Pílulas do Dia Seguinte
16/04/12 09:44Três corridas, três vencedores de três equipes diferentes. A McLaren está na frente, mas essa mistureba na relação de forças da categoria deve impedir que um piloto dispare na classificação. Não será surpresa se Schumacher, Raikkonen, Webber, Vettel, Pérez e até Massa também vencerem corridas ao longo do ano;
Disse Massa: “É claro que um 13º lugar não é algo que me deixe feliz, mas acho que demos um passo à frente em relação às duas primeiras corridas. Pelo menos pude fazer uma corrida normal, e sei que fiz o possível”. A estratégia dele não era ruim, em tese. Rosberg também fez duas paradas e venceu. A diferença é que, para um plano assim dar certo, o piloto precisa conservar bem os pneus, que serão usados por mais voltas do que a concorrência. E essa não é exatamente uma qualidade do brasileiro. Ele também perdeu tempo atrás de alguns carros que deveria despachar logo, como o Force India de Di Resta. Deu no que deu. Sete pilotos não pontuaram neste ano. As duplas das nanicas Hispania, Marussia e Caterham. E o ferrarista. Está ficando feio…;
Vettel também não tem a tal manha para conservar os pneus. Não foi por acaso que virou saco de pancadas nas últimas voltas. “Não tinha mais pneus no final da corrida. Eu estava reagindo com o balanço de freio, diferencial, tentando tudo para manter os pneus”, afirmou. Pensei algumas vezes em escrever, no post abaixo, que ele fez uma boa corrida. Mas não, não era o caso. Num GP de 56 voltas, não adianta ir bem em 53. Este 2012 será um ano de muito aprendizado para o bicampeão;
Outro que está aprendendo muito, a olhos vistos, é Bruno. Ele ainda peca em largadas, é verdade, e desta vez o prejuízo foi um pedaço da asa dianteira. Mas, em ritmo de corrida, tem mostrado cada vez mais consistência. Se acertar a mão na classificação, seu ponto forte nos tempos de Lotus, pode conquistar ainda mais;
Uma declaração do chefe da McLaren causou polêmica no final de semana. Ao falar sobre a decisão de ir para o Bahrein, Whitmarsh citou o exemplo do Brasil. “Vamos para o Brasil e para outros lugares. Sempre tomamos cuidados especiais em alguns países. Nem sempre estamos totalmente confortáveis, mas não é uma decisão nossa.” Não entendi a grita. O cartola inglês não falou nenhuma mentira. Integrantes da F-1 vira-e-mexe são vítimas de assaltos nos arredores de Interlagos. Também não são raros os furtos dentro do autódromo. Em São Paulo, as equipes contratam seguranças particulares armados, o que é impensável na imensa maioria das corridas do calendário. Isso é uma coisa. Outra coisa, com a qual não concordo, é a confusão que muitos internautas fazem ao equiparar a guerra civil do Bahrein à criminalidade em São Paulo. O cenário por aqui é péssimo, todo mundo tem uma história de assalto para contar, mas não há batalhas no meio das ruas, não há uma má vontade específica de manifestantes furiosos contra a F-1, não há coquetéis molotov voando pelos ares. Não confundam as coisas…;
Assisti à Indy. Corrida boa, mas que terminou de forma patética, com aquele congestionamento de carros rodados na última curva. Ruim para Barrichello, já que a classificação final levou em conta a penúltima volta. Assim, em vez de terminar em sétimo, ele apareceu em oitavo na classificação. Duas observações: 1) Foi culpa de Castro Neves, que pediu desculpas, o que é bacana; 2) Barrichello chiou após a prova. “Gostaria apenas que as pessoas tivessem mais respeito um pelo outro na pista. Fui atingido por todos os lados do meu carro.” Não, ele não vai conseguir mudar o estilo da Indy. Acho que é mais fácil ele se adaptar.
Massa ganhar? Só se levar outra pancada e com isto recolocar a cabeça no lugar. Está na cara que o rapaz infelizmente ficou com sequelas.
Balduino,
Realmente a minha “tolerância” ao episódio da Alemanha 2010 é só aparente. Na época fui muito crítico ao Massa, e especialmente à Ferrari (não lembro se escrevi aqui, mas no Blog do Livio tenho certeza…). Mas acho que devemos saber qualificar cada falta.
