Rosberg, num GP estratégico
15/04/12 05:57A F-1 tem um novo vencedor. O 103º da história da categoria.
Rosberg fez uma pilotagem perfeita, contou com um erro nos boxes da McLaren, e venceu nesta madrugada o GP da China.
Levou 111 provas para isso. E encerrou um jejum incômodo: de zero ponto nesta temporada, pulou para 25.
Um resultado com pitadas históricas. A equipe Mercedes não vencia uma corrida na F-1 desde o GP da Itália de 1955, com Fangio. E Rosberg tornou-se apenas o segundo filho de campeão mundial a vencer na categoria, seguindo os passos de Damon Hill.
Button foi o segundo colocado. Hamilton completou o pódio.
Uma corrida estratégica. Pneus esfarelando, muitíssimos pits e pouca disputa na pista, lembrando o início do ano passado.
Depois de provas tão boas na Austrália e na Malásia, o GP da China decepcionou um pouco. Principalmente partindo de um grid tão interessante.
Na largada, Rosberg disparou na frente, sem ser ameaçado.
Schumacher demorou um pouco pra sair, mas manteve a segunda posição. Button foi bem: pulou de quinto para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta: Rosberg, Schumacher, Button, Raikkonen, Hamilton, Pérez, Kobayashi, Alonso, Webber e Massa. Bruno, que deu um totó no compatriota na largada, ganhou duas posições, cruzando em 12º.
Não houve muita emoção nas primeiras voltas, nem com a liberação do uso da asa traseira.
Na sétima volta, Webber parou nos boxes para trocar os pneus macios pelos médios. Deu certo. Na oitava, ele cravou o melhor tempo até então.
Pronto, outros começaram a fazer o mesmo. Na nona volta, Kobayashi parou para trocar os pneus. Na décima, Hulkenberg. Na 11ª, Raikkonen e Hamilton _e o inglês, que colocou os macios, se deu melhor na acirrada dividida na saída dos boxes. Button, Grosjean, Di Resta e Maldonado pararam na 12ª.
Schumacher e Alonso pararam na 13ª, e logo depois o alemão abandonou. “O câmbio quebrou, estou fora da corrida”, disse, pelo rádio.
Não, não foi exatamente isso. O replay mostrou o mecânico da roda dianteira direita indo ao desespero no momento em que o alemão deixou os pits. Alguma coisa estava mal apertada ali. Ficou pelo caminho.
Líder, Rosberg entrou na 14ª volta. E Pérez voltou à ponta de uma corrida, o que durou até a 16ª, quando foi sua vez de colocar os médios.
Massa, que largou com os médios, assumiu a liderança. Mas demorou demais para fazer o primeiro pit. Demais, demais.
Um erro. Enquanto girava em 1min44s, a concorrência estava em 1min42s. Só entrou na 19ª volta. Voltou em 14º lugar. Começava a se desenhar o fiasco do pit wall ferrarista…
Ao fim dos pits, na 20ª volta, o top 10 era formado por Rosberg, Button, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Webber, Kobayashi, Grosjean, Vettel e Pérez.
Na 22ª, Webber abriu a segunda janela de pits.
Sim, pit stops de novo.
Hamilton parou na 23ª. Button, na 25ª. Depois pararam Kobayashi, Alonso, Raikkonen, Vergne, Kovalainen, Bruno…
Massa seguia na pista, numa estratégia diferente, de apenas dois pits. Na 30ª volta, Alonso encostou nele. “Faster than you?”
Não, desta vez a Ferrari explicou melhor a situação. “Fernando está numa estratégia diferente. Deixe-o passar”, disse o engenheiro. E o espanhol passou.
Lá na frente, Button, de pneus novos, voava e se aproximava de Rosberg. Enquanto o alemão insistia em permanecer na pista, virando 1min43s, o inglês era o mais rápido, na casa de 1min41s. E a diferença entre eles ia despencando.
Rosberg só parou na 34ª, quando sua folga para Button já tinha caído para 14s. E o inglês assumiu a ponta.
McLaren e Mercedes passaram então a fazer contas. Na 37ª volta, Button tinha 8s sobre Rosberg. Os dois parariam. A vitória parecia nas mãos do inglês.
Parecia.
A McLaren só não contava com o erro no pit. O rapaz da roda traseira esquerda se embananou, e o inglês perdeu um temporal. Mais: perdeu, naquele instante, qualquer chance de vitória.
