Vettel, e 2012 já é histórico
22/04/12 10:52Deu Vettel no GP do Bahrein.
E o Mundial de 2012 já é histórico: o início de campeonato mais equilibrado em 29 anos.
Quatro pilotos de quatro equipes venceram as quatro primeiras etapas.
Não acontecia desde 1983, quando Piquet (Brabham), Watson (McLaren), Prost (Renault) e Tambay (Ferrari) venceram em Jacarepaguá, Long Beach, Paul Ricard e Imola, respectivamente. Em 2012, Button (McLaren), Alonso (Ferrari), Nico (Mercedes) e Vettel (Red Bull) venceram em Melbourne, Sepang, Xangai e Sakhir.
Naquele ano, diga-se, houve um quinto vencedor de uma quinta equipe na quinta prova: Rosberg, da Williams. Do jeito que a coisa vai, é bem capaz que 2012 iguale a marca.
Com a Lotus, por exemplo, que colocou dois pilotos no pódio. Raikkonen foi o segundo e Grosjean (sim, é verdade!), foi o terceiro.
É a 22ª vitória de Vettel na F-1, o que o iguala a Damon Hill como o 11º piloto na estatística.
Uma corrida boa. Com mais pit stops do que eu gostaria, mas ainda assim com belas ultrapassagens.
(Há quem goste de corridas cheias de pits. Eu não. No momento em que os pilotos começam a se aproximar uns dos outros, no momento em que os duelos começam a se insinuar, surgem as plaquinha de “box” no pit wall. Houve disputas? Houve, algumas muito boas. Mas eu prefiro corridas puras, abertas, sem interferências externas. Perdoem a divagação, talvez eu esteja querendo demais…)
Para a largada, 23 dos 24 pilotos optaram pelos pneus macios. Só Kobayashi, o mito, foi com os médios. Vettel saiu bem e manteve a ponta, seguido por Hamilton e Webber. Os dois ferraristas deram show. Alonso pulou de nono para quinto. Massa, de 14º para oitavo.
O top 10, Vettel, Hamilton, Webber, Grosjean, Alonso, Button, Raikkonen, Massa, Rosberg e Pérez. Bruno, outro que largou bem, cruzou em 11º.
Na terceira volta, Massa partiu pra cima de Raikkonen e o ultrapassou. Subiu para sétimo. Mas não durou muito. Três voltas depois, levou o troco.
Enquanto isso, Grosjean virava o nome da primeira parte da corrida. Na quarta volta, deixou Webber para trás e assumiu o terceiro lugar. Na sétima, passou Hamilton e torno-se o vice-líder.
O festival de pits começou na oitava volta, com Ricciardo. Na nona, Button, Massa e Rosberg pararam. Na décima, Hamilton, Alonso e Webber. Na 11ª, Grosjean e Vergne. Vettel e Raikkonen pararam na 12ª…A ideia básica era trocar os macios pelos médios. Mas, com tanto agito, houve alguma confusão.
A McLaren errou com Hamilton. Atrapalhou-se no pneu traseiro esquerdo. De novo. A impressão é que houve um troca-troca de mecânicos da McLaren e da Ferrari entre 2011 e 2012…
Na saída, o inglês ainda levou um chega pra lá de Rosberg. O quase acidente valerá uma investigação para os dois após o GP.
Ao fim da primeira janela de pits, na abertura da 15ª volta, o top 10 era Vettel, Grosjean, Raikkonen, Webber, Button, Hamilton, Alonso, Rosberg, Massa e Pérez.
Raikkonen tornou-se, então, o piloto a ser observado, virando tempos melhores que Vettel e Grosjean e aproximando-se da dupla. Na 21ª, embutiu no companheiro de equipe: 0s7.
E veio mais pit stop. Na 23ª, Button, Rosberg e Massa mantiveram o triozinho da primeira janela de pits e pararam juntos. Na 24ª, Webber, Hamilton, Alonso, Maldonado e Schumacher pararam _na saída, Rosberg espremeu Alonso pra areia, outro incidente que será investigado após a corrida.
(Acredite: a McLaren se embananou de novo no pit de Hamilton, um inglesinho contra esse mundão todo…)
Enquanto isso, quase um detalhe numa corrida com tantos pits, Raikkonen passava Grosjean para assumir o segundo lugar.
Na 25ª, o finlandês parou. Na seguinte, Vettel e Grosjean.
