Rosberg, num GP estratégico
15/04/12 05:57A F-1 tem um novo vencedor. O 103º da história da categoria.
Rosberg fez uma pilotagem perfeita, contou com um erro nos boxes da McLaren, e venceu nesta madrugada o GP da China.
Levou 111 provas para isso. E encerrou um jejum incômodo: de zero ponto nesta temporada, pulou para 25.
Um resultado com pitadas históricas. A equipe Mercedes não vencia uma corrida na F-1 desde o GP da Itália de 1955, com Fangio. E Rosberg tornou-se apenas o segundo filho de campeão mundial a vencer na categoria, seguindo os passos de Damon Hill.
Button foi o segundo colocado. Hamilton completou o pódio.
Uma corrida estratégica. Pneus esfarelando, muitíssimos pits e pouca disputa na pista, lembrando o início do ano passado.
Depois de provas tão boas na Austrália e na Malásia, o GP da China decepcionou um pouco. Principalmente partindo de um grid tão interessante.
Na largada, Rosberg disparou na frente, sem ser ameaçado.
Schumacher demorou um pouco pra sair, mas manteve a segunda posição. Button foi bem: pulou de quinto para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta: Rosberg, Schumacher, Button, Raikkonen, Hamilton, Pérez, Kobayashi, Alonso, Webber e Massa. Bruno, que deu um totó no compatriota na largada, ganhou duas posições, cruzando em 12º.
Não houve muita emoção nas primeiras voltas, nem com a liberação do uso da asa traseira.
Na sétima volta, Webber parou nos boxes para trocar os pneus macios pelos médios. Deu certo. Na oitava, ele cravou o melhor tempo até então.
Pronto, outros começaram a fazer o mesmo. Na nona volta, Kobayashi parou para trocar os pneus. Na décima, Hulkenberg. Na 11ª, Raikkonen e Hamilton _e o inglês, que colocou os macios, se deu melhor na acirrada dividida na saída dos boxes. Button, Grosjean, Di Resta e Maldonado pararam na 12ª.
Schumacher e Alonso pararam na 13ª, e logo depois o alemão abandonou. “O câmbio quebrou, estou fora da corrida”, disse, pelo rádio.
Não, não foi exatamente isso. O replay mostrou o mecânico da roda dianteira direita indo ao desespero no momento em que o alemão deixou os pits. Alguma coisa estava mal apertada ali. Ficou pelo caminho.
Líder, Rosberg entrou na 14ª volta. E Pérez voltou à ponta de uma corrida, o que durou até a 16ª, quando foi sua vez de colocar os médios.
Massa, que largou com os médios, assumiu a liderança. Mas demorou demais para fazer o primeiro pit. Demais, demais.
Um erro. Enquanto girava em 1min44s, a concorrência estava em 1min42s. Só entrou na 19ª volta. Voltou em 14º lugar. Começava a se desenhar o fiasco do pit wall ferrarista…
Ao fim dos pits, na 20ª volta, o top 10 era formado por Rosberg, Button, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Webber, Kobayashi, Grosjean, Vettel e Pérez.
Na 22ª, Webber abriu a segunda janela de pits.
Sim, pit stops de novo.
Hamilton parou na 23ª. Button, na 25ª. Depois pararam Kobayashi, Alonso, Raikkonen, Vergne, Kovalainen, Bruno…
Massa seguia na pista, numa estratégia diferente, de apenas dois pits. Na 30ª volta, Alonso encostou nele. “Faster than you?”
Não, desta vez a Ferrari explicou melhor a situação. “Fernando está numa estratégia diferente. Deixe-o passar”, disse o engenheiro. E o espanhol passou.
Lá na frente, Button, de pneus novos, voava e se aproximava de Rosberg. Enquanto o alemão insistia em permanecer na pista, virando 1min43s, o inglês era o mais rápido, na casa de 1min41s. E a diferença entre eles ia despencando.
Rosberg só parou na 34ª, quando sua folga para Button já tinha caído para 14s. E o inglês assumiu a ponta.
McLaren e Mercedes passaram então a fazer contas. Na 37ª volta, Button tinha 8s sobre Rosberg. Os dois parariam. A vitória parecia nas mãos do inglês.
Parecia.
A McLaren só não contava com o erro no pit. O rapaz da roda traseira esquerda se embananou, e o inglês perdeu um temporal. Mais: perdeu, naquele instante, qualquer chance de vitória.
Rosberg venceria sem esse erro? Provavelmente, até porque fez um pit a menos e, mesmo assim, soube conservar bem os pneus. Mas, claro, o problema nos boxes da McLaren deixou sua vida menos difícil.