Rosberg venceria sem esse erro? Provavelmente, até porque fez um pit a menos e, mesmo assim, soube conservar bem os pneus. Mas, claro, o problema nos boxes da McLaren deixou sua vida menos difícil.
Na 42ª, Massa parou. Era quinto, voltou em 14º. Que bela estratégia, não?
Faltando dez voltas, Button era apenas o quarto, a 26s3 de Rosberg. Entre os dois Raikkonen e Vettel. Não, não daria mais para ele.
Na 48ª, o finlandês errou e foi superado por Vettel e Button. Na 52ª, Button ultrapassou o alemão. O bicampeão ainda perderia duas posições, para Hamilton e Webber, na penúltima volta.
O top 10 na chegada, Rosberg, Button, Hamilton, Webber, Vettel, Grosjean, Bruno, Maldonado, Alonso e Kobayashi. Massa foi apenas o 13º.
Sobre os brasileiros, duas considerações…
Bruno fez uma corridaça. Largando em 14º, chegou em 7º, à frente do companheiro. Parabéns. Quanto a Massa, largou em 12º e chegou em 13º. É preciso dizer mais alguma coisa sobre a estratégia dele e da Ferrari?
Com o resultado, Hamilton assume a ponta do Mundial, com 45 pontos. Button tem 43. Alonso, 37, seguido por Webber, com 36, e Vettel, com 28. Rosberg é o sexto, com os 25 conquistados hoje.
No Mundial de Construtores, 88 para a McLaren, contra 64 de Red Bull e 37 da Ferrari.
A Mercedes está no páreo? Para lutar pelos títulos, não. Para vencer eventualmente e incomodar, sim.
E que venha (infelizmente) o Bahrein.
F1 2012 – Comentário jocoso.
Oi Fabio, parabéns pelo seu BLOG, como sempre, muito informativo, e comentários pertinentes.
O Schumacher está com uma urucubaca miserável. Alguém colocou nele um mau-olhado DAQUELES! (provavelmente, quem saiu recentemente da F1 e que, ressentido, deixou todo o seu conhecido azar. Dá para adivinhar?). Não é possivel que em três corridas SEGUIDAS aconteçam coisas que o tiram da competição! Nesta última, da China, SÓ ELE SAIU. Mesmo aquela turma encrenqueira foi até o fim. Dá para pensar!
Aconselho ao Schumacher ir URGENTEMENTE à Bahia para tirar, de vez, este encosto. Senão, nem pilotando um jato ele ganhará nada este ano.
Oche!
Pode deixar que se ele vier a Bahia vámos garantir que a urucubaca dele aumente!
[Galo Arrasador disse 3 horas atrás]
Beleza de corrida do Massa, parabéns ao nosso grande campeão. UM 13° LUGAR atrás do Alonso e das 2 Sauber Ferrari, do Senna e de outros 9 é muito bom mesmo. Nem o Barrichello conseguiria fazer tão bem. Na próxima corrida ele vai lutar pelo 14° lugar e nós todos vamos vibrar. Da-lhe MASSA!!!!!!!!!!
É para compensar aqueles anos de Ferrari onde o carro não quebrava nunca.
Maurício, já ouviu dizer que aqui se faz e aqui se paga? Pois é. Chegou a hora do Dick Vigarista da F1. Não é urucubaca, é justiça.
Abs.
Fabio, aprecio muito seus comentários sobre a F1, mas não posso concordar que a corrida não foi emocionante!
pra quem assistiu na integra, o GP da China foi muito bom.
todos falaram muito mas ninguém comentou sobre a disputa de Maldonado e Grojean que levantou até faisca.
Não da pra meter o pau no Vetel pois fez uma ótima corrida, largou em 11º a diferença é que os outros foram melhores pois acredito eu que sabem se manter melhores na pista nas condições de disputa do que o Vetel que se acostumou a correr sozinho. O Rikonen também correu bem esteve sempre por perto mas ainda não é o momento dele mas pra quem esta voltando agora, na minha opinião esta bom.
Trágico mesmo é o Galvão Bueno, não da mais pra ele não ele não consegue acompanhar o ritmo da corrida, o pau comendo na pista e ele fala de outras coisas!
Um abraço a todos.
