Vettel e o escapamento
18/04/12 14:22Vettel queria correr no Bahrein com o escapamento que usou nas três primeiras etapas do ano.
A Red Bull tinha outra opinião. E ele precisou engolir essa.
Na China, só Webber usou o novo escapamento. O alemão preferiu continuar com o equipamento original e bateu o pé por isso.
O australiano largou em 6º e terminou em 4º. Vettel não passou nem para o Q3. Largou em 11º. E cruzou em 5º.
A conclusão é clara. E o bicampeão não teve outra saída a não ser aceitar os fatos.
“Ele não está conseguindo ter confiança no carro, e isso o faz cometer erros estranhos”, disse Marko, cartola do time e braço direito de Mateschitz quando o assunto é automobilismo.
Será algo interessante para acompanhar no final de semana…
Moçada, né por nada não, mas o post era sobre o Vettel… kkkk qq o Senna/Schumacher/Piquet/prost tem a ver com isso???
Sobre o assunto: o Vettel sentiu o baque, e será muitissimo interessante ver como ele sai dessa mesmo…
A bem da verdade um piloto não é campeão sem a qualidade de ser muito bom e a soma do carro que pilota, O vettel
bicampeão mundial na F1 foi em cima de Pilotoscom :Alonso,Button,Hamilton,peres sensação desde ano , Schumi, Webber .
Não é cabivel fazer pouco de um piloto
que em 2010 teve que lutar palmo a palmo com seu colega Webber , Petrov com uma lotus Renault andou mais do que a Ferrari ,Alonso lembram
simplemente não conseguiu passar o Russo kkkk..ai o espanhól foi a revista dizer que quer ver Vettel num carro ruim correr….. Em 2011 a Red BUll com carro semelhante apavorou nas pistas mundo a fora , pergunto porque Webber não foi campeão , mesmo carro , mesma estrutura ou será que não teve braço para ser pelo menos Vice? a bem dá verdade Vetel brilhou nos dois
anos seguido, sou apenas telespectador
e acompanho as corridas. Este ano a situação mudou de ares, foi banido e difusor soprado na traseira, e exigindo o rebaixamento do bico frintal em 10 cm, as equipes fizeram um modelo horroroso porem dentro das regras a execeção foi Mac Laren . O grande destaque este ano
está com a Mercedes ( Ross Brawm) e a
Sauber , que esta entre as equipes intermediarios fazem bonito e a Mac Laren
com motor Mercedes ,perceberam ? claro
que sim . Vettel bicampeão não achou o
ritmo certo em 3 corridas e Adrian está arrancando os cabelos a fim de achar uma solução semelhante ao da mercedes
que mostrou para o que venho . Esperar
na F1 é uma eternidade , o carro sai ruim
assim como a Ferrari não tem volta ,deve
renascer para as disputas ok .
Sobretudo para pessoas como eu, que gostam de Formula 1 mas não conhecem, nao acompanham a fundo e ficam à mercê do que se diz na Rede Globo. Sinceramente até hoje eu achava que Senna era um dos maiores de todos os tempos, porque cresci assistindo a Globo. Obrigado por dar um ponto de vista diferente.
Alonso disse uma vez que “saberemos quem é Vettel quando ele tiver um carro pra chegar em quarto e continuar chegando em primeiro, pois é muito fácil ser campeão com um carro 1 segundo mais rápido que os outros”.
Agora vem a Red Bull dizer que “Ele não está conseguindo ter confiança no carro, e isso o faz cometer erros estranhos”.
Com um carro perfeito apareceu o piloto. Com o carro um pouco pior, os erros e o verdadeiro piloto aparece.
“mas o verdadeiro piloto é aquele que o carro não é bom, mas continua andando na frente sem cometer erros”
E quando o piloto tem o melhor carro do grid, faz 13 poles, mas durante as corridas faz um monte de cagadas?
Em 89 Senna fez uma temporada medonha cheia de erros, isso com um carro que dominou uma época. Senna jogou fora várias corridas, muitas vezes até vitória. Falo da parte do controle mental controlando as corridas, muitas vezes Senna liderava fácil, mas jogava tudo fora por pura afobação.
