Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

A foto

Por Fábio Seixas
16/04/12 14:15

Button foi bem de mira. E Rosberg se esbaldou, merecidamente.

É a foto do final de semana…

Button e Rosberg no pódio de Xangai (David Gray/Reuters)


 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Daniel comentou em 18/04/12 at 13:56

    Tenho a impressão que essa não foi a primeira vez que o Rosberginho toma uma esguichada dessa na cara não……

  2. Sandro comentou em 17/04/12 at 16:00

    Outra boa foto é uma de frente mostrando o carro do Mark Webber levantando voo

  3. Albert de Paula comentou em 17/04/12 at 9:14

    kkkkkkkkkkk Concordo com o João Paulo, hehehe deixem o cara correr, acho que eles estão atrapalhando, intimidando e prejudicando o já combalido Felipe Massa!

  4. ANDRE DE ITU comentou em 17/04/12 at 9:04

    Fabio,pelo desempenho que o Bruno Senna vem apresentando,voce acha que tem alguma possibilidade da Willians parar de entregar o carro dele para o Valtteri Bottas no treino de sexta?

    • Fábio Seixas comentou em 17/04/12 at 9:18

      Não. Está em contrato.
      Abs

    • Rodrigo comentou em 18/04/12 at 9:11

      André, essa atitude não partirá dos pilotos. Infelizmente é uma geração que só fala “amém”, com ordens de empresários e assessores de imprensa. Acho que um dos únicos ali que abre a boca de vez em quando é o Webber. Sabe que tá no fim da carreira, não tem muito a perder e senta a lenha mesmo. De resto, são respostas decoradas, sem sal nem açúcar. Nesse sentido, a F1 está muito coloridinha, quase uma banda Restart, se é que você me entende.

  5. henrique coelho comentou em 17/04/12 at 8:58

    fabio, explodiram uma bomba no outdoor da fórmula 1 no bahrein. ainda há chance dos pilotos não correrem?

    • Fábio Seixas comentou em 17/04/12 at 9:18

      Por enquanto, ninguém disse nada neste sentido.
      Abs

  6. Renatohk comentou em 17/04/12 at 5:52

    Hunnnnn, pela qualidade da mira, em deve sofrer com o Button é aquela japonesa!!!

  7. JOHNLogaN comentou em 17/04/12 at 3:02

    inicio de temporada fantástico, três vencedores em três corridas. excelente foto, esse fim de semana rosberg tava voando, o tempo do treino a milhas de distancia do segundo e no inicio da corrida ja disparou, estava torcendo muito pelo Schumacher, mas ja com a corrida em andamento nao parecia que ele iria passar Rosberg, mesmo esse gp sendo muito estrategico( e realmente foi) mesmo assim deu azar e saiu da prova ainda torço para que vença pelo menos alguma prova ou outra se puder até brigar pelo titulo, ansioso para o proximo gp e ver como Rosberg vai reagir depois de sua primeira vitoria… essa temporada promete

  8. Antônio comentou em 17/04/12 at 0:53

    Uma curiosidade… que a F1 é a categoria top-high-super-mega do automobilismo, de maior sucesso e glamour no mundo, que os pilotos da F1 são caras fora de série por n motivos, e que são cheios de grana não há dúvidas. E sempre no pódio ganham relógios que não devem ser nenhum um pouco barato… para onde vai esses relógios todos depois?

  9. Eduardo comentou em 17/04/12 at 0:17

    Fábio,

    Leio todos os dias o seu blog, muito bom mesmo, parabéns… !!!!

    Sobre o Massa (mesmo este não sendo o tópico), será que ele não está sentindo falta do Controle de Tração?? Uma vez que nas últimas temporadas o carro da Ferrari não é brilhante, a tocada do Felipe não é a mais apropriada e ele infelizmente não tem a sensibilidade que gostaríamos para corrigir o problema..

    abraço

  10. Rodrigo comentou em 16/04/12 at 22:20

    Se a Renault for um pouco esperta, vai encher os boxes do Kimi Raikkonen com essa foto, no Bahrein. O finlandês vai com toda a sede do mundo pra corrida… ou alguém duvida??

