Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
16/04/12 09:44

Três corridas, três vencedores de três equipes diferentes. A McLaren está na frente, mas essa mistureba na relação de forças da categoria deve impedir que um piloto dispare na classificação. Não será surpresa se Schumacher, Raikkonen, Webber, Vettel, Pérez e até Massa também vencerem corridas ao longo do ano;

Disse Massa: “É claro que um 13º lugar não é algo que me deixe feliz, mas acho que demos um passo à frente em relação às duas primeiras corridas. Pelo menos pude fazer uma corrida normal, e sei que fiz o possível”. A estratégia dele não era ruim, em tese. Rosberg também fez duas paradas e venceu. A diferença é que, para um plano assim dar certo, o piloto precisa conservar bem os pneus, que serão usados por mais voltas do que a concorrência. E essa não é exatamente uma qualidade do brasileiro. Ele também perdeu tempo atrás de alguns carros que deveria despachar logo, como o Force India de Di Resta. Deu no que deu. Sete pilotos não pontuaram neste ano. As duplas das nanicas Hispania, Marussia e Caterham. E o ferrarista. Está ficando feio…;

Vettel também não tem a tal manha para conservar os pneus. Não foi por acaso que virou saco de pancadas nas últimas voltas. “Não tinha mais pneus no final da corrida. Eu estava reagindo com o balanço de freio, diferencial, tentando tudo para manter os pneus”, afirmou. Pensei algumas vezes em escrever, no post abaixo, que ele fez uma boa corrida. Mas não, não era o caso. Num GP de 56 voltas, não adianta ir bem em 53. Este 2012 será um ano de muito aprendizado para o bicampeão;

Outro que está aprendendo muito, a olhos vistos, é Bruno. Ele ainda peca em largadas, é verdade, e desta vez o prejuízo foi um pedaço da asa dianteira. Mas, em ritmo de corrida, tem mostrado cada vez mais consistência. Se acertar a mão na classificação, seu ponto forte nos tempos de Lotus, pode conquistar ainda mais;

Whitmarsh, em Xangai (Aly Song/Reuters)

Uma declaração do chefe da McLaren causou polêmica no final de semana. Ao falar sobre a decisão de ir para o Bahrein, Whitmarsh citou o exemplo do Brasil. “Vamos para o Brasil e para outros lugares. Sempre tomamos cuidados especiais em alguns países. Nem sempre estamos totalmente confortáveis, mas não é uma decisão nossa.” Não entendi a grita. O cartola inglês não falou nenhuma mentira. Integrantes da F-1 vira-e-mexe são vítimas de assaltos nos arredores de Interlagos. Também não são raros os furtos dentro do autódromo. Em São Paulo, as equipes contratam seguranças particulares armados, o que é impensável na imensa maioria das corridas do calendário. Isso é uma coisa. Outra coisa, com a qual não concordo, é a confusão que muitos internautas fazem ao equiparar a guerra civil do Bahrein à criminalidade em São Paulo. O cenário por aqui é péssimo, todo mundo tem uma história de assalto para contar, mas não há batalhas no meio das ruas, não há uma má vontade específica de manifestantes furiosos contra a F-1, não há coquetéis molotov voando pelos ares. Não confundam as coisas…;

Assisti à Indy. Corrida boa, mas que terminou de forma patética, com aquele congestionamento de carros rodados na última curva. Ruim para Barrichello, já que a classificação final levou em conta a penúltima volta. Assim, em vez de terminar em sétimo, ele apareceu em oitavo na classificação. Duas observações: 1) Foi culpa de Castro Neves, que pediu desculpas, o que é bacana; 2) Barrichello chiou após a prova. “Gostaria apenas que as pessoas tivessem mais respeito um pelo outro na pista. Fui atingido por todos os lados do meu carro.” Não, ele não vai conseguir mudar o estilo da Indy. Acho que é mais fácil ele se adaptar.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Jorge Vargas comentou em 16/04/12 at 14:53

    Por mais surreal que isso pareça, o Téo José faz parecer que o Galvão Bueno entende de Fórmula 1, ou mesmo de outros esportes a motor. Precisa falar mais alguma coisa?

