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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Pancada forte

Por Fábio Seixas
26/04/12 12:22

O Instituto FIA estuda soluções para minimizar os efeitos de acidentes como a mola que mandou Massa para o hospital e o pneu que matou Henry Surtees, ambos em 2009.

Já foram testados para-brisas de policarbonato e até uma bolha semelhante a de aviões-caça _veja aqui.

A nova ideia é incluir nos carros de F-1 um santantônio dianteiro _salvaria Surtees, mas provalvemente não serviria para Massa. O instituto está fazendo testes. Vale a pena ver… 


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Comentários

  1. Jose Antero Lopes comentou em 27/04/12 at 21:31

    Iria teclar sobre acidente de Ayrton, mas ví difersos cometários, por isso deixo,
    Um abraço AYRTON SENNA por esse dia que virá 01.05.
    Fabio!! Um abraço

  2. Eduardo Silva comentou em 27/04/12 at 19:45

    Errado. Não teria salvo Surtees que foi acertado praticamente na vertical pelo pneu do outro carro.

  3. valmonntzs comentou em 27/04/12 at 13:24

    Bom, a única pergunta interessante, esta regra ai sera introduzida por agora na f1 Fabio ?

  4. Nicolas comentou em 27/04/12 at 8:40

    E a parte aerodinamica, onde fica?
    Acho que nem precisaria disso hj em dia, a segurança dentro dos carros já é muito grande.

  5. Pedro comentou em 27/04/12 at 1:12

    Acredito que o CANOPY (a tal bolha) além de possivelmente melhorar a segurança é provável que também melhore a performance aerodinâmica.

    • Rildo comentou em 03/05/12 at 18:37

      Também concordo que a solução do canopy seja mais interessante. Nesta última solução além de não proteger totalmente o piloto ainda trará um problema adicional que é da visibilidade.

  6. joel belmonte fialho comentou em 26/04/12 at 21:31

    O principal motivo é que este sistema de
    bolha de proteção irá trazer problema no dia de chuva e vai fazer com que o grande
    motivo da competição perca sua essencia que o monoposto aerodinamico traz, as fatalidades estão lado a lado com o infortunio da competição, ainda não vejo o porque de fazer uma leitura e execução
    deste modelo , Alonso mandou fazer um capacete que segura um impacto de uma bala de pistola, muito tem haver com a segurança iniciativa que deve ser seguido por outras pilotos incluse pode ser adotado pela Fia . Porque não? fica um parecer pessoal ……..

  7. Frank Nepomuceno comentou em 26/04/12 at 20:23

    Do jeito que os carros estão ganhando corridas no lugar dos pilotos, que tal os pilotos ficarem numa sala e pilotar por controle remoto?

  8. RSBasi comentou em 26/04/12 at 19:44

    Eu acho que o piloto deveria ficar num simulador e os seus movimentos serem transmitidos via wireless para um receptor dentro do automóvel, que nesse caso não precisaria contar com célula de sobrevivência, já que o piloto seria virtual, igual carrinho de controle remoto. Ia ser legal. Assim ninguém ia se machucar e podiam arregaçar o carro à vontade, igual a um video game.

  9. Luis Carlos comentou em 26/04/12 at 16:53

    Pena que esse invento chegou tarde, senão teria salvo AIRTON SENNA.

    • Fábio Seixas comentou em 26/04/12 at 17:01

      O santoantônio, não sei. A cúpula de caça, certamente.
      Abs

      • Mauricio Alves comentou em 26/04/12 at 18:07

        Discordo.
        Não teria salvo simplesmente porque ele foi atingido pela barra direção, um órgão do próprio carro, e não por algo vindo de fora.

        • Fábio Seixas comentou em 27/04/12 at 9:06

          Você está confundindo a quebra da barra de direção (suposto motivo da escapada da pista) com a barra da suspensão (exterior ao cockpit) que atingiu sua cabeça.
          Abs

        • Mark/Eng comentou em 27/04/12 at 10:13

          Pô Maurício!

      • Samuel Pavan comentou em 26/04/12 at 19:17

        Fabio, perdoe-me por discordar, mas certamente é uma palavra forte. Neurologistas disseram à época que havia uma grande possibilidade de danos gravíssimos ao cérebro apenas em função da desaceleração. De qualquer forma, não sei se a autópsia sinalizou isso.

        • Vinícius F comentou em 30/04/12 at 16:49

          Mas a pancada de Piquet, Berger e sobretudo a de Alboreto também foram de grande desaceleração naquela curva, sendo que a do último foi ainda mais feia do que a do Senna, que estranhamente brigava com o carro com a cabeça colada no lado esquedo do cockpit, mas o carro parecia não responder. É provavel que esse equipamento tivesse o efeito esperado, se bem que acho que é muito futurista, pelo menos por hora.