  11. joel belmonte fialho comentou em 16/04/12 at 22:03

    Fora o obvio, Rosberg venceu uma corrida muito disputada, a Mercedes é uma das favoritas ao título este ano, Mac Laren com os dois pilotos bastante fortes,
    é o equilibrio neste início de temporada, quanto Red Bull Adrian vai ter que tirar da
    cartola um novo conceito de aerodinamica,
    a fim de buscar Mercedes neste ano , Ross
    Brawm criou como sempre um artrificio , exatamente empurrando o ar em direção
    parte traseira , informado pela revista especializada, simplesmente fenomenal
    quando a genialidade de Ross , quem quizer competir este ano deve copiar o modelo mercedes ruim né? O resto são apenas coadjuvantes. Por falar em estreantes, Peres, Kamui, Bruno Senna , são os que mais fizeram em termo de corrida, logico pontos diferentes . Peres 2º colocado na Malasia, Bruno Senna mostrou na Malasia que tem potencia para
    fazer um bom campeonato , e por cima
    7º colocação na China fantastico . Kamui
    sem comentarios é o japonês muito rápido
    e a Sauber criou um carro muito bem prova da China mostrou bom serviço.abs

    • Wandelcro Trollador comentou em 18/04/12 at 12:42

      prefiro um big Mac a um Mac Laren

  12. Jose Vieira comentou em 16/04/12 at 20:23

    Acho que a imagen do fim de semana Norbert Haug comemorando e batendo nas estrelas de 3 pontas no peito dos pilotos e no seu.

  13. Henry Zanotto comentou em 16/04/12 at 19:36

    Fábio, e o Jacques Villeneuve? Vocês se esqueceu que ele também venceu, pela Willians.

    • Fábio Seixas comentou em 16/04/12 at 20:24

      Sim, mas o pai dele não foi campeão.
      Abs

      • GetulioC comentou em 16/04/12 at 23:34

        Caro Fábio, Haja paciência, para não dizer outra coisa!

      • Mark/Eng comentou em 17/04/12 at 12:47

        Tô falando, o Gilles merece o título de tanto ´acharem´ ele campão…. kkk

  14. Emmanuel comentou em 16/04/12 at 18:27

    Vendo essa foto da comemoração do Nico, fico pensando no Schumacher. Anda muito, tá fazendo o dele mas não tá dando certo. Particularmente, vendo por essas duas temporadas e o começo dessa, acho que ele não está mais com aquela “sorte de campeão” que todos os vencedores têm. De estar no lugar certo e na hora certa. Ele estava no lugar certo quando o motor de Hakkinen quebrou na Espanha/2000 por exemplo. Desde que voltou pela Mercedes, os azares são dele.
    A imagem dele nos boxes acompanhando a vitória do companheiro, não é digna para um campeão. A primeira vitória da equipe em tese deveria ser dele.
    Não sou fã do Schumacher, mas acho estranho um campeão fora-de-série voltar a ser ter azares de um simples mortal.

  15. kelvin comentou em 16/04/12 at 18:06

    O Roberg finalmente venceu uma corrida. Parabéns, ele é melhor do que o Schumy Truta e ponto final

  16. João Paulo comentou em 16/04/12 at 16:40

    Que foto Sexy.

  17. João Magalhães comentou em 16/04/12 at 16:39

    Alguém viu a charge do Bruno Mantovanni?
    Maldade… Mas eu ri demais iuahiauhiauhiauh

    http://www.pilotoons.com.br

  18. ANTONIO comentou em 16/04/12 at 16:32

    Fabio, gostaria de saber o que o engenheiro do Bruno Senna, falou do Felipe Massa na volta 3 ou 4 da corrida? a unica

  19. Ricardo comentou em 16/04/12 at 16:32

    O circuito chinês, com suas retas quilométricas, são muito propícias ao carro da Mercedes.
    Vamos ver como vai ser no resto da temporada.
    Mas que foi uma baita corrida, foi.