Schumacher venceria, se não tivesse abandonado, pois faria 3 pits stops… andaria mais rápido que Rosberg então. Bruno fez uma ótima corrida, e teve muita sorte, como disse Reginaldo Leme na Tv, pois se não fosse a escapada de Grosjean pertubando Maldonado que estava passando por ali, Bruno teria dificuldades… Quanto a Massa, é o que o jornal da itália disse: “Depois do acidente na Hungria, nunca mais foi o mesmo piloto”. Isto é fato!!!!
Não venceria. Apesar dos dois terem largado com o mesmo pneu, o Schumacher nem de longe conseguia acompanhar o ritmo do Rosberg, tava tomando 0.3s por volta.
Olá Fábio, analisando os Brasileiros, Brunno está mostrando evolução a cada corrida e “pegando a mão” dessa boa Williams. Já o Massa, bom, está triste sua situação. Aquele piloto que todos vibraram em2008 quando cruzou campeão, hoje, além de não estar pilotando nada bem, é massacrado pelos próprios compatriotas e olhando por um lado, seria até bom não ter pilotos brasileiros na F1, pois ficariamos livres desses comentarias “emocionais” ou viúvas do passado, e teriamos mais os fãs da velocidade. Além disso ser piloto brasileiro na F1 é complicado. Se o cara ganha campeonato (atualmente dificil), é Deus, mas se não ganha, o cara é criticado mais que político corrupto ou criminoso… vai entender.
Legal, gostei, também acho. Temos de incentivar, mesmo que o momento não seja bom, uma hora vira. Se esta lá, não é atoa.
Meu amigo, assino em baixo o que vc disse!!! Olha, é difícil encontrar alguém que pensa como eu, pois seu comentário é a pura e cruel realidade!!! Pois o Massa é um guerreiro, infelizmente depois do acidente ele não é o mesmo e para contribuir, ele ainda não conseguiu regular o carro, como esta acontecendo com o Vettel este ano..esta tendo muita dificuldade…mas tenho pena do Massa, pois tem uns ignorantes que ainda vive a ilusão de Senna…querem ver um novo Senna na F1…Para estes deixo meu recado: NUNCA MAIS VERÃO UM SENNA, NUNCA, NUNCA MAIS!!! POIS O SENNA FOI UM MITO DA F1…BRASILEIROS VAMOS APOIAR E MOTIVAR NOSSOS ESPORTISTAS E NÃO CASTIGAR COMO SE FOSSE UM BANDIDO!!! É LAMENTÁVEL SER ESPORTISTA NO BRASIL…PAIS NOJENTO E POVO INGRATO!!!!
Esse Fábio Seixas não sabe nada, vi a corrida e o Rosberg ganharia com facilidade mesmo se o Button não perdese o seis segundos na pit, pelo amor de deus, seja imparcial, o Rosberg fez uma excelente corrido, é um piloto fenomenal, se a mercedes ficar bem ela vai dar trabalho.
Caro Fabio Seixas : mais uma vez devo
comentar leigamente no caso, a atuação de Bruno Senna , piloto brasileiro que está
em destaque por seu mérito e capacidade,
infelizmente , começou tardiamente nas competições da F1 , por um único motivo a
morte de Ayrton Senna, Bruno com inteligencia soube respeitar a dor da família Senna , e por um motivo ou outro houve uma reviravalta neste caso, inclusive relatado pela sua mãe. seja como for Bruno não perdeu tempo e não esqueceu as dicas do seu famoso tio Ayrton , genial piloto de todos os tempos .
O sonho de Senna era colocar seu sobrinho nas pistas , mas o destino ceifou
sua vida . Hoje o brilho de Bruno Senna tem muito a ver com as famosas aulas recebida do A.Senna , aos 9 anos de idade Seninha como era chamado corria de Kart , vejam só com tri campeão mundial e venceu algumas vezes lembra!
Por destino ou ironia , os primeiros pontos na Williams foi numa corrida sob a chuva Malasia , de estágiario pasou a senior belos 8 pontos . Na China mais um golpe de estrategia e deu certo , só que
na frente estava Massa , e o bico fico torto
porem levemente , e o carro da Williams resistiu, com um piloto maduro e veloz ,ao
decidir estrategia das paradas duas , fez com exelente maestria , logico pneu italiano pirelli , foi colocado a prova e Bruno fez do limão uma limonada qdo,nós
decidimos assumir os riscos , o que B.Senna fez com muito segurança . Ao contrario de Felipe Massa que não aproveitou o carro Ferrari mais uma vez, aliás o proprio Alonso também não conseguiu acertar esta macarronada italiana, Ferrari é um grande time só que os diretores comandantes estão perdidos.
