Rosberg, num GP estratégico
15/04/12 05:57A F-1 tem um novo vencedor. O 103º da história da categoria.
Rosberg fez uma pilotagem perfeita, contou com um erro nos boxes da McLaren, e venceu nesta madrugada o GP da China.
Levou 111 provas para isso. E encerrou um jejum incômodo: de zero ponto nesta temporada, pulou para 25.
Um resultado com pitadas históricas. A equipe Mercedes não vencia uma corrida na F-1 desde o GP da Itália de 1955, com Fangio. E Rosberg tornou-se apenas o segundo filho de campeão mundial a vencer na categoria, seguindo os passos de Damon Hill.
Button foi o segundo colocado. Hamilton completou o pódio.
Uma corrida estratégica. Pneus esfarelando, muitíssimos pits e pouca disputa na pista, lembrando o início do ano passado.
Depois de provas tão boas na Austrália e na Malásia, o GP da China decepcionou um pouco. Principalmente partindo de um grid tão interessante.
Na largada, Rosberg disparou na frente, sem ser ameaçado.
Schumacher demorou um pouco pra sair, mas manteve a segunda posição. Button foi bem: pulou de quinto para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta: Rosberg, Schumacher, Button, Raikkonen, Hamilton, Pérez, Kobayashi, Alonso, Webber e Massa. Bruno, que deu um totó no compatriota na largada, ganhou duas posições, cruzando em 12º.
Não houve muita emoção nas primeiras voltas, nem com a liberação do uso da asa traseira.
Na sétima volta, Webber parou nos boxes para trocar os pneus macios pelos médios. Deu certo. Na oitava, ele cravou o melhor tempo até então.
Pronto, outros começaram a fazer o mesmo. Na nona volta, Kobayashi parou para trocar os pneus. Na décima, Hulkenberg. Na 11ª, Raikkonen e Hamilton _e o inglês, que colocou os macios, se deu melhor na acirrada dividida na saída dos boxes. Button, Grosjean, Di Resta e Maldonado pararam na 12ª.
Schumacher e Alonso pararam na 13ª, e logo depois o alemão abandonou. “O câmbio quebrou, estou fora da corrida”, disse, pelo rádio.
Não, não foi exatamente isso. O replay mostrou o mecânico da roda dianteira direita indo ao desespero no momento em que o alemão deixou os pits. Alguma coisa estava mal apertada ali. Ficou pelo caminho.
Líder, Rosberg entrou na 14ª volta. E Pérez voltou à ponta de uma corrida, o que durou até a 16ª, quando foi sua vez de colocar os médios.
Massa, que largou com os médios, assumiu a liderança. Mas demorou demais para fazer o primeiro pit. Demais, demais.
Um erro. Enquanto girava em 1min44s, a concorrência estava em 1min42s. Só entrou na 19ª volta. Voltou em 14º lugar. Começava a se desenhar o fiasco do pit wall ferrarista…
Ao fim dos pits, na 20ª volta, o top 10 era formado por Rosberg, Button, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Webber, Kobayashi, Grosjean, Vettel e Pérez.
Na 22ª, Webber abriu a segunda janela de pits.
Sim, pit stops de novo.
Hamilton parou na 23ª. Button, na 25ª. Depois pararam Kobayashi, Alonso, Raikkonen, Vergne, Kovalainen, Bruno…
Massa seguia na pista, numa estratégia diferente, de apenas dois pits. Na 30ª volta, Alonso encostou nele. “Faster than you?”
Não, desta vez a Ferrari explicou melhor a situação. “Fernando está numa estratégia diferente. Deixe-o passar”, disse o engenheiro. E o espanhol passou.
Lá na frente, Button, de pneus novos, voava e se aproximava de Rosberg. Enquanto o alemão insistia em permanecer na pista, virando 1min43s, o inglês era o mais rápido, na casa de 1min41s. E a diferença entre eles ia despencando.
Rosberg só parou na 34ª, quando sua folga para Button já tinha caído para 14s. E o inglês assumiu a ponta.
McLaren e Mercedes passaram então a fazer contas. Na 37ª volta, Button tinha 8s sobre Rosberg. Os dois parariam. A vitória parecia nas mãos do inglês.
Parecia.
A McLaren só não contava com o erro no pit. O rapaz da roda traseira esquerda se embananou, e o inglês perdeu um temporal. Mais: perdeu, naquele instante, qualquer chance de vitória.
Rosberg venceria sem esse erro? Provavelmente, até porque fez um pit a menos e, mesmo assim, soube conservar bem os pneus. Mas, claro, o problema nos boxes da McLaren deixou sua vida menos difícil.
