Pobres pistas brasileiras
18/04/12 15:13Porque o caso merece, um trecho do e-mail que acaba de chegar aqui:
“Pouco mais de dois anos depois de sua estreia nos autódromos brasileiros, onde foi introduzida com o propósito de contribuir para o fortalecimento da base do automobilismo nacional, a Fórmula Futuro deixará de ser disputada. A decisão foi anunciada hoje pelos organizadores da categoria, que confirmaram a abertura do Racing Festival _agora constituído pela Copa Fiat e a recém-criada R1 GP 1000 (motos)_ para dias 2 e 3 de junho em Londrina (PR).
A Fórmula Futuro nasceu da preocupação de Felipe Massa com a continuidade da representação do Brasil na Fórmula 1 e evitar que a garotada saísse do kart diretamente para o exterior, sem a devida experiência de vida e de pista.
Nas duas temporadas, vencidas respectivamente pelo carioca Nicolas Costa e pelo mineiro Guilherme Silva, contou com grid médio em torno de 10 carros.
Nem mesmo o baixo orçamento, sem comparação com qualquer similar existente em outros centros importantes do esporte a motor, o atraente pacote promocional (provas ao vivo no SporTV, por TV na Internet e compactos na TV Globo, entre outras contrapartidas de mídia) e uma estrutura técnica profissional foram capazes de ampliar o número de participantes. Sem a garantia de adesão expressiva, decorrente em grande parte do momento difícil atravessado no país pelo kartismo, a RM Racing Events, empresa detentora dos direitos da Fórmula Futuro, entendeu que a melhor alternativa seria possibilitar aos pilotos já comprometidos com a série procurar outros caminhos .
Os dirigentes da RM Racing Events admitem que a medida amarga foi inevitável e estão fechando o balanço da Fórmula Futuro com a consciência de que tudo foi feito para a sobrevivência da única categoria-escola do nosso automobilismo.”
E assim o Brasil perde a ÚNICA categoria que fazia a ponte entre o kart e os monopostos. Resta apenas a F-3 Sul-Americana, com uma potência que não é a ideal para quem acabou de deixar o kartismo _e que também passa por sérias dificuldades.
Uma pena enorme. E não é coincidência que iniciativas como a de Massa e a de Pedro Paulo Diniz _na época da F-Renault_ fiquem pelo caminho.
Tem a ver com a escassa formação de pilotos no kartismo _fruto dos valores extorsivos cobrados por preparadores e organizadores_, com a falta de apoio da indústria automobilística _que não se restringe apenas às montadoras_, com a concorrência da Stock e suas categorias-satélite _que estão fazendo apenas seu trabalho, registre-se_ e com um incompreensível preconceito do governo federal com o automobilismo.
“Nosso projeto de captação de recursos via lei de incentivo ao esporte do governo federal foi rejeitado com a alegação de que a categoria contava com apoio de empresas, mas na verdade todas elas eram originárias da Copa Fiat. Não tivemos o mesmo tratamento de outros agentes do esporte”, diz Carlinhos Romagnolli, executivo da RM Racing Events, parceiro de Massa na empreitada.
O resultado disso tudo vai estourar lá na frente, daqui a alguns anos, quando não houver pilotos brasileiros em categorias lá fora. Se eu fosse você, começaria a estudar o UFC.
Massa fez a sua parte. Não deu certo, mas ele tentou. O que é mais do que a maioria faz.
Desde que me conheço por gente este aqui é o país do futebol. Temos hoje uma overdose de canais na tv transmitindo jogos de futebol sem falar dos programas de mesa redonda para discutir futebol. Há meses atrás a tv por assinatura simplesmente tirou o canal Speed e colocou o Fox Sports no lugar onde 95 % da programação é sobre futebol. São campeonatos sul americanos, estaduais, municipais, varzeanos… não importa, tendo 24 pessoas correndo atrás de uma bola, lá está a Tv transmitindo muitas vezes o mesmo jogo em 4 ou 5 canais. É o esporte do pobre contra o esporte do rico, uma visão deturpada pela mídia que coloca os esportes a motor como uma coisa para poucos. Nossa cultura não permite que o automobilismo ou o motociclismo sejam vistos como esporte, embora sejam os pilotos muitas vezes mais atletas do que os Adrianos e Ronaldos gordos e cheios de problemas físicos. É a ditadura do futebol minha gente. Até hoje em qualquer programa os pilotos são obrigados a dizer para qual time de futebol torcem pois assim são considerados brasileiros. E assim será até 2014 quando o Brasil tentará ganhar mais uma copa do mundo. Doce ilusão.
