Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Queda de braço

Por Fábio Seixas
02/04/12 10:18

Acontece, nos bastidores da F-1, uma movimentação que pode ter grande impacto num futuro próximo.

O Pacto de Concórdia, acordo que rege as relações comerciais entre as equipes e a categoria, termina no fim do ano.

Bernie e a CVC Capital foram espertos. Já garantiram as assinaturas de Ferrari, Red Bull e McLaren.

O problema é que o resto está bastante descontente desde 19 de março, quando a britânica Sky News veiculou uma reportagem afirmando que as duas primeiras receberão mais pela renovação do contrato.

No fim da semana passada, a Bloomberg informou que a Mercedes já se negou a assinar a renovação e que estuda até entrar na Justiça contra o inglês e o grupo que detém 70% da Formula One Holdings.

Outras podem seguir seu exemplo.

O atual contrato das equipes termina exatamente após a bandeirada do GP Brasil, no dia 25 de novembro.

Ou seja: hoje, 2 de abril de 2012, 9 das 12 equipes não estão garantidas no Mundial de 2013.

Vem muita, muita discussão por aí.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Regis Br.Rock comentou em 04/04/12 at 19:11

    A maior conseqüência de tudo isso, talvez, é que a categoria Top do automobilismo no meio dessa briga toda, surja uma categoria dissidente da F-1, talvez.
    O problema de tudo isso é que Eclestone dá mais valor ao dinheiro e mega- investimentos, do que o esporte propriamente dito.

    O exemplo maior de tudo isso, é o GP do Bareihn. Com crise política e revolta popular e tudo. E ainda querem realizar o evento de F-1 assim mesmo!
    Se tudo isso continuar do mesmo jeito, equipes de tradição e história da F-1, vão desaparecer sistematicamente da categoria só porque não podem bancar montanhas de dinheiro.
    A F-1 é um esporte à motor bilionário? Sim.
    Mas, devido toda essa gana do chefão da F-1, infelizmente, essa categoria esta perdendo sua essência de glória e história de grandes campeões e equipes nas pistas.
    É nessas horas que a nostalgia daqueles que se recordam com saudades da F-1 do passado recente, nos fazem sentir que a Categoria se tornou um balcão de negócios, ou, um autoramas em forma de cartas marcadas.

    • joel belmonte fialho comentou em 05/04/12 at 9:16

      Bernie Eclestone , tirou o brilho do esporte de competição F1 ,em detrimento da sua ganacia por muito dinheiro, algo que passou do limite da razão para obseção os fãs da formula 1 perderam o interesse por causa deste cidadão que acha que tudo deve girar em torno dele.
      O dia que ele morrer, o esporte vai se desenvolver naturalmente, sem a sombra deste sujeito. Corrida de automó-vel é para apaixonados por velocidade e não para gaga ,fazendo fortuna para que?
      É vamos ter que esperar a passagem deste para um mundo além……

  2. Anderson J Raimundo comentou em 03/04/12 at 12:34

    Fábio tudo bem?

    Tenho que concordar com você. Vai rolar mtas briga entre as equipes de F1. As equipes “nanicas” que irão sofrer mais.

  3. Helvio comentou em 02/04/12 at 23:42

    Nenhum comentario sobre o 8o lugar do Rubinho? Na verdade, dava para ser 7o lugar, se ele nao tivesse sido um pouco atrapalhado no fim. 8o ou 7o nao e nada mal para alguem em 2a corrida na Indy correndo por um equipe intermediaria.

    • joel belmonte fialho comentou em 05/04/12 at 9:05

      Helvio, a f.indy é uma competição muito
      acirrada, não basta ser acertador de carro
      tem que ter muito braço, infelizmente Barrichello esta limitado a formula 1 , bem diferente quando tem que mostrar serviço
      o muro anda lado a lado com os pilotos um erro é fatal.Rubens é um bom piloto só
      para Indy tem que ser o melhor, pistas rápidas seleciona muito o talento do pião,
      observe as noticias Danica foi para Nascar
      Moraes foi para Stock car , Nelsinho ta nascar, Gil Ferran tá aposentado, todos tentaram F indY e desistiram porque? simples o risco é muito alto entendeu?abs

  4. Michel comentou em 02/04/12 at 22:06

    Isso que tem um nome: começa com pu termina com taria. Esse Bernie só quer encher os bolsos de dinheiro e atender aos interesses das grandes equipes, não vê o esporte como um todo!

