Rosberg, num GP estratégico
15/04/12 05:57A F-1 tem um novo vencedor. O 103º da história da categoria.
Rosberg fez uma pilotagem perfeita, contou com um erro nos boxes da McLaren, e venceu nesta madrugada o GP da China.
Levou 111 provas para isso. E encerrou um jejum incômodo: de zero ponto nesta temporada, pulou para 25.
Um resultado com pitadas históricas. A equipe Mercedes não vencia uma corrida na F-1 desde o GP da Itália de 1955, com Fangio. E Rosberg tornou-se apenas o segundo filho de campeão mundial a vencer na categoria, seguindo os passos de Damon Hill.
Button foi o segundo colocado. Hamilton completou o pódio.
Uma corrida estratégica. Pneus esfarelando, muitíssimos pits e pouca disputa na pista, lembrando o início do ano passado.
Depois de provas tão boas na Austrália e na Malásia, o GP da China decepcionou um pouco. Principalmente partindo de um grid tão interessante.
Na largada, Rosberg disparou na frente, sem ser ameaçado.
Schumacher demorou um pouco pra sair, mas manteve a segunda posição. Button foi bem: pulou de quinto para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta: Rosberg, Schumacher, Button, Raikkonen, Hamilton, Pérez, Kobayashi, Alonso, Webber e Massa. Bruno, que deu um totó no compatriota na largada, ganhou duas posições, cruzando em 12º.
Não houve muita emoção nas primeiras voltas, nem com a liberação do uso da asa traseira.
Na sétima volta, Webber parou nos boxes para trocar os pneus macios pelos médios. Deu certo. Na oitava, ele cravou o melhor tempo até então.
Pronto, outros começaram a fazer o mesmo. Na nona volta, Kobayashi parou para trocar os pneus. Na décima, Hulkenberg. Na 11ª, Raikkonen e Hamilton _e o inglês, que colocou os macios, se deu melhor na acirrada dividida na saída dos boxes. Button, Grosjean, Di Resta e Maldonado pararam na 12ª.
Schumacher e Alonso pararam na 13ª, e logo depois o alemão abandonou. “O câmbio quebrou, estou fora da corrida”, disse, pelo rádio.
Não, não foi exatamente isso. O replay mostrou o mecânico da roda dianteira direita indo ao desespero no momento em que o alemão deixou os pits. Alguma coisa estava mal apertada ali. Ficou pelo caminho.
Líder, Rosberg entrou na 14ª volta. E Pérez voltou à ponta de uma corrida, o que durou até a 16ª, quando foi sua vez de colocar os médios.
Massa, que largou com os médios, assumiu a liderança. Mas demorou demais para fazer o primeiro pit. Demais, demais.
Um erro. Enquanto girava em 1min44s, a concorrência estava em 1min42s. Só entrou na 19ª volta. Voltou em 14º lugar. Começava a se desenhar o fiasco do pit wall ferrarista…
Ao fim dos pits, na 20ª volta, o top 10 era formado por Rosberg, Button, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Webber, Kobayashi, Grosjean, Vettel e Pérez.
Na 22ª, Webber abriu a segunda janela de pits.
Sim, pit stops de novo.
Hamilton parou na 23ª. Button, na 25ª. Depois pararam Kobayashi, Alonso, Raikkonen, Vergne, Kovalainen, Bruno…
Massa seguia na pista, numa estratégia diferente, de apenas dois pits. Na 30ª volta, Alonso encostou nele. “Faster than you?”
Não, desta vez a Ferrari explicou melhor a situação. “Fernando está numa estratégia diferente. Deixe-o passar”, disse o engenheiro. E o espanhol passou.
Lá na frente, Button, de pneus novos, voava e se aproximava de Rosberg. Enquanto o alemão insistia em permanecer na pista, virando 1min43s, o inglês era o mais rápido, na casa de 1min41s. E a diferença entre eles ia despencando.
Rosberg só parou na 34ª, quando sua folga para Button já tinha caído para 14s. E o inglês assumiu a ponta.
McLaren e Mercedes passaram então a fazer contas. Na 37ª volta, Button tinha 8s sobre Rosberg. Os dois parariam. A vitória parecia nas mãos do inglês.