      • Murillo comentou em 26/04/12 at 21:32

        O laudo final não concluiu que Senna foi morto por fragmento da barra de direção?

      • Jon comentou em 27/04/12 at 7:35

        Fabio, mas a principal causa da morte do ayrton nao foi a rapida desaceleracao? Acho que nem se aquela barra da direcao nao tivesse acertado a cabeca dele, ele teria chances… abs

        • Fábio Seixas comentou em 27/04/12 at 9:05

          Não. Foi uma das barras de suspensão, que acertou sua cabeça.
          Abs

        • Samuel comentou em 27/04/12 at 19:38

          SENNA: Ao bater no muro de concreto, a roda ricocheteou no muro e foi catapultada em direção a fronte dele, e o braço da suspensão que ficou preso à roda perfurou o capacete. O impacto ainda rachou a parte de trás do capacete amarelo.

          Lembram da batida do Perez em Mônaco, na saída do túnel? A velocidade era bem menor que a do Senna e ainda sim ele teve concussão cerebral.

          Será que dava pra suportar a desaceleração sem Hanz?

      • Tiago comentou em 27/04/12 at 9:05

        Senna estaria vivo e o Nick Lauda morto.

        • Fábio Seixas comentou em 27/04/12 at 9:07

          Provavelmente.
          Abs

          • Rildo comentou em 03/05/12 at 18:40

            Basta incluir alguns dispositivos de segurança para a ejeção do mesmo em certas circunstancias pelo piloto ou pela equipe de socorro.

        • hardy comentou em 27/04/12 at 10:08

          Bem lembrado.

    • Mauricio Alves comentou em 26/04/12 at 18:04

      Não se perdeu grande coisaq mesmo…

      • Thiago Pomkerner comentou em 27/04/12 at 9:54

        eu trocava ele por vc

    • Mark/Eng comentou em 27/04/12 at 10:13

      Ayrton Senna, com Y.

      • Luis Carlos comentou em 30/04/12 at 11:10

        em se tratando de nome próprio, não se considera erro Tiago, até porque não podemos culpar o cartório de registro. menos ainda quem registra.

  10. René Friedrich comentou em 26/04/12 at 16:18

    querem aumentar a seguranças dos pilotos?
    por quen então não colocar controle remoto nos carros e os pilotos ficam todos confortáveis no motor home com ar condicionado, coca gelada, etc. e tal pilotando seus bólidos?
    podiam pensar em colocar air bag também!

    • Pereira comentou em 27/04/12 at 1:26

      Bem, pelo seu tom de crítica, porque não voltar com os capacetes de couro? Para quê usar HANS?
      O espetáculo não depende de riscos desnecessários. Lembre-se da ultrapassagem de Piquet sobre Senna na Hungria. Assista o pega entre Villeneuve e Arnoux. Seriam menos fantásticos se a cabeça dos pilotos fossem menos expostas? Ou (seguindo sua sugestão) se os carros tivessem air-bag?

  11. Mauricio Alves comentou em 26/04/12 at 15:51

    A tal “cúpula” ou “cápsula” que citaram aqui, inspirada no aeronaves de combate, se chama CANOPY.
    sua implementação em um carro de corridas seria complicada, principalmente por dificultar o resgate.
    Em um aeronave de combate, a região do encaixe do canopý na fuselagem possui pequenas cargas explosivas que detonam em conjunto com o acionamento do assento ejetor, expulsando o canopy e liberando o piloto.
    Como resolveriam isso num carro de F1 de cabeça para baixo??

    • Piloto Lusitano. comentou em 26/04/12 at 23:07

      Ora pois…. é só colocar explosivos no fundo do carro!!

    • Rogério comentou em 26/04/12 at 23:38

      Maurício, acho que vc não entendeu… não seria o canopy completo, seria apenas a parte frontal, funcionando quase como um parabrisa. A parte de cima do piloto não seria utilizada. Aliás, na verdade é só um parabrisa mesmo, mas acho que o uso da parte da frente do canopy é o modelo aerodinamico mais apropriado para vencer o atrito da resistencia do ar…

  12. Ironik comentou em 26/04/12 at 15:21

    Ainda prefiro o capote estilo caça.
    Isso dai parece uma versão “mais barata”

  13. Moy comentou em 26/04/12 at 14:58

    Idéia interessante. Só precisa ser aperfeiçoada.
    Pelo menos agora Massa terá onde pendurar um pé de coelho no carro.

