Dou-lhe uma, dou-lhe duas...
04/04/12 16:07Participei hoje do “Redação Sportv” e comentei sobre uma reportagem do amigo Marcelo Barreto: a Toleman do Senna será leiloada na semana que vem na Inglaterra, e o preço mínimo é de 600 mil libras, algo em torno de R$ 1,7 milhão.
Eu disse, no programa, que seria bacana se alguém no Brasil comprasse esse carro e o deixasse exposto ao público. Um sonho, claro. Acho difícil que aconteça a primeira parte e já perdi a esperança com iniciativas como a segunda.
Mas vi agora que tem mais. O F-3 que Senna usou na sua primeira temporada na Inglaterra, em 1982, participará do mesmo leilão. É este da foto ao lado. A estimativa é que seja vendido por cerca de 125 mil libras, ou R$ 363 mil.
Alguém? Alguém?
360 mil já é um preço acessível à algum milionário brasileiro que esteja interessado. Não me lembro qual era a altura e a estatura do Ayrton Senna. Sei que era uma estatura mediana. Mas se o cara passar dos 1,82m mais ou menos. Quero ver o cara caber dentro do Fórmula 3. Hehe. Eu, com 1,90m não entro nele, mas antes de tudo eu também teria que ser milionário.
Caber porque se fosse eu, bem capaz que não iria dar umas voltinhas lá… umas três vezes por ano, nem que fosse num cartódromo.
Troco pela minha parati 94, 1.8, com direção e ar.No pau.
Fábio,
se me permite, duas observações.
A primeira, em 1982, o Ayrton correu na Fórmula Ford 2000. Se a memória não me trai, o carro era amarelo patrocinado pelo BANERJ.
A segunda, o carro que o Ayrton utlizou no inglês de F3 de 1983 não era branco?
O importante é que o Ayrton foi campeão nas duas categorias.
Abraço,
Marcelo
Esse carro acho foi usado só em uma corrida pelo Senna (pelo menos nessa cor).
Foi em uma corrida extra-campeonato de 82. Era realizada no final do ano em Thruxton (acho). Algumas equipes usavam essa corrida para definir quais pilotos iam correr por elas no ano seguinte e outras para ambientar os novatos a nova equipe e categoria.
Se não me engano, os 4 primeiros do campeonato britânico de 82 não disputaram essa corrida e o favorito era o Martin Brundle que acabou sendo o rival do Ayrton Senna em 83.
Em 83 o carro do Senna era branco sim e sinceramente, não sei se ele fez essa corrida de 82 pela West Surrey que foi a equipe que ele correu em 83.
No final de 83 o Senna fez aquela corrida em Macau com um carro patrocinado pela Marlboro, pintura semelhante a McLaren…
E o carro dele sim, ta ai o video dele pilotando
https://www.youtube.com/watch?v=hviPjSHj3gE
Bem que o Eike poderia comprar, fazer cena com o Bruno e depois expor o carro lá no novo Maracanã. Li hj que só a empresa dele apresentou projeto pra tomar conta do estádio. Seria louco ver uma homenagem ao Senna no Maracanã.
só vejo uma possibilidade. Se o Eike Batista
ganhar a concessão do Maracanã e fazer um museu de esportes lá p visitação pública.
Seria bem legal e uma atração a mais na cidade maravilhosa (q não anda tão maravilhosa assim, mas tudo bem) e cobrando entradas no museu, há algum abatimento do valor pago.
Se fosse a Brabham do Piquet eu tentaria arrematar.
Estou contigo…
Idem!! As Brabham ou a Williams do Piquet!! Essas sim valem a pena!!
É, falou pouco e falou bonito!!!
o mais interessante é que o Toleman está inteiro, com motor e tudo… da até para dar umas voltinhas!!
Pede pro Eike pegar mais uns trocados no BNDES…..
Seixas , Nostalgia emocinante, Ayrton Senna ainda continua promovendo grandes fatos por ser unico piloto a nível mundial , que provoca verdadeiras lembranças mesmo após sua morte . Orgulho brasileiro que deixou marcas eternas , logico é um carro nostalgico que faz os fãs sonharem ao relembrar o eterno genio das pistas F1.
