Rosberg, num GP estratégico
15/04/12 05:57A F-1 tem um novo vencedor. O 103º da história da categoria.
Rosberg fez uma pilotagem perfeita, contou com um erro nos boxes da McLaren, e venceu nesta madrugada o GP da China.
Levou 111 provas para isso. E encerrou um jejum incômodo: de zero ponto nesta temporada, pulou para 25.
Um resultado com pitadas históricas. A equipe Mercedes não vencia uma corrida na F-1 desde o GP da Itália de 1955, com Fangio. E Rosberg tornou-se apenas o segundo filho de campeão mundial a vencer na categoria, seguindo os passos de Damon Hill.
Button foi o segundo colocado. Hamilton completou o pódio.
Uma corrida estratégica. Pneus esfarelando, muitíssimos pits e pouca disputa na pista, lembrando o início do ano passado.
Depois de provas tão boas na Austrália e na Malásia, o GP da China decepcionou um pouco. Principalmente partindo de um grid tão interessante.
Na largada, Rosberg disparou na frente, sem ser ameaçado.
Schumacher demorou um pouco pra sair, mas manteve a segunda posição. Button foi bem: pulou de quinto para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta: Rosberg, Schumacher, Button, Raikkonen, Hamilton, Pérez, Kobayashi, Alonso, Webber e Massa. Bruno, que deu um totó no compatriota na largada, ganhou duas posições, cruzando em 12º.
Não houve muita emoção nas primeiras voltas, nem com a liberação do uso da asa traseira.
Na sétima volta, Webber parou nos boxes para trocar os pneus macios pelos médios. Deu certo. Na oitava, ele cravou o melhor tempo até então.
Pronto, outros começaram a fazer o mesmo. Na nona volta, Kobayashi parou para trocar os pneus. Na décima, Hulkenberg. Na 11ª, Raikkonen e Hamilton _e o inglês, que colocou os macios, se deu melhor na acirrada dividida na saída dos boxes. Button, Grosjean, Di Resta e Maldonado pararam na 12ª.
Schumacher e Alonso pararam na 13ª, e logo depois o alemão abandonou. “O câmbio quebrou, estou fora da corrida”, disse, pelo rádio.
Não, não foi exatamente isso. O replay mostrou o mecânico da roda dianteira direita indo ao desespero no momento em que o alemão deixou os pits. Alguma coisa estava mal apertada ali. Ficou pelo caminho.
Líder, Rosberg entrou na 14ª volta. E Pérez voltou à ponta de uma corrida, o que durou até a 16ª, quando foi sua vez de colocar os médios.
Massa, que largou com os médios, assumiu a liderança. Mas demorou demais para fazer o primeiro pit. Demais, demais.
Um erro. Enquanto girava em 1min44s, a concorrência estava em 1min42s. Só entrou na 19ª volta. Voltou em 14º lugar. Começava a se desenhar o fiasco do pit wall ferrarista…
Ao fim dos pits, na 20ª volta, o top 10 era formado por Rosberg, Button, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Webber, Kobayashi, Grosjean, Vettel e Pérez.
Na 22ª, Webber abriu a segunda janela de pits.
Sim, pit stops de novo.
Hamilton parou na 23ª. Button, na 25ª. Depois pararam Kobayashi, Alonso, Raikkonen, Vergne, Kovalainen, Bruno…
Massa seguia na pista, numa estratégia diferente, de apenas dois pits. Na 30ª volta, Alonso encostou nele. “Faster than you?”
Não, desta vez a Ferrari explicou melhor a situação. “Fernando está numa estratégia diferente. Deixe-o passar”, disse o engenheiro. E o espanhol passou.
Lá na frente, Button, de pneus novos, voava e se aproximava de Rosberg. Enquanto o alemão insistia em permanecer na pista, virando 1min43s, o inglês era o mais rápido, na casa de 1min41s. E a diferença entre eles ia despencando.
Rosberg só parou na 34ª, quando sua folga para Button já tinha caído para 14s. E o inglês assumiu a ponta.