Eu ainda resalto a atuação dos brasileiros na gp2 , Razia, Nars,e baiano ,
os três em destaque na gp 2 , que é um passo para F1, fiquem ligados e por favor
deem uma canja , para a gp2 afinal temos
exelentes pilotos nascendo ali . abraços
Bruno tem sorte, se envolve e provoca situações que outros pilotos quebrariam e sairiam da prova. Sorte de não estar com o carro de 2011. E vai começar as etapas européias onde as grandes equipem tem condições melhores de implementar as melhorias e aí quero ver com corridas menos “exóticas” como vai ser ….
NEOSENNISTA RINDO A TOA! HAHAHAHA!
Olá
A situacao é a seguinte: a equipe tem apenas um piloto (Scuderia Alonso F1 Clube); as estratégias dao erradas somente para um lado; o carro é muito ruim (se nao se ultrapassa nao é culpa do piloto). Qual a motivacao do Felipe, talvez apenas pelo salario e o cumprimento do contrato, mas a carreira…
Outra coisa Fabio, eu acho assim: o Gilles Villeneuve nao foi campeao mas ele ta historia muito mais que o Alan Jones (sakem é?), portanto o Jacques bem que poderia ta na lista e nao causar certa confusão
Té mais
massa, o inútil
voce e uma anta, a carreira dela esta acabada mas voce com certeza e um perdedor comparado a ele, Bloody cock smoker!!!!
Massa, o invisivel…
Só um adendo: Schumacher, quando abandonou a prova avisou a equipe que perdeu uma roda mesmo, não o cambio “I loose a wheel…”
Rosberg ganhou na raça esta corrida. E Felipe Massa parece que não sai do atoleiro. Entendo ele. Além do acidente com a mola a política interna da Ferrari também não é de se aprovar. Muitos perdem o ânimo por ser tão segundo quanto. No fim, entre os brasileiros, quem ganha é Bruno Senna, pois este está mostrando evolução.
só faltou as considerações finais sobre o mole do raikkonen em não fazer o pit… ja que perdeu diversas posições e nem entre os 10 ficou
Não foi uma corrida tão emocionante como a Malásia , mas foi boa sim. Bela prova de BRuno Senna, largando em 14 e chegando em 7. Ah, e ainda chegando à frente do Maldonado, que não é mal piloto não… Senninha vai, aos poucos, mostrando seu valor. E quanto a Felipe Massa, cada vez mais os acontecimentos vão lhe mostrando que ele deve procurar outra equipe pra 2013. Tudo conspira contra ele dentro da Ferrari, depois que Alonso chegou. Até !!!
gostaria de saber porque você errou tanto ao falar sobre filhos de ex campeões , e qual corrida vc assistiu afinal, e sobre o comentário do schumi vc traduziu errado, vc mesmo fez essa reportagem????.
Errei algum filho de ex-campeão? Ou você acha que o Gilles conquistou algum título? Sobre a corrida, não gostei. Mas cada um tem sua opinião. Sobre a tradução do rádio do Schumacher, posso ter me confundido, acontece quando se está ao vivo numa rádio. Se for o caso, retifico aqui. Um pouco mais de educação de sua parte também ira bem.
Abs
QUANDO DIGO PILOTO MUITO BOM, NÃO QUERO DIZER COM ISSO QUE ELE(VETTEL) SEJA EXCEPCIONAL COMO UM FERNANDO ALONSO. E até me arrisco a dizer que Perez com essa RBR do Vettel Teria chegado em primeiro, com uma boa estratégia, claro. – BUTTON SÓ NÃO VENCEU A CORRIDA POQUE HOUVE UM ERRO NOS BOXES, COMO TMBÉM LEWIS TERIA VENCIDO AS 2 PRIMEIRAS DO ANO CASO A MCLAREN NÃO TIVESSE ACABADO COM AS DUAS POLES DE LEWIS NAs CORRIDAs.
Acho que houve uma serie de ultrapassagens e disputas. Massa não tem mais jeito, a pancada na cabeça realmente deve ter afetado alguma coisa. É pegar os resultados de antes e comparar como depois.