  2. claudio comentou em 16/04/12 at 14:52

    sempre as mesmas coisas…
    gastaria de ver um comentarista dizer algo diverente…mas do jeito que as coisas vao,nao tem muito o que comertar mesmo, que viu a corrida, viu o di sempre carro bom na frente…e so…

  3. Jaff comentou em 16/04/12 at 14:48

    Fico vendo o tom dos “comentaristas” brasileiros em relação ao Massa. O paternalismo e a “finesse”. Medo de detonar a incompetencia? Com o Ruinzinho Barrichelo é a mesma coisa. Porque você não fala o que tudo mundo (não é força de expressão não, é o mundo todo mesmo) fala a respeito dos dois? Piloto brasileiro, digno do nome, foi só um e já está correndo em outra dimensão há mais de dez anos, chamava-se Senna e todo mundo (de novo, não é força de expressão) se curvava diante dele. Então Fábio, seja diferente da imprensa tupiniquim e bajuladora, que tem medo de se indispor com os pseudo astros aqui de Pindorama, e torne sua coluna mais crível, com ar de isenção e autenticidade.

  4. Marco comentou em 16/04/12 at 14:47

    A Ferrari ainda é órfã de um certo Rory Byrne… A McLaren, por exemplo, conseguiu se reerguer do espólio deixado por Newey, Ferrari e willians não, simples assim…

  5. Paulo comentou em 16/04/12 at 14:35

    Será que já se esquecerem que o Chefão foi assaltado em Londres em 2010? E ainda por cima deram porrada nele?

  6. Satierf comentou em 16/04/12 at 14:30

    Estou certo que o Rubens não quer mudar a F.Indy.Parece-me que ele quer, que os pilotos ganhem limpo,sem atropelos ou falcatruas.Assim deve ser qualquer esporte:Que vença sempre o melhor mas,HONESTAMENTE,RESPEITOSAMENTE.Trata-se de uma disputa e não uma guerra.

  7. Emilio comentou em 16/04/12 at 14:22

    Como o Fábio Seixas é bloqueado pelo Barrichello no Twitter ele não viu que o Barrichello já relevou a batida. Dizendo para o Hélio que isso faz parte. Provavelmente o Hélio saiu do carro e não foi falar com o Rubens.
    Mas para não perder o costume e falar mau do Barrichello é conveniente não falar que ele fez sua melhor corrida no ano e vem se adaptando a categoria. Chegando até a andar na zona do pódio.

    • Fábio Seixas comentou em 16/04/12 at 14:30

      O fato de eu ser bloqueado por ele não me impede de 1) ler o Twitter dele e 2) me informar. Se você não entendeu, a frase dele que destaquei no post foi em relação a toda a corrida, e não ao incidente no final.
      Abs

      • Emilio comentou em 16/04/12 at 14:46

        Pela sua resposta entendo que aceitou que seja conveniente não falar que ele fez sua melhor corrida no ano e está se adaptando a Indy.

      • William Cairo comentou em 16/04/12 at 14:47

        Oxente.. e por que o Barrichello te bloqueou????

        • Fábio Seixas comentou em 16/04/12 at 15:08

          Ele bloqueia jornalistas que o criticam.
          Abs

          • João Paulo comentou em 16/04/12 at 16:31

            Oxi!

          • Paulo Koller comentou em 16/04/12 at 17:35

            Engraçado… te bloqueou por causa de crítica, mas:
            a) não deixou de dar entrevistas ao pessoal do Casseta e Planeta (ex-comediantes em atividade – ô programinha ruim, viu?) mesmo quando era execrado nacionalmente como “Pé de Chinelo;
            b) idem com o Pânico, quando sabemos que o ex programa da RedeTV! se prima pela boa educação, bons costumes, respeito ao entrevistado e tom educado com as pessoas.

            Isso é que eu chamo de “coerência” do Barrica… bloqueia uns por críticas ao trabalho e não teve peito de “gelar” quem o humilhava…

          • William Cairo comentou em 16/04/12 at 19:01

            Chato isso hein?