Em 88/89 Senna largou 13 vezes na pole, ou seja, carro tinha de sobra em treinos e corridas(treinos não tinha rival, e nas corridas a coisa equilibrava porque Senna errava muito). E o Prost sempre na dele, na maioria das corridas vindo lá de trás como faz Button hoje, só esperando algo acontecer. Senna não colocou Prost no bolso em 88/89 por causa do exesso de erros, uns até bizarro!!!
Temporada de 1988:
Senna, muito acelerador, pouco cérebro…
MON-Senna era líder na corrida até cometer um erro bizarro e abandonar, administra a vitória meu filho…Prost agradeceu!
MEX-Senna larga mal, essa vacilada faz Prost disparar e vencer fácil, o francês novamente agradeceu!
FRA-Larga mal, mas recupera a posição na 1ºcurva, mas se atrapalha com retardatário no meio da prova, Prost chega e faz a melhor ultrapassagem do ano, dupla em cima do brazuka e retardatário, o francês novamente deu risada da vacilada do brasileiro!
ITA-Senna novamente larga mal, mas recupera a posição na 1º curva, e mais um erro bizarro de Senna, justo em Monza onde o que não falta é retão pra ultrapassar! Era líder, mas se “enrosca” com retardatário, fim de prova. Berger deu show na corrida e venceu, um dia histórico para os italianos.
ESP-Outra vez larga mal, outra vacilada de Senna, Prost disparar e vencer fácil, na corrida Senna toma “sufoco” de Mansell e Capelli com a “nanica” March.
AUS-De novo larga mal, outra vacilada, Prost novamente disparar e vencer fácil, Senna já virava “freguês”! Berger chegou a dar show, passando as duas Mclarens, mas também vacilão, bateu com retardatário e abandonou.
Senna largou mal nos GPs:MEX/CAN/FRA/BEL/ITA/ESP/JPN/AUS, se recuperou da má largada em algumas corridas, mas isso não elimina a largada ruim, o piloto era mesmo fraco de largada, fora a AFOBAÇÃO durante as provas. Essas pixotadas o Galvão nunca se lembra, mas adora destacar erros de Lewis, Alonso, Vettel e cia…
Largar mal em 8 de 16 corridas e cometer erros bizarros como MON e ITA, é muita coisa. Se for observar Prost, só era ruim de largada e corrida na chuva(o francês era péssimo em piso molhado, acreditem, até D.Hill era melhor), mas era raro ver o francês jogar resultado fora.
Temporada de 1989:
Senna, muito mais acelerador, muito menos cérebro…
Senna faz uma temporada PATÉTICA, cheia de erros, uns piores que 88, ficou longe de justificar o título ganho em 88, que aliás, só conseguiu graças ao regulamento de descartes(ele dependeu disso para ser campeão,mas na pista e resultados Prost foi o melhor). Outro detalhe, Senna só chegou no JPN em 89 ainda com chances de ser campeão, novamente graças aos descartes.
Sem isso, em 88 não seria campeão e em 89 estaria tomando surra do francês, em todo caso, Senna tomou AULA de regularidade do “professor”, no final é a mesma coisa…
BRA- Senna larga mal, afobado quis recuperar a liderança na primeira curva brigando com Berger e Patrese, Senna acabou danificando o bico. O “herói” nacional tinha esse grave problema, era muito afobado. Tinha uma longa corrida a frente, passar Berger e Patrese era questão de tempo, Mansell e Prost deram risada.
IMO- A prova teve duas largadas, Senna larga mal na segunda, e comete talvez seu maior erro na vida na F1. Quebra acordo com Prost o ultrapassando após as primeiras curvas(o acordo era quem fizesse a primeira curva a frente, não seria atacado na primeira volta, Senna jogou sujo e não respeitou o acordo). Era Prost quem desenvolvia os carros na Mclaren, ele se incomodou com a velocidade de Senna, mas não criou confusão até esse GP de IMO, depois só foi guerra. Senna foi burro, venceu essa corrida, mas Prost deu o troco no Japão sendo campeão. Com Prost na equipe, os dois poderiam dominar por anos a F1, poderiam encarar as Williams em 92/93 e Benetton em 94/95. Quando Prost saiu da equipe, a Mclaren “desabou” de nível técnico, fora que Prost “vetou” Senna na Williams em 93, o egoísmo de Senna em IMO saiu caro…
ING-Era líder, mas roda de bobeira e abandona na brita, Prost deu risada.
