Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Indy e F-1

Por Fábio Seixas
27/04/12 10:31

São Paulo é a única cidade do mundo a receber a F-1 e a Indy.

(O que explica a criação do circuito do Anhembi, aliás, já que Ecclestone tem, por contrato, o direito de vetar a categoria em Interlagos.)

Ajustes na área de boxes do Anhembi (Fabio Braga/Folhapress)


 

Ocorre que este fato torna as comparações inevitáveis.

Uma tentação, claro. São duas categorias de automobilismo. São duas categorias de fórmula, as duas principais do planeta.

Mas os paralelos terminam aí.

F-1 e Indy são diferentes em todo o resto. Na tecnologia, na filosofia, na gestão.

Há quem prefira uma. Há quem prefira outra.

A F-1 tem tecnologia de ponta, conta com os melhores pilotos, é mais global, carrega uma aura de glamour. Mas é de uma empáfia irritante, é gananciosa, é ditatorial, vive à mercê de longos períodos de domínio de uma equipe ou outra.

A Indy é mais amigável, mais próxima do torcedor, conta com um equilíbrio de forças muito maior e tem na carteira uma bacana diversidade de circuitos. Mas seus carros são rudimentares, a tecnologia chega a ser grosseira. E é brega.

Qual das duas produz melhores corridas? A resposta é: depende. Já vi excelentes corridas de ambas as categorias. Depende das circunstâncias. Se é verdade que uma tem muitas bandeiras amarelas, também é que a outra sofre com o excesso de pit stops.

Há quem entenda que são diferentes, e que cada uma tem sua graça. Trabalhei em ambas e me encaixo neste último grupo, sem Fla-Flu.

E você?

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Elmo comentou em 05/05/12 at 21:24

    Concordo com tudo, até a comparação com Fla-Flu. Só acho que, como na F1, na Indy tamém ocorre essa coisa de as mesmas equipes passarem anos e anos ganhando. É sempre Penske, Newman-Haas (ok, este ano esta está em férias sabáticas) e Chip Ganassi…

  2. gustavo comentou em 03/05/12 at 12:27

    onde eu acho a corrida do canada com f1 e indy
    alguem ajuda please
    valeu

  3. Bruno Brito comentou em 01/05/12 at 23:52

    Basta ver os nomes no hall dos titulos de uma categoria e da outra pra descobrir qual tem os melhores pilotos. F1, indiscutivelmente!!!!! Preferencia Internacional!!! Agora, pra quem gosta de troca de posições… FIndy, Nascar, Stockcar, são muito mais disputados….

  4. Marcos Ribeiro de lima comentou em 01/05/12 at 15:05

    gostava muito da formula 1 mais não da para acompanhar uma corrida que o piloto larga ,abre 5 segundos do segundo colocado e fica nisso até o final.Reginaldo Leme comentou que o carro que o Piloto bruno Senna andava o ano passado fazia tempo de GP2 isso não pode ser a melhor categoria.

  5. Nando comentou em 30/04/12 at 16:47

    Concordo com a matéria e que cada uma tem a sua graça. A diferença é que posso ver a F1 estudando para uma prova, levantando os olhos de vez em quando para a TV… enquanto que na Indy se vc desgrudar já não entende mais o que aconteceu…

  6. Dnei Siqueira comentou em 30/04/12 at 11:48

    Fábio, sou carioca mais não sou bairrista, primeiro reconheço e parabenizo São Paulo por conseguir “mal ou bem” sediar as duas principais categorias de monoposto do mundo!!!! Pois a nossa “querida” prefeitura do Rio simplesmente acabou com o autódromo de Jacarepaguá para transformá-lo em centro olimpico…e agora não teremos mais autódromo e não tem nem sombra de contruirem um novo por aqui!!!!se antes já vimos a F1, Moto GP, Stock e até a F-Indy, aqui, hoje, nem corrida de kart terá mais!!!!! :/
    Sobre as duas categorias, o seu comentário foi muito bem colocado, mais sinceramente não dá pra acompanhar mais a Indy (isso porque nem vou falar da transmissão ridicula da Band, juro que até tentei ver, mais deu no saco ficar ouvindo um narrador perdido!!!)…
    …pra mim, automobilismo a nível mundial, sempre foi a junção da tecnologia com a competitividade, mais esses carros da Indy parecem kart tamanho GG, não dá!!!!! Tudo bem que os carros da F1 desse ano estão pra lá de horriveis, mais pelo menos estamos vendo (por enquanto) corridas mais divertidas e competitivas….mais da Indy só sinto saudades dos bons tempos do Fittipaldi no inicio dos anos 90 (quando eu acompanhava as duas categorias sem perder uma corrida)…era Senna na F1 e Fittipaldi na Indy!!!! owww saudades!!!!!!!!!