          • Karlisson comentou em 16/04/12 at 19:32

            Criticam Contrutivamente ou pejorativamente

          • Bruno Brito comentou em 17/04/12 at 14:51

            Ué, então não tem jeito, pois jornalista tem que criticar, tem compromisso com a vedade ué! Então ele não pode ter nenhum jornalista seguidor!!! Na verdade, ninguém…rsrs (Quem segue o Rubinho, tem que “seguir” devagar, senão o ultrapassa…) kkk

  8. Joao Carlos comentou em 16/04/12 at 14:09

    Mais uma grande corrida do Bruno, esta me impressionando o ritimo de corrida dele, mesmo depois das paradas, é muito bom . Outro ponto são as ultrapassagens, o Bruno tem realizado com facilidade até sobre pillotos experientes. Enquanto o Massa fica voltas e voltas pra passar uma Force Indian!!!!

  9. pc comentou em 16/04/12 at 14:09

    Massa vencendo este ano? Só se for na Granja Viana?

    • Smedley comentou em 16/04/12 at 14:58

      Todo mundo fica falando sempre nessa mola, depois da mola, a tal da mola… Um ano após a mola, o Massa não estava a algumas voltas de vencer uma corrida, com o Alonso atrás dele desesperado por não ter chance de conseguir a ultrapassagem? Não foi a mola que lesionou a cabeça do Massa, foi o rádio…

      • William Cairo comentou em 16/04/12 at 19:03

        MAs nessa corrida, o Massa “herdou” aquela posição na largada. Foi sorte.

  10. Claudio comentou em 16/04/12 at 13:49

    Segundo a UNODC em 2010, o Brasil tem cerca de 30 homicídios por 100.000 hab, uma das maiores taxas do mundo. O Bahrein tem 1. O Iraque tem 4. Se não quer confundir as coisas, apresente dados.

    • Fábio Seixas comentou em 16/04/12 at 14:02

      Você está confundido um Bahrein em “dia normal” com um Bahrein em guerra civil.

    • Marcelo comentou em 16/04/12 at 14:20

      O massa foi vice em 2008, não fgoi ao podio em 2011 e agora não pontua mais. Desculpe Fabio mas a chance de ele vencer uma corrida é muito baixa. Infelizmente não da mais para ele. Vamos torcer pelo Bruno.

      • William Cairo comentou em 16/04/12 at 14:49

        se o Massa vencer 1 só corrida na Ferrari, eu mudo de nome. Ela já era. É simplesmente um café-com-leite na F1. Ninguem mais leva ele à sério.

        • João Paulo comentou em 16/04/12 at 16:32

          Concordo. O Cara foi até zombado no Twitter da Lotus…ninguem, absolutamente ninguem respeita mais o cara. E digo mais: esta entre os piores do atual grid. Entre os 5 piores sem dúvida.

          • William Cairo comentou em 16/04/12 at 19:06

            Certeza absoluta. Ach oque se der a ferrari dele pro Delarosa ele anda melhor.

          • jeff olegario comentou em 17/04/12 at 23:30

            Felipe precisa de algo realmente redentor. tipo a primeira vitoria do barrichello em hockenhein, largando de tras e voando por todos. mas honestamente, acho o engenheiro dele, o smedley, muito fraco. o resto é o somatorio da consequencia que o cerca hoje em dia.

    • Alexandre comentou em 16/04/12 at 15:06

      Então é melhor transferir a corrida do Brasil para o Iraque.

  11. Rogério comentou em 16/04/12 at 13:41

    Fábio, concordo com você é digo mais: esse interessante campeonato vai ser definido apenas em Interlagos e acredito que teremos três pilotos com chances reais, não meramente matemáticas, de título. E se a Mercedes acertar o problema de desintegração dos pneus, e parce estar perto disso, Rosberg é candidato a ser um desses três e até o Schumi vai embolar esse jogo. Acredito que o melhor de todos os tempos vença no Canadá e em Spa.

    • William Cairo comentou em 16/04/12 at 19:08

      Rogério… só pelo fato do Rosberg ter feito 1 Pit Stop a menos na china, acho que já mostra a evolução da mercedes no problema dos pneus.

