Pílulas do Dia Seguinte
26/03/12 09:48Não fui o único a achar que houve algo estranho na 50ª volta da corrida de Sepang. Muitos colegas no autódromo acharam o mesmo. Tanto que foram perguntar para Sauber. O suíço, claro, negou. “Dissemos para ele tomar cuidado porque, atrás de nós, todos os nossos adversários estavam marcando pontos”, disse. Questionado diretamente se houve marmelada, foi veemente: “Nada, 100% nada. Não houve nenhuma discussão sobre Checo ou sobre sua posição”;
Quando eu era estudante de jornalismo e trabalhava como rádio-escuta na Rádio Trianon, levei um esporro homérico de Fernando Vieira de Mello, diretor da emissora e um dos maiores jornalistas da história deste país. Depois de fazer um comentário inocente sobre uma notícia qualquer, ouvi do seu Fernando, aos berros e com direito a tapas na mesa: “Garoto, você tem que fazer uma escolha: ou você é ingênuo ou é jornalista! Ou você é ingênuo ou você é jornalista! Escolhe agora!” Bom, eu fiquei com a segunda opção;
Para esclarecer minha posição: quando falo em cheiro de marmelada, não me refiro à escapada do Pérez. Sim, na história já teve até quem batesse de propósito para ajudar o companheiro. Mas não acho que foi o caso. Vamos à sequência dos fatos. 1) Pérez se aproxima de Alonso; 2) O engenheiro da Sauber entra no rádio e diz: ““Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”; 3) Pérez levanta o pé. Para mim, a suspeita termina aí. Porque a disputa terminou aí. Ele já não tentaria passar Alonso. O que veio depois, a escapada, pode ter sido resultado da perda de concentração. Quando um sujeito passa voltas e voltas acelerando no limite e de repente é instado a diminuir o ritmo, é fácil perder o foco. Acho que tudo isso forma um cenário bem razoável para a hipótese de marmelada diante do poder que a Ferrari tem sobre a Sauber, das ligações de Pérez com a escuderia italiana e da histórica falta de escrúpulos dos engenheiros de Maranello com ordens de equipe;
Lembram quando Ecclestone defendeu Massa na Ferrari dizendo que não havia nenhum piloto no mercado melhor do que ele? Agora tem;
Domenicali saiu em defesa de Massa. “Precisamos estar ao lado dele. É um momento difícil e precisamos achar um jeito de aumentar a confiança dele com o carro”, declarou. “Na minha opinião, o problema é que este é um carro difícil. Ele pode ser muito bom, mas pode ser muito complicado. A prioridade para mim é que Felipe tenha ao seu redor uma equipe que trabalhe duro com ele.” É, pode ser. Mas esse tipo de declaração soa cada vez mais como “a última chance”;
E Massa nisso tudo? Questionado sobre Pérez, lançou: “Estou feliz por ele e por sua equipe. O quanto isso me incomoda? Zero. Estou focado em mim, na minha pilotagem, no meu trabalho”;
“Foi bom demais!”, resumiu Bruno. Foi mesmo. Está de parabéns;
Falando em Williams, um movimento surpreendente nesta segunda-feira: Adam Parr, chefe da equipe, anunciou que está deixando Grove. Ele estava por lá desde 2006 e era considerado pelo próprio Frank Williams seu sucessor natural. No comunicado oficial, não há pistas sobre o destino de Parr.
O problema da Red Bull está no diálogo com os pneus. Horner disse que o time vai usar essas três semanas de intervalo até a China para tentar entender melhor o funcionamento dos novos Pirelli. Acontece com as melhores equipes;
Barrichello disse que o maior desafio na estreia foi entender o duelo estratégico da Indy. “Passei bastante gente, mas nos perdemos na estratégia”, escreveu, no Twitter. Resta saber quanto tempo levará essa adaptação;
Na Stock, tudo igual. Deu Cacá. Normal. Ele sobra por lá.
