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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Homenagem

Por Fábio Seixas
09/04/12 09:06

A morte de Gilles Villeneuve completará 30 anos no dia 8 de maio. E, para marcar a data, uma homenagem das mais especiais.

Gilles, em Watkins Glen, em 79

Em Fiorano, Jacques pilotará a Ferrari 312 T4 que foi do seu pai em 1979, ano em que a escuderia conquistou os Mundiais de Pilotos (com Scheckter) e de Construtores.

“As memórias ainda estão vivas em Maranello. Seu talento, sua velocidade e sua valentia que beirava a irresponsabilidade ainda fazem de seu nome um dos mais populares, mesmo entre torcedores que nunca o viram correr”, escreveu a Ferrari no comunicado que anunciou a homenagem.

Acho que não preciso perguntar onde vocês gostariam de estar no dia 8, certo?

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Comentários

  1. Mário comentou em 10/04/12 at 14:45

    Eu acho que ele era um piloto temerário, que colocava a vida de outros em risco. Bom mesmo, era o Didier Pironi, que tbm pilotou a Ferrari em sua época.

  2. renatohk comentou em 10/04/12 at 11:20

    Depois que o Galvão confidenciou que a Stock Car Brasil é a categoria com o mais alto nível técnico do mundo – depois da F1 – eu fiquei com dor de barriga, por 10 minutos mas fiquei.
    Será que eu posso processar a Globo por isso?
    Será que o Galvão falou isso pq o seu filho lazanha sempre corre com o melhor equipamento?
    Será que eu vou ter que ouvir isso nas próximas transmissões da F1?
    Enfim, alguém me ajude!!!!!

  3. MarioM comentou em 10/04/12 at 7:30

    Está entre os maiores piloto que já vi correr, era super simpático, vale lembrar que na naquela época a Ferrari já fazia das suas quando mandou o Pironi ou Pirroni ultrapassa-lo na ultima volta num grande premio corrido em protesto, acho que na Italia ou França. Salve Gilles Villeneuve, com ele fica a saudade de qdo F1 era de verdade.

    • Cleiton comentou em 14/04/12 at 17:45

      MarioM,
      vc se refere ao GP de San Marino em 1982, quando Villeneuve e Pironi correram praticamente sozinhos em função de um boicote de algumas equipes ao GP, em razão de disputas políticas da época.
      A Ferrari já aprontava nessa época sim, mas nesse caso a equipe pediu para os dois diminuirem o ritmo para que chegassem com os dois carros ao final. Nenhum dos dois queria perder a vitória, mas o Gilles foi ingênuo e acreditou que o Pironi não o atacaria na última volta, mas o francês desobedeceu a equipe e venceu a corrida. Gilles rompeu com Pironi, ficou aquele clima horrível, e dizem que isso influenciou diretamente o psicológico do canadense, que encontrou a morte 15 dias depois.

  4. Fagner comentou em 10/04/12 at 6:31

    Para quem ainda não viu rs isso era F1 o resto é resto rs http://www.youtube.com/watch?v=OFBQ39K13I0&feature=related

  5. José Benedito comentou em 10/04/12 at 5:52

    Acredito ser uma homenagem mais que justa e que honra um dos pilotos mais audazes e corajosos que vi correr.
    Um corredor que lamento não ter ganhando um título que coroaria uma trajetória impressionante.

  6. Marcelo comentou em 10/04/12 at 1:42

    Grande piloto sem dúvidas, mas Villeneuve também teve que fazer papel de CAPACHO, teve que aceitar um “pedido” de Enzo Ferrari no grid no GP de Monza 79. Foi um “pedido” bem simples, Gilles não podia disputar posição, muito menos a vitória com o companheiro Scheckter. Para o dono da equipe o título de 79 já tinha dono…Scheckter, e a decisão tinha que acabar em Monza pra pachecada italiana fazer a festa.

    Desde a volta 2 até a bandeirada Gilles ficou na “cola” do companheiro sem atacar uma única vez, isso em Monza onde o que não falta é lugar para ultrapassar, na bandeirada a diferença entre eles foi de apenas 0.46s.