  12. Freanky boss comentou em 16/04/12 at 13:38

    Fábio, vc tem razão: internautas não podem equiparar a guerra civil do Bahrein à criminalidade em São Paulo. Sabe porque? A guerra civil vai passar logo, e a criminalidade no Brasil não. Eu tenho medo é daqui.

    Quanto à F1, o Massa está ridículo. Sem comentários.

  13. Catanho comentou em 16/04/12 at 13:34

    Fabio, boa tarde!

    Conforme vc diz o crescimento do Bruno Senna, é a olha visto, agora de saber se vc acha que ele e a Willians ainda tem potência para crescer mais???
    A corrida do Bruno é para calar aqueles, que so falavam que ele esta na f1 apenas pela grana. Potencial ele já mostrou que tem e muito.
    Abraços.

  14. João Magalhães comentou em 16/04/12 at 13:26

    O Santander tirou a propaganda do Massa entregando quentinha do ar. Graças a Deus, tava um prato cheio (sem trocadilho) pros piadistas de plantão. #ForzaMassa

  15. edson gomes comentou em 16/04/12 at 13:10

    A corrida da China foi um espetaculo, uma das melhores dos ultimos anos…quem diz o contrario ou não assistiu a prova ou trabalha na TV Bandeirantes. Ridiculo o comentario de Eduardo Homem de Mello, sobre a ausencia de emoção da F-1 e emoção da Indy…é exatamente o contrario…a Indy está chata, sem emoção, parece corrida de campeonato regional…a transmissão da Band é péssima, os comentaristas, Homem de Mello e Celso Miranda ficam conversando como se tivessem num churrasco completamente fora da prova – não reportam o que esta acontecendo, além de criticar a f-1 e endeusar essa porcaria atual de Indy. A Indy da sono, não dá para acompanhar. Fui nas ultimas provas da Indy em São Paulo e não vou mais, nem de graça….Tv Bandeirantes, caiam na real, quem assiste a Indy e F-1 gosta entende de automobilismo, instruam seus narradores…quando mais eu vejo a Band, mais eu gosto da Globo. Acompanho a F-1 desde 1970 e a Indy desde 1985…já assisti “n” provas ao vivo, a F-1 atual chegou a um gráu de emoção e competição poucas vezes visto. Na Indy ao contrario ou ganha Penske ou ganha Penske e talvez dê Ganassi—-e só!

    • MC comentou em 16/04/12 at 13:34

      Edson, então você também não assistiu a corrida da F1, pois a corrida foi chata, só no final que por causa dos pneus que ganhou certa disputa, mas concordo que a Indy também foi chata, e concordo que o Eduardo H. de Melo fala bastante besteira na corrida, mas sobre a narração, o Galvão também outro m****.

      • S comentou em 16/04/12 at 14:56

        Isso eh porque voce nao viu ao vivo do autodromo a Indy… o cara eh tao ruim, que senti falta do Galvao… nao sabia os numeros dos pilotos, as pecas dos carros que quebravam… serio, o cara eh muito muito ruim!

      • fa comentou em 16/04/12 at 15:17

        cara pois para mim foi uma boa corrida, a 1º vez q estou acompanhando a yndi, até o ano passado eu assistia f1, mas realmente o Homem de mello tem razão a f1 está há tempos sonolenta, antes me acordava nas madrugadas e hoje não, a yndi ninguém sabe o q vai acontecer nem sempre o pole ou 2º o 3º ganha,o vencedor pode vir até lá de trás, para mim a yndi está muito mais emocionante.

    • Fabio comentou em 16/04/12 at 15:09

      Sua vida anda muito ruinzinha em edson,pra achar que essa procissãozinha meia boca foi um espetáculo de corrida. Com ultrapassagens manjadas e tudo mais….rs

  16. Wagner Pachiega comentou em 16/04/12 at 13:09

    Não entendi porque meu comentário foi censurado. Não escrevi nada demais.