Amolecer a ultrapassagem de um companheiro de equipe que é mais veloz, invertendo-se as posições, ainda que contra as regras vigentes, é certamente uma falta ética menor do que provocar uma rodada, alijando a si próprio da corrida, colocando-se em risco (assim como a espectadores, comissários e outros pilotos) para “puxar” o companheiro lá de trás da fila para a liderança. Sem contar que Nelsinho colaborou para a maquiagem da tramóia (fingindo a rodada), enquanto Massa fez questão de “tirar o pé” explicitamente, mostrando a todos o que estava acontecendo, a despeito da ordem (bem mal) “codificada” da equipe.
Regulamento à parte, não sou um apoiador do jogo de equipe. Mas não acho um absurdo que se argumente à favor. Lembre que, no passado, já foi válido. No episódio Massa-Alonso, o que achei mais antidesportivo foi o fato de que Felipe ainda estava na briga pelo do campeonato, ao menos matematicamente. Por isso condeno mais a Ferrari do que Massa. Fosse uma situação diferente, acho até normal que, apesar das regras, um piloto sem chances dê passagem ao companheiro na disputa. A inversão de posições, neste caso, é só um cuidado extra de não “ferrar” a equipe com uma disputa suicida entre companheiros.
De qualquer jeito, é muito diferente do que “criar” um acidente de bandeira amarela, tendo combinado antecipadamente os passos da picaretagem (tudo calculado previamente: momento de pit-stop do Alonso, momento e local da rodada e até “ensaio” nos treinos livres) dando de bandeja, com uma fraude extra-pista, a liderança da corrida a quem nunca chegaria próximo disso acelerando. Tanto foi diferente que, injustiças e facilitações à parte, o crashgate de Cingapura 2008 foi tratado com muito mais severidade que o episódio da Alemanha 2010. Basta dizer que a Renault chegou a ser, na sentença da FIA, eliminada por 2 anos da F1, pena revertida depois para suspensão condicional.
Não defendo o Massa em dar passagem a Alonso e nem acho que você deve concordar 100% comigo. Mas creio ser óbvia a diferença entre os fatos.
Saudações, Marcelo.
Fábio, você não acha que depois da molada que ele levou do carro do Barrichello ele mudou?
Acho que não foi só isso.
Abs
A molada que abalou o cabeção do Massa tem nome, Fernando Alonso.
bom, pensa tambem numa situacao onde de uma hora pra outra, vc tem a atenção de todos, prestigio e moral, ai chega o alonso e isso some. se fosse com o piquet ou senna, o bixo pegava, com o massa, ele acatou e aceitou
Fabio,sera que o sr. Whitmarsh se esqueceu da surra covarde que o Bernie levou ao ser assaltado em plena Londres???(que apesar de muitos o considerar um f.d.p. nos negocios não deixa de ser um senhor de idade indefeso)
Andre , bem lembrado realmente sir
Bernie levou uma surra no assalto Londre,
e para variar o tal sir Whitmarsh , vem em
entrevista dizer que Bahrein é menos perigosa nesta altura dos acontecimentos onde o povo Baranita esta em conflito no seu emirado, apontar que o Brasil é mais
perigoso, tenha paciencia o que ele quer
provar é que não vai acontecer nada no Bahrein? não foi o que a midia noticiou mundo a fora, não há segurança nenhuma
cada um pode falar a que quizer, só tem uma coisa : guerra civil é exatamente o confronto da população que busca um novo conceito como cidadão , grupos isolados ou não o fato é sempre perigoso,
ou sir Whitmarsh não conhece o que é conflito interno , ou esta fazendo o jogo de Bernie ? O dinheiro não faz muita diferença neste momento, o coflito local é o que mais preocupa , o recado já foi estampado nos jornais , fica aqui a preocupação deste fato ou será que o dono do circo quer mais U$ no bolso?
Colocar: pilotos, equipes ,espectadores
jornalistas em risco não deve ser legal.abs
Será que na Turquia e em Monaco a Willians e por conseguencia o Bruno não entra nesse bolo, já que o problema deles é mais a questão do DSR
Bruno anda muito bem em monaco..maldonado tb.estou ansioso pra ver como a williams vai se portar lá.Ano passado,com aquele carro furreca, o venezuelano estava em sexto quando tomou um fatality do hamilton…
a F-1 não corre mais na Turquia.
