Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

A imagem da diferença

Por Fábio Seixas
28/03/12 14:02

O engenheiro Thiago Pomkerner, que adora F-1 e números e já colaborou algumas vezes com o blog, resolveu analisar os tempos de voltas de Alonso e Massa na Malásia.

Jogou os dados no computador e fez dois gráficos comparativos.


 

“É legal reparar no quanto os tempos sobem após a chuva, e uma certa vantagem do Massa nessas condições. Depois, com os pneus intermediários e lisos, o espanhol deu um banho. Descontei as voltas que teve pit in e pit out. Só considerei os tempos em voltas normais de corrida”, explicou.

As diferenças a partir da 13ª volta são mesmo grandes.

E, de volta em volta, a galinha enche o papo.

Na linha de chegada, a folga era de 1min37s319 _e isso porque, como de praxe, o vencedor aliviou o pé nas últimas voltas.

A Ferrari certamente tem essa informação, já analisou essas diferenças na reunião pós-GP.

Para seu bem, Massa precisa resolver isso. Logo.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Nino comentou em 28/03/12 at 16:52

    Se Fernando Alonso fosse de fato um “deus ” do automobilismo, ao ponto de ser comparado como um dos cinco melhores da história, então o espanhol teria que ter obrigatoriamente batido Louis Hammilton na Mclaren. A Ferrari faz um carro apenas para o Alonso correr!

  2. Renato comentou em 28/03/12 at 16:39

    Incrível. Desde o começo da dupla a diferença dos dois é 0,5 seg. O Massa tira o pé antes do Alonso, tenho CERTEZA disso!

  3. Guilherme Z. comentou em 28/03/12 at 16:34

    Recomendo esse link para comparar os tempos Massa e o Alonso na Malásia:

    http://en.mclarenf-1.com/index.php?page=chart&gp=865&graf=3&dr1=Felipe%20Massa&dr2=Fernando%20Alonso

    Alonso fez 43 voltas mais rápidas do que o Massa, enquanto o brasileiro fez apenas 13 mais rápidas do que o espanhol.

    • CarlosSP comentou em 29/03/12 at 16:13

      Essas voltas, 13 que o massa foi mais rapido, foi quando alonso estava atras de retardatarios ou outro piloto. Massa jamais conseguiria ser mais rapido que alonso. Ele sempre tomou meio segundo do schumy, do kimi e do alonso. Da metade de 2011 tava tomando 0,8 agora ta tomando um segundo a tendencia ate a metade do ano eh 1.5.s FORA ZACARiAS!!!

  4. Nando comentou em 28/03/12 at 16:31

    Dá para notar que o gráfico do Massa é mais “volátil”, enquanto que o do Alonso é mais suave. Ou seja, o Massa deve estar apanhando mais do carro e o Alonso conseguiu se adaptar melhor.

    Ou ainda, pode-se dizer que isso mostra que a pilotagem do Alonso é melhor.

  5. Diógenes comentou em 28/03/12 at 16:30

    Imaginem que, de surpresa, sem avisar, a Ferrari desse o carro do Alonso pro Massa e o do Massa pro Alonso. O que aconteceria? Tenho certeza que o Massa não é tão inferior ao Alonso. A diferença quem faz é a Ferrari, sempre a favor do Alonso.

  6. Thiago Pomkerner comentou em 28/03/12 at 16:27

    Olha o erro de estratégia da Sauber: Na volta 40 o Perez girou em 1:53.831 e o Alonso entrou no pit, a volta ficou em 1:57.722, Perez deveria ter entrado também.

    Na volta 41 o Perez entrou, então ele marcou 1:56.602 e o Alonso retornou 2:08.355.

    Na volta 42 o Perez retornou 2:08.281, mas o Alonso ja estava virando nesta mesma volta 1:46.796.

    Ou seja, na 39 ele estava +1.339 atras do Alonso, e na volta 41 a vantagem do espanhol foi para +7.180.

    Espero que o Sauber nunca mais esqueça essa lição. É por isso que as equipes marcam umas as outras, uma volta faria toda a diferença e certamente não daria margem para marmelada.