O top 10, à esta altura da prova, tinha Vettel, Raikkonen, Grosjean, Webber, Di Resta, Button, Kobayashi, Rosberg, Alonso e Massa. O escocês da Force India e o japonês da Sauber, em estratégias à parte da concorrência: tinham parado apenas uma vez até então.
E formou-se um trenzinho interessante: Alonso-Massa-Hamilton. O espanhol mais lento que todo mundo, e Massa hesitando em tentar a ultrapassagem.
Lá na frente, Raikkonen partia para cima de Vettel. Na 35ª, grudou no alemão e começou a dar seus botes.
Na 37ª, mais uma janela de pits: Rosberg e Hamilton pararam. E desta vez, milagre, a McLaren não ferrou seu piloto. Na 38ª, Button, Alonso, Pérez e Schumacher pararam. Na 39ª foi a vez de Massa. Que se deu mal: perdeu a posição para Hamilton. Na 40ª, os dois líderes pararam: Vettel e Raikkonen, que saíram com os pneus médios. Por fim, Grosjean entrou na 41ª.
Fim dos pits, 16 voltas de corrida sem interferências até a bandeirada. É a isso que me refiro quando critico o excesso de pits. Sobra muito pouco de corrida pura, franca, aberta.
O esperado duelo pela ponta, que se ensaiou no terceiro trecho da prova, por exemplo, não aconteceu. A maior notícia foram os abandonos de Button e Bruno.
O top 10 na bandeirada: Vettel, Raikkonen, Grosjean, Webber, Rosberg, Di Resta, Alonso, Hamilton, Massa e Schumacher. Sim, os primeiros pontos do brasileiro da Ferrari no ano…
Com o resultado, Vettel é o novo líder do Mundial de Pilotos, com 53 pontos. Hamilton é o segundo, com 49, seguido por Webber, com 48. Button e Alonso têm 43.
Entre os Construtores, a Red Bull tem 101, contra 92 da McLaren e 57 da Lotus.
O equilíbrio tá bacana. Tá? Mas deixaram a Red Bull chegar…
Os touros vermelhos chegaram é verdae.
Mas eu não acho que vai se repetir o 2011 quando eles tinham um carro imbativel.
O RBR desse ano é um carro comum como Mclaren, Lotus ou Mercedes.
E isso é que eu estou gostando. Equilibrio.
Nada de disparar na frente e acabou.
Se ficar assim na Espanha, mesmo apos os upgrades, tá bom D+!!!
Fabio,esses erros que acontecem na troca de pneus e erro mesmo ou e a porca que fica travado na hora da troca ?Nao e possivel que cometam tanto erro assim.
Assino embaixo sua reclamação quanto os pit stops. Sou a favor de uma ou duas janelas de pit stops por corridas. Essas paradas só tornam as corridas muito confusas para quem não tem o costume de acompanhar.
É verdade, Rosberg joga hamilton pra fora da pista e não acontece nada se fosse o contrário o universo todo estaria criticando e ele ainda seria punido, não é hipócritas?
Ao menos o Hammy foi todo nervosinho até Rosberg e dar-lhe tapinhas nas kostas dizendo “bom trabalho” ao fima da prova ou vai deixar o komite da prova ver isso?
No mais, F-1 não é karrosel, é montanha-russa!
Parece que a Lotus demorou um pouquinho no último pit do Iceman. Aliás, a Lotus me quebrou na previsão da corrida.
Outro que me quebrou parcialmente foi Senna, já que previa Massa abandonando. Mas acertei que um brasileiro abandonaria, embora Massa covardemente ficou nhanhando atrás do Alonso com medo de ultrapassá-lo e perder uma parte do salário.
É, campeonato de F1 2012 começou muito bem !! As equipes estão mais próximas que em outros campeonatos recentes !! Agora, a McLaren está pisando na bola com o Hamilton !! Na Austrália onde largou na pole, a McLaren errou na estratégia e nos pits do Hamilton; na Malásia, pole, e novamente a equipe errou nos dois pits e deram a vitória ao Alonso, que por sua vez fez uma ótima corrida. Na China fez o segundo tempo nos treinos, e perdeu cinco posições no grid por trocar o câmbio, mas mesmo assim chegou em terceiro. No Barhein fez novamente o segundo tempo, e a McLaren errou feio nos três pits do Lewis, e mesmo assim chegou em oitavo. Ainda está em segundo no campeonato, mas merecia já ter vencido e liderar o campeonato com vantagem !! Se continuar assim vão tirar o campeonato dele que está correndo com a cabeça no lugar esse ano.