  17. Alexandre/Iraí-RS comentou em 16/04/12 at 13:07

    Bem, dessa corrida não dá para ficar criticando o desempenho de Felipe Massa. Alonso, que é o melhor piloto de todos ficou apenas em 9º lugar, atrás dos pilotos Pastor Maldonado e Bruno (que ainda não merece o sobrenome Senna. Talvez um dia mereça, mas tem que continuar crescendo, o que não quer dizer que seja ruim, pelo contrário. Está mostrando que tem qualidades). Mas Massa errou na estratégia. Se ele sabe que seu estilo de pilotagem é agressivo e que não poupa pneus, não deveria parar uma vez a menos, e sim uma vez a mais. Focar justamente no seu ponto fraco, deixando de lado o seu ponto forte foi a maior burrada que ele já fez. Deveria sim, colocar pneus para poucas voltas, voar na frente, para jogar que com as paradas, poderia superar os outros. Se parasse 3 vezes, poderia andar mais rápido, não deterioraria tanto os pneus, correria no seu estilo e estaria na frente. Se perde posições no pit stop, não seria tanto problema, pois andando rápido antes e logo depois de parar, dá para recuperar posições quando os outros param. Nem todos são como o Button que consegue poupar pneus. Vettel e Raikkonen que o digam. Também ficaram com os pneus na lona depois da corrida. A estratégia deve se basear no que o piloto faz de melhor, penso eu. Mas sou leigo no assunto.

    • renatohk comentou em 16/04/12 at 13:25

      Rapaz….., o q vc está fazendo aí em Iraí-RS?!?!?!?
      Corre pra Maranello e exija o seu lugar!!!

  18. Thalisson comentou em 16/04/12 at 13:04

    Se Massa continuar assim, uma coisa é fato, ele não termina a temporada como piloto da Ferrari.

    • jeff olegario comentou em 17/04/12 at 23:35

      fato, ele sabe disso. as vezes eu acho, que ele largou mao mesmo, so ta la por causa do contrato, perdeu o tesao da coisa.

  19. Thalisson comentou em 16/04/12 at 13:03

    Rubinho está evoluindo bastante. Se a equipe fizesse melhor os cálculos, iria conseguir 2 paradas como o Power e ficar em 3º… Mas a KV não é a Penske…

    Querendo ao não, nas 3 primeiras provas Rubinho é o piloto da equipe com mais pontos… um bom começo… nada de espetacular, mas um bom começo.

    Sobre a F1, está muito boa… menos para Massa, que só passa vergonha mesmo.

    • ronaldo comentou em 16/04/12 at 14:46

      Vc tem certeza que sabe o que está falando?? Na Indy existe algo chamado bandeira amarela, que muda totalmente o consumo de combustivel, tornando essa contas por volta algo bem mais complexo….
      Infelizmente junto com o chorão do pédechinelo, veio um monte de gente que não entende de Indy falar….
      Daki a pouco vão falar que não pode relar um carro no outro na Nascar tbm…..

  20. Marcelino Madruga comentou em 16/04/12 at 13:02

    Outro fato interessante é que até aquele banco viu que a propaganda com Massa entregando quentinha era uma piada por si só.Pelé ,do futebol,como ele próprio diz na propaganda(até parece que no Brasil os fãs de F 1 não o conhecem),deve ter ganho seu peso em ouro para aparecer em propaganda da F 1,substituindo o Massa.

  21. guto furtado comentou em 16/04/12 at 13:00

    Meu caro, geralmente concordo com o que você fala, mas o Massa ganhar uma corrida será uma enomre surpresa, pra nao falar gigangesca… abracos

    • Fábio Seixas comentou em 16/04/12 at 13:13

      Concordo.
      Abs

      • Bruno comentou em 16/04/12 at 15:04

        Uai, como concorda que será uma enorme surpresa e ao mesmo tempo escreve que não será surpresa?…

        • Fábio Seixas comentou em 16/04/12 at 15:12

          Entre aqueles que citei, acho que, pela fase, ele é o que tem menos chances. Por isso usei o “até Massa” no texto.
          Abs

  22. Marcelino Madruga comentou em 16/04/12 at 12:52

    É,o começo de ano está patético para Massa.Porém o carro da Ferrari é sofrível.O grande Alonso com três paradas foi apenas nono.Massa,com duas,décimo segundo.Não teve estrategia que desse jeito.O carro não é veloz de reta,dificultando ultrapassagens.Já Bruno,corida após corrida está melhorando a performance,demonstrando mais consistência.Fábio,você acha que o contrato dele possa ser alterado para ele não ceder o carro ao Bottas no Primero treino,desde que ele mantenha bons resultados?E,de fato,precsa melhorar as largadas.

