Pílulas do Dia Seguinte
26/03/12 09:48Não fui o único a achar que houve algo estranho na 50ª volta da corrida de Sepang. Muitos colegas no autódromo acharam o mesmo. Tanto que foram perguntar para Sauber. O suíço, claro, negou. “Dissemos para ele tomar cuidado porque, atrás de nós, todos os nossos adversários estavam marcando pontos”, disse. Questionado diretamente se houve marmelada, foi veemente: “Nada, 100% nada. Não houve nenhuma discussão sobre Checo ou sobre sua posição”;
Quando eu era estudante de jornalismo e trabalhava como rádio-escuta na Rádio Trianon, levei um esporro homérico de Fernando Vieira de Mello, diretor da emissora e um dos maiores jornalistas da história deste país. Depois de fazer um comentário inocente sobre uma notícia qualquer, ouvi do seu Fernando, aos berros e com direito a tapas na mesa: “Garoto, você tem que fazer uma escolha: ou você é ingênuo ou é jornalista! Ou você é ingênuo ou você é jornalista! Escolhe agora!” Bom, eu fiquei com a segunda opção;
Para esclarecer minha posição: quando falo em cheiro de marmelada, não me refiro à escapada do Pérez. Sim, na história já teve até quem batesse de propósito para ajudar o companheiro. Mas não acho que foi o caso. Vamos à sequência dos fatos. 1) Pérez se aproxima de Alonso; 2) O engenheiro da Sauber entra no rádio e diz: ““Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”; 3) Pérez levanta o pé. Para mim, a suspeita termina aí. Porque a disputa terminou aí. Ele já não tentaria passar Alonso. O que veio depois, a escapada, pode ter sido resultado da perda de concentração. Quando um sujeito passa voltas e voltas acelerando no limite e de repente é instado a diminuir o ritmo, é fácil perder o foco. Acho que tudo isso forma um cenário bem razoável para a hipótese de marmelada diante do poder que a Ferrari tem sobre a Sauber, das ligações de Pérez com a escuderia italiana e da histórica falta de escrúpulos dos engenheiros de Maranello com ordens de equipe;
Lembram quando Ecclestone defendeu Massa na Ferrari dizendo que não havia nenhum piloto no mercado melhor do que ele? Agora tem;
Domenicali saiu em defesa de Massa. “Precisamos estar ao lado dele. É um momento difícil e precisamos achar um jeito de aumentar a confiança dele com o carro”, declarou. “Na minha opinião, o problema é que este é um carro difícil. Ele pode ser muito bom, mas pode ser muito complicado. A prioridade para mim é que Felipe tenha ao seu redor uma equipe que trabalhe duro com ele.” É, pode ser. Mas esse tipo de declaração soa cada vez mais como “a última chance”;
E Massa nisso tudo? Questionado sobre Pérez, lançou: “Estou feliz por ele e por sua equipe. O quanto isso me incomoda? Zero. Estou focado em mim, na minha pilotagem, no meu trabalho”;
“Foi bom demais!”, resumiu Bruno. Foi mesmo. Está de parabéns;
Falando em Williams, um movimento surpreendente nesta segunda-feira: Adam Parr, chefe da equipe, anunciou que está deixando Grove. Ele estava por lá desde 2006 e era considerado pelo próprio Frank Williams seu sucessor natural. No comunicado oficial, não há pistas sobre o destino de Parr.
O problema da Red Bull está no diálogo com os pneus. Horner disse que o time vai usar essas três semanas de intervalo até a China para tentar entender melhor o funcionamento dos novos Pirelli. Acontece com as melhores equipes;
Barrichello disse que o maior desafio na estreia foi entender o duelo estratégico da Indy. “Passei bastante gente, mas nos perdemos na estratégia”, escreveu, no Twitter. Resta saber quanto tempo levará essa adaptação;
Na Stock, tudo igual. Deu Cacá. Normal. Ele sobra por lá.
Se o Perez assumir a Ferrari nº6 esse ano é bom ir se acustumando mesmo a mensagens subliminares como a de ontem.