Na 42ª, Massa parou. Era quinto, voltou em 14º. Que bela estratégia, não?
Faltando dez voltas, Button era apenas o quarto, a 26s3 de Rosberg. Entre os dois Raikkonen e Vettel. Não, não daria mais para ele.
Na 48ª, o finlandês errou e foi superado por Vettel e Button. Na 52ª, Button ultrapassou o alemão. O bicampeão ainda perderia duas posições, para Hamilton e Webber, na penúltima volta.
O top 10 na chegada, Rosberg, Button, Hamilton, Webber, Vettel, Grosjean, Bruno, Maldonado, Alonso e Kobayashi. Massa foi apenas o 13º.
Sobre os brasileiros, duas considerações…
Bruno fez uma corridaça. Largando em 14º, chegou em 7º, à frente do companheiro. Parabéns. Quanto a Massa, largou em 12º e chegou em 13º. É preciso dizer mais alguma coisa sobre a estratégia dele e da Ferrari?
Com o resultado, Hamilton assume a ponta do Mundial, com 45 pontos. Button tem 43. Alonso, 37, seguido por Webber, com 36, e Vettel, com 28. Rosberg é o sexto, com os 25 conquistados hoje.
No Mundial de Construtores, 88 para a McLaren, contra 64 de Red Bull e 37 da Ferrari.
A Mercedes está no páreo? Para lutar pelos títulos, não. Para vencer eventualmente e incomodar, sim.
E que venha (infelizmente) o Bahrein.
Bom dia Fabio
Olha a Mercedes vai incomadar muito mais do que as pessoas pensam,lembre-se grande parte do Staff da Ferrari esta na Mercedes,não todos eles ,mais os principais, mas ja começãm a mostrar resultado,agora o Atual staff da Ferrari é um horror” são muito fracos”, se o Alonso pretende ser tricampeão do mundo precisa trocar de equipe urgente, vai sempre fazer grandes performance, porem sem ser campeão,a Ferrari vai entrar na fila novamente. Na história da Ferrari, a equipe sempre teve bons pilotos nem sempre bons carros.
abraços
Voces não acham que um piloto com histórico competitivo como o do Massa, vide 2008 a 2010, teve seu desempenho comprometido depois do acidente com a “mola”?
Seu desempenho nunca mais foi o mesmo após o acidente.
Analisem…
Acho que assistimos a corridas diferentes. A corrida foi emocionante do início ao fim e, com exceção ao 1º lugar, todos os outros foram de disputas o tempo todo.
Também acho que assisti essa corrida Levi…rs
Fabio,sera’ que vimos a mesma corridas?Dizer que essa corridas foi “um pouco” decepcionante!!Nas ultimas voltas tinham disputas em praticamente todas as posicoes,pilotos perdendo varias posicoes,estrategias diferentes.Foi uma corridas emocionante!Menos Fabio,menos!!
Tenho de concordar com a revista italiana: Massa é um peso morto e um inútil. Uma vergonha. Será que ele não consegue aprender nada guiando ao lado do espanhol???
Concordo com marcos vinicius. foi uma ótima corrida muitas ultrapassagens na pista e nos pit stop. Destaque vai para o Bruno que fez uma ótima corrida, a williams mostrou tem um carro bom em corrida, só falta melhorar no treino.
Um detalhe que fala por si : TODOS OS PILOTOS já marcaram pontos na temporada, exceto os que estão nas equipes-anãs ( HRT, Caterham e Marussia ) e FELIPE MASSA !!!
Fabio,
Comente mais sobre seu amigo Massa, vc falou pouco dele!!!
Fatástico comentário!!! Absolutamente não há mais nada a ser dito!!
Corridaça dos Willians (VOLTOU, VOLTOU, WILLIANS VOLTOU!!), que acertaram na estrategia das trocas de pneus e com direito a um Maldonado dando o troco para Lloronso, que até teve despiste ao tentar ultrapasar ao Venezuelano (lastima que não tinha um muro), é mais, imagino uma mensagem de radio da Ferrari que não foi ao ár. “Alonso, fica calmo. Precissamos desses dois pontinhos”,LOL!!!. Asim estão as coisas na Ferrari, que por sinal, seu maior problema é velocidade de ponta. e Felipe lamentavelmente tem um carro 10Km/hr mais lento que o do Alonso. Assim que deixem de criticar o cara e analizem mais os resultados. Por isso é que ficou atrais da force India após seu 2° PitStop. Tambem é bom resaltar que foi um grande Premio sem saida de Pacecar, onde as treis pequenas quase andaram na mesma volta do punteiro até o final. O seja, Corridaça da HRT, finalizando de novo com as duas aboboras.