Parecia.
A McLaren só não contava com o erro no pit. O rapaz da roda traseira esquerda se embananou, e o inglês perdeu um temporal. Mais: perdeu, naquele instante, qualquer chance de vitória.
Rosberg venceria sem esse erro? Provavelmente, até porque fez um pit a menos e, mesmo assim, soube conservar bem os pneus. Mas, claro, o problema nos boxes da McLaren deixou sua vida menos difícil.
Na 42ª, Massa parou. Era quinto, voltou em 14º. Que bela estratégia, não?
Faltando dez voltas, Button era apenas o quarto, a 26s3 de Rosberg. Entre os dois Raikkonen e Vettel. Não, não daria mais para ele.
Na 48ª, o finlandês errou e foi superado por Vettel e Button. Na 52ª, Button ultrapassou o alemão. O bicampeão ainda perderia duas posições, para Hamilton e Webber, na penúltima volta.
O top 10 na chegada, Rosberg, Button, Hamilton, Webber, Vettel, Grosjean, Bruno, Maldonado, Alonso e Kobayashi. Massa foi apenas o 13º.
Sobre os brasileiros, duas considerações…
Bruno fez uma corridaça. Largando em 14º, chegou em 7º, à frente do companheiro. Parabéns. Quanto a Massa, largou em 12º e chegou em 13º. É preciso dizer mais alguma coisa sobre a estratégia dele e da Ferrari?
Com o resultado, Hamilton assume a ponta do Mundial, com 45 pontos. Button tem 43. Alonso, 37, seguido por Webber, com 36, e Vettel, com 28. Rosberg é o sexto, com os 25 conquistados hoje.
No Mundial de Construtores, 88 para a McLaren, contra 64 de Red Bull e 37 da Ferrari.
A Mercedes está no páreo? Para lutar pelos títulos, não. Para vencer eventualmente e incomodar, sim.
E que venha (infelizmente) o Bahrein.
acho mt cedo pra dizer que a Mercedes não vai brigar pelo título….
Bruno foi bem, mas acho que ele contou com a sorte também. Maldonado estava mais rápido que ele e se aproximando para ultrapassa-lo quando o Alonso errou e ficou colado atrás do venezuelano. Se defendendo do Alonso ele não pôde mais atacar o Bruno. Não sei se é pq ele é atrevido, mas acho o Maldonado mais combativo na/o defesa/ataque de posição.
Pneu que dura 7, 10 voltas que chatiche que F1 é essa, desisto, eu “era” um fã de carteirinha, parei, vou acompanhar a Nascar, Motogp, SBK muito melhores!!!!
Desisto mesmo, parei, a F1 tem que se reinventar, mudar desse jeito não dá.
Senna em evolução . Prestem atenção nele !
Escolher a mesma estratégia do vencedor da corrida não significa que Massa tenha escolhido a estratégia correta. Desastrosa a escolha da equipe ou do piloto, não sei de quem foi a culpa, mas me parece que a equipe começa a preparar o terreno para um despedimento sem culpas. Os 14 pontos do Senna mostram que Massa já poderia ter outra vida na formula 1 se já tivesse deixado a ultrapassada Ferrari. Espero que os próximos brasileiros que chegarem a Fórmula 1 esqueçam essa recente obscessão pela equipe do cavalinho. O vestígios da passagem de Shumacher já se esfumaram. Só resta o velho mofo do passado (pós Scheckter, ou seria Lauda?). Massa já estava distraído demais o ano passado e este ano ainda pior. Precisa de um período de reflexão como fez Raikonnen. Uns aninhos noutra categoria faria bem. O que precisa é tratar urgentemente, pelo menos, de conversar com outras equipes. Eles já sonham com o Perez e esse parece muito mais excitado com as corridas no momento do que Massa.
O problema é que o Massa é ruim, só isso.