Não há como comprar este autinho é uma pena sem mais . abraços fica na memoria este momento para sempre , ainda tem a vitoria de Bruno senna em Monaco ano 2008 gp2 fica o registro.abr
Se ainda fosse alguma coisa do Piquet, tudo bem, mas desse cara, nem que eu tivesse muito dinheiro!!
Putz.. 1.7 milhão sem chance… mas R$ 363mil, raspando o tacho, fazendo uns 14 emprestimos e viver eternamente endividado… quem sabe hein.. Afinal, a gente só vive uma vez, não leva nada pro outro lado, nem o cpf limpo.. o negocio é viver as emoções da vida.
Mas eu iria querer ir trabalhar todo dia com meu F1… uhauhauhau.. ja pensou??
Vai lá Fabio, boto fé em vc..
Depois pega uns patrocínios de cervejaria, mais umas montadoras, umas marcas de roupa.. coloca em exposição por R$ 30 pila com direito a sentar no cockpit e tirar uma foto… com 12.100 pessoas vc ja pagou o investimento, veja que beleza!!!
Meu pai pediu pra pergunta com quantos Km tá e se a placa é A
Se tivesse grana tentaria arrematar os dois! Se tivesse…!
OK, Fábio, você venceu. Anote aí o número do meu cartão:
seria simples: senna era patrocinado inicialmente pelo banerj, que anos depois veio a ser comprado pelo itau. ao chegar na formula um trocou para o banco nacional, posteriormente comprado pelo unibanco e este pelo itau. portanto o itau deveria colocar os 2 bolidos em exposicao no brasil!
Grande ideia. Acho mais: é uma obrigação do banco fazer isto, já que lucra tanto explorando o Brasil.
A família Senna deveria angariar fundos de terceiro ou gastar e fazer a compra?
Se bem que nem o próprio finado Senna manifestou em vida algum interesse em possuir os bólidos em que correu e conseguiu relevantes conquistas, salvo engano.por outro lado, raros são os pilotos privilegiados que levaram um monoposto de F-1 pra casa.
Grande parte das histórias de conquistas e vitórias que fizeram parte da participação brasileira na F-1 tiveram início nesse carro pilotado por ninguém menos que, Ayrton Senna.
Com certeza, este carro aqui no Brasil demonstraria o seu valor não somente de significado histórico da F-1, mas, exemplo esportivo do talento e da força de vontade de um grande Tri- Campeão Mundial de F-1.
Amigo,
Acho que você está forçando um pouco a barra.
Quando Senna estreou na F-1, Emerson já era bi (1972 e 1974) e Piquet também (1981 e 1983), além várias vitórias de outros pilotos (como JC Pace). Assim, “parte das histórias de conquitas de vitórias que fizeram parte da participação brasileira na F-1 TIVERAM INICIO nesse carro ……” não corresponde ao histórico de nossa participação na categoria.
Senna, sem dúvida, foi um dos melhores de toda a história, porém outros geniais pilotos brasileiros não tem a valorização que merecem.
Realmente nenhum outro piloto brasileiro pilotou um Toleman, equivalente a um Hispania da época.
De fato, não devemos esquecer dos outros grandes pilotos brasileiros que fizeram história na F-1.
Walther, obrigado por seu esclarecimento.
Valeu amigo.
Preciso falar com o cachoeira antes.
humor esperto, rsrsrsrs…
Demóstenes, tá liberado, pode dar o lance.
