Sexta, coluna
30/03/12 13:19Alguns sucumbem. Raikkonen, Hakkinen, Villeneuve, Hill filho, Jones, Hunt foram campeões que sentiram o baque e/ou se desmotivaram ao aterrissarem em carros não tão sensacionais.
Os grandes campeões lutam como podem. Schumacher e Alonso são os dois exemplos mais recentes.
Vettel, dono de enorme talento nato, vai mostrar neste ano que tipo de piloto é.
A coluna desta semana fala sobre o descontrole de Vettel na Malásia e analisa esta novidade na sua carreira : a pressão por resultados na F-1, tendo nas mãos um carro que não é o melhor.
A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna está na pág. D12.
Diz a lenda que a F1 começa para valer quado chega à Europa e a maioria das equipes tem mais proximidade com fábricas, sede o que facilita a logística etc. Será que mesmo com as limitações do regulamento, as grandes equipes ainda podem implementar melhorias e mudar esse quadro ou já é possível identificar carros “mal-nascidos” e que não tem jeito?
Eu não vi o incidente de Vettel com o indiano, mas creio que Vettel foi imaturo. Tentar ser maduro, acho que não vai dar. Para ele amadurecer o cérebro vai ter que envelhecer, experiência própria. Acho que o indiano estava no traçado dele e Vettel não pensou direito. E é normal pilotos decaírem, até pelo fato de passar para uma equipe menos favorecida como os citados acima. Talvez se eu fosse o Vettel, não me sentiria muito pressionado por resultados, pois ele já é bi campeão mesmo. Se ele foi tão bom assim desde que surgiu, bem se dizer, ele deveria ter a segurança de que no ano que vem, talvez no outro ou até no outro ele tenha chances de ser campeão. Campeões decaem? Decaem. Mas acho que Vettel descola uma vaguinha em outra equipe grande no futuro como Ferrari (talvez até lá já esteja absoluta de novo e…), Mc Laren entre outras lá.
Tem que ver que Vettel ainda é um guri.
Faltou o Piquet, Fábiow.
Queria ver uma “briga” na pista vettel alonso brigando por título alonso coloca vettel no bolso…..
Fábio, adoro automobilismo em geral e principalmente F-1. Realmente admiro pilotos que tiram tudo do carro mesmo nao tendo o melhor carro e aí Alonso, Schummi e Button dao um banho nos “estressadinhos” Vettel, Hamilton e Massa que se descontrolam quando nao tem o melhor carro. Há claramente 2 categorias de pilotos. F-1 é tecnologia, inovaçao, mas poderiam fazer regras onde equalizassem mais os carros para ver quem é quem. Embora o campeonato deste ano tem tudo para ser dos melhores, cheios de alternativas. E fica a questao…a se a Ferrari ao menos tivesse um carro para brigar com a Red Bull e Mercedes de igual pra igual………….mesmo assim continuo fan de F-1, mesmo sem um brasileiro no primeiro posto há algum tempo. O Bruno se tiver sequência pode dar trabalho….seria um sonho o sobrinho ao menos ganhar um campeonato. Certeza que o nosso Ayrton estará chorando de alegria……abs a todos e parabéns pelo trabalho…..David
Sobre os 32 anos da primeira vitória do Piquet na F1, se não me engano foi também o último pódio (3. lugar) do Emerson Fittipaldi.
Não vi comentário a respeito, mas repararam que 9 equipes marcaram pontos na corrida da Malásia, todas menos as “novatas”. Somente a Force India colocou os dois carros na zona de pontuação.
Calma lá, Fábio. A julgar pela temporada passada, Schumacher foi pior em treino e corrida do que seu companheiro, com carro igual. E que não é nenhum gênio.
Michael é ótimo piloto, porém convencionou-se que Schumacher é o melhor piloto pelo número de títulos. Com Irvine e com Rubens, eram 2 pilotos correndo para o sucesso de um. Havia jogo sujo. Queria ver ele ser campeão como Ayrton fora. Queria ver ele dividindo a equipe com um Prost. Aí sim, saberíamos do que MICHAEL SCHUMACHER é feito.
Um grande abraço! Sucesso!
Caro Fabio Seixas :
Se o sucesso na formula 1 é um bom
carro + uma boa equipe + um bom piloto a pergunta é aonde Alonso se encaixa nesta teoria? a Ferrari é uma ótima equipe,Fernando é o melhor piloto na atualidade, assim com Vettel , o que estaria acontecendo então? não é simples porém justificativo, a sindrome do tri campeonato seguido , Alonso que o diga certo .Santhander investiu milhões de dólares em Alonso , não é ?aponte onde ficou a falha , talvez nos diretores da equipe , o erro no julgamento das regras da Fia, sei lá por tradição a Ferrari não deveria estar nesta situação concorda. O mesmo carro está nas mãos de Massa , logico com muita dificuldade nas corridas , acho que Felipe não é tao ruim assim , mas esta estampado sua impericia apenas desaprendeu rapido a pilotar? fica surreal esta situação não acham? Sorte e talento Alonso tem de sobra , a vitória caiu no colo dele , inacreditavel . abraço
Já disse varias vezes, o carro na F1 é 75%
do resultado. para vitória e para derrota
Coluna totalmente desfocada. Alonso grande campeão? Onde?