A corrida foi mesmo menos interessante do que o grid sugeria…mas foi mais uma prova de que a categoria está muito equilibrada, a diferença entre as 4 melhores equipes é pequena. A não ser a Mercedes…parece que eles acharam algo, resolveram o problema do ritmo de corrida. Porque Rosberg foi praticamente inalcançavel hoje. Mesmo sem o erro dos boxes Button não iria brigar pela vitória, ele ia parar de novo, voltando cerca de 13s atrás. Ele ia baixar essa diferença nas primeiras voltas com pneu novo, mas depois ia se estabilizar. Todos vimos como Rosberg teve um ritmo forte até o fim. Se o desempenho da Mercedes a partir de agora for esse, discordo que ela não lutará pelo campeonato. Muito pelo contrário, passou a ser a favorita. E hoje também serviu para mostrar que a Ferrari não está tão no fundo do poço assim…o ritmo de corrida do Alonso foi igual ao da Mclaren. Ele estava grudado no Hamilton no fim da corrida. Se não fosse o erro ao tentar ultrapassar o Maldonado ele ia brigar pelo 4o lugar com o Webber. O problema real da Ferrari é a classificação. Não dá pra pensar muito alto largando de nono…E a decepção foi a Sauber. Mesmo colocando um piloto em 3o no grid continuam pensando como equipe pequena. Quis fazer só 2 paradas e ficou se arrastando pela pista. Já que tem um bom carro, que lute de igual pra igual com as outras. Tudo bem que a má largada do Koba ajudou, mas com certeza conseguiria algo melhor que um décimo.
“e pouca disputa na pista” – Como assim?
Você não viu os pegas:
Alonso X Maldonado?
Pérez X Kobayashi?
Button X Vettel X Webber X Hamilton?
A queda de posições do Kimi perdendo várias posições numa mesma volta? (inclusive para o Bruno que, se não passasse, seria atacado ferozmente pelo Grosjean).
A quanto tempo você não vê uma fileira tão próxima de carros brigando da 5ª até a 9ª posição?
Fábio, excelente texto, mais uma vez. O ponto a retificar é ir na onda do Galvão. O problema do Massa não foi a estratégia, é o ritmo de corrida. Parece que ele “está com medo de ultrapassar”. Na metade da corrida ele estava no meio do pelotão e todo mundo foi passando o Di Resta, ele até então 1,5 segundo mais rápido e quando chegou, nem esboçou uma tentativa de ultrapassagem. Além do carro ruim, ele está muito inconsistente.
Eu não vou na “onda do Galvão” simplesmente porque não ouço o Galvão na F-1. No mesmo horário, estou ao vivo na rádio.
Abs
ola tenho uma van faço entregas pra quem precisa meu carro e de muitos colegas são da renaut e gm, mas quando aparece algum de mercedes,puts. isso q é carro!
Acho que assistimos corridas diferentes .
Teve muita briga nas primeiras posições .
Excelentes pegas com Webber.
Foi uma ótima corrida . valeu ter acordado.
Massa esteve bem .. pena a demora pra trocar quando já estava lento.
Eu sou o rei de escolhas erradas nas madrugadas. Perco as boas corridas e quando fico acordado tem essa corrida meia boca.
O carro da RBR não é tão ruim o quanto dizem. é que os outros estão mais próximos este ano. Não existe ainda um carro a ser batido como o que falam sobre a Mc Laren. É que Hamilton e Button (nessa ordem) formam a melhor dupla do grid. Na RBR levará quem tiver mais braço, e se a equipe não “empenar” para o Vettel, o Webber leva na moral. Bruno Senna com certeza se não tivesse parado tanto tempo em sua carreira seria um super piloto. O menino tem gana e quanto ao Hamilton, tá jogando certinho certinho e se ele tivesse largado em segundo caso não houvesse punição pela troca do câmbio, a história certamente seria outra. Vettel com carro equiparado ao do restante do grid não é lá essas coisas!
Boa prova Nico mereceu a vitoria não errou e foi rapido,parabens.
A mercedes só fez dois pits e venceu a prova
Esta foi a novidade todo mundo foi pego de surpresa a mercedes gasta muito pneu etc
e tal e surpriendeu todo mundo com 2pits..
Brasileiros tirando a cagada logo na primeira curva quando chegou a bater em massa Bruno foi muito bem.
Massa continua o mesmo chegou a liderar
a prova andou lá na frente foi muito bem
na sua zona de comforto chegou em decimo terceiro…
Notas
Na ultima corrida a ferrari com um carro ruim venceu e surpriendeu a todos.