  23. Carlos Alberto comentou em 16/04/12 at 12:51

    Para Barrichelo ir bém na Indy como esta indo ,com um carro de segunda linha , imaginem como é baixo o nivel geral dos pilotos.
    E castro Neves , sera que não sabe que 2 corpos não pode ocupar o mesmo lugar no espaço.
    Ridiculo a batida que no Barrichelo , coisa de principiante.

    • Emilio comentou em 16/04/12 at 14:25

      É imagine!
      Saber realmente é uma coisa que hater cego nunca vai poder.

    • jeff olegario comentou em 17/04/12 at 23:40

      nao culpo o castroneves, se vc observar bem, havia um retardatario perdido na frente do rubens que o fez frear antes na curva, o castroneves vinha atras e provavelmente com o olho no retrovisor, pq tambem estava pressionado e foi inevitavel o toque.

  24. renatohk comentou em 16/04/12 at 12:38

    – acho q a MB vai dar muito trabalho a temporada inteira, e quiça disputar os títulos, provavelmente com o ROSEMBERG;
    – acho q o FABINHO é um brincalhão, dizendo que o MASSINHA pode ganhar corrida, hahahahha, nem q chova um cardume de sapos;
    – acho q do jeito q o campeonato tá embolado e bagunçado, se a FIAT melhorar a charanga, o ALONSO – melhor piloto disparado – disputa o título;
    – acho emocionante a trajetória do RUBINHO, como q um cara desses ainda tem fãs!?!?!?!?!?!?!?, isso me emociona mesmo!!!
    – acho o FÉTTEL bom piloto, acima da média, melhor que os regulares BUTTON e WEBBER p.ex.
    – acho q a F1 não tem q se importar com o q tá acontecendo no BAREHIN, F1 é grana, business, o resto é hipocrisia. E afinal, eu quero ver a corrida né…

    • William Cairo comentou em 16/04/12 at 14:56

      oi renatohk!!!! RI MUITO com o negócio de chover sapos se o massa ganhar. MAs ainda acho que eu me espantaria menos vendo um cardume de sapos caindo do céu.. kkk
      Também acho ridículo os pseudo-cultos falarem “Féttel” só pra dar uma de entendido em alemão.
      Só não concordei com a piada sobre barrichello. acho ele um ótimo piloto (não genial, mas ainda ótimo)

  25. William Peña comentou em 16/04/12 at 12:34

    Fábio, O Bruno não teve culpa no toto em Felipe , foi o frances que fez uma M na frente do Massa obrigando-o a freiar subtamente, ai não deu pra não bater.

  26. Jose comentou em 16/04/12 at 12:28

    Sinceramente, que diferença faz não saber se vai sair na rua e lidar com um confronto armado ou um assaltante armado?
    Sinceramente, até porque já presenciei um tiroteio, é que pelo menos no Bahrein você já espera o que vai acontecer, no Brasil você sempre é pego de surpresa.

    • christiano comentou em 16/04/12 at 13:45

      é oq penso, lá eles sabem oq esperar, existe uma inteligencia, existe tb de parte da população uma esperança pró governo, existe o “inimigo”

      reconheço que é desumano só pensar no dinheiro, mas infelizmente esse é o modelo social dominante na atualidade.

      Fábio, tira essa roupa preta, o Sr é um fanfarrão, um muleke!!!! fala que o Massa tem chance de vencer uma corrida (e olha que sou ufanista) é exigir demais da minha “ufanidade” rsrs

      Concordo, agora com esses novos carros, com proteção, ficou evidente que os pilotos tão arriscando mais, pois sabem que não vão furar o pneu do carro da frente, a FIndy ficou mais divertida assim, ele que se acostume e por sinal tem feito com maestria, vem andando muito bem, a evolução nas corridas é sensivel, eu que acompanho pelos livetimings, vejo a progressão volta-a-volta.