  5. joel belmonte fialho comentou em 02/04/12 at 20:19

    Fabio , Bernie sempre foi um investidor
    maroto e se garantiu assinando novo pacto concordia com a Ferrari, Red Bull e Mac Laren as três maiores equipes da F1 .
    Significa muito para o esporte , porém levantou uma questão a onde todas as equipes estão empenhadas para continuar no circo da formula 1 , porque
    ainda é um grande laboratório para os carros de diversas montadoras, e o publico mundial dá apoio mundo a fora.
    O que deixa em uma saia justa é noticia
    da Sky News onde relatou que: as duas primeiras receberão mais pela assinatura
    do contrato , de acordo com a sua noticia, pois bem não precisa ser expert um contrato milionário porque o interesse de Bernie é continuar dominando o mundo da formula 1 , o que é normal o mal estar
    e a desconfiante dos outros times. Manobra para lá de conflitante , vejamos como as outras equipes irão se comportar
    com este fato que já esta sacramentado.
    Ao meu ver as equipes da formula 1 devem explorar ao maximo as tecnologias
    que sairem das pistas e farão um verdadeira teste para a segurança dos carros de passeio, enfim este sempre foi
    objetivo das montadoras , testar o maxima a evolução de cada componente
    nas carros de corrida , isto sim sempre foi
    o bjetivo de todas as equipes , e por um capricho de Bernie e esporte a motor a formula 1 encontra-se a um passo do Caos , ao meu ver o mais importante é
    fornecer ao publico em geral carros com o maximo de segurança e conforto isso é o que dá retorno e lucro , Um abraço

  6. Marcelo comentou em 02/04/12 at 17:53

    jogo de interesses na f1, parece que já vi isso antes…agora corridas boas, faz um tempo que não vejo.

  7. Anderson comentou em 02/04/12 at 17:32

    Deveria ser uma divisão mais justa. Pela colocação da equipe no campeonato, até para estimular as equipes intermediarias tentar sempre melhores colocações.

    Agora se a Ferrari ganha pela tradição a Red Bull ganha o mesmo que a Mclaren por que? E como fica a Williams.

    A Red Bull começou ontem sua historia, tudo bem que é a atual bi-campeã, mais essa divisão é puro jogo de interesse. Infelizmente.

    Tomara que as outras equipes consiga mudar essa Historia.

    Fabio a Williams ainda recebe uma quantia extra por ser umas das equipes com mais títulos?

  8. Juan Maldonado comentou em 02/04/12 at 17:11

    Pra mim a F1 não existe mais como F1 faz tempo, uma categoria que presa por inovações tecnologicas com todas essas limitações no regulamento parece piada, não se pode fazer nada hoje em dia, nem testar.

    Pra mim deveria se estabelecer um teto em termos de dinheiro e deixar cada equipe escolher o que fazer com o carro : escolha de motores, marcas de pneus, gambiarras tecnologicas, gambiarras aerodinamicas, essa F1 de hoje em dia é um Gp2 com mais dinheiro e nada mais.

  9. Marcio comentou em 02/04/12 at 17:07

    Tecnicamente, só uma tem motor próprio, as outras duas não…rsrsrs Mas não dá em nada, nunca deu em nada.

  10. Jonas Cesar comentou em 02/04/12 at 16:34

    PARA QUEM GOSTA DE COMPETITIVIDADE BASTA ENTENDER E ACOMPANHAR A FÓRMULA INDY !!! ACELERA BRASIL !!! HÉLIO CASTRO NEVES…TONY KANAAN…RUBENS BARRICHELLO!!! E ANTIGA F1 VAI FICANDO NA LEMBRANÇA!!!

