Vettel, e 2012 já é histórico
22/04/12 10:52Deu Vettel no GP do Bahrein.
E o Mundial de 2012 já é histórico: o início de campeonato mais equilibrado em 29 anos.
Quatro pilotos de quatro equipes venceram as quatro primeiras etapas.
Não acontecia desde 1983, quando Piquet (Brabham), Watson (McLaren), Prost (Renault) e Tambay (Ferrari) venceram em Jacarepaguá, Long Beach, Paul Ricard e Imola, respectivamente. Em 2012, Button (McLaren), Alonso (Ferrari), Nico (Mercedes) e Vettel (Red Bull) venceram em Melbourne, Sepang, Xangai e Sakhir.
Naquele ano, diga-se, houve um quinto vencedor de uma quinta equipe na quinta prova: Rosberg, da Williams. Do jeito que a coisa vai, é bem capaz que 2012 iguale a marca.
Com a Lotus, por exemplo, que colocou dois pilotos no pódio. Raikkonen foi o segundo e Grosjean (sim, é verdade!), foi o terceiro.
É a 22ª vitória de Vettel na F-1, o que o iguala a Damon Hill como o 11º piloto na estatística.
Uma corrida boa. Com mais pit stops do que eu gostaria, mas ainda assim com belas ultrapassagens.
(Há quem goste de corridas cheias de pits. Eu não. No momento em que os pilotos começam a se aproximar uns dos outros, no momento em que os duelos começam a se insinuar, surgem as plaquinha de “box” no pit wall. Houve disputas? Houve, algumas muito boas. Mas eu prefiro corridas puras, abertas, sem interferências externas. Perdoem a divagação, talvez eu esteja querendo demais…)
Para a largada, 23 dos 24 pilotos optaram pelos pneus macios. Só Kobayashi, o mito, foi com os médios. Vettel saiu bem e manteve a ponta, seguido por Hamilton e Webber. Os dois ferraristas deram show. Alonso pulou de nono para quinto. Massa, de 14º para oitavo.
O top 10, Vettel, Hamilton, Webber, Grosjean, Alonso, Button, Raikkonen, Massa, Rosberg e Pérez. Bruno, outro que largou bem, cruzou em 11º.
Na terceira volta, Massa partiu pra cima de Raikkonen e o ultrapassou. Subiu para sétimo. Mas não durou muito. Três voltas depois, levou o troco.
Enquanto isso, Grosjean virava o nome da primeira parte da corrida. Na quarta volta, deixou Webber para trás e assumiu o terceiro lugar. Na sétima, passou Hamilton e torno-se o vice-líder.
O festival de pits começou na oitava volta, com Ricciardo. Na nona, Button, Massa e Rosberg pararam. Na décima, Hamilton, Alonso e Webber. Na 11ª, Grosjean e Vergne. Vettel e Raikkonen pararam na 12ª…A ideia básica era trocar os macios pelos médios. Mas, com tanto agito, houve alguma confusão.
A McLaren errou com Hamilton. Atrapalhou-se no pneu traseiro esquerdo. De novo. A impressão é que houve um troca-troca de mecânicos da McLaren e da Ferrari entre 2011 e 2012…
Na saída, o inglês ainda levou um chega pra lá de Rosberg. O quase acidente valerá uma investigação para os dois após o GP.
Ao fim da primeira janela de pits, na abertura da 15ª volta, o top 10 era Vettel, Grosjean, Raikkonen, Webber, Button, Hamilton, Alonso, Rosberg, Massa e Pérez.
Raikkonen tornou-se, então, o piloto a ser observado, virando tempos melhores que Vettel e Grosjean e aproximando-se da dupla. Na 21ª, embutiu no companheiro de equipe: 0s7.
E veio mais pit stop. Na 23ª, Button, Rosberg e Massa mantiveram o triozinho da primeira janela de pits e pararam juntos. Na 24ª, Webber, Hamilton, Alonso, Maldonado e Schumacher pararam _na saída, Rosberg espremeu Alonso pra areia, outro incidente que será investigado após a corrida.
(Acredite: a McLaren se embananou de novo no pit de Hamilton, um inglesinho contra esse mundão todo…)
Enquanto isso, quase um detalhe numa corrida com tantos pits, Raikkonen passava Grosjean para assumir o segundo lugar.
Na 25ª, o finlandês parou. Na seguinte, Vettel e Grosjean.
