A imagem da diferença
28/03/12 14:02O engenheiro Thiago Pomkerner, que adora F-1 e números e já colaborou algumas vezes com o blog, resolveu analisar os tempos de voltas de Alonso e Massa na Malásia.
Jogou os dados no computador e fez dois gráficos comparativos.
“É legal reparar no quanto os tempos sobem após a chuva, e uma certa vantagem do Massa nessas condições. Depois, com os pneus intermediários e lisos, o espanhol deu um banho. Descontei as voltas que teve pit in e pit out. Só considerei os tempos em voltas normais de corrida”, explicou.
As diferenças a partir da 13ª volta são mesmo grandes.
E, de volta em volta, a galinha enche o papo.
Na linha de chegada, a folga era de 1min37s319 _e isso porque, como de praxe, o vencedor aliviou o pé nas últimas voltas.
A Ferrari certamente tem essa informação, já analisou essas diferenças na reunião pós-GP.
Para seu bem, Massa precisa resolver isso. Logo.
Caro Fabio e Amigos,
Essa comparação mostra, também, que não dá para dizer que os carros são diferentes! É piloto mesmo e o Alonso é, indiscutivelmente, o melhor de todos os que estão aí…apesar de insuportável, ele lembra muito a tocada do Alain Prost: extremamente regular e rápido, qdo precisa…
Massa, enfim, tem que se contentar com o limite dele, que, infelizmente, aumentou muito após a “parafusada” que recebeu do Rubinho na testa! Abraços!
Rsrsrs… Foi “mola” amigo!
A verdade é uma só:
Massa não é piloto de ponta
Existe uma imagem, meu caro Fábio, que não sei como a imprensa Italiana ainda não publicou….
É o Alonso apontando na reta de chegada e o Massa um pouco a frente dele, quase uma volta atrás, nessa mesma reta…
Estou torcendo pelo Massa esse ano, tanto quanto torci em naquele ano em que ele perdeu o título na última curva da temporada… Porque ele precisa desde já mostrar que ainda tm potencial, pra conseguir um carro rápido pra 2013. Complicado é que a comparação dele é sempre rápido com melhor piloto da atualidade… O Fernando “Mala” Alonso!
Não considero que o gráfico seja significativo porque os tempos dependem muito de atrás de quem se está andando. E como o Alonso logo teve vento na cara… Se fossem voltas com pista limpa, aí sim. Significativo mesmo é a persepção visual de que a Ferrari do Massa anda com o freio de mão puxado.
E aqui vai uma crítica de Engenheiro para Engenheiro. Pô, fazer gráfico com escala invertica (decrescente nos tempos) foi soda. Num gráfico a pessoa tem que bater o olho e de cara interpretar o que ele quer dizer e, com essa escala, parece que são os tempos do Alonso os mais altos.
É verdade.
Embora o gráfico tenha sido uma gentileza, sem qualquer pretensão profissional (creio), realmente deu uma primeira impressão falsa, de que a linha vermelha era mais lenta do que a azul.
Deixe-me responder sua crítica de Engenheiro e Professor para Engenheiro, o gráfico não é científico, é ilustrativo, o fato da escala estar invertida é para facilitar aos mais leigos compreenderem, pois as pessoas associam “em cima” com “superioridade” e isto falicita a compreensão: “quem está acima é melhor”, que a propósito, pelos comentários que li, foi muito bem entendido.
Me admira justamente um colega “bater o olho” e não compreender.
Caro Thiago, aceite a crítica porque realmente a escala invertida atrapalha a análise inicial. Suponho que quem se interessa por ¨analisar¨um gráfico não seja exatamente leigo, como o sr comentou.
É isso ai Willian uma verdade que nos dá conforto,saber que o Airton foi o melhor.
Fabio Seixas espero sua resposta.
Flávio,
O gráfico está muito bom.
Seu comentário de que, como de praxe, o vencedor aliviou o pé nas últimas voltas, não se aplica a essa corrida.
O Alonso foi perseguido muito de perto pelo Perez e teve que manter um ritmo forte, pois a distância caiu perigosamente entre os dois.
Somente depois que o Perez errou (ou foi “motivado” a não forçar a ultrapassagem pela equipe) é que o Alonso passou a ter uma folga mais confortável e aliviou o pé.
Flávio?
Não confundam Flávio Seixas com Fábio Gomes.
Típica resposta defensiva. Meu amigo, isto é um espaço para discussão e nem sempre as opiniões serão conforme a sua. Saber absorvê-las e/ou contra-argumentar faz parte de seu trabalho.
