Vettel, e 2012 já é histórico
22/04/12 10:52Deu Vettel no GP do Bahrein.
E o Mundial de 2012 já é histórico: o início de campeonato mais equilibrado em 29 anos.
Quatro pilotos de quatro equipes venceram as quatro primeiras etapas.
Não acontecia desde 1983, quando Piquet (Brabham), Watson (McLaren), Prost (Renault) e Tambay (Ferrari) venceram em Jacarepaguá, Long Beach, Paul Ricard e Imola, respectivamente. Em 2012, Button (McLaren), Alonso (Ferrari), Nico (Mercedes) e Vettel (Red Bull) venceram em Melbourne, Sepang, Xangai e Sakhir.
Naquele ano, diga-se, houve um quinto vencedor de uma quinta equipe na quinta prova: Rosberg, da Williams. Do jeito que a coisa vai, é bem capaz que 2012 iguale a marca.
Com a Lotus, por exemplo, que colocou dois pilotos no pódio. Raikkonen foi o segundo e Grosjean (sim, é verdade!), foi o terceiro.
É a 22ª vitória de Vettel na F-1, o que o iguala a Damon Hill como o 11º piloto na estatística.
Uma corrida boa. Com mais pit stops do que eu gostaria, mas ainda assim com belas ultrapassagens.
(Há quem goste de corridas cheias de pits. Eu não. No momento em que os pilotos começam a se aproximar uns dos outros, no momento em que os duelos começam a se insinuar, surgem as plaquinha de “box” no pit wall. Houve disputas? Houve, algumas muito boas. Mas eu prefiro corridas puras, abertas, sem interferências externas. Perdoem a divagação, talvez eu esteja querendo demais…)
Para a largada, 23 dos 24 pilotos optaram pelos pneus macios. Só Kobayashi, o mito, foi com os médios. Vettel saiu bem e manteve a ponta, seguido por Hamilton e Webber. Os dois ferraristas deram show. Alonso pulou de nono para quinto. Massa, de 14º para oitavo.
O top 10, Vettel, Hamilton, Webber, Grosjean, Alonso, Button, Raikkonen, Massa, Rosberg e Pérez. Bruno, outro que largou bem, cruzou em 11º.
Na terceira volta, Massa partiu pra cima de Raikkonen e o ultrapassou. Subiu para sétimo. Mas não durou muito. Três voltas depois, levou o troco.
Enquanto isso, Grosjean virava o nome da primeira parte da corrida. Na quarta volta, deixou Webber para trás e assumiu o terceiro lugar. Na sétima, passou Hamilton e torno-se o vice-líder.
O festival de pits começou na oitava volta, com Ricciardo. Na nona, Button, Massa e Rosberg pararam. Na décima, Hamilton, Alonso e Webber. Na 11ª, Grosjean e Vergne. Vettel e Raikkonen pararam na 12ª…A ideia básica era trocar os macios pelos médios. Mas, com tanto agito, houve alguma confusão.
A McLaren errou com Hamilton. Atrapalhou-se no pneu traseiro esquerdo. De novo. A impressão é que houve um troca-troca de mecânicos da McLaren e da Ferrari entre 2011 e 2012…
Na saída, o inglês ainda levou um chega pra lá de Rosberg. O quase acidente valerá uma investigação para os dois após o GP.
Ao fim da primeira janela de pits, na abertura da 15ª volta, o top 10 era Vettel, Grosjean, Raikkonen, Webber, Button, Hamilton, Alonso, Rosberg, Massa e Pérez.
Raikkonen tornou-se, então, o piloto a ser observado, virando tempos melhores que Vettel e Grosjean e aproximando-se da dupla. Na 21ª, embutiu no companheiro de equipe: 0s7.
E veio mais pit stop. Na 23ª, Button, Rosberg e Massa mantiveram o triozinho da primeira janela de pits e pararam juntos. Na 24ª, Webber, Hamilton, Alonso, Maldonado e Schumacher pararam _na saída, Rosberg espremeu Alonso pra areia, outro incidente que será investigado após a corrida.
(Acredite: a McLaren se embananou de novo no pit de Hamilton, um inglesinho contra esse mundão todo…)
Enquanto isso, quase um detalhe numa corrida com tantos pits, Raikkonen passava Grosjean para assumir o segundo lugar.
Na 25ª, o finlandês parou. Na seguinte, Vettel e Grosjean.
O top 10, à esta altura da prova, tinha Vettel, Raikkonen, Grosjean, Webber, Di Resta, Button, Kobayashi, Rosberg, Alonso e Massa. O escocês da Force India e o japonês da Sauber, em estratégias à parte da concorrência: tinham parado apenas uma vez até então.
E formou-se um trenzinho interessante: Alonso-Massa-Hamilton. O espanhol mais lento que todo mundo, e Massa hesitando em tentar a ultrapassagem.
Lá na frente, Raikkonen partia para cima de Vettel. Na 35ª, grudou no alemão e começou a dar seus botes.