Não achei marmelada o engenheiro apenas pensou matematicamente , a probabilidade de uma ultrapassagem era pequena . Os dois carros tem o mesmo motor poucas voltas para ultrapassar o Alonso poderia estar poupando o carro e ultrapassar o Alonso não seria facil
Então quem não está de acordo com essa teoria conspiratória é ingênuo? Menos, Fabio… Ele ficou três voltas colado no Alonso tentando encontrar uma brecha, antes da comunicação por rádio, que aliás, também o avisou que poderia estar caindo algunas pingos e alguma parte do circuito.
Estava claro que a equipe não queria que ele arriscasse a corrida perfeita, indo pra cima de um piloto que não é facil de se ultrapassar a sua frente, e ainda com uma pista parcialmente molhada.
O Massa não vai sair da Ferrari tão cedo e quando sair provavelmente vai ser outro brasileiro quem vai assumir a vaga, talvez Bruno Senna… Os patrocinadores da Ferrari tem muitos interesses no Brasil e ter um brasileiro pilotando um dos carros vermelhos, mesmo que só fazendo merda, faz com que FIAT, Santander e Shell fiquem em evidencia para os brasileiros e assim faturem muito mais… E como o Brasil é o pais mais lucrativo para essas marcas o Massa pode ficar despreocupado que não será mandado embora nessa temporada, talvez ano que vem tenhamos o B. Senna pilotando um dos carros vermelhos pois é fundamental para os interesses dos patrocinadores da Ferrari ter um dos carros sendo guiado por um brasileiro.
Independente de qualquer coisa Fabio, só uma constatação. A Mclaren e seus pilotos não souberam aproveitar e transformar em pontos a superioridade inicial do carro lhe proporcionou nessas 2 primeiras corridas. é o melhor carro. O campeonato esta embolado apesar de sabermos qual Isso vai pesar lá na frente, pois acho que a Red Bull conserta as coisas na fase européia.
qdo o massa começou a ser ultrapassado , o bobao bueno da rede bobo, falou q o carro do massa no final da reta chega á 296kmh, o os outro pilotos 305kmh….seria legal se o Fabio pudesse informar qual era a velocidade final da reta do Alonso…..
Tem um video no You tube onde mostra uma volta completa do Alonso chegando a 302km/h
se o massa tivesse vergonha na cara pediria as contas, entregava o cargo, o piquet qdo bateu , voltou 0,5 seg + lento, o massa voltou 1 seg + lento!
E perder o direito à multa ? Só se ele além de ter vergonha na cara fosse muito burro!!!!
Sou fã do Massa, por isso, eu pergunto o que vem acontecendo com ele. todo ano reclama dos pneus. Para mim ele tem dois traumas: O acidente e a ultrapassagem na Alemanha. Que pena…
Fiquei decepcionado com Massa mas…na hora da corrida. Depois pensando melhor acho que tem algo errado e no carro mesmo, apesar de Massa não superar Alonso e em raros momentos ele tenha ficou tão atrás. E vendo a manifestação de Chefe da esconderia da para imaginar que Massa está sendo muito útil no avanço do carro. Quero dizer que ele é que está sendo o piloto de teste na corrida. E acredito que ele tenha aceitado estas condições. Outro piloto não ia da certo e quem sabe Alonso não chegaria a onde chegou na primeira colocação da Malásia. Caso contrário Massa vai reagir sim e vai fazer excelente corrida. Vamos ver em Abril. Eu assisti acorrida e nem um momento eu vi marmelada seja no que for.
F1 pra mim é igual a resultado de escola de samba….é tudo carta marcada.
Os intere$$e$ das equipes vem em primeiro lugar….E os interesses dos pilotos? Ah! isso é só um detalhe.
antes do “toque” rolou isso
http://www.youtube.com/watch?v=99T-o6D9bVw&feature=player_embedded
daí o vettel foi dar uma fechada e se fú
http://www.youtube.com/watch?v=nqVGEO0Yp9k
não só furou o pneu como perdeu preciosos pontos
q no final dar-se-a falta deles
A falta de escrúpulos de maranello, não se resume aos engenheiros. é de toda equipe.
