A imagem da diferença
28/03/12 14:02O engenheiro Thiago Pomkerner, que adora F-1 e números e já colaborou algumas vezes com o blog, resolveu analisar os tempos de voltas de Alonso e Massa na Malásia.
Jogou os dados no computador e fez dois gráficos comparativos.
“É legal reparar no quanto os tempos sobem após a chuva, e uma certa vantagem do Massa nessas condições. Depois, com os pneus intermediários e lisos, o espanhol deu um banho. Descontei as voltas que teve pit in e pit out. Só considerei os tempos em voltas normais de corrida”, explicou.
As diferenças a partir da 13ª volta são mesmo grandes.
E, de volta em volta, a galinha enche o papo.
Na linha de chegada, a folga era de 1min37s319 _e isso porque, como de praxe, o vencedor aliviou o pé nas últimas voltas.
A Ferrari certamente tem essa informação, já analisou essas diferenças na reunião pós-GP.
Para seu bem, Massa precisa resolver isso. Logo.
Gráfico sensacional! Poderia virar um post regular aqui no blog, o que acha? Muito bom!
Caro Fabio Seixas,
Espero dos comentaristas de F1 informações como essa, além de detalhes mais técnicos sobre a temporada. Por exemplo, o termo “difusor soprado”, usado pela Red Bull durante todo o ano passado somente foi desvendado no meio da temporada. Peço mais informações técnicas que fofocas ou comentários vazios dos pilotos. Valeu!
Na minha opinião a Ferrari está fazendo o seu trabalho do jeito que ela gosta: tem um piloto que aceita contrato de segundo piloto e, portanto, está disponível para desenvolver o carro, independente dos resultados, e um outro campeão aguerrido colhendo os minguados frutos que o trabalho vem dando ao longo do tempo, até que eles (Ferrari) acertem na veia. Nós, pobres torcedores, querendo que as posições se invertam: “missão impossível IV”!!!
A ferrari briga, também, pelo mundial de construtores, por isso, ela precisa da máxima pontuação dos dois pilotos.
A comparação entre Fernando Alonso e Felipe Massa é em demasia incomparável.
Enquanto que o espanhol mantém uma regularidade estável acima da média, o brasileiro demonstra um desempenho de instabilidade constante alternando entre voltas lentas e rápidas.
E Alonso mesmo com as limitações de sua Ferrari, consegue se adequar ao comportamento do carro de forma hábil, inteligente e notável.
Vale ressaltar que em seu currículo de bi- campeão mundial de F-1 não é para tanto, e que com isso, demonstra o quanto é o melhor piloto da atualidade.
E mesmo que Felipe Massa testando e correndo com equipamentos mais novos do que o carro do companheiro de equipe, é o espanhol que demonstra todo o seu potencial.
Mas nem tudo é 100% para o espanhol.
A polêmica mais recente envolvendo o espanhol e a equipe de Maranello no GP da Malásia, F. Alonso estava prestes a ser ultrapassado por Sérgio Pérez, mas, uma conversa estranha de rádio causou uma séria suspeita de jogo entre equipes.
Típico histórico da escuderia italiana.
Mas esse, já é um outro e cansativo assunto.
Será que os comparativos entre Fernando Alonso e Felipe Massa vão continuar de forma desigual?
Ou será que o brasileiro já demonstra que deu sintomas de cansaço e jogou a toalha, e que com isso, quem dita o ritmo da luta pela conquista do campeonato será mais uma vez o espanhol?
Mas uma coisa é certa.
O mundial de F-1 ainda tem muita quilometragem à frente.
E que ainda o mundial só está no início.
Veremos.
SENHORES,
ASSINEM A PETIÇÃO PARA O RETORNO DO CANAL SPEED, PRECISAMOS MOSTRAR NOSSA INSATISFAÇÃO.
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22808
EM MENOS DE DOIS DIAS JÁ SÃO 300 ASSINATURAS!!
AJUDEM A DIVULGAR, POR FAVOR!!
Liguei pra Sky reclamando da saída do Golf Channel e do Speed, do Golf não foi renovado o contrato, mas o Speed foi comprado pela Fox Sports e como consolo a atendente disse q exibe algumas coisas do speed. Agora só temos futebol na TV.
Na verdade o Speed e da Fox, e como estava a treta eles sacrficaram o Speed para colocar a fox sports
Estou viajando e ainda não verifiquei isso mas se quando voltar de viagem eu não tiver o Speed Channel disponível com corridas automobilísticas eu vou pedir o cancelamento de minha TV por assinatura na Net.