HUN-Era líder, outra vez vacila com retardatário, dessa vez é Mansell que faz dupla ultrapassagem histórica(Senna+retardatário) e vence a prova.
ITA-Largou na pole, era líder em uma corrida fácil, mas Senna eterno “pé pesado” só quis saber de acelerar, Prost estava muito atrás, sempre na dele, fazendo corrida de espera economizando equipamento. Senna com 20 seg a frente faltando 10 voltas só quis saber de acelerar. Motor não aguentou…Prost pelo jeito já imaginava, em Monza se forçar muito mesmo com carro superior, muitas vezes não chega a bandeirada.
POR-Um erro inacreditável, mostrando que Senna muitas vezes não usava de sabedoria dos grandes campeões nas corridas. O brasileiro era segundo na prova, a frente de Prost, a posição era importantíssima para o campeonato. E o que Senna fez? Foi comprar briga com Mansell de bandeira preta, o inglês tinha jurado vingança em 87, Senna o teria jogado pra fora da pista em pelo menos em 3 corridas entre 85 e 87. Mansell só estava esperando uma boa oportunidade, a meta era estragar algum campeonato de Senna, e conseguiu em 89. Senna fecha a porta, e Mansell dessa vez deixa bater…até o Galvão criticou duramente Senna por essa atitude: “Senna não tinha que comprar briga com Mansell, Prost é quem sai favorecido”. E advinha quem chegou em segundo marcando 6 pontos?
Foi nessa época que Prost cuctucou:
“Senna é rápido, mas erra, e quando errar…estarei por perto”
“Ele é muito bom de treino, mas no geral durante as corridas, nunca me impressionou porque erra muito”
O francês, sempre contava com erros de Senna(e Mansell na pista), Piquet também se aproveitava disso.
AUS-Prova teve 2 largadas, na 1º Senna larga mal, mas se recupera na 1º curva, era líder até a prova ser anulada. Na Segunda largada(Prost por opção, tinha desistido da corrida na segunda volta por causa da chuva, tava com medo). Senna larga bem, era líder sem rivais, até novamente bater em retardatário, outra vitória jogada no lixo.
Senna largou mal nos GPs:USA/BRA/JPN/AUS/IMO/MEX/ALE, como em 88, se recuperou da má largada em algumas corridas, mas isso novamente não elimina a largada ruim.
Senna foi grande piloto mas não era nenhum DEUS ao volante, também tinha seus limites e errava muito, e isso quem comentou abertamente foram dois tricampeões!
Julho de 2008
Stewart: Senna não teria vencido tanto sem Prost
Três vezes campeão da Fórmula 1, Jackie Stewart deu uma opinião polêmica durante um evento de um patrocinador da Williams nesta terça-feira. De acordo com o veterano, o tricampeão mundial Ayrton Senna não teria sido tão grande na Fórmula 1 se não tivesse sido companheiro de Alain Prost na McLaren.
“Alguns pilotos são muito rápidos, mas não absorvem tantas informações sobre como fazer o carro trabalhar da melhor maneira possível. Na minha opinião, Prost é um dos melhores de todos os tempos porque fazia o carro trabalhar para ele e para Senna. Não acho que Senna teria vencido tanto se Prost não estivesse lá”, comentou o escocês.
Maio de 2003
Nelson Piquet, também observou esse ponto fraco de Senna dentro da equipe( o outro era na pilotagem, a famosa afobação), Piquet deu uma cutucada comparando Senna a Schumacher dentro de uma equipe.
Em entrevista ao jornal “Daily Express”, Nelson Piquet afirmou que Michael Schumacher é um piloto melhor que Ayrton Senna e, talvez, o alemão seja o melhor de todos os tempos.
De acordo com o tricampeão mundial, Schumacher transforma as equipes por onde passa e isso é um de seus maiores méritos.
“Ele fez algo que muitos bons pilotos não conseguiram. Ele guiou e transformou equipes por onde passou”, disse Piquet. “Michael teve coragem de ir para uma equipe que não era forte. A Ferrari não era campeã há 21 anos. Senna sempre queria ir para a melhor equipe, como aconteceu quando ele saiu da McLaren e foi para a Williams. E isso para mim, faz de Schumacher um piloto melhor, e digo isso como brasileiro”, completou.