Formula Futuro cancelada, ancorada pelo Massa e Fiat, Perez confirmado pela Ferrari pra fazer testes em Muggelo no meio da temporada… vcs nao conseguem ligar os pontos não ??? Massa ta na rua e Fiat/Ferrari ta começando a cortar os elos com o rapaz. Facil !!
A um tempo atrás enviei um comentário que não foi postado, falava do incentivo dessa mesma lei que a equipe do Massa não conseguiu que poderia favorecer vários pilotos. A mesma lei patrocinou o neto do Emerson Fittipaldi com R$ 1.000.000,00, nada contra a família Fittipaldi mais será que realmente eles precisam mais do que quem saiu do kart agora e não tem “NOME”, o Pietro seu neto nasceu nos EUA e nunca morou aqui mais tem nacionalidade brasileiros. Não vou nem falar da dificuldade dos ginastas, esse não é o espaço. Essa lei de incentivos é para quem já tem boas condições de contratar consultores que digamos conhecem os “caminhos e atalhos”para terem seus projetos aprovados, ta tudo errado, e Fábio vê se pública esse e comente por favor, assim nos sentimos ouvidos.
Fabio e colegas do blog
Acredito em vários fatores para a atual fase do automobilismo brasileiro, mas se aqui não tem categorias de acesso, o piloto tem que ir pra fora e correr atras de sua carreira.
Quem tem um pai que banque a carreira, pode muito bem viver fora do país enquanto tenta progredir de categoria.
Se eu fosse adolescente e tivesse uma boa pilotagem com certeza tentaria a minha carreira na europa, nem que eu tivesse que dormir num hostel, só num quarto e com cozinha e banheiro coletivo. O problema também é quem tem condições de andar de Kart por muitas vezes, por ja ter uma situação financeira boa, não se sujeita a essas coisas e acaba desistindo da carreira e estudando o seguindo com o negócio da família, como eu amo automobilismo eu roeria o osso.
A minha conclusão para tal situação são:
1º-Circuitos mal cuidados.
2º-Nenhuma categoria de acesso que de oportunidades de ensino para os pilotos.
3º-Nenhum incentivo por parte dos governos.
4º-Pessoas mais interessadas no lucro gerado do que no próprio automobilismo.
5º-Poucos pilotos que realmente amam e se sacrificariam para ser um campeão.
Um abraço e um bom fim de semana para os senhores.
Sinceramente, nao tenho palavras…
Aos que torcem pela saida de Massa da Formula 1 lembrem-se que os unicos que podem la chegar sao Nars e Razia, isso se conseguirem patrocinadores atrativos, o que nao é facil nos dias de hoje…
O automobilismo no Brasil está ficando falido. Ficando falido no sentido de a muito tempo ele estar em queda de braço com o fracasso das organizações. Não estou querendo jogar a culpa no colo de ninguém. Só estou querendo dizer que os eventos não colam e nascem mortos. E ficar em queda de braço com algo negativo é horrível. Lembro no final dos anos 80 quando via na tv os campeonatos de marcas e pilotos entre muitas outras categorias. Parece que o público brasileiro se desgostou do automobilismo de uma certa forma nos anos 90. As coisas não deram continuidade! E o público fiel na verdade foi diminuindo e hoje são poucos comparando um dado estatístico em relação ao público geral. Parece que o automobilismo aqui tem uma força de gravidade enorme que faz com que ele vá para baixo. Era uma vez aquele campeonato de kart tal. Era uma vez a super vê, que não tem hoje algo similar, entre outras categorias. E assim por diante.
…daí nos autódromos fica crescendo mato, nos cartódromos e etc.
