Vettel, e 2012 já é histórico
22/04/12 10:52Deu Vettel no GP do Bahrein.
E o Mundial de 2012 já é histórico: o início de campeonato mais equilibrado em 29 anos.
Quatro pilotos de quatro equipes venceram as quatro primeiras etapas.
Não acontecia desde 1983, quando Piquet (Brabham), Watson (McLaren), Prost (Renault) e Tambay (Ferrari) venceram em Jacarepaguá, Long Beach, Paul Ricard e Imola, respectivamente. Em 2012, Button (McLaren), Alonso (Ferrari), Nico (Mercedes) e Vettel (Red Bull) venceram em Melbourne, Sepang, Xangai e Sakhir.
Naquele ano, diga-se, houve um quinto vencedor de uma quinta equipe na quinta prova: Rosberg, da Williams. Do jeito que a coisa vai, é bem capaz que 2012 iguale a marca.
Com a Lotus, por exemplo, que colocou dois pilotos no pódio. Raikkonen foi o segundo e Grosjean (sim, é verdade!), foi o terceiro.
É a 22ª vitória de Vettel na F-1, o que o iguala a Damon Hill como o 11º piloto na estatística.
Uma corrida boa. Com mais pit stops do que eu gostaria, mas ainda assim com belas ultrapassagens.
(Há quem goste de corridas cheias de pits. Eu não. No momento em que os pilotos começam a se aproximar uns dos outros, no momento em que os duelos começam a se insinuar, surgem as plaquinha de “box” no pit wall. Houve disputas? Houve, algumas muito boas. Mas eu prefiro corridas puras, abertas, sem interferências externas. Perdoem a divagação, talvez eu esteja querendo demais…)
Para a largada, 23 dos 24 pilotos optaram pelos pneus macios. Só Kobayashi, o mito, foi com os médios. Vettel saiu bem e manteve a ponta, seguido por Hamilton e Webber. Os dois ferraristas deram show. Alonso pulou de nono para quinto. Massa, de 14º para oitavo.
O top 10, Vettel, Hamilton, Webber, Grosjean, Alonso, Button, Raikkonen, Massa, Rosberg e Pérez. Bruno, outro que largou bem, cruzou em 11º.
Na terceira volta, Massa partiu pra cima de Raikkonen e o ultrapassou. Subiu para sétimo. Mas não durou muito. Três voltas depois, levou o troco.
Enquanto isso, Grosjean virava o nome da primeira parte da corrida. Na quarta volta, deixou Webber para trás e assumiu o terceiro lugar. Na sétima, passou Hamilton e torno-se o vice-líder.
O festival de pits começou na oitava volta, com Ricciardo. Na nona, Button, Massa e Rosberg pararam. Na décima, Hamilton, Alonso e Webber. Na 11ª, Grosjean e Vergne. Vettel e Raikkonen pararam na 12ª…A ideia básica era trocar os macios pelos médios. Mas, com tanto agito, houve alguma confusão.
A McLaren errou com Hamilton. Atrapalhou-se no pneu traseiro esquerdo. De novo. A impressão é que houve um troca-troca de mecânicos da McLaren e da Ferrari entre 2011 e 2012…
Na saída, o inglês ainda levou um chega pra lá de Rosberg. O quase acidente valerá uma investigação para os dois após o GP.
Ao fim da primeira janela de pits, na abertura da 15ª volta, o top 10 era Vettel, Grosjean, Raikkonen, Webber, Button, Hamilton, Alonso, Rosberg, Massa e Pérez.
Raikkonen tornou-se, então, o piloto a ser observado, virando tempos melhores que Vettel e Grosjean e aproximando-se da dupla. Na 21ª, embutiu no companheiro de equipe: 0s7.
E veio mais pit stop. Na 23ª, Button, Rosberg e Massa mantiveram o triozinho da primeira janela de pits e pararam juntos. Na 24ª, Webber, Hamilton, Alonso, Maldonado e Schumacher pararam _na saída, Rosberg espremeu Alonso pra areia, outro incidente que será investigado após a corrida.
(Acredite: a McLaren se embananou de novo no pit de Hamilton, um inglesinho contra esse mundão todo…)
Enquanto isso, quase um detalhe numa corrida com tantos pits, Raikkonen passava Grosjean para assumir o segundo lugar.
Na 25ª, o finlandês parou. Na seguinte, Vettel e Grosjean.
O top 10, à esta altura da prova, tinha Vettel, Raikkonen, Grosjean, Webber, Di Resta, Button, Kobayashi, Rosberg, Alonso e Massa. O escocês da Force India e o japonês da Sauber, em estratégias à parte da concorrência: tinham parado apenas uma vez até então.
