Queda de braço
02/04/12 10:18Acontece, nos bastidores da F-1, uma movimentação que pode ter grande impacto num futuro próximo.
O Pacto de Concórdia, acordo que rege as relações comerciais entre as equipes e a categoria, termina no fim do ano.
Bernie e a CVC Capital foram espertos. Já garantiram as assinaturas de Ferrari, Red Bull e McLaren.
O problema é que o resto está bastante descontente desde 19 de março, quando a britânica Sky News veiculou uma reportagem afirmando que as duas primeiras receberão mais pela renovação do contrato.
No fim da semana passada, a Bloomberg informou que a Mercedes já se negou a assinar a renovação e que estuda até entrar na Justiça contra o inglês e o grupo que detém 70% da Formula One Holdings.
Outras podem seguir seu exemplo.
O atual contrato das equipes termina exatamente após a bandeirada do GP Brasil, no dia 25 de novembro.
Ou seja: hoje, 2 de abril de 2012, 9 das 12 equipes não estão garantidas no Mundial de 2013.
Vem muita, muita discussão por aí.
Viúvas chorando a morte do Senna e repetindo as frases do Galvão Bueno em 3…2…1…
?
Boa, Miro!!
Não sei o que pensa essa gente…
vai ser facil todas as equipes ficar nessa categoria e so elas molharen muuuuutttooo a mão do tal do bernie que tudo se resolve e como no brasil ! se tem dinheiro tem beneficios
é só chamar o Sarney, Renan, Zé propina Dirceu, Jucá e o PMDB.
este tal de bernie e um velho vampiro que so esta na f1 para sugar o maximo que puder o serto e todas as equipes boicotarem a corrida ate a saida dele ai quero ver se todos juntos não tirão este mercenario de lá
Sempre que se envolve grana a negociação é muito difícil, principalmente quando se envolve esse montante $$$$$$.
Continuo acompanhando a F1…como em qualquer esporte hoje em dia tudo gira em torno do dinheiro (patrocinadores…etc…).
Até o final do ano as equipes se acertam e fica tudo resolvido.
por que a RED BULLvai receber mais que a McLAREN?
Ué, a FIA agora tá querendo colocar mais um F no nome e virar FIFA? Já vi isso em algum lugar! Equipe receber mais que outra…
F1 é jogo de cartas marcadas e ja sabemos disto, só tem pessimos exemploa, um é o seu MIchael Schumi, que deveria ter sido desclassificado quando jogou o carro de proprosito para ganhar o campeonato entre outros feitosa deles e outros pilotos e nada foi feito, entao onde esta competição, atras das mesas dos escritorios com certeza, onde ão decididos os resultados, o ultimo seu Alonse e Sergio perez com uma versão nova de ALONSO ESTA MAIS RAPIDO, whatever! nao assisto mais, to assistindo indy, que para falar a ultima corrida foi muito legal, parabens RUBINHO chegou em 8 sem ter que fazer jogo de equipe ou qualquer coisa, la a coisa é seria e nao palhaçada, sem contar que ouvir F1 no brasil e ter que ficar ouvindo o Galvao Bueno falar bobagens o tempo todo da vontande desligar a tv, a frase deveria ser CALA A BOCA GALVAO vulgo Magda!
Caro Luiz, concordo com muita coisa que vc disse, acho principalmente que o Schumi no máximo teria ganho 4 títulos, digo no máximo, pois ele não tinha pilotos a altura para competir e quando tinha as equipes estavam uma porcaria, também acho que o Bernie já deveria ter saido da F1 a muito tempo haja visto o que estamos passando na CBF. Com relação ao Rubens Pé de Chinelo, me poupe esse cara não se pode comparar é o maior mercenário que já teve na F1, não ganhou nada nem vai ganhar, ele é ruim, azarado e velho demais, ele é tão azarado que se largar sozinho numa prova completa o carro quebra ou ele bate, e o Mssa tá indo pro mesmo caminho, mas tenho que reconhecer os empresários deles (se nâo for o mesmo) devem ser também pai de santo, pra conseguir mante-los na F1 só com mandiga.
