A imagem da diferença
28/03/12 14:02O engenheiro Thiago Pomkerner, que adora F-1 e números e já colaborou algumas vezes com o blog, resolveu analisar os tempos de voltas de Alonso e Massa na Malásia.
Jogou os dados no computador e fez dois gráficos comparativos.
“É legal reparar no quanto os tempos sobem após a chuva, e uma certa vantagem do Massa nessas condições. Depois, com os pneus intermediários e lisos, o espanhol deu um banho. Descontei as voltas que teve pit in e pit out. Só considerei os tempos em voltas normais de corrida”, explicou.
As diferenças a partir da 13ª volta são mesmo grandes.
E, de volta em volta, a galinha enche o papo.
Na linha de chegada, a folga era de 1min37s319 _e isso porque, como de praxe, o vencedor aliviou o pé nas últimas voltas.
A Ferrari certamente tem essa informação, já analisou essas diferenças na reunião pós-GP.
Para seu bem, Massa precisa resolver isso. Logo.
Parabéns Fábio,
Como o Massa é seu amiguinho e te dá entrevista vc faz de tudo para protegê-lo. Fosse o Rubinho vc estaria arrebentando ele. Pare de tentar encher a bola do Massa ele já era.
Fabio, excelente gráfico. Mas tem uma coisa que não precisa de gráfico ou cronômetro para se concluir: o Alonso é disparado o melhor piloto da F-1, e já faz tempo. Ele tem tudo que um campeão precisa, principalmente atitude (com uma boa pitada de arrogância). Ele me lembra, em personalidade e capacidade, meu ídolo, Nelson Piquet, que vi ganhando em Monza em 1983, com uma Brabham (estou velho).
Gente ta na cara q esse carrO foi feito para o estilo de pilotagem do Alonso, pois nao e normal q o Massa leve 2 segundos em uma volta do Alonso….
è simples, o carro foi feito para o estilo de pillotagem do alonso e a equipe faz tudo para esse espanhol, está claro que o massa está andando mal alem do seu estilo de pilotagem nao ser compativel com o carro feito para o alonso.
Não vejo uma grande diferença entre os pilotos de outras equipes e acho que massa não é ruim dessa forma para ficar tão atras do alonso. Ele nao é um piloto fantastico mas sempre acompanhou seus companheiros de equipe. Acho que tem alguma coisa alem disso que não sabemos que só massa pode resolver
FATO 1: Há pouco tempo ouvi um dos melhores pilotos de todos os tempos, comentar que após um acidente que causa fortes traumas, um piloto vai ser sempre entre 0,5 e 1 segundo mais lento, inclusive isso ocorreu com ele mesmo. Se nome? Nelson Piquet.
FATO 2: Personalidade. Tenho certeza que se alguém se atrevesse a mandar o Alonso, Vettel, Schumarker, Hamilton, Senna (Airton) e vários outros a entregar uma corrida, iria ouvir imeditamente um “vai tnc”, que perderia até o caminho de casa. Se o massa não tinha essa personalidade, passou a ter depois de ter aceitado tal coisa e isso por si só lhe tira mais meio segundo no mínimo. Fórmula 1 não é lugar pra maricas. Ponto final.
Eu me lembro vagamente do Piquet falando sobre sequelas de acidentes. Se eu não me engano, ele se referia ao Rubinho e o acidente sofrido em Ímola. Mas não me lembro desse SEMPRE na fala dele.
Mesmo porque Hakkinnen se estabacou, ficou em coma e voltou a pilotar para ser bicampeão.
Fábio não sou mesmo fã do Massa, acho até que ele é fraco como piloto, mas quero te perguntar uma coisa, onde está o gênio do Vettel da temporada passada que vc falava tanto, até agora ele não disse pra que veio, ou é o carro que tá ruim, e ele só é bom piloto com carro bom? Espero que vc comente alguma coisa dele tb e não ficar massacrando o Felipe Massa o tempo inteiro, seja razoavel.
Em tese o Alonso andou com pista livre grande parte da corrida visto que a liderou por muitas voltas. Ja o Massa no meio do pelotão as vezes estava limitado pelo carro que ia a sua frente.
Logo, apesar da clara superioridade do Alonso, creio que há outros fatores a serem considerados alem do tempo de voltas.
Na Australia, por exemplo, o Maldonado ficou limitado ao tempo do Alonso, apesar de ter um carro mais rapido na ocasiao. Os numeros sao apenas uma das variaveis….