Piquet acredita que se fossem retirados todos os dispositivos eletrônicos dos carros o alemão seria praticamente imbatível. “Ele seria muito melhor que todos os pilotos, muito melhor na mesma Ferrari”, concluiu
Quanto as confusões e trapaças na pista, Senna tem uma lista bem grande.
Putz… Até que enfim achei um que não é mais uma viuvinha chorosa e tem discernimento. Bem colocado letra por letra. Senna nunca foi o bicho que todos falam. Na realidade era um chorão. Só queria correr em equipes de ponta Tanto é que quando viu que a Willians estava melhor que a McLaren, se vendeu de graça e foi encontrar a morte por muito azar.
Otimo texto, esclarecedor e fundamentado. Parabens pelo comentario.
Cada projeto novo de carro se encaixa no
estilo de um pilotar e do outro não , e este
ano os pneus se degradam mais com aqueles que pilotam mais a agressivo , e com a traseira mais solta sem o difusor soprado Vettel vai ter que se adaptar
O Webber não melhorou em nada, esta como ano passado sempre chegando atrás dos melhores, sempre chegando em quarto. Com o novo regulamento Vettel não se adaptou bem ao carro esse foi o problema, mas isso não é o fim do mundo. Piquet foi campeão em 81, mas em 82 teve que refazer todo trabalho no carro para voltar forte em 83. Em 84 e 85 Piquet passou SUFOCO tentando se acertar com os pneus Michelin, mas fracassou. Sua saída para 86 foi se transferir para Williams que estava em alta ao final de 85.
Piquet foi tricampeão em 87, mas em 88 na Lotus sequer conseguiu repetir os resultados de Senna no ano anterior, isso com Piquet usando o forte motor Honda(pra quem foi campeão em 87), o ano de 88 foi um fiasco Piquet foi apenas 6º no mundial. Na Lotus e depois na Benetton Piquet nunca mais se recuperou na F1. A desculpa anos depois, foi jogar a culpa na batida da Tamburello(mas ele não perdeu velocidade em 87, estranho perder nos anos seguintes). E quando teve um novato fora se série do lado em 91, decidiu sair da F1. Piquet foi grande piloto entre 1980 e 1987 depois na Lotus e Benetton virou um piloto do nível de um Berger.
Senna depois de sofrer 3 anos na Lotus, se transferiu para a melhor equipe dos anos 80, a Mclaren que dominava tudo, foi tricampeão com carro emprestado desenvolvido por Prost-Murray-Nichols. Depois de dois títulos seguidos em 90/91 a Mclaren caiu de performance, qual foi a grande saída de Senna? Novamente se transferir para a melhor equipe da época, dessa vez a Williams que dominava tudo em 92/93(quando Senna correu no carro do Newey ninguém reclamava, Vettel faz o mesmo e o mundo pega fogo). Senna ao volante foi um grande piloto, mas quando via que o carro não o levaria ao título fazia o maior mimimi até ameaçando sair da F1, deixou Mclaren na mão pra correr na Williams que dominava a F1.
Prost sempre deu sorte de entrar em equipe em alta, mas leva o mérito como Piquet de trabalhar com projetistas e levar o carro aos títulos, mas isso só na Mclaren. Prost fracassou na Renault e depois na Ferrari em 1991, sua dispensa foi a pior possível porque foi despedido. Ficou um ano fora da F1, e só voltou em 93 porque sabia que ia ser campeão com carro pronto projetado por Newey. Vettel pelo menos fez parte da evolução da RBR(Newey só começou a vencer na Toro e RBR depois que teve Vettel ao volante). Prost em 93 não desenvolveu o carro, só sentou e pilotou e sequer teve um rival no campeonato. Mansell nem vou escrever muito, assim como Senna nunca desenvolveu chassi, motor ou pneus. Pra ser campeão dependeu de Newey, Senna foi até pior, pegou carro emprestado desenvolvido pelo Prost.