  14. Edson comentou em 26/04/12 at 14:23

    Se a posição do santantônio for essa do vídeo, não teria salvo o Surtees, pois a roda que atingiu o pilto veio pelo lado.

  15. Marcelo comentou em 26/04/12 at 14:22

    Pelo que entendi, o capacete vai ficar dentro do santantônio, como nos pilotos de Dragster.

    Foto 1:
    http://www.jalopnik.com.br/wp-content/uploads/2010/12/dalmohern/novapasta/capotamento%20de%20drgaster.jpg

    Foto 2:
    http://www.kawellracing.com/dragster_c4ocir1.jpg

    Nos anos 70 os carros de F1 já usavam dois santantônios, em caso de capotagem era muito útil.

    Copersucar:
    http://www.interney.net/blogs/media/blogs/saloma/copersucar1.jpg

    Ferrari:
    http://farm5.static.flickr.com/4003/5139460192_4cb5b86c23.jpg

    • Pereira comentou em 27/04/12 at 1:31

      Fiquei na dúvida se seriam santantônios dianteiros ou simplesmente parte da estrutura do carro que seria coberta depois.
      Mas de qualquer forma, realmente teriam função similar à estrutura mostrada no vídeo, embora estejam aparentemente abaixo da cabeça do piloto.

  16. ANDRE DE ITU comentou em 26/04/12 at 13:41

    voce é a favor dessa bolha,Fabio?

    • Fábio Seixas comentou em 26/04/12 at 15:14

      Não.
      Abs

  17. Alex Martins (@cardista) comentou em 26/04/12 at 13:26

    Eu também gostei mais da bolha no cockpit. Eles podem colocar até limpadores e desenbaçadores de parabrisa neles e melhorar a segurança na chuva (risos). Isso talvez salve nossas madrugadas de interrupções de provas por conta do aguaceiro. Abs.

  18. Andre, Lisboa comentou em 26/04/12 at 12:55

    haha. Ri tanto ao ver isso. Ou seja, o piloto ja nao vê quase nada com devido a posição de pilotagem, agora querem enfiar esse troço (parece que tiraram a ideia daquelas F-1000 velhas) na frente do piloto, cheio de pontos cegos? hahaha.
    Sinceramente, ja vi projetos mais inteligentes na F1, mas depois da frente ridicula que os carros tem esse ano, e falar que aquilo é “aerodinamico”, nada me surpreende.
    hahahaha. So mesmo a FIA 😀

    • Lucas comentou em 26/04/12 at 13:15

      Cara é pesquisa, se caso for aprovado um projeto desse, entrará todo um estudo de design visibilidade do piloto em cima deste material.

  19. Thiago Pomkerner comentou em 26/04/12 at 12:35

    Se vc pensar bem… é insano dirigir um veículo a 300km/h com a cabeça pra fora..

    • Thiago Pomkerner comentou em 26/04/12 at 12:50

      Aliás, gostei mais da cúpula no cockpit. A tecnologia existe e é boa como mostra o video. Não é implementada, tenho certeza, para não descaracterizar a categoria.
      Pergunto: uma vida vale menos que a tradição estética?
      E se quem morresse não fosse o muleque na GP2, fosse o Vettel ou o Alonso?
      Uma vida vale mais que outra? no capitalismo sim, vale.

      • Ricardo Matos comentou em 26/04/12 at 14:14

        Thiago, concordo com você. Mas gostaria apenas de complementar que, no Comunismo, também as vidas têm valores maiores ou menores dependendo do caso. Contudo, a diferença está no fato de a pessoa ser amiga ou não de quem está no poder… Defeito comum à toda a humanidade.

        • Thiago Pomkerner comentou em 26/04/12 at 15:40

          Não interprete minha critica ao capitalismo como apoio ao comunismo. O capitalismo que me refiro é do excesso ao que a F1 está curvada.

      • Victor comentou em 26/04/12 at 15:17

        A capsula provavelmente não sera implementada não pelo fato ‘descaraterização’ da categoria, mas sim pelo fator segurança. Imagino que seja um treco relativamente lento de se tirar, o que dificultaria substancialmente a vida de pilotos e para-médicos em caso de acidentes e ou incêndios, por exemplo.

        • Thiago Pomkerner comentou em 26/04/12 at 15:44

          Isso se resolve com uma simples alavanca de remoção rapida, pode até ser acionada remotamente ou com um sistema que se solte em caso de impacto.

    • Vitor comentou em 30/04/12 at 10:13

      Por essa lógica, acaba com a moto GP então.

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