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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Queda de braço

Por Fábio Seixas
02/04/12 10:18

Acontece, nos bastidores da F-1, uma movimentação que pode ter grande impacto num futuro próximo.

O Pacto de Concórdia, acordo que rege as relações comerciais entre as equipes e a categoria, termina no fim do ano.

Bernie e a CVC Capital foram espertos. Já garantiram as assinaturas de Ferrari, Red Bull e McLaren.

O problema é que o resto está bastante descontente desde 19 de março, quando a britânica Sky News veiculou uma reportagem afirmando que as duas primeiras receberão mais pela renovação do contrato.

No fim da semana passada, a Bloomberg informou que a Mercedes já se negou a assinar a renovação e que estuda até entrar na Justiça contra o inglês e o grupo que detém 70% da Formula One Holdings.

Outras podem seguir seu exemplo.

O atual contrato das equipes termina exatamente após a bandeirada do GP Brasil, no dia 25 de novembro.

Ou seja: hoje, 2 de abril de 2012, 9 das 12 equipes não estão garantidas no Mundial de 2013.

Vem muita, muita discussão por aí.

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Comentários

  1. Miro comentou em 02/04/12 at 14:58

    Viúvas chorando a morte do Senna e repetindo as frases do Galvão Bueno em 3…2…1…

    • Pereira comentou em 02/04/12 at 18:18

      ?

    • Mauricio Alves comentou em 03/04/12 at 7:47

      Boa, Miro!!
      Não sei o que pensa essa gente…

  2. fs comentou em 02/04/12 at 14:56

    vai ser facil todas as equipes ficar nessa categoria e so elas molharen muuuuutttooo a mão do tal do bernie que tudo se resolve e como no brasil ! se tem dinheiro tem beneficios

  3. Gabriel Barros- Araguaina-to comentou em 02/04/12 at 14:42

    é só chamar o Sarney, Renan, Zé propina Dirceu, Jucá e o PMDB.

  4. fs comentou em 02/04/12 at 14:40

    este tal de bernie e um velho vampiro que so esta na f1 para sugar o maximo que puder o serto e todas as equipes boicotarem a corrida ate a saida dele ai quero ver se todos juntos não tirão este mercenario de lá

  5. Paulo Renato comentou em 02/04/12 at 14:21

    Sempre que se envolve grana a negociação é muito difícil, principalmente quando se envolve esse montante $$$$$$.
    Continuo acompanhando a F1…como em qualquer esporte hoje em dia tudo gira em torno do dinheiro (patrocinadores…etc…).
    Até o final do ano as equipes se acertam e fica tudo resolvido.

  6. ANDRE DE ITU comentou em 02/04/12 at 14:17

    por que a RED BULLvai receber mais que a McLAREN?

  7. Leonardo comentou em 02/04/12 at 14:06

    Ué, a FIA agora tá querendo colocar mais um F no nome e virar FIFA? Já vi isso em algum lugar! Equipe receber mais que outra…

  8. Luiz comentou em 02/04/12 at 13:59

    F1 é jogo de cartas marcadas e ja sabemos disto, só tem pessimos exemploa, um é o seu MIchael Schumi, que deveria ter sido desclassificado quando jogou o carro de proprosito para ganhar o campeonato entre outros feitosa deles e outros pilotos e nada foi feito, entao onde esta competição, atras das mesas dos escritorios com certeza, onde ão decididos os resultados, o ultimo seu Alonse e Sergio perez com uma versão nova de ALONSO ESTA MAIS RAPIDO, whatever! nao assisto mais, to assistindo indy, que para falar a ultima corrida foi muito legal, parabens RUBINHO chegou em 8 sem ter que fazer jogo de equipe ou qualquer coisa, la a coisa é seria e nao palhaçada, sem contar que ouvir F1 no brasil e ter que ficar ouvindo o Galvao Bueno falar bobagens o tempo todo da vontande desligar a tv, a frase deveria ser CALA A BOCA GALVAO vulgo Magda!

