Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Barbeiragem

Por Fábio Seixas
19/04/12 15:56

Vettel, nesta quinta (Valdrin Xhemaj/Efe)

Vettel: “No paddock não tem problema. Fora, acho que há um risco, mas há risco em qualquer lugar que vamos. Quando vamos ao Brasil, dependendo da área não é onde queremos estar. Mas não é um grande problema. Uma vez que estamos prestes a ir à pista, nos preocuparemos com aquilo que realmente importa: temperatura de pneus, carros…”

Sobre a primeira parte da declaração, não merece grandes comentários. Ele comete o mesmo erro de Whitmarsh, mistura laranja com bananas.

Sobre a segunda: o que realmente importa é “temperatura de pneus, carros”? Bom, vou preferir colocar esta na conta da juventude. Mas que é lamentável ouvir isso de um bicampeão, é…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Guilherme Costa Gomes comentou em 19/04/12 at 17:48

    Ah, bons tempos em que os pilotos faziam motim por causa de segurança (vide Fittipaldi, Prost e o Piquet liderando a “greve” no hotel). Até nisso a época romântica da F-1 acabou. Os caras definitivamente estão em bolhas de metal chamadas paddock e cockpit.
    Abs.
    Ps.: ainda tá de pé a oferta de 2 pizzas do Braz em troca da sua vista do trabalho? O único porém é que a minha mudou da Paulista para a Berrini…

  2. Andre R. comentou em 19/04/12 at 17:37

    O Brasil tem problemas, não há como negar.

    Mas quem é compatriota de Adolf Hitler, jamais poderá julgar qualquer outro país.

    Alemão é a escória da humanidade, são preconceituosos, arrogantes e dissimulados até hoje, assim como era o Hitler.

  3. Aliandro Miranda comentou em 19/04/12 at 17:36

    Vamos dar um desconto.

    Vettel, além de ser um absurdo talento na pista, é alguém de comportamento louvável fora dela, não tem uma vida extravagente e, pelo que relatam, é extremamente educado, solícito e discreto. Não o vemos envolvido em escândalos ou frequentando as páginas das revistas de fofocas.

    Portanto, ele está no crédito para poder falar uma bobagem de vez em quando.

  4. Renato Bobby comentou em 19/04/12 at 17:29

    Esse comentário do Vettel vejo como de uma pessoa ignorante, não no sentido de que ele não sabe nada, ele sabe sim e tem um certo Q.I, mas é de cunho de informação…primeiro, violência no Brasil não é novidade, aqui temos Sequestros relâmpagos, roubos, latrocínios, tiroteios, etc e etc…mas a coisa lá é diferente, pois há revoltas, protestos em um país que tenta mostrar uma coisa e faz outra…se o esquema de segurança praticado aqui e lá são iguais, tudo bem, mas fazer esse tipo de comparação é estúpido, pois no Brasil não estamos todos revoltados, jogando coquetel molotov aqui e acolá, quebrando tudo, colocando a vida dos outros em risco e as forças armadas contra-atacando…aqui a violência é resultado pela falta de educação, que consequentemente vira tudo isso e o poder público faz “vista grossa” perante essa deficiência…o negócio lá é dinheiro, business, o Sr. Ecclestone já ganhou o dele e agora tem de cumprir…agora aparecem meia dúzia de “gatos pingados” falando merda!!!…até entendo o Vettel, mas era melhor ele ter ficado quieto e ir atrás do prejuízo, pq esse ano não será “fácil” pra ele não…agora vai ter de mostrar se realmente é tudo isso com um carro mediano!!!…abs!!!

  5. ANTONIO comentou em 19/04/12 at 17:28

    Tudo bem que Button sofreu um atentado, isso realmente abala a credibilidade, mais ainda temos um governo soberado e isso faz uma grande diferença. Pergunte pra quem viveu em 1964.

