Pit Stop #223
11/04/12 10:39O GP da China é o principal assunto do Pit Stop desta semana.
Mas o programa também fala de Indy, MotoGP, responde pergunta de internauta e, no quadro Naftalina, lembra de Jacques Villeneuve.
É só clicar…
Comentários
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Fabio
O que senhor tem a dizer a respeito do seu comentario, onde a williams teria em sua opiniao tempos de qualificaçao medios e de corrida de ruim a muito ruim.Isso me parece aquela historinha jaime alguersuari dando pitaco na condiçao de kubica, uma total falta de informaçao na hora de dar pitaco.
O campeonato já acabou?
kkkkkkkkk assim he muito facil da pitaco……a mao do kubica pode piorar tb… e tudo he relativo bla bla bla
Eu tive oficina de motos e tecnicamente posso afirmar, uma coisa é ser campeão mundial com moto japonesa outra totalmente diferente é ser campeão com moto italiana, alemã, austríaca, etc…
São conceitos de engenharia totalmente diferentes cada equipes tem uma mentalidade, a forma de pensar na hora de desenvolver um equipamento são diferentes. Outro agravante é saber se o estilo do piloto vai “bater” com o equipamento, isso pode acontecer com carro ou moto. Rossi sabe tudo de motos japonesas, mas isso a curto-prazo pouco ajuda na hora de desenvolver uma moto italiana.
Nos anos 70 em São Paulo um mecânico soltou uma frase famosa quando uma Porsche chegou a sua oficina, ele não sabia resolver um problema no motor a curto prazo e desabafou:
“Alguém conhece um mecânico alemão, pra mexer em um motor alemão, em um carro alemão?”
Ou seja, ele até poderia fazer o serviço, mas isso ia levar meses! Já um mecânico alemão logo resolveria o problema em alguns dias.
E o próprio Rossi admitiu que não consegue pilotar essa moto, lembre-se que Senna em 94 chamou o carro de porcaria, mas D.Hill nunca reclamou do carro, na verdade o carro não era ruim. O problema é que Senna achava o carro extremamente DESCONFORTÁVEL de tão apertado, por isso pediu para mudar a posição de volante. Pilotando sem o mínimo de conforto os erros de Senna começaram aparecer nas provas, rodou sozinho em Interlagos, fez má largada em AIDA(fora uma rodada em IMO nos treinos). Enquanto isso, Schumacher vencia tudo sem cometer erros.
Na Ducati a pedido de Rossi antes da corrida mudaram até de chassi e nada melhorou, ou ele volta a correr em equipe japonesa, ou se conforma e fica alguns anos tentando acertar a moto italiana ao seu gosto, isso pode levar alguns anos. O caso é complicado, tanto pode dar certo como não, mas Rossi tem uma vantagem!
Ele já tem vários títulos, ele mesmo sentiu que teria que tentar um desafio diferente, e ser campeão pela Ducati partindo lá de trás tem outro sabor, isso iria elevar seu nível técnico a outro patamar. Maior que ser campeão sempre com moto japonesa Honda, Yamaha ou Kawasaki tanto faz…
É por isso que dou valor ao que Schumacher fez na F1, seu nível técnico pra ajudar desenvolver carro se mostrou ímpar, além disso ele ajudou a organizar e dar estabilidade as equipes. Foi até superior a N.Piquet e Prost, o brasileiro caiu fora quando a Brabham perdeu as forças em 84/85. Na Lotus em 88 Piquet foi um fiasco, sequer conseguiu os mesmos resultados que Senna em 87(isso com motor Honda que Piquet ajudou a desenvolver desde 86). Em 89 tudo bem que a Lotus perdeu o motor Honda, mas em 88 Piquet ficou devendo.
Na Benetton com Piquet a equipe pouco evoluiu em dois anos. Prost geralmente deu sorte de pegar equipes em alta, foi assim na Renault, Mclaren e Williams. Na Ferrari ele começou atrás, estava indo até bem em 90, mas perdeu a cabeça em 91 e foi despedido, fiasco total. E só voltou a F1 em 93 porque sabia que ia ser campeão com carro pronto de Newey, senão nem voltaria.
Prost não tinha mais “gás” pra formar um TIME DE VERDADE partindo lá de trás, mas ele e Piquet desenvolveram carros e também deram estabilidades em algumas equipes(tecnicamente não dá pra ter sucesso em tudo, F1 muito difícil, complexo surreal).
É muito raro na F1 pilotos que “transformam” equipes, isso só se consegue formando um staff com grandes projetistas(lembrando que Prost saiu da Mclaren, mas levou Nichols pra Ferrari). R.Brawn admitiu que precisava de um staff técnico melhor na Mercedes, logo foi atendido e ainda em 2011 a equipe mudou os engenheiros.