McLaren e Mercedes passaram então a fazer contas. Na 37ª volta, Button tinha 8s sobre Rosberg. Os dois parariam. A vitória parecia nas mãos do inglês.
Parecia.
A McLaren só não contava com o erro no pit. O rapaz da roda traseira esquerda se embananou, e o inglês perdeu um temporal. Mais: perdeu, naquele instante, qualquer chance de vitória.
Rosberg venceria sem esse erro? Provavelmente, até porque fez um pit a menos e, mesmo assim, soube conservar bem os pneus. Mas, claro, o problema nos boxes da McLaren deixou sua vida menos difícil.
Na 42ª, Massa parou. Era quinto, voltou em 14º. Que bela estratégia, não?
Faltando dez voltas, Button era apenas o quarto, a 26s3 de Rosberg. Entre os dois Raikkonen e Vettel. Não, não daria mais para ele.
Na 48ª, o finlandês errou e foi superado por Vettel e Button. Na 52ª, Button ultrapassou o alemão. O bicampeão ainda perderia duas posições, para Hamilton e Webber, na penúltima volta.
O top 10 na chegada, Rosberg, Button, Hamilton, Webber, Vettel, Grosjean, Bruno, Maldonado, Alonso e Kobayashi. Massa foi apenas o 13º.
Sobre os brasileiros, duas considerações…
Bruno fez uma corridaça. Largando em 14º, chegou em 7º, à frente do companheiro. Parabéns. Quanto a Massa, largou em 12º e chegou em 13º. É preciso dizer mais alguma coisa sobre a estratégia dele e da Ferrari?
Com o resultado, Hamilton assume a ponta do Mundial, com 45 pontos. Button tem 43. Alonso, 37, seguido por Webber, com 36, e Vettel, com 28. Rosberg é o sexto, com os 25 conquistados hoje.
No Mundial de Construtores, 88 para a McLaren, contra 64 de Red Bull e 37 da Ferrari.
A Mercedes está no páreo? Para lutar pelos títulos, não. Para vencer eventualmente e incomodar, sim.
E que venha (infelizmente) o Bahrein.
Fábio, você que defendia o cancelamento da prova do Bahrein o que me diz disto aqui:
http://tazio.uol.com.br/noticia/chefe-da-mclaren-cita-violencia-no-brasil-para-defender-gp-do-bahrein/
Ué???
Damon Hill, e Nico???
E o Jack Villeneve, não venceu? Ou não foi filho de piloto da F1???
Como está claro no texto, eu citei filhos de campeões mundiais.
Sem essa de pq sou brasileiro tenho que torcer para piloto brasileiro. Eu simplesmente escolho o piloto com quem mais eu simpatizo para torcer e ponto final. No caso atualmente a minha torcida é do Hamilton. Esse é o cara para ganhar o título esse ano. Valente, arrojado, não toma conhecimento dos adversários. Um estilo de pilotagem que me encanta. Hamilton sempre!!!
Finalmente alguém que não se deixa levar pelo ufanismo! Parabéns.
Já é a terceira corrida seguida em que o Massa estraga a corrida do Senna.
Seixas, o Massa não tem semblante de perdedor?
Boa Tarde Fábio,
Sou fã do automobilismo e fico extremamente chateado quando me deparo com “jornalistas como vc”, que fazem questão de diminuir nossos pilotos (caso eles não sejam campeões mundiais e/ou estejam sempre entre os melhores do mundo) e acabam influenciando negativamente toda uma nação de torcedores.
Não sei se vc percebe, mas vc consegue manipular inúmeros leitores à terem “bronca e raiva” dos pilotos brasileiros…… e isso chega a ser patético, foi assim com o Rubinho e agora está fazendo a mesma coisa com o Massa.
É óbvio que sempre torcerei para nossos pilotos ganharem corridas, mas o fato disto não estar acontecendo, não é motivo para rebaixá-los a nada, nem para compará-los aos grandes pilotos de outrora que tivemos no Brasil.