  6. RealBR comentou em 19/04/12 at 17:27

    P/ Fabio Seixas: “Se o GP do Brasil fosse no RJ e, o nosso país não estivesse para sediar nem Copa do Mundo e nem Olímpiadas, eu dúvido que vc diria isso a respeito do Vettel e do Withmarsh.” POIS TODOS NÓS SABEMOS QUE O GOVERNO NACIONAL SÓ COLOCOU AS FORÇAS NACIONAIS NAS RUAS E NOS MORROS CARIOCAS, PORQUE QUE UM TAL DE MULA ANGARIOU UMA FALSA E MASSIVA PROPAGANDA PARA QUE ESSES DOIS EVENTOS FOSSEM DE QUALQUER MANEIRA TRAZIDOS PARA O RJ COMO SEDE PRINCIPAL. Se não fosse isso, eu duvido, que até mesmo vc Fábio, se arriscaria em morar no RJ, sem um bom seguro de vida para deixar pra sua família.

  7. Pedro Kuchminski comentou em 19/04/12 at 17:25

    Me pergunto qual ou quais pilotos sabem DE VERDADE o que acontece; se passa no Bahrein e, mais importante, aos arredores do autódromo. Saudades de quando os pilotos tinham postura, eram críticos e a a F1 não havia se transformado em puro show business.

  8. fabio henrique da paz comentou em 19/04/12 at 17:20

    Esquenta nao vettel brunno vai te mostrar na pista que o brasil tem de melhor forca raca educacao respeito pelas pessoas pelo um pais

    • Thiago Pomkerner comentou em 20/04/12 at 10:20

      Senna ressuscitou?

  9. Alexandre G. comentou em 19/04/12 at 17:15

    Só tenho que concordar com o Vettel disse, infelizmente.

    Em 8 anos morando em São Paulo já fui assaltado 6 vezes (4 delas a luz do dia perto da região da Av. Paulista) e já presenciei na rua pelo menos mais de uma dúzia de crimes (dos mais diversos tipos). Isso porque fico recluso a maior parte do tempo dentro de um escritório.

    Fábio e os demais que criticaram a postura do campeão, em que mundo vocês vivem? Aposto que se vocês colocassem os pés em certos lugares e em determinados horários voltariam sem alguma coisa, e, dependendo do caso, sem a própria vida.

    Que hábito irritante do brasileiro ufanista que acha que o país é o melhor lugar do mundo para viver. Qual a segurança que uma figura pública tem ao andar pela rua? Por que SP tem um das maiores frotas de veículos blindados do mundo? Prefiro parar por aqui. E depois ainda ficamos bravinhos com o que o Valcke diz.

    Sem mais.

  10. fabio henrique da paz comentou em 19/04/12 at 17:15

    Vettel faltou com respeito com brasil a quantos anos a formula 1 esta no brasil nunca houve um incidente para que nao houvese corrida espero que vettel se desculpe o minimo que ele pode fazer por que meu respeito e todos ou a maioria dos brasileiros ele nao tem mais nem torcida o brasil e violento mas nao dizimou sa pessoas como hitler ….

  11. Iuri Jacob comentou em 19/04/12 at 17:12

    Nada que venha desse pessoal da F1 me surpreende mais. Esse pensamento do Vettel é o mesmo da maioria dos pilotos (se não todos) que estão lá hoje. Se assim não fosse duvido que essa corrida aconteceria. Nenhum deles teve sua casa ou família um dia arrancada sem dó nem piedade por um regime opressor, ou por bandidos ocultos pela mascara do governo. Todos são uns “filhinhos de papai”, egoístas, vaidosos, que não enxergam nada além do próprio prazer. E é igualmente lastimável que hajam pessoas aqui que apoiem uma declaração dessas. Nada mais me surpreende nesse mundo…

  12. JIAP comentou em 19/04/12 at 17:11

    Esse é o seu alemãozinho…. rsrsrsrsrs!!

