Vettel pole, numa luta acirrada
21/04/12 09:14É. A Red Bull não é mais a mesma das primeiras etapas do Mundial.
Pole de Vettel em Sakhir, a primeira na temporada, a 31ª da carreira. Com mais uma, ele vira o quinto da história, empatado com Mansell.
Um resultado significativo porque inclui mais um piloto numa briga que já estava bastante acirrada. Precipitação? Acho que não. O alemão e sua equipe merecem crédito.
O tempo da pole, 1min32s422. Hamilton ficou em segundo, a 0s098. Webber e Button formam a segunda fila. Rosberg e Ricciardo saem logo atrás. Na quarta fila, Grosjean e Pérez. Alonso sai em nono, seguido por Di Resta.
Massa sai em 14º, imediatamente seguido por Bruno.
Pela manhã, com muito vento e muita areia na pista, Rosberg repetiu o desempenho do segundo treino livre. Melhor tempo, inflando-o de confiança.
Mas a Red Bull já veio bem. Vettel ficou a 0s147, em segundo. Depois vieram Webber, Hamilton, Schumacher, Button, Raikkonen. Massa foi o 16º. Bruno, o 17º.
O treino oficial aconteceu com tempo seco, 31ºC no ar e 42ºC na pista.
No Q1, deu Pérez, algo que já começa a não espantar tanto. Ricciardo (!!) foi o segundo, a 0s174. Webber foi o terceiro, seguido por Grosjean, Kobayashi, Vettel, Massa, Bruno, Raikkonen, Rosberg…
Na lista dos cortados, aí sim, um espanto. A Mercedes subestimou a evolução da pista e Schumacher cometeu erros na sua volta decisiva. Ficou em 18º, fora do Q2.
No paddock, disse ainda que enfrentou problemas no sistema da asa traseira. Enfim, dançou. Acontece.
Dançaram com ele Vergne, Petrov, Pic, De la Rosa, Glock e Karthikeyan. Kovalainen foi o melhor das nanicas e avançou.
No Q2, Maldonado, penalizado com a perda de cinco posições por trocar o câmbio, logo abriu mão da briga, pensando em poupar pneus. Fez o certo.
Além dele, foram cortados Raikkonen, Kobayashi, Hulkenberg, Massa, Bruno e Kovalainen.
Mas o nome do Q2 foi Alonso. Estava em 13º até os últimos instantes da sessão. Estava. Porque cravou 1min33s403 e classificou-se em quinto. Com uma porcaria de carro _sua marca foi 0s509 melhor que a de Massa.
“Saí com pneu usado e depois com pneu novo. Economizamos pneus para amanhã. Muitos saíram só de pneus novos, eu preferi economizar”, explicou Massa à Globo.
“O carro… Faltou um pouco de ritmo de classificação. Vai ser dureza na corrida, vamos precisar de uma boa estratégia”, disse Bruno.
O melhor tempo do Q2 foi de Hamilton, 1min33s209. Além dele e do seu amigão Alonso, avançaram Rosberg, Grosjean, Webber, Button, Di Resta, Vettel, Ricciardo e Pérez.
Veio o Q3. Ao fim da primeira série de voltas, Hamilton era o mais rápido. Rosberg ficou na dele, guardando pneu e esperando para dar o bote na hora certa.
A confiança do alemão não se pagou. Ele foi para a pista no finalzinho e não conseguiu nada além do quinto tempo.
Enquanto isso, Vettel e Hamilton davam show, duelando pela primeira posição. Que ficou com o alemão e seus gritos de desabafo no rádio.
Não é exagero dizer que os cinco primeiros têm grandes chances de vencer. Mas acho que veremos uma repetição do duelo do treino, Vettel x Hamilton. Com Button correndo por fora, graças à sua tarimba para conservar pneus.
Campeonato dos “palpiteiros”
A) GP do Bahrein – 43 participantes (32+11(G)*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
Então vamos lá!
