Queda de braço
02/04/12 10:18Acontece, nos bastidores da F-1, uma movimentação que pode ter grande impacto num futuro próximo.
O Pacto de Concórdia, acordo que rege as relações comerciais entre as equipes e a categoria, termina no fim do ano.
Bernie e a CVC Capital foram espertos. Já garantiram as assinaturas de Ferrari, Red Bull e McLaren.
O problema é que o resto está bastante descontente desde 19 de março, quando a britânica Sky News veiculou uma reportagem afirmando que as duas primeiras receberão mais pela renovação do contrato.
No fim da semana passada, a Bloomberg informou que a Mercedes já se negou a assinar a renovação e que estuda até entrar na Justiça contra o inglês e o grupo que detém 70% da Formula One Holdings.
Outras podem seguir seu exemplo.
O atual contrato das equipes termina exatamente após a bandeirada do GP Brasil, no dia 25 de novembro.
Ou seja: hoje, 2 de abril de 2012, 9 das 12 equipes não estão garantidas no Mundial de 2013.
Vem muita, muita discussão por aí.
A maior conseqüência de tudo isso, talvez, é que a categoria Top do automobilismo no meio dessa briga toda, surja uma categoria dissidente da F-1, talvez.
O problema de tudo isso é que Eclestone dá mais valor ao dinheiro e mega- investimentos, do que o esporte propriamente dito.
O exemplo maior de tudo isso, é o GP do Bareihn. Com crise política e revolta popular e tudo. E ainda querem realizar o evento de F-1 assim mesmo!
Se tudo isso continuar do mesmo jeito, equipes de tradição e história da F-1, vão desaparecer sistematicamente da categoria só porque não podem bancar montanhas de dinheiro.
A F-1 é um esporte à motor bilionário? Sim.
Mas, devido toda essa gana do chefão da F-1, infelizmente, essa categoria esta perdendo sua essência de glória e história de grandes campeões e equipes nas pistas.
É nessas horas que a nostalgia daqueles que se recordam com saudades da F-1 do passado recente, nos fazem sentir que a Categoria se tornou um balcão de negócios, ou, um autoramas em forma de cartas marcadas.
Bernie Eclestone , tirou o brilho do esporte de competição F1 ,em detrimento da sua ganacia por muito dinheiro, algo que passou do limite da razão para obseção os fãs da formula 1 perderam o interesse por causa deste cidadão que acha que tudo deve girar em torno dele.
O dia que ele morrer, o esporte vai se desenvolver naturalmente, sem a sombra deste sujeito. Corrida de automó-vel é para apaixonados por velocidade e não para gaga ,fazendo fortuna para que?
É vamos ter que esperar a passagem deste para um mundo além……
Fábio tudo bem?
Tenho que concordar com você. Vai rolar mtas briga entre as equipes de F1. As equipes “nanicas” que irão sofrer mais.
Nenhum comentario sobre o 8o lugar do Rubinho? Na verdade, dava para ser 7o lugar, se ele nao tivesse sido um pouco atrapalhado no fim. 8o ou 7o nao e nada mal para alguem em 2a corrida na Indy correndo por um equipe intermediaria.
Helvio, a f.indy é uma competição muito
acirrada, não basta ser acertador de carro
tem que ter muito braço, infelizmente Barrichello esta limitado a formula 1 , bem diferente quando tem que mostrar serviço
o muro anda lado a lado com os pilotos um erro é fatal.Rubens é um bom piloto só
para Indy tem que ser o melhor, pistas rápidas seleciona muito o talento do pião,
observe as noticias Danica foi para Nascar
Moraes foi para Stock car , Nelsinho ta nascar, Gil Ferran tá aposentado, todos tentaram F indY e desistiram porque? simples o risco é muito alto entendeu?abs
Isso que tem um nome: começa com pu termina com taria. Esse Bernie só quer encher os bolsos de dinheiro e atender aos interesses das grandes equipes, não vê o esporte como um todo!
Fabio , Bernie sempre foi um investidor
maroto e se garantiu assinando novo pacto concordia com a Ferrari, Red Bull e Mac Laren as três maiores equipes da F1 .
Significa muito para o esporte , porém levantou uma questão a onde todas as equipes estão empenhadas para continuar no circo da formula 1 , porque
ainda é um grande laboratório para os carros de diversas montadoras, e o publico mundial dá apoio mundo a fora.
O que deixa em uma saia justa é noticia
da Sky News onde relatou que: as duas primeiras receberão mais pela assinatura
do contrato , de acordo com a sua noticia, pois bem não precisa ser expert um contrato milionário porque o interesse de Bernie é continuar dominando o mundo da formula 1 , o que é normal o mal estar
e a desconfiante dos outros times. Manobra para lá de conflitante , vejamos como as outras equipes irão se comportar
com este fato que já esta sacramentado.
Ao meu ver as equipes da formula 1 devem explorar ao maximo as tecnologias
que sairem das pistas e farão um verdadeira teste para a segurança dos carros de passeio, enfim este sempre foi
objetivo das montadoras , testar o maxima a evolução de cada componente
nas carros de corrida , isto sim sempre foi
o bjetivo de todas as equipes , e por um capricho de Bernie e esporte a motor a formula 1 encontra-se a um passo do Caos , ao meu ver o mais importante é
fornecer ao publico em geral carros com o maximo de segurança e conforto isso é o que dá retorno e lucro , Um abraço
jogo de interesses na f1, parece que já vi isso antes…agora corridas boas, faz um tempo que não vejo.
