Rosberg, num GP estratégico
15/04/12 05:57A F-1 tem um novo vencedor. O 103º da história da categoria.
Rosberg fez uma pilotagem perfeita, contou com um erro nos boxes da McLaren, e venceu nesta madrugada o GP da China.
Levou 111 provas para isso. E encerrou um jejum incômodo: de zero ponto nesta temporada, pulou para 25.
Um resultado com pitadas históricas. A equipe Mercedes não vencia uma corrida na F-1 desde o GP da Itália de 1955, com Fangio. E Rosberg tornou-se apenas o segundo filho de campeão mundial a vencer na categoria, seguindo os passos de Damon Hill.
Button foi o segundo colocado. Hamilton completou o pódio.
Uma corrida estratégica. Pneus esfarelando, muitíssimos pits e pouca disputa na pista, lembrando o início do ano passado.
Depois de provas tão boas na Austrália e na Malásia, o GP da China decepcionou um pouco. Principalmente partindo de um grid tão interessante.
Na largada, Rosberg disparou na frente, sem ser ameaçado.
Schumacher demorou um pouco pra sair, mas manteve a segunda posição. Button foi bem: pulou de quinto para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta: Rosberg, Schumacher, Button, Raikkonen, Hamilton, Pérez, Kobayashi, Alonso, Webber e Massa. Bruno, que deu um totó no compatriota na largada, ganhou duas posições, cruzando em 12º.
Não houve muita emoção nas primeiras voltas, nem com a liberação do uso da asa traseira.
Na sétima volta, Webber parou nos boxes para trocar os pneus macios pelos médios. Deu certo. Na oitava, ele cravou o melhor tempo até então.
Pronto, outros começaram a fazer o mesmo. Na nona volta, Kobayashi parou para trocar os pneus. Na décima, Hulkenberg. Na 11ª, Raikkonen e Hamilton _e o inglês, que colocou os macios, se deu melhor na acirrada dividida na saída dos boxes. Button, Grosjean, Di Resta e Maldonado pararam na 12ª.
Schumacher e Alonso pararam na 13ª, e logo depois o alemão abandonou. “O câmbio quebrou, estou fora da corrida”, disse, pelo rádio.
Não, não foi exatamente isso. O replay mostrou o mecânico da roda dianteira direita indo ao desespero no momento em que o alemão deixou os pits. Alguma coisa estava mal apertada ali. Ficou pelo caminho.
Líder, Rosberg entrou na 14ª volta. E Pérez voltou à ponta de uma corrida, o que durou até a 16ª, quando foi sua vez de colocar os médios.
Massa, que largou com os médios, assumiu a liderança. Mas demorou demais para fazer o primeiro pit. Demais, demais.
Um erro. Enquanto girava em 1min44s, a concorrência estava em 1min42s. Só entrou na 19ª volta. Voltou em 14º lugar. Começava a se desenhar o fiasco do pit wall ferrarista…
Ao fim dos pits, na 20ª volta, o top 10 era formado por Rosberg, Button, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Webber, Kobayashi, Grosjean, Vettel e Pérez.
Na 22ª, Webber abriu a segunda janela de pits.
Sim, pit stops de novo.
Hamilton parou na 23ª. Button, na 25ª. Depois pararam Kobayashi, Alonso, Raikkonen, Vergne, Kovalainen, Bruno…
Massa seguia na pista, numa estratégia diferente, de apenas dois pits. Na 30ª volta, Alonso encostou nele. “Faster than you?”
Não, desta vez a Ferrari explicou melhor a situação. “Fernando está numa estratégia diferente. Deixe-o passar”, disse o engenheiro. E o espanhol passou.
Lá na frente, Button, de pneus novos, voava e se aproximava de Rosberg. Enquanto o alemão insistia em permanecer na pista, virando 1min43s, o inglês era o mais rápido, na casa de 1min41s. E a diferença entre eles ia despencando.
Rosberg só parou na 34ª, quando sua folga para Button já tinha caído para 14s. E o inglês assumiu a ponta.