Fabio.
Ainda não está claro para voce que o Felipe está fazendo o trabalho pesado, enquanto o Alonso corre?. É nítido isso, pois caso fosse ao contrário, por muito menos que isso a Ferrari ja teria o demitido, portando prestem atenção no que está acontecendo, A ferrari fez um caso que precisa de desenvolvimento, principalmente na suspensão dianteira, e esse trabalho quem está fazendo é o Felipe, enquanto o Alonso tenta fazer alguns pontos,
A vitória na ultima corrida foi por pura sorte, bem como o Perez chegar na segunda possição,
Enquanto o Felipe tenta acertar essa carroça de Ferrari, o Alonso tenta fazer alguns pontinhos, prestem atenção no que alguns membros da equipe estão dizendo à impressa ai voces verão que todos estão defendendo o trabalho do Felipe, inclusive O Luca… que se a realidade fosse a má fase do Felipe, não excitaria em demiti-lo.
Na próxima corrida Massa estará mais pressionado do que nunca e seu carro também estará ruim! Ele já não está bem e ainda com o carro sabotado, será um vexame! Não tem mais jeito!
Manda outra,Fabio!
Fábio, gostaria de fazer uma pergunta a vc, caso ache interessante, por favor, responda. Não consegui formular em minha mente, afora o dinheiro que é muito, qual a vantagem de ser segundo piloto da Ferrari. Novamente sem falar em pecúnia, qual a vantagem de um piloto ser segundo na Ferrari, quando ele será humilhado, terá sua autoestima reduzida a pó, sofrerá sem o mínimo de consideração. Nas últimas décadas o que mais se viu foram pilotos bons, porque Barrichelo era bom, foi duas vezes vice, Irvine era um bom piloto, Massa era um bom piloto. Qual a esperança que se tem de dirigir uma Ferrari? O Perez, por exemplo, tem grande potencial, vai para a Ferrari e vai sofrer a mesma sorte dos outros, nem chegou na Ferrari e já não pode atacar o Alonso. Ele vai esperar o Alonso sair, ai, a Ferrari vai colocar outro campeão, um outro chorão, provável, Vettel. O Vettel vai aceitar ser segundo piloto da Ferrari, o patrocinadores do Vettel vão aceitar? O Santander não aceita. Serão anos sendo tolido, espizinhado e vendo os holofotes voltados apenas para um único piloto e seu trabalho no máximo um tapinha nas costas da direção, nunca do piloto número 1, afinal a vitória é só dele. Se vc pudesse fazer uma análise dessa questão, eu gostaria de ouvir a ideia de uma pessoa bem mais antenada no assunto, para saber se não estou pensando besteira.
Boa analise. As vezes o prazer de estar numa equipe dessa é o q a pessoa almeja. Fora q ele esta numa zona de conforto, qdo de fato é segundo piloto. O Massa nao é segundo piloto, ao meu ver, se fosse, ele nao estaria sendo cobrado como está agora. Qdo fisichella substituiu ele, com as pessimas apresentaçoes ninguem o humilhou. O Massa tem q andar na frente pareado com o Alonso. Acho q ele nao vai conseguir….
Sem esquecer o Kimi Raikkonen que foi segundo piloto da Ferrari em 2008,quando ele ficou desmotivado por ser o segundo piloto após ser campeão no ano anterior.
Massa está colhendo o que plantou.Nunca devia ter deixado Alonso passar quando a equipe pediu.Perdeu moral.Vão falar:ele seria mandado embora!ok.que fosse.agora não pode reclamar.pq nunca pediram isso pro Senna?pq ele falaria:quer passar,se vira.pode tentar.me manda embora que eu vou pra outra equipe,confio no meu taco.simples assim.
Falou e disse.
uma dúvida; se o Alonso claramente tirou o pé nas últimas voltas (o que é absolutamente normal) e isso causou tempos aparentemente muito próximos entre ele o Massa, nao seria o caso do carro do Massa estar mesmo mais lento, diferente do espanhol… e a história do carro dele ser qse 15 km mais lento em reta…. sei não…. acho que aí tem… sempre torci e torço pelo massa, ele nao é mais aquele piloto aguerrido, claramente perdeu o tesão por correr, que saia logo da ferrari para ter melhor sorte!
Massa na chuva é sempre muito ruim. Quem lembra dele rodando em Silverstone cinco vezes na mesma corrida? E lá não tinha desculpa da mola nem do carro ruim. Era simplesmente o melhor carro!
Disse tudo.