E formou-se um trenzinho interessante: Alonso-Massa-Hamilton. O espanhol mais lento que todo mundo, e Massa hesitando em tentar a ultrapassagem.
Lá na frente, Raikkonen partia para cima de Vettel. Na 35ª, grudou no alemão e começou a dar seus botes.
Na 37ª, mais uma janela de pits: Rosberg e Hamilton pararam. E desta vez, milagre, a McLaren não ferrou seu piloto. Na 38ª, Button, Alonso, Pérez e Schumacher pararam. Na 39ª foi a vez de Massa. Que se deu mal: perdeu a posição para Hamilton. Na 40ª, os dois líderes pararam: Vettel e Raikkonen, que saíram com os pneus médios. Por fim, Grosjean entrou na 41ª.
Fim dos pits, 16 voltas de corrida sem interferências até a bandeirada. É a isso que me refiro quando critico o excesso de pits. Sobra muito pouco de corrida pura, franca, aberta.
O esperado duelo pela ponta, que se ensaiou no terceiro trecho da prova, por exemplo, não aconteceu. A maior notícia foram os abandonos de Button e Bruno.
O top 10 na bandeirada: Vettel, Raikkonen, Grosjean, Webber, Rosberg, Di Resta, Alonso, Hamilton, Massa e Schumacher. Sim, os primeiros pontos do brasileiro da Ferrari no ano…
Com o resultado, Vettel é o novo líder do Mundial de Pilotos, com 53 pontos. Hamilton é o segundo, com 49, seguido por Webber, com 48. Button e Alonso têm 43.
Entre os Construtores, a Red Bull tem 101, contra 92 da McLaren e 57 da Lotus.
O equilíbrio tá bacana. Tá? Mas deixaram a Red Bull chegar…
kobasan o mito foi engraçado.
a corrida foi legal, podia ter tido um pega mais animado do vettel e do homem de gelo, mas tanta gente diferente na frente é o mais divertido, a corrida do di resta tbem foi bem legal.
pena que o povo que sofre no bahrein foi meio que deixado de lado.
Fábio
Pobre Massa e outros pilotos que dividirem uma equipe com o Alonso.
Hoje o Massa deveria ter ido pra cima, passado o Alonso e tchau Ferrari.
Massa, tenha certeza, há vida fora da Ferrari. E há muito mais vida longe do Alonso.
Cuidado para você, Massa, não se tornar um Nelsinho Piquet.
JAMAIS OUVIREMOS “FERNANDO, MASSA IS FASTER THAN YOU”.
Então… ñ rolou um “Fernando, Felipe is faster than you…”? Conte-me mais sobre dar o msmo tratamento pros 2 pilotos enqto eles ainda estão em condições (teoricamente) de brgar pelo título…
Felipe brigar pelo título? Jura mesmo?
Mesmo com um carro vergonhoso como o da Ferrari desse ano, o Alonso conseguiu uma vitória.
E o que o Felipe fez? Acabou de marcar o primeiro ponto dele desde o ano passado.
Se o carro é o mesmo para os dois, como você explica essa diferença?
É só olhar a classificação dos pilotos.
Fábio, quando você se refere ao Hamilton ter sido prejudicado pela equipe, me parece muito mais um defeito do carro. Ao final do segundo pit, um mecânico ficou com o que parecia ser uma porca do carro de Hamilton nas mãos. Por coincidência, os problemas nos dois pits de Hamilton – e o de Button na corrida passada – aconteceram por problemas com o pneu traseiro esquerdo. Além disso, no último pit, convenhamos: Hamilton ficou 5.4 parado na troca, enquanto que os demais fizeram em até 4.5, 4.6. se não me engano. Não sei se foi bem culpa da equipe ou do equipamento, nesse caso.
Fábio, pude perceber que vc, assim como eu, acha ridículo essas teorias da conspiração que alguns malucos acham que existe contra o Massa e contra o Hamilton. Esse 50 cent falou tanta merda nesses comentários que eu nem acreditei. Percebi que vc também se irrita com isso. Agora minha pergunta: Pq vc não acaba com essa opção de deixar comentários??? Já vi blogs que bloquearam isso e aposto que o criador está bem mais feliz hoje.
KIMI, Rei Eterno!!!!
A RBR enganou td mundo de novo, igual a época em q dizia q o seu kers não funcionava, etc etc
O Bernie deve ter combinado com eles, q esse campeonato não pode ser tão sem graça qt o ultimo, então, teremos mais um ano com “Féttel” campeão, mas dessa vez em meio à “grandes emoções”, como “quebras” esporádicas, “vacilos” q o deixem fora do Q3 etc
É triste, mas contra Newey, um piloto eficiente e rios de dinheiro, não há o q fazer….