  7. Fernando Kesnault comentou em 29/04/12 at 19:23

    A f-1 tem os melhores pilotos???? HHAHAHAHAHAH…onde cê viu isso???

    • Eduardo comentou em 01/05/12 at 15:07

      É só pegar os resultados dos pilotos que migraram de uma categoria para a outra…. Muitos “gênios” da Indy não conseguiram ser nem medianos na F1… Enquanto alguns medianos da F1 fazem sucesso na Indy

  8. Marcos comentou em 29/04/12 at 18:30

    A band hoje quis afundar aindy. Estamos mal acostumados com a transmissão da F1!

  9. Nilson comentou em 29/04/12 at 13:34

    Oi Fabio,
    Nunca deixei comentarios em blogs, mas quis incentivar a discussao neste seu post.
    Eu respeito sua opiniao que ate corridas de kart podem ser emocionantes – imagine Senna, Fangio, Schumacher, Villeneuve, Fittipaldi, Piquet, Prost, Lauda, nos seus auges, juntos?
    Mas, comparando-se F1 e Indy, o dia que alguem mediano da Indy chegar na F1 e for campeao, eu direi que sao iguais. Pois isso aconteceu varias vezes na Indy: pilotos intermediarios da F1 correm competitivamente na Indy e ate se sagram campeoes. E ate ex-campeoes aposentados de F1 vao la e se dao bem, como o Emerson e o Montoya. Os carros podem ser piores, nao quero nem comparar, mas eu digo o nivel dos pilotos e indiscutivelmente melhor na F1, eles tem o mais alto nivel possivel de carro, tecnologia, combustivel, pneus, pilotos. Desculpe-me, eu sou leigo, mas acho que as duas categorias nao tem comparacao.
    Abraco a todos!

  10. Kleber Scaglione comentou em 29/04/12 at 9:44

    Fabio a melhor categoria do mundo é a NASCAR as corridas são bacanas e existe aquele estilo meu selvagem que ate o Jacques Villeuneve comentou aqui no Brasil quando correu na Stock no ano passado. Lembrando que nos EUA a Indy perde feio da NASCAR em audiência e em popularidade. Até o Nelsinho Piquet está desbravando esse mundo novo e “selvagem” com sucesso.

    • Murilo comentou em 01/05/12 at 4:19

      Melhor categoria do mundo????
      Pô cara, manera ae.
      Aquilo é tão selvagem que dá vontade de dormir.
      Corrida em oval é um saco.
      Na verdade, aquele povo lá dos EUA quer ver mesmo é aquelas porradas monumentais que eles apelidaram de “Big One”.
      Pede pra alguem citar 5 pilotos da Nascar.
      Se ele disser 1 ou 2 é muito.
      Nascar, Beisebol e NFL é coisa pro mundinho americano.

  11. gladston alberto faustino comentou em 29/04/12 at 9:24

    bom dia fábio. confesso que adoro corrida de automóveis . adoro , principalmente a f1, e já tentei, em vão, assistir a formula indy, mas não tenho paciência com as eternas interrupções q a prova tem …. se pudesse ter uma formula de criar uma categoria com o que há de bom tanto na indy, como na f1 creio q seria perfeito . abraço

  12. Robson Leandro da Silva comentou em 29/04/12 at 7:54

    Acho que e difícil a comparação. Chega ser desproporcional. A Indy esta longe de ser popular nos EUA e no resto do mundo. A F1 tambem vail mal na América do norte, mas e popular no resto do planeta. Basta comparar quem e mais conhecido: Will Power x Vettel. Depois vem a questão da qualidade das equipes e dos pilotos, etc… Sobre a “frieza” da F1: acho que a Nascar e o que mais se aproxima do ideal. Muito profissionalismo como na F1 porém mais proximas do publico, como e a Indy.

  13. CarlosSP comentou em 29/04/12 at 2:24

    Gosto demais dos eua, puta admiração pelos caras, pelo pais, pela força mundial, pelas belezas naturais, por everglades, canyons, neve, praia, cidades tudo de lá.
    Mas corrida de carro top top top é a formula um. Desculpem caros colegas que apostam na indy. F1 é tudo de bom no esporte a motor, e pelo ritmo, andamento e organização da coisa tem tudo pra ser pelos proximos milhoes de anos! Indy é brega kkkkkk adorei Fabio!

  14. S.V. comentou em 28/04/12 at 19:37

    Indianapolis recebia os dois.

