Rosberg, Schumacher e um grid surreal
14/04/12 04:16Escrevi ontem sobre a força dos motores Mercedes em Xangai. Some a eles o revolucionário sistema de dutos da equipe alemã. O resultado está no grid.
Primeira fila prateada. Pole para Rosberg, sua primeira na F-1. Ao seu lado, o companheiro de equipe, um certo Schumacher _seu melhor desempenho desde que aposentou a aposentadoria.
E o prenúncio de uma bela prova. Porque a ordem de largada é algo surreal quando lembramos da F-1 dos últimos anos.
O sábado chinês começou com McLaren na frente. Hamilton foi o mais rápido no terceiro treino livre, seguido por Button. O campeão de 2008 cravou 1min35s940, 0s123 melhor melhor que o campeão de 2009.
O treino classificatório aconteceu com tempo seco, uma forte névoa de poluição, 21ºC de temperatura ambiente, 25ºC no asfalto.
No Q1, para alegria do pai, que não pintou na China, deu Pérez: 1min36s198. Alonso foi o segundo, a 0s094. Grosjean foi o terceiro, seguido por Maldonado, Massa, Di Resta, Bruno, Webber, Button, Hamilton…
Um treino dos mais apertados. Todos os 17 que avançaram ficaram no mesmo segundo. Mas sem surpresas lá no fundão. Os cortados foram Vergne, Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, De la Rosa e Karthikeyan.
O Q2 viu os dois brasileiros lutando desesperadamente para avançar.
Houve até momentos de esperança. Faltando dois minutos para o fim, Massa era o 10º, Bruno era o 11º colocado.
Durou pouco. Massa terminou em 12º. Bruno foi o 14º. Pior para o ferrarista, que viu o companheiro avançando.
“A gente vinha sofrendo muito com o carro nos treinos. Melhorou na classificação, sem explicação, na verdade. Fomos no limite. Estamos trabalhando pra melhorar, vamos tentar fazer um bom trabalho amanhã”, disse Massa à TV Globo.
“A classificação foi boa, a melhor do ano por enquanto. Cometi um erro ou outro que me fizeram perder um pouco de tempo. Não está fácil, mas tenho um carro bom para a corrida”, afirmou Bruno.
A surpresa foi Vettel, que não avançou para o Q3. Ficou em 11º, a 0s331 do melhor tempo. É, surreal…
Além deles, foram cortados Maldonado, Di Resta, Hulkenberg e Ricciardo,
Para piorar a situação de Vettel, Webber foi o mais veloz: 1min35s700. Rosberg ficou em segundo, seguido por Schumacher. Avançaram ainda Pérez, Kobayashi, Hamilton, Grosjean, Raikkonen, Button e Alonso.
No Q3, a maioria foi para o tudo ou nada. Uma volta rápida e pronto. Faltando 3 minutos para o fim, só 4 pilotos tinham tempo.
E Rosberg logo liquidou a fatura. Cravou 1min35s121, um temporal, e não foi superado por ninguém. Hamilton foi o segundo, a distante 0s505, mas larga em sétimo porque trocou o câmbio.
Por isso Schumacher, dono do terceiro tempo, larga ao lado do companheiro.
Na segunda fila, Kobayashi e Raikkonen. Na terceira, Button e Webber. Logo atrás, Hamilton e Pérez. Alonso e Grosjean foram a quinta fila do grid.
Repararam nas duas primeiras filas? Rosberg, Schumacher, Kobayashi e Raikkonen. É uma nova F-1. Ou uma F-1 bem diferente, pelo menos.
A Mercedes é favorita? Difícil dizer. O sistema de dutos depende da abertura da asa traseira, liberada nos treinos, mas limitada a apenas um trecho na corrida. Ou seja, a mágica funciona menos.
Mas não precisa ser gênio para imaginar que Schumacher vai largar babando.
Odeio ficar em cima do muro mas, pela configuração do grid, é uma corrida imprevisível.
Pensando melhor, isso não é nada mal…
(Juro que, antes de apertar o botão “publicar” deste post, fui dar uma última conferida se o grid era este mesmo..)