Muito curioso, agora o Webber esta devendo uma pole e uma vitória para aqueles que botaram fé nele, ao mesmo tempo duvidando da capacidade de Vettel.
Mas será que ninguém percebeu? Webber continua o mesmo, sempre chegando atrás batalhando por um pódio, já era assim com o melhor carro em 2012.
Agora que Vettel se “achou”…segura o bicampeão!!! E se não fosse o azar do furo do pneu na MAL ele estaria com mais 12 pontos. E ninguém pode dizer que Vettel começou com carro superior nas primeiras provas. O jovem bicampeão esta mostrando que sabe superar as adversidades, nesse GP fez pole, vitória e melhor volta. Teimaram em usar dois carros diferentes na China e descobriram o caminho certo a seguir, e muitos diziam que Vettel estava fazendo mimimi por ter que usar o escapamento escolhido pela equipe. Mexeram no carro e ficou no agrado dos dois pilotos, Webber já tinha aprovado o escapamento. A RBR trabalhou no carro e achou o melhor caminho para Vettel, o problema era no carro e não em Vettel.
ESSA VITÓRIA FOI UM TAPA NA CARA DE QUEM DUVIDADA DE SUA CAPACIDADE!
Agora o Lewis deve estar muito preocupado, tava “controlando” Button na tabela e até tinha mudado o estilo de pilotagem, e vamos admitir ele esta longe daquele Lewis que dá show, mas se ele não levar a coisa na base da paciência vai voltar a fazer pixotadas. Lewis agora vai ter que ATACAR, porque Vettel é extremamente oportunista, é veloz e erra muito pouco. A dúvida é saber se Lewis vai ter condições de ser arrojado e preciso…arrojado ele é, mas o que adianta se ele não é preciso!
Agora quem esta mentalmente forte é Vettel, segura a fera!
Será que na Alemanha os torcedores estão achando a Formula 1 muito chata? Eles estão dominando a Formula 1, nas últimas 18 temporadas levaram 9 títulos. Quando não tem Schummy entre 07 e 09 aparece Vettel, quando Vettel começa mal aparece Rosberg vencendo! Quando muitos duvidavam… Vettel se recupera em grande estilo.
Tudo começou lá trás na era de “ouro” Schumacher, os alemães não dormiram em berço esplendido…investiram em seus pilotos de base, hoje colhem os frutos.
e o Brasil sempre dependendo de SALVADOR da pátria, isso funcionava a 30 anos atrás, hoje se não investir forte no piloto não chega a lugar algum…no máximo fica alguns anos na F1, isso até a grana acabar…
Grande coisa os pilotos alemães ,Vettel só vence quando larga na pole e tem o melhor carro, Rosberg só ganhou 1 GP na F-1 desde sua estréia e Schumy hoje sofreu a maior humilhação da sua carreira, veja o áudio de seu engenheiro com ele comentado pelo locutor da BBC britânica onde ele ensina Schumacher a pilotar, simplesmente hilário: “We’re hearing the Mercedes are telling Michael Schumacher that his team-mate is taking a different line into the Turn One hairpin and managing to get on the power earlier than him – and maybe he should try doing that. Schumacher getting driving lessons. Hmmm, can’t imagine that went down that well with the seven-time world champion.”Os alemães só estão no topo porque tem os melhores carros e grande apoio econômico.
Fabio, me desculpe, mas vou discordar de ti. Do jeito que descreve a corrida, eles largaram, fizeram uma série de pits e chegaram. Houve uma série de disputas na pista e, para minha satisfação, uma série de ultrapassagens fora da zona do DRS. Na última corrida também fiquei com uma impressão diferente. A corrida que vi foi muito mais movimentada do que você descreve. Respeito sua opinião, mas deixo o meu registro. Abraço!
fato marcante ,5 motores Renaullt nas cinco primeiras posições
Correção 4
GP muito bom. Mas, pelo que acompanhei na semana, acho que ficou um gosto amargo para parte da imprensa, principalmente inglesa e seus seguidores (né Fabio???), que gostariam de ter visto mais bombas, tanques e atentados no período do GP. Chorem, podem chorar….
Bacana ver o Ice-man de volta ao topo. Ele tem um pouco do perfil dos pilotos dos anos 80. Não é político, as vezes é indiferente, mas dentro da pista mostra do que é capaz. Valeu ice-man!