    • Alex Clavery comentou em 02/04/12 at 14:28

      Caro Luiz, concordo com muita coisa que vc disse, acho principalmente que o Schumi no máximo teria ganho 4 títulos, digo no máximo, pois ele não tinha pilotos a altura para competir e quando tinha as equipes estavam uma porcaria, também acho que o Bernie já deveria ter saido da F1 a muito tempo haja visto o que estamos passando na CBF. Com relação ao Rubens Pé de Chinelo, me poupe esse cara não se pode comparar é o maior mercenário que já teve na F1, não ganhou nada nem vai ganhar, ele é ruim, azarado e velho demais, ele é tão azarado que se largar sozinho numa prova completa o carro quebra ou ele bate, e o Mssa tá indo pro mesmo caminho, mas tenho que reconhecer os empresários deles (se nâo for o mesmo) devem ser também pai de santo, pra conseguir mante-los na F1 só com mandiga.

    • Eduardo comentou em 02/04/12 at 14:29

      Luiz, concordo plenamente.
      Sugiro voce assistir umas provas da NASCAR, acho que vai gostar…
      Abs

    • Gabriel Barros- Araguaina-to comentou em 02/04/12 at 14:39

      e qual é culpa do Galvão nessa historia, o que tem haver com o Galvão?

    • Junior comentou em 02/04/12 at 14:49

      O engraçado é que você entra em contradição dizendo que a F1 é um jogo de cartas marcadas e em seguida mal fala do piloto michael schumacher por ter atacado o carro contra o outro. Quando o piloto não faz nada as pessoas reclamam quando o piloto tenta algo arriscado para garantir algo na corrida falam mal, então se for tomar um lado pelo menos seja coerente.
      Michael Schumacher é um ótimo piloto, tanto que é sete vezes campeão. Assim como todos que estão lá. JOGO DE EQUIPE TAMBÉM FAZ PARTE DE UM ESPORTE, os seus carros independente se um é melhor que o outro faz parte do desenvolvimento de toda a equipe e todos merecem respeito.

      E QUANTO A PATROCÍNIO E DINHEIRO, BEM VINDO AO MUNDO CAPITALISTA, NÃO TEMOS COMO FUGIR DELE.

    • Horacio comentou em 02/04/12 at 14:54

      meo ainda com essa historia do schumacher jogar o carro em cima!!!!! vira o disco foi no seculo passado!! deixa de ser chato!!! O senna tb jogou o carro em cima do prost e ninguem fala!!!!!!! Vcs falam tanto do massa q é omisso, se fosse um brasileiro q jogasse sujo vcs nao iam reclamar ia falar q é arrojado!!! Esse papo ja cansou

      • Eduardo comentou em 02/04/12 at 16:19

        Aí sim!!!

      • Murilo Rodrigues comentou em 02/04/12 at 16:35

        Horácio, parabéns pelo seu comentário….esees aí de cima são sennistas, ainda inconformados com os 7 titulos do MS.

    • kal comentou em 02/04/12 at 15:03

      Se fosse assim o senna seria banido da F1, jogou o carro duas vezes (89 e 90) em cima do Prost para garantir o título. Você não sabe nada de automobilismo, vá ver novelas.

    • wag comentou em 02/04/12 at 15:04

      Teu teclado não tem ponto? A tecla do “enter” não faz parágrafo?

    • kal comentou em 02/04/12 at 15:07

      em tempo, o grande Shumi perdeu todos os pontos conquistados naquele ano, já o senna, foi “campeão”.

  9. paulo roberto comentou em 02/04/12 at 13:50

    a f1 ja era…….a muito deixei de acompanhar….

  10. JMQ comentou em 02/04/12 at 13:42

    O que eu acho engraçado é que, falam tanto da INDY, que é isso e aquilo, mas se esquecem que a mesma, nos tempos áureos da CART foi dividida em duas por muito menos… Interesse, dinheiro e afins existe em qualquer categoria e qualquer esporte. E não é de hoje, diga-se…

  11. william comentou em 02/04/12 at 13:32

    Já vi esse filme uns anos atrás e culminou na assinatura do atual pacto. É só esperar que mais cedo ou mais tarde todos chegarão a um acordo.