Verdade! Hammy esta indo bem. Mas as mazelas da Mclaren não são jogadas nele ou em Button, komo a ferrada faz kom massa. Nada mal para quemfikou de 2º piloto da equipe sem perder velocidade ou arrojo. Ainda aposto nele pra levar este kampeonato, msm este estando ao alcance de todos, exceto massa que komo de kostume atribui os problemas as “forzas” maiores.
Eu acho estranho esses erros em pits stop, pois a McLaren sempre foi competente nas trocas de pneus. Agora sempre que o Hamilton está bem na corrida, e tem de ir aos boxes, logo aparece um mecânico com uma porca na mão e com aquela cara de “fiz merda”‘. Assim não dá … mas o Miltão já encarou cituações muito mais difíceis para estar aí … com méritos ele vai vencer !!
Rsrsrsrsrsrz ”Situações”.
É ! O Whitmarsch não gosta mesmo do Hamilton. A má vontade dos mecanicos no pit stop dele é clara e nítida. Comeram 17 segundos em duas trocas , fora a corrida anterior. Em compensação o preferido da equipe teve um pneu furado. Ou a Mac Laren joga com o Hamilton ou vai ficar na fila , mesmo porque o grid ficou mais agressivo com a Lotus francamente no páreo e a recuperação da RBR.
Também acho,os mecânicos tão com má vontade mesmo,tão querendo fazer button campeão nas costas de hamilton
Fabio, discordo de sua visão de que faltou peito para Massa passar Alonso.
Bastava a Ferrari se utilizar do expediente da corrida passada, quando Alonso era mais rápido com pneus macios, e a sua frente Massa estava com pneus médios.
Veio aquela voz dizendo “Alonso está em estratégia diferente, deixe passa-lo”
Mas com o brasileiro está relegado dentro da Ferrari o expediente não foi usado hoje.
Acho que isso ajuda a explicar um pouco a falta de vontade/combatividade do Massa..além do carro deste ano da Ferrari ser péssimo
O Massa tinha que pedir isso para a equipe, tal como o faz o Pilantronso. Sabe quando???? Nunca. Lotus OK!!!
Fábio, o que você quis dizer com “…um inglesinho contra esse mundão todo…”? Estou chegando a conclusão que o Brasil não só não tem pilotos, como não tem um comentarista que tenha um nível no mínimo aceitável.
Foi uma ironia com aqueles que acham que os brasileiros são perseguidos e sacaneados por suas equipes. Ou com aqueles que acham que equipes jogam deliberadamente contra seus pilotos. Mas tudo bem, acontece de não entender ironia… Abs
Eu tambem nao entedi do ´Mito` Kobayashi, poderia explicar, please?
Bom, esta foi a sua explicação para a irônia, pois o que você disse pode-se ter N entendendimentos, algumas nada nobres.
“entendimentos”
Fábio, é que realmente não dava pra entender. Todos ali são ingleses… A equipe, até o companheiro.
Mas claro que nunca existiu sacanear deliberadamente, nem com brasileiros nem com ninguém, acho incrível alguém cogitar uma equipe se sabotando por querer, não faz sentido.
tirando o caso alonso/hamilton onde até o ron dennis afirmava torcida pelo ingles, não lembro de outro caso.
E o Rubinho, ninguem fala mais nada do cara mas ele é bom corredor sim sou fã dele !!!
COITADOS! (ambos ).
Na F INDY estão falando dele: como o maior chorão que já apareceu por lá. e olha que começou agora!
Na F1, já era, há muito tempo.
Talvez seja porque o assunto aqui é Fórmula Um
Agora a parte boa da corrida ,Vettel absoluto largou bem e quase não foi incomodado,Raikonnen e Grojean fizeram uma corridaça, pra mim os nomes da corrida sinal de que a disputa vai ser boa entre as equipes.
Agora fábio por que inglesinho queria entender
Abs
Parece que o motivo do erros no pit stop não são culpa dos mecânicos da Mclaren.Parece que a culpa é da direção e nesse caso mais um erro do Whitmarsh.Pelo que entendi a peça que prende o pneu na roda tem um mecanismo de encaixe muito ruim, por isso os pit da Mclaren sempre dão problema nessa peça(vide China Button), dificultando o desencaixe da roda e o Whitmarsh até agora não providenciou a troca.E parece residir nessa peça o motivo da Ferrari ter os melhores pit stop, uma vez que seu mecanismo de encaixe e mais eficiente e tem probabidade menor ficar defeituosa.
