Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pit Stop #221

Por Fábio Seixas
27/03/12 10:45

O Pit Stop agora integra o aplicativo UOL F1. E, por isso, fez um regime, está mais enxuto, com 10 minutos de duração.

Mas dá para falar muita coisa. A edição desta semana comenta o GP da Malásia, as provas de abertura da Indy e da Stock, responde pergunta de internauta, lembra dos 41 anos de David Coulthard, completados nesta terça.

Lá vai…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Goiano Motorizado comentou em 28/03/12 at 12:29

    Bruno Senna caiu na real: ou vai pra cima dos concorrentes durante as provas ou não estará na F-1 em 2013. Ainda precisa melhorar muito no treino de classificação e nas largadas. Mas mostrou talento na pista molhada (não disse encharcada) e fez boas ultrapassagens em carros do mesmo nível da Williams. Aí sim tem valor. Até!!!

  2. Vitor comentou em 28/03/12 at 10:56

    O Fábio já falava rápido, agora com o programa de 10 minutos tá parecendo uma metralhadora giratória.

    Não que isso torne o programa ruim.

  3. pedrão comentou em 28/03/12 at 10:37

    fabio, vc concorda q a formula indy tem grande chance tomar o lugar da formula 1 no gosto dos brasileiros??? obs: formula indy tem brasileiro com chance de titulas na formula 1 não!

    • Fábio Seixas comentou em 28/03/12 at 13:36

      Não.
      Abs

      • pedrão comentou em 28/03/12 at 14:25

        sua resposta é não é como torcedor brasileiro né. não concorda que a cada ano a formula 1 anda mais sem graça?

        • Fábio Seixas comentou em 28/03/12 at 14:51

          Não concordo.
          Abs

          • pedrão comentou em 28/03/12 at 15:09

            respeito sua opnião
            abs

    • christiano comentou em 29/03/12 at 13:38

      F indy teve média de 3,2 pontos em horário bastante agradavel, com rubinho e tudo mais, ante 2,0 pontos do ano passado, ou seja rubinho subiu a média em 1,2 pontos em SP.

      F1 às 5 da matina teve média de 6 pontos

      Respondendo sua pergunta: Não

  4. Eduardo Daniel comentou em 28/03/12 at 8:13

    Já notaram a semelhança entre as palavras Maranello e marmelada?

  5. Silvio comentou em 28/03/12 at 7:24

    É… falta que faz o velho Piquet!

  6. Alex Xavier comentou em 27/03/12 at 22:37

    Falando no mundial de pilotos. Acho que o ano começou bem concorrido. Concorrido também pelos imprevistos que estão se tornando tradicionais no início da temporada. Acredito que Fernando Alonso em primeiro, Hamilton em segundo e assim por diante não vai continuar nesta forma. Até porque todo mundo sabe que a Ferrari é uma porcaria este ano. E Alonso venceu a prova no braço e no oportunismo. Concorrido quero dizer é que os pontos ainda estão muito colados um no outro, podendo alterar-se na próxima corrida. Vejo uma Red Bull mais fraca. Mais fraca!!!??? Não tanto, mas perdendo o trono de sua supremidade absoluta e isolada. Talvez a vez seja da Mc Laren mas ainda tem muito chão pela frente. O que acho óbvio é Alonso não permanecer na frente. Por ele? Não. Pela Ferrari mesmo. E ainda tem a Lotus, que está muito forte este ano e talvez se mantenha assim. E para terminar gostaria de fazer um comentário sobre a corrida. Alonso, já satisfeito e dando graças a Deus com seu quinto lugar, consultou bem se dizer todos os pilotos, tentando convencê-los a desistir da prova. Pelo jeito ele não conseguiu convencer pelo menos a maioria. Ironicamente e por justiça talvez divina, no fim, ele venceu a prova. Acho até que com o carro em que o Alonso está pilotando, ele não foi só um vencedor na prova da Malásia e sim, o “campeão da prova da Malásia” com o Perez sendo vice. Não é puxa saquismo não. É apenas um reconhecimento.