Proponho que o Massa pilote o carro do Alonso e que o Alonso pilote o carro do Massa. Só isso. Em se tratando de Ferrari nada é o que parece. É muita diferença e ninguém desaprende de guiar assim. Tem maracutaia sim!
Não vou tirar os méritos do Picareta das Astúrias, apesar de torcer contra, ele é realmente um dos melhores do grid, porém, o fator sorte foi preponderante para que ele conseguisse a vitória e, bem pesado e bem medido, com todas as circunstâncias que fizeram parte do GP, o feito do espanhol é inferior, por exemplo, ao feito de Jenson Button no Canadá ano passado, por isso não vejo motivos para decretar sua superioridade sobre os outros bons pilotos desta temporada (Hamilton, Vettel, Button, Schumy, Raikonnen).
Ele foi consistente e regular durante toda a prova, fez algumas das voltas mais rápidas da corrida, porém, ganhou a corrida na estratégia perfeita empreendida pela Ferrari (seja por sorte ou competência) e não em um combate com outros postulantes, que, devido a erros próprios e de suas equipes foram ficando pelo caminho.
Foi espetacular pelo fato do carro da Ferrari ser nitidamente inferior em condições normais, porém, não era o caso ontem e, não fosse a brutal incompetência da Sauber em não mandar Perez seguí-lo no pit stop, ele teria certamente perdido a posição.
Quanto à desconfiança em relação ao singelo “recado” dado pelo engenheiro da Sauber que, no mínimo, desestabilizou o seu piloto, se é verdade que o erro de Perez pode ter sido apenas um infortúnio obra do acaso, pelo histórico da categoria, e, principalmente de Alonso e Ferrari, não pode ser descartada a possibilidade de maracutaia, ou seja, Lauda, Stewart e Flávio Gomes tem uma opinião e é inteiramente possível e sustentável que milhões de espectadores tenham outra.
De tudo fica a certeza de que a F1, pelos interesses envolvidos e dinâmica de disputa, definitivamente não é um esporte, porém, pode ser igualmente apaixonante.
Olha só: não aconteceu absolutamente nada!!!! Acho falta de assunto querer polemizar a cautela do Eng do Checo para com ele, pois o eng bem sabe o quão afoito é seu pulpilo!!! Sem mais…
O “serumano” tem a mania de especular pra ver a desgraça do outro…. impressionante!! é tão normal o q tô falando, que uma nota dessas exista…. ei Fábio, não é pessoal, é do “serumano”!!!
F1 e cautela são coisas antagônicas, mais ainda quando se está a 2 passos de uma vitória histórica.
Existem muitas coisas por traz desses “MILHÕES” que nós, pobres mortais, jamais entenderemos.
Como não entendo o que acontece com o carro de Massa, pois soube que ele andou testando peças que não tinham no carro de Alonso. Alguém sabe o por que?
Será que ele desaprendeu a pilotar?
Elson Aquino
Então Fábio, acha que há uma conspiração desmedida pró Alonso e contra todos, principalmente o Massa. Suas palavras soam como se a Ferrari fosse o Al Capone. Compram todos, manipulam resultados sem escrupulos, interferem em outras equipes, talvez a FIA seja subordinada a Maranello. O que é verdade e o que é mito? Penso que jornalistas não precisam estar acima do bem ou do mal, apenas relatar fatos, relatar a verdade. Então qual é a verdade que está por trás disso tudo? Ou é apenas suposição sobre “teoria da conspiração”! Talvez naquela época de estudante você optou em ser jornalista mas continua ingênuo. Deixe as suposições para redator de tabloides e conte-nos aquilo que só você sabe. Se é que sabe…
Entre Al Capone e Ferrari a distância é muito menor do que vc imagina.