O top 10, à esta altura da prova, tinha Vettel, Raikkonen, Grosjean, Webber, Di Resta, Button, Kobayashi, Rosberg, Alonso e Massa. O escocês da Force India e o japonês da Sauber, em estratégias à parte da concorrência: tinham parado apenas uma vez até então.
E formou-se um trenzinho interessante: Alonso-Massa-Hamilton. O espanhol mais lento que todo mundo, e Massa hesitando em tentar a ultrapassagem.
Lá na frente, Raikkonen partia para cima de Vettel. Na 35ª, grudou no alemão e começou a dar seus botes.
Na 37ª, mais uma janela de pits: Rosberg e Hamilton pararam. E desta vez, milagre, a McLaren não ferrou seu piloto. Na 38ª, Button, Alonso, Pérez e Schumacher pararam. Na 39ª foi a vez de Massa. Que se deu mal: perdeu a posição para Hamilton. Na 40ª, os dois líderes pararam: Vettel e Raikkonen, que saíram com os pneus médios. Por fim, Grosjean entrou na 41ª.
Fim dos pits, 16 voltas de corrida sem interferências até a bandeirada. É a isso que me refiro quando critico o excesso de pits. Sobra muito pouco de corrida pura, franca, aberta.
O esperado duelo pela ponta, que se ensaiou no terceiro trecho da prova, por exemplo, não aconteceu. A maior notícia foram os abandonos de Button e Bruno.
O top 10 na bandeirada: Vettel, Raikkonen, Grosjean, Webber, Rosberg, Di Resta, Alonso, Hamilton, Massa e Schumacher. Sim, os primeiros pontos do brasileiro da Ferrari no ano…
Com o resultado, Vettel é o novo líder do Mundial de Pilotos, com 53 pontos. Hamilton é o segundo, com 49, seguido por Webber, com 48. Button e Alonso têm 43.
Entre os Construtores, a Red Bull tem 101, contra 92 da McLaren e 57 da Lotus.
O equilíbrio tá bacana. Tá? Mas deixaram a Red Bull chegar…
Fábio, o link para seu site na página do Juca Kfouri está chamada o ´casa nova´.
http://esporte.uol.com.br/videos/aovivo/
Vou avisar, obrigado.
Abs
Fábio,
Desejando uma corrida aberta e com menos pit stops posso crer que Schumi está certo ao criticar o excessivo desgaste de pneus como um óbice a que os pilotos dirijam no limite?
Eu acho que na temporada européia, a RedBull deve crescer, o que pode levar o campeonato a uma monotonia. A decepção foi Rosberg, eu esperava mais dele… detalhe: ele tem que ser punido, pois errou em fechar a porta…
Rosberg tem direito a uma mudança de direção. Quando ele foi para a extrema direita, Hamilton estava atrás dele, não do lado, isso é faz toda a diferença nesse caso.
Quem teria que ser punido, caso fossem levar a regra ao ‘pé da letra’, seria o Hamilton, por ter ultrapassado por fora da pista, o que é proibido.
Pessoalmente, como não foi em uma curva/chicane, ou seja, Hamilton não levou vantagem, acho que o correto é não punir nenhum dos dois.
Fábio, e as pílulas do dia seguinte?? O efeito das mesmas só é garantido se ingeridas dentro de 24 horas após o ato hehehehe… Estamos anciosos aguardando as informações…
Hahahahaha, boa, xará!
Esse Gp do Bahrein foi uma lambança,o Rosberg deveria ter sido punido por jogar o Hamilton e o Alonso para fora.Coloram panos quentes, se fosse o Hamilton o culpado, com certeza iriam puni-lo.Outra palhaçada foi a equipe mclaren, que tem atrapalhado o Hamilton direto nos Pit stops .O Vettel deveria agradecer não só a Red Bull pela (competência) como também a Mclaren pela (Incopetência).Que além de tirar seus pilotos dos primeiros lugares conseguiu tirar a equipe também, dando brecha para a Red Bull que não dormiu no ponto.
Falou tudo!
Desnecessária a implicância com Barrichello. O cara está em outra categoria, não tem mais falado com ninguém nem dado declarações polêmicas e nem na F1 mais está, além desse tipo de declaração já estar passado. Seus comentários de corrida são excelentes, mas às vezes você se deixa levar por essa picuinha boba.
