Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Xangai, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
13/04/12 09:01

Ah, os motores Mercedes…

Na primeira sessão livre em Xangai, formaram as três primeiras posições. Na segunda, dobradinha na ponta.

Estão sobrando naquelas longas retas.

Schumacher, nesta sexta, em Xangai (Greg Baker/AP)


 

A programação do GP da China começou com pista molhada e pouquíssima atividade na pista. Agito mesmo, só nos 15 minutos finais, quando o asfalto já tinha mais condições e os pilotos puderam colocar pneus slick.

Deu até para rolar um duelo entre Hamilton e Rosberg, vencido pelo inglês por 1s010. Schumacher foi o terceiro, seguido por Pérez, Kobayashi, Webber, Vettel e Button.

Alonso foi o 11º, seguido por Massa. Senna não testou, substituído pelo finlandês Bottas _menos mau que tenha sido num treino quase inutilizado pela água.

Na segunda sessão, Schumacher e Rosberg cravaram a maior velocidade da reta dos boxes, 320 km/h. E o heptacampeão terminou com o melhor tempo do dia, 1min35s973.

Hamilton ficou em segundo, a 0s172 _e é bom lembrar que ele perderá cinco posições no grid por ter trocado o câmbio. Na sequência, Vettel, Webber, Rosberg, Button, Kobayashi e Di Resta.

Os brasileiros foram mal. Massa foi o 17º, sete posições atrás de Alonso. E Bruno foi 18º, duas posições atrás de Maldonado.

(E soa estranho abrir hoje o jornal e ler Massa dizendo que achou a “direção certa” do carro.)

O que esperar para a definição do grid?

Com Hamilton fora do páreo pela pole, a Mercedes pode aparecer, aproveitar o vácuo. A Red Bull, quem diria, seria zebra. Todas as outras ainda só fazem número.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Thalisson comentou em 13/04/12 at 11:35

    Esqueçam Massa… Acabou a F1 para ele… só um milagre mesmo para o salvar…

    Toda vez leva 1s do Alonso… Tudo bem que Alonso é TOP, mas 1s é muito para um piloto de ponta da F1.

    http://www.recomendacaodenotebook.com/

  2. Luiz Santilli Jr. comentou em 13/04/12 at 11:33

    Em 2013 mais um ou até dois “pilotos” brasileiros na Indy!
    Alguma dúvida?
    Vou dar a dica: FM e BS!!!!!!!!!!

    • joel belmonte fialho comentou em 13/04/12 at 12:06

      Não acredito a F.Indy já tem suas figurinhas carimbadas o resto é bobagem.

  3. Robson Ferreira comentou em 13/04/12 at 11:28

    Pode parecer estranho, mas as vezes prefiro que o Hamilton largue na segunda ou terceira fila. Dessa forma, temos maior chance de ver uma corrida mias emocionante. Caso ele não se meta em nenhum acidente, aposto minhas fichas de que ele chegará no pódio.

  4. GIVANILDO DE OLIVEIRA comentou em 13/04/12 at 11:24

    BOM DIA SOU DE MNITEROI , OLHA AQUI : A TORCIDA DA FERRINHA VAI VENCER A UNIÃO BABARENSE EM ARARAQUARA QUE O JOGO É AS 19 HORAS AQUI NA REDEVIDA , O CANAL DA FAMÍLIA BOA SORTE LOCOMOTIVA QUE VEM DE 2 DERROTAS
    BEIJO E TCHAU BENÇÃO

  5. Alan Sol comentou em 13/04/12 at 11:17

    Fico imaginando o Alonso (melhor piloto), pois ganhou dois campeonatos com uma carroça, não tem o melhor carro – aliás pode se dizer que um dos piores, sempre está em pódio; o Vetel, Hamilton e Buton, cada um em um carro que realmente estivessem em condições próximas de disputar um título

    • ANTONIO comentou em 13/04/12 at 12:09

      Ops!!! a Renault em 2005 e 2006 tinha o melhor carro do grid, seguido da Ferrari, desses pilotos que você citou só o Hamilton que venceu sem ter o melhor carro em 2008. acredito que esse ano Alonso possa fazer o mesmo.

