Pancada forte
26/04/12 12:22O Instituto FIA estuda soluções para minimizar os efeitos de acidentes como a mola que mandou Massa para o hospital e o pneu que matou Henry Surtees, ambos em 2009.
Já foram testados para-brisas de policarbonato e até uma bolha semelhante a de aviões-caça _veja aqui.
A nova ideia é incluir nos carros de F-1 um santantônio dianteiro _salvaria Surtees, mas provalvemente não serviria para Massa. O instituto está fazendo testes. Vale a pena ver…
Iria teclar sobre acidente de Ayrton, mas ví difersos cometários, por isso deixo,
Um abraço AYRTON SENNA por esse dia que virá 01.05.
Fabio!! Um abraço
Errado. Não teria salvo Surtees que foi acertado praticamente na vertical pelo pneu do outro carro.
Bom, a única pergunta interessante, esta regra ai sera introduzida por agora na f1 Fabio ?
E a parte aerodinamica, onde fica?
Acho que nem precisaria disso hj em dia, a segurança dentro dos carros já é muito grande.
Acredito que o CANOPY (a tal bolha) além de possivelmente melhorar a segurança é provável que também melhore a performance aerodinâmica.
Também concordo que a solução do canopy seja mais interessante. Nesta última solução além de não proteger totalmente o piloto ainda trará um problema adicional que é da visibilidade.
O principal motivo é que este sistema de
bolha de proteção irá trazer problema no dia de chuva e vai fazer com que o grande
motivo da competição perca sua essencia que o monoposto aerodinamico traz, as fatalidades estão lado a lado com o infortunio da competição, ainda não vejo o porque de fazer uma leitura e execução
deste modelo , Alonso mandou fazer um capacete que segura um impacto de uma bala de pistola, muito tem haver com a segurança iniciativa que deve ser seguido por outras pilotos incluse pode ser adotado pela Fia . Porque não? fica um parecer pessoal ……..
Do jeito que os carros estão ganhando corridas no lugar dos pilotos, que tal os pilotos ficarem numa sala e pilotar por controle remoto?
Eu acho que o piloto deveria ficar num simulador e os seus movimentos serem transmitidos via wireless para um receptor dentro do automóvel, que nesse caso não precisaria contar com célula de sobrevivência, já que o piloto seria virtual, igual carrinho de controle remoto. Ia ser legal. Assim ninguém ia se machucar e podiam arregaçar o carro à vontade, igual a um video game.
Pena que esse invento chegou tarde, senão teria salvo AIRTON SENNA.
O santoantônio, não sei. A cúpula de caça, certamente.
Abs
Discordo.
Não teria salvo simplesmente porque ele foi atingido pela barra direção, um órgão do próprio carro, e não por algo vindo de fora.
Você está confundindo a quebra da barra de direção (suposto motivo da escapada da pista) com a barra da suspensão (exterior ao cockpit) que atingiu sua cabeça.
Abs
Pô Maurício!
Fabio, perdoe-me por discordar, mas certamente é uma palavra forte. Neurologistas disseram à época que havia uma grande possibilidade de danos gravíssimos ao cérebro apenas em função da desaceleração. De qualquer forma, não sei se a autópsia sinalizou isso.
Mas a pancada de Piquet, Berger e sobretudo a de Alboreto também foram de grande desaceleração naquela curva, sendo que a do último foi ainda mais feia do que a do Senna, que estranhamente brigava com o carro com a cabeça colada no lado esquedo do cockpit, mas o carro parecia não responder. É provavel que esse equipamento tivesse o efeito esperado, se bem que acho que é muito futurista, pelo menos por hora.
O laudo final não concluiu que Senna foi morto por fragmento da barra de direção?
Fabio, mas a principal causa da morte do ayrton nao foi a rapida desaceleracao? Acho que nem se aquela barra da direcao nao tivesse acertado a cabeca dele, ele teria chances… abs
Não. Foi uma das barras de suspensão, que acertou sua cabeça.
Abs
SENNA: Ao bater no muro de concreto, a roda ricocheteou no muro e foi catapultada em direção a fronte dele, e o braço da suspensão que ficou preso à roda perfurou o capacete. O impacto ainda rachou a parte de trás do capacete amarelo.
Lembram da batida do Perez em Mônaco, na saída do túnel? A velocidade era bem menor que a do Senna e ainda sim ele teve concussão cerebral.
Será que dava pra suportar a desaceleração sem Hanz?
Senna estaria vivo e o Nick Lauda morto.
Provavelmente.
Abs
Basta incluir alguns dispositivos de segurança para a ejeção do mesmo em certas circunstancias pelo piloto ou pela equipe de socorro.
Bem lembrado.
Não se perdeu grande coisaq mesmo…
eu trocava ele por vc
Ayrton Senna, com Y.
em se tratando de nome próprio, não se considera erro Tiago, até porque não podemos culpar o cartório de registro. menos ainda quem registra.
querem aumentar a seguranças dos pilotos?
por quen então não colocar controle remoto nos carros e os pilotos ficam todos confortáveis no motor home com ar condicionado, coca gelada, etc. e tal pilotando seus bólidos?
podiam pensar em colocar air bag também!