Na 42ª, Massa parou. Era quinto, voltou em 14º. Que bela estratégia, não?
Faltando dez voltas, Button era apenas o quarto, a 26s3 de Rosberg. Entre os dois Raikkonen e Vettel. Não, não daria mais para ele.
Na 48ª, o finlandês errou e foi superado por Vettel e Button. Na 52ª, Button ultrapassou o alemão. O bicampeão ainda perderia duas posições, para Hamilton e Webber, na penúltima volta.
O top 10 na chegada, Rosberg, Button, Hamilton, Webber, Vettel, Grosjean, Bruno, Maldonado, Alonso e Kobayashi. Massa foi apenas o 13º.
Sobre os brasileiros, duas considerações…
Bruno fez uma corridaça. Largando em 14º, chegou em 7º, à frente do companheiro. Parabéns. Quanto a Massa, largou em 12º e chegou em 13º. É preciso dizer mais alguma coisa sobre a estratégia dele e da Ferrari?
Com o resultado, Hamilton assume a ponta do Mundial, com 45 pontos. Button tem 43. Alonso, 37, seguido por Webber, com 36, e Vettel, com 28. Rosberg é o sexto, com os 25 conquistados hoje.
No Mundial de Construtores, 88 para a McLaren, contra 64 de Red Bull e 37 da Ferrari.
A Mercedes está no páreo? Para lutar pelos títulos, não. Para vencer eventualmente e incomodar, sim.
E que venha (infelizmente) o Bahrein.
Acho que Rosberg foi a 3a dupla de pai e filho a vencer na F1 . Foram Graham e Damon Hill / Gilles e Jacues Villeneuve e Agora Keke e Nico Rosberg.
Isso pq Michael Andretti fo extremamente incompetente quando pilotou a Mc Laren, senão seria a 4a dupla de pai e filho a vencer na F 1
Sim, Edu, é que eu citei apenas os filhos de campeões.
Abs
Ok, Massa largou em 12o. e chegou em 13o., mas o Alonso largou em 9o. e chegou em 9o., apenas 5s à frente de Felipe.
A corrida do Massa foi longe de ser brilhante, mas parece que desta vez, o carro comprometeu mais do que o piloto.
Só adivinhem quem foi o maior TÁ-LENTO da corrida?
Fabio, nem um comentário da ultrapassagem do Hamilton X sobre o “mega hiper universal alemãozinho”, poxa cara você deve ter ficado mal, liga nao man decepção são coisas da vida..
Desculpe, mas em ingles nao foi extamente o que o Shoemaker falou. Ele disse extamente qual era o problema, ou eu estava com sono demais pra entender que wheel are na verdade gear, mas ainda fico com minha versao em sono.
Tambem vi outra corrida. Foi muito boa com diversas ultrpassagens e uma pancada lutando pelo segundo lugar.
Fábio,
Faltou lembrar da família Villeneuve!
É que eu citei apenas os filhos de campeões. Mas, claro, Jacques e Gilles também fizeram história.
Abs
Fabio, favor me informar porque Massa consegue ser assim ficar numa equipe que não lhe da apoio, somente lhe prejudica , deixa outro passar, sendo desmoralizado como piloto.
Tenho 25 anos de idade e 20 de formula 1 e de verdade acho que essa temporada é a que tem mais pilotos prontos pra brigar na “pista” por Vitória, não apenas pelo carro, mas no braço mesmo…. até o Raikkonen que tava fora por um tempo, mostrou que ainda sabe pilotar…
HAMILTOn
Depois de 3 corridas, ja da pra perceber que este ano teremos um campeonato como o de 2007. Equipes equilibradas e o piloto com melhor frequencia leva.
O Bruno nesse ritmo vai fazer um bom campeonato. Se duvidar o Webber fica na frente do Vettel este ano, Button e Hamilton vao certamente brigar pelo titulo, Ferrari ta fora, Mercedes vai dar umas beliscadas em tracados de longas retas a Lotus vai aparecer bastante eh capaz que o Raikkonen fique rodando numa disputa de pontos com o Alonso mas nao vejo como uma candidata ao titulo.
De qualquer forma sera um campeonato interessante.
Se as outras equipes nao se mexerem rapido, Mclaren leva o de construtores.
Fica o registro, vamos ver que bicho da no final do campeonato. Abs.
Thiago Basílio,
Você realmente assistiu a cOrrida? Depois do pit stop, o Button voltaria em segundo, mas com o erro do mecânico ficou encaixotado atrás de três carros (Massa, Kimi e Vettel). Era difícil, mas possível ele ter brigado pela vitória. O Button Estava de pneus novos enquanto o Rosberg estava com pneus usados. Arrisco a dizer que o Rosberg teria feito uma terceira parada.