Resultado do GP do Bahrein:
1) Vettel; 2) Raikkonen e 3) Grosjean
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Bruz – 65 pontos;
2º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Gislene Passos, Rogério, Rafael, Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Gilton, Felipe Gomes, Jefferson Santos, Luciano Henriques (Santo André/SP), Ramiro Marote (Santos/SP), Paulo Andriolo, João Arthur (Curitiba/PR), Niko (Porto Alegre/RS), Matheus, Pablo e Mendes(G) – todos com 25;
18º) Carlos Eduardo – 10;
19º) Antonio Ribeiro, Paulo (Manaus/AM), Marcelo Plácido (Suzano/SP), Thiago, Arthur Bodstein, Beta Guimarães, Pietro (será o mesmo de Brescia?), Mileto Neto, Felippe_SBO, Fabiano, Alexandre Turcato, Felipe(G), Leonardo(G), Fábio Henrique(G), JJ(G), Maria dos Passos(G) e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 5;
36º) Paulo, Josafá, Celso (SP), Luiz Caco, Mário Rodrigues(G), Hélio 1974(G), Diedro Antonio Soares Correa e Rodrigo Luiz – todos com 0 (zero).
Curiosidades:
– No 4º GP da temporada de 2011 (Turquia), tivemos 16 palpiteiros. Comparativamente, o GP do Bahrein (também o 4º da temporada) foi o primeiro do ano (tal como o da Turquia) a começar às 9h00 de Brasília e teve 32 palpiteiros no “post” O Último Palpite, apresentando um crescimento de exatos
100%. Muito legal, galera!
– Nos 4 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 29 “palpiteiros” participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 65 participantes, número 124% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou no posto pós grid.
– 17 palpiteiros, 40% , entre os 43 participantes, acertaram o vencedor (Vettel);
– Nenhum palpiteiro acertou o 2º colocado (Raikkonen);
– Apenas 1 palpiteiro, o Bruz, acertou o 3º colocado (Grosjean).
B) Classificação Temporada 2012 – 4 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 33;
2º) Fernando Melotti Constancio (São Paulo/SP) – 25;
3º) Malabinsabe(G) e Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 19;
5º) Fernando Ceará-man, Matheus e Bruz – 18;
8º) Leonardo, Adriano Lênin (Brasília/DF), Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Ramiro Marote (Santos/SP), Paulo Andriolo e João Arthur (Curitiba/PR) – 15;
14º) Pietro Pecorari(G) (Brescia/IT) – 14;
15º) Rogério Mondi e Gustavo(G) – 11;
17º) Giovanne Rôlo, Gustavo, Ironik, Andrei Marcus(G), Niko (Porto Alegre/RS) e Pablo – 10;
23º) Kadu – 9;
24º) Jorge Nogueira Rebolla, Maurício, Rafael Junqueira, e Rafael Fuentes – 8;
28º) Alexandre José Malachias, Rodrigo, André (Itu/SP), Gislene Passos, Rogério, Rafael, Gilton, Felipe Gomes, Jefferson Santos e Mendes(G) – 6;
38º) Mayara Fernandes e Arthur Bodstein – 5;
40º) André (Lisboa) e Alexandre Turcato – 4;
42º) André Gianini, André Stahnke, Luan Frainer, Eduardo Perez, Émerson Neves(G), Sandro Medeiros(G), Bruno Brito(G), Jean(G), Chico Jonas(G), Alexandre (Iraí/RS)(G), Beta Guimarães e Carlos
Eduardo – 3;
54º) Dennis (Umuarama/PR), Cairo (Campinas), Ricardo Bahmed, Zé, Elvis Baiense, Jean Rodrigues, Rodrigo Alencar, Luiz Caco(G), Renatohk(G), Paulo-AM (Manaus/AM), Antonio Ribeiro, Marcelo Plácido (Suzano/SP), Thiago, Pietro, Mileto Neto, Felippe_SBO, Fabiano, Felipe(G), Leonardo(G), Fábio Henrique(G), JJ(G) e Maria dos Passos(G) – 1;
76º) Eu Acredito, Guilherme Diniz, Júlio Bodchi (Passos/MG), Murilo Murr, Leandro Vieiras(G), Paulo, Josafá, Celso SP (SP), Mário Rodrigues(G), Hélio 1974(G), Diedro Antonio Soares Correa(G) e Rodrigo Luiz(G) – 0 (zero).
– * SIMBOLIZAÇÃO: (G) = Palpites indicados no “post” após o “grid”.
Reitero que, para facilitar a identificação dos participantes, sobretudo onde os nomes são homônimos, peço indicar a cidade e o estado logo após o nome ou, se preferir, completar com o sobrenome.
