A foto
16/04/12 14:15Button foi bem de mira. E Rosberg se esbaldou, merecidamente.
É a foto do final de semana…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva
Perfil completoButton foi bem de mira. E Rosberg se esbaldou, merecidamente.
É a foto do final de semana…
Tenho a impressão que essa não foi a primeira vez que o Rosberginho toma uma esguichada dessa na cara não……
Outra boa foto é uma de frente mostrando o carro do Mark Webber levantando voo
kkkkkkkkkkk Concordo com o João Paulo, hehehe deixem o cara correr, acho que eles estão atrapalhando, intimidando e prejudicando o já combalido Felipe Massa!
Fabio,pelo desempenho que o Bruno Senna vem apresentando,voce acha que tem alguma possibilidade da Willians parar de entregar o carro dele para o Valtteri Bottas no treino de sexta?
Não. Está em contrato.
Abs
André, essa atitude não partirá dos pilotos. Infelizmente é uma geração que só fala “amém”, com ordens de empresários e assessores de imprensa. Acho que um dos únicos ali que abre a boca de vez em quando é o Webber. Sabe que tá no fim da carreira, não tem muito a perder e senta a lenha mesmo. De resto, são respostas decoradas, sem sal nem açúcar. Nesse sentido, a F1 está muito coloridinha, quase uma banda Restart, se é que você me entende.
fabio, explodiram uma bomba no outdoor da fórmula 1 no bahrein. ainda há chance dos pilotos não correrem?
Por enquanto, ninguém disse nada neste sentido.
Abs
Hunnnnn, pela qualidade da mira, em deve sofrer com o Button é aquela japonesa!!!
inicio de temporada fantástico, três vencedores em três corridas. excelente foto, esse fim de semana rosberg tava voando, o tempo do treino a milhas de distancia do segundo e no inicio da corrida ja disparou, estava torcendo muito pelo Schumacher, mas ja com a corrida em andamento nao parecia que ele iria passar Rosberg, mesmo esse gp sendo muito estrategico( e realmente foi) mesmo assim deu azar e saiu da prova ainda torço para que vença pelo menos alguma prova ou outra se puder até brigar pelo titulo, ansioso para o proximo gp e ver como Rosberg vai reagir depois de sua primeira vitoria… essa temporada promete
Uma curiosidade… que a F1 é a categoria top-high-super-mega do automobilismo, de maior sucesso e glamour no mundo, que os pilotos da F1 são caras fora de série por n motivos, e que são cheios de grana não há dúvidas. E sempre no pódio ganham relógios que não devem ser nenhum um pouco barato… para onde vai esses relógios todos depois?
Fábio,
Leio todos os dias o seu blog, muito bom mesmo, parabéns… !!!!
Sobre o Massa (mesmo este não sendo o tópico), será que ele não está sentindo falta do Controle de Tração?? Uma vez que nas últimas temporadas o carro da Ferrari não é brilhante, a tocada do Felipe não é a mais apropriada e ele infelizmente não tem a sensibilidade que gostaríamos para corrigir o problema..
abraço
Se a Renault for um pouco esperta, vai encher os boxes do Kimi Raikkonen com essa foto, no Bahrein. O finlandês vai com toda a sede do mundo pra corrida… ou alguém duvida??
Fora o obvio, Rosberg venceu uma corrida muito disputada, a Mercedes é uma das favoritas ao título este ano, Mac Laren com os dois pilotos bastante fortes,
é o equilibrio neste início de temporada, quanto Red Bull Adrian vai ter que tirar da
cartola um novo conceito de aerodinamica,
a fim de buscar Mercedes neste ano , Ross
Brawm criou como sempre um artrificio , exatamente empurrando o ar em direção
parte traseira , informado pela revista especializada, simplesmente fenomenal
quando a genialidade de Ross , quem quizer competir este ano deve copiar o modelo mercedes ruim né? O resto são apenas coadjuvantes. Por falar em estreantes, Peres, Kamui, Bruno Senna , são os que mais fizeram em termo de corrida, logico pontos diferentes . Peres 2º colocado na Malasia, Bruno Senna mostrou na Malasia que tem potencia para
fazer um bom campeonato , e por cima
7º colocação na China fantastico . Kamui
sem comentarios é o japonês muito rápido
e a Sauber criou um carro muito bem prova da China mostrou bom serviço.abs
prefiro um big Mac a um Mac Laren
Acho que a imagen do fim de semana Norbert Haug comemorando e batendo nas estrelas de 3 pontas no peito dos pilotos e no seu.