O Bruno Senna e muito bom (longe do tio logico), mas tirou leite de pedra na malasia depois q saiu de ultimo e chegou em sexto. Outro grande problema é que ele perde muito tempo de pista pela falta do primeiro treino livre, mas mesmo assim so perdeu pro Maldonado por 6 milesimos porque no setor 1 de sua volta rapida o Weber o atrapalhou e ele perdeu alguns decimos , os quais poderiam telo levado ao Q3.
Essa corrida de hoje promete hein! Imagina se chover?!!!
O Vettel começa a dar sinais de que não é tão simpático assim quando a vida não é tão maravilhosa (a exemplo do ano passado), anda constantemente nervosinho, xingando todo mundo… me lembro que ano passado um repórter (Edd Straw, do AUTOSPORT.com) fez uma matéria (link: http://tazio.uol.com.br/blog/do-autosport-com/vettel-ja-e-melhor-que-senna/) falando que o Vettel já era melhor que o Senna, o que será que ele tem a dizer agora hein? estou curioso…
Eh a primeira vez, em muito tempo que temos um grid imprevisivel e uma corrida que esta tambem difil de prever o resultado.
Sera uma corrida e tanto. Temos Shummy com chance de vitoria, um Raikkonen buscando um podium, um Hamilton querendo a todo custo chegar na frente o Button, um Alonso babando por bons pontos, e pra fechar o Vettel fazendo uma corrida de recuperacao.
Vai valer a pena ficar acordado para assistir…
O Massa nas desculpas está pior do que o Rubinho…. Rubinho pelo menos assimilou melhor a humilhação que a equipe lhe impôs, já o Massa tá pedindo pra sair faz tempo, ano passado ele ainda tinha a desculpa do acidente, mas agora nessa toada não chega ao final do verão europeu. O carro da Ferrari é ruim pra burro, mas o pão do Alonso nunca cai com a manteiga pra baixo, com ele a equipe sempre acerta as trocas de pneus, as escolhas dos pneus, o pneu dele nunca fura, ele nunca bate e dá tanta que ainda ganha corridas.
Amanhã temos uma expectativa de uma boa corrida. com Mercedes largado na frente, e Maclaren. e as promessas Lotus e Sauber. Torço bastante por um show de pilotagem de Shumacher e Hamilton e Button. E quem sabe uma grata super-presa, que Bruno ou mesmo o problemático Massa conseguirem ficar entre os sete primeiros.
Um abraço todos.
Realmente impressionante a competitividade da F1 esse ano. No Q2 o Vettel ficou de fora a apenas 331 milésimos do primeiro. Ou seja, tinham 10 carros a sua frente distribuídos em 3 décimos de segundo. Parece stock car ou nascar. O curioso é que no Q3 alguns pilotos, como o Alonso, fizeram tempos piores do que tinham feito no Q2…
Ver Kobayashi em 3o e Vettel em 11o é indício de ótima corrida, tanto no seco como no molhado, porque com certeza a ordem de forças é um pouco diferente na corrida. Acho que a Mercedes não aguenta novamente e tende a ir caindo pouco a pouco (a não ser que a explicação do Schumi ter tomado 0s5 de Rosberg seja um melhor acerto para a corrida)…O Interessante será ver do que Koba e Raikonnen serão capazes…Button, Hamilton e Webber partindo pras cabeças…e Alonso e Vettel vindo de trás. Difícil saber até que ponto a Ferrari está tão atrás assim, claro que não é carro para chegar no pódio, até poraque tem muita gente na frente…mas Alonso ficou a apenas 3 décimos do melhor tempo no Q2…(Vettel fez um tempo pior que o dele e falou que não errou na sua volta)…no Q3 tomou uma lavada, mas o único ponto fora da curva foi Rosberg, que é Mercedes, um carro que se mostrou muito fraco em corrida nas 2 primeiras etapas. Enfim, torço para que seja no seco para que possamos ver tudo isso mais claro, a chuva bagunça muito as coisas e acaba sendo loteria demais.