Lendo a pencas de equívocos, às quais você sempre questiona, que tal adotar um nome inusitado como o do saudoso, “Millor” algo como, FLÁBIO ou então FÁVIO? hehehe
Tomara mesmo que a Ferrari troque o Massa pelo Checo e que o Massa vá para a Sauber ainda este ano, ai vamos tirar a prova dos nove.
Gostei muito da idéia!!
Seria ótimo!
Uma pena, mas nunca podemos nos esquecer do seguinte detalhe:
Alonso é melhor piloto que Massa.( Vide resultados)
Schumacher é melhor piloto que Rubinho.(vide resultados)
O que conforta é que Ayrton Senna era melhor que todos eles!
Não, não, o Senna nao foi melhor que o Schumacher não, vide o ano que o senna morreu quem estava infernizando ele era quem? E o senna tinha o melhor carro,
Deixa de bairrismo, fale com a razão e não com o coraçao, se voce nao viu, nao sabe, nao pode falar So pegar os numeros,
e lembrar dos tempos em que os dois duelaram, o Senna tomou um banho naquele ano, e sim o Senna é o segundo, o alemão foi o melhor!!!
Dizer que a Williams do Senna era melhor que a Benetton do Schumacher mostra o quanto você conhece de F1.
Assista a qualquer documentário da vida do Senna e verá que a Williams tinha o melhor carro nos dois anos anteriores por utilizar tecnologias que até então não eram empregadas em carros de F1 como o controle de tração e etc…
Infelizmente para o Senna, os mesmos sistemas tecnológicos foram barrados justamente no ano em que ele foi para a Williams e aí o verdadeiro carro da Williams foi revelado, pois sem a eletrônica para ajudar, o projeto mostrou-se ultrapassado.
Quem prefere o Senna ao Schumacher não é bairrista, é competente!
Lembre-se que com a Williams cheia de eletrônica, até o Damon Hill foi campeão, e depois?
É o senhor, caro Frederico, que está *redondamente enganado*!!! Eu te sugiro que reveja a verdadeira história do que houve em 94. O Senna fez as *3* poles naquele ano quando o carro da Williams era *NITIDAMENTE INFERIOR* (vide, por exemplo, como se qualificaram o Damon Hill e o outro companheiro do Schumi!!!). Mas ele conseguiu isso NO BRAÇO, meu amigo, porque o SENNA era fera! O próprio alemão sabe disso, tanto é que se você pergunta a ele, ele mesmo reconhece que o Senna era de outro mundo (e não o diz, por falsa modéstia, aliás, mas por ser a verdade incontestável!). A Williams sofria de problemas de vibração, muita instabilidade e falta de tração nas de baixa (novamente, por favor, vá ler os dados técnicos da época antes de se equivocar feio em público, meu caro). Segundo, não é questão de ‘bairrismo’, não, quando os MAIORES EXPERTS do assunto se reúnem e concluem que o maior de TODOS OS TEMPOS foi o *NOSSO* Senna, eles tinham total razão, sim, senhor! Também, para sua informação, o Senna NUNCA ‘levou banho’ do alemão. No ano em que ele (*marginalmente* aliás) ficou atrás o motor Ford da McLaren era nitidamente de uma geração INFERIOR a do alemão O ANO TODO. Novamente, isso é INCONTESTÁVEL! Mas tudo que digo aqui não é questão de opinião. Sigo F1 há 42 anos, existem estatísticas que PROVAM o que digo, meu caro! Portanto, VIVA O NOSSO SENNA, sim; um autêntico monstro, fora-de-série. O espaço é curto para te mostrar outras *provas* disso, mas com carinho eu poderei te les passar se quiseres.
Saudações do Canadá!
PRECISO TE DAR OS PARABENS SUA INFORMACAO ESTA CORRETISSIMA E ISSO AI MESMO!!!!
Frederico, discordo. O Senna não tinha o melhor carro da época. Estava enfrentando diversos problemas para acertar o carro. O alemão, em contra-partida, estava com um carro em plena evolução e, mesmo assim, se o Senna não tivesse morrido, o campeonato seria dele ou disputado até o fim, como sempre ocorreu na carreira do Senna, contra pilotos muito melhores do que o alemão. E isso não é bairrismo.
Sim, o Senna tinha o melhor carro dos anos anteriores e em decadência, e o Schumacher tinha uma Benneton ruim demais, tão ruim que usava vários recursos eletrônicos proibidos.
Bom dia, Frederico
Acompanho a F1 há alguns anos e gostaria de comentar os especificamente os anos de 91,92,93 e 94.