  27. Wagner Pachiega comentou em 16/04/12 at 12:26

    agora falar que o Massa pode ganhar este ano, aí forçou né. apaga isso aí Fábio.

  28. Wagner Pachiega comentou em 16/04/12 at 12:24

    Gente, em primeiro lugar vamos falar de pilotos. Aí você já tira o Massa e o Bruno. Todos sabem que ele é educado, bonzinho e tudo mais. Então vai cuidar dos negócios da mamãe. Agora do jeito que está pintando, o metidinho do Vettel não vai ganhar uma este ano, só se as Mc Laren e as Mercedes quebrarem. E o duto já foi liberado, e não não há o que contestar. Agora pode haver ganhador no braço e na sorte, e vocês já sabem quem é. No mais eu acho que o chefe da Mc Laren tem razão em parte sim. E voc~es sabem que tem. Não adianta sermos hipócritas.

  29. Emilio comentou em 16/04/12 at 12:24

    Fabio, já podemos dizer que o Nelsinho era muito mais rápido que o Massa, comparando o desempenho dos dois frente ao Alonso?

    • Fábio Seixas comentou em 16/04/12 at 12:33

      Talvez…

      • Carlos Castanheira comentou em 16/04/12 at 13:07

        Sera que as portas da F-1 se fecharam mesmo pra ele? O que você achou dele como pessoa? Abraço.

      • Allisson comentou em 16/04/12 at 13:12

        Acho q ficou claro que temos dois Massas, o de antes do acidente e o de depois… O DE ANTES me parece ser melhor que o Nelsinho, o pós acidente, bom este não preciso comentar…

        • Emilio comentou em 16/04/12 at 13:21

          acho que mesmo O DE ANTES era mais lento que o Nelsinho, em comparação com o duelo pessoal com Alonso

        • christiano comentou em 16/04/12 at 13:51

          acho os 2 massas mais lentos que o nelsinho, acho tb que existe mesmo 2 massas, esse segundo pós mola é 2 a 3 décimos mais lento que o antigo, falando no nelsinho, quem anda vendo ele correndo na truck, como nesse domingo, ele só não venceu pois foi punido no finzinho da prova, mesmo assim, em 20 voltas o cara passou por mais de 20 carros, atropelando todo mundo, se tivesse mais 10 ou 15 voltas tinha vencido. esse muleque tomava 3 décimos do alonso, com um carro PIOR que o do alonso, sendo que a própria equipe afirmava ser um carro pior.

          • Allisson comentou em 16/04/12 at 14:53

            A comparação que eu faço e do Nelsinho andando na F1, o melhor dele la com o melhor do Massa… claro, só uma opinião, talvez os resultados melhores do Massa (num carro melhor) influenciem minha opinião… O Nelsinho de hj esta mais maduro, e pilotando muito na Nascar… Ontem foi uma fatalidade… não quero pensar em maracutaia, como andei ouvindo por ai….

      • frank nepomuceno comentou em 16/04/12 at 13:20

        O Massa só vai ter uma chace de mostrar se ainda serve pra F1 se ele for para outra equipe, a Sauber por exemplo seria uma ótima oportunidade para provar isso, e mais, saberíamos se o Perez ia realmente andar como está andando…

    • Marcelo-SP comentou em 16/04/12 at 15:00

      Emilio,

      Pelo bem do esporte, Nelsinho deveria estar entregando as quentinhas da propaganda do Massa (sem ofensa aos entregadores de quentinhas)… Tem muito piloto desleal na disputa de posições. Desses, o regulamento deveria – ou deve – dar conta. Certo ou não, o excesso é do jogo. Mas fraude, como foi a rodada forçada para favorecer Alonso, é coisa de picareta.