  13. Danilo Possera comentou em 19/04/12 at 17:00

    Falam do Brasil como se estivessemos em guerra. Mas na Europa, casa deles, tambem tem muito conflito e roubos. Roubaram as chuteiras do CR7 no jogo na alemanha, casa do Vettel. Roubaram as varas do salto de Murrer. Todo lugar tem ladrao, mas conflito com armas e coquetel molotov acho que nao tem em todo lugar… Acho que ta todo mundo ganhando dinheiro para dizer que ta tudo bem

  14. Pereira comentou em 19/04/12 at 16:56

    Fábio, acho que as declarações dos profissionais estão ganhando dimensões grandes demais.
    E se realmente as equipes tomaram as mesmas precauções de quando correm no Brasil? Imagine o que os gringos pensam ao assistir “Cidade de Deus”, “Tropa de elite” e os jornais mostrando ônibus queimados por marginais…

    Sobre a segunda declaração, uma vez na pista, você acha que algum piloto vai se preocupar com a paz? Com a pobreza no mundo? Com a fome? O que poderiam ter feito como esportistas já era. Uma vez lá dentro, são pilotos.

    • JMQ comentou em 19/04/12 at 18:10

      Amigo, o lado positivo é que esse pessoal que faz os filmes mostrar o que REALMENTE acontece… Diferente dos filmes americanos que é aquela coisa enfeitada e a patriotada toda e blá blá blá…
      Sobre a segunda declaração concordo, mas sendo um BI-CAMPEÃO, ele tem poder para simplesmente se recusar a correr (Como fez o Lauda em 77), mas como tem que respeitar o contrato e rola muita ($$$), então, que se dane…

    • Pedro Tannus comentou em 19/04/12 at 20:02

      Mais uma vez, tem-se o parâmetro da diferença nutre Ayrton Senna e os grandes pilotos de hoje (e de outros tempos tb)! A fundação legad por Senna a sua irmã faz muito por muitos sem fazer alarde! Eu fiquei realmente impressionado com o alcance do trabalho deles! Sem auto promoção! A F1 e fascinante, mas e também um grupinho de mega ricos que só pensam no seu esporte e no seu bolso! Não me impressiona a declaração do Vettel. A F1 corria na África do Sul enquanto negros eram perseguidos em sua própria terra mãe, pelo apartheid. Pelo que sei, foram alguns poucos brasileiros que levantaram a voz contra anacronismos deste esporte. A declaração do Vettel só mostra que as coisas não mudaram de verdade!

    • JM comentou em 20/04/12 at 0:24

      Senhores e Senhoras,

      Esse inconsciente coletivo que tomou conta da nação está virando uma coisa ridícula e deixando as pessoas cegas. Por conta de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada que vão deixar como saldo o maior rombo orçamentário nos cofres públicos e um monte se político com as contas recheadas nas offshores, passamos a não aceitar criticas e achar que somos o país mais importante do mundo.
      Na verdade continuamos a ser uma das nações mais violentas do mundo, a falta de segurança só aumenta, a corrupção se encontra em seus níveis mais elevados, o índice de desenvolvimento humano pra lá de Bangladesh, infra estrutura em níveis inaceitáveis e poderia ficar escrevendo por horas elencando o mar de lama que nos rodeia. Somos simplesmente um pais que está atraindo capital especulativo pois pagamos o juro mais alto do mundo e por essa razão nossos bancos não param de bater recordes. Vamos realizar a pior copa do mundo da história e vamos mostrar ao mundo o quão distante do primeiro mundo estamos.
      Ficamos ofendidos porque o representante da Fifa esfrega a verdade na nossa cara e ficamos revoltados porque um garoto de 23 anos, campeão mundial de F1 diz abertamente o que pensa e o que sente cada vez que desembarca em um dos piores aeroportos do mundo?
      Vamos acordar, isso aqui é uma bosta.

    • Ronlado Dojxão comentou em 20/04/12 at 5:56

      Show Amigo Pereira!!! Abaixo a Hipocresia!

    • PC Carneiro comentou em 20/04/12 at 6:47

      “…prestes a ir à pista…”, ele ainda não está na pista, concentrado, daí o comentário acertado do Fábio Seixas.