Sim Fernando, a pancada na cabeça mudou a forma do Massa pilotar…INFELIZMENTE!!! O proprio Nelson Piquet disse que quando ele sofreu o acidente em indianápolis em 92, disse que quando voltou, já não era mais o mesmo, aquele piloto agressivo e competitivo!!! E hj é o que esta acontecendo com o Massa, torço muito que Ele consiga superar este trauma, pois não é fácil..somente vão entender o que passa com o Massa, pessoas que como eu sofreram acidente de carro, pois quando volta a dirigir, vc volta muito mais medroso.. rs e cauteloso…evita ultrapassagens e não se arrisca muito…é complicado..mas é real!! E acredito que o Massa esta passando por isso, ainda mais pilotar a 318km/h…rs FORZA MASSA!!! AVANTI!!! AVANTI!!!
eu não entendo esse negócio de piloto dizer que corrida foi divertida! Todos sabemos que ali dentro é pura pressão psicológico e o ambiente muitas das vezes não é o mais amistoso.
Você viu a mesma corrida que o resto do mundo?
Não, mas tolero opiniões diferentes.
No final da corrida uma série de ultrapassagens devido unicamente ao desgaste de pneus e a galera delirando dizendo que foi uma corridaça….puta que pariu papai! Novamente, uma corrida sem graça e sem ultrapssagens, e ai, falo em ultrapassagens de verdade e não as resultantes dessas palhaçadas de “abertura de asa”, etc. A fórumla 1 morreu faz tempo.
“pouca disputa na pista”??
As ultimas 20 voltas tiveram um número impressionante de brigas e ultrapassagens e você me fala isso?? Meu Deus….
Acho que o Fábio deu umas cochiladas durante a corrida…
Fabio,
Vimos a mesma corrida??
Teve muito pega!! Inúmeras ultrapassagens!! Foi empolgante!!!! Posições indefinidas até a penúltima volta….
Corridaça!!!!
Acho que para o Button o erro foi pior mais pelo fato dele ter voltado atras do Raikkonen/Vettel que tinha um ritmo bem pior que o do Rosberg, o Vettel nao conseguia passar o Raikkonen e o Button nao conseguia passar o vettel por causa da abertura da asa…
lê, lê, lê, lê… Vida de segundo piloto é difícil é difícil, vida de segundo piloto é difícil é difícil… tem que deixar passar, tem que deixar passar…. lê, lê, lê, lê…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…… Massa Isaura! kkkkkkkkkkkkkkkk…. Leôncio deve ser o Alonso! kkkkkkkkkkkkkk
Muito boa!! Kkkkkkkkk
Fábio, não sei de onde você tirou que a corrida decepcionou.
As primeiras vinte voltas foram um marasmo, é verdade.
Após certo tempo, a dinâmica das estratégias mudou a cara da prova, fazendo carros estarem em posições desproporcionais em relação aos seus desempenhos.
Além de dezenas de pegas e ultrapassagens, fiquei surpreso com o nível de pilotagem apresentado: todos os pilotos estavam em seu limite e não houve nenhum acidente diante de tantas disputas acirradas por posição.
Enfim, uma corrida cheia de alternativas e momentos interessantes.
Apesar do massa ter parecido que melhorou e no final ficou em 13º. o negocio é esperar que baixe um santo nestes brasileiros para que melhorem mas prefiro torcer pra eles que fuder eles.
Agora para os super pilotos que voces tanto falam, só digo uma coisa.
CADÊ?
cade o alonso, o superpiloto fico em nono, e tem que pedir pro companheiro dexa passa pra ver se consegue alguma coisa, chega e passa e para de fuder o massa mais ainda, se ele é tao bom pq nao ganhou. Ah é porque tinha trafeguzinho na frente e nao deu conta de passar, escutar isso de um piloto é mediocre, vai lá e passa, voce ta la pra correr e passar quem tá na sua frente.
Cade o vetel, chego em quinto mas com o carro e o talento prodigio que tanto falam tinha que ter ganho.
Cade o iceman,o raikonen esquento a cabecinha e chego atras do massa, largou em quarto.
Cade o perez e o kobaiashi, porque agora nao falam que eles tem que ir pro lugar do massa.
Cade o shumi, ate queria que ele fosse bem mas saiu de novo.
So rosberg,buton e hamilton fizeram direito.
Prestem atenção nas corridas o massa ta uma nhaca mas os outros pilotos são tão melhores assim, e dessa vez ele estando pior chegou só 5 segundos atras do alonso. Esse negocio de estrategia as vezes da certo as vezes não. se nao deu certo pra ele entao ele é ruim, se ele é ruim entao o raikonen é horrível, perdeu 10 posições.