Concordo que o Massa não está numa boa fase há bastante tempo, mas quem ficaria com um bom psicológico ao lado do Fernando Alonso com a Ferrari trabalhando full time para ele???? Vc lembra de alguma equipe que o Alonso tenha passado e não tenha criado um péssimo clima para trabalhar??? É evidente que o Filipe está mal, mas não concordo com a maneira agressiva e irônica que vc expoe este fato.
Ele é Brasileiro e já nos deu muitas alegrias, como um vice-campeonato mundial, 11 vitórias, inúmeras pole positions e voltas mais rápidas (não estou comparando-o com ninguém, apenas citando alguns dados que muitos se esquecem).
Esportistas de várias modalidades tem seus altos e baixos, seus momentos bons e seus momentos ruins….. Vou citar alguns exemplos (com a sua visão, tendo em vista a maneira que vc avalia o esporte a motor):
– vc vai falar que o “campeão mundial da F1 em 2007 Kimi Raikonen”, era uma porcaria em 2009, quando foi preterido pela Ferrari em favor do Alonso;
– o “mega recordista e heptacampeão da F1 Michael Shumacher” é um piloto fraco por ter perdido 100% do confronto direto com seu companheiro Nico Rosberg desde que retornou à F1;
– o “campeão mundial da F1 em 2009 Jenson Button” não é tão bom, pois demorou mais de 100 corridas até conquistar a sua 1° viória;
– Indo nesta linha de raciocínio, vc falará a mesma coisa para o Nico Rosberg, que ganhou sua 1° corrida apenas hoje em sua 111° corrida;
– sobre o Mark Webber, este então é um amarelão e terá que se aposentar após um domínio absoluto do Vetel sobre ele em 2011;
Irei citar alguns exemplos das décadas de 70, 80 e 90 e imaginar o que vc estaria falando em sua coluna sobre alguns pilotos:
– O nosso “eterno e um dos melhores pilotos de todos os tempos e Tricampeão Mundial / 1981-1983-1987 Nelson Piquet” era um péssimo piltoto, tendo em vista os resultados obtidos nos últimos 03 anos de sua carreira na F1;
– Gilles Villeneve nunca foi campeão mundial e por isso não merece nem ser citado;
– O leão Nigel Mansel foi campeão mundial com mais de 40 anos de idade, depois de muito tempo batendo na trave, e isso demonstra que ele era incompetente e amarelava quando precisava;
– David Coulthard foi um fiasco por nunca ter sido campeão mundial, mesmo tendo sido duas vezes vice-campeão mundial;
Obs: me desculpe caso eu tenha escrito errado alguns nomes de piloto.
Não, nada disto é verdade….. todos estes nomes que citei são PILOTOS excelentes e extraordinários, que por algum motivo (psicológico x pressão x falta de sorte x falta de equipamento) tem seus altos e baixos.
Ah, existem aqueles “foras de série”??? Lógico que existem, aliás, em todos os setores (não só nos esportes) existem aqueles que são “foras de série”, mas não significa que aqueles que são apenas “excelentes” não tem seu valor, e, por isso, merecem ser esculachados diariamente pela mídia.
Se vc quiser, faço uma relação com mais de 200 nomes de profissionais (de todas as áreas e esportes) que deram a volta por cima e retomaram o caminho das vitórias em suas carreira após um período didícil.
Aliás, vc já se perguntou em que lugar vc estaria se existisse uma competição de jornalismo esportivo??? Se fosse um campeonato brasileiro, em que lugar vc estaria ???? E se fosse um campeonato mundial, vc estaria em qual posição entre os jornalistas mais competentes e respeitados do mundo???? VOU ME RESERVAR O DIREITO DE FICAR CALADO E NÃO RESPONDEREI!!!
Caso vc não esteja entre os 5.000 melhores jornalistas esportivos do mundo, não fique chateado, a população brasileira não irá te desqualificar todos os dias em algum veículo de comunicação, apenas servirá para vc ter certeza que não é o melhor jornalista do mundo!!!!