Fábio você não falou nada sobre o líder do campeonato.
Será porque ele fez aquela ultrapassagem espetacular em seu ídolo Vettel?
Abs
Fábio. Concordo em parte com seus comentários. É fato de que São Paulo, assim como o Brasil como um todo, não são exemplos de segurança, mas concordo que é diferente de uma revolta civil. Minhas descordâncias ficam por conta da Indy. Não me parece que batidas, empurradas etc sejam regra na categoria !! Não estamos falando da Nascar. Aliás, tanto é verdade que quem fez isso como Castroneves foi punido !!
Fabio, esse lance de não gostarem do Brasil, posso falar em primeira mão, ouvi a mesmíssima coisa de um funcionário da Mercedes e da Lotus (Renault) ano passado, aqui em Abu Dhabi. Exatamente nestas palavras: “SE DEPENDESSE DE NÓS (baixo clero da F1), NÃO IRÍAMOS PARA O BRASIL”. O da Renault não foi, diga-se de passagem, pois tinha medo e outro iria em seu lugar.
Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Nossos problemas de segurança são notórios (e até amplificados pela mídia), mas é possível estar seguro em praticamente qualquer lugar. Já viajei para quase 30 países e perigos existem de Barcelona a Diadema. São apenas diferentes.
O que assusta (os europeus) é o modo como as coisas ocorrem em SP, com armas e violência, ao contrário da Europa, onde há muito furto (até mesmo na F1).
Sobre o Bahrein, é um caso particular, mas nada sobrenatural. Há muito aproveitador neste meio e faz-se necessário filtrar a mídia, afinal, as informações vem de quem está diretamente interessado e envolvido na situação. Se os brasileiros tivessem 1/3 do engajamento político dos barenitas, Brasília estaria ou em chamas ou expurgada dos safados…
Como escrevi abaixo, a taxa de assassinatos no Brasil é 30 vezes a do Bahrein (e da média européia também). Aqui é um dos lugares mais violentos do planeta.
Óbvio, os homicídios no Bahrein não é zero. Portanto, há mortes horrorosas lá também. Só que com 3000% menos chance de ocorrer quando comparado com o Brasil.
Duas observações:
1)Whitmarsh ainda está com o sequestro do Button na cabeça.
2) Há tendência na mídia ocidental de estender a primavera árabe a vários países. Por isto, o drama da F1 adquire aspectos políticos. Mas em geral, as manifestações no Bahrein têm ocorrido sem violência.
Não tenho dúvidas de que, em tempos normais, o Bahrein é mais seguro que São Paulo. Já estive três vezes lá e morei 33 anos em São Paulo. Não fecho os olhos para a violência paulistana e me envergonho, todos os anos, com os casos de assaltos a membros da F-1. A grande questão é que o Bahrein não vive um “tempo normal”. E por isso critico a ida da F-1 para lá.
Abs
A Ferrari não é um carro fácil de pilotar…..
Atualmente no mercado não existe piloto melhor que o Massa…
Para quem discorda é só lembrar de 2009
(Luca HowBadYouAre e o Fisichella)
Concordo com seu comentario.
Pode contratar qualquer piloto, ate mesmo o Peres, desde que mandem embora, o chefe de equipe, comedor de macarrão, Domenicalli.
Quanto ao chefe Mclaren, deveria propor que todos os GP se realizado na Europa, de preferencia em Monaco, onde mora a maioria dos pilotos e chefes.
Esse e um Babaca
Nâo existe piloto melhor no mercado porque a Ferrari ainda não colocou a placa de “precisa-se”.
Quando ela o fizer (lá pelo terço final do campeonato) não faltarão candidatos. E muitíssimos destes terão currículos muito mais encorpados. Muitos candidatos inclusive podem até estar sentados em excelentes cockpits.
A não ser que barrichelizado aceite pilotar (sic) uma equipezinha destas que tomam 3 segundos por volta, não há mais lugar para ele. Tô começando a concordar com a imprensa italiana, que considera um desperdício de combustível dar um carro para ele.
Tenho muita pena da Felipe. Ele está descendo ladeira a baixo. A cada corrida piora o psicológico dele. Tem que sair da Ferrari urgente.