Hoje a mercedes com um carro que distruidor de pneus venceu a prova apenas com dois pits…
Eu não acredito mais em nada..
fazia que tempo que nao vinhamos uma corrida, teve mais cara de indy do que de f1, devido a proximidade dos carros. que estratégia pífia para o massa, poxa sabem que nao anda muito, e ainda o colocam para ser humilhado, tomando 2 segundos por volta no meio da prova, inadimissivel. o erro da ferrari com massa, continuou com alonso. parabéns a willians deu show na estratégia, a redbul também, e a lotus pena que os pneus nao aguentaram até o final do kimi. outra equipe que foi bem é a mclaren, mercedes fez uma corrida só dela. a ferrari foi a pior nas estratégias. massa teve lampejos de piloto quando segurou o pelotão por algumas voltas. e liderou 1 volta.rsrs.
Como assim poucas disputas? Você viu mesmo a corrida?
Ih! Se o Seixas disse que a Mercedes não luta pelo título pode até pintar o octa 😀 Lembram que ele foi o mesmo que disse que a McLaren tava atrás das RB na pré-temporada? Rapaz, tu tá mal no chute viu! E para quem gosta de teorias mirabolantes: vai que esse duto da Mercedes é um cavalo de Tróia, só um breguesso pra chamar a atenção dos outros e fazer todo mundo perder o foco no desenvolvimento. Gostei da prova, só acho que erraram a mão na área do DRS.
Fabio nao entendi essa parte do seu post:
“McLaren e Mercedes passaram então a fazer contas. Na 37ª volta, Button tinha 8s sobre Rosberg. Os dois parariam. A vitória parecia nas mãos do inglês.”
Como assim “Os dois parariam.”? A estrategia do Rosberg nao era DUAS paradas, ele ja tinha parado na 14a. e na 34a., poruqe pararia outra vez??
Mas a McLaren não sabia disso àquela altura. Mas concordo que o texto poderia ser mais claro.
Abs
Em que pese a agradável surpresa da ascenção de algumas equipes, é realmente impressionante a decadência da outrora poderosa Ferrari. Tudo que foi feito na era Schumacher, com Ross Braun, foi jogado fora. E não é culpa do Massa não. Ao invés de mandarem o Massa embora devem urgentemente procurar outro chefe de equipe. É bastante interessante que projetistas que não seram certo na Ferrari dão certo em outras equipes e Sauber que usa motor Ferrari, ande na frente, pela primeira vez da equipe principal. A conclusão é simples: Fora Domenicali! Parem de pegar no pé do Massa. O problema mesmo é mais em cima.
VIVA O BRUNO SENA ESTÁ TIRANDO LEITE DE PEDRA, QUANTO AO MASSA TÁ NA HORA DE ELE VOLTAR PRO KART, AGORA O KAKÁ BUENO!!! KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAAAAA QUEBROU, ESSE ARROGANTE PILOTO DA GLOBO…
Bom dia !!
Uma pena o Schumacher sair logo cedo da disputa. Agora o Glavão ficou o tempo todo falando que a corrida estava no colo do Button quando eu já estava careca de saber que a estratégia do Rosberg era outra..faltando 10 voltas pro final é que o Reginaldo teve a brilhante idéia de que o Nico não ia parar de novo..putz..fala sério…
Me referindo ao Massa, eu nunca vi uma má fase tão complicada de um piloto de equipe grande quanto estamos vendo agora, será que já existiu? pago pra ver…
O mecânico que fez aquela BAITA CAGADA na roda do carro do Schumacher é o mesmo que deixou a roda solta nos treinos para o GP da Bélgica 2011. Na época Ross Brawn ia demitir o rapaz, mas Schumacher tava em dia de compaixão, e quando viu R.Brawn GRITANDO com o mecânico entrou no meio do rolo e disse tomando uma cerveja Putsz-Schuey:
“Isso acontece Ross esta tudo bem, vc não vai perder o emprego moço mas a partir de agora vc não vai mais trocar a roda! Vai ficar segurando o pirulito que é MUITO mais fácil. Só precisa ficar ATENTO se todos os mecânicos trocaram os pneus, quando eles FIZEREM O SINAL com a mão aí vc levanta o pirulito e eu sigo a corrida, molesinha”
O nome desse mecânico alemão pra quem não se lembra, chama-se Hubben Pedechinelenn. Acho que depois dessa Pedechinelenn só vai passar flanelinha no carro do Schumacão.