    • Edmilson Mathias comentou em 20/04/12 at 8:57

      Falou tudo… nao sobrou brecha para acrescentar nada. Parabens pelo comentario

  15. PRBPedreira comentou em 19/04/12 at 16:44

    Acho que queremos tapar o sol com a peneira. É óbvio que o nosso país é “extremamente” violento. Mata-se mais aqui que em qualquer país em guerra atualmente. Mas é provável que voces, que comentaram acima, estejam falando de outro país que não conheço. Pasárgada, talvez?

    • Rafael S. comentou em 19/04/12 at 21:50

      Exatamente! Concordo plenamente. O Brasil é extremamente violento, e os brasileiros no geral também são. O problema é a imagem que a própria mídia passa do Brasil para o resto do mundo. Eu gosto de surf e estava vendo um vídeo no youtube que falava das brigas na água, etc. Quando pergutado para várias pessoas de diferentes nacionalidades, quem eram os mais violentos na água, a resposta foi unânime: Pasárgadenses!!!
      =)

  16. Thiago Pomkerner comentou em 19/04/12 at 16:43

    O erro do Vettel é por ignorancia e não por preconceito.. Ele acha que o Bahrein é um país violento como o Brasil. A ignorancia reside em ele pensar que são violencias da mesma espécie. Aqui não tem grupos armados em Brasilia pedindo pra soltar o Fernandinho beira-mar e a renúncia da Dilma. O que temos no Brasil é a covardia de governantes que não combatem o narcotrafico com pulso de ferro.
    No Bahrein é questão política, estão lutando pelo rumo do páis, pela democracia ou não.. usando de tortura, bombas, granadas, molotov (mto molotov).

    As duas forma de violência geram morte? sim
    São ruins? são!

    Mas tem origem diferente e é isso que o Vettel deveria saber. Ele correndo no Brasil está sujeito a ser assaltado, sequestrado, espancado.. mas só afeta ele e a família dele.
    O Vettel correndo n o Bahrein sinaliza indiretamente que ele apóia o atual governo. Afinal, ninguém vai na casa de ninguém se não gostar da pessoa. Ele está indo brincar onde tem gente morrendo por ideais na frente do playground.

    • Alan comentou em 19/04/12 at 16:56

      Perfeito comentário, é apenas falta de visão global.

      Mas repito, nem ele, nem ninguém é obrigado a saber o que anda acontecendo mundo a fora.

      Para eles a violência é igual, só diz respeito a segurança DELES e não dos outros.

      Estão pouco se lixando para o que acontece com os outros e o mesmo acontece todos aqui.

      Quem sai de cidades menores e vai ao Rio, São Paulo, Salvador, Recife, procura locais SEGUROS para nós, dane-se se há violência na outra esquina, contanto que EU esteja bem o resto que se dane.

      É triste??? Sádico??? Imoral??? Ignorância???

      É a verdade.

    • Pereira comentou em 19/04/12 at 17:12

      Novamente digo que as declarações estão superestimadas. Qual foi a pergunta para essa resposta de Vettel? Não vi aqui ou em outros sites.
      Talvez (e provavelmente) não tinha nenhum aspecto político. Provavelmente perguntaram se ele estava preocupado com a segurança.

  17. Claudio comentou em 19/04/12 at 16:41

    Brasil é 8º lugar mais violento do planeta.

    Se considerarmos apenas onde se realiza F1, o Brasil é campeão disparado. O nº de homicídios aqui é 5 vezes o 2º colocado mais violento, que são os EUA.

    O missivista acha que Vettel ou Whitmarsh erram nas declarações. Afinal, o ufanismo não permite que estrangeiros falem a verdade. É mandatório: “I Love Brazil”. Mesmo quando se sequestra pilotos com metralhadoras.

    PS: As manifestações no Bahrein são turbinadas pela mídia ocidental, pois deseja-se estender a primavera árabe.

