Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Rosberg, Schumacher e um grid surreal

Por Fábio Seixas
14/04/12 04:16

Escrevi ontem sobre a força dos motores Mercedes em Xangai. Some a eles o revolucionário sistema de dutos da equipe alemã. O resultado está no grid.

Primeira fila prateada. Pole para Rosberg, sua primeira na F-1. Ao seu lado, o companheiro de equipe, um certo Schumacher _seu melhor desempenho desde que aposentou a aposentadoria.

E o prenúncio de uma bela prova. Porque a ordem de largada é algo surreal quando lembramos da F-1 dos últimos anos.

O sábado chinês começou com McLaren na frente. Hamilton foi o mais rápido no terceiro treino livre, seguido por Button. O campeão de 2008 cravou 1min35s940, 0s123 melhor melhor que o campeão de 2009.

O treino classificatório aconteceu com tempo seco, uma forte névoa de poluição, 21ºC de temperatura ambiente, 25ºC no asfalto.

No Q1, para alegria do pai, que não pintou na China, deu Pérez: 1min36s198. Alonso foi o segundo, a 0s094. Grosjean foi o terceiro, seguido por Maldonado, Massa, Di Resta, Bruno, Webber, Button, Hamilton…

Um treino dos mais apertados. Todos os 17 que avançaram ficaram no mesmo segundo. Mas sem surpresas lá no fundão. Os cortados foram Vergne, Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, De la Rosa e Karthikeyan.

O Q2 viu os dois brasileiros lutando desesperadamente para avançar.

Houve até momentos de esperança. Faltando dois minutos para o fim, Massa era o 10º, Bruno era o 11º colocado.

Durou pouco. Massa terminou em 12º. Bruno foi o 14º. Pior para o ferrarista, que viu o companheiro avançando.

“A gente vinha sofrendo muito com o carro nos treinos. Melhorou na classificação, sem explicação, na verdade. Fomos no limite. Estamos trabalhando pra melhorar, vamos tentar fazer um bom trabalho amanhã”, disse Massa à TV Globo.

“A classificação foi boa, a melhor do ano por enquanto. Cometi um erro ou outro que me fizeram perder um pouco de tempo. Não está fácil, mas tenho um carro bom para a corrida”, afirmou Bruno.

A surpresa foi Vettel, que não avançou para o Q3. Ficou em 11º, a 0s331 do melhor tempo. É, surreal…

Além deles, foram cortados Maldonado, Di Resta, Hulkenberg e Ricciardo,

Para piorar a situação de Vettel, Webber foi o mais veloz: 1min35s700. Rosberg ficou em segundo, seguido por Schumacher. Avançaram ainda Pérez, Kobayashi, Hamilton, Grosjean, Raikkonen, Button e Alonso.

No Q3, a maioria foi para o tudo ou nada. Uma volta rápida e pronto. Faltando 3 minutos para o fim, só 4 pilotos tinham tempo.

E Rosberg logo liquidou a fatura. Cravou 1min35s121, um temporal, e não foi superado por ninguém. Hamilton foi o segundo, a distante 0s505, mas larga em sétimo porque trocou o câmbio.

Por isso Schumacher, dono do terceiro tempo, larga ao lado do companheiro.

Na segunda fila, Kobayashi e Raikkonen. Na terceira, Button e Webber. Logo atrás, Hamilton e Pérez. Alonso e Grosjean foram a quinta fila do grid.

Repararam nas duas primeiras filas? Rosberg, Schumacher, Kobayashi e Raikkonen. É uma nova F-1. Ou uma F-1 bem diferente, pelo menos.

A Mercedes é favorita? Difícil dizer. O sistema de dutos depende da abertura da asa traseira, liberada nos treinos, mas limitada a apenas um trecho na corrida. Ou seja, a mágica funciona menos.

Mas não precisa ser gênio para imaginar que Schumacher vai largar babando.

Odeio ficar em cima do muro mas, pela configuração do grid, é uma corrida imprevisível.

Pensando melhor, isso não é nada mal…

(Juro que, antes de apertar o botão “publicar” deste post, fui dar uma última conferida se o grid era este mesmo..)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Antonio Roberto Macaé comentou em 15/04/12 at 15:02

    “Rosberg, Schumacher e um grid surreal”. Isso na opinião do blogueiro Fabio Seixas, qdo do classificatório. Talvez a vitória de Rosberg e o desempenho do carro da equipe tenha sido também surreal… Às vezes perdemos grandes oportunidades de ficarmos calados…

  2. vladimir peres comentou em 15/04/12 at 0:55

    MASSA LENTA…………….É ISSO QUE O NOSSO GRANDE PILOTO BRASILEIRO E DA FERRARI DEVERIA SE CHAMAR,,,,MASSA LENTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  3. vladimir peres comentou em 15/04/12 at 0:53

    bom ,,,falar o que do MASSA LENTA,,,,ta com uma ferrari e sempre andando atraz do alonso,,,, que nao é nenhum schumacker ,,,o barrichelo ainda andava na frente e até era mandadopara deixar o alemao passar,,,,,,,eeeeeeeeee MASSA LENTA HEIMMMM

  4. claudio hollen comentou em 14/04/12 at 23:30

    pilotos brasileiros
    emerson – tecnico
    sena – tecnico arrojado
    piquet – tecnico, arrojado, criativo. ( cordinha no aerofolio, radiador falso, reabastecimento,
    massa – piloto sem equipe
    barixello – eterno segundo piloto do schummy
    b. sena ……………….tem que mostrar algo

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).