O fabio seixas para de só fala mal do massa, fala mal desses outros pilotos ai que também não fizeram diferença nenhuma, não foi só massa que se deu mal não. ele tá mal mas seja menos parcial e não coloque emoção nos seus comentarios. jornalismo é imparcialidade, até para o esporte.
E o tal fenomeno de 2010 e 2011, vem mostrando até o momento, que sem aquele foguete que o mago da aerodinâmica tinha feito pra ele, até o “momento” vem demonstrando ser um piloto comum. Vettel é muito bom, mas ainda está muito aquem para ser levado ao nível de um Ayrton, Nelson Piquet e Mansell.
Idiota frustrado é pouco pra esse cara…Get a life,Eduardo…rs
Caro Fábio !
Em minha opinião os comentários que percebo em sua coluna , mais parecem comentários de torcedor. Na verdade o resultado de uma corrida e sempre proporcional a qualidade do carro. É só observar os resultados do Schumacher, do Vettel , Alonso. No final a conta Melhor carro = Melhor Piloto. Outra coisa a Ferrari é uma vergonha , não preciso dizer mais nada. A F1 parece aquelas lutas ensaiadas de TV . Foi-se o tempo dos carros de coragem e de pilotos que peitavam os proprietários. Caso contrário o Senna e Piquet nunca seriam campeões.
Abraços
Desculpe, cara, mas acho q vc vê outra F-1. O Alonso é tão melhor que o Massa que sempre chegue à frente dele e ainda consegue vencer, mesmo com um carro ruim. Infelizmente não temos pilotos de ponta hoje em dia. O Massa é mediano, e só. Torcer a gente pode, ficar sem enxergar o óbvio, não devia.
Pois é. Com um carro que nas mãos do outro piloto nunca viu um Q3 e não parece que vai pontuar tão cedo, o Alonso já conseguiu uma vitória. Pergunto então ao Eduardo Pacheco: em 1984 alguém dizia que o Senna era um piloto ruim só porque “ele não ganhou nenhuma corrida”? A situação é semelhante: um carro que é praticamente um lixo, mas com a diferença que na oportunidade que o Alonso teve pra mostrar seu talento o GP foi até o fim (em Mônaco 84 foi interrompido quando o Senna já quase chegava no Prost). Em condições normais (como as que Alonso teve esse fim de semana), Senna também sofria pra ganhar uns pontinhos em 84, o que não o impediu de fazer três pódios, uma melhor volta e uma “quase vitória” quando chovia. Senna tinha um carro que era só o sétimo entre os construtores, e a Ferrari atual parece não estar muito melhor que isso – é só conferir os tempos de volta em condições normais e ver que eles estão em geral de .7s a 1.2s mais lentos que os carros mais rápidos, de forma que Alonso e Massa têm normalmente que lidar com carros de cinco ou seis equipes que quase sempre estão bem mais rápidos que eles. Com chuva, em que o valor do piloto acaba se sobressaindo, o Alonso conseguiu fazer milagre. Em condições normais vai ser isso aí mesmo, um nono lugar aqui, um oitavo ali, um quinto se a estratégia for perfeita e rolar um abandono, etc. (Alonso tem contra si o fato de que a confiabilidade dos carros atuais é muitíssimo maior que as de 84 – naquele tempo ainda dava pro Senna “herdar” algumas posições devido aos vários abandonos que sempre aconteciam nas corridas, no caso do Alonso, nem isso). E isso obviamente do Alonso, que desde a estréia na pior equipe da F1 vem mostrando que sabe tirar leite de pedra – no caso do Massa, se ele conseguir pontuar com esse carro já tem que dar graças a deus…
A vitoria de alonso foi armada é claro né, vc sabe disso?
ele teve muita sorte e depois atras dele estava uma sauber que no dia estava andando muito,que ia passa facil,e que hoje nao fez nada. vc acha q perez errou pq nao aguentou a pressao, alonso manda na f1, e é sauber motor ferrari. entao nao considere esta vitoria por favor vai!!!é piada.
Cada um correu no seu tempo , se é bom como falam vao lá e corram pra valer como nunca correram. de ferrari, mclaren ou de hispania. se é bom tem que ser bom sempre e não vejo isso do alonso, como idolatram ele
Via senna encarando de igual pra igual com qualquer carro mesmo q ele perdesse a disputa ele ia até o limite agora quando o alonso pega um piloto ou um carro melhor pela frente ele não da conta e arranja uma desculpa de que teve muito trafego e por isso nao foi melhor. Nao ouvia isso de senna não
É verdade. Mas também é verdade que a Ferrari não ajuda em nada (aliás só atrapalha). Sem contar que o a equipe e o Alonso não são nada honestos na F1.