Sobre o Massa. Talvez depois de um ano tão atribulado, pode ser que em outro ele se dê bem. Não duvido disso porquê não é possível que as coisas continuem assim para sempre. Sobre Vettel, digo mais uma vez. Eu nunca acreditei que a Red Bull ficasse no topo para sempre. O projeto desse ano não é tão bom e os defeitos, alguns deles já podem ser vistos citados no texto acima. Quanto ao Barrichello, cara, cada categoria é uma categoria. O fábio está certo, ele tem que se adaptar e pelo que sei dele, no fim, talvez o Barrichello se torne o piloto que mais tire outros pilotos da pista. O Bruno precisa estar no mínimo como está. Assim, enxergo ele na Williams no ano que vem de novo e não fora da Fórmula 1 pelo menos. E falando de Rosberg, essa vitória valeu para ele conhecer melhor o carro nas circunstâncias em que ele andou. Se vai vencer novamente, não sei. Mas vai ser mais fácil se a Mercedes continuar evoluindo.
…e sobre o Bahrein, deixa rolar, eu vou estar em casa mesmo. 😀
FÁBIO, qual a probabilidade com a campanha atual do MASSA ser contratado
pela MERCEDES ou RED BULL ???
Pequena.
Imagina… o Massa tem mais chance na Indy junto com o Barrichello, bom para Indy e bom para o Massa, deixando bem claro!
Foi a maior piada que lí hoje…
Fala palpiteiro….
Lembra?? “Williams:
Alerta aos velhos e novos sennistas: não esperem nada de 2012. Em voltas lançadas o carro é de médio para ruim. Em “long runs” é ruim mesmo”.
Publicado em 05/03/2012
Como diria o velho barrica: o piloto é tao bom quanto a sua última corrida.
Nesse blog nenhum brasileiro é bom… Ninguém presta.
bom, vc sabe o que a williams fez no carro da pre-temporada pra ca? eu acompanhei os testes do Bruno, e tambem nao vi nada demais que justificasse os resultados das primeiras corridas! merito pra equipe e para o bruno, que parecem estar entendendo e desenvolvendo o carro, ao contrario do que vinha acontecendo!
O Massa não irá melhorar, só piorar pois o Alonso é muito superior apesar de toda grana que leva pra escuderia, ponto final. O Massa precisa de algumas boas corridas pra tentar uma equipe média na próxima temporada, chega de passarmos a mão na cabeça do Massa, quem sabe numa outra equipe ele consiga motivação suficiente pra acelerar o que sabe??? Abraços!!!
Fábio, a verdade é que o Massa não irá melhorar, só piorar pois o Alonso é muito superior apesar de toda grana que leva pra escuderia, ponto final. O Massa precisa de algumas boas corridas pra tentar uma equipe média na próxima temporada, chega de passarmos a mão na cabeça do Massa, quem sabe numa outra equipe ele consiga motivação suficiente pra acelerar o que sabe??? Abraços!!!
Ano passado o Weber comentou que a maior diferença entre ele e o Vettel, é que o alemão tinha uma pilotagem que de uma maneira impressionante combinava velocidade com pouco desgaste dos pneus…. Esse ano, teremos que ver se a China foi uma excessão, ou realmente ele não se adaptou bem aos compostos dessa temporada.
a questao do vettel para o carro deste ano, esta na mudança do conceito do carro, ele não assimilou bem as novas reações e ainda esta correndo com partes do carro antigo.
Após a famosa frase do GP da Alemanha de 2010 (“Alonso is faster than you”), agora temos a do GP da China de 2012 (“Fernando is on a different strategy. Let him pass”).
Muito triste isso. Cada vez fica mais difícil torcer para o Massa.
Pelo jeito, 2013 vai ter apenas o Bruno Senna como brasileiro na F1…
Apesar de tanto o Massa como o Senna terem levado pau dos seus companheiros nos treinos de classificacao, a diferenca vem diminuindo bastante:
Alonso x Massa
1.003 – AUS
0.352 – MAL
0.273 – CHI
Maldonado x Senna
0.755 – AUS
0.142 – MAL
0.006 – CHI
Comparação importante, comentário bacana, construtivo. Obrigado!
Abs
Caro @Murilo Martins;
Que bom senso!