    • Alex Xavier comentou em 27/03/12 at 22:41

      Falado e carimbado em baixo.

  7. Rodriguera comentou em 27/03/12 at 20:46

    Fábio…tá sem luz aí no studio?

    • christiano comentou em 29/03/12 at 13:41

      sem luz e ele tava com pressa

      pela “Staile” da camisa, ele tava indo fazer exame da próstata ou indo num casamento rsrs

  8. Wagner Pereira comentou em 27/03/12 at 20:24

    Fábio, observei que nas duas corridas em que o Hamilton largou na pole e chegou em terceiro, a equipe McLaren se atrapalhou nos pits do Lewis !! Se acontece isso na Ferrari, com o Alonso e principalmente com o Massa, vira o assunto principal !! Aconteceu um monte de vezes com o Hamilton e ninguém deu atenção a isso, e apesar da corrida conservadora o piloto inglês, ele estava virando tempos muito parecidos com o do Alonso, tanto que o Perez aumentou a distância para o Lewis e colou no Espanhol …. se a McLaren não tivesse errado nos pits do Hamilton acho que ele tinha ganhado a corrida !! Gostaria de saber se você acha que o Hamilton está mais focado no campeonato esse ano ?? Na minha opinião o Hamilton vai brigar pelo campeonato com o Alonso e Button.

  9. Leonardo comentou em 27/03/12 at 17:58

    Fábio responda se puder: O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO COM O MASSA?

    abç

    • christiano comentou em 29/03/12 at 13:43

      massa/mola/alonso = faixinha amarela nas costas = ficou lento e pressionado = já era = ele ainda acha que consegue ser rápido = mas não é

  10. Roberto Oenning comentou em 27/03/12 at 17:48

    O Engenheiro da Sauber disse ao Perez:
    ” Alonso is slower than you. Do you copy this message?”

  11. Arnaldo M. da Silva comentou em 27/03/12 at 17:42

    Boa tarde Fabio

    Ja comentei aqui,que ninguem desaprende as coisas, Massa era um bom piloto,disputou ponto a ponto o campeonato de 2008 com O Hamiltom, que é execelente piloto, o problema de Massa atualmente é mental, pós acidente tudo mudou, perdeu a concentração, não da mais, pilotos brasileiros normalmente são fracos mentalmente, e força mental na formula 1 é fundamental, voce concorda Fabio ?

  12. Ferrarista comentou em 27/03/12 at 17:06

    Uma corrida anormal e bagunçada como essa que foi na Malásia não quer dizer absolutamente nada sobre o Perez e sobre essa porcaria de carro que a Ferrari fez… Alguém se lembra do Johnny Herbert quando pilotava a Stewart? Ele conquistou sua 1° e única vitória, no Grande Prêmio da Europa de 1999, em uma corrida bem parecida com esta da Malásia (loteria)… Depois disso ele voltou a vencer? Voltou a frequentar o pódio? Se sagrou um excepcional piloto na F1 ?? NÃO, NÃO E NÃO!!! Foi apenas mais um piloto mediano como tantos outros que por ali passaram e que teve apenas um dia de sorte… Já faz mais de um ano que o Perez está na F1 e essa foi a única corrida que conseguiu alguma coisa… Portanto é cedo demais para dizer que ele é um piloto de ponta. Se ele fizer outra corrida em condições normais e chegar no pódio ai tudo bem… Mas nas condições dessa última corrida até o kovalainen é candidato a vitória !

  13. GILMAR comentou em 27/03/12 at 16:25

    Fábio, Boa tarde!
    Vc acha que tem possibilidade de ficar sem brasileiro na F1??? ou a audiência da categoria garante brasileiro por la???

    • GILMAR comentou em 27/03/12 at 16:27

      audiência da categoria aqui no país

    • Fábio Seixas comentou em 27/03/12 at 16:55

      Acho que não há esse risco.
      Abs

      • Eduardo Daniel comentou em 28/03/12 at 8:11

        Se a Itália ficou sem piloto…

        • GILMAR comentou em 28/03/12 at 12:19

          VC tem toda razão até a Itália esta sem piloto na F1.