    Curioso o comentário abaixo aos 3:22(deve ser o R.Leme), fala sobre a situação de Gilles na corrida e no campeonato.

    Fórmula 1 1979 – GP da Itália(Rede Globo)
    http://www.youtube.com/watch?v=t9z9dKV9uKo

    Lembrando que, um ano antes Peterson na Lotus também foi capacho de Andretti, o sueco foi impedido por contrato a não disputar o título com o companheiro, e olha que Ronnie levou patrocinador para a equipe em 78.

    Foi uma baita sacanagem da Lotus e Ferrari com Peterson e Villeneuve(muuuito pior que o caso de Rubens na Ferrari), porque o sueco e o canadense mostraram na pista e na pontuação que tinham condições de serem campeões. No caso de Rubens ele nunca fez sombra ao alemão nas provas, muito menos na tabela. Basta observar o início de temporada de cada um! Enquanto o alemão era veloz, preciso e cerebral…Rubinho fazia um monte de cagada jogando várias corridas no lixo, minha mãe é testemunha viva disso:

    “Olha lá o Rubinho fazendo besteira de novo, já danificou a asa do carro, o alemão já vai pra outra vitória, Rubinho não tem chance contra esse Schumacão todo”…essa é a minha mãe, sabe tudo de Formula 1.

    Por outro lado, o que adianta provar na pista e na tabela se vc é “barrado” pela equipe? Foi o que aconteceu com Peterson em 78, Villeneuve em 79 e Reutemann em 81. Esses três pilotos provaram o ano todo que podiam ser campeões. Lotus, Ferrari e Williams décadas atrás não permitiram.

    E ainda tem pacheco no Brasil que diz que nos anos 80 não existiam ordens de equipe! Oras, basta ver o GP do BRA 81, IMO e FRA 82 nessas provas houve ordem de equipe. Se Reutemann, Pironi e Arnoux não acataram a ordem e venceram, é outro caso, mas o fato é que teve ordem de equipe.

    http://autoracing.virgula.uol.com.br/reportagens-autoracing/f1-os-pilotos-que-desafiaram-as-ordens-de-equipe

    No vídeo abaixo outro momento que a Ferrari manipulou o resultado, novamente a placa “slow” era mostrada para os pilotos, era apenas a quinta corrida na temporada, a Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira corrida na carreira.

    F1 1985 FIA Review 05 Canada
    http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY

    Abaixo, três momentos que Coulthard entrega a posição ao companheiro de equipe, foram 3 vitórias a menos na carreira. Não me lembro de Hakkinen devolver tamanha gentileza, Schumacher pelo menos compensou a vitória perdida na AUT a Rubens, entregou a vitória ao companheiro no GP do USA do mesmo ano, Rubinho não faz muita questão de lembrar disso, mas minha mãe se lembra muito bem.

    Líder Coulthard entrega posição a D.Hill-GP PORTUGAL 1994
    http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=youtu.be
    O escocês foi até na parte suja da pista para facilitar para Hill.

    F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve
    http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0
    Notem que era para David vencer, ele estava a frente de Mikka.

    David Coulthard allows Mika Hakkinen
    http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM
    Era a primeira corrida do ano, que PAPELÃO Mclaren…

    E por favor, não me venham com esse papo-furado de acordo de “cavalheiros” entre os pilotos da Mclaren no GP da AUS 98. A conversa abaixo via-rádio no GP da EUR em 97 prova que Coulthard era baita capachão.

    Mclaren:
    _Mikka P3, perto, David abra para Mikka passar na reta dos boxes.

    Repita por favor.

    _Abra para Mikka na reta dos boxes!

    Desculpe não entendi.

    Nessa hora o fudidão pega o microfone e dispara!!!

    _ David, aqui é R.Dennis, se vc não dx Mikka passar nessa volta, será DEMITIDO, ficou claro?

    Williams:
    _Jacques, Hakkinen passou para P2, esta muito rápido, ajudou muito. Jacques, Hakkinen P2 ele quer ganhar(e O David não?), ele foi muito prestativo, lembre-se disso.