“Jornalista” Fábio Seixas,
Coloque a foto da sua cara depois da vitoria do Alonso!
Quanto a “marmelada” você tem razão… E participaram dela não só a Sauber, participaram também a Maclaren, Red bull, Mercedes, todas equipes consideradas melhores que a Ferrari e que acabaram ficando na rabeira em virtude das circunstâncias da corrida.
Seu ranço, contra a Ferrari, expressa a prática de um jornalismo marrom da pior qualidade.
E se em vez do Alonso o Massa estivesse em 1°, sera que estariamos falando que foi marmelada.
Vc escreve o que a medíocre torcida brasileira quer. Quais colegas acharam o mesmo? Por que Niki Lauda, Jackie Stewart, Franz Tost, da Toro Rosso, Mike Gascoyne e Steve Nielsen, Caterham, Dick Stanford, Williams e Livio Oricchio do Estadão, melhor jornalista brasileiro no assunto, não acreditam em marmelada.
Interessante a questão entre jornalista/ingênuo. Que bom que você escolheu a opção de jornalista. Mas escreve como jornalista de tablóide.
Aproveitando, já ouviu falar do Ivan Capelli?
“Uma bobagem. A Sauber queria, apenas, que o mexicano não corresse riscos desnecessários e não terminasse como Maldonado na Austrália semana passada. Simples assim. “Ultrapasse, mas tenha cautela”, era o recado. Menos, gente. Bem menos.”
Pelo menos domingo sua opinião (de jornalista, visto que, de acordo com você mesmo, você não é ingênuo) de que Button é medíocre pode ter ganho certo respaldo… Interessante que mesmo com os resultados dele do ano passado (e da Austrália) você nunca recuou em sua afirmação.
Apesar do histórico da Ferrari, dessa vez não acredito de interferência neste caso. Peter Sauber é dos últimos apaixonados nesse circo. Não acho que ele faria isso. Já o Massa, já passou o tempo dele na F1. Só dá vexame e desculpas.
bem, dessa babaquada toda aí, tendo rolado marmelada ou não, gostaria de lembrar só da situação do MARLDONADO na Australia.
Se ele tivesse recebido uma ordem como essa, teria ficado com os pontos e estaria bem melhor hoje.
Não vejo pq não aceitar que pode ter sido simplesmente isso que ocorreu, um conselho, um bom conselho, afinal, o menino foi pro pódio não foi….??
To vendo um monte de gente criticando o fábio ferozmente, e gostaria de lembrar q pelo menos o blogueiro não é um dos imbecis que afirmam que o Massa foi campeão em 2008 por alguns segundos, não é um ufanista, um debilóide como tantas outras pessoas no meio.
O grande problema do Massa é que não tem mais como defende-lo. Aumentando a pressão a tendência é ele errar ainda mais. Acho que a curva da carreira dele está na descendente. Stock Car ou Fórmula Linea.
Pode ter sentido esta hipotese, meu caro FS, uma posição que o o massa e seu manager deveriam ter é achar uma boa equipe para 2013. Alonso, além de muito bom, acho que o melhor do grid, já há algum tempo, monopoliza a equipe, como senna já fez, piquet, grandes pilotos já fizeram isso nas suas equipes. Felipe está sem confiança, e não vai conquistar de novo na ferrari. Hora de sair Massa. O grid tem carros muito bons.
Fabio o Parr não é o empresário do Bottas?
Não. É o Toto Wolff, sócio da equipe.
Abs
uma pergunta.
e se o Alonso ficasse em 2º, a corrida do massa seria ótima?
o pior cego é o q não quer ver.
Acho quase impossível acreditar em teoria da conspiração nesse caso Perez/Alonso, por uma razão muito simples. Por mais que se preparem para todas as possibilidades imagináveis durante as longas reuniões pré-corrida, e que eventualmente frases em código possam até ser combinadas, jamais discutiriam uma situação como aquela da corrida, naquele momento. Checo pressionando Alonso pela liderança? Impossível, seria loucura.
Independentemente do que tenha acontecido não tira o brilhantismo de ambos nessa corrida, Fernando e Perez.