Pense nisso!!
Ass: DN8
Quem diria que a mulher do Massa frequenta esse blog!
Ja ia me esquecendo…
Seu Marido é um Fracasso.
Fábio, acho que você deve ter assistido uma corrida diferente da que eu assisti. Pouca disputa na pista?
Você só pode estar de maldade. Uma corrida fantástica, com disputa de posições, ultrapassagens, do começo ao fim, por todo o grid, com exceção da primeira posição.
Cada um com seu ponto de vista…
A corrida foi boa, sim, e o Rosberg mereceu a vitória, apesar de eu torcer pelo Button. Não sou simpática ao Schumi (!), mas fiquei com pena daquele vacilo, pois não acho que nenhum piloto mereça passar por isso, mas faz parte do pacote.
Quanto ao Massa, depois da “molada” passou a ser outro, infelizmente para ele e para nós brasileiros, que somos tão exigentes e não admitimos nada menos que Fittipaldi, Pace, Piquet e Senna (o Airton, tá?). E depois do Alonso, então, o obviamente preferido da escuderia, só resta mudar de equipe ou categoria.
Gente, é uma pena, mas depois de 94, temos que torcer para surgir no País um novo gênio do volante com um patrocinador de peso.
Se você achou essa prova chata então só posso concordar com você que a do Bahrein será mais ainda. rsrs Ótima descrição da corrida. Parabéns!
FABIO SEU JUMENTO, O ROSBERG FOI O 3o., O VILLENEUVE TAMBÉM É FILHO VENCEDOR DE CAMPEÃO, QUE MERDA DE BLOG, PUTA QUE PARIU.
Vou aprovar seu comentário para seus colegas perceberem que tipo de coisa tenho que ler. Aliás, se você me disser o ano em que o Gilles foi campeão da F-1, eu fecho o blog agora.
Abs
Excelente. Lágrimas no olhos de rir.
KKKKK…adoro certos comentários!
sensacional.. ler duas vezes algo que o deixa indignado é quase uma virtude, ler com calma..então. ahhhhhhhhhh.. interpretação de texto ainda é matéria em lingua portuguesa.???. hahahahahah
Sinceramente não sabia o que era pior..
ver o Massa deixar passar o Alonso.
ou escutar o Massa e & dando explicações de seus fracassos..
Cheguei na conclusão q ruim mesmo é ficar ate tarde acordado pra ver a F1…never
Quem nasce para Massa nunca vai ser um Senna!!!!
Fábio , gostaria de te pedir para deixar de lado essa história de Bruno , e passar a chamà-lo de SENNA. Se o Nico é Rosberg, se o Damon foi HILL, se o Jack foi Vileneve , não tem sentido algum chamà-lo pelo primeiro nome. Acredito que todos nós queremos ver o Sobrenome Senna de novo no topo , e devemos isso a memória do Ayrton , conto com sua ajuda. Quanto a corrida ela me deu a certeza que em teremos mais um SENNA campeão, Obrigado
Vamos nos descanssar de Massa e de Pilotos Brasileiros da Atualidade, pois do Contrário daqui a pouco estamos em algum Manicomio do País ne eles continuarão lá fazendo o que não sabe,, porem ganhando mesmo que envergonhados milhoes de Dólares e nós a espera de um Milagre q não vai acontecer antes do proximo Díluvio, entendido.
Oi Fabio,
Não quero criar confusão.
Sério, é só uma opinião.
A Mercedes fornece motores para a McLaren, mas ninguém desconfiou ou levantou suspeitas sobre o erro da equipe no pit stop do Button.
Por que então todo mundo achou que houve marmelada no caso Alonso-Perez?
A corrida estava nas mãos do inglês e a Mclaren o prendeu por 9 segundos, ou coisa do tipo, nos boxes. Entregaram a corrida para o Rosberg sem blá-blá-blá pelo rádio apenas.
Por que todo mundo desconfia quando acontece com a Ferrari, mas ninguém questiona quando é com a McLaren?