  20. china comentou em 16/04/12 at 16:11

    Acho que o Rosberg mereceu e se a Mercedes mantiver esse desempenho nos circuitos velozes a chance de termos mais vitórias dele é bem plausível,notadamente em Monza,Silverstone e Spa Francorchamps. Bom campeonato,pontuação equilibrada,novatos brilhando,equipes ressuscitando,outras se enterranoo,etc,etc,etc….

    • william comentou em 16/04/12 at 18:34

      O problema é que até lá as outras equipes já terão desenvolvido seus próprios dutos.

  21. Thiago Pomkerner comentou em 16/04/12 at 15:10

    Coloquei um grafico da comparação Alonso x Massa, como aquele da ultima corrida, lá no Twitter (@pomkerner).
    Desta vez ninguém pode contestar, os dois andaram no meio do pelotão, Massa fez uma parada a menos e das 14 voltas com pneus macios só foi mais rapido que o Alonso em 10.

    • Francisco comentou em 16/04/12 at 16:05

      Não entendi: “e das 14 voltas com pneus macios SÓ foi mais rápido em 10”???? Não vi seu gráfico, mas pelo que você falou foram quase todas as voltas com pneus macios… e você fala “só”? Tem alguma coisa errada….

      • João Magalhães comentou em 16/04/12 at 16:37

        Massa com macios e Alonso com médios, se não me engano. Assim, Felipe teria obrigação de andar na frente do espanhol.

      • Thiago Pomkerner comentou em 16/04/12 at 16:44

        Vc não acha pouco um piloto com tanque quase seco, com pneus macios novinhos sem uso, ser mais lento que outro que está de pneus duros e desgastados?
        Eu acho, minha opnião.

    • Bruno comentou em 16/04/12 at 17:26

      Thiago, sou dos que engrossam o coro de que Massa está ridiculamente fraco, mas você não pode fazer essa comparação que fez. As estratégias eram completamente diferentes, o que ficou evidenciado pelo absurdo escrito no seu gráfico: “Média: Alonso -1,1s/volta” e “Gap final: 5s”. Mesmo que fossem dois “Alonsos” identicamente bons correndo, e chegando juntos, o “Alonso” de três paradas andaria na média 1s mais rápido por volta.

      A leitura correta é a que fizeram em um comentário aqui no post da corrida, contrariando o Fábio, que criticou a estratégia do Massa: o fato é que a estratégia do Massa era a melhor, porém faltou-lhe capacidade para aproveitá-la.

      • Thiago comentou em 16/04/12 at 17:49

        Se nao pudermos comparar 2 pilotos com o mesmo carro o q dirá comparar entre equipes diferentes..
        Quanto a estratégia concordo com vc.. a estratégia do Massa foi matematicamente melhor, tanto q mesmo sendo mais de 1s mais lento na média das voltas validas (no grafico descarto as voltas de saida e entrada do pit) o Massa ficou soh 5 s atras do Alonso, pois teve uma parada a menos e pode andar mais no final. O Alonso con a estratégia do Massa perigava o podio.

        • Bruno comentou em 16/04/12 at 18:11

          Thiago, ok, mas só para deixar mais claro o porquê de você não poder fazer esse gráfico nessa situação: vamos supor que o Massa tivesse feito uma corridaça, chegado em segundo lugar (!), 25s na frente do Alonso, que chegaria em décimo. Seu gráfico mostraria que ele foi, em média, meio segundo mais lento que o Alonso (~50 voltas / 0,5s por volta / ~25s), sugerindo que Massa tivesse ido pior que o espanhol. Compreende?