Apesar de brasileiros não vamos tapar o sol com a peneira. É gritante e brutal a diferença de pilotagem entre os dois pilotos. Infelizmente o Alonso e todos os outros que já foram companheiros do Massa na Ferrari são muitos anos luz a frente de nosso brasileirinho. É a pura verdade!
Massa é segundo piloto e por isso é preterido na qualidade do carro. E mesmo que tivesse sido mais rápido que Alonso em todas as voltas, nunca deixariam que ele o ultrapassasse. F1 tem muita marmelada, Perez confirmou isso ao obedecer ordem de ficar atrás, até deu uma saidinha para “provar” que a vitória de Alonso foi legítima.
E aí Fábio o que tu acha disso?:
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/03/28/vettel-e-chamado-de-chorao-e-pode-ser-punido-por-xingar-karthikeyan.htm
Como o mundo da voltas, não acha?
O detalhe mais importante no gráfico é a capacidade do Alonso manter o ritimo constante. repare como as voltas do Massa variam muito. no fim de uma corrida e ai que se da a diferença.
Tudo teatro. Esse negocio de troca de chassi, cobrar o desempenho do Massa publicamente, agora então a Ferrari faz exatamente o contrario proteje o piloto mesmo com um péssimo resultado, o Alonso dizer que o Massa é importante para a equipe… A verdade é que eles não podem dar um carro igual ao do Alonso pro Massa por que o Massa é mais rápido. Com um carro igual, seria muito difícil ultrapassá-lo. Vai largar sempre na frente do Alonso e isso não ficaria bem para ele que é tido como o melhor de todos. Nem o Santander nem o Alonso não querem e a Ferrari aceita por que prefere dar força para o bicampeão que ganha o melhor salário e é europeu. Quer ver: Alonso sempre foi o 1º piloto onde correu na F1 e tem 20 poles. O Massa sempre foi 2º, nunca foi campeão e tem 15 poles. Hamilto 21 e Vetel 30. É isso que eu penso…
E se o Massa estiver testando outras soluções no carro? Não dá para acreditar que a Ferrari ficasse tão “calada” com o comportamento e a forma de dirigir do Massa… Algo neste carro está suspeito…
Tenho absoluta incapacidade de admirar um homem apenas porque ele é melhor do que o outro um centésimo de segundo.
Millôr Fernandes
Admire um então que é 150 centésimos de segundo mais rapído que outro.
Depois do acidente da Hungria, Massa não é mais o mesmo. Nelson Piquet a um tempo atrás falou que nunca voltou a ser tão rápido quanto era depois de sofrer o acidente na curva tamburello, na década de 80.
Minha suspeita é de que o Massa recebe um dos pneus com calibragem errada e isto alem de deixar o carro desequilibrado e mais lento, aumenta o seu desgaste. Em uma volta que o Alonso faz em 90 segundos ele demora 90,5. Eu acho que a Ferrari já amesma coisa com o Massa na época do Kimi até que ela cansou dele e deixou o Massa correr. Por que a Ferrari proteje o Massa? Qualquer outra equipe já teria mandado ele embora diante dos resultados. Equipe é a MCLarem que dá carros iguais para os dois pilotos. Ao Massa só resta pedir ao empresario para procurar outra equipe(não a Sauber, por que esta também não pode ultrapassar o Alonso) e dar um pé na Ferrari. Acho até que é melhor fivcar sem carro do que aceitar ser humilhado deste jeito.
Acredito que os pilotos são avaliados pela equipe justamente por gráficos como este. Para mim, a questão principal não é tanto a diferença, mas sim a regularidade. A linha do Alonso é bem mais estável. Desde 2008 acompanho o live timing através do site da F1 e, infelizmente, desde lá os tempos de volta do Massa variavam mais que o do Kimi. Será que é porque estaria arriscando mais?
A verdade tem que ser dita pela Ferrari.
Ele o Massa está sacrificando para testar novos componentes para evoluir esse carro que é uma draga que a Ferrari fez.
Todo o pessoal da Ferrari defende o Massa. Alonso e Domenicali sempre estão falando bem dele. Eles que estão lá dentro e sabem do trabalho que ele está realizando em desenvolver o carro. Se o Massa estivesse tão ruim assim já teriam despensa-lo, por que dinheiro para a multa não é problema para a Ferrari e piloto querendo uma vaga muito mesmo.