Bem, pelo seu tom de crítica, porque não voltar com os capacetes de couro? Para quê usar HANS?
O espetáculo não depende de riscos desnecessários. Lembre-se da ultrapassagem de Piquet sobre Senna na Hungria. Assista o pega entre Villeneuve e Arnoux. Seriam menos fantásticos se a cabeça dos pilotos fossem menos expostas? Ou (seguindo sua sugestão) se os carros tivessem air-bag?
A tal “cúpula” ou “cápsula” que citaram aqui, inspirada no aeronaves de combate, se chama CANOPY.
sua implementação em um carro de corridas seria complicada, principalmente por dificultar o resgate.
Em um aeronave de combate, a região do encaixe do canopý na fuselagem possui pequenas cargas explosivas que detonam em conjunto com o acionamento do assento ejetor, expulsando o canopy e liberando o piloto.
Como resolveriam isso num carro de F1 de cabeça para baixo??
Ora pois…. é só colocar explosivos no fundo do carro!!
Maurício, acho que vc não entendeu… não seria o canopy completo, seria apenas a parte frontal, funcionando quase como um parabrisa. A parte de cima do piloto não seria utilizada. Aliás, na verdade é só um parabrisa mesmo, mas acho que o uso da parte da frente do canopy é o modelo aerodinamico mais apropriado para vencer o atrito da resistencia do ar…
Ainda prefiro o capote estilo caça.
Isso dai parece uma versão “mais barata”
Idéia interessante. Só precisa ser aperfeiçoada.
Pelo menos agora Massa terá onde pendurar um pé de coelho no carro.
Se a posição do santantônio for essa do vídeo, não teria salvo o Surtees, pois a roda que atingiu o pilto veio pelo lado.
Pelo que entendi, o capacete vai ficar dentro do santantônio, como nos pilotos de Dragster.
Foto 1:
http://www.jalopnik.com.br/wp-content/uploads/2010/12/dalmohern/novapasta/capotamento%20de%20drgaster.jpg
Foto 2:
http://www.kawellracing.com/dragster_c4ocir1.jpg
Nos anos 70 os carros de F1 já usavam dois santantônios, em caso de capotagem era muito útil.
Copersucar:
http://www.interney.net/blogs/media/blogs/saloma/copersucar1.jpg
Ferrari:
http://farm5.static.flickr.com/4003/5139460192_4cb5b86c23.jpg
Fiquei na dúvida se seriam santantônios dianteiros ou simplesmente parte da estrutura do carro que seria coberta depois.
Mas de qualquer forma, realmente teriam função similar à estrutura mostrada no vídeo, embora estejam aparentemente abaixo da cabeça do piloto.
voce é a favor dessa bolha,Fabio?
Não.
Abs
Eu também gostei mais da bolha no cockpit. Eles podem colocar até limpadores e desenbaçadores de parabrisa neles e melhorar a segurança na chuva (risos). Isso talvez salve nossas madrugadas de interrupções de provas por conta do aguaceiro. Abs.
haha. Ri tanto ao ver isso. Ou seja, o piloto ja nao vê quase nada com devido a posição de pilotagem, agora querem enfiar esse troço (parece que tiraram a ideia daquelas F-1000 velhas) na frente do piloto, cheio de pontos cegos? hahaha.
Sinceramente, ja vi projetos mais inteligentes na F1, mas depois da frente ridicula que os carros tem esse ano, e falar que aquilo é “aerodinamico”, nada me surpreende.
hahahaha. So mesmo a FIA 😀
Cara é pesquisa, se caso for aprovado um projeto desse, entrará todo um estudo de design visibilidade do piloto em cima deste material.
Se vc pensar bem… é insano dirigir um veículo a 300km/h com a cabeça pra fora..
Aliás, gostei mais da cúpula no cockpit. A tecnologia existe e é boa como mostra o video. Não é implementada, tenho certeza, para não descaracterizar a categoria.
Pergunto: uma vida vale menos que a tradição estética?
E se quem morresse não fosse o muleque na GP2, fosse o Vettel ou o Alonso?
Uma vida vale mais que outra? no capitalismo sim, vale.
Thiago, concordo com você. Mas gostaria apenas de complementar que, no Comunismo, também as vidas têm valores maiores ou menores dependendo do caso. Contudo, a diferença está no fato de a pessoa ser amiga ou não de quem está no poder… Defeito comum à toda a humanidade.
Não interprete minha critica ao capitalismo como apoio ao comunismo. O capitalismo que me refiro é do excesso ao que a F1 está curvada.
A capsula provavelmente não sera implementada não pelo fato ‘descaraterização’ da categoria, mas sim pelo fator segurança. Imagino que seja um treco relativamente lento de se tirar, o que dificultaria substancialmente a vida de pilotos e para-médicos em caso de acidentes e ou incêndios, por exemplo.
Isso se resolve com uma simples alavanca de remoção rapida, pode até ser acionada remotamente ou com um sistema que se solte em caso de impacto.
Por essa lógica, acaba com a moto GP então.