McLaren e Mercedes passaram então a fazer contas. Na 37ª volta, Button tinha 8s sobre Rosberg. Os dois parariam. A vitória parecia nas mãos do inglês.
Parecia.
A McLaren só não contava com o erro no pit. O rapaz da roda traseira esquerda se embananou, e o inglês perdeu um temporal. Mais: perdeu, naquele instante, qualquer chance de vitória.
Rosberg venceria sem esse erro? Provavelmente, até porque fez um pit a menos e, mesmo assim, soube conservar bem os pneus. Mas, claro, o problema nos boxes da McLaren deixou sua vida menos difícil.
Na 42ª, Massa parou. Era quinto, voltou em 14º. Que bela estratégia, não?
Faltando dez voltas, Button era apenas o quarto, a 26s3 de Rosberg. Entre os dois Raikkonen e Vettel. Não, não daria mais para ele.
Na 48ª, o finlandês errou e foi superado por Vettel e Button. Na 52ª, Button ultrapassou o alemão. O bicampeão ainda perderia duas posições, para Hamilton e Webber, na penúltima volta.
O top 10 na chegada, Rosberg, Button, Hamilton, Webber, Vettel, Grosjean, Bruno, Maldonado, Alonso e Kobayashi. Massa foi apenas o 13º.
Sobre os brasileiros, duas considerações…
Bruno fez uma corridaça. Largando em 14º, chegou em 7º, à frente do companheiro. Parabéns. Quanto a Massa, largou em 12º e chegou em 13º. É preciso dizer mais alguma coisa sobre a estratégia dele e da Ferrari?
Com o resultado, Hamilton assume a ponta do Mundial, com 45 pontos. Button tem 43. Alonso, 37, seguido por Webber, com 36, e Vettel, com 28. Rosberg é o sexto, com os 25 conquistados hoje.
No Mundial de Construtores, 88 para a McLaren, contra 64 de Red Bull e 37 da Ferrari.
A Mercedes está no páreo? Para lutar pelos títulos, não. Para vencer eventualmente e incomodar, sim.
E que venha (infelizmente) o Bahrein.
Falaram aqui que a Ferrari trabalha muito mais para o Alonso, mas tem que ser dito que o Alonso trabalha muito mais que o Massa para a Ferrari, está sempre na fabrica, com os engenheiros, vendo todos os detalhes, enquanto o Massa fica em Mônaco!! Não adianta…o Massa está mal de cabeça, seu olhar já está derrotado! Dificilmente dará a volta por cima…espero que eu esteja errado, pois o cara é rápido, mas não é consistente desde a largada até a bandeirada!
Fabio, meu caro, tenha paciência. Quem bota um blog na rua, tem que de certa forma tolerar abusos e críticas injustas. O blog é ótimo. É no mínimo interessante ver gente criticando o blog, mas que não arreda o pé daqui… rs. Há também comentários “discordantes’ enriquecedores. Mas não entendo os caras que rebatem, discordam, de forma agressiva e mal educada. Putz… Que povo desrespeitoso.
Fábio, o Massa acabou a 5s do Alonso!!!! Se considerarmos a realidade de ambos eu acho que a estratégia do Massa foi excelente. Na primeira prova o Massa não terminou, na segunda a diferença foi de 97s e agora apenas 5s!!!!!
É meio sem graça não poder torcer para um brasileiro com chances e o Massa vem se mostrando menos capaz que o Rubinho. Mas mesmo assim acho que ele realmente melhorou sua performance nesta última prova. A ferrari é que estava pior entre os três — Alonso, Massa Ferrari.
Continua pífio, mas o problema maior na China, ao meu ver, foi o carro.
Veja bem: 5s pro Alonso!!!!!
Comparacao ridicula. Massa fez duas paradas, alonso tres, e ainda terminou na frente. Somando aceleracao e desacelaracao mais 13 segundos da parada de alonso, mais 5 segundos, alonso chegou na frente de massa 52 segundos, quase um minuto. O problema é e sempre foi o massa. O pior piloto brasileiro que ja passou na formula um em todos os tempos.
Carlos, se Massa tivesse feito 3 paradas, daí sim haveria 52s de diferença. Não fez. Fez apenas duas e a diferença foi de 5s.