Como o motor Mercedes esta no áuge, agora só falta ajustar o resto ao gosto dos pilotos, só que isso é complexo e leva tempo. a Toro e RBR demoraram a vencer a primeira corrida, e mesmo tendo Newey, elas só conseguiram quando teve um fora de série ao volante…Vettel!
Com um bom desenvolvimento o piloto pode fazer a “diferença” na pista e motivar outros setores da equipe: chassis, motor, câmbio, aerodionâmica, trabalho de boxes, etc…mas até chegar ao título pode levar mais tempo.
É por isso que sempre repito, mudar para uma equipe de ponta com carro “pronto” e ser campeão é uma coisa(ainda mais se a equipe esta dominando). Outra totalmente diferente é começar por baixo chegar aos pódios, vitórias e depois ao título. Schumacher-Brawn-Byrne foram mais longe, fizeram tudo isso e depois largaram uma Benetton que estava ganhando tudo em 94/95 pra correr em uma equipe que não ganhava nada na Ferrari.
Encontraram com Todt e todos se completaram porque todos sempre levaram a coisa na base da mão de ferro(lembre-se que na Ferrari a coisa foi complicada, nem fazendo “cópia” do Benetton 95 a Ferrari dominou em 96, o carro italiano tinha um conceito diferente do carro inglês da Benetton). Formula 1 é campeonato mundial, não tem lugar pra mimimi ou vc trabalha e desenvolve o carro, ou vai pelo mais fácil, pula para melhor equipe da época. E quem acha que Senna era uma maravilha, lembre-se que ele fez o maior MIMIMI na Lotus, e depois quando a Mclaren perdeu as forças, fez outro mimimi até ameaçou sair da F1 entre 92/93. Decidiu ficar, mas mudou para uma equipe que dominava a F1.
A Mclaren entre 92/93 venceu 10 corridas e fez 21 pódios, precisa Senna mudar de equipe? Não era mais fácil perder 2 anos e desenvolver dessa vez sozinho junto com os engenheiros, e colocar a Mclaren de volta ao topo?
Pelo menos ninguém iria falar que ele pagou carro emprestado pra ser campeão…Senna preferiu mudar de equipe, deu tudo errado. Enquanto isso em 92/93 a Benetton ia trabalhando duro no carro, foram 2 vitórias com 24 pódios. Quando Brawn e Byrne terminaram de desenvolver o conceito bico alto mais o trabalho do assoalho o carro chegou batendo recordes na pré-temporada, o carro de Schumacher estava pronto pra brigar por títulos, ao volante o alemão se mostrava “afiado”, todas as corridas que terminou em 94, ou venceu ou foi segundo. Isso foi muito comentado na época.
Na equipe Ferrari Schumacher logo de cara em 96 venceu 3 corridas históricas muito graças ao “braço” motivando a todos na equipe. Ano a ano a Ferrari mostrava evolução, só faltava o título em 99, mas uma perna quebrada adiou os planos. Em 2000 em uma temporada equilibrada, Schumacher e Hakkinen disputaram a “nega” pra ver quem seria tricampeão, Schumacher levou a melhor. Em 2001/02 foram anos de domínio. A FIA vendo mais um título alemão mudou radicalmente o regulamento pra FERRAR Schumacher. Em um ano difícil(2003), Schumacher alcançou a liderança na tabela na metade do ano, mesmo assim o título não estava fácil, pra piorar Montoya entrou na briga. No GP do USA Schumacher fez a diferença na chuva largando em sétimo(Kimi era pole), a decisão ficava entre Kimi e Schummy na última prova, mas com ótima vantagem ao alemão. Schumacher enfim batia tão sonhado o recorde de 5 títulos de Fangio.
Em 2004 a Ferrari chegou admitir em público que DUVIDAVA da motivação de Schumacher, isso atissou mais o alemão…foi um ano arrasador! Novamente a pachecada inglesa da FIA pela SEGUNDA VEZ, tenta FERRAR Schumacher na Ferrari(a primeira foi em 94, pra brecar o alemão e ajudar Hill, inventaram uma desclassificação na ING, e penalizaram em outras duas, ridículo). O troco do alemão em cima dos ingleses veio na AUS…rs
Em 05 a FIA novamente muda radicalmente o regulamento, dessa vez a Ferrari perdeu as forças, mas Schumacher NÃO!!! Ele trabalhou tudo de novo, e já em 2006 voltava a disputar o título.