  7. Fabio comentou em 28/03/12 at 16:15

    Não dá pra negar que o Massa esta deixando a desejar, porém ele esta trabalhando com o chassi novo e um carro que não esta pronto. Ok, certo, o Alonso se adaptou melhor e mais rápido, ou pode ter ajustes mais finos em seu monolugar. Vamos ver quais serão as melhorias para Shanghai e torcer para uma melhora considerável, pois se continuar neste rítmo acredito que o Brasileiro não termine esta temporada pilotando o vermelho malboro

    • David comentou em 28/03/12 at 18:43

      É “monoposto” e não monolugar, e a ferrari nunca usou o vermelho malrboro, quem usava era a Mclaren. Vc nunca viu ao vivo por isso não percebe a diferença! A desculpa é sempre a mesma: precisa acertar o chassi, se adaptar aos pneus, bla-bla-bla. Piloto bom guia qq coisa e n da desculpa!

      • Fabio comentou em 29/03/12 at 10:31

        Monolugar também é um termo largamente utilizado.
        Minha referência ao vermelho visto que a Malrboro ainda é patrocinadora da Ferrari e discordo de que piloto bom pilota qualquer coisa, afinal o Schumacher não se saiu muito bem na temporada passada e ninguem pode negar que ela é um piloto excepcional

    • ALESSANDRO TSUJI comentou em 28/03/12 at 22:23

      Cara muito bom este grafico …mostrando que realmente o massa depoois do acidente ele eh outro , infelizmente o troxa do espanhol alonso ele eh muito bom apesar de nao gostar dele tenho que reconhecer … e o massa e braçao e o carro nao ajuda .

    • Paulo comentou em 29/03/12 at 9:33

      O MASSA precisa do FREUD!

  8. Ivani Egalon comentou em 28/03/12 at 15:52

    Perfeita análise
    Fica claro que, pesado o carro do Massa só é melhor que do Alonso na chuva.
    Porém, secou, e, ainda pesado, o carro ficou dificil de guiar,
    Assim que ficou leve, as características voltaram a ficar compatíveis.
    Concordo que isso tem tudo haver com suspensão x forma de tocar, muito diferente entre os dois pilotos, onde o formato do tanque de combustível por exemplo pode gerar golpes de aríete, que um piloto sabe usar a seu favor, e o outro já acha incômodo e perde performance.
    Acho acertado da parte dele, ficar acampado em maranello, até descobrir o que fazer, eu também não sairia
    É nítido que alonso trabalhou mais que ele na pré temporada pois o carro ficou a sua cara, cabe ao Massa dizer o que fazer,
    Se ele souber aproveitar a oportunidade, ainda pode surpreender.
    Tem tempo suficiente até a China, estamos torcendo.

    • Hélio Beluco comentou em 28/03/12 at 16:23

      Vou começar a frequentar esse blog. Tô impressionado com os comentários! É exatamente isso q eu procuro! Conteúdo! Não gente que mete o pau e não sabe o que fala!!!
      Parabéns a todos!!!!

    • ANDRE DE ITU comentou em 28/03/12 at 17:12

      estamos torcendo???fale por voce amigo.

    • David comentou em 28/03/12 at 18:47

      Formato do tanque de combustivel num monoposto mais precisamente num F1????
      Vc ta de brincadeira, pega um desenho de qq F1 e veja a posição do tanque onde fica, vai ver q não afeta o independente da regulagem do carro. O piloto fica praticamente amarrado no tanque no meio do carro e na distribuição de peso.

  9. Bruno comentou em 28/03/12 at 15:49

    Esse link aqui tem um gráfico que fica bem mais claro a diferença. No gráfico, vc pode notar que a diferença do massa pro líder após colocar intermediários (no caso o Alonso) só aumenta.
    Tá aí o link: http://www.f1fanatic.co.uk/2012/03/25/2012-malaysian-grand-prix-lap-chart/

    • Thiago comentou em 28/03/12 at 19:55

      Legal o progresso no Bruno Senna!

  10. Bruno comentou em 28/03/12 at 15:48

    Esse link aqui tem um gráfico que fica bem mais claro a diferença entre o Alonso e o Massa. No gráfico, vc pode notar que a diferença do massa pro líder após colocar intermediários (no caso o Alonso) só aumenta. Depois que eles trocam para os slicks, a diferença aumenta mt pouco. Se compararmos o Rosberg e o Alonso vamos ver exatamente o mesmo problema.
    Tá aí o link: http://www.f1fanatic.co.uk/2012/03/25/2012-malaysian-grand-prix-lap-chart/

  11. cassio comentou em 28/03/12 at 15:42

    Galera o pessoal está esquecendo de muita coisa! O vocês lembram quando Fischella substituiu o massa quando ele se acidentou! O Fisichella fazia chover com a Force india! Quando ele mudou para a Ferrari foi uma decepção! O rubinho sofreu muito com o schumacher! Quantas vezes a ferrari deu a corrida para o schumacher ganhar e que nos não sabemos! Melhor que o massa sai dessa porcaria de Ferrari que não respeita o seu 2 piloto e procurar uma equipe que seja justa com os dois pilotos.

