezes temos de dar um passo atrás para darmos alguns a frente.
Quem vai narrar a corrida???Se não for o Téo , com certeza é mais uma boa oportunidade perdida pela band de aumentar a audiencia com o cara que mais intende f indy no Brasil.
Gosto das 2, cada qual com a sua peculiaridade. Para quem gosta de emoção tem de ser a Indy, para quem gosta de tecnologia a F-1. Mas ambas tem o seu charme……eu como amante de automobilismo assisto as 2. Acredito que o brasileiro possa gostar do esporte em si e se tiver um brasileiro brilhando ótimo, senão curta também..curta ver um Alonso guiando (tirando água de pedra), o Button um excelente estrategista……..mas que seria muito bom ter um outro campeão de nome Senna, ahhh isso seria “Maravilhoso” de todos os pontos de vista…….
não tem nem como comparar…a Indy é alguma coisa um pouco acima do amadorismo. F1 é F1!!!
O legal na F1 são as 2 primeiras voltas e na Indy as 2 últimas!
Hahaha, gostei do comentário. O Fabião deve morrer de vergonha para entrevistar o Rubinho e ficar esperando uma bola fora dele para falar mal…
Fã de automobilismo de verdade gosta de ambas categorias!!! Pode gostar mais de uma do que de outra…. Mas as duas tem suas emoções
A unica coisa a dizer é que infelizmente, a F1 está muito BUROCRATICA.
a Indy as vezes nos faz lembrar da antiga F1.
Não vejo sentido em escrever todas essas palavras que vc escreveu, se na realidade todos nós sabemos que vc gosta mesmo é de ver “SEBASTIAN VETTEL E RBR VENCENDO.”
Engraçado. Tem um monte de fã do Vettel que jura que eu o odeio. Vocês poderiam conversar e se entender, por favor?
Fabio, acompanho seus post a bastante tempo nunca li nenhum fã do Vettel falando contra você, pelo contrario.
Pesquise melhor.
Abs
tem quem diga que ele torce pro Alonso, esse ano então é oq mais tem. basta vc reler uma meia duzia de posts e verá.
a realidade ele tem a opinião dele e as pessoas confundem a imparcialidade dele, com o paixão. ele se baseia nos critérios dele, para definir quem ele acha melhor, cada um tem o seu critério, uns mais parciais, outros menos.
Me enquadro nas ultima também. Apesar de começar a gostar de ovais pela Nascar, sempre, na medida do possivel na verdade, acompanhei a Indy. Apesar da F1 de 2 anos para cá ter proporcionado pegas eletrizantes, creio que a Indy neste aspecto seja melhor…ou pelo menos tem uma media melhor que a F1. A F1 e a Indy é como videogame e golzinho, um é pra “boyzinho” o outro é pro “povão” mas eu consigo gostar das duas igualmente. Ainda bem que sou ecletico em muitos sentidos inclusive este.
Comparar F1 com a Indy é como comparar uma águia com um tico-tico. Este é engraçadinho, mas aquela é majestosa.
Concordo.
Sou de SP, mas se a prefeitura do RJ não tivesse enterrado Jacarepaguá, a Indy seria lá fatalmente. E seria muito legal ver uma corrida no RJ, coisa que só é possível nos vídeos antigo.
São duas categorias diferentes que têm públicos diferentes. E é isso. O que não torna uma categoria melhor do que a outra. São só diferentes.
Não tem como comparar F-1 com Indy, como você disse, os carros são diferentes e os pilotos são diferentes.
Acredito que a F-1 produza melhores pilotos, já que os carros são tecnologicamente melhores. No quesito segurança, a F-1 dá um banho. No entanto, no quesito competitividade e no âmbito esportivo, a F-1 perde de goleada. Já na organização, a Indy peca. Esta semana mesmo li em um site especializado que havia um “acordo verbal” sobre modificação de motores, feito entre os fabricantes que fornecem para a Indy. Isso é muito amadorismo. Impensável na F-1, onde tudo está no regulamento antes do início da temporada.
E, como disse, os públicos são distintos. Comprovei quando fui assistir à Indy 500 no ano passado. Descobri para que servem as bandeiras amarelas, servem para que os torcedores possam conversar, comer hamburguer e tomar sorvete. E é isso, a bandeira amarela nada mais é do que dar um tempo na corrida. Pura cultura. Gostos diferentes de público.
“Acredito que a F-1 produza melhores pilotos, já que os carros são tecnologicamente melhores.”
E pq o rubinho tá apanhando, já que é um carro “inferior”e pilotos idem?
Um excelente motorista que dirige BMWs a vida inteira naturalmente terá alguma dificuldade ao dirigir uma Brasília.
abs
Por gostar mais de tecnologia, fico com a F-1.
Porque brega, Fabião? Não entendi…..para mim, brega é ordem de equipe, espionagem, entrevistas pasteurizadas, circuitos que dependem de asa para permitir ultrapassagem. Sem falar dos bicos de ornitorrinco. E olha que eu não deixo de ver a F1.
Também não entendi o lance do brega, e achei um termo forte e ofensivo.
Por que é nos Estados Unidos. Aqueles Golfinhos em Long Beach, as homenagens aos soldados em Guerra, o hino cantado por um cantor pop, a figura do Grand Marshal… Tudo isso é brega demais!
Fabio, penso eu como amante do automobilismo que infelizmente a F1 com todo glamour, e tecnologia top, peca na politica e no jogo de interesses. Ordens de equipe, e coisas que vemos por aí nas pistas.
A Indy ainda tem a coisa do braço né? Pelo q vejo os carros são mais parecidos.