É como se fosse aquela boate que quebrou. Daí várias vezes troca de dono e tentam levantá-la novamente. Mas nunca mais emplaca.
Vale lembrar que isso é apenas ponta do iceberg.
E a eterna luta em manter (o que restou) de jacarepaguá?
E a modernização que interlagos precisa urgentemente, tanto para ter uma infraestrutura de paddock decente quanto de segurança de pista, sob o risco de perder a F1? Vale lembrar do absurdo só realmente terem feito alguma modificação na área de escape da curva do café depois de TRÊS mortes (Rafael Sperafico, João Lisboa e Gustavo Sondermann).
Aproveitando o espaço… que droga aquela propaganda da globo, todos contra Cacá…kkkkkkkkkkkkkkkk
Muiiiito bem lembrado kkkkkkkkkk
Foi uma forçação de barra, isso sim.
Alô Fabio,
É a mais pura e triste verdade do automobilismo brasileiro. É lamentável. Mas eu ainda prefiro assistir a uma corrida de jeque do que perder um segundo sequer vendo aquelas pancadarias do tal de UFC.
Estamos caminhando para um beco sem saida.
Um abraço.
Para quem ama o automobilismo, como eu amo, essa notícia é muito triste.
Por favor, não vamos misturar o piloto Massa, com o Massa dirigente da categoria. O dirigente fez de tudo para a categoria decolar. Houve alguns pilotos do Kart e da própria categoria que foram premiados com até 70% de desconto para participar. Nem assim foi adiante.
Sobre a peça do cortador de grama ser X e a mesma para o Kart ser 10X é também uma dura realidade.
Acabei de comentar isso no Blog do Gomes, e repito aqui…
“E ainda quando aparece um francês dizendo que o Brasil merece um CHUTE NO TRASEIRO, muitos aqui se revoltam”
A saída para esses pilotos é mudarem de esporte, vai todo mundo para o UFC, pode começar a treinar forte pra ficar com o corpo “bombadão”.
Galvão ia adorar:
“Esse meninos corriam em categorias de base no automobilismo, mas ficaram MARAVILHADOS com o UFC e resolveram mudar de esporte para se tornarem os gladiadores do terceiro milênio”…me ajuda aí Gomes!!!
Eta paisinho de merd…esse “meu” Brasil! Será que na Alemanha os torcedores estão achando a F1 muito chata? Schumacher aposenta, mas aparece Vettel vencendo em 08/09. Schumacher não volta bem em 2010, mas Vettel é campeão, Schumacher melhora em 2011 e Vettel é bicampeão. Vettel começa mal em 2012, Schumacher mostra boa reação, junto com ele Rosberg vence.
No meio da temporada Vettel se recupera e todos se encontram no pódio: Schumacher, Vettel e Rosberg. Mellhor nem duvidar, alemão é FUDIDAÇO…se observar bem, eles estão dominando a F1, nas últimas 18 temporadas eles levaram 9 títulos de pilotos.
Três alemães no pódio o Galvão vai ter um infarte de raiva!!!
Lembrando que a Mercedes é alemã, e na última corrida o pódio teve 3 motores Mercedes! Palmas para a Alemanha, investiram FORTE em categorias de base hoje colhem os frutos…nem vou falar da parte técnica, os caras dominam o mundo com: BMW, Porsche, Mercedes e Audi.
E essa porcaria do “meu” Brasil sequer cria carro no mundo, grande merd…ser penta campeão no FUTIBOR!!! Lembrando que o hexa já é nosso…
Deu pena da família Massa, olha o caso do patrocinador do Rubinho, deve estar ROXO DE RAIVA, investiu milhões no piloto e sua marca nem aparece em canal aberto!
Cada povo tem o que merece…
Exagerou também, né não? Para quem, como nós, gosta de automobilismo, a situação tá mesmo feia. Agora não tem sentido esse ódio todo do Brasil e do povo brasileiro por conta disso.
O “ódio” dele é apenas com o automobilismo. Espere até começarmos a enumerar as outras coisas todas em que o Brasil não investe. Ódio pouco é bobagem.