Schumacher não foi campeão em 06, mas poucos notaram…ele fez uma coisa até mais importante que o próprio título. Pela terceira vez(96/03/06) ajudou a colocar a equipe Ferrari no topo, dessa vez vencendo 7 corridas pronta pra brigar pelos títulos em 07/08. Se Kimi foi campeão em 07 é muito graças ao trabalho do alemão em 06(e sem Rubinho na equipe provando que era ele quem fazia a diferença). E se o alemão corresse em 07 seria campeão no lugar de Kimi dando o troco em Alonso. O mais curioiso é que, se Schumacher corresse em 08 também seria campeão em cima de Hamilton, porque o alemão faria muito mais pontos que o brasileiro.
Não tinha tempo ruim para Schumacher, uma vez perguntaram o que ele achava dos cartolas ingleses da FIA mudar as regras sempre que ele dominava, Schumacher fez uma cara de quem queria dar uma gargalhada. Todos os jornalistas em volta racharam de rir…Schumacher ficou mudo, todos entenderam o silêncio do alemão:
“Podem mudar 10 vezes as regras, não adianta vamos trabalhar tudo de novo e voltaremos a disputar o título”
Schumacher foi campeão com carro inglês e carro italiano, conquistou títulos com motores, pneus, chassis, câmbio de marcas diferentes em equipes e épocas totalmente diferentes. Ninguém percebeu, mas por todas equipes que pilotou Schumacher começou por baixo pra depois se campeão, o alemão nunca teve a sorte de sentar em um carro pronto pra ser campeão. E por favor, não me venham com esse papo-furado que Rubens é quem desenvolvia os carros na Ferrari(isso pra mim é querer pegar carona no sucesso dos outros).
Schumacher NUNCA dependeu de Rubens para nada! Compare o que conquistou o alemão e o brasileiro até 99, antes de correrem juntos na Ferrari. Schumacher começou por baixo na Benetton, depois pegou a Ferrari em baixa e em 99 os “números” do alemão já impressionavam, e nem era época de domínio absoluto como foi nos anos 2000.
Schumacher(diplomado)
127-corridas
2-títulos
35-vitórias
23-poles
39-M.Voltas
71-pódios
Rubinho(pré-primário)
113-orridas
0-títulos
0-vitórias
2-poles
0-M.Voltas
6-pódios
Chega ser hilário Rubinho querer tratamento igual na Ferrari, Schumacher chegou como Bicampeão na Ferrari e exigiu o mesmo que Piquet quando chegou na Williams em 86(ou Alonso na Mclaren em 07). Só a Ferrari cumpriu o acordo, Piquet e Alonso ficaram na mão por culpa da patriotada inglesa, Mansell e Hamilton tiveram apoio porque eram ingleses…
Hoje Schumacher tenta o mesmo na Mercedes, a equipe ao contrário que muitos pensam, não herdou aquela Brawn-GP no topo da metade de 09, e sim aquela Brawn-GP já em decadência no final do ano. A Mercedes em termos de estrutura também entrou de forma muito tímida na F1, mas esse é o jeito alemão de trabalhar, é outra mentalidade eles tem paciência pra esperar. O mais curioso é que R.Brawn pela TERCEIRA VEZ na F1 é questionado em seus projetos. Na Benneton em 1994 muitos alegaram que a equipe estava trapaceando com o controle de tração, pura bobagem o carro bateu recordes na pré-temporada mostrando que era muito bom, nos anos de 92/93 a equipe venceu 2 corridas, e fez 24 pódios, o novato Schumacher INFERNIZAVA Mansell, Senna, Prost e Piquet..ninguém apareceu para dizer que a Benetton trapaceava.
O que estava fazendo a diferença naquela Benetton era o bico alto mais o fluxo de ar que passava embaixo do assoalho que “grudava” o carro no chão, fora o talento de Schumacher. Trabalho que aliás, começou em 1991, mas resultados começaram aparecer em 92/93 quando Schumacher em algumas corridas andava no mesmo ritmo que Maclarens e as poderosas Williams. Curiosamente na Brawn-GP em 2009 a equipe bateu recordes de pista na pré-temporada, R.Brawn novamente foi atacado por bular o regulamento por causa do difusor duplo. Em 2012 a Mercedes aparece muito rápida nas classificações, Brawn novamente é atacado por estar fora do regulamento, dessa vez por causa de sua “engenhoca” que faz a diferença nas “asas”.
Lembre-se que toda vez que R.Brawn acerta a mão em um carro, com o tempo chega ao título. Foi assim na Benetton, Ferrari e Brawn-GP, a dúvida é saber ser Schumacher vai ter “gás” até lá, aos 43 anos esta indo contra a lei da natureza.