Lembrando que Ron Dennis não é flor que se cheire e que a equipe já foi acusada de roubar dados da Ferrari… isto significa, um passado questionável, certo? Isso a Ferrari também tem, claro.
Eu, sinceramente, acho que existe uma má vontade generalizada na imprensa com a equipe italiana e com o Alonso.
Valeu!
Acho mesmos que a Ferrari está queimando propositalmente o Massa para justificar a não renovação do contrato…é impossível rendimentos e estratégias tão diferentes.
Nunca gostei do Hamilton,mas devo admitir que o cara evoluiu. Parece que o tempo das tentativas malucas ficou para trás, esta calculista, moderado,paciente.
O resultado esta aí, líder isolado do campeonato, sem precisar vencer nenhuma prova. Este e o Hamilton que todos esperavam ver. Hoje e favorito.
Se eu gostasse de estratégia, ia assistir jogo de xadrez.
como massa demorou fazer o primeiro pit stop, se ele fez apenas uma parada, o problema e que faltou as ultrapassagem que a ferrari de massa nao fez.
Ontem:” GRID SURREAL (Aulete: Que não corresponde à realidade objetiva ou que tem o caráter ou a natureza do sonho?)”
Hoje:”o GP da China decepcionou um pouco. Principalmente partindo de um GRID TÃO INTERESSANTE
Seixas, V. cochilou, ou, como disseram, assistiu só o compacto? Eu assisti uma bela corrida hoje! Quanto aos Pits a ideia era essa mesma: pediram à Pirelli pneus com menor durabilidade (colocando em risco sua imagem) para alternar posições.
Nessa situação o Ross Brawn sobressai.
Não assisti o GP da China mas, li aqui no Blog que Rosberg conquistou a sua primeira vitória na F-1.
E agora, mais um alemão vencedor na F-1.
Infelizmente, vai demorar um pouco para que um piloto brasileiro volte à conquistar vitórias na F-1.
E esse jejum de vitórias brasileiras na categoria chegou a um estágio de inanição terminal.
Com a excelente posição de chegada na sétima colocação no final do GP da China, Bruno Senna se mostra o melhor brasileiro no grid de largada na F-1. Se ele continuar mantendo essa regularidade nos próximos GP’s à seguir, vai se consolidar definitivamente na equipe e por muitas temporadas. Esta cumprindo o seu principal objetivo em se manter entre os 10 primeiros no grid e que com isso, desenvolva melhor o seu carro e vencendo a disputa interna com Maldonado, e que ele continue nessa seqüência de corridas.
Li muitos comentários que a corrida foi boa. Outros, monótona. Muitos espinafrando o Massa. E a ascensão da Mercedes como uma nova força da F-1.
Com certeza, será a nova potência do pós- era Red Bull.
Tenho pouca coisa para comentar. Não assisti a corrida por causa do horário. Mas, tenho que ler outras notícias e me informar. Vejo que, o assunto que mais chamará a atenção é o GP do Bahrein.
Até lá, não se sabe o que pode acontecer nessa corrida, que poderá desencadear no futuro graves conseqüências.
E nesse decorrer da semana, vamos esperar o desenrolar dos acontecimentos. Então, que venha o caótico GP do Bahrein…
Poucas disputas na pista??? Voce esta falando do GP da China???
corridaça bruno?? herdou posições.
Valeu Fábio, parabéns pelo blog e comentários.
Oh! me decepcionei com o Massa, pra mim ele pode correr onde quiser. Se abrindo assim para Alonso, é lamentável. Até nas propagandas publicitárias dele é uma farsa.
saudade do Piquet, queria ver se a Ferrari mandaria nele desta maneira!!
abraço
Henrique
Lamentavelmente, este será o último ano de Felipe Massa na Ferrari, um bom piloto que, após uma seqüência de situações pouco comuns na F1 (Cingapura 2008, trapaça absurda do Piquet filho para favorecer Alonso; Interlagos 2008, Timo Glock é ultrapassado por Lewis Hamilton na última curva e Massa perde o título; Hungria 2009, uma peça do carro de Barrichello atinge Massa em cheio e o deixa afastado por meses), não conseguiu recuperar o bom ritmo que tinha – uma pena.