Fábio, gostaria de ver um comentário seu sobre a relação entre F1 e meio ambiente, na linha do que foi publicado no blog do Erich Beting: http://negociosdoesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/04/18/nelsinho-piquet-da-uma-luz-para-o-automobilismo/
Olhando de fora, me parece que desde que a Honda saiu do grid nenhuma outra equipe parece preocupada com sustentabilidade.
Abs!
O automobilismo, de um modo geral, não tem a menor preocupação ambiental.
Abs
Ai, ai
Quais seriam as preocupações?
Usar etanol, metanol ou qualquer outro combustível que alimenta os carros e não as pessoas num mundo com UM BILHÃO de famintos?
Restringir a potência do motor?
Fazer propagandas e alguns projetinhos fajutos para dizer que é uma categoria verde? Aliás como fazem muitas empresas como puro marketing…
Plantar meia dúzia de árvores exóticas e dizer que anulou a sua emissão de CO2?
Felizmente, nós os céticos do aquecimento global antropogênico, somos mais a cada dia. A tentativa de controle da sociedade com esta mentira está enfrquecendo e junto com ela um governo global derivado da mãe de todos os males: a onu!
Para quem não sabe:
As emissões antropogências de CO2 equivalem anualmente a 3% das emissões naturais.
E o melhor de tudo:
O famoso efeito estufa que quase todos aprendem nas escolas, e que seria o responsável pela retenção do calor na superfície do planeta, desafia uma lei. Vai de encontro apenas a LEI DA TERMODINÂMICA… até hoje não foi fisicamente comprovado…
Será que não mesmo? A WTC não usa motores diesel para diminuir a poluição? Os motores não estão com suas cilindradas reduzidas para diminiur o consumo de combustível? Isso não é preocupação ambiental? Pode não ser preocupação com sustentabilidade, mas tem um fundo de preocupação, ou é demagogia pura.
Penso que o governo federal não deve mesmo alocar recursos para o automobilismo, que é e sempre foi um “esporte” elitista e que contribui para a disseminação da cultura do automóvel. Que a iniciativa privada se vire para desatar esse nó.
Não me impressiona se, muito em breve, aparecerem rumores fortes de tirar Interlagos (e o Brasil) do calendário da F1.
concordo com seu comentário Fabio, mas não se pode esquecer a Fórmula VEE Brazil com monopostos que estão virando no Templo, perto de 2′ duro o que traz uma razoavel experiencia a quem almeja arriscar na Europa, com grids de 20 carros e aumentando, com disputas o tempo todo. É pouco ? claro que sim, mas é o que existe disponível e com procura crescente. Relativamente barato e uma bela diversão/escola. Dê uma olhada. Até o FG se assanhou…
abraço.
Fabio, a realidade brasileira é muito mais cruel do que você descreve, tenho certeza de que você sabe disso. O chamado “custo Brasil” não se deve apenas à escorchante ganância do governo com seus impostos sem retorno. Há também a ganância do comerciante comum, que não se interessa em ganhar um pouco em muitas unidades vendidas; ele quer ganhar muito em poucas unidades vendidas. Com isso, numa atividade de ponta como o automobilismo, poucos têm acesso. Apenas os considerados “filhos-de-papai” conseguem superar o estágio inicial, o que torna tudo muito mais perigoso e instável, do ponto de vista econômico. Ninguém se preocupa em formar uma cadeia de consumo. Se a peça é para um cortador de grama, custa X; se a mesma peça é para um kart, custa 10X. Com isso, muitos sonhos de pilotagem (inclusive os meus, datados de meados do século passado) foram por água abaixo. É realmente lamentável que não se consiga furar esse bloqueio mental, que esmaga tantas perspectivas de desenvolvimento em tantas tão diversas de atividade no Brasil.
Belo ponto, Lessa.
Abs
Concordo com o comentário do colega, alguns anos atrás me aventurei a apenas “brincar” de kart, inclusive participava com os chamados kart RD ou ainda, o five speed, que eram adaptações do motor 2T das motos RD135 aos chassis de karts (opa! adaptação para abaixar o preço) Enfim, precisei de um reparo do carburador mais um jogo de agulhas, se comprasse numa lojas de peças para kart eram salgados R$ 95,00 então comprei numa loja que vendi peças para roçadeiras por meros R$ 15,00.