    • Fábio Seixas comentou em 19/04/12 at 16:53

      Não sou ufanista. Mas talvez você seja novo por aqui e não me conheça. Um bom começo é ler isso: http://bit.ly/IqsnOt
      Ambos, Vettel e Whitmarsh, confundem a violência brasileira inegável com um estado de exceção vivido por um país em turbulência política. E é pena que tantos leitores façam a mesma confusão.
      Abs

      • Alexandre G. comentou em 19/04/12 at 17:21

        Fábio, é uma pena que, depois de tantos anos de violência e tanta discussão sobre o tema, não tenhamos percebido que na prática também vivemos em um Estado assim (i.e., de exceção), das milícias, dos traficantes, do superfaturamento, seja das obras públicas, seja dos produtos industrializados….

      • Rene C comentou em 19/04/12 at 17:43

        É ufanista sim! Por que ao invés de ficar reclamando da imagem que um estrangeiro tem do nosso país não pensa em formas para mudar essa imagem?
        A declaração do Vettel não comparou a situações dos dois países, e sim a insegurança que temos em ambas as situações, que é verdade. Alem de tudo a declaração é política. A fórmula 1 precisa correr no Bahrein e colocar na mesma frase (que não é comparar ou igualar) os países mais problemáticos na questão segurança é apontar que o Bahrein não é tão ruim assim, e portanto ele aceita correr. Pronto, só isso.
        É uma pena que um jornalista não consiga interpretar um texto.
        E cada vez mais esse blog parece ser escrito por crianças e comentado pelas mesmas.

        • Pietro Pecorari comentou em 21/04/12 at 6:03

          Ridiculo! Se nao tem nada para agregar fique quieto!

      • Celso comentou em 19/04/12 at 18:51

        eu perdi algo? whitmarsh falou alguma mentira?

        se não há emprego em quantidades suficientes, escolas, hospitais e não existe segurança, isto é culpa de quem? responsabilidade de quem? das elites governamentais que nada fazem… da classe (política) dominante. o Brasil é um país com graves diferenças sociais sim. culpa exclusiva nossa porque votamos sempre nos mesmos. É chegada a hora de dar um basta… uma resposta digna porque vem nova eleição aí 😉

      • Frank Nepomuceno comentou em 19/04/12 at 19:30

        A violência em qualquer lugar é fruto de política ou falta dela.

      • Oliveira comentou em 20/04/12 at 2:48

        Fábio Seixas, admiro a sua paciência e educação. Se fosse eu, já tinha perdido a linha.

      • G B comentou em 20/04/12 at 4:50

        Brasileiro nao tem direito a:

        – Segurança
        – Saude publica
        – Andar livremente por estradas(temos pedagios)
        – Censura da Midia(e voce sabe disso)

        Isso nos pagamos impostos, nos repagamos e ainda nao é suficiente… é uma das maiores cargas sobre o salario do mundo.

        Nosso governo nao nos mata, mas nos deixa matar, indiretamente nos matam… afinal sao politicos que NAO TEM O MENOR INTERESSE em promover a segurança pq a insegurança geral MUITO DINHEIRO.

        Gosto muito do seu blog(acho um dos melhores sobre o mundo da velocidade), mas o Brasil nao é um bom pais… Violento, eles nao querem saber o q ocorre, nao querem ser mortos o trabalho deles é aquele correr se a F-1 decidiu correr ali eles vao we. Simples assim.

        Essa questao de nao correr ali tem que partir da FIA sei la… mas nao dos politos, que nao sao patroes e sim empregados.

      • claudiomiro comentou em 20/04/12 at 8:04

        Fábio Seixas,te admiro como jornalista,sério ,integro e imparcial é uma pena mesmo que tem leitores que não te conhecem e colocam besteiras pra ofender um jornalista que sempre trás novidades,curiosidades e aquele quadro sensacional (Formula 1 sem mimi) é fantastico!!!!,esses postam besteiras são discipulos do galvão Bueno todos ufanista.

        • Pietro Pecorari comentou em 21/04/12 at 6:01

          Tem completa razao claudiomiro!

