Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

A imagem da diferença

Por Fábio Seixas
28/03/12 14:02

O engenheiro Thiago Pomkerner, que adora F-1 e números e já colaborou algumas vezes com o blog, resolveu analisar os tempos de voltas de Alonso e Massa na Malásia.

Jogou os dados no computador e fez dois gráficos comparativos.


 

“É legal reparar no quanto os tempos sobem após a chuva, e uma certa vantagem do Massa nessas condições. Depois, com os pneus intermediários e lisos, o espanhol deu um banho. Descontei as voltas que teve pit in e pit out. Só considerei os tempos em voltas normais de corrida”, explicou.

As diferenças a partir da 13ª volta são mesmo grandes.

E, de volta em volta, a galinha enche o papo.

Na linha de chegada, a folga era de 1min37s319 _e isso porque, como de praxe, o vencedor aliviou o pé nas últimas voltas.

A Ferrari certamente tem essa informação, já analisou essas diferenças na reunião pós-GP.

Para seu bem, Massa precisa resolver isso. Logo.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Bruno comentou em 07/04/12 at 18:26

    Gráfico sensacional! Poderia virar um post regular aqui no blog, o que acha? Muito bom!

  2. Fernando Lopes comentou em 01/04/12 at 11:22

    Caro Fabio Seixas,
    Espero dos comentaristas de F1 informações como essa, além de detalhes mais técnicos sobre a temporada. Por exemplo, o termo “difusor soprado”, usado pela Red Bull durante todo o ano passado somente foi desvendado no meio da temporada. Peço mais informações técnicas que fofocas ou comentários vazios dos pilotos. Valeu!

  3. Emilio Carlos Carvalho comentou em 30/03/12 at 15:31

    Na minha opinião a Ferrari está fazendo o seu trabalho do jeito que ela gosta: tem um piloto que aceita contrato de segundo piloto e, portanto, está disponível para desenvolver o carro, independente dos resultados, e um outro campeão aguerrido colhendo os minguados frutos que o trabalho vem dando ao longo do tempo, até que eles (Ferrari) acertem na veia. Nós, pobres torcedores, querendo que as posições se invertam: “missão impossível IV”!!!

    • luiz carlos de oliveira comentou em 30/03/12 at 17:43

      A ferrari briga, também, pelo mundial de construtores, por isso, ela precisa da máxima pontuação dos dois pilotos.

    • Regis Br.Rock comentou em 30/03/12 at 18:07

      A comparação entre Fernando Alonso e Felipe Massa é em demasia incomparável.
      Enquanto que o espanhol mantém uma regularidade estável acima da média, o brasileiro demonstra um desempenho de instabilidade constante alternando entre voltas lentas e rápidas.
      E Alonso mesmo com as limitações de sua Ferrari, consegue se adequar ao comportamento do carro de forma hábil, inteligente e notável.
      Vale ressaltar que em seu currículo de bi- campeão mundial de F-1 não é para tanto, e que com isso, demonstra o quanto é o melhor piloto da atualidade.
      E mesmo que Felipe Massa testando e correndo com equipamentos mais novos do que o carro do companheiro de equipe, é o espanhol que demonstra todo o seu potencial.

      Mas nem tudo é 100% para o espanhol.
      A polêmica mais recente envolvendo o espanhol e a equipe de Maranello no GP da Malásia, F. Alonso estava prestes a ser ultrapassado por Sérgio Pérez, mas, uma conversa estranha de rádio causou uma séria suspeita de jogo entre equipes.
      Típico histórico da escuderia italiana.
      Mas esse, já é um outro e cansativo assunto.

      Será que os comparativos entre Fernando Alonso e Felipe Massa vão continuar de forma desigual?
      Ou será que o brasileiro já demonstra que deu sintomas de cansaço e jogou a toalha, e que com isso, quem dita o ritmo da luta pela conquista do campeonato será mais uma vez o espanhol?
      Mas uma coisa é certa.
      O mundial de F-1 ainda tem muita quilometragem à frente.
      E que ainda o mundial só está no início.
      Veremos.

  4. Fabiano Sanchez comentou em 30/03/12 at 14:51

    SENHORES,

    ASSINEM A PETIÇÃO PARA O RETORNO DO CANAL SPEED, PRECISAMOS MOSTRAR NOSSA INSATISFAÇÃO.

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22808

    EM MENOS DE DOIS DIAS JÁ SÃO 300 ASSINATURAS!!
    AJUDEM A DIVULGAR, POR FAVOR!!

    • Iara comentou em 30/03/12 at 16:14

      Liguei pra Sky reclamando da saída do Golf Channel e do Speed, do Golf não foi renovado o contrato, mas o Speed foi comprado pela Fox Sports e como consolo a atendente disse q exibe algumas coisas do speed. Agora só temos futebol na TV.

    • Anderson comentou em 31/03/12 at 11:02

      Na verdade o Speed e da Fox, e como estava a treta eles sacrficaram o Speed para colocar a fox sports

    • Lauro comentou em 01/04/12 at 0:09

      Estou viajando e ainda não verifiquei isso mas se quando voltar de viagem eu não tiver o Speed Channel disponível com corridas automobilísticas eu vou pedir o cancelamento de minha TV por assinatura na Net.