Sinceramente, qual é a assessoria de imprensa desse espanhol? Vou vender tudo que tenho e contratar essa empresa maravilhosa para ajudar na minha carreira, qualquer carreira .
Vamos falar do que interessa ao invés de tentar jogar bolinhas de grude para os outros escorregarem e caírem?
Fabio, vi que voce é “jornalista com mestrado em Administração Esportiva” o que vem a ser isso?
Fiz jornalismo e depois fiz um mestrado.
Abs
Após o GP da Austrália, afirmou o colunista:
“Vettel foi o segundo colocado, num dos seus trabalhos mais sólidos”
“Líder momentâneo, Vettel ouviu a seguinte resposta quando perguntou à equipe sobre a melhor estratégia naquele momento: “Acelere, acelere, acelere” .Deu certo. Ele parou na 37ª e, quando voltou à pista, estava em segundo, à frente de Hamilton. É um baita piloto”
Após o GP da Malásia, afirmou o mesmo colunista:
“Na abertura do Mundial, um sexto lugar no grid, atrás do companheiro, e uma segunda posição no GP conquistada mais na incompetência dos adversários do que por méritos próprios”.
Ué, mas então o 11º lugar na Malásia inviabilizou os méritos da corrida de Sebastian na Austrália? De “um de seus trabalhos mais sólidos” e “baita piloto” Seb, de repente, se transformou naquele que “conquistou a vitória mais na incompetência dos adversários do que por méritos próprios”?????
Enojante!
Sebastian, tu não precisa provar nada pra gente desse tipo!
Agora veremos que piloto realmente Vettel é.
Agora que ele não tem mais um carro de outro planeta, veremos se ele tira leite de pedra como Alonso e Hamilton tiram. Onde estão o que chamavam o “Baby Schummy” de gênio ???
Fábio, a primeira vitória do Piquet na F1 foi em Long Beach em 1980 e não em Las Vegas. Nesta última ele conquistou o seu primeiro título no ano seguinte. Acho que foi isso.
Um grande abraço. Gostei do artigo na Folha e estou ansioso para ver o Vettel lidar com a impaciência.
cara, vc colocou que a primeira vitória do Piquet foi em las vegas, acho que vc errou. Foi long beach…
Fala Fábio, era de se esperar, falo isso por mim, Vettel não é tão sensacional assim como pareceu no ano passado, posso quebrar a cara, mas acompanho fórmula 1 á 19 anos e não são raros os pilotos que conseguem algo com um carro “abaixo do esperado”; ano passado a RBR sobrava muito, até o Webber que nem é tão bom assim, conseguia resultados bons, enfim…volto a dizer que a Fórmula 1 é quase 100% o carro, infelizmente, pois se fosse meio a meio (piloto/carro) o Schumacher estaria dominando até hoje…enfim…como você disse veremos qual piloto ele é, pra mim normal como qualquer um na F1, com ressalvas á Alonso e Hamilton…abraços!!!
Acho injusto o Hill nessa lista, pois ele pilotou muito depois que foi campeão. É mais ou menos como o Button. Também não concordo com o Raikkonen nesse lista também não vale. Se ele teve alguma vez o melhor carro, foi na época da Mclaren, mas o carro quebrava. Na Ferrari ele ganhou na consistência. E Raikkonen e motivação são antonimos.
Concordo. O segundo lugar dele com a Arrows foi o melhor exemplo da motivação que ele tinha.
Eu me lembro de uma corrida do Damo Hill em que ele fez a pole position com uma Arrows, liderou de ponta a ponta e só perdeu a corrida porque a gasolina acabou a poucos metros da linha de chegada. Mesmo assim, conseguiu ser segundo.
Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Na corrida da Austrália, Vettel fez uma excelente corrida. Apenas o sexto no grid, teve uma excelente estratégia e terminou em segundo, justamente entre as Mclarens. Aparentemente o mesmo roteiro iria s desenhar na Malásia, mas a chuva não permitiu uma corrida normal. O piloto alemão errou. Karthikeyan não teve culpa nenhuma. O chilique após a prova destoou muito, mas Vettel não é o único. alonso, volta e meia também tem seus minutos de prima donna. Desnecessária, e até certo ponto desprezível, deveria se espelhar em Button, que também se enroscou com Karthikeyan mas teve uma postura muito mais elegante. Quanto ao talento de Vettel, não é por esses deslizes (na pista e fora dela) que devemos julgá-lo. O carro da Red Bull realmente era excepcional, mas em alguns momentos das duas temporadas passadas chegou a ser ameaçado por mclarens e ferraris. E mesmo nesses momentos soube se portar à altura. Veremos agora, como disse Fábio Seixas, se, a exemplo de alonso, Vettel consegue “tirar leite de pedra”.