Por mais indiretamente que tentem desmerecer a vitoria do espanhol não vai influenciar em nada se aconteceu algo ou não.
Fábio Seixas,
Você confia no Ico? Veja o que ele escreveu:
http://www.totalrace.com.br/blog/blogdoico/2012/03/25/you-can-do-magic/
Fábio, você é um dos poucos jornalistas que eu admiro na cobertura na F1 (coisa que eu faço desde a década de 1980). Mas sou obrigado a concordar com o Rafael Fuentes: a equipe achou melhor garantir um segundo lugar do que arriscar tudo por uma disputa numa pista instável e com pneus quase indo embora. Acho que a Sauber, que está precisando urgente de resultados e de patrocínios (comparem o macacão do Peres com os demais), preferiu garantir um resultado positivo do que dar show no final e arriscar todo o trabalho do final de semana. E Pérez já comenteu alguns erros dramáticos em situações de disputa de posição. Quanto ao dilema apresentado por seu chefe, no início da carreira, eu entendo como funciona, porque sou jornalista. Mas não podemos nos tornar neuróticos (ou melhor, paranóicos) a ponto de achar que tudo é uma “conspiração”. Agora me responde: se fosse Hamilton ou Vettel na frente e a mesma ordem viesse pelo rádio, existiria esta polêmica?
Fábio,
É muito complicado quando já se forma uma opinião sobre uma coisa.
Você acha que aconteceu alguma combinação, tudo bem…mas não tem prova.
O chefe da equipe (por mais parcial que seja) falou que queria aquela posição por questão de pontos e campeonato de construtores, por isso o Perez tirou o pé. Óbvio!
Além disso, temos inúmeras provas de 2011 que passar o Alonso (mesmo com o carro horrível da Ferrari, até em 2011) nunca foi tarefa fácil. Talvez seja o piloto mais duro de ultrapassar.
Mas independente de qualquer argumento, prova, opiniãio e etc. que viesse, a sua opinião jamais mudaria, porque já existiu um pré-julgamento muito forte.
Eu acompanho F1 há 22 anos (menos que o Galvão, porém bastante) e digo que estão tentando achar agulha no palheiro….e muito cedo ainda.
Teoria da conspiração na minha opinião.
Fábio, há alguma possibilidade do Massa corre em uma equipe de ponta?
O Webber não deve correr no ano que vem, mas a Red Bull deve usar um dos pilotos da Toro Rosso…
Abs
Olá,Fábio! Bruno ganhou um bom fôlego após esta última corrida,porém definitivamente tem que aprender a largar e sair ileso da primeira volta.Concordas?
Não me convenceu, a Ferrari vai deixar de vender motor pra Sauber? Se Perez ultrapassasse o Fernando iriam cobrar mais pelo apoio técnico? Não forneceriam mais parafusos? Não iriam trocar o óleo? Iriam fazer biquinho e ficar de mau? Se fosse Toro Rosso e Red Bull eu concordaria… mas Sauber e Ferrari juntas… por favor não nos insulte… se ser jornalista – ao invés de ingênuo- significa depender de matérias polêmicas, então o jornalismo vai mal!
Falando em dia seguinte… No caso Vettel x Karti… sei lá o que … aparentemente Vettel chamou o indiano de idiota na BBC. Não vi muito replays, ao não ser os da corrida, mas me pareceu que o alemãozinho foi que veio pra linha de fora, pra cima do carro do indiano que não moveu nada e seguiu o traçado reto, sendo assim culpa é de Vettel no acidente, como foi na turquia em 2009 com Webber. Será que o costume de andar sozinho com um super carro na frente e agora andar no meio do bolo está tirando o jovem campeão do sério? O cara deu passagem, deixou a linha de dentro, passa acelera, olha e depois com folga volta pra linha normal. Se fosse Lewis ou Alonso que desse essa declaração tava todo mundo em cima… como foi o Vettel, ninguém fala .. e voces? O que acham?