GRANDE F1!!! Que venha Bahrein (y fica frio Seixas).
Volta barrica!!!
“Bruno, que deu um totó no compatriota na largada, ganhou duas posições, cruzando em 12º” – Bruno chegou em 7º e não em 12º. Eu entendo preferencias, e sei como soa cult esse descaso, mas soa muito mais cult um cara que sabe ser profissional.
Você não entendeu que eu estava falando da primeira volta? E você não leu meus elogios ao Bruno no final do texto? Antes de acusar alguém de falta de profissionalismo, tenha um pouco mais de cuidado.
Abs
Concordo com o Fabio. A corrida foi normal. No final teve algumas ultrapassagens por causa dos estados dos pneus e nao por competencia dos pilotos. Alias, a F1 de hoje é mais um videogame (abertura de asa) do que competencia. Nao gostei nem um pouco e me arrenpi de acordo de madrugada para assistir.
Muito interessante esse site, principalmente esse grafico:
http://www.f1fanatic.co.uk/2012/04/15/2012-chinese-grand-prix-lap-chart/
Ponham em luz o Rosberg, Button, Massa, Alonso e Senna.
O Bruno fez uma corrida excelente! O Massa errou tudo no final da corrida!
Pô gente, cada comentário aqui… E o povo nem usa uma virgula. Não dá pra entender nada. Parece que estão vomitando palavras. Não, Vettel não é Piquet, Senna, Prost, Mansell e nem Schumacher, que foi o ultimo piloto no nível desses 4 a aparecer. Mas isso não quer dizer que ele seja apenas mais um com um super carro. Basta ver o quanto ele anda na frente do Webber. Não fez isso esse final de semana? Sem problemas. Todos os maiores já tiveram seus problemas com os carros. Agora, quem pode reclamar do Massa abrir para o Alonso? Nem era pela diferença de ritmo, que já justificaria depois do desempenho do Massa desde 2010, mas a estratégia era diferente sim. Segurar o Alonso ia atrapalhar os dois, pq quem segura tb perde tempo e gasta mais os pneus, sendo que o Felipe precisava economizar.
O Massa só continua na Ferrari por causa da importancia do mercado de automóveis brasileiro para a Fiat. Só isso. Foi por isso que o Barrichello foi substituído pelo Massa outro brasileiro). Só que a imprensa especializada italiana está pressionando… Se o Massa não mostrar resultado, ele vai cair….
O Massa só continua na Ferrari por causa da importancia do mercado de automóveis para a Fiat. Só isso. Foi por isso que o Barrichello foi substituído pelom Massa. Só que a imprensa especializada italiana está pressionando… Se o Massa não mostrar resultado, ele vai cair….
Como pode dizer que houve pouca emoção na pista? Acho que não vimos a mesma prova! As diferentes estratégias faziam os carros que saiam dos boxes escalarem o pelotão. Button, Koba, Hamilton. Só nas últimas 8 voltas podemos narrar umas 5 brigas muito boas!
Claro que seu amigo Massa não foi um desses. Acho que é isso, quando ele vai mal, você cochila… cuidado, vai cochilar o ano todo.
Fabio, a corrida foi boa. Tivemos ultrapassagens, diversos carros colados disputando posições, estratégias certas e erradas, uma corrida muito boa. O Massa optou por uma estratégia que não deu certo, não acho que ele demorou a fazer o 1° pit, alguns pilotos é que mudaram as suas no decorrer da corrida. Infelizmente a Ferrari tem um péssimo carro. O Bruno foi bem, melhor até do que o esperado. Continuando assim vai longe. Agora Fabio, antes de pedir educação para alguém dê o exemplo, pois chamar quem acompanha seu blog de “idiota” é uma tremenda falta de educação. Usando suas próprias palavras: Um pouco mais de educação de sua parte também ira bem. No mais não acho que vc tolere opiniões diferentes, vc aceita, mas tolerar acho que não.
estrategia ruim da ferrari?? mais espera ai! quem falou que o massa ultrapassa alguem. po ! o cara che ga num Paul de Resta e não passa. lamento mais chega de Felipe Massa.
Fábio, vc não achou que o Hamilton mudou 2x de direção qnd estava defendendo o terceiro lugar do Vettel? Não é pra punição?