“Fernando, Massa is faster than you…”
-Não, não ouvi a ordem.
Nem muito menos “Fernando, Massa está numa estratégia diferente. Deixe-o passar”
Acredito que naquele momento, Felipe tivesse maiores condições de passa o escocês….
Concordo contigo só há uma diferença, falta garra pro Massa, nem com pneu medio ele conseguiu apertar o Alonso de pneu duro….não queria pensar assim mas acho que o Massa acabou, não por culpa da Ferrari ou do Alonso, por culpa dele mesmo….é só ver as disputas dentre os pilotos das outras equipes: Perez/Kobaiashi, Kimi/Grojean, Senna/Maldonado, Buton/Hamilton, Weber/Vetel, etc…o Massa não existe!!!
Pois eh!! Deve ter sido em Arabe, ou em Hebraico, por que em ingles nao foi!!!
kkkkk, ridiculo!!!! Papaelao do Massa na Ferrari, papelao! Para de enganar a todo mundo, assume que esta ganhando dinheiro, que tem contrato, e deixa de fazer show pra galera e dizer que vai passar quando for melhor. E tambem poupa agente de ter que ficar ouvindo essas desculpinhas esfarrapadas em “ingres”. Como diria Ze Pequeno, “is faster de C. eh R.”
Escocês??
Massa medíocre!
so tenho uma coisa a dizer: se fosse o HAMILTON que tivesse feito aquelas duas defesas de posições que o ROSBERG fez ELE SERIA BANIDO DO RESTO DO CAMPEONATO.DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS!
Fábio, é verdade que o Kubica testa pela Ferrari nesse ano?
Não há como negar, que a F1 está muito mais interessante. Não existe o super carro equilibrado e que anda 16s a frente. Tomara que continue assim. “Briga” praticamente a corrida inteira e entre os primeiros lugares.
A supremacia da RBR em 2010/11 é passado, Vettel vinha sendo superado por Webber e estava sendo duramente criticado, sua resposta foi a pole com vitória e melhor volta. Mclaren começou na frente, Alonso é um baita piloto mas sua posição na tabela é muito graças a ele mesmo na MAL, mas título só por milagre. Mercedes chegou ameaçar na China.
RBR até então só andava atrás, na AUS Vettel carregou o carro nas costa sendo segundo, na MAL estava em quarto, mas se envolveu em um toque de corrida e ficou sem pontos. Na China fazia uma corrida espetacular vindo do fundo, era segundo, mas os pneus deixaram na mão, foi quinto.
No Bahrein Vettel superou todas as adversidades surpreendendo a todos, o que vi Domingo foi SUPERAÇÃO, muito diferente de chamar o carro da RBR de superior.
Webber é a prova viva, estava superando Vettel mas sequer consegue chegar aos pódios, só chega em quarto lugar, já era assim com carro superior em 2011.
Deixaram o jovem alemão assumir a liderança, Vettel é extremamente OPORTUNISTA! É veloz, arrojado e cerebral. Venceu porque fez pole e segurou Kimi em um momento crítico, mas ele foi buscar essa pole na raça e no final da corrida teve sangue-frio em controlar um carro que vinha mais veloz. Vai ser um campeonato decidido nos DETALHES e a RBR raramente erra nos boxes, pura competência.
Nos últimos 12 anos a Mclaren só levou um mundial de pilotos, a 13 anos ela não vence um campeonato de construtores! Para uma equipe poderosa é um verdadeiro fiasco…
Infelizmente, a insitência de procurar comparação com Barrichello contra Bruno Senna é um absurdo, li no site hoje uma comparação de Barrica velho experiente do século passado , ironicamente quer contextar as diferençar, alguém apaixonado por barrichello acha que a troca foi injusta ou maldosa , na verdade o veterano não se achou na F.Indy e está perdido , formula indy é para muito bom piloto não para um
veterano do século passado. Este ano para ajudar tem o Bottas para treinar antes de Bruno Senna, tirando um dia a menos dos testes , para variar deve refazer tudo novamente é um absurdo ….
Muda de atitude uma vez por outra
A verdade é uma só, apesar dos argumentos infundados que tentam enaltecer um atacando outro.
O Bruno é ruim demais. Erra em todas as provas e várias vezes. Bate em todas as provas. Tá lá exclusivamente por conta da grana da familia, pois competência não tem nem pra ser campeão da GP2.