      • Pietro Pecorari comentou em 20/04/12 at 8:46

        Nao da nem para comparar uma coisa com a outra. A violência é uma coisa que acontece em países em desenvolvimento mas isso não tem nada a ver com revoltas do povo contro um regime local. Isso tinha no Brasil na época da ditadura mas poucos lembram.
        Eu nem tinha nascido!
        Abs

    • Flavia Lemos comentou em 19/04/12 at 20:50

      Nossa, excelente Claudio! Com os números apresentados por você só prova o seguinte: o quanto nosso país é violento, infelizmente. Ufanismos à parte, matou a pau.
      Muito bom, parabéns.

  18. Marcelino Madruga comentou em 19/04/12 at 16:36

    Bom,se for para radicalizar,podemos lembrá-lo que o grande país que ele nasceu produziu Hitler….E o resto é História.Há problemas no Brasil? Sim,existem,mas nada a ser comparado com uma guerra civil ou cessão de direitos do povo.

    • Andre C. comentou em 19/04/12 at 17:24

      quem “produziu” Hitler foi a Áustria…

    • Celso comentou em 19/04/12 at 18:52

      hitler era austríaco 😉

    • Mauricio Alves comentou em 19/04/12 at 19:16

      Erro:

      Hitler não era alemão. Era austríaco.

      Acerto:

      Não há como comparar um país que tem problemas cônicos em várias esferas, gerando violência, com um país que vive uma guerra civil.

    • Rennato de Almeida Jr comentou em 19/04/12 at 20:38

      A alemanha ate produziu , mas hitler é austriaco ….

    • LUCAS PEREIRA comentou em 19/04/12 at 21:00

      Hitler era austríaco…

    • G B comentou em 20/04/12 at 4:42

      Hitler nasceu na Austria e nao na Alemanha.

  19. Luca comentou em 19/04/12 at 16:36

    Discordo do seu comentario fabio. O Vettel só disse aquilo que todos nós estamos carecas de saber e repetir – há lugares no Brasil que não são nem seguros, nem dispõe de infraestrutura. A violência no Brasil mata quase 50 mil brasileiros por ano, muito mais que esse saldo do conflito no Bahrein deixara.

    • Delmiro comentou em 19/04/12 at 17:28

      Acho que você não entendeu o que o Fábio quis dizer. Ele não quis negar a violência que existe no nosso país, e nem comparar com a guerra civil no Bahrein. O que ele simplesmente questiona é a alienação de Vettel em relação à problemas de idéais, guerras e morte.

      Explicando melhor, a declaração do Vettel dá a entender que ele não se importa com as mortes no Bahrein e nem com as questões humanitárias. Em linguagem chula, o Vettel diz “foda-se a guerra e as mortes, eu quero é correr”.

      Acredito que esta era a ideia que o Fabio queria passar.

  20. Dermeval White Paim comentou em 19/04/12 at 16:34

    O problema é que jogamos a sujeira sempre para baixo do tapete, faça uma pesquisa com os pilotos e veja a opinião deles a respeito de virem ao Brasil para as corridas e aí sim poderemos fazer uma avaliação real do que eles pensam.

  21. ANDRE DE ITU comentou em 19/04/12 at 16:33

    Fabio,porque essa implicancia com Brasil por parte da F1,sendo que a mesma corre na India,um pais feio, sujo,encardido,fedido,horroroso e mil vezes mais violento em questão de assaltos que o Brasil?

    • CarlosSP comentou em 19/04/12 at 21:21

      Que preconceito horrivel Andre. A india é linda e tem um povo mais lindo ainda. Voce ja foi as cidades ribeirinhas do nordeste, periferia de campinas, curitiba e porto alegre? Conhece caxias no rio? Nao cheiram alfazema. Quanto a assaltos na india, voce esta absolutamente enganado. Os indices de violencia lá sao quase inexistentes, e tem muito mais a ver com imigrantes somalis ou etiopes. O brasil é 27 vezes mais violento que a india. Pesquise antes de falar bobagem.

      • ANDRE DE ITU comentou em 20/04/12 at 10:21

        antes de acreditar em pesquisas prefiro acreditar no depoimento dos meus tios que pagaram um pacote turistico de 15 dias e no quarto dia pegaram o primeiro avião que saisse daquela joça.