Luiz, concordo plenamente.
Sugiro voce assistir umas provas da NASCAR, acho que vai gostar…
Abs
e qual é culpa do Galvão nessa historia, o que tem haver com o Galvão?
O engraçado é que você entra em contradição dizendo que a F1 é um jogo de cartas marcadas e em seguida mal fala do piloto michael schumacher por ter atacado o carro contra o outro. Quando o piloto não faz nada as pessoas reclamam quando o piloto tenta algo arriscado para garantir algo na corrida falam mal, então se for tomar um lado pelo menos seja coerente.
Michael Schumacher é um ótimo piloto, tanto que é sete vezes campeão. Assim como todos que estão lá. JOGO DE EQUIPE TAMBÉM FAZ PARTE DE UM ESPORTE, os seus carros independente se um é melhor que o outro faz parte do desenvolvimento de toda a equipe e todos merecem respeito.
E QUANTO A PATROCÍNIO E DINHEIRO, BEM VINDO AO MUNDO CAPITALISTA, NÃO TEMOS COMO FUGIR DELE.
meo ainda com essa historia do schumacher jogar o carro em cima!!!!! vira o disco foi no seculo passado!! deixa de ser chato!!! O senna tb jogou o carro em cima do prost e ninguem fala!!!!!!! Vcs falam tanto do massa q é omisso, se fosse um brasileiro q jogasse sujo vcs nao iam reclamar ia falar q é arrojado!!! Esse papo ja cansou
Aí sim!!!
Horácio, parabéns pelo seu comentário….esees aí de cima são sennistas, ainda inconformados com os 7 titulos do MS.
Se fosse assim o senna seria banido da F1, jogou o carro duas vezes (89 e 90) em cima do Prost para garantir o título. Você não sabe nada de automobilismo, vá ver novelas.
Teu teclado não tem ponto? A tecla do “enter” não faz parágrafo?
em tempo, o grande Shumi perdeu todos os pontos conquistados naquele ano, já o senna, foi “campeão”.
a f1 ja era…….a muito deixei de acompanhar….
O que eu acho engraçado é que, falam tanto da INDY, que é isso e aquilo, mas se esquecem que a mesma, nos tempos áureos da CART foi dividida em duas por muito menos… Interesse, dinheiro e afins existe em qualquer categoria e qualquer esporte. E não é de hoje, diga-se…
Já vi esse filme uns anos atrás e culminou na assinatura do atual pacto. É só esperar que mais cedo ou mais tarde todos chegarão a um acordo.
F1 deixou de ser esporte para ser bussines puro e simples, perdi o interesse
Tanto perdeu o interesse que está comentando a notícia..que acabou de ler… eheheh
kkkkkkkkkkkk muito bom rsrsrs
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
hasuhauas……..quebrasse o mané
kkkkkkkkkkkkkkkk verdade!
*Possivelmente* estarão todas estas equipes no campeonato de 2013, embora elas pecam algum incentivo em relação a inscrição deste pacto, durante todo o calendário da F1 ocorre uma Imensidão em relação à movimentação de dinheiro, o que mantém uma equipe de baixo rendimento no calendário da F1 é o dinheiro que circula no campeonato, entre os patrocínios, mas não para a melhoria das equipes, e sim para encher o bolso dos que estão por detrás delas.
e onde esta a novidade nisso tudo? F-1 gira em torno do business. O duro, é aceitarem em nome disso, uma diferença tão brutal na categoria, do carro de ponta, para os que ficam atrás, para ainda assim, vc ver 2 ou 3 equipes realmente disputando algo.
A Mercedes patrocina a F-1 com Safety e Medical Cars…
Olá.
Eu gostaria mesmo de ver nascer uma nova categoria, onde a tecnologia não fosse tão engessada quanto está na Fórmula 1.