  11. Roberto Eloi comentou em 02/04/12 at 16:31

    É sempre assim, todo começo de campeonato, e sempre sobras para as equipes menores, porque não fazem grave !!!! kkkkkkkk

  12. Alex Xavier comentou em 02/04/12 at 16:28

    Na mas não vai ficar assim. Até porque nem tem com dar continuidade com 9 equipe a menos…

  13. Antonio Duarte comentou em 02/04/12 at 16:21

    Fabio, a chamada para sua postagem na capa do UOL é de “Cíumes pode melar acordo da F1 em 2013”. Nada haver com o seu post. Colocaram um sensacionalista para fazer a chamada. Até estranhei quando eu vi seu blog. Ainda bem que continua o mesmo profissional sério.

  14. Thiago Pomkerner comentou em 02/04/12 at 16:12

    Essa parte da F1 é enojante. Prefiro me abster dessa novela. Além do que, no grid ano que vem teremos 10 equipes ou mais, com certeza.

  15. Kiko Amargo comentou em 02/04/12 at 16:09

    Não fará falta se acabar. Nada é mais monótono que a F1

  16. gilmar comentou em 02/04/12 at 16:01

    A continuar do jeito que esta nos ultimos 10 anos fará alguma falta, é como nossa stock, corrida de bacanas a menor preocupação é com que realmente paga a conta e olha que vi Ermerson ser campeão aquilo sim eram pilotos e corridas.

  17. 50 cent comentou em 02/04/12 at 15:44

    Briga de cachorro grande

  18. Gilmar comentou em 02/04/12 at 15:24

    O Fábio, nenhum comentário da Indy??

  19. Diego comentou em 02/04/12 at 15:12

    Não entendo esses acordos onde quem está bem recebe mais do que quem está mal, serve apenas para desequilibrar mais ainda as coisas, não acha?

    deveriam dividir o dinheiro que pode ser dividido de maneira igual, para equilibrar a disputa, do contrário a red bull irá vencer tudo (salvo os milagres do Alonso e do Hamilton).

    outras entidades, como a NBA já entenderam que torneios equilibrados são melhores (por isso tem draft e dividem o que pode ser dividido de maneira mais igual)

  20. waldyr comentou em 02/04/12 at 14:58

    Não vai dar em nada, isso já aconteceu antes, teve uma corrida que chegou a ter 6 carros no grid, mas depois ficou tudo certo…jogo de interesses…

    • Fábio Seixas comentou em 02/04/12 at 15:02

      Não foi por questão de dinheiro. Foi por problema com os pneus da Michelin.
      Abs

      • Aislan comentou em 02/04/12 at 16:11

        Lembro dessa corrida, foi em Indianápolis/2005 e nem assim com seis carros o Rubinho conseguiu vencer, chegou em 2º….

      • Alexandre comentou em 02/04/12 at 16:18

        Impressionante como as pessoas não entendem nada mesmo dos bastidores da F1 e ficam querendo dar pitaco. Lastimável.

      • emilio jeronymo comentou em 02/04/12 at 16:40

        exatamente, a michelin não garantia a integridade estrutural dos seus pneus durante o gp da indianapolis e depois do acidente de Ralf Schumacher decidiu tirar seus carros do grip. como todos deram a volta de aquecimento, não houve punição pra ‘seu’ ninguem!

      • Marcos comentou em 02/04/12 at 17:22

        Pior coisa é o comentário sem conhecimento com o do Waldyr. E perfeito o esclarecimento do Fábio Seixas (grande profissional).

      • Gustavo Guber comentou em 03/04/12 at 9:41

        Verdade, a corrida foi em Indianápolis, os pneus michelan não deram conta da curva original do oval, foi em 2005 Fabio?

    • André comentou em 02/04/12 at 16:55

      Aff. essa corrida de 6 carros foi em razão da falta de segurança do pneu da michelin no grande premio dos EUA. Se vc não tem conhecimento, não fale besteira. Não faça igual o Fábio Seixas que quando não tem notícia, inventa coisas absurdas, como foi o caso da notícia de possível favorecimento do espanhol Alonso pela Sauber na ultima corrida. Ele devia ter dito também que só choveu naquele dia, porque foi um acordo que a Ferrari fez, né.

    • Marco comentou em 02/04/12 at 22:53

      aquela corrida nao teve nada a ver com isso, viajou total cara…
      mas tbm acho que vao pressionar para ter um ou outro ganho mas no fim da tudo certo

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).