dá
RAIKONEN, HAMILTON e PEREZ.
e anotem aí, vou ganhar a disputa, começando a apostar só agora na China!
abs
Fabio Seixas : o caso Bruno Senna , esta pra lá de surreal, na Renault teve oportunidade na metade do campeonato , sem ritmo de corrida é como renascer,ok. Hoje na Williams tem um contrato que diz passar para o piloto de teste Bottas, apesar de Eike bancar a vaga de Brunno com aporte financeiro , digo que reserva não corre em dia de prova: o piloto titular (bruno ) tem que se
dobrar para corregir o que Bottas criou , cada piloto tem ajuste pessoal e mesmo assim no treino classificatório ele ficou 6 dec/ s do Maldonado com toda a sorte do
mundo , o chavista tem mais kms do que seninha , concorda ……. abs
PALPITE P/ A CORRIDA. HAMILTON,WEBBER,RAIKKONEN
Realmente pilotos realmente de verdade nao existe mais de todos que estão aí hamilton ainda e o mais bonito de ver correr
O Raikkonen está chegando de mansinho, discreto, mas com uma regularidade peculiar. Pode ser a revelaçao deste ano…..ele ainda volta a competir em igualdade tendo um equipamento competitivo
A internet é democrática mesmo. Só aqui o cara pode criticar o Adrian Newey, o maior projetista da história do automibilismo.
É, amigo. Infelizmente nosso povo é assim. Depois de anos de sucesso ímpar na F1 (que o panaca na certa desconhece) basta um resultado ruim, de UM dos pilotos, que já aparece um idiota para perguntar “cadê o gênio?”.
Realmente, Newey não tá com nada, gênio de verdade é o Hélio. Fala sério…
Fábio, como você avalia um piloto que está a tanto tempo na F1 e só agora consegue sua 1ª Pole?
Ele nunca teve carro pra isso.
Abs
O melhor carro não é garantia de pole, não vms esquecer o que outros pilotos com menos tempo na categoria e carros intermediários já fizeram pole…
Eu não sei, mas a avaliação deve ser melhor do que a de alguém que esteve na escola por mais tempo ainda e não aprendeu que não é “esta A tanto tempo” e sim “está HÁ tanto tempo”, certo?
procura estudar a gramática…
Nico Rosberg já provou que não é piloto de corrida. Não é constante e principalmente: não larga bem. Deve cair para quarto na largada. A primeira volta deve ter Schumacer na ponta, seguido por Hamilton, Button, Rosberg. O pódio acredito que seja:
1- Michael Schumacher.
2- Lewis Hamilton.
3- Nico Rosberg.
Acho que a Mercedes não vai conseguir segurar a McLaren a corrida inteira. O sistema de duto só vai ajudar nas áreas delimitadas para uso da asa móvel. Meu palpite é:
1-Lewis Hamilton
2-Michael Schumacher
3-Fernando Alonso
Sobre o que o Massa falou: Acho que já era, pois já vi esse filme com o mesmo papinho na época do Nelsinho Piquet. Parece que Massa está repetindo o palavreado do ex colega. Sobre a corrida, também acredito que vai ser imprevisível. Previsível talvez, seja a Mercedes não segurar as posições conquistadas por muito tempo. Vamos ver no que vai dar.
a surpresa nesse treino sme duvida foi o vettel de fora! rosberg na pole nao é surpresa é um piloto rapido e a mercedes tem se mostrado rapida em treinos,surpresa sera uma vitoria da mercedes ja q em corridas parecer q elas correm pra tras.sempre comentei com amigos sobre vettel q qnd ele tivese um carro mediano ou tds com msm nivel de carros ele no faria um terco do q fez nos 2 anos anteriores andar na frente com melhor carro disparado é facil! kd o tal genio?! na corrida deve da hamilton,buton,raikonen
É verdade isso do Vettel … com a RBR bombando, o cara era tido e havido como o novo gênio das pistas … agora o carro não tá tão bom e o resultado não aparece … Gênio era Senna, chegando em 2º em Mônaco com aquele Toleman … gênio é Alonso, vencendo com essa Ferrari … Aliás, o Alonso deve se morder por ter ido p/Ferrari, hein ? Desde que saiu da McLaren, esta fez 2 campeões mundiais e ele só olhando … É … decisões difíceis .