Eu torço muito para que tenhamos um motivo para acordar e ver alguma coisa emocionante de verdade nas corridas de F1 para os brasileiros, do jeito que tá ta dificil! rs….
Acho que o Nasr logo menos está por aí e boto fé no muleke….mas aí ainda tem a hora certa..equipe certa…e muita sorte!
Um abraço…
Ahh…ainda acho q vc deveria dar uns pitacos aqui sobre kartismo, os pegas são demais, (pelo menos paulista e brasileiro) e alguma gategoria como top series, que é muito disputada, e corre junto com a Indy no anhembi esse fds.
Ja que nosso governo está cag%*&$ e andando para as categorias nacionais…entre vc na jogada….Abraços
Acompanho as duas. E entendo que cada uma tem a sua graça dentro da sua essência. E foi ótimo ver um piloto de F1 vindo para a Indy. Isso deu um gás a mais.
Minha expectativa agora não nem tanto em ver o Rubinho no Anhembi (estarei lá) e sim vê-lo correndo um Oval (E para começar nada mais nada menos que Indianapolis).
Concordo com você que são categorias diferentes e que cada uma tem sua graça. Mas as bandeiras amarelas da indy são infinitamente mais chatas que os pits da F1!!!
Bom dia colegas, senhor Bernie já fez muito pela f1, por isso digo já esta na hora de se aposentar e leva junto consigo Montezemulo, Jean tody.
Fábio,vamos ser sinceros, com as atuações dos nossos brazucas na F1, tá muito chato assistir a F1 , cada dia mais difícil. Na indy pelo menos temos para quem torcer e a Indy é muito mais honesta quando o assunto é competitividade e chances iguais.
Empate técnico. O ponto fraco da F-Indy no Brasil é sua cobertura pela Band. Só o canal a cabo exibe as provas ao vivo. O canal aberto troca as corridas pelo futebol.
A F-1 tem lá seus dias de corridas interessantes…
Entre as duas, fico com a NASCAR.
Apesar de saber desse veto do Ecclestone, acho uma sacanagem a Indy não poder correr em Interlagos! Aquela visão do Tiete é deprimente! Dá vergonha de ver…
Comparar F1 a Indy é comparar “negócio” a “esporte”…. Embora ambos tenham sua origem comum (o amor por corridas) não é de hoje que a F1 tornou-se um mega negócio dos mais lucrativos no planeta…Haja vista o patrimônio do Dr. Bernie..Por sua vez, o aspecto rudimentar e simplitas dos carros aliados a “igualdade” de condições tecnológicas de disputas entre os pilotos, a meu ver, aproxima a Indy do que entendemos por esporte a motor.
Tal como o ser humano através de sua racionalidade se distancia cada vez mais de sua essência natural, a F1 se distancia cada vez mais de sua essência esportiva se tornando gradativamente um mero artefato de comercialização nos mundos dos negócios.
Uma vez que amor não se explica, mas sim sente-se, creio ainda está comprometido com a F1 pelos próximos anos da minha vida, embora confesso esteja “flertando” com a Indy..
Concordo. A Nascar é a mais competitiva e até o ano passado eles usavam carburadores……
Pq não vai cobrir “in loco” a corrida? Evitar um constragimento de entrevistar o Rubinho? Sem maldade, só curiosidade mesmo…
Ué, não tenho constrangimento nenhum em entrevistar o Rubinho. Já fiz isso tantas vezes. Não vou porque não fui escalado para a equipe das rádios Bandeirantes e BandNews FM, para quem trabalho. Só isso.
Abs
Tem decisões que são dificeis de entender mesmo. É a mesma coisa do Téo não narrar a corrida… É lamentável não acha? nos dois casos…
Para a Band, não vai ter corrida. Vai ter rubinho, helinho e o “bom baiano” na pista.
É muito amadora em esportes ainda. E se auto rotula ” a emisorra oficial do esporte”.
Tá levando de “cano de ferro” da Esporte Interativo na cobertura da Liga dos Campeões (passou o mesmo jogo da Globo na terça e deixou a grade na quarta vazia. Onde ocorreu o melhor jogo.)
prefiro a f1, mas como vc disse, algumas corridas da indy são bem legais, mas acho meio bagunça.
Assisto a Indy, mas é uma categoria completamente amadora se comparada à F1. Por mais que eu ache a Indy legal, não tem jeito: A Formula 1 é a maior, mais importante e mais respeitada categoria do automobilismo. Num esporte onde o que conta é a tecnologia do equipamento e a capacidade do piloto, todos sabemos onde estão os melhores, né? PS: parece mórbido, mais o que me chama mais atenção na Indy são os acidentes monstruosos.
até hj nao entendo mto as regras da Indy, tem equipes com 2 ou 3 carros confunde, tbm assisto pouco, eu prefiro F-1 msm com tantos defeitos e falta de esportividade recentemente
imagina um ambiente da Indy com carros, circuitos da F-1? seria sonhar demais neh
Gosto de corridas, e como o Fabio falou cada uma tem seus excessos, a Indy excesso de bandeiras amarelas mas é mais combativa, a F1 excesso de pits e pouca briga na pista.
Sinceramente o que me fez acompanhar as corridas este ano foi a volta do Home de Gelo!! vamos ver no que dá!!
Gosto das duas, pena que nos últimos tempos o lado financeiro tenha pesado mais que o talento dos pilotos. Gosto da tecnologia que é empregada para esses carros voarem baixo, apesar de não ser engenheiro de formação. Mas até que ponto a presença ou não do volante hidráulico ajuda ou atrapalha no desempenho dos pilotos? Abraços.