Particularmente gostei da corrida. Especialmente por conta da proximidade dos carros, não me lembro de outra corrida onde, por exemplo, o Hamilton em 3º, se ele cometesse um erro iria parar em 8º. Teve um momento que tinha 7 carros, do segundo ao oitavo se não me engano, que a diferença entre eles era em media uns 0.2s. Gostei muito disso, deixa as coisas menos previsiveis e mais dramáticas, isso é importante para o espectador.
Gostei mto da corrida do Senna, largou em 14º e chegou em 7º.. não é um genio mas ta merecendo atenção. Se continuar assim um dia pode ter salario.
Risada vencida do Schumi na vitória do Rosberg… bem da verdade ele queria ser o cara q ganharia a primeira pela Mercedes.. não deu.
Que recuperação tb teve o Vettel, mto bom ritmo de corrida.
Se a mercedes continuar assim acredito que pode incomodar bastante daqui pra frente. Spa, Monza, Yeongam, Silverstone.. tem a cara deste carro.
Obs: Na classificação eles podem ajustar o carro pra ter muita pressão aerodinamica, oq ajuda nas curvas e trechos de baixa, ja que eles podem anular toda essa pressão extra abrindo os tantos orificios que o carro tem. Na corrida a coisa não é tão simples, oq prova que o carro está encontrando seu equilibrio.
Fora isso, só as disputas entre Alonso, Perez, Maldonado e cia, mto boas disputas.
PELO AMOR DE DEUS ” MASSA “, EM 2008 BRIGAVA PELO TITULO, EM 2009 POR VITORIAS, EM 2010 POR PODIOS, EM 2011 FAZIA ALGUNS PONTOS, EM 2012 É PARA FICAR EMPREGADO, VAMOS MASSA AINDA CONTAMOS COM VOCE.
Ei Fabio, devia se embrenhar mais pros lados da Indy, está BEM mais emocionante…
Fabio Seixas nao aceita na cabeça que o Bruno esta indo bem foi uma das melhores corridas que assiste por que nao vai comentar deu seu amiguinho da indy
Srs,
Pela primeira vez, resolvi dar uma passada nos comentários, e só tenho a lamentar a pobre/rica F1 de hoje.
Me parece que cada um assistiu a um GP diferente, ou seja, uma busca a um raro momento de talento a cada volta de cada um dos pilotos, e no final não se vê é nada!!!!!
Saudades sim, dos deuses da verdadeira F1, que minha geração teve o previlégio de ver e acompanhar, sem falar também do nosso glorioso Ayrton… o último deles, que não precisava de escudeiro para lhe facilitar em nada, pelo contrário!!!!
Desculpem-me o desabafo, mas está difícil o desapego a esses “Deuses”
As ultimas 10, 15 voltas foram boas com boas ultrapassagens nas posições abaixo do terceiro lugar
Bahrein,Cingapura,Emirados Árabes,Índia,esses gps deveriam sair todos da F1. Não têm tradição nem emoção alguma essas bizarrices. Seria ótimo que voltassem com os gps da Áustria,França e Itália,na pista de Ímola. Só que infelizmente é o dinheiro que manda e temos de aguentar essas provas nesses países sem tradição de corridas.
Basta já de pilotos brasileiros que deixam os seus companheiros passar… A escola Barrichelo fez um tremendo dano à F1 brasileira. Massa vá para casa e deixe de fazer o rídiculo! Alonso is faster than you, man! SEGUNDÃO!
Vamos aos fatos: 1) Vitória só com um bom carro; 2) Alonso mil vezes melhor que Massa; 3) Massa, com aquela pancada (e que pancada) na cabeça já não é o mais o mesmo; 4) Vettel é um grande MOTORISTA, pois só se deu bem com um foguete, foi só DIRIGIR bem!
Número 4 = muito boa!
Número 4 = melhor esperar para ver.. o Webber com milhões de anos de experiência tinha o mesmo foguete em mãos….
Sabemos que os carros das equipes, que são 2 nunca são os mesmos: as melhores coisas para o queridinho da equipe e as duvidosas o 2º piloto usa, se for tudo bem, aí novamente, prioridade ao queridinho…
Fabio, a corrida foi animal!!! Muitas ultrapassagens! Será que vimos corridas diferentes?
Eita gente cabeçuda…
Se a Ferrari fala pro Massa entrar e ele perde posições, a culpa é dela. Se ele pede pra ficar, a culpa também é dela. Se avisa q o companheiro tá mais rápido e este o passa como um jato passaria por um teco-teco, a culpa também é dela… Será q o problema não esá na peça que fica entre o volante e o banco???