“Ahhhhhhhhhhh então Schumacher só ganhou 7 títulos graças aos projetistas”
Ninguém faz nada sozinho na F1, e temos que lembrar que tudo esta nas mãos do piloto, Rubinho teve carro para ser campeão em 2009…Button foi veloz, preciso e cerebral. Abaixo vários fora de série(ou bom o suficiente para chegar ao título), que contaram com grandes projetistas. Uns tiveram o mérito de ajudar no desenvolvimento do carro, outros pegaram carro emprestado pra ser campeão.
Clark teve Chapman em 63/65.
Gran Hill teve Chapman em 68.
Jackie Stewart teve D.Gardner em 69/71/73.
Rindt teve Chapman em 70.
FITTIPALDI teve Chapman em 72.
Lauda teve Mauro Forghieri em 75/76/77.
Andretti teve Chapman em 78.
PIQUET teve Murray em 81/83.
Lauda teve Barnard em 84.
Prost teve Barnard em 85/86.
PIQUET teve Frank Dernie e P.Head em 87.
SENNA e Prost tiveram Murray-Nichols em 88/89.
Mansell teve Newey em 92.
Prost teve Newey em 93.
Schumacher até 06 sempre teve Brawn e Byrne .
D.Hill, Villeneuve, Hakkinen contaram com Newey em 96/97/98/99. O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista…
Lembrando que Senna nunca desenvolveu nada na F1 nem chassi, motor ou pneus partindo de trás até o título. Ele bem que tentou fazer isso na Lotus, mas nem com o fantástico motor Honda conseguiu melhorar o carro e chegar ao título em 87. Pra ser tricampeão primeiro teve que pegar carro emprestado desenvolvido pelo trio Prost-Murray-Nichols. E quando o carro Mclaren perdeu as “forças” em 92/93, Senna deu um chute no traseiro de R.Dennis e pela segunda vez na carreira foi correr em outra equipe que dominava uma época, dessa vez a Williams.
O que me dx espantado foi que Senna chamou o carro de PORCARIA, e o mais BIZARRO…desesperado foi correndo telefonar para o Prost, isso com o “mago” Newey na equipe! Prost pouco disse como se tivesse cutucando:
“Vc não é o A.Senna, se vira já dei um carro pronto pra vc ser tricampeão, agora prove que ao lado de projetistas pode resolver os problemas do carro. Na Lotus vc não coseguiu, na Mclaren quando o carro perdeu as forças vc pipocou, e agora vc vem CHORAR pra mim? Se vira, olha o Schumacher desde 1992 trabalha no carro, e esse ano parece que veio pronto pra briga”
Stewart e Piquet também observaram esse ponto fraco de Senna:
Julho de 2008
Stewart: Senna não teria vencido tanto sem Prost
Três vezes campeão da Fórmula 1, Jackie Stewart deu uma opinião polêmica durante um evento de um patrocinador da Williams nesta terça-feira. De acordo com o veterano, o tricampeão mundial Ayrton Senna não teria sido tão grande na Fórmula 1 se não tivesse sido companheiro de Alain Prost na McLaren.
“Alguns pilotos são muito rápidos, mas não absorvem tantas informações sobre como fazer o carro trabalhar da melhor maneira possível. Na minha opinião, Prost é um dos melhores de todos os tempos porque fazia o carro trabalhar para ele e para Senna. Não acho que Senna teria vencido tanto se Prost não estivesse lá”, comentou o escocês.
Maio de 2003
Nelson Piquet, também observou esse ponto fraco de Senna dentro da equipe( o outro era na pilotagem, a famosa afobação), Piquet deu uma cutucada comparando Senna a Schumacher dentro de uma equipe.
Em entrevista ao jornal “Daily Express”, Nelson Piquet afirmou que Michael Schumacher é um piloto melhor que Ayrton Senna e, talvez, o alemão seja o melhor de todos os tempos.
De acordo com o tricampeão mundial, Schumacher transforma as equipes por onde passa e isso é um de seus maiores méritos.
“Ele fez algo que muitos bons pilotos não conseguiram. Ele guiou e transformou equipes por onde passou”, disse Piquet. “Michael teve coragem de ir para uma equipe que não era forte. A Ferrari não era campeã há 21 anos. Senna sempre queria ir para a melhor equipe, como aconteceu quando ele saiu da McLaren e foi para a Williams. E isso para mim, faz de Schumacher um piloto melhor, e digo isso como brasileiro”, completou.