    • Nino comentou em 28/03/12 at 16:43

      Obrigado por transcrever o meu post sobre o Fisischella do blog do Téo José.

    • Altair Acerbi comentou em 28/03/12 at 16:54

      E na Brawn, o Rubinho foi prejudicado pra favorecer o Button ????
      E na Willians, o Rubinho foi prejudicado pra favorecer o Maldonado ?????

      Acho que vc precisa acompanhar mais a F1…..

    • David comentou em 28/03/12 at 18:50

      Ele não tem do que se queixar, assinou o contrato e tem de cumprir! Agora o fisichela era e sempre foi ruim. O barrichelo pelo menos acertou muito chassi para o Schumacher nas temporadas de 2000 à 2003 quando o piloto podia trocar de carro e motor sem proibição.

    • José Afonso comentou em 29/03/12 at 4:13

      Mclaren. Atualmente é a equipe que não privilegia ninguém.

    • Eduardo Ventura comentou em 29/03/12 at 8:06

      Concordo plenamente com o cassio, a ferrari acaba com o segundo piloto..não da chance de superar o mais famoso…só se for por acaso e sorte….massa deve sair da ferrari e ganhar um titulo em outra equipe…

    • Costa comentou em 29/03/12 at 9:46

      Talvez hoje ele consiga lugar na Marússia ou Hispania.

  12. Rodrigo comentou em 28/03/12 at 15:42

    As pessoas que curtem Formula 1 , gostariam que apos toda corrida as equipes publicassem esse tipo de telemetria , assim saberíamos mais sobre carro e pilota , que gosta do esporte vai entender e que não gosta , apenas ver um gráfico sem sentido ..vamos cobrar isso das equipes .. .. grato espero ver mais comparativos como esse ..nas próxima corrida .. valeu ..

  13. Leonardo Ávila comentou em 28/03/12 at 15:33

    Excelente gráfico, só faltou afinar um pouco a escala! Acho que o Massa gasta mais pneu pra andar no mesmo ritmo do Alonso por algumas voltas. Matematicamente: 100% Massa = 90% Alonso.

  14. Claudio de Almeida Silva comentou em 28/03/12 at 15:24

    É claro que Massa já era e o Bruno diferente do seu tio é medroso.Esperar mais um pouco por um Brasileiro de ponta!!!

    • isaac comentou em 28/03/12 at 17:22

      esperar pra que? vc já esta aí… vai lá… senta e faz a gente orgulhoso… garganta…

    • joel belmonte fialho comentou em 29/03/12 at 9:16

      Claudio, não é hora de analisar os pilotos desta maneira , Massa está com problema de confiança deu para notar. Quando ao Bruno não é medroso não ou vc não v iu a corrida dele , foi de fato muito corojosa ainda mais na chuva, vê se
      presta atenção antes de falar boca fora.

  15. Rodney comentou em 28/03/12 at 15:16

    Muito bom!

  16. Alisson comentou em 28/03/12 at 15:16

    É dificil acreditar que o Massa caiu tanto assim de rendimento nos últimos anos. Mas em se tratando de Ferrari não duvido de nada, publicamente afirma estar apoiando mas quem garante que não puxa o tapete nos bastidores.

    • Allan comentou em 28/03/12 at 17:05

      Ah para qual o sentido em gastar milhões com um segundo carro só pra prejudicar? Não se esqueça que a grana entre as equipes é definida pela posição no campeonato de construtores…usa a cabeça um pouco só…

    • David comentou em 28/03/12 at 18:54

      É, vc acredita nisso ou usa isso pra não se decepcionar? Qual intenção da ferrari queimar um piloto? E o mundial de construtores?
      seria mais interessante mandar embora como fez com o raikkonen ( passou 1 ano fora e recebendo salário da ferrari e n era a merreca q o massa recebe) e por outro piloto pra ajudar a ganhar pontos no mundial que se transformam em verdinhas no ano seguinte!

    • Júnior comentou em 28/03/12 at 22:48

      Massa tá “prestigiado”.