    _Última volta Jacques, Hakkinen esta bem atrás de vc! Não me decepcione, conversamos antes sobre isso. Hakkinen esta colado em vc, lembre-se ele foi prestativo!

    Em seguida J.Villeneuve deixa Mikka passar e vencer, e depois deixa também Coulthard passar dando uma dobradinha a Mclaren…barbaridade!

    Duas equipes rivais se unirem para derrotar outra(Ferrari), tenha dó, tacaram fogo na ética da F1. A equipe italiana esta sozinha na competição, tem razão de fazer o que bem entender dentro da equipe.

    • Samuel comentou em 11/04/12 at 0:53

      Ótimo post. Por mais que não tenha como precisar 100% todos os fatos, é um ponto de vista do qual compartilho.

  7. Bruno brito comentou em 10/04/12 at 0:20

    Lembro de uma história do gilles em que uma corrida dele em imola, tinha.se um acordo entre os pilotos da Ferrari que, na ultima volta da corrida nao se poderia disputar posição, mas o companheiro dele nao o respeitou… inclusive foi um dos motivos que ele nao ganhou aquele campeonato, achoo que o de oítenta…

  8. Cleiton comentou em 09/04/12 at 23:43

    Homenagem MAIS do que merecida ao inesquecível Gilles!
    Mesmo não tendo sido campeão do mundo, é admirado por muitos e ídolo eterno na Ferrari, pois fazia de tudo pra levar os carros vermelhos ao final das corridas, muitas vezes sem aerofólios (Canadá 1981), sem pneus (Holanda 1979), entre tantas outras exibições de gala. Como esquecer aquelas 3 voltas finais em Dijon 1979, batendo rodas com o Arnoux e mudando de posição a cada curva, chegando na frente de um carro de motor turbo e com a Ferrari visivelmente desequilibrada???
    Gilles ETERNO!!!!

  9. arara comentou em 09/04/12 at 23:35

    giles era completamente pirado, piloto tipo senna, genio, andava até com 2 rodas, a italianada era maluca por ele. sdes…

  10. Mauricio Portuga comentou em 09/04/12 at 23:00

    Não o vi guiar, não tinha idade. Tudo o que sei vem de leituras e documentarios. Mas a verdade é que Gilles é considerado por muitos especialistas como o piloto mais rápido que teve na F1. Quem acompanhava, descreve que Gilles estava amargurado em Zolder, pelo fato em que Pironi (seu companheiro de equipe e até então grande amigo) o ultrapassou na corrida anterior em Imola, após Enzo Ferrari ter mandado os 2 pilotos aliviarem o pé, pois havia uma vantagem muito grande em relação ao terceiro colocado. Gilles aliviou e Pironi o ultrapassou. Em Zolder, Gilles não consegue bater o tempo de Pironi na tomada de tempo e na volta para os Boxes acontece seu acidente. Só por curiosidade, diz-se que Pironi nunca se perdoou por Gilles ter falecido com aquela ira para contigo. Cinco anos mais tarde Pironi falece num acidente de barco, sua mulher esta gravida de Gemeos e os batiza de Gilles e Didier.

  11. nando figueiredo comentou em 09/04/12 at 21:41

    Sempre que vejo um piloto dizendo que o carro ta ruim nisso ou naquilo, me vem a lembrança desse “ser” andando com a Ferrari com apenas 3 rodas tocando o solo (procurem tem no vctube). Gilles é um desses raros casos de “gênio” da raça, até por isso é o único a ter sua foto na sede da Ferrari em Fiorano (nem o Schumacher, imaginem). E mereçe. Pena que como tantos acima da média foi embora cedo demais.

  12. airton comentou em 09/04/12 at 21:34

    Baita piloto.ousadia,garra e determinação era sua característica.Não aliviava pra ninguém,um verdadeiro bota!!!

