O último palpite
22/04/12 08:11Palpite complicado hoje, mas meu show de acertos não pode parar.
Acho que dá Vettel, seguido por Button e Webber.
E você?
Comentários
Publicidade
Publicidade
Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva
Perfil completoPalpite complicado hoje, mas meu show de acertos não pode parar.
Acho que dá Vettel, seguido por Button e Webber.
E você?
A mc laren ferrou o Hamilton no segundo pit . em 8 segundos , voce nao percebeu ?????
Campeonato dos “palpiteiros”
A) GP do Bahrein – 43 participantes (32+11(G)*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
Então vamos lá!
Resultado do GP do Bahrein:
1) Vettel; 2) Raikkonen e 3) Grosjean
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Bruz – 65 pontos;
2º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Gislene Passos, Rogério, Rafael, Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Gilton, Felipe Gomes, Jefferson Santos, Luciano Henriques (Santo André/SP), Ramiro Marote (Santos/SP), Paulo Andriolo, João Arthur (Curitiba/PR), Niko (Porto Alegre/RS), Matheus, Pablo e Mendes(G) – todos com 25;
18º) Carlos Eduardo – 10;
19º) Antonio Ribeiro, Paulo (Manaus/AM), Marcelo Plácido (Suzano/SP), Thiago, Arthur Bodstein, Beta Guimarães, Pietro (será o mesmo de Brescia?), Mileto Neto, Felippe_SBO, Fabiano, Alexandre Turcato, Felipe(G), Leonardo(G), Fábio Henrique(G), JJ(G), Maria dos Passos(G) e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 5;
36º) Paulo, Josafá, Celso (SP), Luiz Caco, Mário Rodrigues(G), Hélio 1974(G), Diedro Antonio Soares Correa e Rodrigo Luiz – todos com 0 (zero).
Curiosidades:
– No 4º GP da temporada de 2011 (Turquia), tivemos 16 palpiteiros. Comparativamente, o GP do Bahrein (também o 4º da temporada) foi o primeiro do ano (tal como o da Turquia) a começar às 9h00 de Brasília e teve 32 palpiteiros no “post” O Último Palpite, apresentando um crescimento de exatos
100%. Muito legal, galera!
– Nos 4 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 29 “palpiteiros” participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 65 participantes, número 124% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou no posto pós grid.
– 17 palpiteiros, 40% , entre os 43 participantes, acertaram o vencedor (Vettel);
– Nenhum palpiteiro acertou o 2º colocado (Raikkonen);
– Apenas 1 palpiteiro, o Bruz, acertou o 3º colocado (Grosjean).
B) Classificação Temporada 2012 – 4 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 33;
2º) Fernando Melotti Constancio (São Paulo/SP) – 25;
3º) Malabinsabe(G) e Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 19;
5º) Fernando Ceará-man, Matheus e Bruz – 18;
8º) Leonardo, Adriano Lênin (Brasília/DF), Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Ramiro Marote (Santos/SP), Paulo Andriolo e João Arthur (Curitiba/PR) – 15;
14º) Pietro Pecorari(G) (Brescia/IT) – 14;
15º) Rogério Mondi e Gustavo(G) – 11;
17º) Giovanne Rôlo, Gustavo, Ironik, Andrei Marcus(G), Niko (Porto Alegre/RS) e Pablo – 10;
23º) Kadu – 9;
24º) Jorge Nogueira Rebolla, Maurício, Rafael Junqueira, e Rafael Fuentes – 8;
28º) Alexandre José Malachias, Rodrigo, André (Itu/SP), Gislene Passos, Rogério, Rafael, Gilton, Felipe Gomes, Jefferson Santos e Mendes(G) – 6;
38º) Mayara Fernandes e Arthur Bodstein – 5;
40º) André (Lisboa) e Alexandre Turcato – 4;
42º) André Gianini, André Stahnke, Luan Frainer, Eduardo Perez, Émerson Neves(G), Sandro Medeiros(G), Bruno Brito(G), Jean(G), Chico Jonas(G), Alexandre (Iraí/RS)(G), Beta Guimarães e Carlos
Eduardo – 3;
54º) Dennis (Umuarama/PR), Cairo (Campinas), Ricardo Bahmed, Zé, Elvis Baiense, Jean Rodrigues, Rodrigo Alencar, Luiz Caco(G), Renatohk(G), Paulo-AM (Manaus/AM), Antonio Ribeiro, Marcelo Plácido (Suzano/SP), Thiago, Pietro, Mileto Neto, Felippe_SBO, Fabiano, Felipe(G), Leonardo(G), Fábio Henrique(G), JJ(G) e Maria dos Passos(G) – 1;
76º) Eu Acredito, Guilherme Diniz, Júlio Bodchi (Passos/MG), Murilo Murr, Leandro Vieiras(G), Paulo, Josafá, Celso SP (SP), Mário Rodrigues(G), Hélio 1974(G), Diedro Antonio Soares Correa(G) e Rodrigo Luiz(G) – 0 (zero).
– * SIMBOLIZAÇÃO: (G) = Palpites indicados no “post” após o “grid”.
Reitero que, para facilitar a identificação dos participantes, sobretudo onde os nomes são homônimos, peço indicar a cidade e o estado logo após o nome ou, se preferir, completar com o sobrenome.