A diferença clara é que o Button bateu no Indiano…. e o Vettel foi “batido” dor esse! Se não viu, procure um oftalmologista, pois é clara a mudança de direção do Karthikeyan. Mas nada que justifique o chilique do Alemãozinho…
Em primeiro lugar, Karthikeyan saiu da pista, foi além da zebra para dar passagem aos carros à sua frente, ia que era retardatário. E, claro, tinha que retornar à mesma. Vettel errou ao, logo ao passar pelo indiano, voltar ao traçado normal, quando ocorreu o toque. O piloto alemão deveria ter sido mais prudente.
Em segundo lugar, devido ao adiantado da hora, muitas pessoas não viram a manobra que Karthikeyan teve que fazer para dar passagens aos carros à sua frente. Apenas viram o toque no carro de Vettel.
Em terceiro lugar isso não justifica o chilique, a grosseria e a falta de educação nem do piloto, muito menos de algumas outras pessoas.
Creio se a Red Bull, não tiver um carro competitivo, o Vettel irá surtar, bem como fez o Hamilton em 2011. São pilotos gênios que querem sempre ganhar, mas que faz muita besteira quando pressionados, em 2010 foi Vettel pressionado pelo seu companheiro quase perde em 2010, mas por muito pouco ele não perde o campeonato, apesar de ter o melhor carro na epoca. e o Hamilton em 2011. ele foi tão ruim que protagonizou disputa com Felipe Massa, foi o fim.
Hamilton foi tão ruim em 2011 que venceu três corridas.
Assim como Senna fez em algumas corridas…
A diferença entre os pilotos não é tão grande quanto acreditamos ser,então a necessidade de se ter um bom carro e´essencial,salvo em casos como Villeneuve,Mansell.Alonso.Na formula 1 atual,tirando Alonso,Kubica parecia ser esta “figura”capaz de andar mais que o carro,mas ele acabou estragando a carreira por ser tão “fominha”.Quanto ao Vettel,ainda estamos na segunda prova do campeonato,não dá prá afirmar coisa nenhuma,embora o Webber esteja com desempenho melhor que o dele nessa 2 provas.Bom mesmo é estar vendo o desempenho da Sauber,com Perez e kobaiashi e da Williams com Senna e Maldonado.Espero que eles continuem empurrando e pondo pressão na turma lá da frente…
A pergunta que não quer calar: e o Hamilton? Se enquadra aonde?
Pois é. Achei melhor esperar pra ver.
Abs
Sinceramente ….essa é fácil, será sempre um piloto muito rápido… em qq equipe e com qq carro, bom ou ruim. Mas sem maturidade e estrutura emocional de um grande campeão. Sim, ele é um grande campeão… mas lhe falta este atributo. Acredito que mesmo com um carro ruim ele se mostrará rápido, perante seu companheiro e contra outros até com melhor equipamento…
Hamilton nunca teve o melhor carro do grid.
Bla bla bla.
Faltou o Hamilton e Button, nessa lista. Por quer?
Porque é um artigo pessoal, e o Fábio Seixas colocou seus ídolos, seus modelos, é claro.
tirando aquela vitoria em monza,que foi uma vitoria circuntancial,o que Vettel ostrou ate agora? não fez mais do que a abrigação de vencer os 2 campeonatos tamanha era a diferença de performance pros concorrentes,mas e agora? CADE O GENIO???
simples: a mascara do Vettel vai cair.
tá certo… bom então é o Massa o Webber, Rubinho…
Vettel está sentindo falta do difusor soprado. Ele sente muito mais do que o Weber.
como diz aquele velho ditado, “mais dificil que chegar ao topo é permanecer no topo”, em corrida de carros, isso é para poucos em poucas equipes
até Senna, sentiu esse baque em 94, quando percebeu que a willians não era a mesma dos últimos anos.
Concordo com o Rodrigo. As melhores corridas do Damon Hill foram justamente depois do título: Hungria/97 na Arrows e a vitória em Spa/98, a primeira da Jordan.
Hill é o cara meu, até hoje. 😀
O Vettel sem um carro de “outro planeta” é apenas mais um.
Só discordo no caso do Damon Hill, pois foi justo na Arrows que ele mostrou q sabia pilotar e tinha talento (Gp Hungria 97) e tb na Jordan, quando deu a primeira vitória para a equipe
Assino em Baixo. Esse Gp de 97 foi memorável. Onde com a Arrows o Hill, além de ultrapassar, na pista, a Ferrari do Shummy, colocou mais de 30 segundos de vantagem sobre a Williams de Villeneuve, até ter o problema que o impediu de vencer.
Os demais, são fato.
Já falei sobre a formula para o sucesso na f1 “carro muito bom+equipe boa+um piloto regular”. Vamos ver se Vettel sabe realmente guiar com um carro +ou-.