  12. franki comentou em 02/04/12 at 13:31

    F1 deixou de ser esporte para ser bussines puro e simples, perdi o interesse

    • Andre comentou em 02/04/12 at 13:51

      Tanto perdeu o interesse que está comentando a notícia..que acabou de ler… eheheh

      • ricardo Betim mg comentou em 02/04/12 at 14:20

        kkkkkkkkkkkk muito bom rsrsrs

      • toscano comentou em 02/04/12 at 14:50

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • felipe comentou em 02/04/12 at 15:03

        hasuhauas……..quebrasse o mané

      • kal comentou em 02/04/12 at 15:08

        kkkkkkkkkkkkkkkk verdade!

  13. Leonardo Aranda comentou em 02/04/12 at 13:27

    *Possivelmente* estarão todas estas equipes no campeonato de 2013, embora elas pecam algum incentivo em relação a inscrição deste pacto, durante todo o calendário da F1 ocorre uma Imensidão em relação à movimentação de dinheiro, o que mantém uma equipe de baixo rendimento no calendário da F1 é o dinheiro que circula no campeonato, entre os patrocínios, mas não para a melhoria das equipes, e sim para encher o bolso dos que estão por detrás delas.

  14. Jeff Olegário comentou em 02/04/12 at 12:58

    e onde esta a novidade nisso tudo? F-1 gira em torno do business. O duro, é aceitarem em nome disso, uma diferença tão brutal na categoria, do carro de ponta, para os que ficam atrás, para ainda assim, vc ver 2 ou 3 equipes realmente disputando algo.

  15. GustavoEgito comentou em 02/04/12 at 12:53

    A Mercedes patrocina a F-1 com Safety e Medical Cars…

  16. Sydnei Lucchesi Le Petit comentou em 02/04/12 at 12:40

    Olá.

    Eu gostaria mesmo de ver nascer uma nova categoria, onde a tecnologia não fosse tão engessada quanto está na Fórmula 1.

    Gostaria de ver equipes vindo com novidades realmente, com a Tyrrel que chegou a ter um carro com 6 rodas. Carros com efeito solo, suspensões ativas, turbo, enfim, cada um usando a imaginação para desenvolver seus bólidos. Motores pequenos desenvolvendo muito, combustíveis alternativos, opções por fabricantes de pneus etc etc etc.

    Abraços a todos.

    • Jonas Cesar comentou em 02/04/12 at 13:16

      COMENTÁRIO PERFEITO !!! A F1 VOLTANDO A SER F1 !!!

    • Luciano comentou em 02/04/12 at 13:22

      Com isso a F1 perde a cada ano um pouco do público que realmente gosta de velocidade. Não gosta apenas F1, gosta de velocidade.
      Vamos assistir a F Indy, além de ter um ingresso acessível, é muito legar ouvir os motores turbos como os antigos da F1.

    • Paulo comentou em 02/04/12 at 13:38

      Eu tbm,mas pela lista que vc escolheu,caberia melhor em um campeonato de marcas & esporte protótipos do que a F1,que está muito chata.

    • Ari Guilherme comentou em 02/04/12 at 14:41

      É que a imaginação para o desenvolvimento dos bólidos foi tão grande, que chegamos ao que é hoje! pura tecnologia! se retroagir haverá críticas também, já que a F1 é o laboratório de muitas novidades existentes nos automóveis mundo a fora. Para ser a categoria top tem que ter os melhores equipamentos, engenheiros, enfim, o melhor tem que estar lá.

    • kal comentou em 02/04/12 at 15:12

      Tudo é evolução meu caro, guiar um F1 hoje requer muito mais talento e concentração. Antes eram pedais e câmbio manual, hoje somente o volante tem mais de 25 botões que o piloto controla.

  17. celso SP comentou em 02/04/12 at 12:39

    Estarão todas lá em 2013.

    • Adiler comentou em 02/04/12 at 13:13

      Concordo!