Na 37ª, mais uma janela de pits: Rosberg e Hamilton pararam. E desta vez, milagre, a McLaren não ferrou seu piloto. Na 38ª, Button, Alonso, Pérez e Schumacher pararam. Na 39ª foi a vez de Massa. Que se deu mal: perdeu a posição para Hamilton. Na 40ª, os dois líderes pararam: Vettel e Raikkonen, que saíram com os pneus médios. Por fim, Grosjean entrou na 41ª.
Fim dos pits, 16 voltas de corrida sem interferências até a bandeirada. É a isso que me refiro quando critico o excesso de pits. Sobra muito pouco de corrida pura, franca, aberta.
O esperado duelo pela ponta, que se ensaiou no terceiro trecho da prova, por exemplo, não aconteceu. A maior notícia foram os abandonos de Button e Bruno.
O top 10 na bandeirada: Vettel, Raikkonen, Grosjean, Webber, Rosberg, Di Resta, Alonso, Hamilton, Massa e Schumacher. Sim, os primeiros pontos do brasileiro da Ferrari no ano…
Com o resultado, Vettel é o novo líder do Mundial de Pilotos, com 53 pontos. Hamilton é o segundo, com 49, seguido por Webber, com 48. Button e Alonso têm 43.
Entre os Construtores, a Red Bull tem 101, contra 92 da McLaren e 57 da Lotus.
O equilíbrio tá bacana. Tá? Mas deixaram a Red Bull chegar…
Pergunto a você, Fabio Seixas: A vitória de Vettel foi mesmo uma vitória de um carro que foi superior à Mclaren ou foi uma vitória como a de Alonso na Malásia, onde os fatores extras levaram a Ferrari à vitória inesperada? É claro que não houve chuva no Bahrein, mas houve vento forte que trouxe areia para a pista e um motor com mais potência como o Mercedes não terá trazido dificuldades aos pilotos com este motor por ter um excesso de tração nas mudanças mais curtas, principalmente nas saídas de curvas, ponto que era mais favorável à Red Bull em 2011, o que coincidentemente foi um ponto que trouxe uma falsa vantagem para a Red Bull este ano. Digo “falsa vantagem” porque acredito que é uma situação sem chance de repetição noutras corridas do ano. Numa pista sem problemas sérios de aderência, a Red Bull não deve ter muita chance nas proximas corridas. Aerodinamicamente, o Red Bull é um fracasso. Se precisasse forçar um ritmo para alcançar algum piloto a frente ou evitar pressão de ultrapassagem, o motor Renault não teria aguentado a corrida toda. É, para mim, claro que há uma falta de fluxo de ar para os motores, o que num circuito como Valência ou Hungria, vai dar problemas de super aquecimento. A pole de Vettel foi conquistada em um momento de mudança brusca na temperatura ambiente e da pista. E o vento forte fez com que a corrida tivesse uma temperatura “”amena”” favorável a Red Bull quando somado a sujeira na pista. A pole não foi uma sequência muito clara de um domínio nos testes anteriores na mesma pista. Foi o momento favorável e não superioridade do Red Bull, situação não repetível em minha opinião. Acho que é um ano perdido para a Red Bull, por um erro do gênio Newey, que parece que o sucesso subiu a cabeça este ano.
Acho que foi uma vitória bem mais real do que aquela do Alonso. A começar pela pole que ele conquistou no sábado.
Abs
O Massa poderia, com uma única atitude, fazer enormes favores para o Brasil, para a Ferrari e para todos os amantes de corrida:
Pedir para sair e ser substituido pelo Rubinho. É visível que nem ele e nem o tal do Bruno, que de Senna só tem o nome mesmo, tem competência além daquela necessária para serem meros figurantes da F1. A despeito de toda a proteção e nuvem de fumaça que a globo, galvão, reginaldo e toda a imprensa brasileira apresenta para protege-los.
O rádio de Massa chama:
“Felipe o Alonso está mais rápido do que vc, não o ultrapassas!”
Vc entendeu a mensagem??????????
Sem pílula do dia seguinte, sem foto, sem pit-stop, sem repercutir a ausência de atentados na corrida do Bahrein…
Boa tarde… Meu dia ontem não foi bom… Uma conjuntura de fatos transformou meu dia em algo para esquecer, mas tudo comecou as 10:00 da manha, quando ao acessar o blog não encontrei o post Pílulas do dia seguinte… A partir deste momento sabia que o dia estava seriamente comprometido… Não deu outra… CADE!!!??!!??
Realmente é um absurdo, o tal Hamilton querer cobrar em tom mais alto
questionando a equipe Mac Laren , para
punir o mecanico que por um instante teve a pistola que tira a roda travar e atrapalhar a troca do pneu traseiro, veja a
bobagem que um tal campeão fez ao questionar a troca dos pneus , querendo
uma desculpar pelo seu fracasso na corrida do Bahrein. Admiro muito o Button
entrar nesta pilha , onde surgiu o afastamento do mecanico, por causa de uma estrela pop decadente o tal Hamilton, perdeu a ponta para bicampeão Vettel , se ferrou agora é tarde vai ter que correr atraz e a casa caiu , não é tão bom assim …..