Vettel ainda merece a chance da dúvida, pois a RBR pode melhorar na fase européia! O alemão ainda pode se recuperar, Alonso também esta passando sufoco na Ferrari e ninguém mete o pau no espanhol, essa vitória na MAL ele mesmo sabe foi um caso isolado. Em um ano bem disputado sou mais o Vettel que o Webber, o canguru sempre fica devendo poucos apostam nele. Tem muito falatório, mas Alonso já esta a 5 anos sem títulos, Lewis é sempre valorizado, mas em 5 anos só conseguiu 1 título. Portanto, não é Vettel quem esta devendo só esta passando um fase em baixa, como vários campeões passaram!
Vettel mesmo com um carro não sendo do seu agrado é mais combativo que Webber, isso ficou bem claro nas 3 corridas em 2012. Na China, ele saiu em 11º para assumir o segundo lugar, mas pra se recuperar teve que forçar muito o conjunto, no final ficou sem pneus, mas ele fez a corrida certa. Largar em 11º e chegar em 5º foi um bom resultado com um carro não tão bom. Prefiro ver Vettel ou Alonso atacando sempre que ver Webber ou Massa fazendo corridas sem sal. A RBR teve disparado o melhor carro em 2011, Webber não conseguiu tirar tudo do carro, em 2012 a RBR não tem o melhor carro nem Webber e Vettel estão se dando bem, o problema é o carro não os pilotos.
Quantos pilotos na F1 foram campeões por 3 vezes seguidas? Vettel não pode ser massacrado se não for campeão esse ano.
E é até bom ver Vettel e Schumacher com problemas, assim essa IMBECILIDADE de teoria de conspiração cai!
Se Nico quebra na AUS e tem roda solta no boxes na China, com Schumacher vencendo…meu Deus o planeta ia rachar ao meio, mas ocorreu justamente o CONTRÁRIO e ninguém vem falar nada. O curioso é que Schumacher não fica choramingando por isso, até torce por Nico porque ele faz parte da nova geração alemã. Schumacher sabe que isso é importante para o seu país, Rosberg venceu com méritos mas essa vitória tem muito do trabalho de Schumacher, isso não tenho a menor dúvida.
O mesmo caso se Vettel estivesse na frente, o mundo ia dizer que Webber estava sendo sacaneado na equipe. O mesmo probelma que Vettel esta passando Webber passou em 2011, só que o carro era muito superior. Não acredito que Webber vá conseguir brigar pelo título, ninguém fala nele, mas sempre falam da possibilidade de Vettel reagir. Todos campeões pegaram fase ruim, uns ficaram na equipe trabalharam no carro e se recuperaram, outros foram pelo mais fácil se transferiram para uma equipe melhor ou até que dominava a F1. Assim é fácil se manter sempre na briga pelo título…
TL;DR
Muito bem, colocado! O Vettel não deixou de ser um grande piloto, mas mostra que também não é por ex, melhor que Schumacher nos seus bons anos… Na Mercedes, existe um time (um piloto torce pelo outro)… o que estamos vendo nas outras equipes, é um piloto querer engolir o seu companheiro de equipe… Se fosse o Rubinho no lugar do Schumacher na Mercedes, iria falar que o problema na roda só acontece com ele, inventar que a equipe só trabalha pro Rosberg e tudo mais… Já Schumacher, prefere elogiar o companheiro… Questão de cultura e educação…
Visto o resultado a corrida do Vettel foi mais proveitosa com o escapamento antigo, saiu de 11º e terminou em 5º e o Webber com o escapamento novo saiu em 6 e terminou em quarto. Se o piloto prefere o outro equipamento, a equipe tem mais é que deixar ele usar, ja que a classificação nao vale nada e na prova ele foi muito bem pela posição que largou.
Onde está o gênio que o Fábio Seixas e alguns aqui no site falaram? Agora é que vemos quem realmente tem braço…
Encontre um texto em que eu tenha chamado Vettel de “gênio”, por favor.
Abs
Falou um botão curtir no teu comentário Fabio! hahahaha
Largar com um foguete na ponta, tornou a vida do Vettel mais fácil nos últimos dois anos, agora, largar no “bolo”, defender posição, brigar por ultrapassagem é muito diferente… vms esperar como ele se comporta o resto do ano, já que acredito que a RedBull não vai evoluir tanto assim… vms ver muitas brigas.