Parabéns ao Rosberg. Merecido. E que nojo do SporTV. Será que quando colocam uma programação, saem todos pra tomar café e ninguém monitora? no treino que eles passarem às 13:00, ficamos sem som do motor e radio das equipes. qual a graça de ver F1 sem som do motor ? somando isso com a falha de nao passaram o GP da Malasia no horario certo, e o fato de os narradores nao saberem coisas básicas ( o narrador achou q o massa passou mais rapido que o tempo do rosberg, sendo que quando o piloto nao está entre os 10, o tempo de referência é o decimo, e nao o pole!) , começa a dar nojo desse canal.
E ainda tem gente de equipe grande querendo contratar o Sergio Perez. Que so ficou em segundo naquela corrida devido a circunstancias extremas como a chuva, e a Globo ainda fica puxando o saco do Sérgio Perez, porque é da América do Sul. Enquanto o Kobayashi hoje na pista só colocou quase 1 segundo em cima do Sérgio Perez na classificação.
Sandro, o Sérgio Perez é MEXICANO, e o México fica na América do Norte! 😀
Você tá certo, uma coisa é mostrar serviço sem compromisso, outra coisa é ter compromisso pra mostrar serviço, o Perez fez aquilo pq não tinha nada a perder, mas com pressão mostrou que é mediano.
O cara é bom, mesmo. O pior cego é quem não quer ver. Só para constar, o México fica na América do Norte.
Sergio Perez da América do Sul????????????????????????
sandro, o sergio perez é mexicano…rs, não da américa do sul..rs
É tempo de renovação e renovação acontece com ex-aposentados, bi-campeões e campeões.
As máquinas precisam ser afinadas e o melhor conjunto sobressairá.
Que vença a Fórmula 1.
Essa única comemoração de Rosberg superou todas de Vetell.Show!
Concordo c vc amigo..kd o falastrao do pseudo piloto,,um tal de Vetel??? qdo tinha carro era facil,quero ver agora correndo de carroça se a senhorita rede Globo vai ficar babando o OVO do cara,fui.
Tem tempo que acompanho o blog e resolvi brincar tb!
Como nao saiu ainda a publicaçao do pitaco e moro em Paris (+5h), deixo o meu desde ja : da Schummi, Hamilton e Rosberg!
Ai não vale! V está 5h adiantado, já sabe o resultado! (tá vendo? brinquei também)
Fabio, o Alemão voltou! Mas o “alemãozinho” filho do finlândes Keijo Rosberg anda muito também, não? Falando em finlândes, esqueçeram de enfatizar o 4 lugar do Raikkonen hoje! Quem sabe, sabe.
Grid surreal, of course, mas infelizmente amanhã o resultado será este: 1) Hamilton; 2) Rosberg; 3) Alonso
Minha opiniao para a pista SECA:
Schummy larga na frente, faz 15 voltas voadoras, estragas os pneus, troca, e enquanto isso Nico vai tentando conservar os pneus…seguindo o script de que o Schummy vai fazer uma parada a mais devido aos pneus, ou seja, duas estrategias para que a Mercedes ganhe a sua primeira corrida apos 57 anos….acho bem viavel isso devido a necessidade da Mercedes me ganhar uma corrida, seja com oSchummy ou com o Nico, mas está mais para o Schummy que sabe lidar melhor com a corrida do que o Nico.
Acho que vai dar RBR(webber) ou Maclaren pois em ritmo de corrida somente os 3 são muito rapídos. Acho que nas corridas anteriores deu Webber, Button e Hamilton com as melhores voltas da corrida. Acho que o Raikkonen chaga em quarto e a Mercedes…. bom é a Mercedes. Agora uma dúvida: Cadê o Vettel? Ser campeão com um carro maravilhoso é coisa de gênio mas com um carro mais ou menos perde até para seu companheiro de equipe Mark Webber o mesmo que em 2010 foi prejudicado por sua própria equipe. Vai entender…..