Em 91 o Senna sagrou-se Tri-campeão, mesmo disputando com Mansel, que já tinha a Williams voadora, após a metade da temporada .
Em 92 , não teve como evitar a conquista do Mansel . A Williams era imbatível.
Em 93, Senna deu show. Como uma Mclaren com motor Ford Cosworth de Senna era muito inferior a Williams de Prost e mesmo assim, ele venceu várias corridas naquele ano e foi o vice campeão em 93.
Em 94, os bólidos perderam a tecnologia de suspensão ativa, que era o grande diferencial da Williams , bem como, todos deveriam ter abolido também o sistema de controle de tração.
Este último recurso, não foi abolido pela Benetton de Schumacker, com autorização do mestre Flávio Briattore, que era o Diretor esportivo da equipe na época .
Isso foi comprovado ao longo do ano e Schumacker foi suspenso de algumas corridas por desrespeito às regras.
Isso explica, porque Schumacker venceu as primeiras 2 corridas do ano.
Lembre-se também, que o título de 94 só foi decidido na última corrida, quando Schumacker acertou o carro de Hill.
Em resumo, que viu Senna pilotando não tem dúvidas , simply the best .
Mais um detalhe, A Benetton retirava o filtro da mangueira de combustível, longe dos olhos da FIA, e os pit stops do Schummi eram muito mais rápidos que o do Senna, pela maior vazão/seg. Em Interlagos/94, o Senna saiu na pole e foi passado nos boxes. Daí o Schmmi usou e abusou o controle de tração inrustido para ganhar a corrida.
Quando o Senna se foi ele estava injuriado com tudo isso, com as sacanagens do adversário, com a morte do Roland Ratzemberger, com o fato da FIA o ter repreendido ao ir no local do acidente. Aí o plano superior o chamou para um mundo melhor e mais justo que este, com certeza, porque ele merece.
E outro detalhe: para chegar a tal conclusão esqueceu de dizer que Button é melhor do que Barrichello mas todos eram 1º pilotos em suas equipes sem execeção e sem favorexiemntos, tinham carros exatamente iguais e competitivos, e nunca precisaram do trabalho de seus escudeiros, que o diga Gerard Berger……
Reparem quem é o principal patrocinador da Ferrari, tem alguma coisa a ver?
Bom, o que você queria, o Alonso é bom, arranja patrocinio bom, o Massa, não, vai arranjar patrocinio igual. Sua análise remete ao caso do ovo e da galinha.
F. Roberto,
Eu já comento esse assunto já faz alguns anos. Só prá refrescar a memória, o Rubinho começou em 2000 e ficou 6 anos consecutivos na Ferrari, em seguida entra o Massa, e está lá fazem 7 anos consecutivos, contando 2012, ou seja, são ao total 13 anos de um piloto brasileiro naquela equipe!!! Será que a Ferrari como a principal vitrine da F1, com o nível de investimento que tem iria simplesmente manter um brasileiro por coincidência??? Evidente que sim, desde que uma determinada empresa automobilistica esteja passando maus bocados financeiros e já faz anos e o lucro que a permite manter-se vem do Brasil. Para aqueles que querem enxergar vejam os balanços nesses 13 anos comparando onde eles obtem lucro. E ainda no Brasil, por pura coincidência, pretendem abrir mais uma grande fábrica!!!
Afirmar que o Santander força a mão para favorecer o Alonso é criar teoria conspiratória.
O patrocinador master da Williams é a PDVSA, e mesmo assim o Senna chegou à frente do Maldonado.
Em tempo o Santander também é patrocinador da Mclaren, mas não creio que o banco tenha se esforçado para pressionar a escuderia inglesa a favorecer os carcamanos.
Parece um pouco aquela maravilha que foi a teoria da nike no final da copa de 98, no qual a nike teria forçado o brasil-il-il a perder para a França (apesar desta utilizar material esportivo da Le Coq)
Bem Vamos ver.
de 2006 a 2008 a Ferrari fez carros bons, de 2009 a 2012 começou a fazer carros ruins, fora o de 2010 q evoluiu na temporada.
O Massa não se adaptou ao carro nas ultimas temporadas e pior não está conseguindo a temperatura ideal dos pneus, e o pior é seu engenheiro q tem q ajudar mais e não esta ajudando, acho q é isso, quando ele achar o acerto ideal para aquecer os pneus estará resolvido.
Carros difíceis de pilotar exigem bons pilotos. Carros fáceis, qualquer piloto medíocre pilota.
A Ferrari está fazendo jogo sujo com o Massa, ela tem que falar a verdade.