  18. Paulo do KART comentou em 02/04/12 at 12:33

    Essa F1 está cada vez mais enrolada hein, Fábio.

  19. Márcio comentou em 02/04/12 at 12:30

    Levando em conta que a redbull “comanda” a toro rosso, a Ferrari “comanda” a sauber e a MacLaren tem uma parceria muito forte com a Force India… Teriamos 6 confirmadas… Descartando as 3 nanicas que não tem opinião. Teriamos apenas 3 equipes de “força” contra o novo pacto. Mercedes, Lotus(renault) e Willians.
    Mais uma vez, levando em conta que a Lotus está em ascensão e não vai sair agora. E a Willians é exclusivamente uma equipe de f1, ou continua ou fecha a empresa…
    Vamos ser realista, a única chance que existe é a mercedes arrumar essa muleta e sair do campeonato, já são 3 anos de vergonha na f1. Ela deve estar desesperada procurando uma desculpa para não deixar clarro que está saindo por incapacidade de fazer um carro rápido.

    • Ricardo comentou em 02/04/12 at 14:40

      A Williams não é exclusivamente uma equipe de F1. Aliás, se ela fosse, já teria falido há tempos. Ela possui a parte de Hybrid Power e Advanced Engineering, que tiveram um faturamento £102.3m ano passado.

    • LUCAS' comentou em 02/04/12 at 14:40

      Falo tudo!

  20. Haroldo comentou em 02/04/12 at 12:21

    Lá como cá só ladrões há. Assim sendo, aproveito este espaço para lhe sugerir correção no “slogan” do blog: retira o “o” do tudo o mais. Alem de mais correto, fica com o som muito melhor.
    Abraços.

  21. Felipe comentou em 02/04/12 at 12:17

    É tudo o que a Ferrari queria, sem outras equipes pobres, eles aumentam os gastos, colocam mais carros na pista e entram até mesmo com outras equipes dos grupos Fiat, McLaren e Red Bull, não esqueçam que Toro Rosso pode ser considerada dentro, umas 6 equipes com 3 carros cada já daria um campeonato.

    • christiano comentou em 02/04/12 at 14:09

      matou a charada

      ferrari = sauber = toro rosso = redbull = force india = mc laren

      as exceções são as outras, que tb tem algumas relações entre elas.

  22. fernando comentou em 02/04/12 at 12:15

    mta politicagem estraga qq esporte. A f1 deveria sanar isso de uma vez por todas. Sabemos q a indy nao é a f1, mas lá ao menos ate o pouco q conheço, tudo é valido por igualdade, sem vantagem de ninguem. O esporte deveria ser assim.

  23. Daniel comentou em 02/04/12 at 12:04

    Ferrari, RBR e McLaren estão dentro. Sauber (que recebe ‘ajuda’ da Ferrari), STR (‘filial’ da RBR) dificilmente ficam de fora.
    A única grande força de fora por enquanto é a Mercedes.
    O resto não tem muito o que exigir….

  24. Allan comentou em 02/04/12 at 11:57

    A F1 deixou de ser laboratório para as montadoras a partir do momento em que congelou o desenvolvimento dos motores. Imagine com a proibição do reabastecimento o foco iria ser no desenvolvimento de motores mais econômicos com maior eficiência energética possibilitano carros com tanques menores e consequentemnte mais leves. A desculpa foi o alto custo, mas hoje gastam rios e rios de dinheiro no túnel de vento pra desenvolver uma abertura de ar, asas, difusores etc que não ajudam em nada e pior, são proibidos no ano seguinte…

  25. Vitor Santos comentou em 02/04/12 at 11:52

    E como na última vez, todos sabemos que isso vai terminar do mesmo jeito. As grandes recebem a maior fatia do bolo, e as pequenas obedecem.

  26. Celso cruz comentou em 02/04/12 at 11:32

    “nove equipes não esta garantidas…”

    diria que são 10 as equipes não garantidas… não se esqueça de que a mercedes (que não assinou) fornece engines a mclaren

    • Mark/Eng comentou em 02/04/12 at 12:19

      Contrato já previa que 2012 seria o último de fornecimento, amigo.
      McLaren quer o próprio motor. Como o carro dos bombeiros de Maranello.

