Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Sakhir, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
20/04/12 09:56

Ainda não é a Red Bull de 2010 e 2011. Mas também não é mais aquela Red Bull da abertura do campeonato.

Na pista, a equipe austríaca foi a notícia do primeiro dia de treinos em Sakhir.

Não liderou nenhuma sessão. Mas já se mostrou em melhores condições de lutar pela ponta.

Hamilton, nesta sexta, em Sakhir (Karim Jaafar/AFP)

Hamilton liderou o primeiro treino, sem grandes problemas. Cravou logo 1min33s572, não foi superado por ninguém. Vettel ficou em segundo, a 0s305. Na sequência, Di Resta, Rosberg, Button, Hulkenberg, Schumacher.

(Outro ponto para observar: 6 motores Mercedes entre os 7 primeiros colocados…)

Alonso foi o 13º e Massa, o 15º. Bottas, mais uma vez, treinou no lugar de Bruno.

Na segunda sessão deu Rosberg, com 1min32s816, seguido por Webber e Vettel. Hamilton foi o quarto. Na sequência, Schumacher, Button, Kobayashi, Alonso…

Massa ficou em 12º. Bruno foi o 18º, três posições atrás de Maldonado.

A Force India, tão bem de manhã, não treinou à tarde. E aí o extra-pista influenciou o esporte.

Na quarta à noite, uma van com integrantes do time passou por uma zona em conflito e por pouco não foi pelos ares com um coquetel molotov.

Assustados, funcionários pediram para sair do autódromo ainda com a luz do dia. E a direção do time acatou.

“Fizemos isso pensando no bem estar e no conforto do nosso pessoal”, explicou Bob Fernley, dirigente da Force India.

Como escreveu a Vanessa Ruiz em seu blog, a direção do autódromo declarou apenas que o ocorrido com a equipe foi “falta de sorte”.

“É possível ser pego em um conflito ou briga em qualquer lugar do mundo”, disse Zayed R. al-Zayani, administrador do circuito.

É verdade. Mas num país à beira de uma guerra civil é mais fácil, né, queridão?

Mas voltando ao esporte…

A McLaren é franca favorita. Mas a Mercedes está perto da McLaren. E a Red Bull está se aproximando das duas.

Ferrari? Vai ter de esperar por outro milagre como o da Malásia. E milagres, sabemos, não são lá muito frequentes.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. RAMIRO MAROTE - SANTOS/SP comentou em 20/04/12 at 16:45

    CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”

    Em “reunião” do “comitê organizador” do Campeonato dos Palpiteiros 2012, motivada pelos pleitos de alguns “pitaqueiros” neste blog decidiu, por unanimidade, APROVAR a participação no campeonato dos palpiteiros que lançarem as suas indicações dos 1º, 2º e 3º colocados de cada GP, no post em que
    o Fábio Seixas comenta o grid da respectiva corrida, ficando todos sujeitos ao regulamento do campeonato, já divulgado em “posts” anteriores denominados “O Último Palpite”. Esses participantes sempre serão identificados com a simbolização (G) após os seus respectivos nomes.

    Tal decisão passou a ter validade a partir do GP da China, sendo que foram constatadas 13 indicações de
    resultados do pódio no “post” publicado após o “grid” daquele GP, as quais obtiveram as seguintes pontuações:

    1) Malabinsabe – 75;
    2) Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 50;
    3) Gustavo – 45;
    4) Andrei Marcus – 40;
    5) Émerson Neves, Sandro Medeiros, Bruno Brito, Jean, Chico Jonas e Alexandre (Iraí/RS) – 10;
    11) Luiz Caco e Renatohk – 5;
    13) Leandro Vieiras – 0 (zero).

    Já na classificação geral da temporada, apurada pela média de pontos conquistados, eles estão com as seguintes pontuações:
    – Malabinsabe – 25 pontos, em 3º.;
    – Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 17, em 8º.;
    – Gustavo – 15, em 11º;
    – Andrei Marcus – 13, em 15º.;
    – Émerson Neves, Sandro Medeiros, Bruno Brito, Jean, Chico Jonas e Alexandre (Iraí/RS) – 3, em 38º.;
    – Luiz Caco e Renatohk – 2, em 53º.;
    – Leandro Vieiras – 0 (zero) em 61º.

    Boa sorte a todos!

    • Fábio Seixas comentou em 20/04/12 at 16:49

      Pô, e eu não estou nessa classificação?
      Abs

      • RAMIRO MAROTE - SANTOS/SP comentou em 20/04/12 at 19:17

        Fica frio!
        Essa é só a galera que comentou no post do grid.
        Você está em 7º, com 17 pontos.
        A partir do Bahrein, divulgação única.
        Abraço!