Caro Davi,
Dá uma olhada no seu e-mail, por favor.
Abs
Boa noite lessa, sou um ex -militar aposentado servi o brasil nas decadas de 70 e 80, hoje tenho 62, eu sei bem oque os jovens de hoje estão sofrendo.
Caro Fábio,
Faltou dizer que eles tentaram obter o mesmo incentivo fiscal que foi dado a um único piloto, Pietro Fittipaldi, e para uma categoria inteira o Governo Federal negou…
A verdade é que neste país não se dá o devido valor a absolutamente nada, seja no campo do automobilismo, atletismo, voleibol…etc e etc…o que as pessoas de bem fazem nesses esportes é um “milagre”, pois o poder executivo e legislativo estão nem aí pra isso ou para aquilo…chega a ser irritante a forma como tratam o esporte no país, neste caso em específico o Automobilismo, os “caras” não investem, não incentivam, não fazem nada, é só politicagem, é só “mão na cumbuca”, só pilantragem…só querem aumentar imposto e taxas e taxas, para depois alegarem que não há dinheiro para investimentos, pq não é do interesse deles, o negócio hoje é se dar bem, o resto que se dane!!!..talvez um dia o nosso país aprenda alguma coisa, sei lá…desanima qualquer um…abs Fábio!!!
Façam-me o favor! Mantenham o nível aqui no blog do Seixas! Não se levem pelas notícias estúpidas que veicularam por aí! A lei de incentivo ao esporte permitiu ao programa do Emerson Fittipaldi CAPTAR (prestem atenção aqui) 1 milhão de reais de patrocínios particulares, e esses particulares receberão benefícios fiscais. Não é dinheiro dos cofres públicos como estão veiculando em blogs de fundo de quintal e afins. E a propósito, em março só tinham captado R$ 36 mil dos 1 milhão.
é fueda mesmo, todo mundo pensa isso e já sai detonando
a copa montana, tb de uma hora pra outra teve o patrocinador oficial GM. pulando fora do barco, o Col conseguiu 2.1 milhões de insentivo pra captar, pra tentar salvar a categoria, mas vai ter o mesmo fim da futura, o grid já diminuiu pra 16 carros e so largaram 13 na ultima etapa, triste.
somando tudo isso, temos uma CBA falida e mal administrada, todo cargo lá dentro é por indicação de amigo, gente totalmente sem experiencia no ramo, se contasse as coisas que fico sabendo, dá dó.
Campeão, é ÓBVIO que é dinheiro público. A partir do momento que a empresa particular recebe benefício fiscal, ela está deixando de recolher para o governo. Se todo mundo recebesse isenção fiscal, a arrecadação do governo seria zero, e o país quebraria, claro.
Se seu pai, ao invés de te dar diretamente um dinheiro, entrega para seu irmão para ele te passar, dá na mesma, o dinheiro é o mesmo.
Será que é tão dificil de entender. O governo fazendo incentivos fiscais está “apostando” 10 para render 100 no futuro de alguma forma.Pode não dar certo,é uma aposta mas se da certo e cria por exemplo um guga,um airton,um cielo ganha divisas,impostos ,empregos e retorno social.Só um imbecil que trabalha 11 meses e recebe 13 salarios,reclama do emprego e não muda de emprego é que não entende de investimento e acha que tudo cai do céu.
render 100 pra quem? com certeza nao é pra sociedade. Cielo foi para os EUA treinar porque a republica de bananas só “descobriu” que ele era campeão depois da medalha no peito. Piloto de F1 mora na Suiça pra não pagar imposto.
E o sobrinho do Emmo com certeza era um dos últimos que precisaria de incentivo fiscal para bancar a carreira.
Alguém que pensa, aleluia! parabéns pelo comentário. É exatamente a mesma lógica da Lei Rouanet na cultura: se o governo abre mão de receber impostos de uma empresa privada, o montante que ele está deixando de receber é necessariamente maior ou igual do que seria investido se ele investisse diretamente no “patrocínio”. Com a desvantagem de que o critério de seleção dos “patrocinados” fica nas mãos de empresas que definitivamente não tem interesse em prover um bem público.