Lucio,eu sei q massa é pior que alonso, eu enxergo o obvio , apesar que nao consigo acreditar como ha uma diferença tao grande entre dois pilotos da mesma equipe, só com alonso essa diferença é enorme, e na ferrari maior ainda, pelo que eu vejo nos ultimos tempos. mas se o cara é tao bom assim nao precisa ficar mandando os outros sairem da frente, fica nervosinho porque nao conseguiu passar alguem. O alonso é sortudo extremamente sortudo e muito dickvigarista também não se esqueça disso, ou voce acredita que ele venceu a corrida no braço porque ele segurou o perez, marmelada total, enxergue o obvio voce tambem
É por isso que eu sempre disse que na F1 moderna nao existe o melhor piloto disparado. Não existe o super piloto. Existe é o melhor carro. Quem tem o melhor carro/equipe vence mesmo que nao seja o melhor piloto.
Para saber quem é o melhor piloto deveriam todos ter equipamentos iguais.
Mas o Damon Hill não tem nenhum parentesco com o Graham Hill. E vc esqueceu de mencionar o Jacques Villeneuve, abs
Damon é filho do Graham. E eu falei de filhos de campeões mundial. Gilles, infelizmente, não chegou lá.
Abs
Diego, o texto está claríssimo. Você pisou na bola. Abraços, digo eu!
E’ infelizmente não teria sido um dos melhores! Esta no Valhalla junto a Senna e outros valorosos!
O Damon Hill não tem nenhum parentesco com o Phil Hill, americano campeão do mundo pela Ferrari, mas como o Fábio disse, ele é sim filho do falecido Graham Hill…
Caro Diego o Damon é filho do Graham e o pai de Jacques foi um grande piloto mais não foi campeão ler, ler ,ler
Fabio, deixa pra la..o minimo que se espara por aqui e o minimo de conhecimento de F1…mas aqui tem muito palpiteiro de plantao…
Como é duro assistir à corrida com comentários do Galvão. Quando Perez estava sendo pressionado, com pneus desgastados, ele falou que é isso mesmo que deveria fazer pois estava defendendo posição. Quando Massa recebeu ordens (outra vez) pra deixar o Alonso passar ele contemporizou e simplesmente falou que a equipe mandou pois a estratégia do Alonso era diferente. Uma piada. Logo depois teve uma disputa ferrenha entre os dois parceiros Perez e Koba, um quase jogando o outro pra fora da pista e ele praticamente se calou. O pior de toda a corrida foi a narração. Um fiasco, aliás, já faz tempo e o Galvão deveria aposentar. Parabens ao Bruno por mais uma ótima corrida. Falando em estratégia de pneus, se a de Massa foi ruim o de Raikonen foi péssimo pois no final ele nem marcou pontos enquanto seu companheiro chegou em sexto.
Realmente, o Galvão há algum tempo tá sendo incoerente em muitos momentos na transmissão. Já é hora de pensar em parar. Quanto à estratégia, são apostas, ninguém sabe no que vai dar. Se as estratégias de Massa e Raikonnen tivessem funcionado, ninguém estaria fuzilando eles agora. Podem dar certo, podem não dar. É complicado. Falar mal depois que deu tudo errado é fácil. Mas é visível que houve uma melhora no desempenho do Massa. Vamos torcer pra que a estratégia das próximas corridas o ajude a chegar mais a frente e não seja um fracasso como a de hoje.
Aliás, o problema do Galvão é que ele fica com essa mania de achar que sabe mais do que tem pra saber da F1 e fica dando pitaco de coisa que ele tira não sei daonde. O cara viaja muito, principalmente quando o Burti não tá lá pra traduzir o rádio dos pilotos. Ele solta uns absurdos as vezes que não dá pra entender.. Sem falar nos outros comentários todos. É triste. Não discuto a experiencia que ele tem na F1 mas ele poderia ser um pouco mais conciso e imparcial as vezes. Mas começa a ouvir coisa a mais, começa a ver coisa a mais, coisa a menos e sai deduzindo e falando absurdos. Tipo quando o mecânico errou o pit do Schumachaer.. Ele fuzilou o mecânico da roda traseira, e praticamente mandou o Reginaldo Leme calar a boca quando ele disse que era o mecânico da roda dianteira. Sem falar nos outros cortes todos que ele deu no Reginaldo Leme… Galvão tá ficando difícil aturar…
Sem contar as traduções do rádio. Ele não entendia algumas transmissões e inventava uma explicação na hora. É muito triste ficar acordado de madrugada pra ouvir um cara que acha que sonos idiotas e que não entendemos nada.