O Adrian Newey disse, acerca disso, que a decisão de colocar, na corrida passada, os dois pilotos na pista com versões diferentes dos escapamentos foi da equipe e serviu para poder tirar conclusões mais embasadas sobre as características de cada setup. Segundo ele deu a entender, isso foi o caso pois a escassez de testes não da outra alternativa à equipe senão usar os cerca de 300km da corrida para verificar os resultados do simulador.
Após a corrida, com as informações da telemetria dos dois carros a disposição, a equipe decidiria tecnicamente qual o caminho a seguir…
Certíssimo.
O Vettel só perdeu a posição porque fez uma parada a menos e nas ultimas dez voltas não tinha mais pneus. O mesmo aconteceu com o Raikonen
Largou em 11º e terminou em 5º. O outro largou em 6º e terminou em 4º. Pergunto:
Quem fez corrida melhor? o que ganhou 2 posições ou o que ganhou 6?
Qual é o raciocínio para achar que Vettel foi mal? ele só classificou mal. Se tivesse largado em 6º…
Fez melhor corrida quem marcou mais pontos.
Abs
Fábio, não se pode simplificar assim.
Se um piloto larga em último e chega em terceiro fez corrida pior do que quem larga em terceiro e chega em segundo?
Tem que observar a capacidade de se recuperar e não apenas de se manter onde largou.
A análise correta é a seguinte: Vettel, mesmo sendo muito melhor do que Webber, chegou junto do australiano. Logo, o carro do alemão era pior.
Concordo plenamente com esse exemplo, Giovano, mas é uma exceção. Por este critério, um piloto que larga em décimo sexto e termina em décimo teria feito melhor corrida que um piloto que largou em oitavo e terminou em quarto.
E temos que considerar também que não é só de corrida que é feito um GP. Se o piloto classifica o carro na sexta posição e o colega de equipe na décima primeira, ele (e, neste caso, a configuração do carro dele) já fica com algumas estelinhas no caderno.
Mas o que largou em sexto tinha menos gente pra ultrapassar e gente mais difícil. E o Webber passou sem problemas o próprio Vettel no fim da corrida.
Quem larga mais a frente enfrenta carros muito mais rápidos, é tudo dificultado, uma posição ganha entre os Top 5 , vale mais que outras mais atrás, facil de ver isso.
não se esqueça de que atualmente se disputa posições nos milésimos de segundos, portanto isso é irrelevante
Se fosse o amassado ia reclamar dos pneus,do volante,do tempo…!Vamos com calma que o alemão é bi e tem crédito!
Fábio,boa tarde.
Não se discute o talento de Vettel,muito menos de um bicampeão.
Porém,ele ainda não transformou nenhuma carroça em carro campeão,como Schumacher fez na Ferrari e está fazendo na Mercedes.Sou fã de Vettel e não gosto do alemão,mas,será que Vettel vai ter paciência e talento pra isso,embora a Red não seja carroça,hoje não é a equipe a ser batida.
Abraços ,Cesar.
Oi, Cesar, por esse motivo mesmo que o caro colega destacou ainda não em Vettel o piloto sansação. Na última temporada não foi ele que fez mágica, e sim o seu engenheiro Adrian Newey, pois fez um carro imbatível, ou seja, Vettel ainda não teve trabalho nos braços de briga por posições, de com a pilotagem induzir o piloto da frente a errar, eu ainda não vi, ao contrário vi um Vettel perdido reclamando de retardário. Esse ano vai ser o ano D para Vettel, vamos ver como ele irá se comportar daqui para frente.
Fábio, sejamos justos. O Weber tinha carro igual o tempo todo e só ganhou a ultima corrida porque o Vettel deixou “aconselhado” pela equipe a poupar os “giros do motor”. Se o cara não fosse bom…
Daí, kevin, mais um motivo nem dentro da equipe ele tinha adversário (falar o que do Weber, piloto limitado)agora imagina se o companheiro de Vettel fosse um Alonso, Hamilton, Button será que ia ter a vida fácil como do ano passado?
