Pílulas do Dia Seguinte
16/04/12 09:44Três corridas, três vencedores de três equipes diferentes. A McLaren está na frente, mas essa mistureba na relação de forças da categoria deve impedir que um piloto dispare na classificação. Não será surpresa se Schumacher, Raikkonen, Webber, Vettel, Pérez e até Massa também vencerem corridas ao longo do ano;
Disse Massa: “É claro que um 13º lugar não é algo que me deixe feliz, mas acho que demos um passo à frente em relação às duas primeiras corridas. Pelo menos pude fazer uma corrida normal, e sei que fiz o possível”. A estratégia dele não era ruim, em tese. Rosberg também fez duas paradas e venceu. A diferença é que, para um plano assim dar certo, o piloto precisa conservar bem os pneus, que serão usados por mais voltas do que a concorrência. E essa não é exatamente uma qualidade do brasileiro. Ele também perdeu tempo atrás de alguns carros que deveria despachar logo, como o Force India de Di Resta. Deu no que deu. Sete pilotos não pontuaram neste ano. As duplas das nanicas Hispania, Marussia e Caterham. E o ferrarista. Está ficando feio…;
Vettel também não tem a tal manha para conservar os pneus. Não foi por acaso que virou saco de pancadas nas últimas voltas. “Não tinha mais pneus no final da corrida. Eu estava reagindo com o balanço de freio, diferencial, tentando tudo para manter os pneus”, afirmou. Pensei algumas vezes em escrever, no post abaixo, que ele fez uma boa corrida. Mas não, não era o caso. Num GP de 56 voltas, não adianta ir bem em 53. Este 2012 será um ano de muito aprendizado para o bicampeão;
Outro que está aprendendo muito, a olhos vistos, é Bruno. Ele ainda peca em largadas, é verdade, e desta vez o prejuízo foi um pedaço da asa dianteira. Mas, em ritmo de corrida, tem mostrado cada vez mais consistência. Se acertar a mão na classificação, seu ponto forte nos tempos de Lotus, pode conquistar ainda mais;
Uma declaração do chefe da McLaren causou polêmica no final de semana. Ao falar sobre a decisão de ir para o Bahrein, Whitmarsh citou o exemplo do Brasil. “Vamos para o Brasil e para outros lugares. Sempre tomamos cuidados especiais em alguns países. Nem sempre estamos totalmente confortáveis, mas não é uma decisão nossa.” Não entendi a grita. O cartola inglês não falou nenhuma mentira. Integrantes da F-1 vira-e-mexe são vítimas de assaltos nos arredores de Interlagos. Também não são raros os furtos dentro do autódromo. Em São Paulo, as equipes contratam seguranças particulares armados, o que é impensável na imensa maioria das corridas do calendário. Isso é uma coisa. Outra coisa, com a qual não concordo, é a confusão que muitos internautas fazem ao equiparar a guerra civil do Bahrein à criminalidade em São Paulo. O cenário por aqui é péssimo, todo mundo tem uma história de assalto para contar, mas não há batalhas no meio das ruas, não há uma má vontade específica de manifestantes furiosos contra a F-1, não há coquetéis molotov voando pelos ares. Não confundam as coisas…;
Assisti à Indy. Corrida boa, mas que terminou de forma patética, com aquele congestionamento de carros rodados na última curva. Ruim para Barrichello, já que a classificação final levou em conta a penúltima volta. Assim, em vez de terminar em sétimo, ele apareceu em oitavo na classificação. Duas observações: 1) Foi culpa de Castro Neves, que pediu desculpas, o que é bacana; 2) Barrichello chiou após a prova. “Gostaria apenas que as pessoas tivessem mais respeito um pelo outro na pista. Fui atingido por todos os lados do meu carro.” Não, ele não vai conseguir mudar o estilo da Indy. Acho que é mais fácil ele se adaptar.
o MASSA me lembra o AYRTON SENNA.
ambos estão mortos.
Temos que refletir porque que os gringos estão achando que Bahrain e Brasil são iguais.
Será que nós estamos supervalorizando os acontecimentos lá? Ou achamos que nossa criminalidade já é normal?