Infelizmente, espero que esteja errado, mas o Bruno Senna me parece um filhinho de papai, mimadinho, tadinho dele, acho que ele entra no carro pensando se não vai sujar o macacão novo dele. Sabe aquele polidor, um bem antigo, embalagem de metal, retangular, o nome era ou é, não sei. Mas o nome era “Brasso”, o Bruno tem que tomar uma colher de sopa deste líquido 3 x ao dia, quem sabe ele chega lá…
Frederico pelo amor dos meus filinhos , Bruno Senna apenas marcou 8 pontos 6º na Malasia fazendo mais pontos que Williams em 2011 com Rubinho bi vice da Farrari, para ironia hoje na Indy o tal Rubinho conseguiu 13º lugar , é um veterano que com 40 anos de idade não
esqueceu de ser sombra na grid tanto faz
F1 ou Indy . Maldonado é mais um dick na Australia tirou Gorjean da pista e bateu no
muro exelente corrida, na Malásia correu correu e não fez nada bom piloto Chavista
O menininho que usa o GRANDIOSO sobrenome SENNA só tem um cock pit devido a um tal de EIKE BATISTA,alguem ja ouviu falar desta cara??rsrs,fui.
Falando em piloto, acredito que hoje em dia não existe nenhum piloto do nivel do Senna ou Piquet, Emerson, estes pilotos pegavam um caco velho e andavam no grupo da frente, até quebrar, mas andavam , vcs não estão vendo eu bater no meu braço, mas esses caras tinham muito…
O cara criticou o fábio por ele falar mal dos brasileiros. Acho que tem que ser imparcial para ser verdadeiro, o Fábio está sendo verdadeiro. Os pilotos brasileiros são campeões só por já estarem lá, no seleto grupo, mas acho que não tem problema fazer uma crítica séria e honesta, no final sempre vamos torcer pelos brazucas. Um fórmula 1 é outro nível, muitos pilotos conceituados pegam um F1 e não conseguem nem sair dos boxes.
Olhem o Ross Brawn, aí. Esse Kimi é um craque.
cadê o gênio adrian newey?
Esta aqui: 1992,1993,1996,1997,1998,1999,2010 e 2011! Oito títulos mundiais!!! Nem o Schumacher tem tantos, não é mesmo?!
Não sei pra quem vc torce, mas…
Nos últimos 12 anos a Mclaren só levou 1 mundial de pilotos, a 14 anos ela não vence um campeonato de construtores!
Nos últimos 12 anos a Ferrari ganhou 6 títulos de pilotos, e nos últimos 14 anos levou 8 campeonatos de construtores!
Nos últimos 12 anos Newey levou 2 títulos de pilotos, e nos últimos 14 anos levou 3 de construtores(2 recentemente com a RBR).
Nos últimos 12 anos Ross Brawn levou 6 títulos de pilotos, e nos últimos 14 anos levou 7 campeonatos de construtores!
Portanto Ross Brawn, a equipe Ferrari e A.Newey sempre se destacaram nos últimos anos. QUEM ESTA DEVENDO FAZ TEMPO É A EQUIPE MCLAREN!!!
Para um equipe poderosa como a Mclaren conseguir apenas um mundial de pilotos nos últimos 12 anos foi um GRANDE FIASCO. Pior que isso, foi não conseguir nenhum título de construtores, FIASCO TOTAL!!!
Lembrando que, Hamilton foi campeão em Interlagos “RASPANDO” em cima de Massa, senão seria ZERO títulos!
Questionar e meter o pau é fácil, difícil é fazer uma pesquisa e observar a realidade! Espero que vc não seja torcedor da Mclaren, porque ser for…faça uma pesquisa antes de questionar os outros. Não custa nada, com o google é molesinha…