Nem me fala… quando o Rosberg entrou na trigésima volta sem trocar pneus eu já havia entendido que ele ia pra duas paradas… e o Galvão falando que a corrida tava nas mãos do Button… e na quadragésima quinta volta o Galvão ainda tava falando em uma terceira parada do Rosberg. Fora as várias outras mancadas….
Alonso e Kimi pegaram a parte suja da pista e acabaram com os pneus…Alonso nisso perdeu posição para Grojean e as Williams e o Kimi perdeu para uns 5 carros seguidos. Alonso teria chegado em 6o. lugar e estaria melhor na tabela! massa está ridículo…vai ser demitido no meio do ano, se bobear sem pontos!!!
Não acho que a corrida foi ruim, tiveram uma série de ultrapassagens do terceiro colocado para trás…fora o show do Hamilton e do Button tomando a posição do Vettel…o Webber tb pegou carona nessa deixando o campeão pra trás.
Mto bacana a corrida do Rosberg, do Bruno Senna tb…a corrida foi bem legal sim senhor.
Caro Fabio,
Seus comentarios sao sempre otimos e sensatos, por favor retire o infelizmente do Bahrain, eu vivo com minha familia neste querido Kingdom of Bahrain, e’ excelente, ha tantos braslieiros aqui e somos tao felizes, por favor meu querido nao se deixe influenciar por questoes politicas e reliogiosas, os que pintam este pais de mal, sao na verdade os malvados.
Eu nao gosto de opinar sobre politica ou religiao no pais dos outros, mas nao posso negar fatos, os maus estao fantasiados de cordeiros, mas eles sao os lobos maus, muito maus…
O Bahrain e otimo seja bem vindo voce, seja bem vinda a F1.
Nada contra o Bahrein. Estive 3 vezes aí e fui muito bem tratado. Mas é temeroso a F-1 ignorar a convulsão de um país, seja ela o Bahrein, a África do Sul do Apartheid ou qualquer outro.
Abs
Pois então não deveria ter F1 no Brasil.
Convulsão social disfarçada, aqui morre mais gente por arma de fogo que o Iraque e Afeganistão juntos, e não estou exagerando, procurem nas estatisticas.
Comentário perfeito da Cris.
Nao vamos entrar em politica! Este forum é sobre F-1, o reino do dinheiro!
Muito bem posto o comentário sobre o apartheid na Africa do Sul.
Sobre o Bahrain nao sei quanto é seria a coisa ai se as imagens publicadas mostram sò uma pequena parte da populaçao so estando la para entender. Mesmo assim a F-1 não esta nem ai com o mundo e isso é triste!
Em numeros brutos pode ser, mas aí é estatística furada, mas faça a comparação proporcional à população.
Em Salvador da Bahia morrem 20 por final de semana…de tiro.
Cris a convulsão lá está num patamar diferente tem perigo de atentado, bomba, morte você com certeza nunca viu ninguém morrer no grande premio do Brasil
ainda existe apartheid na África do Sul? Pode existir veladamente, mas oficialmente não. CErto?
Não há mais, oficialmente. Mas quando a F-1 corria lá, existia.
Abs
O Fabio. Vc assistiu a corrida ou sonhou com ela? A corrida teve dezenas de ultrapassagens e vc diz que ela foi monótona? Give me a break!
VAI VER É PORQUE O VETTEL TOMOU PASSÃO ATÉ DO WEBBER QUE MUITOS CHAMAVAM DE PILOTO MEDÍOCRE EM 2011. E SEM contar que a maioria das ultrpassagens do cara que só é fenomeno quando tem um foguete nas mãos, foram em sua maioria de forma indireta.
“muitíssimos pits e pouca disputa na pista”, o terço final da prova, com todo mundo junto graças às diferenças de estratégias não foi bom? pouca disputa? quanto carros o Button e o Hamilton tiveram que ultrapassar? Quem le apenas o início da sua matéria acaba tendo uma visão errada da corrida. Ou só viu o compacto da Globo!