Olha o Schumacher e R.Brawn “erguendo” pela terceira vez uma equipe partindo lá de trás, agora cada pódio e cada vitória vai ter valor muito maior.
Querendo ou não, 50% dessa vitória do Nico tem o dedo do trabalho do Schumacher…e foi uma vitória do Nico derrotando todos os rivais na pista, teimaram tanto mas enfim fizeram o carro melhorar(e tem piloto que chora chamando o carro de porcaria, olha o Alonso teve uma BOMBA em 08 e nunca se atreveu a falar isso do carro, nesse mesmo ano venceu o GP do Japão na raça! O mesmo aconteceu com essa carroça de Ferrari, venceu o GP da Malásia). Já pensou se esse carro Mercedes começa fazer pódios e vitórias, Nico e Schummy entram pra briga do título, e a chance de dobradinha nesse GP era real! Não é a toa que as rivais estavam tentando a todo custo impedir a “engenhoca” do R.Brawn, quando ele acerta no projeto o carro começa voar(vai saber até onde isso esta fazendo o carro melhorar). E essa Mercedes pode evoluir ainda mais, Schumacher disse isso em uma entrevista recente:
“Sei que nosso ritmo de classificação é melhor que o de corrida, mas estamos avançando bastante na solução desse problema durante a prova”
“Pode não parecer verdade, mas estou tão interessado, tão focado em desenvolver um carro potencialmente vencedor que não penso nisso. Mais para a frente no campeonato, claro, será inevitável.” Schumacher adiantou: “Estou tendo imenso prazer nesse trabalho por começar a ver os resultados”. É como quem diz que se continuar assim, por que não renovar com a Mercedes e realmente se divertir ao voltar a lutar pelas vitórias? “Sinto-me, ainda, perfeitamente capaz de vencer na Fórmula 1.”
http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/schumacher-sinto-me-ainda-perfeitamente-capaz-de-vencer-na-f-1/
Isso aos 43 anos lutando contra a lei da natureza, as críticas e as gosações! Raikkonen pela idade jovem e por ter se aposentado antes da hora retomou a carreira, mas Schumacher não, ele terminou uma e começou outra em 2010…surreal.
Outros campeões não tiveram essa coragem depois dos 40 anos! Mansell bem que tentou em 94 mas nesse ano tomava pau nos treinos e corrida até do D.Hill.
Chico Serra depois da classificação da Malásia alertou ao Galvão:
“Olha o alemão Schumacher voltando na briga entre os primeiros”
Quanto ranço nostálgico, colega!
No fundo, no fundo, você ama o Rubens Barrichello.
Como fazer referência a ele agora? Qual a lógica?
Marcelo, tem pilotos e pilotos, o Schummy gosta e faz essa trabalho muito bem, porem, outros pilotos só querem o melhor carro, o carro imbativel, na equipe imbativel…assim fica facil demais. Hoje vimos o Vettel brigar la atras porque nao tem o super carro do ano passado. Essa molecada de hoje só quer filé, ou seja, carro imbativel, porem, trabalhar duro para fazer um carro, equipe imbativeis ninguem quer. O Schumacher levou pau 5 anos na Ferrari ate faze-la campeao, e agora tomou pau quase 3 anos para fazer essa Mercedes ganhar alguma coisa, ou seja, trabalho e mais trabalho, assim se faz um campeao.
Marcelinho,
A culpa não foi do mecânico apenas, quando ele foi pegar outra pistola, liberaram o carro. Sem ele levantar a mão… assista de novo, mas não veja apenas o compacto da globo neh! acorda cedo po…
E o Chico Serra deve estar tão por dentro do que passa na F1. Ele está mais preocupado com as Masserati.
Rapaz! e aquela empinada do Webber!! :
http://www.youtube.com/watch?v=xCMoC0WDEAc
Teria sido melhor com menos farelo de pneu nas pistas – apesar dos pilotos ficarem muito próximos, foi difícil ultrapassar sem dar uma escapada (tipo Alonso, Webber). Nào sou fan desses pneus, criam corridas apertadas, sim, mas favorecem a cautela demais.