        • Fábio Seixas comentou em 20/04/12 at 19:25

          E a caminho da liderança! Boa!
          Abs

    • Pietro Pecorari comentou em 21/04/12 at 5:56

      Agradeço ao comite organizador por ter aceito a proposta!
      Se precisarem de ajuda com estatisticas e files excel podem contar comigo.
      email: pietro_pecorari@hotmail.com

      • RAMIRO MAROTE - SANTOS/SP comentou em 21/04/12 at 12:39

        Valeu Pietro!
        Obrigado pelas disponibilizações.
        Tomei a liberdade de adicionar o seu “e-mail” no meu catálogo de endereços.
        Seja feliz!

  2. Lucas Mascarenhas comentou em 20/04/12 at 15:47

    Cada vez mais, acho que o Bruno Senna, com essa história de ceder o lugar ao Bottas, quer mesmo é usar esse ano pra cavar o lugar em outra equipe do grid em 2013. Não parece que a Willians pretenda perder a chance de colocar Bottas no ano que vem. Ainda que Bruno apresente resultados consistentes, teria que conseguir um pódio ou dois pra fazer o pessoal de Frank Willians mudar de ideia…

    • Bruno Ribeiro comentou em 20/04/12 at 16:17

      A dupla será Senna e Bottas se Bruno fizer algo espetacular daqui pro fim do ano.

  3. Mark/Eng comentou em 20/04/12 at 14:07

    Fábio, se o desenvolvimento dos motores está congelado, vale ressaltar ter 6 em 7? Não será só coincidência?
    Ou eles já eram potentes mas o carro (Mercedes) não ajudava?
    Além disso, a Force India fez um programa diferente no 1o treino pelas razões que sabemos, talvez isso fez eles abrirem mão de treinar com carro pesado.

  4. Murilo comentou em 20/04/12 at 13:39

    Todo GP o Bottas ocupa a vaga do Bruno num treino livre.
    É uma coisa até humilhante como um piloto se sujeita a isso.
    Se a Williams dá tanto credito ao Bottas, fica claro que caso nenhuma outra equipe se interesse por ele para ser piloto oficial em 2013, o Bruno vai perder essa vaga na equipe facil, facil.
    Duvido que a Williams dispense o Maldonado e seu trem de dinheiro vindo da petroleira PDVSA.

    • Bruno Ribeiro comentou em 20/04/12 at 16:16

      Meu amigo, o Bottas será titular na equipe em 2013. Isso é um fato.

      A questão é: será Bottas e mais quem?

      O maldonado traz MUITA grana pra equipe..Bruno também mas um pouco menos.

      Eles terão dor de cabeça no fim do ano se eles se mantiverem desempenhos equilibrados como agora.

      E outra, o Bruno assinou o contrato sabendo dessa cláusula. Era isso ou adeus F1.

      Então, é muito importante ele tentar fazer o impossível pra ficar sempre na frente de maldonado.

    • Mari comentou em 20/04/12 at 16:27

      Mas vale lembrar que o Bruno não se sujeita a isso de forma humilhante, GP após GP, como se houvesse uma grande agonia em torno da expectativa de se vai acontecer dessa vez. Está no contrato dele que o primeiro treino livre é de outro piloto. Foi tipo na base do “Tá certo, é o que tem pra hoje”.

  5. Paulo Roberto comentou em 20/04/12 at 13:24

    Recentemente o Emerson Fittipaldi resumiu bem o inferno do Massa (retirando a ruindade do carro em si): o problema dele não tem nada a ver com o acidente sofrido, depois que a FIA mudou o regulamento, retirando alguns controles eletrônicos, o carro passou mais para a condição de braço de pilotagem. Portanto…

    • Mari comentou em 20/04/12 at 16:29

      “Portanto…” resume bem rs.

  6. Nivaldo Benedito Cesar comentou em 20/04/12 at 12:59

    Fábio, cadê a programação da fórnula 1
    (horário dos treinos e da corrida).

    A sua coluna na folha era o meu farol.

    O que faço agora, vou para outras opçôes?

    • Fábio Seixas comentou em 20/04/12 at 14:19

      Ué, está no blog, como sempre: http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/2012/04/18/programe-se-4/

  7. Marcelino Madruga comentou em 20/04/12 at 12:17

    Fábio,o quanto de prejuízo Bruno está sofrendo por não participar do primeiro treino?