  17. Luiz comentou em 28/03/12 at 15:09

    nao é mesmo, porque foi trocado o chassis só do Massa? engraçado como assim como no carro do Massa só o do Rubinho tinha problemas, eu acho que o Massa é o laboratorio e o Alonso o que colhe os frutos, assim como no passado. Tem coisa que só duas pessoas podem contar, um é o proprio Massa e outra é o Rubinho, ele sabe de coisas que só a ferrari sabe. e nós sabemos que a ferrari é assim tudo para o primeiro piloto e náo ha igualdade

    • GILMAR comentou em 28/03/12 at 16:02

      Cara eu creio que tem miuto sentido isso ai que vc citou acima… quanto a Ferrari fica um ponto de interrogação no ar…
      O que vc acha quanto a isso Fábio???

      • Paulo Roberto Moura comentou em 28/03/12 at 18:23

        Na minha sincera opinião, para o bem do Massa, mudança de ares seria ótimo. A Ferrari nunca vai liberar os pilotos para brigarem entre si, tal como é na McLaren.
        Eles têm uma política de privilegiar o piloto que traz mais dividendos e assim foi com o Alonso. Assim foi com o Schumacher. Lotus, Red Bull, Mercedes ou até uma equipe intermediária com chances de vitória (talvez Willians, Sauber ou Force india) fariam bem ao Massa. A Ferrari é muito antidesportiva e não gosto da postura deles. não são éticos.

    • Janderson comentou em 28/03/12 at 17:32

      Ok…pode até ser que o Massa seja “cobaia” da Ferrari…mas sinceramente, seria lamentável crer que o Massa aceitaria esse tipo de coisa com toda a pressão da mídia, dos torcedores e tal…se ele é conivente com isso, tem mais é que se f…. mesmo…

    • Antonio Carlos Fernandes comentou em 29/03/12 at 7:42

      Como eu já venho cansado de falar, coitadinho dos brasileiros… são muito mais pilotos que o Schumacher e que o Alonso, mas são injustiçados pelas equipes. Que dó. Quanta gente burra na Fórmula 1 que não enxerga que o Massa é melhor que o Piquet, o Senna, o Fittipaldi juntos… um piloto tão rápido, tão preciso, tão regular, ser tão injustiçado por uma equipe burra.
      Meu Deus, como a Rede Globo consegue encher a cabeça desse povo de asneiras…
      Para quem não leu a entrevista do Bernie Ecclestone, por favor, leiam de novo. Ele disse que não há ninguém melhor que o Massa no mercado… para segundo piloto. Só isso. O Massa, assim como o Barrichello, nasceram para coadjuvantes. Nada mais. O Massa, correndo sozinho na categoria, conseguiu ser vice. Perdeu para ele mesmo. O Vettel, por exemplo, aproveitou com folgas o melhor carro que teve. Massa não.
      Ah, esqueci! Foi a equipe que fez a burrada. Verdade! A culpa é sempre dos outros. Coitado dos nosso pilotinhos…

    • Marcio comentou em 29/03/12 at 10:16

      A resposta do Rubinho foi de quando ele tinha mais um ano para correr na Ferrari e ele cancelou contrato para correr pela BAR, foi quando ele até deu a seguinte declaração “Se for para eu correr nessas condições prefiro cancelar o contrato e optar por correr até em equipes piores”.

  18. Ghandi Mineiro comentou em 28/03/12 at 15:05

    Gostaria de ver este mesmo comparativo com o Senna e o Maldonado.

    Um abraço.

    • Tiago comentou em 28/03/12 at 15:51

      http://www.f1fanatic.co.uk/2012/03/25/2012-malaysian-grand-prix-fastest-laps/

    • Thiago Pomkerner comentou em 28/03/12 at 15:59

      Senna tomou em média 1.8s por volta, considerando apenas voltas limpas.

      • ANDRE DE ITU comentou em 28/03/12 at 17:11

        se ele tomou 1.8 por volta ,porque ele chegou na frente?

        • Thiago Pomkerner comentou em 29/03/12 at 10:53

          Experimenta contar o número de pits e os tempos das voltas de entrada e saída mais o tempo gasto nas paradas, aí vc vai entender pq o Senna chegou na frente mesmo sendo mais lento.. Matemática não tem tempo pra ufanismo.

      • CarlosSP comentou em 28/03/12 at 18:35

        Media totalmente errada a sua. A volta mais rapida da willians na corrida nao foi de maldonado, foi de senna inclusive. Mais rapido que alonso, massa, hamilton, button e outros 14 carros. se liga.