Fábio, e o Jacques Villeneuve? Vocês se esqueceu que ele também venceu, pela Willians.
Sim, mas o pai dele não foi campeão.
Abs
Caro Fábio, Haja paciência, para não dizer outra coisa!
Tô falando, o Gilles merece o título de tanto ´acharem´ ele campão…. kkk
Vendo essa foto da comemoração do Nico, fico pensando no Schumacher. Anda muito, tá fazendo o dele mas não tá dando certo. Particularmente, vendo por essas duas temporadas e o começo dessa, acho que ele não está mais com aquela “sorte de campeão” que todos os vencedores têm. De estar no lugar certo e na hora certa. Ele estava no lugar certo quando o motor de Hakkinen quebrou na Espanha/2000 por exemplo. Desde que voltou pela Mercedes, os azares são dele.
A imagem dele nos boxes acompanhando a vitória do companheiro, não é digna para um campeão. A primeira vitória da equipe em tese deveria ser dele.
Não sou fã do Schumacher, mas acho estranho um campeão fora-de-série voltar a ser ter azares de um simples mortal.
O Roberg finalmente venceu uma corrida. Parabéns, ele é melhor do que o Schumy Truta e ponto final
Que foto Sexy.
Alguém viu a charge do Bruno Mantovanni?
Maldade… Mas eu ri demais iuahiauhiauhiauh
http://www.pilotoons.com.br
Fabio, gostaria de saber o que o engenheiro do Bruno Senna, falou do Felipe Massa na volta 3 ou 4 da corrida? a unica
O circuito chinês, com suas retas quilométricas, são muito propícias ao carro da Mercedes.
Vamos ver como vai ser no resto da temporada.
Mas que foi uma baita corrida, foi.
Acho que o Rosberg mereceu e se a Mercedes mantiver esse desempenho nos circuitos velozes a chance de termos mais vitórias dele é bem plausível,notadamente em Monza,Silverstone e Spa Francorchamps. Bom campeonato,pontuação equilibrada,novatos brilhando,equipes ressuscitando,outras se enterranoo,etc,etc,etc….
O problema é que até lá as outras equipes já terão desenvolvido seus próprios dutos.
Coloquei um grafico da comparação Alonso x Massa, como aquele da ultima corrida, lá no Twitter (@pomkerner).
Desta vez ninguém pode contestar, os dois andaram no meio do pelotão, Massa fez uma parada a menos e das 14 voltas com pneus macios só foi mais rapido que o Alonso em 10.
Não entendi: “e das 14 voltas com pneus macios SÓ foi mais rápido em 10”???? Não vi seu gráfico, mas pelo que você falou foram quase todas as voltas com pneus macios… e você fala “só”? Tem alguma coisa errada….
Massa com macios e Alonso com médios, se não me engano. Assim, Felipe teria obrigação de andar na frente do espanhol.
Vc não acha pouco um piloto com tanque quase seco, com pneus macios novinhos sem uso, ser mais lento que outro que está de pneus duros e desgastados?
Eu acho, minha opnião.
Thiago, sou dos que engrossam o coro de que Massa está ridiculamente fraco, mas você não pode fazer essa comparação que fez. As estratégias eram completamente diferentes, o que ficou evidenciado pelo absurdo escrito no seu gráfico: “Média: Alonso -1,1s/volta” e “Gap final: 5s”. Mesmo que fossem dois “Alonsos” identicamente bons correndo, e chegando juntos, o “Alonso” de três paradas andaria na média 1s mais rápido por volta.
A leitura correta é a que fizeram em um comentário aqui no post da corrida, contrariando o Fábio, que criticou a estratégia do Massa: o fato é que a estratégia do Massa era a melhor, porém faltou-lhe capacidade para aproveitá-la.
Se nao pudermos comparar 2 pilotos com o mesmo carro o q dirá comparar entre equipes diferentes..
Quanto a estratégia concordo com vc.. a estratégia do Massa foi matematicamente melhor, tanto q mesmo sendo mais de 1s mais lento na média das voltas validas (no grafico descarto as voltas de saida e entrada do pit) o Massa ficou soh 5 s atras do Alonso, pois teve uma parada a menos e pode andar mais no final. O Alonso con a estratégia do Massa perigava o podio.