    • Vinicius Barbosa Lima comentou em 13/04/12 at 14:39

      Alonso foi bi campeão com uma carroça. Permita-me discordar, pois em 2005 e 2006 o Renault do Alonso era o melhor carro do grid.

  6. william comentou em 13/04/12 at 11:15

    Massa vá para a Sauber ( bom carro neste 2012 ) deixando Pérez ir para a Ferrari, assim vc se garantiria na F 1 por mais umas temporadas!!

    • RealBR comentou em 13/04/12 at 11:32

      E vc acha que a Sauber quer o massa por lá?

      • Murilo comentou em 13/04/12 at 12:16

        Se a Ferrari der uns 10 motores de gratis pra Sauber, ela aceita sim.
        Como terceiro piloto.
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • joel belmonte fialho comentou em 13/04/12 at 12:05

      Será? não vejo lugar p/Massa

  7. Raphael comentou em 13/04/12 at 11:10

    Será que ainda teremos novamente um brasileiro no auge da F1? Quem sabe!

    • Arthur comentou em 13/04/12 at 11:28

      Vai ter sim. Aquele americano, neto de ricaço que nós, cidadãos pagadores de impostos, estamos financiando. Um que tem uma carreira promissora. É.

    • RealBR comentou em 13/04/12 at 11:38

      Sim; ouvi dizer que Vettel está pensando sériamente em se naturalizar brasileiro atendendo aos apelos de Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fitipaldi. Abs.

  8. Gustavo Celtics comentou em 13/04/12 at 11:06

    Na corrida dá Alonso. Esse campeonato tá com a cara dele. O Seu jeito ” Alan Prost” de Pitolar vai fazer a diferença esse ano.

    • Murilo comentou em 13/04/12 at 12:20

      Dá Sim.
      Dá lá no meio do pelotão, brigando com Sauber e Williams.
      Não se iluda Amigo.
      A situação da Ferrari ainda é muito complicada.
      Talvez na Espanha, com a nova “Ferrauber”, Alonso consiga chegar em 4º ou 5º com um pouco menos de dificuldade.

  9. Reinaldo SP comentou em 13/04/12 at 10:59

    Triste fim do automobilismo nacional. O Massa nem criticas merece mais, é um arremedo de piloto, e nem falo sobre abrir as pernas pro Alonso, ele é fraco demais mesmo, tem muito carro e pouco braça. Em 2008 todos botaram a culpa no Glock, mas olhem o campeonato inteiro e vejam as cagadas que ele fez nas 3 primeiras corridas daquele ano, ele não perdeu por 1 ponto, perdeu por 29. O Senna esta se adaptando, chegou “velho” sem ser rodado, mas pode ser que ande bem no pelotão intermediário, mas é certo que é mais piloto do que o Maldonado, não que isso represente muita coisa, mas, ao menos não deve receber ordens pra deixar o outro passar! O que salva é que as Mercedes estão andando bem e a RBR não se arrumou ainda e isso vai trazer grandes emoções ao campeonato.

  10. Paulo Roberto Moura comentou em 13/04/12 at 10:50

    Duas coisas minha gente: 1. A direção certa do Massa seria tomar outro rumo. É burrice insistir na Ferrari. 2. Todo mundo esqueceu do Button? O cara já venceu a primeira prova do ano…

  11. Mark/Eng comentou em 13/04/12 at 10:50

    Lembrando que a vantagem da Mercedes só existe com asa aberta. Hamilton fez as 2 primeiras parciais melhores hoje, com a última (a da reta), sendo feita pelo Schumacher e Rosberg.
    Na corrida, mesmo eles largando na frente, a asa ficará fechada. A Mclaren deve ultrapassar os carros prateados e abrir mais de um segundo… aí acabou a vantagem… Mas nada é fácil nessa vida.

  12. Fabrício de Oliveira comentou em 13/04/12 at 10:38

    Felipe vive uma péssima fase. uma bandeira amarela prejudica e muito uma hot lap. gostaria de saber se após a bandeira amarela o Felipe conseguiu dar algumas voltas. a ver o T3 e a Qualy.

    • Murilo comentou em 13/04/12 at 12:26

      Mas, será que o Felipe não poderia ter dado outra volta lançada e conseguido algo melhor que um 17º??