      • carlosSP comentou em 28/03/12 at 18:44

        links sobre a corrida de senna, gente de fora que acredita no piloto, ja aqui a coisa tá braba:

        http://formula-one.speedtv.com/article/f1-bruno-senna-shows-mettle-with-memorable-malaysian-grand-prix/

        http://www.firstpost.com/sports/malaysian-gp-pivotal-moment-in-careers-of-perez-and-senna-256213.html

      • José Afonso comentou em 29/03/12 at 4:22

        E terminou na frente do venezuelano? Como diríamos na Bahia: OXEEEENTE! Esses tempos estão errados. Senna teve a 5° melhor volta.

  19. Luiz comentou em 28/03/12 at 15:05

    A minha pergunta é simple, será que o carro é o mesmo?

    • Israel comentou em 28/03/12 at 22:39

      minha resposta tambem é simples com 2 palavras e responde à sua pergunta perfeitamente reflita nisso…

      Construtores = Dinheiro

    • Luiz comentou em 29/03/12 at 1:57

      Com certeza NÃO, Massa já deve estar testando a nova Ferrari, mas não pode revelar.
      Esta claro que Alonso tem um carro exclusivo,
      na Renault, Nelsinho Piquet revelou que haviam direfenças de atualização. Mas é a equipe que deveria ser séria.
      Por que Alonso não se deu bem na McLaren?

  20. Rafael Alves comentou em 28/03/12 at 15:02

    Olá Fábio me esclareça uma coisa, pelo que pude perceber no gráfico, os tempos do Massa são altos quando em condições de pista seca, mas da volta 36 até o final percebe-se que os tempos ficam mais próximos mas ainda sim uma diferença considerável. Com essa diferença mais próxima no último terço da corrida, seria uma boa hipótese dizer que o Massa está “levando pau” quando o carro ainda está pesado de combustível e este seria um dos motivos dele destruir os pneus tão rapidamente?

  21. ronaldo comentou em 28/03/12 at 14:56

    Gráfico bem legal. Agradeço por compartilhar.

    • Júnior comentou em 28/03/12 at 22:42

      Verdade. Bem legal, mesmo!

  22. Henrique comentou em 28/03/12 at 14:49

    Aonde posso conseguir os tempos de voltas de todos os pilotos?

    Obrigado

    • Tiago comentou em 28/03/12 at 15:51

      site britânico >>
      http://www.f1fanatic.co.uk/2012/03/25/2012-malaysian-grand-prix-fastest-laps/

  23. wendel comentou em 28/03/12 at 14:47

    fabio, não tem que ser levado em conta o tráfego nessa comparação?

    • Júnior comentou em 28/03/12 at 22:44

      Acho que a equipe não se importa muito com isso. O que vale é quem marca mais pontos no final, não?

  24. RAPHAEL N AUGUSTO comentou em 28/03/12 at 14:23

    OUTRA GRANDE DIFERENÇA É A CONSTÂNCIA DO ALONSO E A IRREGULARIDADE NOS TEMPOS DO MASSA.

    • Roberto comentou em 28/03/12 at 16:30

      Raphael,
      Vc foi no ponto em que acredito que resida a maior diferença entre os dois. Este GP se deu em condições atípicas, mas em corridas “normais” é incrível como o Massa perde rendimento e não consegue ser constante em seus tempos. E ai como dito no post “de volta e volta….” Acredito que este ano eles estejam mesmo andando em carros diferentes, por isso a defesa veemente da Ferrari em relação ao brasileiro. Mas se ampliarmos o olhar para a temporada passada estes dados ficam mais claros. Houve corridas em que o Massa chegou a largar na frente do Alonso, mas durante a prova seus tempos não se mantinha constantes e ele despencava…..Digo isso porque acompanho as corridas em tempo real no site da F1 com os tempos atualizados instantaneamente.

  25. REalBR comentou em 28/03/12 at 14:23

    QUEM SABE ELE FOI ATÉ MARANELLO PARA ACERTAR SUA APOSENTADORIA – POIS O MESMO MASSA DISSE EM ALGUMAS OCASIÕES QUE QUANDO TOMASSE 0.5S DE UM “COMPANHEIRO” DE EQUIPE ELE DEIXARIA DE CORRER. E PELO QUE TEMOS VISTO, ELE VEM TOMANDO ATÉ MAIS QUE 0.5 DESDE 2010.