  14. RUBONE comentou em 27/03/12 at 16:13

    Fabio,até que enfim voce respondeu algo rapido.Leia bem e veja que não disse que voce falou que o Massa não é bom piloto.Veja bem a escrita.Acompanho voce muito tempo e sei que voce jamais falaria mal de alguem como bom profissional que voce é.

  15. Rodrigo Cobb comentou em 27/03/12 at 16:04

    Que bom que o Pit está mais enxuto, assim o Fábio tem menos oportunidade de repetir o que já escreveu no blog.

  16. RUBONE comentou em 27/03/12 at 15:39

    Fabio,tudo bem que o Massa não é nada agradável aos olhos do torcedor,mas dizer que ele não é bom piloto,isso é mentira.É só ele ficar calado,mostrar o seu potencial que vai calar a boca de muita gente.Quanto ao segundo lugar do Perez isso é sorte de novato.

    • Fábio Seixas comentou em 27/03/12 at 15:47

      Onde eu disse que o Massa não é bom piloto? Não coloque palavras nos meus posts.
      Abs

    • Diego de Abreu comentou em 27/03/12 at 16:32

      A vitoria de Vettel em Monza pela Toro Rosso tambem era “sorte de novato”. E deu no que deu.

      • henrique comentou em 27/03/12 at 22:30

        Vettel ganhou 2 titulos pq tinha o melhor carro, e os outros nao tinham carro a altura pra lutar em igualdade. Pense bem: Se vettel fosse tao bom, pq ele em 2 corridas neste ano foi um fiasco?

        Meu caro, vettel é bom, mas nao extraordinario. Os ultimos pilotos q vi serem fora de serie, dps de Senna, é Alonso e Schumacher.

        Quero ver o q mister vettel conseguirá neste ano, uma vez q sua equipe está em igualdade ou um passo atras da mclaren, por exemplo. Se ele lutar pelo titulo, mesmo com carro inferior, ganhará mto prestigio. Se ele se perder, mostrará q só papou os titulos dele pq tinha o melhor carro do grid.

    • Lico comentou em 28/03/12 at 8:44

      Massa NÃO É MAIS UM BOM PILOTO!!!

  17. Fabio paz comentou em 27/03/12 at 15:38

    Fabio gostaria que voce comentace mais de bruno senna ….

  18. Carlos comentou em 27/03/12 at 14:59

    Fábio, tem como você fazer uma versão do seu blog que seja possível acessar pelo celular? obrigado

  19. Carlos Castanheira comentou em 27/03/12 at 14:47

    Fabio, tenho certeza que pode fazer algo para nos oferecer uma segunda opção de vídeo. Eu poderia postar no Youtube, com os direitos reservados ao Uol e tudo mais, será que é permitido? Abraço.

  20. Diogo comentou em 27/03/12 at 14:33

    E aê, Fábio! Você tá só pegando praia aí no Rio, heim?? Tá neguinho! kkkk

    Parabéns pelo belo programa!

    Grande abraço!

  21. Ismael Paraiso comentou em 27/03/12 at 14:20

    Meu amigo parabéns pelo PIT STOP, com certeza um dos melhores quadros de automobilismo. Gostaria de fazer uma pergunta, para você qual o futuro do Felipe Massa na F1, você acha que ele continua a Ferrari, vai para outra equipe grande como a Mercedes ou o destino é uma equipe média como a Lotus, Willians e Force India (acho difícil ele ir para a Sauber)???

    Abs,

    Ismael

    • Fábio Seixas comentou em 27/03/12 at 15:49

      Ainda é cedo para dizer. O mercado só vai começar a abrir no meio do ano.
      Abs

  22. ANDRE DE ITU comentou em 27/03/12 at 13:55

    Fabio,ate que ponto a montadora de automoveis ao qual pertence a ferrari ter no mercado brasileiro o seu maior mercado e tambem o banco que patrocina a ferrari ter no brasil o seu mercado mais lucrativo pode favorecer o Massa em sua permanencia na ferrari? eles levam essas coisas em consideração?