A estratégia foi boa. O fez ganhar, nas suas contas, 47s. Parece que você não entendeu a comparação.
Abs
Cara, eu achei um corridaço !!!
Discordo que a corrida tenha decepcionado, ela começou meio devagar, sem muitas ultrapassagens e tal, mas depois foi melhorando muito do meio para o final da corrida, com muita disputas por posições, algumas sairam até faíscas, gostei muito, foi uma boa corrida, valeu a pena esperar até as 4 da manhã. Próximo fim de semana tem mais, FORÇA Bruno Senna e Felipe Massa =)
Nossa, por que todo mundo esta tão bravo com você?
Fabio, sinceramente acho que vc nao assistiu a corrida. Um GP decepcionante? Pra mim, a melhor corrida em seco em muito, muito tempo, e de longe a melhor corrida do ano. A nao ser pelo Nico, trocas de posicoes constantes e uma diferenca muito pequena entre muitas posicoes (dai um pit stop fazer um piloto despencar 7, 8 ou mais posicoes. Quando foi a ultima vez que vimos uma fila de 10 carros disputando posicoes a 10 voltas do fim de uma corrida (o Kimi caiu de 2 para 12, so com ultrapassagens em pista, em 2 voltas!)? A corrida foi fantastica!
Ah, e na transmissao da Speed (eu moro fora do Brasil) eles divulgaram o radio do Schumi para a equipe quando ele parou e ele falou que a roda estava solta, nao do cambio.
Abracos
Decepção depende da expectativa que você tinha. É algo pessoal. Eu esperava mais. E dei minha opinião pessoal. Simples.
Abs
Fábio,boa tarde.
Que tipo de emoção você quer?
Como a disputa entre Gilles e Arnoux nas últimas voltas disputando a primeira posição? Ou como o pega entre Piquet e Senna na Hungria?
Ou,ainda,Alonso e Schumacher em Monza?
Li outros blogs e respectivos comentários,quase uma unanimidade acharem uma corridaça.
Sinceramente não entendi seu ponto de vista.
Abraços,Cesar.
Eu prefiro disputa em pista do que estratégia de boxes. A prova só teve emoção nas voltas finais, quando havia muita diferença entre o estado dos pneus. Vettel, por exemplo, só começou a ser ultrapassado quando os pneus estavam no bagaço. Entendo que possam haver opiniões diferentes da minha, inclusive entre blogueiros, mas tenho direito ao meu ponto de vista.
Abs
Fábio, vi várias páginas de comentários e acho que a Fórmula 1 já pode fazer do Gilles campeão, pelo menos por aclamação!!!! Impressionante como ele é dado como campeão.
Mas o melhor foi o Damon não ser filho Graham…
Fábio, quanto mais conhecemos sobre algo, mas nos parecer ser fútel o que antes era interessante.. hoje em dia eu prefiro ver F1 com no máximo o live timing e twitter por pura diversão, aliás, (a Indy tem um “live timing” 100 x melhor que o da F1). Narradores e comentaristas tem uma misão muito difícil já que eu mesmo posso ler o twitter das equipes e saber tão rápido quanto jornalistas das informações importantes e com isso seus comentários, do galvão (sic.. escada de comentarista), reginaldo, .. todos.. se tornam comuns.. . Eu prefiro ver a corrida hora completamente emburrecido e hora com todas as informações para entender estratégias e outros fatores. Com certeza estar muito ligado perde-se o tesão..
Puta missão difícil a de vcs jornalistas… tentar dar informação na era da informação acessível a todos..
abs
Luciano Henriques
Vou discordar do blogueiro.
Achei a corrida ótima.
Pra quem gosta de colecionar corridas em DVD, baixe as provas da temporada de 2012 da F1(GP da AUS e MAL), fique atento nos próximos dias o GP da China estará no site pra baixar.
http://vcvix.blogspot.com.br/2012/03/formula-1-2012.html
Acredito que as corridas são em português da R.Globo, baixei as temporadas de 2009/10/11 nesse site e todas eram pela Globo. Infelizmente por causa do rolo do Megaupload essas temporadas não estão mais disponíveis. Boa notícia para os fanáticos em F1 é que no youtube cada vez mais aparece corrida completa, muitas a partir da década de 70.