  5. Josafá Cavalcante comentou em 30/03/12 at 14:31

    Fabio.

    Ainda não está claro para voce que o Felipe está fazendo o trabalho pesado, enquanto o Alonso corre?. É nítido isso, pois caso fosse ao contrário, por muito menos que isso a Ferrari ja teria o demitido, portando prestem atenção no que está acontecendo, A ferrari fez um caso que precisa de desenvolvimento, principalmente na suspensão dianteira, e esse trabalho quem está fazendo é o Felipe, enquanto o Alonso tenta fazer alguns pontos,
    A vitória na ultima corrida foi por pura sorte, bem como o Perez chegar na segunda possição,

    Enquanto o Felipe tenta acertar essa carroça de Ferrari, o Alonso tenta fazer alguns pontinhos, prestem atenção no que alguns membros da equipe estão dizendo à impressa ai voces verão que todos estão defendendo o trabalho do Felipe, inclusive O Luca… que se a realidade fosse a má fase do Felipe, não excitaria em demiti-lo.

  6. Michel comentou em 30/03/12 at 12:30

    Na próxima corrida Massa estará mais pressionado do que nunca e seu carro também estará ruim! Ele já não está bem e ainda com o carro sabotado, será um vexame! Não tem mais jeito!

  7. Pe. Quevedo comentou em 30/03/12 at 11:36

    Manda outra,Fabio!

  8. Iara comentou em 30/03/12 at 9:17

    Fábio, gostaria de fazer uma pergunta a vc, caso ache interessante, por favor, responda. Não consegui formular em minha mente, afora o dinheiro que é muito, qual a vantagem de ser segundo piloto da Ferrari. Novamente sem falar em pecúnia, qual a vantagem de um piloto ser segundo na Ferrari, quando ele será humilhado, terá sua autoestima reduzida a pó, sofrerá sem o mínimo de consideração. Nas últimas décadas o que mais se viu foram pilotos bons, porque Barrichelo era bom, foi duas vezes vice, Irvine era um bom piloto, Massa era um bom piloto. Qual a esperança que se tem de dirigir uma Ferrari? O Perez, por exemplo, tem grande potencial, vai para a Ferrari e vai sofrer a mesma sorte dos outros, nem chegou na Ferrari e já não pode atacar o Alonso. Ele vai esperar o Alonso sair, ai, a Ferrari vai colocar outro campeão, um outro chorão, provável, Vettel. O Vettel vai aceitar ser segundo piloto da Ferrari, o patrocinadores do Vettel vão aceitar? O Santander não aceita. Serão anos sendo tolido, espizinhado e vendo os holofotes voltados apenas para um único piloto e seu trabalho no máximo um tapinha nas costas da direção, nunca do piloto número 1, afinal a vitória é só dele. Se vc pudesse fazer uma análise dessa questão, eu gostaria de ouvir a ideia de uma pessoa bem mais antenada no assunto, para saber se não estou pensando besteira.

    • fernando comentou em 30/03/12 at 12:46

      Boa analise. As vezes o prazer de estar numa equipe dessa é o q a pessoa almeja. Fora q ele esta numa zona de conforto, qdo de fato é segundo piloto. O Massa nao é segundo piloto, ao meu ver, se fosse, ele nao estaria sendo cobrado como está agora. Qdo fisichella substituiu ele, com as pessimas apresentaçoes ninguem o humilhou. O Massa tem q andar na frente pareado com o Alonso. Acho q ele nao vai conseguir….

    • Pe. Quevedo comentou em 30/03/12 at 13:21

      Sem esquecer o Kimi Raikkonen que foi segundo piloto da Ferrari em 2008,quando ele ficou desmotivado por ser o segundo piloto após ser campeão no ano anterior.

  9. Ricardo Marinho comentou em 30/03/12 at 9:12

    Massa está colhendo o que plantou.Nunca devia ter deixado Alonso passar quando a equipe pediu.Perdeu moral.Vão falar:ele seria mandado embora!ok.que fosse.agora não pode reclamar.pq nunca pediram isso pro Senna?pq ele falaria:quer passar,se vira.pode tentar.me manda embora que eu vou pra outra equipe,confio no meu taco.simples assim.

    • PRStacker comentou em 30/03/12 at 11:08

      Falou e disse.

  10. yuri comentou em 30/03/12 at 1:21

    uma dúvida; se o Alonso claramente tirou o pé nas últimas voltas (o que é absolutamente normal) e isso causou tempos aparentemente muito próximos entre ele o Massa, nao seria o caso do carro do Massa estar mesmo mais lento, diferente do espanhol… e a história do carro dele ser qse 15 km mais lento em reta…. sei não…. acho que aí tem… sempre torci e torço pelo massa, ele nao é mais aquele piloto aguerrido, claramente perdeu o tesão por correr, que saia logo da ferrari para ter melhor sorte!

  11. André comentou em 30/03/12 at 0:28

    Massa na chuva é sempre muito ruim. Quem lembra dele rodando em Silverstone cinco vezes na mesma corrida? E lá não tinha desculpa da mola nem do carro ruim. Era simplesmente o melhor carro!

    • luiz carlos de oliveira comentou em 30/03/12 at 17:48

      Disse tudo.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).