    • Ricardo comentou em 27/03/12 at 20:55

      André de Itu, tenho a mesma dúvida de vc, mas acho sinceramente q com ou sem Massa na Ferrari nada muda pro Santander nem pra Ferrari, haja vista q no mínimo uns 90% das pessoas q acompanham F1 desaprovam a performance do Massa na Ferrari, ou seja , quem está mais “por baixo ” na opinião de 90% dos brasileiros é o Massa e não a Ferrari.

  23. Rafael comentou em 27/03/12 at 13:44

    Fabio, o Pérez nao foi o primeiro a colocar pneus slick, ele colocou esses pneus 1 volta depois do Alonso no final da corrida. O Pérez foi o primeiro a colocar pneus intermediários no inicio da corrida.

    Outro erro foi falar que o Pérez tirou o pé depois da comunicacao por rádio da equipe. Ele nao tirou o pé. Quando a comunicacao foi feita ele estava há 3s do Alonso e saiu da pista quando já estava atacando o Alonso, há 1s atrás do espanhol. Ele chegou a usar a asa móvel duas vezes prá se aproximar do Alonso. Com o erro do Pérez aumentou-se a distancia para 5,7s e terminou a corrida há 2,2s do líder. Ele escapou da pista pela pressao nao pq tirou o pé.

    As vezes acho que vc nao presta muita atencao nas corridas. Está sempre dando informacoes erradas.

    • Fábio Seixas comentou em 27/03/12 at 13:49

      Você tem razão sobre os pneus.
      Abs

    • Tiago comentou em 27/03/12 at 16:12

      Rafel, vc tem razão sobre os pneus e sobre o ataque ao Alonso.
      O engenheiro do Perez estava mais do que certo. Ele sabia que era grande a possibilidade do rapaz “escorregar na baba” e jogar a corrida fora como fez o Maldonado no GP anterior.

  24. Pedro comentou em 27/03/12 at 12:58

    Ei Fábio, vc já falou tanto dessa sua impressão do favorecimento da Ferrari em detrimento da Sauber… possível atitude anti-esportiva, e bla bla…

    E quanto a atidude da Red Bull, de simular com a maior cara de pau um problema com o carro de Vettel na ultima volta… E ordenar sua entrada no PIT para não completar a corrida…

    Imagino que essa você aprovou e achou legal neh? Pois não comentou nada.

    • joel belmonte fialho comentou em 27/03/12 at 15:29

      Pedro , a Red Bull teve uma atitude de corrida , viu o Vettel muito mal e pediu
      para recolher o carro para não completar a corrida prevendo a troca de motores para a india , fazendo um jogo da propria equipe o que não afetou ninguém por isso não cabe indagação , e o meu parecer leigo

  25. Jay Cutler comentou em 27/03/12 at 12:55

    Fábio, boa tarde.
    Até entendo sua desconfiança, mas o argumento de que o Perez tirou o pé no momento que recebeu a mensagem tem duas falhas óbvias.
    Primeiramente, até onde EU consegui ver pelas imagens da TV, em nenhum momento é possível definir se Perez tirou o pé antes da escapada. Desde que ele chega no Alonso até o momento da escapada, sempre, ele está grudado ao Alonso.
    E, além disso, até onde eu sei, a mensagem é recuperada, então afirmar que ele assim que recebeu a mensagem tirou o pé é, no mínimo, ingênuo. A não ser que você considere 0,5s entre dois carros uma distância considerável.
    Abs.

    • christiano comentou em 29/03/12 at 13:51

      ele estava enfiando 1,4s por volta no alonso, depois da ordem caiu pra poucos décimos por volta, basta olhar as voltas de cada piloto no live timing que vc sabe dessas informações

      lembre-se a ordem apareceu na globo, uma volta antes, pois é gravada, depois liberada para TV

      como muitos andam dizendo, Peres escorregou na baba e na perda de foco.

      Eu ainda sonho ingenuamente que ele escorregou apenas na baba, mas a realidade é outra, foi ordem entre equipes.

