Pobres pistas brasileiras
18/04/12 15:13Porque o caso merece, um trecho do e-mail que acaba de chegar aqui:
“Pouco mais de dois anos depois de sua estreia nos autódromos brasileiros, onde foi introduzida com o propósito de contribuir para o fortalecimento da base do automobilismo nacional, a Fórmula Futuro deixará de ser disputada. A decisão foi anunciada hoje pelos organizadores da categoria, que confirmaram a abertura do Racing Festival _agora constituído pela Copa Fiat e a recém-criada R1 GP 1000 (motos)_ para dias 2 e 3 de junho em Londrina (PR).
A Fórmula Futuro nasceu da preocupação de Felipe Massa com a continuidade da representação do Brasil na Fórmula 1 e evitar que a garotada saísse do kart diretamente para o exterior, sem a devida experiência de vida e de pista.
Nas duas temporadas, vencidas respectivamente pelo carioca Nicolas Costa e pelo mineiro Guilherme Silva, contou com grid médio em torno de 10 carros.
Nem mesmo o baixo orçamento, sem comparação com qualquer similar existente em outros centros importantes do esporte a motor, o atraente pacote promocional (provas ao vivo no SporTV, por TV na Internet e compactos na TV Globo, entre outras contrapartidas de mídia) e uma estrutura técnica profissional foram capazes de ampliar o número de participantes. Sem a garantia de adesão expressiva, decorrente em grande parte do momento difícil atravessado no país pelo kartismo, a RM Racing Events, empresa detentora dos direitos da Fórmula Futuro, entendeu que a melhor alternativa seria possibilitar aos pilotos já comprometidos com a série procurar outros caminhos .
Os dirigentes da RM Racing Events admitem que a medida amarga foi inevitável e estão fechando o balanço da Fórmula Futuro com a consciência de que tudo foi feito para a sobrevivência da única categoria-escola do nosso automobilismo.”
E assim o Brasil perde a ÚNICA categoria que fazia a ponte entre o kart e os monopostos. Resta apenas a F-3 Sul-Americana, com uma potência que não é a ideal para quem acabou de deixar o kartismo _e que também passa por sérias dificuldades.
Uma pena enorme. E não é coincidência que iniciativas como a de Massa e a de Pedro Paulo Diniz _na época da F-Renault_ fiquem pelo caminho.
Tem a ver com a escassa formação de pilotos no kartismo _fruto dos valores extorsivos cobrados por preparadores e organizadores_, com a falta de apoio da indústria automobilística _que não se restringe apenas às montadoras_, com a concorrência da Stock e suas categorias-satélite _que estão fazendo apenas seu trabalho, registre-se_ e com um incompreensível preconceito do governo federal com o automobilismo.
“Nosso projeto de captação de recursos via lei de incentivo ao esporte do governo federal foi rejeitado com a alegação de que a categoria contava com apoio de empresas, mas na verdade todas elas eram originárias da Copa Fiat. Não tivemos o mesmo tratamento de outros agentes do esporte”, diz Carlinhos Romagnolli, executivo da RM Racing Events, parceiro de Massa na empreitada.
O resultado disso tudo vai estourar lá na frente, daqui a alguns anos, quando não houver pilotos brasileiros em categorias lá fora. Se eu fosse você, começaria a estudar o UFC.
Massa fez a sua parte. Não deu certo, mas ele tentou. O que é mais do que a maioria faz.
buy cheap cialis – order cialis , http://buycialisonlinemeds.com/#17873 cialis online without prescription
Evaldo Idiota 7
Evaldo Idiota 8
Evaldo Idiota 9
esporte a motor é caro pra correr. Aqui em sp, em cotia, pra correr miseros 25 minutos num kart é 90 reais (pagos em dinheiro – cartao só american express). Poxa, como conseguir bancar uma criança pra fazer carreira? Haja dinheiro, infelizmente tem q ser rico, no portugues claro, sobrar dinheiro pra investir no garoto e ver o que vai dar. Sinceramente, nao é todas empresas dispostas a gastar em algo q pode nao vingar. Se o custo fosse menor pra formar jovens, com certeza haveria maior procura. Se um dia ter um filho, adoraria poder ve-lo correr, uma vez q era meu sonho, e por motivos $$$ sequer passei perto. Como tambem nao vou ter como bancar o garoto, se for pra colocar meu filho num esporte, sera o futebol, investimento baixo, ter um pra indicar aqui e outro lá, qdo menos ver o garato com 13, 15, 16 anos já tá ganhando 50 mil por mes, rumo aos milhoes.