No começo da corrida (quando um largou atrás do outro) Rosberg rapidamente deixou Button para trás,porque no final Button com um pit stop a mais daria tanto trabalho para Rosberg.
Sei que é difícil entender por isso vou explicar com mais detalhes.Rosberg fez sua última parada na volta 36 e na volta 39 estava 6,7s atrás do Button.Nessa mesma volta (39) Button parou novamente para seu último pit stop.Agora vem a matemática.O melhor pit stop da corrida teve um tempo total de aproximadamente 20s.Se Rosberg estava 6,7s atrás do Button, numa parada ideal de Button ele ficaria ainda 13,3s atrás do Rosberg.Me diz onde estaria a briga pelo 1 lugar da corrida, se Button estaria a 13,3s do Rosberg e com pneus com no máximo 4 voltas de diferença de desgaste.Se voçê não entedeu da próxima vez eu desenho.
e o Gaviao Bueno que sempre rebaixa o halmilton, e engrandece o MASSA, queria ver a cara dele chupa ai ,galvao
Estratégia errada mesmo, foi a da Lotus com o Kimi, estragou a corrida do Iceman.
Achei a mesma coisa… mas acho que daqui pro meio da temporada eles vão conseguir se acertar, o Kimi e a equipe ainda tão se adaptando um ao outro e até aqui me surpreendeu pensei que ele ia ter mais dificuldade, apesar do talento natural.
Oremos!!
“We tried to run two stops as it looked to be the fastest strategy and up until the last ten laps it was looking good, but we ran out of tyre performance at the end,” said Raikkonen.
“I was stuck behind Felipe (Massa) for quite a while and couldn’t get past as I wasn’t fast enough in the right parts of the track to make a move.
“Even if I’d got past I don’t think it would have made the greatest amount of difference to the final result. We had good pace in the race, we tried a different strategy and it didn’t pay off today; it’s is simple as that.”
Hamilton perfeito, fez várias ultrapassagens ,manteve a calma quando a equipe jogou ele naquele bolo depois do pit stop pra beneficiar button e de quebra sai da china líder do campeonato.Que ultrapassagem em cima de vettel.
Chuuuuuuupa concorrência !!
Kkkkkkkkkkkkk
Se o Button estivesse na atual situação do Hamilton, todos falariam que ele seria campeão, devido a sua regularidade, pontuou em todas as corridas, fez duas poles e assim por diante, mas como o povo não pode torcer para um piloto negro, deixam só um rápido comentário Hamilton.
O automobilismo no Brasil é coisa de rico, o povo não pode achar que é capaz de praticar um esporte como este.
Fabio, tem certeza q vc assistiu à corrida? Foi uma das mais disputadas dos ultimos anos. Claro, com varios pit stops, mas do 2° lugar para trás as posições foram definidas na pista com várias ultrapassagens (inclusive uma sequência incrível de batalhas entre Grosjean e Maldonado). Achava q vc entendia mais de F1, mas ultimamente seus posts estao fraquíssimos e em geral mal humorados, talvez contagiado pelo fato do Bernie achar que uma guerra civil no Bahrein seja tanto ou menos perigosa que um fds “tranquilo” em São Paulo ou Rio.
Considerando o que o Grid prometia, achei a corrida um lixo.
Lixo??? Meu Deus!!! Você sonhou com alguma corrida chata de Abu Dhabi, só pode ser.
A melhor do ano e sem precisar de chuva. Disputas em todas as posições até a última volta amigo. Pegas espetaculares entre Saubers, Maldonado x Alonso x Grosjean, Hamilton x Vettel x Webber…Foi demais
Lamentavel o final da corrida do Massa, ele tava bem na prova, mas a Ferrari ferrou ele novamente… até quando ele irá suportar esta equipe que está pensando somente no Alonso? Felipe, vaza dai, você tem chance certamente em outra equipe. Parabens ao Bruno!!! Mais uma excelente corrida!!! Acredito que quando chegar as pistas que ele ja domina vai dar mais show ainda. E o Nico fez uma corrida muito inteligente. Acho que mesmo se o Button nao estivesse ficado atras no “bolo” ele nao conseguiria passar o Nico.
adorei a corrida, com excessao dos ponteiros, ficou bem embolado. parabens ao Bruno, foi constante, com ritmo bem forte do inicio ao fim. Ao massa, deu pra ver que se esforçou, mas nitidamente, percebe-se que nao consegue ser rápido quando precisa, mesmo no final da corrida com tanque mais vazio, e pneus moles novos, nao conseguiu chegar em ninguem. to ansioso pra ver uma corrida do schumacher limpa, sem problemas com esse carro da mercedes que tem potencial.
