Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Barbeiragem

Por Fábio Seixas
19/04/12 15:56

Vettel, nesta quinta (Valdrin Xhemaj/Efe)

Vettel: “No paddock não tem problema. Fora, acho que há um risco, mas há risco em qualquer lugar que vamos. Quando vamos ao Brasil, dependendo da área não é onde queremos estar. Mas não é um grande problema. Uma vez que estamos prestes a ir à pista, nos preocuparemos com aquilo que realmente importa: temperatura de pneus, carros…”

Sobre a primeira parte da declaração, não merece grandes comentários. Ele comete o mesmo erro de Whitmarsh, mistura laranja com bananas.

Sobre a segunda: o que realmente importa é “temperatura de pneus, carros”? Bom, vou preferir colocar esta na conta da juventude. Mas que é lamentável ouvir isso de um bicampeão, é…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. José Renato comentou em 19/04/12 at 22:33

    Acho que o comentário deve ter sido feito de modo contextualizado…
    Não vejo grandes problemas nessa declaração…
    O que importa ao Vettel são os carros, a temperatura do pneu…
    Certamente ao Messi o que importa são os gols… e ao Spider os socos e pontapés…
    Sei não…
    Acho que foi um comentário do tipo “deixa eu fazer meu trabalho, pq esse ano não ta mole…”

    Para mim também pouco importa o conflito no Bahrein… Mesmo pq não posso resolver nada daqui!!!!

  2. Titus Petronius comentou em 19/04/12 at 22:29

    Vettel parece mais bem informado do que muitos brasileiros. Talvez ele saiba que se cometem 40 mil assassinatos por ano no Brasil, o que muitos brasucas não sabem ou preferem ignorar.

  3. andre comentou em 19/04/12 at 22:22

    Esses comentarios mostram que devemos valorizar os brasileiros

  4. Bruno comentou em 19/04/12 at 21:49

    Lá vem o Fábio distorcer o que o menino falou… Vettel está certo. Ele estava dizendo: “Uma vez que estamos prestes a ir à pista…”, você queria que ele se preocupasse com o que? Cura do câncer? Crise econômica/desemprego na Europa? Questões geopolíticas na Síria/Bahrein? Claro que o rapaz tem que se preocupar é com a temperatura dos pneus, etc. O resto é hipocrisia e sentimentalismo barato do blogueiro.

    • Bruno comentou em 20/04/12 at 8:53

      Fábio, e para sua tristeza até seu querido Senna falou EXATAMENTE o que o Vettel disse, ouvi agora a pouco, na CBN. Disse que a situação lá “é igual ao Brasil”, mas quando estão na pista ou no hotel aí é tudo beleza.

      Ainda acha que só você está certo? Agora nem dá pra por culpa na ‘ignorância’ por não ser brasileiro, foi o Senna que falou!

  5. Italo Pereira comentou em 19/04/12 at 21:32

    Essa declaração foi mandada. Incubiram o atual bicampeão a decorar um texto pra acalmar o povo e a audiência não baixar tanto.

  6. Felippe SBO comentou em 19/04/12 at 21:29

    Concordo plenamente com os argumentos apresentados pelo Thiago. Perfeita a análise, afinal tanto Vettel, quanto para Whitmarsh, os dois países(Bahrein e Brasil) são violentos e ponto, independente da causa ou razão. Ambas declarações só demonstram quanto ignorante eles são sobre o assunto.
    Já a outra declaração do Vettel: “temperatura de pneus, carros…” acho totalmente compreensível. Não, ele não está lá para brincar, essa é a sua profissão, é um empregado, tem um chefe e ganha um bom salário.
    A RBR, empregadora do Vettel, “responde” a outra pessoa, no caso, o ilustríssimo Sr. Bernie Ecclestone, esse sim manda e desmanda o quanto quer, e dita a regra, aqui corre a F1 aqui não.
    Diante dessa situação qual a responsabilidade ou prerrogativa de Sebatian Vettel? Uma vez que estará no exercício de sua função, caberá a ele cuidar da “temperatura de pneus, carros”. Ou seria lutar pelas causas do povo bahreinista? Na dúvida, o silêncio é a melhor opção.
    Quanto a violência bastar lembramos do caso do Bernie Ecclestone em Londres, quando foi assaltado, ou seja, a violência faz parte da sociedade, é um elemento do todo. No fim, tudo se resume a hipocrisia e dinheiro.
    Falou em dinheiro, pensou em Bernie. eu não tinha visto, mas o cara é de uma “inteligência”… http://www.ypsilon2.com/blog/small-talk/ecclestone-transforma-assalto-em-propaganda-da-marca-de-relogio-hublot/

  7. Italo Pereira comentou em 19/04/12 at 21:28

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_civil

    Guerra, como o nome diz, é guerra, e isso muda muita coisa, inclusive impossibilita a comparação com qualquer país em paz e seus índices de homicídio.