Abraço a todos e até o GP da Espanha, em Barcelona, no dia 13/5 às 9h00.
Valeu!
Palpite
1º Hamilton
2º Button
3º Webber
Pietro Pecorari (Brescia/IT)
Ai vai:
Hamilton, Vettel, Schumacher
vou apostar para ver se o bom e velho Schumacher ainda tem dentro a vontade de fazer uma daquelas corridas de recuperação! O carro ele tem!
1 – Button
2 – Vettel
3 – Alonso
O GP do Bahrain deve ser o mais longo da temporada.
Tomara que haja tumulto, que a largada atrase e a corrida seja interrompida.
O Bernie tem que aprender na marra que nem tudo se mede pelo dinheiro.
1-Vettel
2-Webber
3-Hamilton
Palpite:
1 – Button
2 – Hamilton (termina c uma cara de felicidade por chegar atras do companheiro)
3 – Vettel
Surpresa por conta d Raikkonen q deve chegar entre os 5
1-vetel
2-buton
3-Weber
Palpite.
1- Hamilton
2-Button
3-Webber.
vitória de lewis hamilton, seguido de mark webber e jason button na terceira posição. alonso chega em setimo e felipe ah felipe , felipe com certeza será 15º colocado. atrás de bruno senna.
Fábio, cadê a Force India?
http://tazio.uol.com.br/blog/blog-vanessa/alguem-viu-force-india-por-ai/
Estão todos acreditando que a Ferrari está ruim apenas porque o Massa mete o malho no carro e é incapaz de se colocar em posições semelhantes à do Alonso. Não vejo o Alonso reclamando tanto assim do carro! E não há ninguém que possa atestar as qualidades do carro da Ferrari, a não ser os dois pilotos. Então, vejo o Alonso numa posição invejável, por ser um ótimo piloto, mas ao mesmo tempo por estar dirigindo um carro que “falam mal” (de ouvirem falar), mas que na realidade, quando a coisa aperta, consegue sempre colocá-lo no pelotão da frente, por não ser tão “ruim” assim como pensam. Bota um piloto de raça e com gana por vitórias (tipo Perez, Koba) correndo aí na Ferrari ao lado do Alonso para verem essa estória de “carro ruim” mudar completamente. Lógico que o Alonso defende o Massa e quer que ele fique na escuderia. Não poderia haver melhor companheiro! Nunca pressiona e deixa o Alonso correr de acordo com o bio-ritmo do dia, tse,tse. Massa é o facilitador da vida do Alonso, em tudo! E quanto mais o Massa falar mal do carro, mas glória para Alonso, pois consegue botar o carro “ruim” lá na frente,… e até ganha corridas. Fala sério,… carro ruim não faz isso tudo! O Massa é o único ruim nessa estória toda.
Brilhante João. Esse foi o comentário mais lúcido que eu li . Falta coragem para a imprensa “especializada” por dizer verdades.
vc precisa ler mais, está muito desinformado, o Alonso recalma do carro sim, tanto que disse que apesar da vitória nada mudou, o carro tem muito a evoluir, já disse que o carro é ruim de velocidade e ruim de curva também. Não diga asneiras sem saber o que fala. Mas que o Massa é muuuuuuuuuuuuito fraco, isso sim ele é. O Alonso faz diferença, mas que o carro está ruim, está.
Fabio, você acha que nas atuais condições da Ferrari, tem algum outro piloto que conseguiria fazer mais do que o Felipe tem feito com esse carro, além do Alonso? O problema está no Felipe, no carro, ou na combinação de ambos?
Difícil dizer. Mas Pérez deve testar em Mugello…
Abs
CHUPA GALVÃO!!!!! VETTEL POLE!!!
Pela questão dos pneus, acho que dá Button.
Meu palpite para amanhã:
1 – Hamilton
2 – Rosberg
3 – Alonso
Alguém lembra do GP Brasil de 1993?? As 2 saubers apertando a ferrari que parecia um parafuso souto… muita pressão… Excelente a Sauber de 2012 que fez minha memória buscar essa relíquia… Vettel está de volta mas continuo com a minha opinião de que é apenas um bom piloto… precisa de muita coisa ainda na F1 para ser excelente abs