          • Thiago Pomkerner comentou em 16/04/12 at 21:49

            Entendo oq vc ta tentando dizer, mas a matematica não é essa. Eu tb pensava assim, mas depois de analisar tantas tabelas de tempo descobri uma coisa interessante: na F1 2+2 não são 4.
            Explico: primeiro que o grafico não tem valor cientifico, uma vez que os dados não são ajustados, ou seja, só serve como uma comparação superficial e didatica, de tendência.
            Segundo, para o grafico ficar “bonitinho” tem-se que desconsiderar as anomalias, que são as voltas de entrada e saida do pit, pq essas anomalias deformam um grafico sem ajuste de dados.
            Terceiro, quando vc descarta essas voltas de entrada e saída, vc perde 2 ponto um tanto importantes que são: os tempos totais das paradas + o tempo de entrada e saída dos boxes. Isso tudo conta muito, e acredito que nos graficos das equipes deve constar tudo (tempo de entrada até acionar o botão do pitlane, tempo para frear, tempo para arrancar, tempo de retomada, aquecimento dos pneus na primeira volta… enfim.. tudo.)
            Quarto, mesmo que um piloto vença, ele pode ter seu tempo médio mais lento que outro que chegou em segundo (se descontar as anomalias), pq o tempo médio é oq o nome diz uma média, assim, se o Alonso faz 9 voltas 0.5s mais rápido que o Massa e na 10ª volta o Alonso perde 5s preso atras de uma hispania, um erro ou na volta de entrada e saída dos boxes, na média geral eles terão o mesmo tempo, mas se desconsiderarmos essa volta ruim, na média (ponderada) ele foi mais rápido 0.5s por volta, mesmo estando um atras do outro, sem gap nenhum.

            Isso torna o grafico inutil? pelo contrario, a ideia do grafico é comparar o desempenho em tempo de corrida e não das eventualidades que acontecem, erros e outras coisas, por isso busco apenas as voltas “normais” de cada um, só estas voltas são comparadas, assim, podemos com grande confiabilidade saber quem andou mais rapido, independente do resultado final.

            Pra vc ter uma ideia, o Alonso colocou pneus duros novos na volta 13 e o Massa só na 19 trocou, mesmo assim o Massa jamais foi mais rapido que o Alonso, em nenhuma volta, e isso continuou obviamente depois que o Alonso trocou para outro jogo de duros na volta 27. O Massa só conseguiu ser mais rapido qnd colocou pneus novos macios, na volta 42 e mesmo assim só andou mais rapido por 10 voltas, sendo superado em 4.

          • Bruno comentou em 17/04/12 at 10:48

            Caro Thiago,
            A matemática É essa sim. F1 é matemática pura, destilada. “2 + 2” são 4 sim. O problema é que a conta que você está fazendo é “2 + 2 – x”, onde x é a volta dos pits, aí muda tudo mesmo. Se tivesse considerado as voltas dos pits no gráfico, ficaria justo. Alonso com 3 ‘picos’, e Massa só com 2. Ficaria até melhor para entender como os tempos melhoraram depois da parada, e entender como o desgaste dos pneus comprometem os tempos antes delas. E a diferença média seria de apenas 0,1s/volta.

            Massa nunca chegou tão perto do Alonso, só 5s. Quando você coloca que ele tomou 1,1s/volta, está tudo distorcido, isso não é a análise correta, só isso.

          • Rodrigo comentou em 18/04/12 at 9:14

            Não me lembro bem se era na primeira ou segunda parada, mas se o Massa para uma ou duas (que seja) voltas antes do que parou, ele voltava na frente de pelo menos quatro carros. São esses erros que não podem acontecer. E o pior é que o Engenheiro foi o que ele escolheu…

  22. RUBONE comentou em 16/04/12 at 14:30

    Fabio,como é gostoso ver a formula1 com vários pilotos ganhando.Um equilibrio muito bom para a categoria.O que o massa precisa urgentemente é não levar a familia na corrida,elas dão muito azar.

    • João Paulo comentou em 16/04/12 at 16:43

      Eu não aguento mais ver a cara daquele irmãozinho playboy do Massa. E o pai então? Sr. Titônio (é isso mesmo?), deixa o muleque tentar correr pô…Toda corrida esta a ‘barca’ toda da família do cara pentelhando….meu…isso deve ser um saco!

      • Frank Nepomuceno comentou em 16/04/12 at 20:35

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. Gislene comentou em 16/04/12 at 14:29

    Simplesmente show!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).