  13. joel belmonte fialho comentou em 09/04/12 at 19:52

    Gillie Villeneuve para mim um dos melhores pilotos contemperâneo 1982 morre o grande piloto Gillie vitima de cancer , seu filho Jaque Villeneuve foi campeão mundial pala Williams,para registrar um homenagem para Gillie em Fiorano na italia é digna de um campeão nas pistas e pelo talento deixado até os dias de hoje . Esta homenagem estende-se para os pilotos que perderam suas vidas tanto nas pistas quando na vida social , fica portanto meu manifesto e apreço por tal lembrança que não deve ser esquecida. abs.

  14. Pietro Pecorari comentou em 09/04/12 at 17:56

    Olà Fabio,
    Acabo de voltar de Maranello. Ontem Domingo de Pascoa estava em Modena e resolvi dar um pulo a Maranello ja que nunca tinha passado por la.
    Visitei o Museo da Ferrari:Lindo, espetacular… Valhalla(em referencia a Gilles).
    Fiquei algumas horas ali fiz muitas e muitas fotos e no final guiei o “simulador” de F1 na porta do museo. Logo depois fui ao Ferrari Store logo fora do Museo comprar um boné a um amigo do Brasil. Ja estive em outros Ferrari Stores principalmente o de Milao e sempre vi muitos artigos do Massa. Dessa vez nao so coisas do Alonso, camiseta, boné, sapato de tudo com Ferrari, Scuderia Ferrari ou Alonso. O nome de Massa nem aparece em nenhum artigo. Achei muito estranho!
    Serà que a logistica jà mandou a mensagem para parar de produzir artigos com o nome do Massa???

  15. Marcelo comentou em 09/04/12 at 17:42

    Tive o privilégio de estar presente no GP Brasil de F1 de 1982, em Jacarepaguá. Villeneuve, Piquet e Rosberg disputando a liderança em boa parte da prova. Corrida fantástica e inesquecível.

  16. Samuel Pavan comentou em 09/04/12 at 17:23

    O duelo com o Arnoux serve como post da série “F-1 sem mimimi”. Se bem que, para falar a verdade, às vezes parecia que não sairiam vivos.

    • Microcosmos comentou em 09/04/12 at 21:34

      Villeneuve, Arnoux , De Angelis , Roni Peterson,Fittipaldi,Lauda,Tambay,Johanson,Didier Pironi,Johanson,Piquet,Alain Jones,Mansell, Clay Regazine,Patrick Depaier, Andrea de Cesare,Rosberg,Laffite,Mario Andretti,Reutemann , Patrese,Johny Watson,Prost….pra citar um tempo que dava gosto de ver….automobilismo puro, que saudade….

  17. jose yoh comentou em 09/04/12 at 16:38

    Grande piloto. Dos tempos em que quem tinha coragem podia morrer na pista.

  18. Fábio Feitosa comentou em 09/04/12 at 15:07

    O segundo melhor piloto que a Ferrari teve em todos tempos. Depois dele só Fangio.

    • Guito comentou em 09/04/12 at 22:30

      Não devemos esquecer do Alberto Ascari, prematuramente morto em acidente.

    • vicente comentou em 10/04/12 at 2:29

      e antes é schumacher né? só esses 3? os demais nem aparecem em sua lista?

  19. Massa comentou em 09/04/12 at 11:57

    Eu assisti essa corrida e posso dizer que foi um dos acidentes mais horríveis na F1. Gilles era um piloto excepcional, ousado ao extremo mas técnico. Corria com uma gana incrível em todas as corridas. Saudades dele e das corridas de F1 da época que eram muito mais emocionantes e tinham pilotos realmente muito bons e dava gosto de ver.

    • rui costa comentou em 09/04/12 at 18:58

      Só tem um pequeno detalhe, o Giles morreu nos treinos de sábado e naquela epoca não se transmitia treinos de F1 pela TV.

    • Cleiton comentou em 09/04/12 at 23:38

      Falou tudo Massa!
      Concordo plenamente contigo!

  20. JMQ comentou em 09/04/12 at 11:17

    O duelo entre Villeneuve e Arnoux, com essa mesma ferrari em 79 foi coisa de outro mundo… Bons tempos.