  26. Marcio Coimbra comentou em 27/03/12 at 12:22

    Houvesse Perez acompanhado Alonso no último pit stop poderia ganhar, quase com certeza – teria que esperar a reta, o que ele não fez…
    Quanto ao Massa, após o acidente, nunca mais foi nem sombra do que foi.
    Pena.
    Ters décimos não é ‘pouca coisa’ como insiste dizer o Galvão. É distância pra burro, e todos sabem disso, até correndo a pé ou nadando.

    • João Paulo comentou em 27/03/12 at 16:39

      O problema é que várias pessoas aqui achavam que o Massa era um bom piloto. Eu, ele nunca enganou. Seu vice campeonato foi resultante de uma série de fatores que nada tem haver com seu talento, que diga-se de passagem, é inexistente.

      • christiano comentou em 29/03/12 at 13:54

        não gosto desse tipo comentário, talento todos que tão no formula 1 tem, porém entre os 24, apenas uns 4 tem chances de título e desses 4 apenas 1 será campeão.

        É como em qualquer esporte individual, tem dia e hora que vc está bem, tem dia que não e apenas 1 será vencedor, na F1 é ainda mais ingrato, pois tem a situação do equipamento que influencia essa natureza.

        a propósito, não gosto do Massa, mas não tiro os méritos deles.

  27. Wendel Nascimento de Oliveira Silva comentou em 27/03/12 at 12:15

    e ai Fábio. Eu acompanho seu programa fazem uns 3 anos…. Já vi você falando duas vezes do James Hunt no quadro naftalina, um post inteiro pra ele contando a história dele com as mulheres e tals. Senna completaria 52 anos se estivesse vivo.
    As vezes eu tenho a impressão que você evita falar do Ayrton Senna. Tudo bem que aqui no Brasil tem muitas pessoas que exaltam ele como um deus, e não é interessante ver por essa ótica, mas não dá pra negar o quanto ele foi uma personalidade marcante nas pistas.

  28. Fernando comentou em 27/03/12 at 11:58

    Perez na ferrari em 2013 e Bruno na Sauber em 2013. Massa vai vender marmita em interlagos.

    • joel belmonte fialho comentou em 27/03/12 at 15:36

      Faz sentido a tua opinião , mais um motivo para ser pensado porque não é uma questão de tempo veremos isto até final do ano porque não ?

      • João Paulo comentou em 27/03/12 at 16:43

        Se a Ferrari tivesse um carro razoável, passível de boas melhoras, com toda certeza ela ja iria trocar o Massa para a próxima corrida pensando no campeonato de construtores. Acontece que seu carro é uma carroça. Não adianta trocar piloto. Ela só teria prejuízo com quebra de contrato(?) e, mesmo assim, não iria resolver nem 1% dos problemas de competividade. Então, seria trocar 6 por 12/2.

  29. Marcelo comentou em 27/03/12 at 11:50

    Fabio Seixas realmente um dos melhores comentaristas de F1 da atualidade.
    Parabéns, já te acompanho uns 3 anos.

    • João Paulo comentou em 27/03/12 at 16:40

      Eiiittaaaaaaaaa….

      • Silvio comentou em 28/03/12 at 7:23

        é o amor…

  30. Gilles comentou em 27/03/12 at 11:35

    Fabio o video tocou legal ate chegar em 2:09 dai pra la parou a cada 3 segundos. Toca 3 segundos e para por 2 segundos.
    Poderia ver com o pessoal do UOL se da pra fazer alguma coisa pra melhorar. Temmita gente que curti o programa.
    Obrigado

    • Francenelson comentou em 27/03/12 at 14:25

      Só queria registrar que também tenho dificuldades para ver os vídeos do Pit-stop. Toda semana isso.
      Gosto muito desse blog e do quadro, mas a hospedagem de vídeos na UOL é terrível.

      • Renan Neves comentou em 27/03/12 at 19:27

        Realmente Fábio! O player não é muito bom! Vê se dá um jeito aí. Abs!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).