Para refletir…
Não é preciso tratar leitores como retardados para defender um ponto de vista. É claro que não há uma guerra civil no Brasil. Mas também é fato que há mais assassinatos por aqui do que no Bahrein. Fábio, você está mais preocupado do que Whitmarsh, que vai estar lá. Desencana…
Fabio procuro ler sempre seus comentarios, mas ultimamente vc tem se mostrado irritado com algumas situações e a verdade é que não temos nenhum piloto acima da média no brasil então é torcer para o shumi
Rubens mudou um pouco o estilo da Formula 1 com as denúncias que ele fez nos tempos de Ferrari. Por causa daqueles eventos vimos que hoje existem mais coisas além do talento que mandam na F1. E a Indy não vai mudar o estilo do Rubens, reclamão, polêmico, carismático, imperfeito, que às vezes decepciona, mas às muitas vezes também emociona. Vamo que vamo, Rubens.
Que o Massa perdeu competitividade é fato. Mas até o Alonso reclamou deste pseudocarro da Ferrari. Muito ruim.
Mercedes: se estiver em franca evolução, na minha opinião, ainda consegue emplacar algo com o Schumacão com 93 anos;
Reflexão: o carro da RBR é muito ruim ou Vettel é um piloto comum que deu sorte de pilotar um “foguete” por dois anos, tipo Brawn GP em 2009?
Raikkonen: me surpreende pela disposiçao. Achava que se tratasse de um ex-piloto em atividade, dado o seu desanimo nos últimos tempos de Ferrari.
Piloto que corre como relógio durante 70 voltas, não é piloto comum.
O carro com certeza ajudou.
Me explique a primeira vitória dele na Itália, por favor.
piloto que corre como relogio so merece estar na f1… isso nao e nada excepcional. Vettel e bom, mais nao genial…
Me explique a primeira vitória dele na Itália.
me explique como o kovalainen que nao e nada conseguiu o segundo lugar nesse dia. o que mais me chama a atencao foi o kubica que largou da 11 e terminou em 3.
Fácil, Kovalainen tinha uma Mclaren. Pimba, perdeu!
Mas vou te ajudar: O Vettel, em 2010, foi o pior campeão possível, fez várias lambanças, tirou o Button na Bélgica e o Webber na Turquia, lembra? Graças a outros erros, foi o líder do camp. na última prova.
E o Kubica é o Kubica, pena que acho que não volta mais.
Assista à F1 com livetiming e verás quantos são capazes de virar no mesmo meio segundo por 10 voltas seguidas, ou sempre melhorando o tempo de forma constante.
Cuidado!!!!! veja se o cara não está travado por alguém na frente!
Cara, todos falam mal do Brasil: F1, Fifa, Fia, e o escambau. Então pq não nos deixam em paz? Cancelem seus empreedimentos aqui, seus negócios qualquer outra coisa que o valha. Nos deixem em paz com nossa amazonia, com nossa plantas, que vivem querendo patentear (né Japão, Alemanha, EUA, e tantos outros?). Bando de hipócritas, ou vai me dizer que em Londres não tem assalto? Em Sidney? Em Madri (essa eu pude verificar in-loco)? Lisboa? Ah, pára né…
esse foi o comentário mais sem noção de todos =)
fabio quem é melhor brawn ou newey?
Parada dura. Ambos são geniais.
Abs
Newey é projetista e o Brawn estrategista. Correto? Se afirmativo cada um é gênio no seu métier.
Ambos trafegam nas duas áreas embora, sim, cada um tenha sua especialidade…
Abs
reporter do grupo folha so podia , dizer que o massa pode ganhar hahahahahaah
ta querendo um emprego na globo ne? mediocre
Colocar Massa como possivel vencedor este ano e pelo menos dar aos brasileiros um QI proximo a zero ou um ufanismo sem precendente do colunista,vai ser otimista assim na venezuela.Esta dificil ver alguem autentico no jornalismo brasileiro e tenho dito.