Thiago, ok, mas só para deixar mais claro o porquê de você não poder fazer esse gráfico nessa situação: vamos supor que o Massa tivesse feito uma corridaça, chegado em segundo lugar (!), 25s na frente do Alonso, que chegaria em décimo. Seu gráfico mostraria que ele foi, em média, meio segundo mais lento que o Alonso (~50 voltas / 0,5s por volta / ~25s), sugerindo que Massa tivesse ido pior que o espanhol. Compreende?
Entendo oq vc ta tentando dizer, mas a matematica não é essa. Eu tb pensava assim, mas depois de analisar tantas tabelas de tempo descobri uma coisa interessante: na F1 2+2 não são 4.
Explico: primeiro que o grafico não tem valor cientifico, uma vez que os dados não são ajustados, ou seja, só serve como uma comparação superficial e didatica, de tendência.
Segundo, para o grafico ficar “bonitinho” tem-se que desconsiderar as anomalias, que são as voltas de entrada e saida do pit, pq essas anomalias deformam um grafico sem ajuste de dados.
Terceiro, quando vc descarta essas voltas de entrada e saída, vc perde 2 ponto um tanto importantes que são: os tempos totais das paradas + o tempo de entrada e saída dos boxes. Isso tudo conta muito, e acredito que nos graficos das equipes deve constar tudo (tempo de entrada até acionar o botão do pitlane, tempo para frear, tempo para arrancar, tempo de retomada, aquecimento dos pneus na primeira volta… enfim.. tudo.)
Quarto, mesmo que um piloto vença, ele pode ter seu tempo médio mais lento que outro que chegou em segundo (se descontar as anomalias), pq o tempo médio é oq o nome diz uma média, assim, se o Alonso faz 9 voltas 0.5s mais rápido que o Massa e na 10ª volta o Alonso perde 5s preso atras de uma hispania, um erro ou na volta de entrada e saída dos boxes, na média geral eles terão o mesmo tempo, mas se desconsiderarmos essa volta ruim, na média (ponderada) ele foi mais rápido 0.5s por volta, mesmo estando um atras do outro, sem gap nenhum.
Isso torna o grafico inutil? pelo contrario, a ideia do grafico é comparar o desempenho em tempo de corrida e não das eventualidades que acontecem, erros e outras coisas, por isso busco apenas as voltas “normais” de cada um, só estas voltas são comparadas, assim, podemos com grande confiabilidade saber quem andou mais rapido, independente do resultado final.
Pra vc ter uma ideia, o Alonso colocou pneus duros novos na volta 13 e o Massa só na 19 trocou, mesmo assim o Massa jamais foi mais rapido que o Alonso, em nenhuma volta, e isso continuou obviamente depois que o Alonso trocou para outro jogo de duros na volta 27. O Massa só conseguiu ser mais rapido qnd colocou pneus novos macios, na volta 42 e mesmo assim só andou mais rapido por 10 voltas, sendo superado em 4.
Caro Thiago,
A matemática É essa sim. F1 é matemática pura, destilada. “2 + 2” são 4 sim. O problema é que a conta que você está fazendo é “2 + 2 – x”, onde x é a volta dos pits, aí muda tudo mesmo. Se tivesse considerado as voltas dos pits no gráfico, ficaria justo. Alonso com 3 ‘picos’, e Massa só com 2. Ficaria até melhor para entender como os tempos melhoraram depois da parada, e entender como o desgaste dos pneus comprometem os tempos antes delas. E a diferença média seria de apenas 0,1s/volta.
Massa nunca chegou tão perto do Alonso, só 5s. Quando você coloca que ele tomou 1,1s/volta, está tudo distorcido, isso não é a análise correta, só isso.
Não me lembro bem se era na primeira ou segunda parada, mas se o Massa para uma ou duas (que seja) voltas antes do que parou, ele voltava na frente de pelo menos quatro carros. São esses erros que não podem acontecer. E o pior é que o Engenheiro foi o que ele escolheu…
Fabio,como é gostoso ver a formula1 com vários pilotos ganhando.Um equilibrio muito bom para a categoria.O que o massa precisa urgentemente é não levar a familia na corrida,elas dão muito azar.
Eu não aguento mais ver a cara daquele irmãozinho playboy do Massa. E o pai então? Sr. Titônio (é isso mesmo?), deixa o muleque tentar correr pô…Toda corrida esta a ‘barca’ toda da família do cara pentelhando….meu…isso deve ser um saco!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Simplesmente show!