    Parece Fabio, que há uma dificultade de diferenciar violencia de metrópoles como São Paulo com uma Guerra Civil em qualquer país.

    Outra, esse país ai tem muito problema com que se preocupar para dar atenção e segurança para a F1.
    É como seu amigo estar discutindo ferozmente a relação com a esposa, a ponto de terminar tudo, e você querer que ele te receba bem, dê janta, converse simpaticamente e você ainda age como se nada acontecesse, diz obrigado e vai embora.

  8. Felipe Marinho comentou em 19/04/12 at 20:50

    Nosso país nao tem estrutura para segurança, isso é fato! Concordo com o Vettel.

  9. joel belmonte fialho comentou em 19/04/12 at 20:46

    É lamentavel a atitude do bicampeão
    Vettel , não justifica tal atitude, realmente
    é ruim ter este tipo de declaração ainda
    mais vindo de Sebastian Vettel, perdeu de
    ficar calado. Se ele falou pelos cotovelos vejo uma atitude infeliz, querer comparar
    os problemas internos do Bahrein com a nação brasileira , nós os torcedores da F1 iremos lembrar as declarações de Whitmars ingles da Mac Laren ,que avacalhou o povão… e a Vettel sem razão,
    para criticar achando que é a bola da vez lamentavel , não é o suficiente teu triunfo até o momento porque um campeão deve
    ter a capacidade de ser no mínimo imparcial quanto as suas entrevistas perdeu a chance de ficar quieto…

  10. Rubens Pinho comentou em 19/04/12 at 20:26

    É isso nesmo Paulo Roberto.Só ouvimos besteiras.Averdade que se tiverem que morrer,será em qualquer lugar.

  11. paulo lucca comentou em 19/04/12 at 20:18

    Fábio recorda algum ato de violencia sofrido por piloto ou familiares deles em São Paulo? Jenson Button esse recorda.
    Vettel não foi leviano ao falar da criminalidadee da violencia no Brasil.

  12. Rafael Galavoti comentou em 19/04/12 at 20:17

    Whitmarsh e Vettel deveriam ter seguido à risca a orientação da organização da F1 e não comentar sobre a situação política do Bahrein. Só está saindo besteira…
    A comparação com o Brasil só é válida no âmbito de que, as duas realidades são ruins. Toda semelhança acaba justamente nesta pior parte.
    A Fórmula 1 deixou de ser, como Senna falava “pure racing” há muito tempo atrás.Ela funciona com dinheiro de todo canto do mundo, ela é um evento global e deveria SIM, se preocupar com as questões globais- à saber, a apreço pela vida – não as questões políticas do Bahrein.(Se o pensamento global não é relevante para a F1, voltemos aos motores V10,V12 e pare de uma vez com todas com o papo “verde”) A justificativa para não correr no Bahrein seria entender que o ESTADO está em conflito e coloca vidas em risco. Não seria necessário tomar lados claros, mas não ir para dizer “do jeito que está não dá” e dizer “Formula One supports life”. Mas então, se o Estado brasileiro também é ineficaz em garantir a segurança, eles deveriam não vir aqui também? Sim…não deveriam vir mesmo. Mas aqui, eles continuam vindo pois o povo brasileiro (eu sou brasileiro) é omisso e deixa tudo à panos quentes, difícil para que os investidores da F1, que, se já são cegos perante à obviedade do problema e do contexto histórico do conflito baretina, fácil fácil vão “deixar p´ra lá” os problemas brasileiros.
    Já que vai ter que baixar a viseira.Ok. Pé embaixo sim…masss, antes disso somos todos pensantes e iguais.Se Vettel falar com os avós dele ele entenderia um pouco sobre o que é um Estado assassino.

  13. Marcelo comentou em 19/04/12 at 20:05

    Não preciso de Vettel, Whtimarsh ou qualquer argentino para dizer como é meu “lindo” país.