E o governo tem? Acho que você tem que dar uma passadinha no autódromo de Jacarepagua e no kartódromo de Lauro de Freitas. Aproveite e visite o Velopark em Nova Santa Rita (que foi construído com incentivo fiscal).
Essa de que o governo deixa de arrecadar é argumento de anarquista, porque todos vocês sabem que se não for assim, o dinheiro não vai para o esporte!
Qual a diferença entre dar R$ 1.000.000,00 ou perdoar R$ 1.000.000,00? O Governo tem menos R$ 1.000.000,00 do mesmo jeito. Que argumento pífio este.
Pelo que entendi, a família tem de correr atrás do dinheiro. Então se não conseguirem essa quantia, não serão 1Mi a menos.
Zozimo e Bruno, a GRANDE diferença é que, dando isenção fiscal é certeza que o dinheiro foi para o esporte. O dinheiro que você paga de imposto vai pra onde? Você sabe pra onde vai cada centavo? Está colocando na conta a corrupção? Ou você acha a corrupção pífia também?
Pois é, acho que eu e meio mundo lembramos do 1 milhão pro Pietro Fittipaldi. Então a tal lei não aceita auxiliar toda uma categoria dedicada ao automobilismo nacional, mas um único piloto nos EUA pode?? Nosso governo, como sempre, com decisões muito coerentes *cof-cof*.
Calma pessoal,aqui tudo vai ser resolvido.Vai ser que nem imposto de Renda.Tudo na ultima hora.
Fabio,so a titulo de curiosidade me responda essa: aproximadamente quanto um piloto teria que desembolsar para fazer uma temporada completa na stok?
equipe média com 1 carro 1,5 milhões, 2 carros 2,3 milhões, equipe grande, já tão enfiando mais de 2,5 milhões por carro. equipe pequena, consegue se arrastar com 1,2 milhão na temporada.
mini chalenge em torno de 250mil a temporada (era 400)
montana 500 mil, mas tem gente que se vira com 250mil (quando era light passava dos 700)
valeu pela resposta christiano.com esses valores fica dificil…
Não só os espectadores vão ter que começar a estudar UFC, os comentarias tb, kkkkk. Isto é outra palhaçada, a Globo perde as olimpíadas e sei lá o que mais, e vai enfiar guela abaixo dois homens se pegando na porrada. Galvão narrando UFC, eita coisa mais sem sentido. Um cara que se faz de intelectual querendo vangloriar o UFC.
poxa vida deveríamos nos unir estamos ficando órfãos na f1 do jeito q esta indo com esta temporada Felipe Massa não vai conseguir contrato em nenhuma equipe para o ano que vem, vai sobrar quem? Bruno Senna tudo bem ele é um piloto bom esforçado mais começou muito tarde na F1, vamos fazer uma campanha pelo face, twitter, conseguimos derrubar Ricardo Teixeira pq não conseguimos derrubar o presidente da CBA, é visível a falta de empenho dele em ter novas categorias no Brasil. Vamos levantar esta lebre e quem sabe colheremos os frutos daqui alguns anos temos que inovar no automobilismo brasileiro ou então ficaremos sem um representante de peso na maior categoria mundial por longos anos.
A última tentativa será o Nasr (que vai contar até com dinheiro da Globo se precisar). Mas posso te dar um conselho? Comece a torcer por uma equipe, não por piloto… vá treinando e verás que, quando não houver piloto brasileiro, a F1 continuará sendo atração. Já fiz isso faz tempo e deu certo.
Go Mclaren!!! (graças à época do Senna, é verdade).
Fábio,
O descaso no Brasil é um processo em cascata, onde nasce em Brasília e desagua em todas as camadas sociais, geográficas, etárias, humanitárias e principalmente públicas.
Infelizmente o Brasil de hoje precisaria de alguém com força o suficiente para lutar contra essa corja de políticos corruptos do País, falta punho firme das esferas legistalivas, executivas e judiciárias.