Quando se fala nisso de Vettel em um carro ruim, sempre tem alguém pra falar da primeira vitória em Monza. Foi uma façanha, lógico, mas foi uma única corrida, Vettel não fez nada de tão bom pelo carro da Toro Rosso no geral. É um piloto maravilhoso, claro, mas está bem mal acostumado pelo ano passado rs.
E todo mundo fala que aquela toro rosso era ruim…. Naquela corrida vettel dominou e na corrida seguinte, na belgica( também uma pista de alta) o sabastian bourdair fes a melhor volta do final de semana no q2 com um caminhão de vantagem pro segundo e inclusive foi 3 décimos melhor que a pole( até hoje não entendo porq ele foi tão mal no q3). Ou seja, aquele carro, no fim da temporada não era nada ruim, brigando até com a mclaren no gp do brasil, ultima prova da temporada
“Porém, ele(Vettel) ainda não transformou nenhuma carroça em carro campeão”
Sim, mas isso também ocorreu com A.Senna…mas e se Vettel se recuperar esse ano, ou conseguir nos próximos? O Fato de ter Newey ao lado não quer dizer muito:
Clark teve Chapman em 63/65
Gran Hill teve Chapman em 68
Jackie Stewart teve Derek Gardner em 69/71/73
Rindt teve Chapman em 70
FITTIPALDI teve Chapman em 72
FITTIPALDI teve G.Coppuck/J.Barnard 74
Lauda teve Mauro Forghieri em 75/76/77
Andretti teve Chapman em 78
PIQUET teve Murray em 81/83
Lauda teve Barnard em 84
Prost teve Barnard em 85/86
PIQUET teve Frank Dernie e P.Head em 87
SENNA e Prost tiveram Murray-Nichols em 88/89(mas Senna não ajudou no desenvolvimento do carro, pegou tudo já pronto)
Mansell teve Newey em 92
Prost teve Newey em 93
Schumacher teve Brawn e Byrne.
São vários os casos…D.Hill, Villeneuve, Hakkinen contaram com Newey em 96/97/98/99. O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista.
Alguém vai lembrar que Senna levou o motor Honda para a Mclaren, mas o motor já estava totalmente desenvolvido primeiro por Satoro Nakajima na fábrica e depois por Nelson Piquet na pista nos anos de 86/87(Nakajima pra quem não sabe, foi uma espécie de “pai” do motor Honda, tecnicamente viu esse motor “nascer” na fábrica, Nakajima ajudou muito desenvolvendo esse motor). Tanto que ele já era muito forte na temporada de 1985, isso despertou o interesse de Piquet em correr pela Williams. O problema foi que a Honda não gostou nada da Williams perder o título para a Mclaren em 86(Honda x Porsche), decidiu então apostar em duas equipes para 87…Lotus e Williams. Esse vínculo da Honda com Senna ajudou na transferencia para a Mclaren em 88, mas o motor já estava totalmente desenvolvido. Prost ficava no setor de desenvolvimento de chassis, e Senna ao lado dos japoneses da Honda, fazendo não sei o que, porque o motor já estava no topo.
Se o Senna era tão bom, porque não ficou na Lotus e desenvolveu o carro até o primeiro título? A Lotus entre 85 e 87 tinha estrutura parecida que a Benetton de Schumacher entre 91 e 93. Porque Senna não ficou na Mclaren em 94/95/96? Em 93 Senna venceu 5 corridas, não tinha motivo para ir para a Williams, bastava trabalhar no carro e “erguer” a Mclaren, a equipe sempre foi poderosa, grana e estrutura não faltavam, Senna podia dar a volta por cima, mas isso ia levar tempo. Schumacher sempre fez isso na Benetton, Ferrari e faz o mesmo hoje na Mercedes, e esse ano eles acertaram no carro. Schumacher-Nico-Brawn desenvolveram o carro junto a outros projetistas, isso é fato, tudo que conquistarem esse ano vai ter um sabor melhor porque começaram vindo de trás desde 2010. O mesmo aconteceu com Alonso na Renault e Vettel na RBR.