    • Bruno comentou em 19/04/12 at 21:42

      André, você ficou doido? Não existe violência na Índia! São pobres, só isso. Não há roubo nem violência.

  22. joel belmonte fialho comentou em 19/04/12 at 16:31

    A decepcionante a atitude de Sir Whitmarsh, fazendo declaração livre é claro , pode falar o que quizer , contexto
    pela eronia interpretação de no que refere-se ao Brasil subjungando as atitudes isoladas de um determinado grupo de assaltantes, passa a ser redículo
    a comparação com a situação do Bahrein, que vive um momento difícil para ter os seus direitos universais dirigido a toda
    população , por se tratar de um emirado, as regras são claras : revolução , ataques aos policiais gerando uma insegurança imensa. O desreipeto que a Fom do Sir Bernie , provoca gera insegurança , exatamente no momento mais delicado da
    politica interna , o povo Baranita merece
    maior consideração, e o mundo clama por ordem respeito é o minimo que a emirado
    pede….

  23. Claudio comentou em 19/04/12 at 16:30

    Temos que dar mais importancia a declarações relevantes, de pesquisadores que estão em busca da cura do cancer, antropologos que desvendam os caminhos da humanidade, e não para esportistas de uma categoria especifica, que não representa absolutamente nada, a não ser diversão, e que não acrescentam nada ao nosso cotidiano…são apenas declarações iguais a outras mil na internet

  24. claude bes comentou em 19/04/12 at 16:27

    larga de ser mentitoso, minha neta em curitiba ja foi sequestrada 2 vezes com o carro na porta de casa, la pelo menos tem policia…

  25. RICARDO TOSTA comentou em 19/04/12 at 16:26

    Esse Vettel ta falando de mais ta certo que todo Paiz tem seus problemas, mas ate ai comparar o Brasil que sempre recebeu bem todos, para mim Vettel não é digno nem da minha torcida mesmo que quebre todos os Brasileiros ainda me sobra21 para torcer fora o Vettel.

    • Alan comentou em 19/04/12 at 16:53

      Paiz???? Brasil recebeu bem???? Diz isso para o Button.

      Nooossa o Vettel vai ficar abalado por não contar mais com sua torcida, majestade.

      Eita sindrome de cachorro vira-latas, podem falar mal de todos, mas não falem mal do MEU BraZil, porque só EU posso falar mal do BraZil.

      • Oliveira comentou em 20/04/12 at 2:53

        Cara todos sabemos que o Brasil tem problemas graves, agora, você acha que a Alemanha não tem? Não tem assassinatos e assaltos na Alemanha? Na Alemanha não existem lugares perigosos? Já que ele quis fazer uma comparação, por que ele não usou o país dele?

        Mas acontece que vocês que pagam pau pra estrangeiro dizem que é síndrome. Tem que ter muita paciência.

    • Rodrigo comentou em 20/04/12 at 8:43

      Putz, bem que poderíamos tentar separar melhor as coisas. Criticar o cara por suas declarações é normal, afinal ele falou berda bra garaio. Seria a mesma coisa se eu disse pra você que isso é a mesma coisa que fizeram com o Timo Glock, massacrando-o por ele ter “deixado” o Hamilton ultrapassá-lo aqui no Brasil. São coisas diferentes. Saiba separar as declarações de um cara que vive no seu mundinho colorido, lendo apenas o que sua assessoria filtra, do bom piloto que ele é.

  26. fernando julio barbosa comentou em 19/04/12 at 16:20

    Boa tarde colrgas, concordo com Vettel é Whtimarsh o brasil o nosso pais, nosso quintal não um pais seguro a violencia aqui come solta, e só assistir o datena,e por essa e outras que eu torço para os militares voltarem as rua de nosso pais,sou ex – militar aposentado afavor da democracia tenho 62 acompanho a f1 há 40anos pesso desculpas meus erros de português minha vista já não e a mesma de 1974.