Pelo que estamos vendo gente o Brasil é o submundo do crime organizado por especialistas, pessoas que deveriam servir de bons exemplos, mas o dinheiro compra tudo, infelizmente é a tal lei do veado do Gérson.
Um abraço.
Fábio Seixas, quer dizer que você permite que em seu blog alguém chame desse jeito um astro do esporte brasileiro?
Sou crítico do Massa mas neste caso ele acertou. Pena que não foi pra frente.
A administração da CBA realmente está péssima. Sou fiscal de pista em Interlagos (bandeirinha) e sei como é tratado o automobilismo por trás das câmeras, tudo totalmente amador. Se uma roda se soltar e acertar um bandeirinha, ninguém vai saber o que houve e ele será levado pro hospital municipal que tem perto do autódromo. Não há um vínculo se quer. Sem contar brigas internas das equipes de sinalização, resultado: perderam o direito de fazer a F1.
Mas esse assunto é para outro post, não me contive.
´estudar o UFC´ foi boa!
Felipe Massa preocupado com o futuro do Brasil na F1 ! Fala sério. Ele não tem nem presente lá na F1. É um desperdício de gasosa ! A preocupação dele sempre foi $$$ !
claro que ele tambem visava um retorno financeiro,ninguem faz nada por “amor´´,mas não deixava de ser uma boa oportunidade,e agora?pra onde vai a garotada?
Acho que o Felipe Massa merece mais respeito. Em todos os sentidos. Mesmo que as coisas venham a dar errado de agora pra frente, o que ele fez de bom não pode ser simplesmente apagado. Leiam os posts do Fábio Seixas de 06/2008 até 01/2009.
Tbm acho que os pilotos brasileiros que estão na F1 e em outras categorias mundiais devem ser mais respeitados, se o Felipe tivesse ganho aquele campeonato perdido na última curva ia ta todo mundo babando ovo por ele, idem ao Barrichello, e certo q muitos deles se mascaram um pouco e pensam mais no dindin do que na pátria e no torcedor mais isso não é só dos brasileiros não lembrando que Hamilton trocou a Inglaterra pela Suiça pra não pagar impostos exorbitantes que são cobrados no país de origem dele.
Se me permite perguntar… Que Fórmula 3?
Bem lembrado. Porque há dúvidas sobre sua continuidade também.
Abs
a categoria está aparentemente sob administração da vicar.
eles tem até um f3 antiguinho sendo restaurado, acho que vão expor nas provas, quando iniciar o evento
foi a pedidos de todos que ele (Col) desse uma força nessa categoria tb, tá parecendo até que ele é o único capaz de fazer milagres nesse sentido.
pois é…negaram a captação de dinheiro atraves do incentivo fiscal para o Carlinhos Romagnolli formar pilotos BRASILEIROS aqui no BRASIL, mas para um certo cidadão BI-CAMPEÃO MUNDIAL DE F1 formar PILOTO NORTE AMERICANO em territorio NORTE AMERICANO essa grana foi lIberada…VAI ENTENDER… BRASIL SIL SIL SIL!!!!!
Boa André!
Muito bem lembrado, André! Não tenho absolutamente nada contra brasileiros desbravando novas categorias. Pelo contrário, gosto muito da Nascar, mesmo sem ainda ter pilotos brasileiros na categoria principal. Na minha opinião, negar a captação do dinheiro para a F-Futuro alegando participação de empresas foi incoerência, pois duvido que o piloto a que você se referiu já não tenha patrocínios de empresas também. Muito triste…
Melhor lembrança por aqui até agora.
E a lei de incentivo ao esporte concede 1mi à Pietro Fittipaldi para correr na Nascar?? Onde está o critério??
Caro Bruno seu comentario tem muito a ver com a realidade , os pilotos
de monoposto estão escassos , estamos
sem destaques e a safra de bons pilotos
ainda temos Felipe Nars gp2 , Luiz razia e baiano ambos na gp2 merecem ser observados e encaminhados até a F1.
A realidade é que pegou mal o incentivo de r$ 1 milhão a Pietro na Nascar
nem brasileiro é chato no fittipaldi