      Eu sei que a equipe economiza os macios pra qualificação mas eu acho que seria vital pra confiança interior do Felipe, tentar mais uma com pneus macios novos e provar pra sí mesmo que podia ter andado mais rápido.
      Mais uma vez ele tomou 1s do Alonso e isso vai piorando a auto estima dele.

  13. Marcelo Mendonça comentou em 13/04/12 at 10:31

    Mais uma vez Massa colocou a culpa em alguém, desta vez o Glock.
    Vou repetir o que tenho comentando sempre. O problema é o que está entre o banco e o volante da Ferrari, ou seja, o Massa. Este desaprendeu como pilota. Aquela porca que saiu do carro do Rubinho…

  14. bobfigueroa comentou em 13/04/12 at 10:29

    Se o Schumi fizer um ‘pit stop’ a mais do que os outros, vence a prova. Desta forma compensaria o elevado consumo de pneus da Mercedes.

  15. angelo comentou em 13/04/12 at 10:27

    Fábio………….vamos parar de cornetar o massa….ninguém pilota um formula 1 por acaso…….se ele está na ferrari ou outra equipe não é por acaso……..ele tem o seu valor, quando ele estava entre os primeiros era bom, agora por algum problema qualquer passa a ser ruim, péssimo, ninguém esquece de pilotar da noite para o dia e outra coisa o Alonso levou um patrocínio poderoso, isto influi, agora será que você faria melhor no lugar do massa? um abraço

  16. john smith comentou em 13/04/12 at 10:25

    Estranho o Rubinho não está mais lá e o Schumacher consegue acertar o carro? Cadê os que diziam que era o Rubinho quem acertava o carro pra ele?

  17. André Luiz comentou em 13/04/12 at 10:23

    A McLaren está fazendo de tudo para o Button ser o campeão. Já faz alguns anos que não perco um treino de F-1, mas desta vez não vou assistir.

    Erros sem explicação na Malásia. Agora essa do cambio. Tiveram tanto tempo para descobrir isso!

    • Gilmar comentou em 13/04/12 at 12:15

      rsrsrsrs. Que nonsense, e da vez q mal o Button saiu do box e perdeu o pneu? Ninguém pode errar contra o “grande Hamilton” q os fãs já querem transformar em teoria da conspiração.

  18. john smith comentou em 13/04/12 at 10:21

    E já tão dando um Bottas pra fora no Senna, kkkkkk

  19. Italo comentou em 13/04/12 at 10:15

    Fabio, cade o Programe-se?

    • Fábio Seixas comentou em 13/04/12 at 11:22

      Está no blog desde quarta-feira, ué: http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/2012/04/11/programe-se-3/

  20. Nino comentou em 13/04/12 at 10:11

    A Mercedez não vai ter pneus para a corrida toda. Vettel e Button estão muito bem na fita. Hammilton deve ser o pole e largará na terceira fila.

    • Bruno comentou em 13/04/12 at 11:21

      Hamilton deve ser o pole? Estás louco? Ele larga no máximo em quinto, já que trocou o câmbio, não leu nem a notícia?

      • David comentou em 13/04/12 at 11:42

        Leu, por isso disse que largará na terceira fila…

    • RealBR comentou em 13/04/12 at 11:55

      A mclaren não quer que o hamilton vença na china…a mclaren quer que button vença…lewis, dizem muitas bocas no padock que, ele deixará a mclaren no final do ano. Essa de descobrir um componente trincado no câmbio 48h antes do GP é conversa pra boi dormir…E DIGA-SE DE PASSAGEM: BOI O HAMILTON JÁ VEM SENDO A ALGUM TEMPO DEPOIS QUE CONHECEU A NICOLE SHERSINGER.

  21. Tcherno comentou em 13/04/12 at 10:05

    Pelo menos,se fizer pole e largar na quinta,poderemos ter aquela corrida emocionante com ultrapassagen agressiva que a gente gosta de ver em Hamilton.Carro bom ele tem,e a pista promete.Só espero que ele não seja muito burocrático demais na corrida.

  22. Marcos comentou em 13/04/12 at 10:02

    E Massa tomou – quase – um segundo do Alonso… De novo!

    Já Senna foi menos pior, levou “só” 6 décimos do Maldonado.

    Dissonância cognitiva ou o Barrichello e o Lucas di Grassi fariam melhor?