Piquet acredita que se fossem retirados todos os dispositivos eletrônicos dos carros o alemão seria praticamente imbatível. “Ele seria muito melhor que todos os pilotos, muito melhor na mesma Ferrari”, concluiu
Vamos ver até onde Rossi vai aguentar na Ducati, mas admitir que não consegue pilotar a moto italiana por causa do seu estilo de pilotagem é um mau sinal, ainda mais que seu companheiro esta indo melhor. Pelo menos Rossi esta sendo justo com ele, com a equipe e seus fãns não chega a ser um mimimi.
Muito interessante seu comentario.Só uma pergunta vc é jornalista? Me parece melhor que o
Próprio Seixas.
Abraço
Não cai na laia deste cara não… No mundo automobolístico ele tem o apelido de amante do alemão… Todo mundo tira sarro dele, no blog do Flavio Gomes, Livio Orrichio, até o Lito Cavalcanti deu uma sentada nele… Este cara fala coisas sem fundamento.
Acima do alemão eu arrumo uns 3 pilotos melhores. NUNCA na história da Fórmula 1 um piloto teve carro tão bom por tanto tempo como o alemão, tb NUNCA teve um piloto mediano pra peitar ele, tanto é que quando o Alonso apareceu o alemão resolveu se aposentar, ao contrário dos anos 80, onde Lauda, Prost, Senna, Piquet, Mansell se degladiavam nas pistas.
Em 94 foi COMPROVADO que a Benetton estava adulterada, com controle de tração, assoalho fora do regulamento, retirada de válvula pra acelerar o reabastacimento, e software de gerenciamento do motor adulterado, conforme inspeção da FIA.
O alemão adorava um trambique. Jogou o carro com D. Hill em 94, contra Villeneuve em 97, parou carro no meio do treino pra atrapalhar volta lançada do Alonso, etc…
E antes de falar mais besteira, falar que Prost ajudava Senna é de chorar de rir. Os japoneses da Honda fizeram o melhor motor do mundo graças a ajuda do Senna, e em 1990 e 1991 Senna ganhou dois títulos e não tinha “Prost” na equipe pra ajudar.
Concordo com os comentários sobre a duração, o programa está mais corrido do que os Pit Stops da ferrari…rsrs Preferia quando ele chegava perto dos 20 minutos! Espero, como a maioria, que volte ao antigo formato.
Do Rubinho eu só quero que ele seja MACHO e conte logo quem são os pseudos-jornalistas. Na última entrevista no “linha de chegada” o Rubinho falou de tudo, menos o que interessa. Tá cheio de jornalista querendo saber quem são esses “pseudos”, e o Rubens…NADA!
boa tarde Fabio ,
por gentileza esse formato de menos de 10 minutos , não serve para esse programa , passa muito por cima dos assuntos .
lembro-me quando o programa era ao vivo e vc lia as perguntas , é bem mais interessante.
sou a favor de pelo menos 15 minutos.
abraço
Quanto ao seu comentário sobre o Rossi – não basta ser bom piloto se a moto está com um projeto falho. Genialidade do piloto é sentar na moto, pilotá-la e passar suas referências aos projetistas. SE ele não entende de mecânica ou de projeto de nada adianta ser genial.
Fabio,como diz o ditado,depois de tanto dinheiro que a equipe conseguio com os patrocinadores,está usando até pelos sócios para dar mordomias a seus parentes.Este é o caso da Willians.
Muito bom!! Só nao gostei q ele está cada vez menor!! Um programa com menos de 15 min é insuficiente pra tanto conteúdo importante!
A decadência do Massa é consequência de vários fatores: 1) O acidente 2) Alonso é mestre em desestabilizar companheiros de equipe nos bastidores 3) Após o banimento do reabastecimento durante as provas, Massa não se adaptou a carros mais pesados, 4)Os dois primeiros fatores desencadearam diminuição da sua auto-confiança. Até!!!
acende a luz!!!
o Alonso é mestre em desestabilizar companheiros de equipe??? por que não desestabilizou o Hamilton???
Parece simples mas a explicação vem do fato de Hamilton ser cria da Mac Laren é bom piloto e tem personalidade forte e não aceitou a imposição de Alonso , e o bi campeão sucumbiu, quase desapareceu , na Renault fez aquela palhaçado com Briatore e Nelsinho Piquet que jogou sua carreira no lixo e nunca mais se levanta.
Na Ferrari o banco Santhander meteu U$ 60 milhões para Alonso ser Tri, quanto ao Massa seu contrato acaba este ano e vai voltar para casa, Alonso força a derrota dos companheiros , e com Massa tudo esta dando errado, ou vai errar assim no mato….. Entendeu?