O principal função do Massa hoje na Ferrari é de desenvolvedor desse carro que é um péssimo projeto, ou seja ele é um piloto de teste.
Magina na Ferrari todo mundo sabe realmente e mais ninguém oque um piloto pode render mesmo assim o Presidente da Ferrari, Domenecali, Alonso e mecânicos ferrarista só vem a falar bem dele.
Logico ele está é a fazer um grande trabalho em prol de todos os funcionários de Maramello.
Esse F2012 a Ferrari vinha dizendo que era um projeto totalmente novo e que teria grandes mudança.
Pois bem esse carro não deu certo e essa Formula 1 sem teste ai a Ferrari se ferro. Magine agora uma equipe grande como a Ferrari com uma porcaria de carro sem se quer com a possibilidade de testar esse carro durante o ano e pode-lo melhorar ele em algum aspecto. Impossível, realizar uma magica, fica trabalhando em simuladores e túnel de vento, não tem como o resultado real sempre vem do asfalto.
Por isso o Massa está a fazer esse papel de piloto de teste o único jeito de essa Ferrari conseguir ao menos brigar pelo terceiro lugar no mundial de construtores, agora se esse carro não fosse melhorado a Ferrari iria termina em umas das piores posições da sua historia da Formula 1.
Até porque se Massa estive tão ruim assim como parece não importaria o valor da multa dele uns 15,20 milhões de euros ou dolar esse não é problema da Ferrari e muito menos de achar um piloto para correr com seus carro.
Mas o grande problema da Ferrari é um só e grande problema, de melhorar esse carro. Massa está lá a fazer isso.
Nunca havia pensando dessa forma, mas vindo da Ferrari eu acho até que possui lá sua lógica. Não duvido que fariam isso! É time de 1 piloto só! Mas o Massa também…
É realmente parte da corrida o Alonso é muito rápido. Uma breve analise: 1ª a 8ª tempos parecidos; 9ª a 12ª Voltas com pace car; 13ª a 15ª Parada simultânea no box prejudica Massa que cai para 11ª colocação e Alonso continua na 5ª colocação; 16ª a 35ª Alonso assume a 1ª colocação, ainda molhado sem spray na cara faz tempos melhores que Massa que está no meio do grid; 36ª a 55ª Pista seca sem spray cara e no meio do pelotão Massa equilibra os tempos novamente.
Massa de a volta por cima e troque de equipe no próximo ano…
opa, pela tua análise fica claro que os dois tem a mm qualidade como pilotos né, os probleminhas do MASSA são apenas circunstanciais, não é isso….. tá td resolvido então!
Não foi o que eu disse. Apenas relatei o que aconteceu na corrida.
Já que o Alonso é tão bom assim, pq ele não ficou na Mclaren onde os pilotos historicamente recebem o mesmo tratamento? Ele foi para Ferrari, pq historicamente ela sempre favorece um europeu…
é um gráfico mostrando o q td mundo tá careca de saber, Alonso é muito mais piloto que o Zaca… passa pra outra.
Bom alguém levou em conta que o ALONSO,correu a maior parte do tempo de cara pro vento, e o MASSA por conta daquela primeira troca de pneus na volta 4, que em seguida na volta 9 a corrida voi paralisada, ficou no meio do pelotão, e ai meus filhos não tem como andar no ritmo do carro da frente, exemplo, BUTTON de mclaren, um carro muito melhor que a ferrari, caiu no meio do pelotão e por la ficou
Eu penso um pouco diferente.
O Bruno Senna também tava lá no fundo do pelotão e com a chuva conseguiu subir até a sexta posição.
Ele tomou tanto spray quanto os outros, mas teve competência, carro e personalidade para ultrapassar e chegar onde mereceu.
Vai dizer agora que a Williams dele é melhor que a McLaren ou RedBull?
Esse negócio de “cara pro vento” é desculpa desnecessária.
Feia a coisa. Socorro!
Aqui não basta analisar o fato como se fosse um desafio, e sim o porque desta diferença, um carro bom com Alonso
e um meia boca Massa , e daí tirar conclusão é normal , talento e sorte acompanham Alonso , Massa tem que brigar com o seu trauma de acidente de 2009 , e um carro com estabilidade duvidosa. Aguardar é o melhor remédio .
Bom dia Fabio
Acompanho sempre as informações sobre a formula 1,isso desde 1968,ja vi e ouvi de tudo,opinião é algo a ser respeitado,nem sempre concordado,olha vou te dizer o que ja ouvi de besteiras em relação a situação Massa x Alonso, é brincadeira, as pessoas gostam de formula 1, mas não entendem de formula 1, muito pouca gente conhece de fato os detalhes técnico de um carro de formula 1,mas veja bem Fabio esse muito pouco que eu digo, é muito pouco mesmo.