    • Nino comentou em 13/04/12 at 10:09

      Isto já é normalíssimo.

  23. Arthur comentou em 13/04/12 at 10:01

    A direção certa do Massa seria outra equipe? Deve ser.

    • JMQ comentou em 13/04/12 at 10:28

      Sauber 2013

      • macsoares comentou em 13/04/12 at 11:30

        Concordo, a Sauber é muito melhor que esta Ferrari, se o Peres for burro o suficiente pra aceitar a troca, o que pega é o salário KKKKKKKKK

        • Gilmar comentou em 13/04/12 at 12:19

          Lembrando q o Massa já foi demitido da mesma Sauber por deficiência técnica, vai dar sorte se for aceito de volta.

  24. Michel comentou em 13/04/12 at 10:00

    Bom dia Fabio,

    O minimo que o Massa precisa saber eh a direcao do carro: o sentido em Xangai eh horario.

  25. christiano comentou em 13/04/12 at 9:59

    ele ficou 1 décimo, do alonso, no 1º treino, se for verdade, vai ficar aqueles 3 ou 4 décimos na classificação e todos ficamos “felizes” novamente.

  26. Barreto comentou em 13/04/12 at 9:59

    Fábio, o que acontece com o Massa? Cada dia ele tem uma desculpa nova para sua imcompetência. Agora é o Glock, antes era o aquecimento dos pneus, daqui a pouco vai ter que dizer que é problema hidráulico (a preferida do Rubinho em tempos de Ferrari).

  27. rubensfernandesjunior comentou em 13/04/12 at 9:58

    Sr Fabio.
    O Sr não entendeu, ele achou um volante Scorro daqueles da década de70 que o Emerson anunciava, com acabamento em jacarandá, chique , coisa fina,vai melhorar a empunahdura….

  28. Hugo comentou em 13/04/12 at 9:38

    Oxe, e Button? Se Hamilton poderia ser pole, ele pode também, não?! Fabio, uma sugestão: posta a lista completa dos tempos após seu texto. Abraço

    • Tcherno comentou em 13/04/12 at 10:28

      Simplesmente,Hamilton é mais piloto que Button.Todo o resto é papo dos derrotados(turma do Galvão) que passaram a agora a valorizar o vice e não o campeão.Quem te viu,quem vê.

      • Hugo comentou em 13/04/12 at 12:10

        Sim, Button pode até ser menos piloto… sei lá, mas chance de pole, pelo menos, tem, já que tem o mesmo motor mercedes e a mclaren está andando bem… Enfim, melhor esperar do que especular.

        PS: Ser bom piloto, implica ter inteligência emocional também…

  29. Carlos Castanheira comentou em 13/04/12 at 9:24

    Como gira esse mundão de Deus hein Fabio? Red Bull zebra! Sei que não gosta de supor as coisas mas você acredita que ano que vem o massa pode estar no lugar do webber? Dificil né? Abraço.

    • Fernando comentou em 13/04/12 at 11:16

      Muito difícil, uma vez que provavelmente algum piloto da ToroRosso irá para a RedBull.

    • Pe. Quevedo comentou em 13/04/12 at 11:47

      Com essa performance aí?Duvido!

  30. Christian comentou em 13/04/12 at 9:10

    É, Fábio. Massa achou a direção certa: a do pior campeonato da vida dele. Tá certo que não dá pra confiar muito nos treinos livres, mas tem sido muito ridícula a atuação do brasileiro. Vergonhosa, para ser mais exato.

    • Paulo Roberto Moura comentou em 13/04/12 at 10:54

      O que é mais estranho é que ninguém desaprende o que sabe. Em 2008 ele foi quase perfeito, perdendo o campeonato na última curva!!! Juro que não entendo…
      Na minha opinião é preferível dividir atenções com Raikkonen na Lotus, do que ser 2º piloto da Ferrari. Acho que o tal Grosjean não dura por la´…

      • Bruno comentou em 13/04/12 at 12:02

        A molada pode ter feito a diferença. Ou a pressão psicológica do Alonso tb.

      • Gilmar comentou em 13/04/12 at 12:22

        Massa quase perfeito em 2008? Tu assistia a corridas ou só via os resultado? As três primeiras corridas fez muita merda, mas só lembram dos erros da Ferrari.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).