Fábio, nessa corrida, mais uma vez, fiz o de sempre: assisti na Globo com o som desligado, ouvindo vocês no rádio. Ainda acompanhei o live timing da FIA.
Como seus colegas de transmissão, vou discordar de você. Foi uma corridaça!
Tirando o Rosberg que disparou na frente, o pelotão do 2º ao 7º, às vezes até o 9º, estava andando junto, com constantes trocas de posições, seja nos boxes ou na pista. Corrida com alto nível de emoção.
Destaques positivos: Rosberg, Button, Webber, Vettel, Senna e Vergne.
Destaque negativo: MASSA – de novo… Não sei se você chegou a reparar nesse detalhe, mas percebeu que o Felipinho só foi fazer sua primeira (e única) ultrapassagem na corrida só na penúltima volta? E em cima de um Raikkonen totalmente sem pneus, que perdeu 12 posições em 3 voltas.
Piloto sem o mínimo de arrojo, sem agressividade, passivo. Uma vergonha.
Concordo! ” Corridaça”.
Muitas alternativas.
Quando li o comentário do Fábio até pensei…será que vi outra corrida!
O Massa até que estava indo melhor…mas ficar na pista andando 2 s mais lento e sonhar em com os pontos, tendo que trocar muito depois e vendo uma fila indiana se formar atrás, era querer demais!
é que o Fabio Seixas não conseguiu ver a corrida .. tinha um pernilongo no estúdio querendo o sangue dele.. e aiiiiiii.. distraíu.. né.. acontece.
hehe
Luciano
Pernilongo chamado Flávio Gomes
Sair já está se tornando a melhor alternativa para o Massa. Não tem arrojo, falta energia, motivação pífia… Falta a coragem dos grandes campeões que contra tudo e contra todos, dão a volta por cima! Piquet foi mestre nisso. Já dá pra sentir a queda de sua auto-estima. Triste fim de carreira. Após aquele famoso acidente e com a chegada do Alonso na Ferrari e do fatídico GP da Alemanha, o homem se esmoeceu. Acabou-se …
Fábio, a Ferrari tá ferrando o Massa, mas o Alonso precisa de tanta ajuda? Todo mundo acha o cara um gênio, eu acho ele um mascarado sem talento. Dependente da ajuda externa que ficou explícita desde a corrida de singapura quando foi “beneficiado” pela lambança de Nelsinho Piquet. Ontem o Sergio Perez, o vendido da Sauber, quase parou na pista pro alonso passar e logo em seguida quase jogou o companheiro pra fora da pista. Essa F1 tá cheio de vigaristas bem patrocinados. abraço.
faz tempo que eu vi tanto carro andando junto , e detale o Massa conseguio segurar muita gente mesmo com o carro sem velocidade de reta, na minha opiniao a ferrari errou fei na estrategia do Massa , mais pelo menos ele teve um bom ritimo mesmo poupando peneus , e o Bruno ta fazendo o dever de casa , si continuar assim vai ter vaga garantida em 2013, engraçado que quando o Massa colocou os peneus macios eu disse: agora o cara vai voar na pista e nada , gostei da vitoria do Nico ele tava precisando isso vai lhe dar muita motivaçao ;
Kimi sempre falando as coisas do seu modo peculiar.
Não concordo com duas coisa, uma que a corrida foi chata, talvez tenha sido uma das corridas com mais ultrapassagens que já vi.
E outra coisa é que a Mercedes não vai disputar o titulo, pode ser que tenha que disputar contra os dois carros da McLaren, mas não vejo hj outra equipe capaz de fazer isso.
Fábio, não entendi quando você falou que a corrida não teve tantas emoções ou ultrapassagens, como assim? foi super emocionante, com ultrapassagens inclusive na penultima e ultima voltas!! O interessante foi o Massa falando dos problemas da Ferrari ele precisa arrumar um jeito ao menos de pontuar, pelo menos que faça algo um pouco próximo do Alonso! abs