Sou sempre torcedo primeiro dos brasileiros, mas dessa vez acho que o Massa vai dançar antes da metade do campeonato. Depois do acidente, ele nunca mais pilotou, apenas andou de carro na pista.
prezado fabio…
sou fã dos seus comentários , e acredito neles…
sempre nos proporcione a verdade…
fórmula 1 parcialmente renovada ,mas com velhos interesses e comandos , superando o entretenimento…
dá nojo assistir…
grande abraço…
Tenho 55 anos e sigo corridas de automóveis a quase 50 anos. A F1 sigo desde as transmissões do Barão na Jovem Pan, mas antes já comia as revistas nacionais e importadas sobre o assunto. Posso afirmar que jamais soube de uma ordem de equipe que privasse seu piloto de uma muito provável vitória. E que seria histórica de verdade. Alguns jornalistas babacas dizem que P.Sauber negou a armaçãoe se sentem satisfeitos com isso. Alguém acredita que o velho Sauber ou seja lá quem for admitiria o contrário ? Alguns especialistas, ou nem tanto, chegam a afirmar que a Ferrari não teria como prejudicar a Sauber por esta pagar os seus motores. Eu tenho certeza de que a Ferrari teria várias formas de ameaçar a equipe suíça, a começar por tirar alguns cavalinhos dos motores, o que seria suficiente para arruinar o planejamento da equipe ou a própria equipe. Pelo histórico “italo-alonsico” de armações, pelo enorme poder que a equipe Ferrari tem no meio e pelos fatos vistos ontem, é muito difícil acreditar que não houve nada. Parabéns Fábio Seixas por fazer questão de ser um jornalista e não um ingênuo ou sei lá o que, como muitos outros estão parecendo hoje.
A má notícia é que F1 é um circo de marmeladas insuportável e Indy é muito chata de assistir.
Ficamos meio “orfãos” de um bom programa automobilistico.
Sobre o Massa, vi ele brigando, e muito bem, para segurar sua posição, várias vezes, mas sem aceleração na reta (qualquer carro à 300km e ele não passava de 285km), ficou difícil pro coitado.
Pelo que observei na corrida, não acho que seja problema de pilotagem, acho sim que o carro não está acertado, algo está muito errado para o Massa. Sinceramente ele devia ter saido da Ferrari há tempos, Ferrari é equipe de 1 piloto só, e neste caso, não é ele.
Quanto ao Checo, bem, tudo é possível, o histórico da Ferrari é péssimo e outras equipes não ficam atrás não.
Quanto ao Barrichello, primeira corrida numa carro novo, pista nova, regras novas, realidade nova, tudo novo. Ele terminou a corrida, em 17º entre 26, todos pontuam e a consistência (chegar ao fim) ajuda muito.
Acho que está em bom tamanho, aliás, em ótimo tamanho, o natural seria ele nem chegar até o fim.
Bruno saiu do fundão e teve sorte pela chuva, pelos problemas dos outros, mas mostrou presença ao manter sua posição, ganhar seus 8 pontinhos e não fazer cagada tentando ganhar mais uma posição que não mudaria nada.
Mas quanta asneira.
A Sauber só pediu o óbvio. Uma equipe que nunca chega no pódio não pode disperdiçar essa oportunidade, pois esses pontos representarem muito dinheiro.
F1 é negócio antes de qualquer coisa. Tudo é decidido conforme o dinheiro e vc sabe disso Fabio.
Vai que ele se afoba para passar o alonso e cai fora da corrida. O peter sauber iria ver os milhões e milhões sendos jogados fora.
Asneira pq?A Sauber históricamente tem boas relações com a Ferrari,e esse ano está usando novamente os motores Ferrari.Não acho nada improvável que esse tipo de conduta seja tomada por eles,apesar dos pesares.
Se vc é piloto e seu carro tá andando no minimo meio segundo mais rapido que o primeiro o normal é que VC GANHE A CORRIDA!!!!
JOGOS E DUPLOS
O jogo de equipe favorecendo interesses internos é algo bem corriqueiro na F-1.
Mas jogo entre equipes?
É nefasto e maquiavélico.
A categoria não é somente composta por cavalheiros e vencedores mas, também de aventureiros e gângsters.