Fábio Seixas, meu comentário é um agradecimento a seus serviços prestados aos apreciadores de corridas de monopostos que, como eu, vê nessas asas invertidas, nessa aderência de uma máquina desse poder com o asfalto uma metáfora para a vida: excelente dormir na corrida e recorrer a reportagem dos acontecimentos pelos seus escritos. Essa capacidade de sintetizar movimentos em palavras é sempre salutar, esses serviços prestados são, portanto, não exclusivos dos apreciadores de formula um, mas dos apreciadores de um bom texto. Sorte em sua profissão, meu caro, e bons voos – com devido cuidado com as aderências que nos prendem nesse planeta.
Abraços.
Entao . Acho que essa noite o fabio deis umas cochiladas, kkk saomvarios os fatos nao relatados e algumas poucas incorrecoes que tendenciam o leitor que nao viu a corrida.
1- a comunicacao do radio feita pelo schumacher fala claramente em problema com a roda esquerda. Nao seimde onde veio a historia de cambio. O volume de replays foi intenso. Ele tambem deu entrevista onde desculpou o mecanico pelo problema.
2- Raikkonen caiu de segundo pra decimo segundo em duas voltas. Foi incrivel.
3 – a corrida do Massa foi a melhor do ano. Nao vi problemas. Foi a menor distancia que ele ficou do Alonso,e a menor distancia que ficou do lider em 2012. Andou bastante tempo na zona de pontos, foi combativo, disputou posicoes e fez ultrapassagens
4- Senna denovo quebrou a asa dianteira num toque na largada por erro na freada (denovo). Qdo ele vai se habituar as largadas? Mas fez uma corrida consistente depoisn disso.
5- as disputas na pista foram muitas com 10 carros num espaco de 10- 15 segundos a maior parte do tempo.
Devia ter visto a corrida, foi muito boa no terço final com várias ultrapassagens. O Fábio Seixas não passou isso… “muitíssimos pits e pouca disputa na pista”.
Mas eu gosto dele. Mas todo mundo erra.
o Rosberg fez uma otima corrida, mas só venceu pelo erro da McLaren nos boxes. O Button iria mesmo fazer uma parada a mais que o Rosberg, e se nao voltasse atras do Kimi e do Vettel viraria sempre cerca de 1 ou 2 segundos mais rapido.
Alisson, tava muito longe, não ia pegar.
No final todos passaram Vettel que devia estar com os pneus ruins, e acordem, o Vettel com uma melhoradinha neste carro está é muito vivo.
ÔÔÔÔÔ
Não acordei para assistir, vou ver a reprise no SporTV ao meio dia. Mas, lendo as notícias sobre a corrida, li que a estratégia foi certa para o Massa(2 paradas) e errada para o alonso (3 paradas). O problema foi o ritmo ruim do Massa.
Não veja não.
As estratégias acabaram dando na mesma. O Massa é ruim mesmo depois da mola.
Se o Hamilton conservar essa nova postura de cautela e consistência, é um forte candidato ao título, a Mercedes vez ou outra vai aparecer novamente.
É o que eu venho falando, o Hamilton com essa postura é o principal canditado ao título. Austrália e Malásia foram loterias e ele não arriscou muito como faria em tempos anteriores e conseguiu dois terceiros lugares. Hoje fez uma boa corrida mas não teve uma boa posição de largada, ainda assim chegou exatamente atrás do Button que largou e chegou em segundo. No Bahrein, sem nenhuma punição e em uma corrida em condições normais como foi a China acho que o Button não o vencerá.
Sou fã dos dois pilotos da McLaren, mas esse “novo” Hamilton me parece melhor, pois a grande vantagem que o Button tinha era o descontrole do seu companheiro.
1 correção: Button largou em quinto e não em segundo como eu disse anteiormente.
1 constatação: Discordo de você Fábio. A corrida da China foi longe de ser decepcionante, pelo contrário, pra mim foi a melhor da temporada. Muitas ultrapassagens entre pilotos de ponta, muita briga. Ótima corrida.