Gostaria de ver equipes vindo com novidades realmente, com a Tyrrel que chegou a ter um carro com 6 rodas. Carros com efeito solo, suspensões ativas, turbo, enfim, cada um usando a imaginação para desenvolver seus bólidos. Motores pequenos desenvolvendo muito, combustíveis alternativos, opções por fabricantes de pneus etc etc etc.
Abraços a todos.
COMENTÁRIO PERFEITO !!! A F1 VOLTANDO A SER F1 !!!
Com isso a F1 perde a cada ano um pouco do público que realmente gosta de velocidade. Não gosta apenas F1, gosta de velocidade.
Vamos assistir a F Indy, além de ter um ingresso acessível, é muito legar ouvir os motores turbos como os antigos da F1.
Eu tbm,mas pela lista que vc escolheu,caberia melhor em um campeonato de marcas & esporte protótipos do que a F1,que está muito chata.
É que a imaginação para o desenvolvimento dos bólidos foi tão grande, que chegamos ao que é hoje! pura tecnologia! se retroagir haverá críticas também, já que a F1 é o laboratório de muitas novidades existentes nos automóveis mundo a fora. Para ser a categoria top tem que ter os melhores equipamentos, engenheiros, enfim, o melhor tem que estar lá.
Tudo é evolução meu caro, guiar um F1 hoje requer muito mais talento e concentração. Antes eram pedais e câmbio manual, hoje somente o volante tem mais de 25 botões que o piloto controla.
Estarão todas lá em 2013.
Concordo!
Essa F1 está cada vez mais enrolada hein, Fábio.
Levando em conta que a redbull “comanda” a toro rosso, a Ferrari “comanda” a sauber e a MacLaren tem uma parceria muito forte com a Force India… Teriamos 6 confirmadas… Descartando as 3 nanicas que não tem opinião. Teriamos apenas 3 equipes de “força” contra o novo pacto. Mercedes, Lotus(renault) e Willians.
Mais uma vez, levando em conta que a Lotus está em ascensão e não vai sair agora. E a Willians é exclusivamente uma equipe de f1, ou continua ou fecha a empresa…
Vamos ser realista, a única chance que existe é a mercedes arrumar essa muleta e sair do campeonato, já são 3 anos de vergonha na f1. Ela deve estar desesperada procurando uma desculpa para não deixar clarro que está saindo por incapacidade de fazer um carro rápido.
A Williams não é exclusivamente uma equipe de F1. Aliás, se ela fosse, já teria falido há tempos. Ela possui a parte de Hybrid Power e Advanced Engineering, que tiveram um faturamento £102.3m ano passado.
Falo tudo!
Lá como cá só ladrões há. Assim sendo, aproveito este espaço para lhe sugerir correção no “slogan” do blog: retira o “o” do tudo o mais. Alem de mais correto, fica com o som muito melhor.
Abraços.
É tudo o que a Ferrari queria, sem outras equipes pobres, eles aumentam os gastos, colocam mais carros na pista e entram até mesmo com outras equipes dos grupos Fiat, McLaren e Red Bull, não esqueçam que Toro Rosso pode ser considerada dentro, umas 6 equipes com 3 carros cada já daria um campeonato.
matou a charada
ferrari = sauber = toro rosso = redbull = force india = mc laren
as exceções são as outras, que tb tem algumas relações entre elas.
mta politicagem estraga qq esporte. A f1 deveria sanar isso de uma vez por todas. Sabemos q a indy nao é a f1, mas lá ao menos ate o pouco q conheço, tudo é valido por igualdade, sem vantagem de ninguem. O esporte deveria ser assim.
Ferrari, RBR e McLaren estão dentro. Sauber (que recebe ‘ajuda’ da Ferrari), STR (‘filial’ da RBR) dificilmente ficam de fora.
A única grande força de fora por enquanto é a Mercedes.
O resto não tem muito o que exigir….