Acho q o esporte a motor deveria ser mais acessivel, assim como o futebol, com certeza novos talentos iriam aparecer.
Bem, não que isso melhore as coisas por aqui, mas esse cenário também se repete na Europa. A F3 europeia e inglesa terão no máximo 17 carros no grid. A GP3 menos que isso………claro qu enão se compara porque lá tem muitas outras opções. MAs o problema temque ser visto de uma outra maneira.
O neto do Emerson conseguiu captação de recursos via lei de incentivo… e para correr nos EUA. Que belo País.
Acho que é um aperitivo da saida do massa da ferrari no final do ano.
Nao faz sentido continuar o evento se o Massa nao vai mais correr pela ferrari. Certo Fabio?
Também acho que esse è mais um sinal da eminente saída do Massa no final do ano na Ferrari.
Como disse jà nem em Maranello estão mais vendendo camisetas, bonés e tenis do Massa, coisa que nos últimos anos mesmo com o Alonso tinha e muito!
Achava que única coisa que mantinha o Massa na Ferrari fosse os acordos comerciais entre ele e a Formula Futuro(toda FIAT).
Mas realmente não era um campeonato nem bem organizado desde o inicio. So 6 provas ( a metade da Stock Car) e so 12 pilotos (um terço da stock Car).
Uma pena pois abriu portas para os campeões:
1)Nicolas Costa entrou para a Ferrari Driver Academy(mesmo se no site da Ferrari nao aparece), e se junta à Sergio Perez, Jules Bianchi, Brandon Maisano, Raffaele Marciello e Lance Stroll (esse de apenas 13 anos!). Correu o ano passado na Formula Abarth europa. Esse ano nao se sabe o que esta fazendo.
2) Guilherme Silva, esta disputando a Campeonato ALPS de Fórmula Renault 2.0 e atualmente esta em 7° lugar de 14 pilotos.
Uma pena perder uma categoria desse tipo por falta de budget em dos paises que mais cresce no mundo. Mas pelo jeito as empresas nao estao vendo muito proveito em investir em categorias de automobilismo, basta ver a falta de patrocinadores em qualquer equipe de Formula 1 a nao ser Red Bull, Ferrari e Mclaren.
E’ o mundo esta em crise mas nao o Brasil! Esse tipo de coisa nao deveria acontecer!
Para concluir: Mais um ponto negativo contra o Massa e a relaçao Massa-Ferrari(FIAT), acho que ele ja esta procurando outras equipes se nao esta sendo muito ingénuo!
desculpe o Campeonato ALPS de Fórmula Renault 2.0 tem 32 pilotos e so foi disputada a primeira corrida até agora.
Esse é o calendario:
http://www.renaultsportitalia.it/campionato/f-renault-2-0-alps/risultati.html
Fabio, desde pequeno tenho paixão por velocidade…sempre tive vontade de começar no Kart, mas sabe porque não comecei? Porque a pista mais próxima fica a 100 km da minha cidade! Até existiu um projeto para a criação de um espaço para isto, mas prefiram usar o dinheiro para a reforma do estádio da cidade, no final do mesmo ano o estadio que “recebeu” a suposta verba caiu a cobertura e ta até hoje inutilizado (13 anos) e o dinheiro sumiu. Porque o que importa neste país é o “pão e circo”, o povo gosta de futebol e os politicos de corrupção então o resto é perca de tempo para a maioria.
É logico que uma categoria patrocinada pelo Massa, não iria dar em nada. Ele é a propria anti-imagem da F1. Morreu tarde
Evaldo Idiota…
Evaldo Idiota 2
Evaldo idiota 3
Evaldo idiota (4)
Categoria dos Massa? Vixe! Segurem as carteiras e costurem os bolsos!
Evaldo Idiota 5
Evaldo idiota, até sua 20a geração.
Evaldo idiota 5000. Escrevo pelos outros 4996 que nao tiverem vontade de escrever.
Evando idiota 6
Evaldo, “O Idiota” ! Perdeu a oportunidade de economizar digitação.
Evaldo, INDIOTA (5)
Evaldo Idiota 5