Achei a corrida interessante. Alguns pilotos também estão mudando… para serem os mesmos. Houve ultrapassagens na pista. Também houve erros nos pits do Hamilton, o que fez com que o piloto inglês perdesse muitas posições. Mas são coisas que acontecem. Na prova de hoje, Nico Rosberg voltou a ser… Nico Rosberg. Não aquele das primeiras corridas, que ficou muito aquém do seu rendimento habitual, nem o do GP da China, onde muitos o apontaram como o favorito da temporada. Voltou a ser… o piloto mediano que sempre foi. Felipe Massa mostrou que pode voltar a ser o Felipe Massa. Gostei do que vi, se continuar melhorando. Demostrou agressividade em algumas ultrapassagens e não teve medo. Andou perto do companheiro de equipe. E Vettel, voltou a ser o Vettel. Largou em primeiro e chegou em primeiro. Deixou a mim pelo menos com um pouco de receio que o equilíbrio de até então se vá e que o alemão da RBR comece a vencer todas as corridas, o que espero, não aconteça. O Bruno hoje não apareceu. Mas também não vamos esperar que ele fique sempre na zona de pontuação, pois o carro não é bom, apesar de estar melhor que no ano passado. A McLaren ficou a baixo do que pode fazer. Button e Hamilton fizeram corridas apagadas e quase não apareceram. Ah… O Raikkonen também está mostrando que pode ser o Raikkonem de antes de parar. Fez uma grande corrida e quase chegou a ameaçar a vitória de Vettel. Tomara que o campeonato continua equilibrado.
Eu acho que a frase final do post que você quis postar foi:
“O equilíbrio tá bacana? Tá. Mas deixaram a Red Bull chegar…”
É só trocar os locais do ponto “.” e da interrogação “?”
O HAMILTON TA NO FINAL DE CONTRATO E AINDA NAO RENOVOU.ISSO TEM MUITO QUE SE LHE DIGA.ACHO QUE ATE O FINAL DA EPOCA,O RAPAZ VAI PASSAR POR UMAS BOAS.MAS ESTE ANO ESTA MAIS TRANQUILO E SERENO E GRAO A GRAO VAI AMEALHANDO PONTOS IMPORTANTES.
CONTRA TUDO E TODOS DENTRO DA EQUIPA SERA SEMPRE UM VENCEDOR.
Juca o Vettel esta na ponta e não largar tão facil, Vettel é bicampeão é melhor de cabeça atualmente,hamilton é pop star com a noiva corrida é para campeões sem
sururu externo.
É meu caro, é nessas horas que o cara tem que passar o “companheiro”, chegar no box e entregar a chave pro chefe da equipe e dizer:
– Se me quiser na próxima corrida, vc sabe meu telefone.
Nunca na estória da F1 vi um piloto mais cordeirinho, capacho e subjugado como esse piloteco do barrichelizado.
O cara vive só em função do status e da grana. O dinheiro que ele tem só acaba se ele doar, já o status…….
Eu sempre soube que ele era – em termos de qualidade – de segunda linha, mas hoje foi patético, só superado pela torcida do narrador compadre. Aliás, gostaria de ter Galvão como meu amigo: Ele não entrega os amigos nunca kkkkkkkkk por mais dificil que seja encontrar uma desculpa para te defender.
PORRA MASSA II, SE ESPELHE NOS GARRINCHAS DA FORMULA 1 = RAIKKONEN E HAKKINEN (HAJA VODKA PARA OS DOIS)
O interessante do episodio entre Hamilton e Rosberg e’ que o Rosberg estava reclamando que o Hamilton ultrapassou ele por fora da pista. Existe alguma regra contra isso? Eles estavam numa reta e nao Hamilton nao cortou uma curva para passar.
Abs
Na verdade existe sim… as ultrapassagens tem que ser feitas dentro dos limites da pista
isso é muito relativo, lembra da disputa massa/kubica na chuva, ele passou kubica na reta final, fora da pista.
Fábio eu queria saber sua opinião em relação ao comportamento da mclaren em relação ao favorecimento a button em detrimento a hamilton ?
Responda por favor
Abs
Não existe esse favorecimento.
Abs
Favorecimento talvez não, mas com certeza a McLaren não está tratando o LH como tratava anteriormente. Nesta temporada em que ele colocou a cabeça no lugar e tenta pensar no campeonato está sendo notoriamente sendo prejudicado nas paradas de box. Hoje foi a terceira vez que isto ocorreu e de fato é estranho o Button sempre parar primeiro mesmo com o LH numa posição melhor. Continuando desta forma no final do ano o LH possivelmente troca de escuderia…
Não msm! Button já mostrou que não precisam por cabresto em Hammy para lhe facilitar a vida. Isso só okorre na ferrada!