E vale lembrar que esses jogos secretos de interesses e negócios tem como pano de fundo fatores mais capitais e acima de qualquer ética esportiva.
A F-1 é um negócio de pura grana, ou seja, bilionário e muito lucrativo.
Mas vale ressaltar o seguinte:
Uma categoria esportiva de muito sucesso atrai não só muita grana, mas também, uma infinidades de investimentos financeiros: Comunicação; Propaganda; Mídia; Eventos; Publicidade.
Etc.
Uma máquina de fazer dinheiro que funciona com mil e uma peças de infindáveis engrenagens que movimentam e fazem funcionar esse formidável Carro- Chefe do automobilismo mundial.
Mas o jogo nisso tudo é mais alto.
Esqueceram-se que a F-1 está ligada ao mundo de jogos de apostas?
Ou seja. Não só um Circo a Motor.
Mas sim, um grande Cassino igualado a uma categoria de Corrida de Cavalos.
Sim senhores, a F-1 parece um evento de Corrida de Cavalos.
Cavalos de Aço? Não. De fibra de Policarbono puro (kevlar), o mesmo material que compõem a carenagem dos carros de F-1.
Mas, voltando ao assunto. O problema que ocorre na F-1 por conta de manipulação de resultados, é esse tal mercado de apostas que tem uma influência significativa nos resultados.
Tô falando asneira? ( Por favor prestem atenção).
Entre 2002 e 2004, qual equipe e quem era o piloto que ganhavam tudo absolutamente na F-1?
Resposta: Ferrari e Michael Schumacher.
Nessas temporadas entre 2002 e 2004, nas bolsas de apostas, em quem os jogadores mais apostavam?
Resposta: Na Ferrari e no alemão.
No próximo GP seguinte em quem os apostadores apostavam?
Resposta: Na Ferrari e no alemão…
… E assim, a banca sempre quebrava!
Todo mundo apostava no Multi-campeão de F-1. Havia outro no páreo? Não.
2005. Viva!
Renalt e Alonso salvam o dia. (E Briatore)
E tudo voltava ao normal.
Entenderam a lógica do comentário?
Ou seria muita asneira mesmo?
Manchete boa: “Ferrari convence 11 equipes e 22 pilotos a não atacar o Alonso que assim vence GP de F1”. Vamos dar um tempo nas fantasias. Aliás, 22 pilotos pq o Massa, bem este não ataca ninguém mesmo, nem o Kova.
kkkkkkkk, concordo Tiago, afinal Alonso venceu apenas Perez? kkkkkk
…quem falou com Perez foi o Domenicalli, que pediu pra usar o rádio do Peter Sauber…Quando ele diz ““Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”, ele se referia ao Fernandinho, que vinha à frente…foi assim, uma súplica da Ferrari…
vc tem razâo
Acho leviano colocar os fatos de tal forma que faça valer a versão criada. A mensagem de rádio foi mostrada na tv pouco antes da saida da pista, ela é gravada ou seja, aconteceu antes, quando Perez nem tinha chego ainda em Alonso, resumindo: ele nem ligou para a mensagem, o que ele acabou dizendo depois. Depois que ele escorregou , ele ainda tirou diferença para o Alonso, fazendo sua melhor volta na corrida. Não condizente com alguém que não deve brigar pela vitória. Acho complicado ter certeza das coisas só olhando pela TV, não estando no lugar onde as coisas acontecem para poder olhas as pessoas nos olhos e saber o que é verdade ou mentira. Alias este é um mal que atinge 99% dos jornalistas que falam de F1 no Brasil, para mim são na verdade comentaristas.
Fábio, não quero ser inocente, mas um piloto não se perde tanto assim de uma hora para a outra. OK, O Alonso é melhor, sem dúvida, mas se ele continua na equipe, é porque a equipe sabe muito bem que carro dá a ele. Foi visível como na reta e com a asa aberta ele não chegava na Caterham. Teoricamente ali era só pisar fundo e segurar o volante. A imprensa sempre vai para o lado do óbvio. Se um time está ganhando um jogo é porque foi melhor, mas aí toma uma virada, virou lixo.