Abraço a todos e até o GP da Espanha, em Barcelona, no dia 13/5 às 9h00.
Valeu!
uma dúvida: meu primeiro palpite no ano todo foi na corrida passada, em que eu palpitei somente como “joão” e eu fiz 35 pontos. nessa eu fiz 25. como eu fiquei com média de 15?
Muito facil meu caro João, 60 pontos em 4 corridas, media de 15.
Por isso vou fazer uma proposta para o “comite evaluador do campeonato de palpiteiros” e diretamente para o prezado Ramiro Marote:
Não seria mais facil levar a conta numa sumatoria simples? Assim se elimina o trabalho de tirar medias e o campeonato fica em evolução aritmetica, que a o meu olhar fica mais emotivo.
Caro Bruz,
A razão porque é utilizada a média dos pontos está no item III das explicações finais do comentário logo abaixo.
Se assim não fosse, poderíamos chegar na metade do campeonato com 1 ou 2 participantes que palpitaram em todos os GP’s, com pontuação quase que inalcançável para os demais.
As simulações feitas pelo comitê organizador mostraram isso.
Abraço!
Prezado João Arthur,
Os seus pontos foram computados nas duas corridas.
Para facilitar o seu entendimento, tomo a liberdade de reproduzir a seguir o regulamento do nosso campeonato, publicado no post “O Último Palpite” de 18.03, às 15h08.
A sua dúvida quanto à pontuação média está explicada no Art. 4º.
Abraço!
Lá vai…
ABRASPAS
Para quem está conhecendo a brincadeira agora, aqui vai o “regulamento”:
Art. 1º – A participação será automática para todos aqueles que apontarem os seus palpites nos comentários do post “Último Palpite”, costumeiramente publicado pelo Fábio Seixas, 30 minutos antes da realização de cada GP de F1.
§ Único: Somente participarão os palpiteiros que apontarem os seus palpites até o horário oficial (de Brasília) marcado para o início do GP.
Art. 2º – Pontuação para cada GP:
Acertando o 1º colocado: 20 pontos;
Acertando o 2º colocado: 30 pontos;
Acertando o 3º colocado: 35 pontos;
Acertando piloto(s) do pódio: 5 pontos para cada nome acertado, mesmo fora da ordem de classificação final do GP.
Art. 3º – Para participar da Classificação Geral, o palpiteiro terá de palpitar em, pelo menos, 25% dos GP’s disputados.
Art. 4º – Para cada GP em que o palpiteiro não palpitar, será atribuído 0 (zero) ponto, número esse que será considerado para apuração da média da Classificação Geral.
Art. 5º – No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
Art. 6º – Após cada GP, são apresentados no “post” os resultados e os vencedores são os que marcarem mais pontos conforme o “regulamento”.
Explicações finais:
I – A pontuação maior é para quem acerta em cheio o 3º colocado e a menor é conferida para o vencedor de cada GP. Esse critério tem o propósito de evitar o favoritismo de algum piloto/equipe (como Vettel no ano passado) e, por consequência, do palpiteiro que sempre crava o nome desse piloto como vencedor de cada GP. Daí a razão de atribuir-se mais pontos para o 3º (35) e 2º (30) colocados do que para o 1º (20), objetivando não ter um campeão com demasiada antecedência.
II – Afora isso, são distribuídos até 15 pontos para o palpiteiro que acertar os nomes dos pilotos que ele cravou numa determinada colocação mas que (qualquer um deles, ou todos) tenham terminado a corrida no pódio, mesmo que seja em posição diferente da indicada no palpite. Para cada nome de piloto no
pódio que o palpiteiro acertar (independentemente da posição de chegada) ele receberá 5 pontos.
Veja o exemplo:
Palpite: 1) Hamilton; 2) Button; 3) Vettel
Final GP: 1) Button; 2) Vettel; 3) Hamilton
Embora o palpiteiro não tenha acertado a ordem de chegada de nenhum deles, ainda assim receberá 15 pontos no campeonato porque acertou os três pilotos do pódio. No caso de acertar dois pilotos receberá 10 pontos e 5 se acertar apenas um piloto.
Assim, a pontuação máxima possível de ser atingida em cada GP é de 100 pontos.
III – Também para evitar dar vantagem para aqueles que palpitarem em todos os GP’s, em detrimento dos que não teem condições de palpitar em todos, a classificação geral do campeonato será apurada pela média dos pontos obtidos em cada um dos GP’s. Claro que quem der mais palpites terá maiores chances, mas não necessariamente será o vencedor por isso.
FECHASPAS
Perez, alguém viu o Perez por aí? Perez, Perez, alguém viu o Perez? Não era ele que iria substituir o Massa? Perez, Perez, Perez, Perez? Alguém viu o Perez?
Se chover o Massa ganha!!
Nem no dia que chover pra cima…
e agora palpiteiros anti Ferrari´s.
Especializem:tem um novo esporte “a corrida dos burros”.
Lá acertamm certo!
Acho q a primeira vez q mandei falhou:
Vettel, Hamilton, Webber
1–Räikkönen
2-Button
3-Vettel
Vettel, Button, Hamilton
Vettel, Hamilton, Webber