    Posso soltar um palavrão pra dizer como ele é?

  14. Marcelo comentou em 19/04/12 at 19:55

    Violência é violência só muda a forma, e o Brasil é EXTREMAMENTE VIOLENTO, aqui um cara entra na sua casa rouba, mata, estupra, barbariza a família toda e NADA acontece com bandido. Quando é capturado ainda recebe um colete a prova de balas com vários policiais em volta, ainda dá entrevista e vira celebridade na tv.

    Isso quando não aparece uma débil mental querendo casar com o cara!!! Lembrando o caso da cantora Simony, ela foi até a cadeia para conhecer um preso. Fora a filha do Silvio Santos que se apaixonou pelo sequestrador, tô fud…desse jeito!!!

    Simony quer criar ONG para cuidar de presos em SP
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u22599.shtml

    Temos que lembrar que Vettel e Whitmarsh vem de paises onde existe Educação, Saúde e Segurança de qualidade. Lá existe violencia mas em menor escala(nem dá para comparar com a casa da mãe Joana que é o Brasil), lá pelo menos a lei é na base da mão de ferro, existe justiça coisa que o brasileiro não conhece, principalmente se for pobre.

    Esse é o problema do brasileiro, quando aparece um de fora e diz que o Brasil merece um CHUTE NO TRASEIRO ficamos indgnados, mas fechamos os olhos pra realidade, socialmente o Brasil é uma LATA DE LIXO. Basta ligar a tv e observar a SELVAGERIA do dia dia…aqui se mata por nada, não aceitamos sequer uma multa de trânsito.

    Não tiro a razão de Vettel e Whitmarsh, o Brasil precisa tomar VERGONHA NA CARA SAFADA, pensar mais em QUALIDADE DE VIDA! No momento, nós só estamos preocupados em CONSUMIR…mas qualidade que vida que é bom nada!

    Educação esta MUITO BURRA!
    Saúde esta MUITO DOENTE!
    Segurança esta com MUITO MEDO!

    E ainda temos a CARA DE PAU de gastar bilhões com Olimpíadas e Copa do Mundo, cada povo tem o que merece…

    Aqui se mata mais que muitas guerras! Quantas vidas se perderam com a violência nos últimos 10 anos? Com certeza passa dos 500 mil…não é pouca coisa! Ainda mais sabendo que quem mata não é punido(ainda sai da delegacia dando risada, mais essa cacetada pra gente carregar),
    Brasil é um país bem filho da…brasileiros estão se matando aos montes!

    Não sei se amanhã estou no Blog comentando, talvez perca a vida por causa de uma merd…de celular, tenis, correntinha ou porque estava com a camisa de um time. Vejo todos os brasileiros em uma grande fila única, e lá na frente nos espera o bandido, o estuprador, o estelionatário, etc… A dúvida é saber onde estou nessa fila, se no começo, meio o fim.

    “Na Alemanha e Inglaterra se respira a VIDA, no Brasil vc não tem garantia de absolutamente nada, respira a MORTE todo os dias”

    • Murilo Rodrigues comentou em 20/04/12 at 10:19

      Marcelo, ótimo comentário. Infelizmente hámuitos barsileiros que “abrem a boca” para reclamar se algum estrangeiro falar mal daqui mas estes parecem que se “esqueçem” dos milhares de problemas que temos.

  15. Josafá comentou em 19/04/12 at 19:41

    Realmente, e logo vc que é um fã do Vettel, fico triste pelos dois, por ele e por vc que deve tá muito decepcionado.

  16. Jaison comentou em 19/04/12 at 19:39

    Será mesmo Fabio, ou estamos tanto acostumado a nossa realidade que nos admiramos quando comparada a realidade de outros países?

    Pegue as estatísticas de quantos morrem aqui e quantos morrem lá.

  17. Frank Nepomuceno comentou em 19/04/12 at 19:34

    No Brasil só há segurança em reduto de ricos e olhe lá, a realidade é essa… aqui no Brasil a violência é por falta de ação dos poderes constituídos, no Bahrein estamos presenciando uma onda de violência, lá não é um país violento, enquanto que no Brasil, a violência parece que já faz parte da cultura…

  18. Marcus comentou em 19/04/12 at 19:18

    Fabio, com sinceridade, cara, não entendi pq vc encrencou com o Vettel nessa.