A desculpa fala massa!
“Foi uma corrida competitiva do começo ao fim. Acabei perdendo muitos segundos na estratégia, que, caso fosse um pouquinho melhor, poderia me render um resultado diferente”, afirmou o brasileiro. “Muitos pilotos que estavam atrás de mim, mais lentos que eu, fizeram uma estratégia diferente e chegaram na minha frente.”
O tal de massa esta sendo e substituto do tal de barrichelo, ou seja “Uns Brasileiros(Será?) Mer……………………….,Parabens “BRUNO SENNA” vc realmente é semelhante ao nosso inesquecivel AIRTON.
Poder dar o melhor carro e a melhor equipe para o tal felipe massa, que será igual ao tal de rubens “pé de chinelo”
Que M……………Espero que o nosso sobrinho do Brasil “Bruno” faça algo, sem cobrança “BRUNO”, mas deposi de seu tio, so porcaria apareceram.
Fábio, concordo com sua opinião. A corrida foi meio “fraquinha”. Eu esperava bem mais do Koba, Raikkonen e Peres no início. Gostaria de elogiar sua paciência, o cara não sabe o parantesco entre Damon e Graham Hill e colca “comentários [sera que ele acha que o Pérez é filho da Carla do Tcham?]
A situação de Massa é tão grave que ele é único piloto tirarando os seis das equipes pequenas que não marcou ponto nas três provas já disputadas e o Alonso já venceu uma e pontuou nas outras duas.
Se o Schumacher já deu show com carro inferior em pista que gosta como CAN/BEL/ITA em 2011, imagina com carro de ponta? Segura o homem agora com essa Mercedes evoluindo, já vi isso na Benetton e Ferrari por 3 vezes 96/03/06, lembrando que a FIA mudava o regulamento para FERRAR o domínio do alemão! Não adiantava NADA, Schumacher foi campeão em 03 e colocou a Ferrari na briga novamente em 06, não foi campeão nesse ano mas fez uma coisa até mais importante que o próprio título, colocou a equipe Ferrari no topo vencendo 7 corridas(e sem Rubinho na equipe provando que era ele quem fazia a diferença). Se Kimi foi campeão em 07 muito é graças ao trabalho de Schumacher em 06, e se o alemão não se aposenta, ele seria o campeão em 07 dando o troco em Alonso. Melhor ainda, ia bater Lewis em 08 porque ia fazer mais pontos que Massa. A Ferrari nunca mais vai ter um piloto completíssimo como Schumacher, não foi a toa que R.Brawn chamou o homem pra correr na Mercedes. Os dois levam a coisa com mão de ferro, pediram troca no staff técnico e o carro deu um salto de performance logo no primeiro projeto agora com: Bob Bell(ex-Renault), Aldo Costa(ex-Ferrari), e Geoff Willis(ex-Red Bull).
Onde esta o Rubinho agora, ele deu conselho ao Rosberg para sair da Mercedes porque tinha Schumacher lá, curiosamente semanas depois Nico admitiu que muita coisa que falavam na mídia contra Schumacher não batia. E Nico também admitiu que acreditava na mídia e fofocas, mas vendo como é trabalhar com Schumacher voltou atrás. Curiosamente, Keke Rosberg deu conselho a Nico não ir para a Ferrari enquanto Alonso estiver lá(esse é outro satanizado), melhor ficar do lado de Schumacher, como o mundo dá voltas.
Melhor coisa foi o Nico vencer com Schummy tendo problemas no boxes, assim não tem como vir com choradeira de velha “teoria da conspiração”.
“Olha lá, que puta sacanagem! O carro Mercedes é totalmente feito para o estilo de pilotagem do Schumacher, enquanto isso o pobre Rosberg quebra na AUS, e tem roda solta no boxes na CHN, assim é muito fácil Schumacher vencer”.