E mais, erros da equipe não são jogados nas kostas de seus pilotos. A Mclaren assume as mazelas, não as repassa a pilotos-kapachos.
não existe teoria da conspiração, eles trabalham no limite, erros acontecem, nós só percebemos quando são para quem torcemos.
VALEU FILANDES CACHACEIRO PINGAIADA BOA GENTE!!!
PORRA MASSA, SE ESPELHE NO FILANDES CIRROTICO!!!!
Fábio, pensando um pouco à frente, a próxima corrida será na Espanha, na Catalunya. Geralmente o melhor carro vence lá, já que é um circuito bem conhecido por todas as equipes. Assim, o piloto e a equipe que lá vencerem podem ser considerados os favoritos ao título?
Fábio, gostaria de saber a sua opinião sobre a atitude tomada pela Ferrari ao não dar a ordem para que Felipe ultrapassasse Alonso, mesmo estando mais rápido. Gostaria, também, de saber sua opinião sobre as recentes declarações de Domenicalli. Transcrevo: “Felipe precisa aceitar que ele está encarando um companheiro de equipe muito forte. Ele precisa assumir um papel claro, ao invés de tentar tirar vantagem. Precisa aprender com Fernando, não desafiá-lo. Esse desafio é o caminho para ele ser destruído por companheiros, como Alonso ou Schumacher, que são verdadeiros “canibais”. Alonso tem um papel central no time e participa de importantes decisões – explicou em entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”. Obrigado!
Não havia nenhum motivo para deixar o Massinha passar, eles estavam na mesma estratégia, de três paradas, não era como na China. E Massa nem estava mais rápido, pois hora nenhuma “colou” no Alonso. Foi só a conversinha do Galvão que já estamos acostumados…
Só o Massinha confirmando o que eu disse, no Tazio:
‘Sobre a disputa com Alonso, Massa declarou que tentou ir para cima do companheiro, mas não obteve a aproximação necessário para esboçar a ultrapassagem. “Eu tentei chegar mais perto para ultrapassar, lógico, mas não foi possível, até porque ele não estava tão lento, só um pouco mais lento do que eu”, comentou.’
Só eu notei que a Lotus do Kimi não usava o Keers ? O Vettel despejava tudo na reta dos boxes , desesperado para não ser ultrapassado.
Mesmo assim, sem usar o dispositivo, o Kimi ainda fungava no pescoço do Vettel.
Fábio, apesar de teóricamente ter melhor carro Schumacher o sempre “protegido”depois do seu retorno,ainda não fez nada parecido como o “iceman” na prova de hj, um verdadeiro campeão.Qto ao Galvão cada transmissão pior.
Se esqueceu do braço do Schummy no Canada 2011?????
Ou do duelo do Schummy x Hamilton Monza 2011???
As outras equipes evoluiram e a McLaren não. Não tem um ritimo bom de corrida, precisa melhorar se quiser continuar na briga pelo titulo
Escancarou de vez,só não vê quem não quer, hamilton precisa se impor na equipe ,bater o pé e lembrar a eles que também é campeão mundial , e que não vai admitir essas palhaçadas constantes,ele não aceitou quando corria com Alonso não é agora que ele vai aceitar.
Caso contrário eu cravo Hamilton em 2013 na mercedes no lugar de schumacher.
Pra cima Hamilton, tamo junto!!!!!
Esse Raikkonen é um craque. E dizer que grande parte da imprensa brasileira costumava igualá-lo ao Massa. Já começa a ter um lugar na minha seletíssima relação de melhores de todos os tempos.
http://www.f1mania.net/noticias/vernoticia.php?id=55050 – ALGUÉM VIU ESSA REPORTAGEM? SE FOR DE FATO VERDADEIRA, COLOCA MASSA NUMA SITUAÇÃO MAIS COMPLICADA AINDA DIANTE DA EQUIPE, DA MÍDIA E DE ALGUNS TORCEDORES QUE ELE POSSIVELMENTE AINDA TEM.
Desde a primeira corrida que a Mclaren tem um ritmo de corrida medíocre… Ganhou na primeira, mas não foi algo absoluto… No restante penou e não ganhou… Ficou claro que andou para trás nas últimas 2 corridas… Agora vai ficar mais difícil, não soube aproveitar as 3 corridas em que estava um pouco superior… agora a vantagem foi para o saco.
kkkkk será que não vamos ouvir Massa is faster than you