    Eu sou de SP e, apesar de hoje viver no exterior, trabalhei em vendas e conheço quase todos os cantos da cidade. Até onça, galinha viva à venda no semáforo e reserva indígena tem em SP (apesar de pouquíssimos paulistanos saberem disto).

    Eu quando vou a SP também tenho receio de passar por certos lugares – e perto do autódromo não é moleza.

    Enquanto piloto de corrida, profissional, o que ele deve fazer é entrar no cockpit e vencer. Preocupar-se com o lado social e humano do entorno, desculpe minha sinceridade, não é e nem deveria ser o papel dele.

    O que ele falou de tão absurdo assim???

    Lugares inseguros e feios, qualquer cidade grande tem. É normal.

    E um piloto no último degrau do automobilismo deve se preocupar, sim, com temperatura dos pneus e carros, como um profissional.

    A obrigação de ser políticamente correto da sociedade hj em dia anda meio cansativa…

  19. Daniel Médici comentou em 19/04/12 at 19:09

    E desde quando Vettel é sociólogo?

    Pelo que entendi, ele simplesmente não gosta do Brasil, talvez não se sinta confortável sendo um gringo dando sopa à beira de Interlagos quando sai do autódromo à noite (e, convenhamos, todo ano tem relato de assalto na Teotônio Vilela depois da prova), mas que é a vida, o negócio dele é entrar no carro e enfiar o pé, ele não escolhe onde. Não falou que tem guerra civil no Brasil. Não nos chamou de xiitas. Deixa o cara.

  20. Marcel comentou em 19/04/12 at 18:46

    E é lamentável o seu comentário. Coisa de brazuca mesmo. Ele tem todo o direito de achar que se não existe segurança suficiente para que haja a prova, também teriam que cancelar o GP do Brasil …

  21. Silas soares comentou em 19/04/12 at 18:32

    E um rapaz que acho que ganhou dois titulos de f1 pode falar o que bem entende , na minha visão ele foi nos dois anos que se passaram um piloto comum em um carro superior demais aos outros, com o carro desse ano ele não vai fazer nada ele e comum….. como o nosso Felipe massa esta sendo infelizmente vocês concordam????

  22. Lucas comentou em 19/04/12 at 18:27

    Vettel só mostra falta de cultura global ao misturar laranjas com bananas e acaba por fazer um tolo de si mesmo ao dar tais declarações. Sim no Brasil existem lugares que você deve evitar, é a violência que convivemos todos os dias, simples assim.

    Agora, no Bahrein, a situação é muito mais crítica, e ver um bando de playboys brincando de corrida enquanto a sua população derrama o próprio sangue… é Fábio Seixas, concordo com você, e só lamento pela falta de bom senso dos senhores da F1.

  23. Eduardo comentou em 19/04/12 at 18:14

    Inetressante é que todos vocês que acham que o Vettel fez “barbeiragem” (incluindo o Fabio) falam a mesma coisa quando se refere ao Norte ou ao Nordeste.
    A idéia que vocês têm do “resto do Brasil” é a mesma que o Vettel tem do Brasil “de vocês”.
    Então, aceitem a crítica como verdadeira e tratem de ver o que podem fazer para mudar este país, corrupto, injusto, de bandidos andando livres, e muito violento.

  24. JMQ comentou em 19/04/12 at 18:04

    Olá Fábio. Concordo que a comparação de violência no momento entre Brasil e Bahrein é exagerada. Mas, do dia-dia normal (Considerando o Bahrein sem as revoltas), garanto que lá é mais seguro que aqui, especialmente em São Paulo, a comparação momentânea foi infeliz claro, mas quando a normalidade impera, não deixa de ser verídica, pois todo ano vemos as equipes reclamando de furtos e similares… Enfim, isso só prova que estamos no calendário mais pela $$$$ Grana, pois se for por organização e critérios similares… Bye Bye GP Brasil. Mas concordo que realizar a corrida no Bahrein é a mais lamentável de todas as atitudes..

  25. Williams comentou em 19/04/12 at 18:03

    um bando de almofadinhas milhonários que não estão nem aí pra outros seres humanos, a não ser que esses pertençam a essa classe de seres humanos escrotos. Eu quero é que alguem toque fogo nessa bosta toda lá no Barhein! O povo lá se fudendo e o cara só quer saber é da merda da corrida. E quanto ao Brasil: os caras tão pouco se lixando pros torcedores e ainda a torcida otária lota as arquibancadas, veste camisa…. Formula 1 é só uma distração pros carniceiros continuarem controlando a humanidade enquanto os otários tão aí se matando e se xingando uns aos outros por conta desses manés.