    • Fábio Seixas comentou em 20/04/12 at 12:30

      O prejuízo da falta de quilometragem com um carro. Prejuízo grande, numa categoria sem testes.
      Abs

      • Marcelo comentou em 20/04/12 at 13:17

        e o simulador? adianta para quê?

      • Cristiano comentou em 20/04/12 at 13:41

        Mas vale lembrar que isso está no contrato que ele assinou, portanto não há nada do que se reclamar.

      • Ariel Martins comentou em 20/04/12 at 13:52

        E mesmo assim tem demonstrado bastante evolução e um bom ritmo de corrida…tem que melhorar nos treinos e nas largadas!!!

        Vc acha que esses fatos podem fazer com que a equipe olhe para ele com outros olhos, e pode dar mais moral pra ele dentro do time?

        • Bruno Ribeiro comentou em 20/04/12 at 14:57

          No momento a moral que eles querem é dinheiro. E nesse quesito, o maldonado está na frente.

  8. Marcelo comentou em 20/04/12 at 12:10

    Alguém saberia me dizer o que foi proibido em relação ao bico ou difusores… que explique a enorme queda da redbull?
    em que estão trabalhando para se recuperarem?

  9. Miguel comentou em 20/04/12 at 12:09

    A realização dessa corrida é uma temeridade. O motivo pode ser que a familia Real atraves dum fondo financeiro são socios de Berni e de Mclaren

    • João Paulo comentou em 20/04/12 at 13:32

      Vai dar merda essa corrida…

  10. Sergio Andrade comentou em 20/04/12 at 12:04

    Talvez quem não more no Rio de Janeiro ou em Niterói não sofra com arrastões nas principais vias expressas da cidade, não fique sitiado em sua própria casa assistindo balas traçantes cruzarem o céu, ônibus queimados obstruindo túneis, verdadeiras barricadas como antes de ontem no túnel Noel Rosa, e viva tranqüilo e em segurança, longe da GUERRA DO TRÁFICO como nos mostra a midia BRASILEIRA todos os dias!

    E as vítimas de balas perdidas todos os dia, se esqueceram, ou acham isso algo normal e aceitável?

    Tudo bem que não temos risco de guerra civil, mas vivemos uma verdadeira guerrilha urbana, ao menos no Rio de Janeiro, em Niterói ou em áreas onde ainda não foram implantadas as UPPs. Estou mentindo?

    Como bem disse Martin Luther King, “para criar inimigos, não precisa declarar guerra, basta dizer a verdade”.

  11. renatohk comentou em 20/04/12 at 11:15

    Os conflitos, é bom que se diga, representam a tentativa de tomada de poder por parte de fundamentalistas xiitas, muito mais perigosos e radicais do que o rei que lá está, e que pelo menos gosta de F1, heheheh
    Parece q a coisa tá feia lá, e falam até em cancelamento do GP, o que seria uma pena.
    Com relação aos comentários do VETTEL e do WITTMARSCH, eles estão corretos, o Brasil é sim um outro lugar muito violento pelo qual a F1 transita, isso não deve ser motivo de revolta por parte dos acólitos do galvão bueno, como está sendo.
    Com relação aos treinos, o resultado mostra que a MB evoluiu mesmo! e pra mim, é o time a ser batido nesse momento.

    • joel belmonte fialho comentou em 20/04/12 at 14:12

      Renato comentario refere-se aos direitos civis baranitas que estão sob
      legitimidade , direitos civis terra dos marajás. A F1 está de certa forma focando
      para uma lado onde a verdade não aparece….

  12. RealBR comentou em 20/04/12 at 11:06

    MCLAREN É A FRANCA FAVORITA? Vc viu o treino realmente? Vc viu a dificuldade que tanto Lewis e Button estão enfrentando com os acertos e os pneus? Fábio, acho que vc deve estar querendo aliviar pro teu querido alemão de coração AUSTRÍACO né? Nesse treino de hoje, a partir da segunda sessão, já ficou mais que evidente que a mclaren vai ter problemas pra superar as RBR – superar a Mercedes então, vai ser quase impossível. E ainda tenho uma leve desconfiança de que alguma das Saubers, vai dar trabalho duro para as mclarens no treino de sábado.

  13. Wellington Marcos comentou em 20/04/12 at 10:54

    Fabio, eu não entendi qdo o Bruno Senna fala que a Williams tem dificuldades no DRS, existe alguma Configuração Aerodinamica que Atrapalha o Carro da Williams, Um Abraço Sou seu Fã

  14. Pietro Pecorari comentou em 20/04/12 at 10:48

    A Ferrari esta no nível da Williams e na frente só da Toro Rosso. Perdendo para Sauber e Force India!