Abraços
O Mazza está funcionando como um piloto de testes para o Alonso. Ele deve estar testando os futuros ajustes a serem colocados na Ferrari.
A resposta é muito simples. Depois da corrida em que o Massa recebeu ordem para deixar o Alonso passar, o Massa caiu na real. A equipe deixou bem claro que ele deveria fazer o mesmo papel que o Rubinho fez pro Schumi. Portanto, o desempenho dele nas corridas é proposital. Tá ganhando dinheiro da mesma maneira e não precisa deixar o Alonso passar, porque fica sempre atrás. Abraços.
Fabio,apenas uma curiosidade.Se der pane antes da largada no carro e o mesmo tiver que largar do box e estiver no momento chovendo com os carros já prontos para a largada,o carro que está no box pode por pneus de chuva e partir,desde que seja autorizada mesmo com chuva a largada?
Pô cara! Muito legal esse gráfico. Parabenizo a dedicação de quem fez. E legal ver o quanto a pouca diferença, faz uma grande diferença, em uma pista de Fórmula 1.
excelente comentário! parece que ninguém vê isso. Pouca diferença é um abismo na Formula 1! certíssimo!
O Massa não tá indo bem? Óbvio! Agora, não entendo esse prazer que você, Fábio, e outros tantos leitores, leigos e brasileiros tem em apedrejar nosso piloto. Não entendo. Ao invés de torcer pra que ele se recupere e supere a fase difícil, parece que você e muitos querem mesmo é que ele “caia”…
so esqueceu uma coisa: O Alonso andou na frente, sem trafego na maior parte do tempo, enquanto o Massa tava no meio do barulho, muito mais dificil, tentando ultrapassar carros talves relativamente mais lentos. E muito mais dificil, olhai o Vettel que nao e tao bom assim quando nao sai na ponta e corre sozinho.
E porque então ele não corre lá na frente com o Alonso?
Alguém sabe quantos metros significa um segundo de diferença na F1? Por pior que o Massa seja, é quase impossível o Alonso fazer regularmente essa diferença. A Ferrari não dá carros iguais e ponto final, faz muito tempo.
Ótimo gráfico de comparação, não é querendo justificar o Massa não, mas essa grande vantagem do Alonso deve-se ao fato dele ter entrado no Box 1º e o Masso logo na sequência, com a para Alonso foi para a ponta.
Dirigir na água sem spray de um carro na sua frente deve ser bem mais fácil. Massa mostre sua raça e assine contrato com outra equipe…A Ferrari sempre vai favorecer qualquer europeu que seja…
Essa comparação não serve de muita coisa. Enquanto o Alonso estava liderando e andando no pelotão da frente, o Massa vinha disputando posições lá atrás. Todos sabemos que disputar posição ou andar próximo de outro carro (principalmente atrás e na chuva) produz voltas mais lentas. Não é desculpa para o desempenho fraco do Felipe, mas o gráfico não serve de muita coisa…
O carro dos 2 é o mesmo, a ferrari precisa q os 2 pilotos corram bem para que possam vencer o mudial de construtores, so existe prejuizo pra eles dar um carro pior pro massa, pois assim fikariam cada vez mais distantes do mundial de contrutores. O carro dos 2 é o mesmo. o problema é o piloto.
Fábio, por que não posta o segundo gráfico comparativo que disse que o rapaz fez? Abs
Ué, porque não recebi.
Nunca existiram dois gráficos, foi apenas uma confusão porque são duas matrizes que geram duas linhas no mesmo gráfico.
Há tá bom! A Ferrari deve der dado, desde o inicio, o mesmo carro do Alonso para o Massa! Segundo piloto da Ferrari será sempre segundo. Após a comunicação da Sauber para Perez, ele, que inclusive acabou errando( nem imagino o quanto ficou P…), se transformou em segundo piloto da Ferrari! Massa é bom, mas não o suficiente para o milagre de sair da condição de segundo na Ferrari. A Scuderia quer mais que bom primeiro piloto e Alonso o é. Quer um substituto do Dick Vigarista( incrivel piloto) Shummy, que se preciso for, use as artimanhas do Dick.
Que Alonso deu show e que Massa foi mega lento nunca tivemos dúvidas. O gráfico é bem bacana, parabéns Fábio.
Mas me responde uma coisa: sei que a HRT nunca deveria estar no grid, mas já que está Vettel não deveria ter dito o que disse. Você acha que vai ter punição?