Nessa nova Formula 1 sem teste e esse carro que era para ser a revolução da Ferrari erraram feio e como eles vão conserta isso sem teste, impossível conserta um carro sem testar e esse é o trabalho do Massa na Ferrari agora.
Concordo, realmente o Massa deve está trabalhando no carro.
A Ferrari com esse carro não iria fazer nada no campeonato e eles tem que resolver esse problema. Agora como sem realizar se quer algum teste?
O Livio Oricchio que levanto essa bola e ele é um ferrarista. Acredito muito nessa historia se não o Massa já teriam ido embora.
Seria interessante fazer um grafico que mostra a diferenca de tempos de volta em cada volta, ficaria mais claro como o alonso é mais rapido em alguns trechos da corrida! A desculpa de ter problemas com o pneu ja ta velha!
OK Fábio, legal a informação, mas você não acha que já está exagerando ao pegar tanto no pé do Massa? Todos nós já sabemos que ele está bem atrás do Alonso, que está desmotivado, que vai sair da Ferrari ano que vem, e que provavelmente será mesmo substituído pelo Pérez…tudo isso você já disse mais de uma vez só essa semana, postando foto de Domenicalli com Pérez e etc. Obviamente nao sou contra você dar sua opinião, mas, de tanto que você está batendo nessa tecla, já está parecendo alguma implicância.
Abs!
Só pra acrescentar, seria mais interessante se você usasse esse gráfico para fazer uma análise mais técnica, por ex. por que houve aquela melhoria no tempo de ambos a partir da volta 35? Provavelmente foi devido a alguma parada nos boxes, mas você poderia explicar. E interessante notar, também, como o gráfico cresce praticamente numa taxa constante, o que, claro, se deve ao fato de o combustível estar sendo consumido, e o carro ficando mais leve (embora os pneus estejam se desgastando, desgaste que, aliás, deve ter sido a causa das quedas nos tempos do Massa entre as voltas 28 e 35).
Se eu ganhasse 8 milhões de Euros por anos , não esquentava a cabeça , com graficos , pneus ou companheiro de equipe etc…. ele já tá com a vida ganha…
Acho que a discursão ja deixou de ser se o Massa continuará na Ferrari no ano que vem, acho que a discursão passou a ser se o Massa continuará na F1 no ano que vem. A diferença dele para o Alonso é gigantesca. Não dá para comparar.
Ja discuto se o Massa termina esse ano na F1
um detalhe .. Alonso correu de cara pro vento e Massa não. não é a justificativa total para a diferença, mas é inegável que é um fator a considerar
Que o ALONSO é o melhor piloto em atividade na F1 não é novidade. Mas, o MASSA bem que podia tentar ser ao menos o 7º ou 8º piloto…..
A ferrari tem algo de “Briattore”
facil resolver, massa vai pra a sauber e perez na ferrari…. assim como massa voltou pra sauber uma vez pq nao estava no nivel de ferrari, faria de novo, desta vez como troca, seria otimo pra todo mundo, e o massa teria um lugar decente pra recomecar.
É preciso trabalhar bem a cabeça do próximo Felipe, para que não entre na F1 com nenhuma síndrome de brasileiro injustiçado e submisso. Que entre com ímpeto, com orgulho, com coragem, determinação e sem abaixar a cabeça para ngm. Seja espanhol…alemão ou qualquer outra joça.
Piloto bom, não se contenta com resultado ruim, o Vettel já esta gritando, e o Felipe esta aceitando passivamente essa condição. Já que é o ultimo ano dele na Ferrari, esta mais do que na hora de provar que é capaz de fazer melhor e renegar essa submissão que a Ferrari esta impondo a ele, ou melhor Ferrari e Alonso. VAMOS BRIGAR FELIPE!!!
Brigar de que forma? ele esta sem moral, até para falar do entregador de quentinha, se dira com o engenheiro e o Stefano Dominicali.
Esta praticamente certo que o Massa vai sair, a questão é quando.
Alias, acho que dificilmente ele continuará na F1 nos próximos anos. Que os Brasileiros da GP2 cheguem logo
Fernando Alonso é inquestionavelmente um grandíssimo talento tecnicamente. Seu ponto fraco é justamente o seu psicológico. Aliás o sua psiquê alimenta-se justamente da desgraça ou inutilidade do seu companheiro de equipe, o espanhol é um espécie de parasita. Na Ferrari ele encontrou o seu habitat ideal. Quando confrontado tecnicamente dentro da equipe Fernando Alonso não é nem a sombra fora de série que andamos vendo. Ave Peres….