Fábio, como há comissário ridiculo…me explica uma coisa, como podem punir Felipe Nasr naquele acidente bobo da GP2 com Ceccoto, pra mim um acidente de corrida, e não ter punido Rosberg nos incidentes com Alonso e Hamilton….por pouco não houve um acidente feio….qual o critério, é financeiro????? Sabe e isso não é primazia da F-1 e GP-2, lembra daquela punição ao Helio Castroneves numa prova da Indy do ano passado que ele ultrapassa Will Power, se defende normalmente e é punido….não sou fã do Hélio, mas também na Indy tem os seus “interesses”….a F-1 está fantastia este ano, não dá para imaginar quem será o campeão de 2012….tudo pode acontecer, até o Alonso ainda pode ganhar!!!
Caro Edson, é chato ler comentarios onde se mistura macarronada com pé de moleque, e joga teorias conspirativas sem noção da coisa. Aconselho se informar melhor. Os comisarios são diferentes e, se fosse pelo financeiro, a equipe DAMS é das mais poderosas. Eu vi o acidente, e Nars jogou o carro quando o Cecotto ja tinha mais de media carroça pasando por dentro. O Nars é jovem, é arrojado e ainda tem muito que aprender. O Cecotto tambem. Fica de olho que os dois vão chegar na F1 em 2 ou 3 anos.
Essa F! não muda mesmo!!!
o envolvimento do Hamilton e Roseberg disseram que iriam analisar depois da corrida, meus amigos, o HAMILTON é um canastrão, porém a equipe dele manda, está precisando essa F1 tomar vergonha na cara e usar o princípio da igualdade aplicado no direito para todos, depois veio o Alonso, isto é uma vergonha
Oooooh Boby. Que agua vc andeve bebendo cara? Do qué que vc ta falando mesmo?
Bom dia Fabio
Parece que a RBR,se encontrou, se for verdade veremos o Vettel ganhar mais corridas daqui para frente,quanto a Ferrari,esse é o maximo que o carro pode render em uma corrida normal,sempre vão chegar do oitavo lugar para trás,quanto ao Massa ele não hesitou em passar o Alonso,ele não pode passar o Alonso o que é uma pena,mas é uma situação em que ele aceitou, então não ha o que fazer,outra coisa acho que a Ferrari não se acerta este ano, o que é uma pena tambem.
Abraços
Felipe Massa disse que tirou um peso das costas. Vamos ver se agora, mais leve, consegue acompanhar, pelo menos, o seu companheiro de equipe. Claro que não vai.
Pegando o gancho das trocas de pneus, para mim a F1 desmotiva a seus fãs: troca de pneus – evita a disputa direta, asa móvel – mecanismo injusto, pois tira a defesa de quem vai ser ultrapassado, pneus que se desmancham, regulamentos cheios de brechas, compromisso somente com a grana, autódromos com traçados chatos – dificuldade para ultrapassagens.
Concordo. A Fórmula 1 tem muito o que aprender com a GP 2 atual, que espelha e afere realmente a habilidade dos pilotos. Na GP 2 não existe essa quantidade absurda de artificialismos que está deformando a Fórmula 1.
Acho q o Massa tá proibido de passar o Alonso…
O cara tava muito lento na frente dele.
também acho o mesmo massa está fora de ser o cara que vai passar Alonso……
Isso é teoria conspiratória. A verdade é que o Massa não conseguiu nem chegar no Alonso, mesmo com pneus melhores, quanto mais passa-lo.
Porque Kobayashi ainda é considerado “o mito” depois de muitas vezes ja ter ficado atras de seu companheiro de equipe?
Fábio, lendo a entrevista após a corrida, encontrei a seguinte declaração de Raikonnen quando perguntado se a Lotus poderia manter o ritmo nas próximas corridas:
“I have no idea what’s going to happen in the next races but the team’s been pushing hard to try to improve the car, bringing new parts, but of course they haven’t been working as well as we hoped, but anyhow, they are bringing new updates every time when they can.”
Eu traduzi mal ou o cara mandou uma indireta forte para a equipe? Ele sempre foi assim?
Sem chororó e com todos os pontos acimas da ies. Esse é o cara!!