Convido os amigos deste blog a votarem numa enquete da revista italiana Autosprint que quer igualar os desempenhos épicos sob a chuva de Ayrton Senna em Monaco 1984 e Donnington 1993 com a vitoria de Alonso no último GP da Malasia. Esta enquete está sendo publicada após o diretor da referida revista, numa evidente patriotada pró Ferrari, ter criado polêmica no seu blog na semana passada por ter afirmado que a vitoria de Alonso no GP equivale aos desempenhos de Senna. Choveram mensagens de italianos dizendo que a comparação era absurda, mas o diretor de Autosprint ensiste fazendo esta enquete querendo provar o contrário. Entre lá e votem: http://www.auto.it/autosprint/
Acho um tanto improvável a comparação com 1984:o Senna era um rookie e o Toleman era muito mais carroça do que a Ferrari hoje, além disso choveu muito mais e quem andou mesmo naquele GP foi o finado alemão Stefan Bellof, que vinha mais virando 1 seg rápido que o Senna, com um carro bem pior.
Em 1993 cabe bem a comparação: não havia reabastecimento inclusive, só cabe a ressalva de que a Ferrari é muito mais carroça hoje que a Mclaren em 1993. Hoje eu colocaria esse carro da Ferrari como 5º no grid, e o MP4/8 era com folga o 3º, bem parelho com o Benetton, que era o 2º.
Stefan Bellof, esta fora do regulamento naquele GP de Mônaco 1984 cerca de 30 Kg abaixo do peso permitido os dois carros de sua equipe foram desclassificados depois do GP.
A Ferrari pode ate ser a 5° força nessa temporada, mais o equilibrio é bem maior doque a temporada de 1993 onde a williams girava 1,5s mais rapido que a maclaren facil. e o senna colocou quase uma volta no segundo colocado, nesse GP de Donnington Park.
Alonso esta muito longe de uma comparação co Senna. tanto ele quanto o Perez andaram muito bem, mais o melhor da corrida foi o Bruno, que mesmo saindo de ultimo teve a 4 melhor media de volta mesmo tento que passar por todos.
Só completando…
Em termos de braço, o Alonso pra mim está no nível de Senna. A temporada dele em 2010 e 2011 com a Ferrari pra mim lembra muito a temporada de 93 do Senna. Então eu vou votar a favor do Alonso na enquete e olha que eu adoro o Senna, mas tenho que ser realista e me render ao animal Alonso e a qualquer outro piloto que encha meus olhos.
dificil achar aqui alguem tão coerente e racional =)
assino embaixo oq disse.
Fábio, foi esse o carro mostrado no programa do Sportv? ou eu que to ficando doido.
A propósito, aquela cena do Zagallo falando com a estátua virou piada pronta.
O do Sportv foi o Toleman.
Abs
Se foce a Brahma do Piquet a Willians….
Reginaldo: foce? Brahma?
sim, geladinha.
poxa deixa o cara, a frase dele inteira faz o maior sentido, imagina quantas brahmas o cara tomou, antes de cair sobre o telcado e sair isso que vc leu rsrs
Só mesmo o Eike Batista, ou o Otávio Mesquita tem grana prá arrematar…
O Eike compra até os dois carros e mais uma Ferrari de rua com o troco.
Xará,
Já sugeriu ao Eike ?
Ele podia começar a gastar a grana dele com algumas iniciativas como essa sugerida por você, o que acha?
Abraço!
Ah Fábio, bem que eu queria hein? Se eu tivesse juro que comprava as duas!
Será que foi exatamente esta que “venceu” Mônaco em 1984?
Poderia ser leiloada e a grana entregue ao Instituto Ayrton Senna, que faz um trabalho absolutamente admirável com educação básica.
Acho que vou vendar meu apto para comprar esta belezura rsrs…
Fabio, duas opções: o Eike poderia comprar e abrir o museu Senna ou podemos recorrer ao MOP aquela empresa da vaquinha para repatriar jogadores de futebol para repatriar os carros.Não seria legal?Os próprios fãs comprarem os carros?
Abração.
Foi para a Globo Fabião??? Seria muito bacana você comentando por lá!
Não, não. Só participo do Redação Sportv de vez em quando.
Abs
Só se fosse para ressuscitar o “SINAL VERDE” aos sábados antes das corridas (eu não perdia um) ou levar algo como o Pit Stop para lá. O problema seria deixarem você comentar sem o padrão Globo de censura.