Pela segunda vez na carreira Senna preferiu correr no carro que ganhava tudo, deu um CHUTE NO TRASEIRO da Mclaren e foi para a Williams que vencia tudo. Senna pegou duas equipes que dominava a F1(Mclaren e Williams), aí é meio caminho andado até os recordes e títulos. Na Lotus ele fez muitas poles graças ao espetacular motor de classificação que tinha 100 cv a mais que os rivais. Coloca 100 cv no carro do Schumacher ou Vettel pra ver se eles não fazem várias poles…
Ninguém tem que criticar Vettel(também gosto dele, e muito mais do trabalho de Schumacher), ainda mais que ele começou por baixo na Toro vencendo corrida, depois fazendo o mesmo na RBR chegando aos títulos e domínio, foi tudo trabalhando com a equipe. O problema foi que os ingleses da FIA mudaram o regulamento para ferrar o alemão(já vi isso com Schumacher em 03 e 05), essa que é a verdade. Vettel e Newey fizeram o mesmo trabalho que Piquet-Murray, Prost-Barnard, ou Schumacher-Brawn-Byrne. Trabalharam no carro e chegaram aos títulos. Se for comparar Vettel esta lembrando Prost entre 85 e 87, foi bicampeão em 85/86 e depois caiu muito em 87, voltando a se recuparar em 88/89.
Vettel merece a chance da dúvida em 2012…se não conseguir se recupera em 2013, qual o problema? Lewis esta a 3 anos sem título(Alonso a 5), fez um monte de besteiras em 2011 e é endeusado por ser arrojado, mas esse ano ele esta bem quieto, sabe que se for querer dar show sempre pode ficar no fiasco.
Só pra lembrar, G.Murray, J.Barnard, F.Dernie e P.Head nos anos 80 eram os “magos” na época…ninguém fazia tudo no “braço” na F1, todos os campeões dependeram de grandes profissionais, naquela época tinha pelo menos 4 fortes projetistas. Na F1 dos últimos anos só temos Brawn e Newey, nos anos 80 os pilotos tinham mais opções. Os motores também faziam muita diferença nos anos 80, cada época um motor “roubava a cena”, primeiro foi o BMW em 83, depois foi a Porsche 84/85/86, depois veio o domínio dos Honda 87/88/89/90/91, depois os Renault em 92/93.
Curiosamente Schumacher foi campeão em 94 com um motor Ford mais fraco que os Renault, mas aquela Benetton contava com os segredos embaixo do assoalho que faziam o carro “grudar” no chão, isso fazia o carro correr sobre “trilhos”, além de economizar pneus.
Começava a era da aerodinâmica em peso na F1, a partir de 95 todo mundo copiou a Benetton com seu bico alto. O segredo de Schumacher não estava em um suposto controle de tração, e sim embaixo do assoalho dentro das regras! Todos os campeões dependeram de grandes projetistas e equipamento de ponta pra fazer história.
O Vettel esta mostrando agora que ele não é aquele piloto que as pessoas e principalmente as mídias destacaram! Quando o piloto tem um carro bom e anda na frente é fácil, mas o verdadeiro piloto é aquele que o carro não é bom, mas continua a andando na frente sem cometer erros.
Exemplo claro do que o Fabio falou….Fernando Alonso…
Fabricio, meu irmão é disso que eu estou falando de pilotos como: Alonso, Senna, Prost. Onde o que fazia a diferença era o braço e a inteligência do piloto.
Fabio
Mas nenhum deles foi campeão, bi-campeão com a idade dele, a maturidade não vale????
Maturidade, o que ele fez com o piloto da HRT é maturidade, vc acha isso maturida. É nos momentos díficeis, críticos que vemos quem tem ou não maturidade. E ele (Vettel) só foi campeão com pouca idade porque hj a F1 não tem mais aqueles pegas, aquelas brigas, disputas como: Piquet X Mansell, Senna X Prost, Piquet X Senna
Aff duro vai ser guentar esse Vettel de MIMIMI a temporada inteira! Fabio, costuma jogar algum game de automobilismo? Caso sim, conte qual e caso não explique o porque de não gostar (se for o caso). Abraço de um fã.
É por isso que milhões pediam calma quando alguém aumentava o talento do garoto com as temporadas sensacionais que ele fez. É claro que o garoto é muito bom, mas não é gênio ainda. Alonso, Hamilton, talvez até Button são melhores que ele ainda. Mas será divertido acompanhar ele com um carro bom, mas não sensacional, nesse ano.