Continuo dizendo: acabem com as comunicações entre pilotos e boxes. Boa parte (infelizmente não toda) da esportividade perdida na F1 será recuperada
Fábio,
Gosto dos seus posts, suas colunas e de seus comentários na rádio Bandeirantes.
Porém, discordo do que você escreve acreditar.
1º O fato de ser jornalista não o impede de acreditar somente nos fatos apresentados e, até momento, nada justifica a teoria de “marmelada” e isso não o faz uma pessoa ingênua.
2º Do mesmo modo que foi possível ouvir a mensagem do engenheiro informando Perez de que a equipe precisa de um segundo lugar, momentos antes, foi possível ouvir mensagens do engenheiro incentivando o seu piloto. Se a “marmelada” estivesse armada, não seria mais prudente nem o deixar se aproximar de Alonso?
3° Entendo tudo o que escreveu na sua coluna de ontem e não o critico. Mas não é muito tacanho fantasiar algo que não tenha uma base factual?
O seu colega de rádio Bandeirantes fez uma linda menção e, na minha opinião, mais realista do que houve durante a transmissão da prova em seu blog.
“… ao contrário do que eu pensava, e do que talvez muitos de vocês pensem, não houve interferência no resultado. Mesmo que a Sauber desejasse isso na mensagem pelo rádio (e eu não acredito mais que tenha sido esse o caso), o piloto simplesmente passou por cima de tudo e buscou vencer até o final. Este é o ponto relevante ao qual temos de nos ater. E ponto final. Aqui, confesso que errei no meu julgamento no calor dos acontecimentos. Sei que muitos vão discordar do que escrevo acima, mas o faço como sempre com toda a seriedade e objetividade jornalística de quem buscou a maior visão global do que realmente aconteceu em Sepang…”
P.S. Nada contra a sua pessoa.
Assino em baixo ! comentário perfeito. Os pilotos e equipes tem que pensar no campeonato e não apenas na prova. Exemplos: Emerson, Prost, Senna, PIquet, Schummy, Button ….. Se o Perez tivesse batido na tentativa de passar iriam dizer: inexperiente, ingenuo, etc.
Fato 1 – O Caca Bueno e o cara a ser batido neste ano e isso ficou mais uma vez provado na etapa de Interlagos,e o que mais me agradou (alem da pilotagem) foram as declaracoes dele dizendo em resumo: Podem vir que nos vamos levar esse penta ou seja o cara esta com o moral la em cima e vai ser um osso duro de se roer durante toda a temporada,podem apostar;
FATO 2 – Aproveitando (coisa que vc nao fez) parabenizar o Helio Castroneves da sua vitoria que foi uma vitoria merecida e que deve servir de incentivo ao Barrichello (explico mais na frente) para o seu aprendizado na Formula Indy;
FATO 3 – O Rubens Barrichello tem muito a aprender e ele mesmo reconhece pois passar 20anos pilotando um formula um e chegar em uma categoria aonde tudo e diferente,seria demais pedir mais do que ele fez na sua estreia (ja disse o que eu espero dele na temporada)..vamos aguardar;
FATO 4 – O Felipe Massa esta sem rumo neste momento,isso ficou claro na ultima etapa,porem ao inves de critica-lo vc deveria apoia-lo pois ele ja provou que em qdo em condicoes e um piloto arrojado,rapido e que tem todas as condicoes de disputar um podio.Quem que nao passou por momentos dificeis na vida, e sabe que se mais cedo ou mais tarde tudo passa..se ja passou omomento dele paciencia…eleja deu grandes alegrias para nos e ao inves de ataca-lo nos deveriamos e respeita-lo no minimo.Mais o brasileiro tem uma coisa que esta no sangue:tudo o que e dos outros e melhor do que o nosso…assim como essa passividade em ver e aceitar as coisas que estao erradas em nosso maravilhoso pais.
Perfeito se comentário… …