  21. Max Holfeld comentou em 09/04/12 at 11:14

    Gilles Villeneuve era sinonimo de raça. Era o tipo do piloto que não se acomodava na posição, como muitos hojem em dia. Se ele tivesse que chegar com as rodas para cima, tenham certeza, ele chegaria.

  22. Luciano AK comentou em 09/04/12 at 10:49

    Tinha 8 anos na época e soube da morte no sábado à noite, chorei muito pois tenho até hoje um carrinho de autorama da ferrari do Villeneuve de 1980.
    Grandes tempos aqueles, o politicamente correto nem existia, se o Villeneuve corresse nos dias de hoje, seria podado, será que deixariam ele na pista como fez no GP da Espanha de 1981 sem bico ou andando com três rodas?
    Grande época dos Motores Turbo!!

  23. Alex Xavier comentou em 09/04/12 at 10:39

    Curiosamente, sabendo que Villeneuve é canadense, justificando isso porque não tem uma ligação direta com que vou falar, lendo sua reportagem eu decidi ver o vídeo de seu “fatal crash” (o do Villeneuve). Li sobre ele no “Wikipedia”, li sobre o Paletti em consequência e descobri um fato curioso a parte, que o maior número de mortos na Fórmula 1 sendo classificado essas mortes por países, os Estados Unidos se encontram em primeiro lugar, com 11 mortes na Fórmula 1. Apesar de os americanos não terem uma certa intimidade com a categoria, assim como já foi comentado em seu blog a algumas semanas atrás, curiosamente eles se encontram no topo da lista entre os acidentes fatais na Fórmula 1. Bem, provavelmente você Fábio já sabia disso, eu não sabia e fiquei até espantado com isso. E sobre Villeneuve, não vi ele correr. Eu era muito piá naquela época, mas sei que era um dos melhores pilotos. Abs.

    • Alex Xavier comentou em 09/04/12 at 11:08

      Só para complementar, dois americanos, em 1953 morreram, em Indianápolis, correndo pela mesma equipe, uma tal de Kurtis Kraft. Um morreu nos treinos e outro na corrida. Fato parecido aconteceu em 55 e em 59. Nesses dois últimos fatos citados também envolvendo dois americanos e também em Indianápolis (nos EUA para que não se tocou), só que por equipes diferentes. Sendo que o de 55, um morreu nos treinos e outro na corrida também, e o último, em 1959, os fatos aconteceram em testes pré corrida. Se quizer conferir, veja no “Anexo: Lista de acidentes fatais na Fórmula 1”.

      • Vinicius comentou em 10/04/12 at 13:27

        Isso ocorreu porque nos anos 50 as 500 milhas de Indianápolis faziam parte do calendário da Fórmula 1, onde eram recheados de americanos e, naquela época, correr em ovais a morte era quase certa! Abs.

  24. Rafael Assis comentou em 09/04/12 at 10:13

    Fui abençoado em nascer ao dia 08 de maio de 1982 as 11:05, talvez ai esteja a minha paixão pelo automobilismo!!

  25. Anderson comentou em 09/04/12 at 10:09

    Fábio Seixas quando vence o contrato da globo com a F1 ?

    • christiano comentou em 09/04/12 at 17:20

      pergunte ao galvão bueno, isso ele deve saber bem, pois até onde sei, ele é o dono dos direitos de transmissão da F1 no Brasil.

      • Felipe Gomes comentou em 09/04/12 at 18:59

        É mesmo? Galvão tem direitos sobre a transmissão

        • Flavio comentou em 10/04/12 at 19:47

          Os direitos são da Globo. Galvão é funcionário, mas pode ser que tenha uma porcentagem nas receitas publicitárias.

    • renatohk comentou em 10/04/12 at 11:13

      nossa, boa pergunta.
      eu torço todo dia pra não aparecer nenhum brasileiro bom na F1 e mihas preces estão sendo atendidas.
      só assim pro esporte no Brasil se ver livre da Globo e do Galvão.

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