Vocé é mmaluco ou llouco. Trata-te.
Cadê as pílulas do dia seguinte?
Fábio foste pro Bahein e te prenderam lá???Já é terça e não tem pilulas do dia seguinte, nem a foto e nem o pit stop.
Fábio, cadê o pílulas do dia seguinte ?
Fábio, onde está a “pílulas do dia seguinte”? Sem mais?
Fábio, cadê as “Pílulas do Dia Seguinte” ? Você criou o vício, agora tem fornecê-la 🙂 Um abraço.
Eu gostaria de ver uma troca de Rosberg por Massa mas acho difícil.
Cade o Pílulas do Dia Seguinte?
O artificial sistema de ultrapassagens via abertura de aza tira a pureza do esporte! Tbm discordo da obrigatoriedade de uso de pneus A, B ou C, bem como a durabilidade atual dos mesmos. A F1 é cada vez mais um show esportivo ao invés de uma disputa esportiva!
A impressão que dá é que a Red Bull é um carro bem nascido que tem (tinha) problemas pontuais que, após detectados, podem ser resolvidos rapidamente. Caso muito diferente da Ferrari, que tem problemas de projeto mesmo.
Certamente a RB estará muito mais forte na fase européia.
Cadê o “piulas” do dia seguinte? Será agora o “do dia seguine ao seguinte”?
Bom dia, Fábio. Só por curiosidade: na pontuação antiga (10-6-4-3-2-1) o campeonato estaria mais equilibrado: Vettel 18, Button 16 e quatro pilotos com 12: Alonso, Rosberg, Hamilton e Webber.
Fábio! que texto bacana, tá mais leve, mais engraçado…..Só faltou o fim do Maldonado no GP.
Melhor corrida da história do GP do Bahrein. Eu prefiro muitos pits e muitas brigas até em circuitos que normalmente eram procissões, do que poucos pits e muitas procissões como uns anos atrás.
Ele precisa assumir um papel claro ao invés de tentar tirar vantagem – você precisa aprender com o Fernando, não desafiá-lo”, considerou. “Esta é a forma de ser destruído por um companheiro como Alonso ou Schumacher, que são verdadeiros canibais”, defendeu. (Stefano Domenicali)
Dá pra entender né? Qual é o papel do Massa? O Domenicali precisa desenhar ainda para os brasileiros entenderem?
Até a quarta corrida do ano . a Red Bull
estava ainda procurando uma saída para
deixar o touro vermelho no caminho certo
Adrian mexeu pouca coisa e conseguiu
realinhar o monoposto e Vettel venceu de
ponta a ponta,colocando seus adversários
na fila de espera, Hamilton problema n/pit
Button pneus atrapalharam , Alonso ficou
parado com sua Ferrari, Rosberg não conseguiu repetir façanha na india , Schumi errou meio pouco na pista mediano,Kimi na Lotus tentou muito foi a unica empolgação no Bahrein, Peres e Kamui intermadiários , na luta pelo 8º e 10º colocados . Agora vem a parte Europeia com uma diferença quatro vencedores diferentes , os motores mercedes são os melhores pode crer ….
Hoje é feriado no Rio de Janeiro, e eu, carioca, pobre coitado trabalhando até agora no escritório, passando mal sem minhas pílulas do dia seguinte.
cadê o pílulas!?!? vai engravidar hein! rsrsrs
EM 1983 JA HAVIA TANTOS PIT STOPS COMO AGORA??? ISSO QUER DIZER QUE 83 CONTINUA MELHOR.
Fábio
Eu acho que a fórmula que encontraram para dar mais emoção ao circo da F1, atingiu o seu objetivo. Veja, 4 corridas – 4 vencedores de equipes diferentes. Faz tempo que não assistimos a um campeonato tão competitivo no qual não dá para fazer nenhuma previsão, por enquanto, de quem será o campeão. Vejo um Vettel, novamente motivado. Um Raikonen agressivo com sempre. Um Button e Hamilton lutando de igual para igual, sem predileções na equipe, como de praxe na McLaren. Vejo ainda uma decepcionante Ferrari que privilegia o Alonso. Basta ver que na reta o carro do Alonso anda mais que o do Massa. Por que será? Vejo uma Mercedes evoluindo (até onde não sei) e um Schummy medíocre (apesar dos erros da equipe). Temos ainda que considerar o pessoal do andar de baixo que está melhorando a cada corrida. Os treinos de Mugelo irão dar mais detalhes. Vamos aguardar
Putz! Li uma entrevista do Stefano Domenicali agora a pouco. O cara rebaixa o Felipe a condição de piloto da escolinha da Ferrari. É lamentável. Acho quando se perde o respeito só resta pegar as armas ou as malas.