Boa corrida mais o mais legal e ver o Liwiss na ponta do campinato e acho que poderia ser melhor se o motorista de fiorinio não tivesse tento prazer em estragar as corridas da McLaren. e por isso ta onde ta em pessimoterceiro.
Amigo, na boa, isso não é um blog de português mas está dificultando a compreensão seus erros.
Ah esqueci de comentar… o chega pra la do Mito no Perez foi sensacional (mas esperava mais dele por ter largado em 3, fico devendo) e a bela briga do Maldonado com o Alonso tb foi boa. Raikkonen e Schumi..vao se benzer meus filhos que ta feia a coisa..só zica…
Com estas excelentes disputas não dava pra dormir não!!!
Nunca tinha visto o GP da China ser tão disputado assim, parabéns a F1 pelas inovações.
Não concordo nada com a sua opinião desta vez. A corrida foi espectacular. A corrida não é apenas sobre a primeira posição e a luta pelo segundo posto foi das melhores já vistas. Senão como explica Kimi baixar da 2a para a 9a posição numa volta? Acho até que Nico vai ficar desapontado quando vir toda a luta que houve atrás. Pena que Schumacher não tenha participado nesta luta. Só expero que haja mais corridas como esta. Brilhante!
Fábio, é o sono, me perdoe pelo “Bruno”.
Mas pergunto novamente, que realmente fiquei sem entender:
Nem uma única linha sobre a única ultrapassagem espetacular da prova? Nada sobre Hamilton “comendo” o ex-melhor piloto da galáxia, Vettel, na útlima volta?
O único que não teve tanto trabalho foi Rosberg,todo mundo estava mordendo em todas as posições,ninguém era de ninguém nessa corrida e com pista seca,imaginem se cai uma chuvinha,rsrsrs…isso é que é formula 1 e que seja assim o ano todo,e acho que mais cedo ou mais tarde veremos o Bruno beliscando um podiosinho,quem sabe,né.
Claro Fabio Seixas… A culpa é da Ferrari e não do Amigo Piloto……
Ah e concordo com Zalex teve disputa em todas as posições inclusive pelo 1º lugar so que o erro da McLaren tirou a disputa do final da corrida
Você inverteu as posições de Vettel e Webber no TOP 10.
Ops, arrumei lá. Valeu.
Abs
Valeu Fábio!
Agora vou dormir.
Abs
Concorde em parte com você Fabio, a estratégia do Massa estava correta o que houve foi um erro na escolha dos pneus na ordem de uso, preste atenção na corrida do Bruno ele notou que os PNEUS MÉDIOS eram mais rápidos que os PNEUS MACIOS, e na primeira parada colocou o PNEU MACIO para utilizar o PNEU MÉDIO no final o que funcionou tanto que ganhou 7 posições tai o erro na estratégia não as paradas mas a sequencia de utilização dos pneus.
O erro no pit stop não faria diferença no final, pois enquanto Button teria de fazer duas paradas ,Rosberg só teria mais uma.E no final Rosberg já tirando o ‘pé’ nas últimas voltas cruzou a linha de chegada com 20,6s de diferença para Button.A parada demorada custou a Button uns 6s aproximadamente de perda em relação a Rosberg.Além disso o ritmo de corrida de Rosberg no início da corrida era espetacular.
Mas acho que o Button teria pelo menos tentado chegar
Acho que o Button perdeu muito tempo atras do vettel enquanto esse podia utilizar a assa e nao conseguia passar o Raikkonen, ali para mim que o Button perdeu a corrida (considerando que se ele nao tivesse perdido, ele teria voltado na frente e teria pista limpa)
Pouca disputa na pista???? Você dormiu com certeza… dormir é para os fracos hehehe
O que vimos foi muitas disputas na pista
Nem uma única linha sobre a única ultrapassagem espetacular da prova, Bruno?
Nada sobre Hamilton “comendo” o ex-melhor piloto da galáxia, Vettel, na útlima volta?
Ultrapassagem espetacular? De um piloto com os pneus com a metade do numero de voltas do outro? Ahh……
Achei boa a corrida. Otima prova do Rosberg, mereceu, Button e Hamilton foram bem tb.
Destaques Positivos: pra mim otima corrida de Grosjean em sexto, Bruno em setimo e Maldonado em oitavo(e tinha gente dizendo que era a pior dupla do grid) e destaque total pro Vettel, otima corrida de recuperaçao e claro Rosberg pela bela vitoria.
Destaques negativos: Koba o mito, esperava mais, e Perez tava bem ate a metade da prova depois se perdeu..e Massa…bom melhor nem comentar…
concordo.Gp alucinante.Acredito que o melhor até agora.