    Acabei de ver a classificação da GP2:
    Nasr em 3° e Razia em 9° mas vai sair em 8° por causa do ericsson que vai perder posiçoes.
    A pole ficou com o Valsecchi que esta sobrando na GP2. Eu acho que vamos ver Valsecchi na Sauber o ano que vem no lugar de Perez que vai para a Ferrari.
    2° Gutierrez que tb é ligado a Sauber.

    Acho que na GP2 esse vale mencionar so em ordem:
    Valsecchi, Gutierrez, Nasr e Razia.
    O Nasr é com certeza a nossa promessa nos proximos anos. Ok esta com um carro bom e esta sempre atras do Valsecchi mas é a sua segunda corrida na GP2 e ele esta se adaptando muito bem. Esta de Parabéns. O Razia é decente mas do nivel do Maldonado na minha opiniao que demorou 4 anos para vencer na GP2 por experiencia e basta, tendo a PDVSA atras dele esta na Formula 1. O Razia nao tem tanta sorte sem o Eike que ja escolheu o Nasr.
    Acho que os tres (Valsecchi(Sauber ou Williams ou Ferrari Test), Razia(Marussia ou Caterham) e Gutierrez(Sauber)) sobem para a F-1 o ano que vem. O Nasr vai ficar no campeonato entre os 4 primeiros mas vai esperar mais um ano para entrar em um time bom.
    Essa é a minha opniao. Completamente especulação mas o que acha Fabio?

    • Marco comentou em 20/04/12 at 11:52

      e o que isso tem a ver com o post? tem gente que gosta de um Ctrl+C e Ctrl+V, mesmo que de falas…

      • Pietro Pecorari comentou em 20/04/12 at 13:40

        Esse blog é sobre esporte a motor Marco, a primeira frase era sobre o post o resto sobre uma minha reflexao entre a GP2 e F-1.
        Quer ler leia, nao quer lei o proximo…viva e deixe viver!!!

    • Jao comentou em 20/04/12 at 11:55

      e o kiko??

      • Pietro Pecorari comentou em 20/04/12 at 13:49

        Kiko? Qual Kiko?

        • Ricardo Cotrin comentou em 20/04/12 at 15:05

          KIKOtenho a ver com isso?

          • Pietro Pecorari comentou em 21/04/12 at 5:57

            hahaha boa!

  15. Alexandre Raymundo comentou em 20/04/12 at 10:44

    Fabio, nao seria mais justo se a Williams alternasse entre o Bruno e o Maldonado para darem lugar ao Bottas na sexta-feira? Nao deve ser facil para o Bruno ter somente uma chance de acertar o carro para a corrida, enquanto o Maldonado tem sempre dois treinos para isso.

    • Ivisson Barbosa comentou em 20/04/12 at 11:39

      Concordo com o amigo aqui, sempre o Bruno que dá lugar ao Bottas, o Bruno há muito tempo não anda no Bahrein, poderia muito bem ter deixado o Maldonado de fora dessa !! E ainda sim com só dois treinos e o Maldonado com três, o Bruno tá andando muito mais que o Maldonado, imagina quando chegar nas pistas que o Bruno tá acostumado na Europa.

      • José da Silva comentou em 20/04/12 at 14:23

        Está no contrato que o Bruno assinou com a equipe que ele cederia o carro ao Bottas.

    • João Paulo comentou em 20/04/12 at 13:41

      O cara ta pagando.

    • Mari comentou em 20/04/12 at 16:34

      É como disse o José da Silva: simplesmente pq ceder o carro em um dos treinos está no contrato do Bruno e não está no contrato do Maldonado.

  16. Jayme comentou em 20/04/12 at 10:38

    Achei um tanto quanto sensasionalista esta atitude da F-India. Por que ela liberou o time para o primeiro treino então? Não seria mais coerente não ter participado de nada?

    • Marcelo comentou em 20/04/12 at 13:38

      Se eles participassem do segundo treino, depois de encerrar tudo, iriam para o hotel a noite, e eles não queriam.
      Veja o que o Seixas escreveu:
      “Assustados, funcionários pediram para sair do autódromo ainda com a luz do dia. E a direção do time acatou” .

    • joel belmonte fialho comentou em 20/04/12 at 14:14

      Seria o mais correto sem sombra de duvida pois iria caracterizar apoio e solidariedade ao povo baranita ….

  17. Bruno comentou em 20/04/12 at 10:35

    O Massa foi bem. Além das nanicas, ainda ficou na frente das Williams dessa vez, que correram em ritmo de corrida.