Fique com Deus e obrigado.
Dani!!!! Vc por aqui? Bjs
Sempre que há uma crítica ao Rubinho ou ao Massa, aparece alguém com o argumento de que eles eram preteridos pelas equipes, blá blá blá…Pura teoria da conspiração!! O incidente com o Schumi nos mostra que a F1, por mais tecnologia envolvida, depende de seres humanos, como os pilotos, engenheiros e até o cara que tem que fazer a troca de pneus…portanto, este tipo de erro sempre vai existir e não escolhe a bandeira do país do piloto…
Mesmo que consideremos que Alonso, Schumi e Vettel são privilegiados em relação a seus companheiros de equipe, temos que lembrar que respeito e privilégio são conquistados por quem merece…
Fábio, vc não acha que o Barrichello está evoluindo?
achei que ele está avançando e se tivesse aquelas voltas a mais…
Ele faz a diferença lá, não pq ele seja excelente, mas os caras são um nível abaixo dos pilotos da F1
Vamos ver qdo chegar os ovais. acho que ele está aprendendo e se divertindo…bom para ele. vê se não corta o meu comentári dessa vez hein.
Claro que está evoluindo. O problema é que a equipe é fraca.
Abs
Fábio, comentário mal intencionado sobre Rubinho, depois acha ruim os leitores ficarem irritados . Se liga cara, comentário inoportuno, jornalista sem moral e covarde.
O Felipe Massa competitivo, bom e promissor piloto, acabou naquele acidente que quase lhe custou a vida! Infelizmente…
Eu acho que o Massa morreu mesmo no GP da Alemanha de 2010. Ele estava na ponta, quando recebeu a famosa ordem de deixar Alonso passar.
Desde então, parece que perdeu o “tesão” por correr. Parece sempre apático e “indiferente”. Simplesmente sumiu aquele Massa que bateu no peito e venceu o GP do Brasil de 2008 e chorou porque perdeu o título. Aquela garra, aquela vontade de vencer.
Também acredito que ele tenha sido afetado de alguma forma no acidente, mas não a ponto de se tornar piloto de pelotão de fundo.
Com certeza o psicológico dele está em frangalhos após duas temporadas ruins e, com resultados ruins sendo acumulados etapa após etapa neste ano, parece que o fim de Massa na F1 parece cada vez mais inevitável…
É triste demais terminar a carreira dessa forma, depois de perder o título de 2008 por 1 ponto e na última curva da última volta da última corrida da temporada.
Concordo com você, Ricador. O Massa “sumiu” após o GP da Alemanha em 2010.
Concordo com você, Ricardo. O Massa entrou em uma espiral sem fim… acidente, lesão, ordem de equipe, carro ridículo, etc…. Onde isso vai parar? Com certeza, em algum lugar nefasto para o ex-entregador de macarrão.
Todo mundo só vive criticando o Rubens Barrichelo,chega dessas hipocrisia.Tem muito jornalista que se acha o tal.Se não tem assunto,então fecha a matraca,melhor cala a boca, vai pra casa,pega um livro e vai ler,mas antes verifica se não está de cabeça para baixo.
O meu, que voce não gosta do Barrichello tá na cara. Porque não ficas só na F1, agora que ele saiu de lá, e deixa teus comentários preconceituosos só para coitado do Massa e do Senna?
O cenário por aqui é péssimo, todo mundo tem uma história de assalto para contar, mas não há batalhas no meio das ruas, não há uma má vontade específica de manifestantes furiosos contra a F-1, não há coquetéis molotov voando pelos ares. Não confundam as coisas…
Se você colocar na conta as brigas entre Torcedores no meio da rua, fica igualzinho…
+++
Tem sempre aquela coisa que só Brasileiro pode falar mal do Brasil…
Cala a boca Seixas!
Mais um comentário educado.
Se eu fosse você nem respondia….
Educado foi sua resposta, pois se fosse eu tinha mandado pra PQ*…. kkkkkk
Educado foi sua resposta, pois se fosse eu tinha mandado pra PQ*…. kkkkkk (2)
Educado foi sua resposta, pois se fosse eu tinha mandado pra PQ*…. kkkkkk (3)
Fábio,
O desemprnho da Williams, princpilamente o do Bruno, está surpreendendo a todos que assistiram à F1 no ano passado. Na sua opinião, qual foi a influência do Barrichello no desenvolvimento do carro?