      • christiano comentou em 02/04/12 at 14:13

        é, mas já recuaram dessa possibilidade em 2010 mesmo, acho que desde lá tão pedindo pinico, se não der, acho que migram pros renault rapidinho.

  27. Jefferson Alcantara comentou em 02/04/12 at 11:07

    é complicado esse tema.. no final sabemos que todas vão assinar… gostaria que alguma montadora ou empresa de grande porte chegasse na F1 no lugar das pequenas..

    Até para esse tema, as pequenas não tem a mesma força que uma montadora.. acredito que Lotus, Mercedes e Williams vão chegar num valor que agrade a eles.. o restante, vai ficar com o que o Bernie quiser pagar.

    • Pereira comentou em 02/04/12 at 11:51

      Jefferson, não sei não. Com a crise na Europa, talvez a Mercedez aproveite para economizar, mas oficialmente desistindo da F1 alegando não concordar com os termos propostos. Mas realmente, a maior parte vai assinar e devem estar apenas lutando por alguns milhões a mais.

      • Renata comentou em 02/04/12 at 12:43

        Não acredito que a Mercedes vai desistir. Agora que eles acharam o caminho das pedras, não vale a pena jogar todo esse trabalho pelo ralo.

        • Pereira comentou em 02/04/12 at 18:26

          O time de F1 pode pensar assim, mas a empresa Mercedez não.

    • christiano comentou em 02/04/12 at 14:16

      a derrocada da formula 1, foi exatamente a entrada das montadoras na brincadeira, enquanto ainda eram apenas “equipes de garagens” a coisa andava muito mais no chão e os investimentos, não chegavam nos 9 dígitos.

    • Jefferson Alcantara comentou em 02/04/12 at 15:33

      Não acho que a Mercedes tenha achado o caminho das pedras, mas acredito que ela continue, o investimento é alto, porém ela tem a petronas por tras que garante uma quantia razoavel de dinheiro, e o motor sai praticamente de graça, já que ela fornecesse motor para mais duas equipes e acredito que no ano que vem possa chegar a 3 assim como renault. Se cigarro nao fosse proibido propaganda nenhuma equipe ta com dificuldade financeira

  28. Pdr Rms comentou em 02/04/12 at 10:34

    Essa divisão das receitas ajuda a reforçar ainda mais a disparidade entre as equipes. Nesse sentido, a F1 poderia tentar se espelhar mais no modelo dos esportes americanos (principalmente o futebol americano) e os artifícios utilizados para equilibrar as equipes.

    Na minha opinião, o pagamento deveria ser no mínimo igual entre as equipes.

    • christiano comentou em 02/04/12 at 14:18

      basta pensar por esse prisma:

      estou na formula 1 a 50 anos, porque vou receber a mesma coisa que um aventureiro que apareceu ontem e nem sei se estará aqui amanhã?

  29. Ricardo Roneli comentou em 02/04/12 at 10:24

    Não seriam apenas 3 as garantidas no Mundial de 2013, tendo em vista que somente Ferrari, Red Bull e Mclaren assinaram ?

    • Fábio Seixas comentou em 02/04/12 at 10:30

      Ops, fiz confusão. Arrumei aqui. Obrigado.
      Abs

  30. Bruno comentou em 02/04/12 at 10:23

    Fábio, tenho costume de acessar seu blog através da página de blogs do uol, clicando diretamente no seu nome, dessa forma todas as notas do blog são abertas de uma vez. Porém ao clicar no seu nome, o link ainda é o blog antigo. Acho que o pessoal do uol deveria alterar o link para seu blog novo. Abraços.

    • Fábio Seixas comentou em 02/04/12 at 10:51

      Bruno, já falei com o UOL e isso vai ser resolvido já. Obrigado pelo aviso.
      Abs

      • Bruno comentou em 02/04/12 at 12:27

        Caramba, resolveram rápido mesmo né? hehehe.

        Abraço.

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