Qualquer que fosse o piloto com uma Ferrari estaria na lista.
nananinanão, se fosse o De la rosa, vc não colocaria na lista rsrsrsrs
Só sei de uma coisa. Sempre disse que o Vettel sem um foguete do Mago da aerodinamica nas mãos, não faria nada. Todos enxergariam que é um piloto comum. Alguem ainda dúvida? Fórmula 1 ja perdeu o respeito faz tempo. Qualquer “Piá de Prédio” que aprece por lá e pega um foguete na mão se torna imbatível. Aí, ja acham que o cara é um gênio, que é o novo Shummy, o novo Senna, etc. Na corrida passada, foi a vez do tal do Perez ser chamado de gênio. A besta mexicana estava quase acreditando. Não havia feito merda nenhuma e por uma conjuntura de abandonos, sorte e uma condução sem erros, chega em segundo e o cara ja estava sendo chamado de o novo Senna das chuvas. Meu…a Fórmula 1 se tornou uma grande piada sem graça….
Falou bobagem. Afinal, a Toro Rosso com a qual ele ganhou em Monza/2008, de ponta a ponta, não era “um foguete do Mago da aerodinamica”. Naquele ano ele não só ganhou essa corrida, como também pontuou em mais da metade da temporada com um carro ruim. O companheiro dele só pontou em uma corrida. Isso é longe de ser comum.
Boa. Tenho examente o mesmo pensamento!
existe uma coisa chama “ressaca de campeão” e de Vice, dizem que ser vice causa mais ressaca que ser campeão, eu concordo nem piquet, senna, prost, schmy, ng consegue ficar no topo o tempo inteiro, exige demais do ser humano
atletas que vi se manter no topo por muitos anos, chamam-se lance armstrong e no automobilismo Jimmie Johnson 5 vezes campeão na sprint
acho que ele vai ficar de ressaca esse ano e depois volta.
Lance Armstrong é um monstro! O Rei da Caloi 10!
Eu só acho que a Williams deve ter um grande estoque de bicos pro Bruno, pois quase sempre ele danifica um, ou fazer um bico mais forte! Bruno precisa melhorar na classificação e na largada, fazer uma largada limpa principalmente, sem deixar de ser agressivo, mas evitar qualquer toque!
Bom dia Fábio.
Você acha que a Mercedes realmente resolveu o problema do desgaste excessivo dos pneus ou foi um acaso devido a temperatura mais baixa da pista?
foi a chance de estar correndo sem ninguém na frente, se tivesse no meio do pelotão sofreria com certeza
Interessante o chororô do Barrichello. A Indy é isso. Toques para cá e para lá e os carros não se “desmancham”. É a disputa por boas posições. Alguns toques, até podem ser desleais, mas dá um algo mais na corrida.
Quanto ao comentário do cartola da F1, infelizmente, essa é a visão de nosso pais lá fora. Violência, assaltos à mão armada, roubos, furtos e alta criminalidade numa cidade caótica como SP. E ainda bem que a corrida é em SP… Terceiro mundo é isso, o que é uma pena.
Rapaz, to impressionado com o desempenho da Mercedes. Esse novo duto – contestado pelas outras equipes – tá fazendo uma bela diferença.
Fábio, agora que o grupo Lotus cortou o apoio financeiro da equipe Lotus, dá pra esperar competitividade da equipe, ou o Kimi entrou numa canoa furada?
Fico pensando… Será que Massa (levando em conta que é quase impossível permanecer na Ferrari) teria lugar na Mercedes em caso de aposentadoria do Schumacher ano que vem? Senão, não consigo vêlo em uma grande equipe ano que vem… Talvez no máximo uma Lotus (vai que chutam o francês).
Quem é o loouco que vai querer o Massa numa equipe? Tem que trazer o pessoal da GP2! Felipe Nars! A época do Massa acabou. É fim de carreira.
Vou parar de te acompanhar. Não aguento mais ler sobre Bahrein. Todos comentam. Mas só vc está enchendo o saco.
Parece aqueles tios chatos que fizeram uma previsão e não querem dar o braço a torcer. Parece até que está torcendo contra só pra poder falar que estava certo. PARA DE SER CHATO!!!
Oi Fábio.
Você assistiu a Nascar Truck Series às 14:00 h?
Lá sim você veria uma corridassa de ficar em pé! Sem dúvida, lá está o melhor piloto brasileiro da atualidade.
Abraços
Não vi.
Abs
veja reprise, verá um certo piloto, ter de relargar em último, faltando 20 voltas e chegar em sétimo, o cara passou mais de 20 carros em 20 voltas.