Deveria ser uma divisão mais justa. Pela colocação da equipe no campeonato, até para estimular as equipes intermediarias tentar sempre melhores colocações.
Agora se a Ferrari ganha pela tradição a Red Bull ganha o mesmo que a Mclaren por que? E como fica a Williams.
A Red Bull começou ontem sua historia, tudo bem que é a atual bi-campeã, mais essa divisão é puro jogo de interesse. Infelizmente.
Tomara que as outras equipes consiga mudar essa Historia.
Fabio a Williams ainda recebe uma quantia extra por ser umas das equipes com mais títulos?
Pra mim a F1 não existe mais como F1 faz tempo, uma categoria que presa por inovações tecnologicas com todas essas limitações no regulamento parece piada, não se pode fazer nada hoje em dia, nem testar.
Pra mim deveria se estabelecer um teto em termos de dinheiro e deixar cada equipe escolher o que fazer com o carro : escolha de motores, marcas de pneus, gambiarras tecnologicas, gambiarras aerodinamicas, essa F1 de hoje em dia é um Gp2 com mais dinheiro e nada mais.
Tecnicamente, só uma tem motor próprio, as outras duas não…rsrsrs Mas não dá em nada, nunca deu em nada.
PARA QUEM GOSTA DE COMPETITIVIDADE BASTA ENTENDER E ACOMPANHAR A FÓRMULA INDY !!! ACELERA BRASIL !!! HÉLIO CASTRO NEVES…TONY KANAAN…RUBENS BARRICHELLO!!! E ANTIGA F1 VAI FICANDO NA LEMBRANÇA!!!
É sempre assim, todo começo de campeonato, e sempre sobras para as equipes menores, porque não fazem grave !!!! kkkkkkkk
Na mas não vai ficar assim. Até porque nem tem com dar continuidade com 9 equipe a menos…
Fabio, a chamada para sua postagem na capa do UOL é de “Cíumes pode melar acordo da F1 em 2013”. Nada haver com o seu post. Colocaram um sensacionalista para fazer a chamada. Até estranhei quando eu vi seu blog. Ainda bem que continua o mesmo profissional sério.
Essa parte da F1 é enojante. Prefiro me abster dessa novela. Além do que, no grid ano que vem teremos 10 equipes ou mais, com certeza.
Não fará falta se acabar. Nada é mais monótono que a F1
A continuar do jeito que esta nos ultimos 10 anos fará alguma falta, é como nossa stock, corrida de bacanas a menor preocupação é com que realmente paga a conta e olha que vi Ermerson ser campeão aquilo sim eram pilotos e corridas.
Briga de cachorro grande
O Fábio, nenhum comentário da Indy??
Não entendo esses acordos onde quem está bem recebe mais do que quem está mal, serve apenas para desequilibrar mais ainda as coisas, não acha?
deveriam dividir o dinheiro que pode ser dividido de maneira igual, para equilibrar a disputa, do contrário a red bull irá vencer tudo (salvo os milagres do Alonso e do Hamilton).
outras entidades, como a NBA já entenderam que torneios equilibrados são melhores (por isso tem draft e dividem o que pode ser dividido de maneira mais igual)
Não vai dar em nada, isso já aconteceu antes, teve uma corrida que chegou a ter 6 carros no grid, mas depois ficou tudo certo…jogo de interesses…
Não foi por questão de dinheiro. Foi por problema com os pneus da Michelin.
Abs
Lembro dessa corrida, foi em Indianápolis/2005 e nem assim com seis carros o Rubinho conseguiu vencer, chegou em 2º….
Impressionante como as pessoas não entendem nada mesmo dos bastidores da F1 e ficam querendo dar pitaco. Lastimável.
exatamente, a michelin não garantia a integridade estrutural dos seus pneus durante o gp da indianapolis e depois do acidente de Ralf Schumacher decidiu tirar seus carros do grip. como todos deram a volta de aquecimento, não houve punição pra ‘seu’ ninguem!
Pior coisa é o comentário sem conhecimento com o do Waldyr. E perfeito o esclarecimento do Fábio Seixas (grande profissional).
Verdade, a corrida foi em Indianápolis, os pneus michelan não deram conta da curva original do oval, foi em 2005 Fabio?
Aff. essa corrida de 6 carros foi em razão da falta de segurança do pneu da michelin no grande premio dos EUA. Se vc não tem conhecimento, não fale besteira. Não faça igual o Fábio Seixas que quando não tem notícia, inventa coisas absurdas, como foi o caso da notícia de possível favorecimento do espanhol Alonso pela Sauber na ultima corrida. Ele devia ter dito também que só choveu naquele dia, porque foi um acordo que a Ferrari fez, né.
aquela corrida nao teve nada a ver com isso, viajou total cara…
mas tbm acho que vao pressionar para ter um ou outro ganho mas no fim da tudo certo