Desligo o audio da TV para não escutar as trapalhadas do Galvão, mas hoje o Dinei tinha no se que na agua benta. Porra Fabio, vc que ta perto da um sopapo na boca do cara. Confundir pilotos a cada hora ja está demais, mas dizer no meio da alharaca que um motor Renault e um Lotus disputabam a ponta foi de fechar a trasmissão. Por certo, 4 motores Renault na ponta….
Bem lembrado, 4 Renaults na frente. E o Fábio que estava amando os motores Mercedes, nessas retonas todas, como fica?!
Dificil foi escutar o Galvão Bueno imitanto um carro de Formula 1, do Buton, quando ele estava com marcha e rotações baixas, com aquele som grave, rouco. Parecia um cachorro rosnando! heheheh
Kkkkkkkkkkkk!
É fabio Hamilton mais uma vez prejudicado pela mclaren ,errou nos 3 pits de propósito pra beneficiar Button.
A mesma coisa na Malásia seguraram Hamilton no pit pra Button voltar na frente.
Ora , tão tentando fazer Button campeão nas costas de Hamilton ,isso prova minha teoria de que a mclaren já escolheu seu piloto n 1 não a toa hamilton mudou seu estilo de pilotagem por
que esse carro foi feito ao estilo de button isso prova o piloto medíocre que button é precisa que a equipe prejudique hamilton em favor dele, por que em velocidade pura hamilton bota ele pra comer poeira(veja o placar em classificação 4 a 0) .Nao adiantou ele no final abandonou .Mas hamilton é hamilton vai ser bi-campeão mesmo com toda essa conspiração.
abs
ESTOU DE ACORD0!POR ISSO O HAMILTON VAI SAIR DA MCLAREN NO FINAL DA EPOCA.
Kimi “Show!!!”mostrou para que veio ! Pena não ter vencido, mas a hora vai chegar.
PS. Fábio, gostaria de saber o que o Alonso falou sobre o Massa pelo rádio, na hora que ele deu chilique…por causa do Rosberg (deveria ser punido pelo que fez com o Hamilton)
Abs.
Massa, 17º com 02 pontos.
Shumacher, 18º com 02 pontos.
Ambos desperdiçando gasolina?
Na corrida passada Schummy foi obrigado a abandonar quando estava nas primeiras posições. Hoje largou praticamente em último por falha da equipe na qualificação. Não, não é a mesma coisa.
Como as vezes cantam nos estádios de futebol: ” O campeão voltou, o campeão voltou”. Deram mole e o Vettel entrou na briga. Será tri.
A Mclaren parece que está copiando o que a Ferrari fez com o Massa, tirando do Hamilton a chance de vencer…
E a formula 1 está ficando bem legal, este ano está show!!!
Fábio fazer uma correção no seu texto, onde se lê Mercedes 92 pontos, alterar para Mclarem.
Deixa ver se entendi bem…Na hora de comentar a corrida de um (Hamilton), vem a ironia infantil.
Na hora de falar do Vettel, termina com comentário de torcedor.
Depois, quando te acusam de ter preocnceito com o “ingelzinho”, você dá chilique, né, Fábio?
Creio que o sujeito não percebeu que a ironia foi com o Barrichello, que mandou o original “um brasileirinho contra esse mundão todo”
Obrigado, Crego, não sabia dessa do Barrica, agora finalmente ficou clara a ironia.
Fabio, a McLaren tem 92 e não a Mercedes. Aliás, como a McLaren está com ritmo de corrida ruim!!!
A maclaren consegui a façanha de errar nos três pit-stops do Hamilton nos dois primeiros errou feio aproximadamente 7a8s a mais no pit e no último ela não errou feio, mas fez um pit-stop muito ruim se comparado com os outros pilotos com que Hamilton disputava posição.E como resultado Red Bull no topo no campeonato de pilotos e no de construtores.Se fosse Ron Dennis despediria logo o Whitmarsh, desde sua chegada a Maclaren não teve nenhuma chance de ganhar campeonatos.Está sempre correndo atrás do desenvolvimento das outras equipes.E no ano que larga na frente no desenvolvimento dos carros deixa os outros chegarem e passarem sem dificuldade.
Depois da China publiquei que o Vettel tava vivo, riram, agora riam!!