É, a Red Bull parece que encostou de novo. Mas estou gostando deste campeonato. Anos e anos tentando-se fazer com que o campeonato seja equilibrado. Só espero que continue assim. Parabéns para a Lotus, que talvez se mantenha uma equipe estável este ano e se mantenha como está mais ou menos.
Calma menos daqui a pouco uma equipe dessas acerta o carro ai ja era, fica monotono com sempre
Massa = covarde….
O Massa está com o desempenho mais medriocre do que sempre. Que saudades do Rubinho.
o resultado da Lotus ja apareceu, mandou embora dois pilotos pagantes (Senna e Petrov) e trouxe um campeao que ja está brigando por vitorias (Kimi). Nao tem bobo na F1, a Willians é uma equipe que precisa de dinheiro apenas e por isso que está aquentando Senna e Maldonado. A Red Bull surpreendeu hoje, como a Mercedez fez na China, mas acho que nao fica na frente nao. Quem largar na pole praticamente vai ganhar a corrida, porque nao tem turbulencia….acho que esse é o caminho…ate o Perez se largar na pole e mante-la, vai ganhar a sua corrida este ano.
Creio que o desempenho da Lotus se deve a construção dos carros pelos engenheiros, tanto é que nos testes de inverno eles já estavam bem. Acho Grsjean um piloto pior que o Bruno e Raikkonen um piloto mediano…
Raikkonen mediano é de dar risada dos fãs de F1 no Brasil…rsrs
“Gosjean pior que o Bruno e Raikkonen um piloto mediano…”
Desculpe, amigo, mas você está redondamente enganado.
No primeiro caso, basta ver o retrospecto dos dois pilotos e compará-los. Não há termo de comparação possível entre Grosjean e o tal do Bruno Senna.
No segundo caso, basta ler um pouco e verá que o Kimi Raikkonen é o recordista em número de voltas mais rápidas na F1, já foi campeão mundial. Tem seus defeitos? É claro! Tem um temperamento arredio? Sim! Mas é um grande piloto!
Grosjean pode não ser um grande piloto, mas é um piloto. O B. Senna ainda está aprendendo a ser um.
Olá a todos,
eu gosto de ver que a Red Bull chegou. Concordo que essa chegada pode significar a volta do predomínio dos tourinhos sobre os demais, e o consequente final desse equilíbrio que, embora muito estranho, está legal de assistir. Mas, também pode ser somente a Red Bull chegando para a disputa, e deixando a coisa toda ainda mais emocionante. Quero sim que eles cheguem, assim como quero que as McLaren voltem, e, as Lotus e as Mercedes fiquem. E que a Ferrari se lasque para superar Force Indian e Sauber. Bem, mas agora tudo muda, chega a Europa e é um recomeço, um novo parâmetro, vamos esperar e ver.
O Massa disse ter tirado um peso dos lombos, espero que mais leva ele consiga acelerar mais.
Fábio, a melhor imagem da corrida e talvez candidata a imagem do dia, está no blog do Flávio Gomes.
E por falar em Flávio Gomes como ficou aquela história do segredo de Imola ?
Revelaremos o que fizemos em Imola no dia em que a Portuguesa for campeã mundial.
Abs
Olha! Promessa é dívida! 😀
Ou seja , como diria Burti , ficaremos sem saber (rs) Boa semana a todos
Então tá ruim da gente algum dia saber dessa história!
Com certeza vamos saber antes do Curintia ganhar a Libertadores, porque eles insistem que tem um mundial meia boca aí! hahaha
Duas boas surpresas hoje: a Volta do Homem de Gelo aos pódios da Fórmula 1, e da Lotus preta já guiada por Senna e Piquet !!
voce esta enganado… lotus preta: emerson fitipaldi e airton sena, piquet pilotou uma sim, mas amarela…
A Lotus preta foi guiada por Senna E Emerson….Piquet guiou a Lotus amarela.
Isso!! e aquilo foi todo um sacrilegio.
Kimi nunca teve o melhor carro das temporadas que disputou, foi vice em 03 por 2 pontos e em 2005, com um carro de papel, por 1 ponto. Ele merece ser no mínimo bi campeao mundial, por tudo que fez e continua fazendo nas pistas, é um talento natural. Uma pena ele ter errado o lado por onde tentou ultrapassar vettel, com a evolucao das rivais, vai ficar cada vez mais difícil chegar ao topo.
Parabéns Kimi, e seus olhos glaciais, como diz a Mariana Becker.