Abs
Nenhuma. É um carro novo.
Abs
Fabio, em posts anteriores foi dito que a Willians, do meio ano passado em diante, largou o projeto 2011 e trabalhou pra valer neste “carro novo”, com muita ajuda do Rubens. Aprecio o teu blog, mas acho que voce realmente esta com um “pouco” de má vontade com o Barrichello.
Onde eu escrevi isso? Você poderia, por favor, me mandar o link?
Abs
as melhoras da williams, aconteceram primeiro porque o frank abriu a carteira pra por motor renault e jogou fora o lixo do cosworth que so carroça da f-1 anda hoje em dia. e depois, da mudança integral do comando da engenharia da fabrica, aposentadoria do patrick head, e cada vez menos influencia do sr frank williams nas decisoes da equipe ( ele mesmo ja anunciou que esta se retirando tambem aos poucos). Rubens influenciava sim, muita coisa dentro do desenvolvimento do carro dentro da fabrica, ganhando o respeito da equipe em 2010 ao detectar erros no uso do tunel de vento no desenvolvimento do carro. mas o carro de 2011 era tao mal nascido que todos largaram de mão e concetraram tempo e energia neste carro de hoje, que ja era sabido que teria disponivel novamente o renault. Rubens iniciou sim o processo, pena que nao pode continua-lo, meu sentimento é que ele podia levar esse carro para ficar atras hoje somente dos maclarens e mercedes, simplesmente comparando os tempos dele com o Maldonado que na maioria das vezes comia poeira dele.
abs
Que mania o pessoal tem de culpar o Barrichello a Willians lhe da um carro muito ruim e querem que ele faça magica
Tem dois Massas: um antes de ser companheiro de Alonso e outro depois. Imagine o contrarto amarrado que o Alonso exigiu da Ferrari após o episódio que passou na Mclaren e Hamilton. Ou alguém aí acha que nao estão favorecendo o Alonso???
Cara, o simples fato de a Ferrari manter o ex-entregador de macarrão como piloto já é um favorecimento ao Alonso! O espanhol corre sozinho e leva a equipe nas costas. Infelizmente, o Massa já era mesmo. Mais duas corridas fora dos pontos e um abraço… vai correr de Linea, F. Fiat e aquelas onças que ele patrocina. F1 é para homens.
just do it. patrocinador espanhol, vai por piloto espanhol como coadjuvante? fora que bem observado, alonso ja ta escaldado. vai querer a equipe em função dele sempre.
“Não, ele não vai conseguir mudar o estilo da Indy”. Ao comentário do Fábio Seixas sobre Ruinzinho, pode-se acrescentar: Não, a Indy não vai conseguir mudar o estilo dele (choradeira, desculpas, falta de autocrítica).
Fábio,
Conheço bem a Inglaterra e admiro como as equipes inglesas tratam o esporte a motor com paixão (sem frescura de 1º e 2º pilotos) pois o esporte a motor lá é muito mais que patriotismo besta de pessoas que dezem que a F1 acabou depois de Senna.
A F1 não acabou e nã vai acabar, nós é precisamos nos acostumar que por mais que Barrica e Massinha sejam bons, Senna foi gênio, assim como Fangio, Clark, Emmo e outros…
Agora, sabendo da importância do Brasil, de Interlagos e toda nossa história, o Sr. Wittmarsh deveria lavar sua boca imunda antes de falar do Brasil (isso porque torço pela McLaren)!!! Quem ele é ou foi pra falar mal do país que deu um dos melhores pilotos da história para a McLaren ser absoluta no final da década de 80 e começo de 90? Se aqui é perigoso pra nós, que diga a família de Jean Charles, morto covardemente na Inglaterra…
Mas como não podemos julgar um país por alguns idiotas que ali nascem, fico feliz de ver a McLaren evoluindo e esse ano, torço pra que Button seja o campeão! Pra mim, ninguém hoje merece mais que ele!
Bato palmas pra você…falou e falou bonito demais!
Parabéns pelo comentário…para ser perfeito, só esse tal de Witt lendo e entendendo seu post…
abrs
babacas nao tem nacionalidade, eles simplesmente existem.