A verdade é que este ano o título está nas mãos dos pilotos , pois os carros estão mais parelhos. Medida acertada a proibição do difusor soprado que deixava os carros da RBR muitos furos acima dos demais. Brigas interessantes estão por vir.
“Sete pilotos não pontuaram neste ano. As duplas das nanicas Hispania, Marussia e Lotus”.
Acho que voce se refere a Caterham ao inves de Lotus.
Ops, ato falho. Vou arrumar lá. Valeu!
Abs
“Vettel também não tem a tal manha para conservar os pneus”. Vai lá ensinar pra ele, sabichão!
Tolerância com a crítica e com opiniões divergentes são qualidades bacanas…
Meu velho, admiro demais sua elegância nas respostas às “pancadas” que uns leitores dão. Postura rara hoje em dia. Abs.
Obrigado. Não é fácil.
Abs
Não da para levar a sério alguém que chama jujubinha, tenha dó.kkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkk! Ri demais!
ahahahahahahahahahahahaha
Hahahahahahahhahah
Tem gente que entra no blog pra falar meio quilo de besteira!!!, comente sobre a corrida, a opinião do blogueiro é dele, concorde você ou não!!!
Oxi, e alguém aqui é piloto de F1 pra ter que ensinar alguma coisa pro Vettel? É um problema que faz parte da profissão dele e ele tem que resolver sim.
Colisão tripla causa morte de piloto da Superbikes em Guaporé.
Deus do céu, deu até arrepios!!! Abaixo, video da batida!!!
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2012/04/piloto-morre-durante-prova-do-campeonato-gaucho-de-motovelocidade-em-guapore-3727701.html
Horrível mesmo…
Fábio, acha que a Williams vai conseguir manter o ritmo na temporada europeia? E será que melhorando seu DRS, pode frequentar regularmente o Q3? PS: Acho que vc foi muito otimista ao citar Massa como possível vencedor. Infelizmente.
Vai depender do orçamento para manter o desenvolvimento do carro.
Abs
A equipe pode até não andar tão bem das pernas, mas que eu saiba a Williams como empresa é muito forte. Tomara que não abortem o desenvolvimento do carro. É muito bom ver eles sendo competitivos.
Fabio,é impressionante as batidas sempre entre brasileiros.Quando não é Kannan com o Helinho é Barrica com Helinho.
Como voce disse o Barrica tem que se adpatar ao estilo da Indy que é muito melhor do que a fornula1.
Engraçado, quando um jornalista critica nossos altíssimos índices de criminalidade, todos concordamos.
Quando um gringo que, aliás, conhece várias realidades ao redor do mundo e têm parâmetros de comparação faz a mesma crítica, ficamos todos putinhos.
Por isso que o Brasil não anda.
Rsrsrsrs… não vejo diferença nenhuma em morrer por uma bala perdida no Afeganistão ou em São Paulo ou Rio. Mas com certeza as chances de morrer por violencia urbana no Brasil, são as maiores do planeta
Vai perseguir o Barrichello na Indy também ? A quanto tempo voce não comenta nada da Indy ? Observou que ele é o melhor dos 3 carros da KV ? Deve ter feito algo muito grave mesmo para voce, quem sabe um dia voce conta para todos….
Recado pro RB: “quem não agüenta brincadeira não desce para o playground”
“A diferença é que, para um plano assim dar certo, o piloto precisa conservar bem os pneus, que serão usados por mais voltas do que a concorrência. E essa não é exatamente uma qualidade do brasileiro.”
Atualmente está ficando difícil achar outra qualidade no brasileiro que não seja a criatividade para inventar desculpas esfarrapadas para seu desempenho medíocre.
EM TEMPO: acho que Rob Smedley, engenheiro do Felipe, é extremamente simpático e fraco. Cabe a ele muito desse controle, e essa foi mais uma de tantas corridas em que houve demora da Ferrari em chamar o seu 2o. piloto para os boxes.
Concordo, a corrida do Felipe ontem foi muito prejudicada pela demora dele na pista para fazer o pit stop, mas essa decisão não era dele e sim do engenheiro. Não to dizendo que ele resolveu seus problemas de performance, mas há uma parcela do Rob que deve ser tratada nas reuniões de hoje quando analisam os resultados. Porque não trouxeram o Felipe pro pit logo depois do Perez na primeira parada, ia voltar pior do que voltou?