Eu nunca duvidei, lembre-se que o Vettel correu com o carro sem a novidade do escapamento na China, agora, com atualizações em dia já colocou o Webber no bolso.
O duro é ler comentários de merda de gente que não entende nada dizendo que o Vettel só ganha com o melhor carro.
E quem diabos dos infernos ganha com carro inferior? Digo, você faz milagres aqui ou ali, tipo Senna em 93, mas ser campeão? Nunca vi.
O campeonato está ótimo. Grandes pilotos, Kimi, Vettel, hamilton, alonso, gigantes, mas não vamos desmerecer ninguém.
ninguém, absolutamente ninguém é campeão do mundo sem ter talento sem merecer, não hoje.
Por acaso Vettel não teve o melhor carro hoje?Deve ser coincidência a Red Bull estar liderando o campeonato de construtores com 9 pontos de vantagem para o segundo colocado.
de longe não teve o melhor carro, mc larens, lotus tinham os melhores carros, se vacilar até a sauber tinha carro melhor, ficar sempre na frente deu a pequena vantagem que o Vettel precisava e apenas isso.
“Ficar sempre na frente é que deu a vantagem para Vettel ganhar”, então me diz como Vettel fez pole e manteve sempre na frente e Webber ficou com a terceira posição na classificação( detalhe Webber não é um piloto muito rápido) tendo a RBR carros mais lentos que Mclaren, Lotus e Sauber.Faz me rir.
vou ter que responder no meu
basta vc olhar as melhores voltas, a sauber tem a segunda melhor volta da corrida, com super Koba
Vettel fez a melhor, logo que saiu dos boxes, na ultima parada pra tentar avisar o Kimi que ele tinha carro sobrando, puro jogo psicologico, vc pode falar oq quiser do Vettel, mas ele em uma única volta, é extremamente rápido, pegou o último jogo de pneus ZERADO, aqueceu e mandou uma volta lançada e era tudo oq tinha na manga, deu certo, kimi desistiu.
para maiores detalhes, basta olhar a tabela, Webber tem apenas a 6º melhor volta da corrida, 1 segundo acima da do Vetel que depois dessa volta, não chegou nem perto desse tempo. Webber é muito rapído sim, pode-se comparar ao Rubens, problema é que todos gostam de menosprezar, quem nunca foi campeão, como se todos que estão ali, não fossem excepcionais, ou vc acha que a Red Bull, deixa ele lá por caridade? Vc não pode ser tão ingenuo assim.
As Lotus tem o 3º e 5º melhores voltas da corrida
Fabio, quem tem 92 pontos é a Mclaren, ñ a Mercedes.
Fabio, no terceiro pit a McLaren não ferrou o piloto ? Foi 2 segundos mais lenta que a mercedes. 2 segundos na F1 é muito tempo.
Hoje definitivamente era dia não da McLaren.
Dou os parabéns à Red Bull e Lotus (e seus pilotos claro) que hoje estiveram muito bem.
Agora o Rosberg dá 2 chega para lá, sendo o primeiro muito escandaloso e não acontece nada… tem anos que na F1 se pune por tudo, até se pune por ultrapassagem, outros anos não se pune por nada. Vai entender.
Bom dia a todos, foi um bela corrida mas o que esta ocorrendo com a Mclaren vem errando muito com Lewis, me parece favorecendo o Button, e se deram mau, pois o pneu do Button furou!!! rsrsr
“Entre os Construtores, a Red Bull tem 101, contra 92 da “Mercedes” e 57 da Lotus.”Não seria McLaren ao inves de Mercedes?
Sim, arrumei lá. Obrigado.
Abs
Que sac… hemm…
Acho que não. Não sei, mas acretido que o Fábio acha positivas as correções.
Kimi demais, pena nao ter vencido. Seu regresso a F1 eh muito diferente do Schumacher.
Resta saber se é F1 ou Mario Kart (kers, asa, pneus…). Mas que está divertido, está mesmo….
Grande ideia, poderiam acrescentar misseis teleguiados e afins nos carros… Ja’ pensou ?
Um detalhe: a Ferrari avisou o Alonso que tinha um carro mais rapido e com estrategia diferente atras dele ? Super justo, ne’ ?
O Zacarias já sucumbiu. Melancólico. Porque não foi pra cima quando teve oportunidade, tá rico não faz mais diferença. A Ferrari mandou o Kimi, campeão mundial, embora no meio do ano, então para mandar o quase é só estalar os dedos.