      A NASCAR truck tem suas particularidades e é bem disputada. Mas está longe de reunir a nata do automobilismo mundial. Esta fase do Nelsinho por lá não o credencia para um bom posto na F1 mais do que os seus resultados na GP2 fizeram quando chegou à categoria máxima. Teve sua chance e, além de não mostrar serviço, mostrou-se um fraudador, digno da companhia dos ilustríssimos malandros de Brasília. Desse tipo já temos demais na política e em outro setores, inclusive do esporte. O brasileiro não precisa de mais uma representatividade deste (baixo) nível, também entre os pilotos da F1.

      Quanto à comparação com Massa, não custa lembrar que este, na temporada de 2010, até antes do fatídico GP da Alemanha (“Alonso is faster than you…”), em 10 corridas bateu o espanhol em 4. Uma média que Nelsinho nem chegou perto. Talvez, se considerarmos 2011, ainda possa se discutir quem foi menos pior perante Alonso. Mas estou certo que Massa, até Alemanha 2010 (acho que lá, e não no acidente, a carreira de Massa descambou de vez…), era um piloto um pouquinho acima da média. Nelsinho nunca chegou a isso na F1. Portanto, como brasileiro, acho que não vale a pena desenterrar este defunto. Não enaltece, como postura, a imagem do automobilismo nacional e nem teria o retorno em resultados.

      • Balduino comentou em 16/04/12 at 16:41

        Confesso que não entendo sua crítica ao Nelsinho e a aparente tolerância ao Massinha ! Quando o primeiro se chocou contra o muro para beneficiar o Espanhol, ele fraudou a corrida e prejudicou todos os demais competidores. E o que dizer do episódio ” Alonso is faster than you ” ? Neste ano, o jogo de equipe também era proibido ! Beneficiou um e prejudicou todos os demais competidores. Pouco importa que o contrato da Ferrada exigisse isso dele. Seria uma cláusula ilegal, contrária ao regulamento daquele ano. São dois vinhos da mesma pipa !

  30. Mark/Eng comentou em 16/04/12 at 12:21

    Ponto para ser comentado na INDY: A chata tentativa de acabar com a Fórmula 1 pelo comentarista Eduardo Homem de Mello.
    Incluindo aí pérolas como: “a F1 não tem emoção nenhuma”, será que ele não viu nenhuma corrida esse ano? (muito cedo neh?)
    Manifestações no twitter mostram a indignação dos telespectadores.

    Além disso, deviam se preocupar em melhorar a qualidade das informações. Paradas de box de carros importantes não são reportadas. E nota ZERO para Izod que ainda tem transmissão só para EUA, não mantém um sinal internacional.

    • Allisson comentou em 16/04/12 at 13:15

      Bota transmissão ruim ai… os caras falam as coisas, e ficam na espera de confirmação dos telespectadores. Parecem não saber nada da categoria. Nem pra usar a net pra pesquisar… Senti falta do Galvão em alguns momentos, e olha que eles falam besteira heim….

    • christiano comentou em 16/04/12 at 13:56

      é nítido que o téo josé fica com o livetiming do site da izod, do lado e é oq ele pesca de informação de lá

      o amadorismo da Band é chocante, uma pena mesmo, na bandsports a coisa melhora bastante, se tiver o canal, tente por lá, irá sofrer menos.

      Isso me mostra uma coisa, os pilotos não devem gostar muito do Téo, senão ele teria mais acesso as informações dentro da equipe, como acontece no speed, o sergio lago e o figueroa, sempre recebem uns twitters de gente de dentro das equipes, pilotos, amigos que estão lá ou familiares.

      • Mauricio Alves comentou em 16/04/12 at 14:41

        Enquanto a Band mantiver na sua área de esportes criaturas como Téo José no automobilismo, Milton Neves e Neto no futebol, não conseguirá ser levada a sério!!
        Vamos ver a transmissão do GP de São Paulo como ficará!

      • Allisson comentou em 16/04/12 at 14:55

        christiano acho q o comentario dele é em relaçao ao Band Sports mesmo… eu assisti por la, pois a band tava passando futebol, só pra variar… começou ja do meio pra frente a Indy…

        • Mark/Eng comentou em 17/04/12 at 12:59

          Exato Allison, BandSports.
          Veja o twitter @maxtel45 e @celsomiranda. Muita gente reclamou, vamos ver agora como será na IndySP.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).