  18. Fabio comentou em 20/04/12 at 10:20

    Fabio, se morrer alguém (rezemos para que não ocorra) é capaz de usarem essa mesma frase. “Não há motivo para pânico. Pode-se morrer vítima de um cocktail molotov em qualquer lugar do mundo”. Aí vem o Vettel… “No Brasil mesmo, tem lugares que não gostamos de estar, pois não tem cipós para todos viajarem, os macacos que andam pela rua são perigosos e onças passam do lado do nossos carros. Mas o legal é que os índios andam bem à vontade por lá”.

    • denis comentou em 20/04/12 at 10:46

      Pilotos são pagos para dirigir um carro não para se intrometer em politica muito menos quando este piloto não é Alemão ou até mesmo Brasileiro e estão no Bahrain. Até onde sei não tem nenhum piloto barenita no grid, este poderia (se quisesse) falar de assuntos politico. E sim, o que importa é asas, temperatura dos pneus tempos etc.

      • pc comentou em 20/04/12 at 11:39

        Aí amigão, ce tá certo. Nos campos de concentração os caras que colocavam as crianças nos fornos tambem estavam obedecendo ordens e só fazendo o que lhe cabia.

        • Mari comentou em 20/04/12 at 16:40

          Pois é, e o raciocínio devia ser “eu não sou judeu mesmo”.

          Sinceramente, eu não me incomodo tanto com a decisão da Fórmula 1 de manter a corrida. Não concordo, mas se foi o que decidiram (mesmo que provavelmente por motivos pouco nobres), que seja.

          Agora, é muito triste ver que algumas pessoas, seja o Vettel ou seja alguns aqui neste post, sequer enxergam algum dilema na situação.

          • Murilo comentou em 20/04/12 at 23:43

            Então tá tudo certo. Vamos engajar os pilotos politicamente:
            – Não correrão mais na China pois é uma ditadura comunista.
            – Não correrão mais na espanha pois os Bascos do ETA reclamam a independência.
            – Nem correrão na Inglaterra pelos protestos de insatisfeitos da Irlanda do Norte e do IRA.
            – Não haverá corrida no Brasil pela guerra nos morros, os protestos do MST e contra a construção da Usina de Belo Monte. Ah ! O Button quase foi sequestrado, lembram?
            – Quem sabe ele decidem não correr na Europa em protesto contra a crise do Dolar, do Euro e da quebra dos bancos. Só por simpatia aos desempregados na Grécia.
            Fala sério.
            Esporte e política não se misturam. Claro que fanáticos religiosos sempre podem aprontar, afinal eles não tem consideração por ninguém mesmo !

    • Marcio Coimbra comentou em 20/04/12 at 11:47

      Mesmo respeitando o direito à opinião, o comentário do Vettel (sobre o Brasil) foi tão estúpido que depõe contra a inteligência dele.
      Para piorar, o Webber está se saindo melhor nas pistas e nos comentários.
      O ‘l’enfant terrible’ está mais para l’enfant que para terrible…

  19. Paulo comentou em 20/04/12 at 10:14

    Na boa Fábio! Já deu flor vc ficar criticando a política do Bahrein. Mimimimimi…..A corrida vai acontecer. E eu acho bom, política é política, esporte é esporte!! É chato o que está acontecendo? Claro que é….mas o mundo é assim. Aceite os fatos. Essa guerra não é nossa, não é da F1.

    • Vitor Santos comentou em 20/04/12 at 10:32

      Alguém faz evento esportivo em lugar com guerra civil?
      Política é política, e ela usa o esporte muitas vezes.

      • Marcio Coimbra comentou em 20/04/12 at 11:47

        Não, mas pararam uma guerra para assistir um jogo do Santos…

      • Leonardo comentou em 21/04/12 at 0:40

        É isso aí… toma!!!

  20. Bruno Ribeiro comentou em 20/04/12 at 10:12

    Ou a Williams será horrenda nessa corrida ou Pastor e Bruno só treinaram mesmo ritmo de corrida (o que eu acho totalmente non-sense).

    • Pietro Pecorari comentou em 20/04/12 at 10:49

      Treinaram no ritmo de corrida mesmo, o Bruno nem pois os pneus macios.
      O Massa tb treinou com ritmo de corrida nao usando o DRS! e com o Kers como se fosse na corrida. Palavra do mecanico dele!

    • Ivisson Barbosa comentou em 20/04/12 at 11:42

      Foi só ritmo de corrida mesmo, já que o Bruno só andou em um treino. No treino de amanhã antes da classificação é que veremos onde a Willians tá mesmo !!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).