  27. Bruno Ribeiro comentou em 19/04/12 at 16:19

    Agora eu quero ver o que os torcedores brasileiros desse sujeitinho ai tem a dizer sobre isso.

    • Riley comentou em 20/04/12 at 2:51

      Se eu pudesse eu mesmo explicaria para ele as particularidades e necessidades de cada região, mas ele mentiu? Ele foi sincero. Eu também, quando vou a São Paulo, existem lugares que eu evito, assim como eu evito também quando vou à Berlin. ( Berlin sim, não é exatamente como aqui, mas tem violência lá também) e lugares na minha cidade que também são tensos e infelizmente eu tenho que evitar também.

  28. Fernando comentou em 19/04/12 at 16:19

    Certamente foi bem infeliz no comentário. Mas não deixamos de merecer a fama de certa forma também.

  29. Franco comentou em 19/04/12 at 16:13

    Barbeiragem? Em que país e cidade vc vive? Só de sair do Aeroporto de Guarulhos e ver aqueles imenssos arraiais de casebres sem reboco já é assustador, até para um paranaense imagina para um alemão.

    • Cassio comentou em 19/04/12 at 16:51

      Quer dizer que só porque algumas pessoas, infelizmente, não possuem uma vida economicante estável e precisam viver em moradias precárias, são bandidos? A comparação do Vettel, foi, sem dúvida, lamentável. Como também está sendo a posição da F1 e de outros pilotos, na realização desse GP

      • Ivan Awfulitch comentou em 19/04/12 at 17:48

        Você é um idiota.

        • Cassio comentou em 20/04/12 at 12:31

          Lamento, mas não sabe discutir, começa a apelar

      • Molero comentou em 19/04/12 at 22:29

        Pessoas que vivem em moradias precárias não são na essencia bandidas. Mas dão guarida aos bandidos que se misturam a elas e fingem que não vêem. Ou seja, por conivência e omissão, são bandidas também.

        • Cassio comentou em 20/04/12 at 12:35

          Não concordo com o seu comentário, muitas vezes essas pessoas fingem que não veem, por medo e pela própria repressão dos bandidos. Eles, infelizmente, precisam conviver com este tipo de gente por falta de opção.

      • Riley comentou em 20/04/12 at 3:02

        A questão não é bem essa. Veja bem, existem imagens que vemos e histórias, as quais ouvimos que a nossa recepeção pode ser essa: ficar chocado. Tudo aquilo que nos passa a ideia de medo ou de terror, por instinto vamos evitar. Eu sinceramente acho que ele não mentiu e sequer exagerou, mas os contextos são bem diferentes. Brasil é Brasil, Bahrein é Bahrein.

    • Marcelo comentou em 20/04/12 at 8:55

      Realmente, é uma vissão assustadora de um povo pobre num país sem estrutura. Daí a ser bandido é diferente. Ou será que nas mansões milionárias não moram bandidos?
      No PR é diferente? Afinal, tem muita casa de madeira e na sua visão devem estar cheias bandidos, não é? Lamentável seu preconceito e maior ainda sua ignorância.

  30. Paulo Roberto Moura comentou em 19/04/12 at 16:12

    Meu Deus. E tivemos Fangio, Prost, Senna, Piquet, Emerson, Mansell, keke e gente que nem ganhou títulos, como o próprio Barrichello e nunca ouvimos tantas asneiras juntas, saindo de uma só boca.
    Ser campeão mundial não lhe dá o direito de ser tão estúpido… Triste

    • Zé Melo comentou em 19/04/12 at 18:13

      Oxente!
      Qual foi a estupidez que ele falou?
      Vc mora em que país?

    • Leonardo comentou em 19/04/12 at 20:46

      Keke? Ta louco rapaz… esse cara foi o maior cagão da história da Fórmula 1, mais até que o Piquet! Não cita mais ele não…

    • Pedro Tannus comentou em 19/04/12 at 22:53

      O que da o direito de ser estúpido eh ter 24 anos e ser chamado de gênio desde os 10 por saber pilotar um carro de corrida, alias uma enorme contribuição para o bem da humanidade.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).