A F1 deixou de ser laboratório para as montadoras a partir do momento em que congelou o desenvolvimento dos motores. Imagine com a proibição do reabastecimento o foco iria ser no desenvolvimento de motores mais econômicos com maior eficiência energética possibilitano carros com tanques menores e consequentemnte mais leves. A desculpa foi o alto custo, mas hoje gastam rios e rios de dinheiro no túnel de vento pra desenvolver uma abertura de ar, asas, difusores etc que não ajudam em nada e pior, são proibidos no ano seguinte…
E como na última vez, todos sabemos que isso vai terminar do mesmo jeito. As grandes recebem a maior fatia do bolo, e as pequenas obedecem.
“nove equipes não esta garantidas…”
diria que são 10 as equipes não garantidas… não se esqueça de que a mercedes (que não assinou) fornece engines a mclaren
Contrato já previa que 2012 seria o último de fornecimento, amigo.
McLaren quer o próprio motor. Como o carro dos bombeiros de Maranello.
é, mas já recuaram dessa possibilidade em 2010 mesmo, acho que desde lá tão pedindo pinico, se não der, acho que migram pros renault rapidinho.
é complicado esse tema.. no final sabemos que todas vão assinar… gostaria que alguma montadora ou empresa de grande porte chegasse na F1 no lugar das pequenas..
Até para esse tema, as pequenas não tem a mesma força que uma montadora.. acredito que Lotus, Mercedes e Williams vão chegar num valor que agrade a eles.. o restante, vai ficar com o que o Bernie quiser pagar.
Jefferson, não sei não. Com a crise na Europa, talvez a Mercedez aproveite para economizar, mas oficialmente desistindo da F1 alegando não concordar com os termos propostos. Mas realmente, a maior parte vai assinar e devem estar apenas lutando por alguns milhões a mais.
Não acredito que a Mercedes vai desistir. Agora que eles acharam o caminho das pedras, não vale a pena jogar todo esse trabalho pelo ralo.
O time de F1 pode pensar assim, mas a empresa Mercedez não.
a derrocada da formula 1, foi exatamente a entrada das montadoras na brincadeira, enquanto ainda eram apenas “equipes de garagens” a coisa andava muito mais no chão e os investimentos, não chegavam nos 9 dígitos.
Não acho que a Mercedes tenha achado o caminho das pedras, mas acredito que ela continue, o investimento é alto, porém ela tem a petronas por tras que garante uma quantia razoavel de dinheiro, e o motor sai praticamente de graça, já que ela fornecesse motor para mais duas equipes e acredito que no ano que vem possa chegar a 3 assim como renault. Se cigarro nao fosse proibido propaganda nenhuma equipe ta com dificuldade financeira
Essa divisão das receitas ajuda a reforçar ainda mais a disparidade entre as equipes. Nesse sentido, a F1 poderia tentar se espelhar mais no modelo dos esportes americanos (principalmente o futebol americano) e os artifícios utilizados para equilibrar as equipes.
Na minha opinião, o pagamento deveria ser no mínimo igual entre as equipes.
basta pensar por esse prisma:
estou na formula 1 a 50 anos, porque vou receber a mesma coisa que um aventureiro que apareceu ontem e nem sei se estará aqui amanhã?
Não seriam apenas 3 as garantidas no Mundial de 2013, tendo em vista que somente Ferrari, Red Bull e Mclaren assinaram ?
Ops, fiz confusão. Arrumei aqui. Obrigado.
Abs
Fábio, tenho costume de acessar seu blog através da página de blogs do uol, clicando diretamente no seu nome, dessa forma todas as notas do blog são abertas de uma vez. Porém ao clicar no seu nome, o link ainda é o blog antigo. Acho que o pessoal do uol deveria alterar o link para seu blog novo. Abraços.
Bruno, já falei com o UOL e isso vai ser resolvido já. Obrigado pelo aviso.
Abs
Caramba, resolveram rápido mesmo né? hehehe.
Abraço.