  26. Rucci comentou em 19/04/12 at 17:58

    Se você lamenta o comentário do Vettel, o que dirá do comentário do Bruno Senna que é prata da casa?

    • Fábio Seixas comentou em 20/04/12 at 9:28

      Lamentável, também. Mas com menos peso, porque não é um bicampeão da F-1.
      Abs

      • Bruno comentou em 20/04/12 at 10:01

        Fábio, lamentável é você ter morado na Europa e isso não ter aberto sua cabeça. Eu também morei na Europa, e andava 100% tranqüilo pelas ruas de qualquer cidade.
        Você tem que conseguir enxergar que o problema não está em todos os outros, mas em você, paulistano, que acha normal o absurdo de andar constantemente tenso pelas ruas, com o vidro do seu carro fechado. Isso não é vida.

        Uma breve história: quando morei na Alemanha eu tinha uma amiga, Zlata, da Bósnia. Ela morava lá na época da guerra. Quando falávamos pra ela que no Brasil havia pivetes que nos assaltavam com pedaços de vidro na rua, ela ficava horrorizada. E quando questionei sobre a guerra, ela falou: Peraí, na guerra “there were just bombs”. Demorei um pouco mas entendi que essa violência ‘pessoal’, nossa, é muito pior realmente do que bombas aleatórias. Daí o motivo de todos, Whitmarsh, Vettel, Senna, estarem corretos e você errado.

      • Celso SP comentou em 20/04/12 at 14:07

        Cara,
        Eu não consigo entender porquê tem mais peso pelo fato dele ser bicampeão.

        Nessa lógica, se Schummi dizer a mesmíssima coisa, ipsi literis, seria uma hecatombe nuclear?

        O cara é campeão no automobilismo, não um pensador. O cara é piloto, não secretário-geral da ONU.

        Para mim, o peso da opinião dele sobre qualquer assunto não relacionado a corridas é zero, nulo. Não queira dar a Vettel, Hamilton ou Alonso qualquer importância maior que as que eles tem segurando um volante.

        • Bruno comentou em 20/04/12 at 18:16

          Ótimo comentário!

  27. Vagner A. Godini comentou em 19/04/12 at 17:58

    Ninguém é obrigado a vir ao Brasil. Nos brasileiros temos que cobrar das autoridades mais segurança? isso sim mas para nós mesmos e não para gente de fora. O que não pode é pessoas do esporte fazerem comparações tão imbecis e nos ficarmos revoltados. O Brasil é muito maior que a F1 (sou apaixonado pela F1 e não perco um blog seu) mas antes disso sou um legítimo brasileiro. É lamentável ouvir isso de um Bicampeão. Só para constar essa semana no país dele roubaram três pares de chuteira do Cristiano Ronaldo, Benzema e Ozil. Vettel olhe seu nariz 1º para depois falar do próximo.

  28. Michel comentou em 19/04/12 at 17:55

    Fabio,

    Na verdade nao me surpreende um europeu ser alienado como ele… a maioria confunde banana com laranja.
    Mas sobre o Brasil: nosso pais que se preocupe em melhorar nossa imagem de uma vez por todas e essas comparacoes de pessoas desinformadas diminuirao.
    O resto eh conversa…

    Abs

    Michel

  29. Junior comentou em 19/04/12 at 17:50

    Acho que devemos ligar nosso senso critico e parar de ficar reparando nos problemas dos outros e tentar resolver os nossos problemas.

  30. Murilo Rodrigues comentou em 19/04/12 at 17:50

    Não é nenhuma novidade. Todos sabemos o quão violento o Brasil é, sem policiamento, um país sem lei. Também o que esperar dos tres poderes permeado de bandidos e corruptos. Mas a culpa é da população, permissiva, indiferente, acomodada, que tudo vê e não faz nada. Muito diferente de outras nações, em que as populações demonstram sua indignação e insatisfação com qualquer governante. Aqui a maior preocupação do povo é com essa porcaria de copa, feriados em profusão, cervejinha, praia, etc… Fábio, voce foi muito infeliz em seu texto. Não posso dizer de ti mas tem muito jornalista que tem “rabo preso” com os políticos.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).