  15. Thiago comentou em 28/04/12 at 18:33

    Teve um ano que as duas categorias correram no circuito de Montreal no Canadá. Duas perguntas: em termpos marcados a fórmula 1 foi muito superior? Foi por esse motivo que o Canadá saiu da F1 por algumas poucas temporadas?

    • Antonio comentou em 29/04/12 at 10:14

      Em 2004, ambas as categorias correram no Circuito Gilles Villeneuve no Canadá. O tempo da pole da F1 foi 1:12.275, e o da Indy foi 1:19.897, portanto a diferença foi bem grande, de 7,5 segundos.

    • Marcos comentou em 29/04/12 at 18:28

      Thiago, a diferença era de 12 segundos! Sim, 12!

    • Thiago comentou em 29/04/12 at 23:49

      Eu acho que as duas deixam a desejar. A Indy parou no tempo, é a praticamente a mesma(em termos tecnológicos) da década de 80. A fórmula um não, embora até que seria bom se tivesse parado no tempo, mais especificamente em 2002, uma vez que depois que começou a mudar as regras que começou a ficar uma bosta.

    • Joao comentou em 30/04/12 at 1:45

      Fiquei curioso com isso. Dei uma olhada rápida, não sei se o circuito foi idêntico, mas o récorde da indy é 6s mais lento que o da F1, tanto pra corrida quanto pra pole.

    • Thiagp comentou em 30/04/12 at 23:17

      Valeu pessoal pelas resposta. Pelo visto a diferença é gritante.

  16. Tom comentou em 28/04/12 at 17:30

    Tudo o que li até agora, não diz nada. O que importa pra quem realmente gosta de velocidade é a “batalha’ na pista”. Para que serve toda tecnologia da fórmula 1 para quem está em casa assistindo a corrida? Isso só diz respeito ao piloto. Uma corrida de kart pode ser muito emocionante e onde está a tecnologia? A formula 1 sobreviveu, depois do Ayrton, de ultrapassagens nos boxes. Isto é emoção?

  17. Marcio Coimbra comentou em 28/04/12 at 17:23

    O único senão da Indy cabe à Band resolver. Faltam:
    1. Divulgação, fraca ou inexistente.
    2. Transmissão. Parcial e/ou truncada
    3. Profissionalismo na transmissão

    Diferenças técnicas entre a F1 e Indy – sou engenheiro mecânico – são imensas com as diferenças dos custos igualmente imensas.
    Realmente os pilotos da Indy são mais velhos. e daí?
    Quer juventude vá ver corrida de kart junior.
    O que vale é se a disputa é boa e de bom nível.
    Derrapagens controladas – sem pêndulos risíveis…
    Vendo-os na TV mas difícil de se controlar quando a batata quente está na nossa mão entre outras coisas, fazem da Indy uma categoria muito boa de se assistir, nada parecidas com as corridas de Estreantes que existiam no passado. Nada a ver.

  18. RMaia comentou em 28/04/12 at 16:59

    A Indy peca por estar vinculada a uma emissora de tv que só lhe dá atenção no GP do Brasil, o resto do ano as corridas somem da tela, já cortaram até final de prova pra passar futebol…. Na Indy tudo é meio tosco, pilotos inexpressivos e velinhos queimando o último gás, besteiras de monte , carros com mesmo chassi, etc, etc. Desde que a haja competição na pista a categoria se torna atraente e a F1 percebeu isto, até há pouco tempo só se via ultrapassagem na F1 nos box, Schumi foi o mestre em fazer isso, somado aos tocos dados em Rubinho e Massa o interesse também diminuiu e colocaram pneus que esfarelam, proibiram reabastecimeto e asa móvel pra ganhar a galera. Sem gente pra assistir, anunciante não põe grana e aí fim!!!

  19. Robson Sebastião Ribeiro comentou em 28/04/12 at 15:48

    Na boa Fábio, eu prefiro as duas. Mesmo a Indy sendo rudimentar, porém mais próxima do público, e a F1, que com sua empáfia, fez de Ayrton Senna, quando estava vivo, Tri-campeão Mundial, e na minha opinião, o melhor piloto de todos os tempos.

    É a minha opinião. Abraço.

  20. Ryan Cassius comentou em 28/04/12 at 15:30

    Fábio concordo contigo, a F-Indy é ótima, mas sua tecnologia e seus carros, verdadeiros TANKS de guerra, é que atrapalham, eu tenho uma opinião que se a F-Indy se espelhasse em construir seus carros aos moldes dos F-1 de 2007 (que para mim são os melhores em tecnologia nos últimos anos), a categoria seria muito mais interessante e ainda mais competitiva.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).