    • CAU comentou em 28/03/12 at 19:30

      bem lembrado! lembro q li isso! mandou bem

  26. João Paulo comentou em 28/03/12 at 14:20

    Esse Thiago Pomkerner deve ser cria da Politecnica, da Unicamp, IME, ITA, Unesp ou de alguma Federal…rsrs

  27. RONALDE comentou em 28/03/12 at 14:18

    Massa tem que começar tudo de novo em outra equipe. Na Ferrari, não há como recomeçar.

    Eu sempre afirmei que o Alonso é o melhor piloto da atualidade.
    Nenhum deles tem capacidade e técnica para vencer uma prova com um carro de merda.

    • Kleyber comentou em 28/03/12 at 19:24

      Também… com a “ajudinha” da sauber… aí fica mais fácil.

    • José Afonso comentou em 29/03/12 at 4:33

      A Toro Rosso em 2007 era um carro bom?
      Vettel conseguiu até vitória com esse, que na época era pior que a Ferrari de hoje.

  28. João Paulo comentou em 28/03/12 at 14:17

    Outra coisa que se conclui a partir deste gráfico é a incrivel capacidade de Alonso ser constante, volta a volta. Percebe-se isso principalmente entre a volta 13 e 35: o gráfico de Alonso é quase uma linha reta levemente inclinada, mostrando constância e progressiva melhora no tempo da volta (pista secando, tanque baixando, pneus no ‘ponto’, seja la o que for, etc). Se olharmos para o gráfico do Massa, facilmente percebe-se que um dos problemas do mesmo é a falta de capacidade de ser constante.

    • Marc Olsen comentou em 28/03/12 at 20:58

      Cara, tem q levar em consideração que o Massa tava no meio do pelotão… de qq forma, não é o mesmo Massa de alguns anos atrás… a mola fez toda a diferença…

    • Fernando de Bem comentou em 28/03/12 at 23:37

      Acho que a constância pode ter a ver com trânsito…

  29. Ricardo comentou em 28/03/12 at 14:15

    O gráfico mostra algo que já sabiamos, Alonso é mais rápido que o Massa, mas levando em conta que o Massa escapou da pista e em um determinado momento da prova andou com pneus muito desgastado, pode se dizer que está andando no “mesmo tempo” que o Alonso. Existe uma grande diferença de andar no meio do pelotão, com pilotos difíceis de ultrapassar do que andar na frente. Minha opinião, Massa precisa melhorar a qualificação e andar com quem dá pra andar e ele tem que ter umas aulas com o Button para aprender a economizar pneus, assim vai andar mais perto do “mágico”.

    • isaac comentou em 28/03/12 at 17:28

      Exatamente… essa diferença no meio do pelotão se chama perda de carga ou pressão aerodinamica… se ele tem que andar atras de alguem para ultrapassá-lo isso come os pneus… andar de cara pro vento e ainda mais sem spray na pista molhada é infinitamente mais fácil…está todo mundo endeusando um farsante sortudo e execrando um ratinho de laboratório… o Massa não tá bem mas não merece isso… que eu saiba nenhum dos comentaristas daqui tem 10% da capacidade de guiar dele…

    • Júnior comentou em 28/03/12 at 22:40

      Então, “se” Massa não tivesse escapado e sei lá mais o que, teria andado no mesmo tempo que o Choronso? Ah, vá! Se eu tivesse duas rodas, seria uma bicicleta, né? Pro Zacarias Cover andar no mesmo tempo do Choronso, só se um correr sentado no colo do outro. E como não cabem duas criaturas num cock pit, acho que não vai rolar nunca!

      • Ricardo comentou em 29/03/12 at 15:11

        “Se” não chovesse, “se” não tivesse a ordem da sauber, “se”.. é muito relativo, cada um tem uma opinião.. não disse que o Massa é mais rápido que o Alonso, só acho exagerado as críticas de italianos fanáticos.

  30. Alê comentou em 28/03/12 at 14:12

    Ótima análise. Só não tenho certeza se o Alonso aliviou no final, visto que havia certa ameaça do Perez. Não tenho os tempos de volta, porém, para comparar.

    • Thiago Pomkerner comentou em 28/03/12 at 15:39

      A última volta do Massa foi a melhor dele na corrida, a do Alonso foi na volta 53, ele levantou o é nas 2 últimas em cerca de 0.6s. Considerando todas as voltas Alonso foi em média 1.531s mais rápido que o Massa.

      • Alex Xavier comentou em 29/03/12 at 8:44

        Sim, tanto que o resultado foi o tal.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).