Esta teoria da conspiração me parece influência do Galvão, pois jornalista tem também que preservar o emprego e sem brasileiros, a audiência cai! Humano, né
Lendo a reportagem sobre Massa em depoimento do Sr, redator da revista Autosprint, onde pergunta se algum brasileiro tem coragem de dizer que a Ferrari favorece o Sr, Fernando Alonsantander, quero ser o primeiro da lista a levantar a mão, e pergunto ao Sr, redator se ele já se esqueceu de quantas vezes o Rubinho e Massa entraram no box e sairam atras do Shimi ou Alonso e das ordens escancaradas pelo radio, mas uma coisa eu sou obrigado a concordar com ele, o Felipe Massa deve sim sair da Ferrari e não se sujeitar e trabalhar em uma equipe tão suja, sobre a vitoria de Alonso, claro que teve o fator sorte, chuva, interrupção da prova, problemas com Botton, estrategia errada de Hamilton, e com isso soube aproveitar a oportunidade que caiu no colo, parabens, mas todos nós, a Ferrari e o redator da revista Autospint sabemos que a Ferrari esta sem carro para disputar a ponta, porem mais uma vêz pelo desespero em conseguir a vitória, chega pelo radio da Sauber, CUIDADO PRECISAMOS DESSA POSIÇÃO, detalhe, a Ferrari que fornece motor p/ Sauber, uma equipe que esta 19 anos na F1 sem vencer uma corrida, com carro sobrando, não dependia de habilidade, a antiga frase chegar é uma coisa passar é outra, dessa vêz era so abrir a asa na reta e passar com muita, muita facilidade meso, a Ferrari era o carro mais lento de reta, a Sauber precisava era do primeiro lugar e não do segundo, mas preferiu ter as faturas dos motores liquidada, alguem tem duvidas de como funciona as coisas ainda na F1, vai mais um exemplo, a RBR deu uma ordem para Vettel não terminar a corrida pelo radio so para se previlegiar de uma troca de motor e não ser punida, mas como foi descarado e sabiam que iam ser punidos, entraram no radio e cancelaram a ordem , em seguida nova ordem, umltima volta, pare o carro você esta em emergencia, insinuando que estaria com problema no motor, concordo plenamente com Fabio Seixas, sobre tirar o pé e desconcentrar, cansamos de ver isso inclusive com Senna em Monaco, imaginem a fustração de Perez com todas as condições para passar Alonso como se fosse um retardatário e teve que levantar o pé, quem pode manda, quem tem juizo obedece, business e bisiness.
muito blablabla quer ver um comentarista com peito pra pergunta pro massa como ele se sente tomando um chocolate do alonso e como o alonso, com o mesmo veiculo consegue um acerto ao ponto de chegar em 1º e ele em 15 ja 3 anos o mesmo bla bla bla dos jornalistas temos que esperar mais… temos q esperar mais provas… temos q ver sem chuva, temos q ver com chuva, temos q ver quando o alonso nao corre, quando corre ja 3 ANOS NESSA LENGA LENGA e nada de ponha o cara na´parede ficar nesse lenga lenga ai até eu queria
Fábio,
Acompanho seu blog e sua coluna na Folha e considero-o um dos melhores jornalistas envolvidos com esportes à motor.
Mas você mesmo já cansou de questionar o comportamento “win or wall”.
Caso Peréz chegasse no Alonso, o espanhol certamente tentaria induzir o mexicano ao erro, o que poderia levá-lo para a brita e um abandono.
Sauber não nasceu ontem. A segunda posição era muito mais importante que um abandono.
Você acha mesmo que a equipe pediu para Peréz segurar para ajudar a Ferrari ? Respeito sua posição mas acho que nesta você viajou !
A vitória de Alonso foi a “maior farsa” da história da F1, afinal a Ferrari teve que dar ordem para todas as equipes deixarem Alonso ganhar, kkkkkkk! Que me lembre, o espanhol terminou apenas a frente de Perez?
Os argumentos do Fábio são relevantes. Até eu que tenho os parafusos soltos notei algo estranho. Acho que deve ter rolado uma grana esperta nesse episódio, só assim para fazer o velho Sauber chorar mesmo. De qualquer forma, difícil a Ferrari abrir mão do dinheiro do Slim. Portanto, deveremos ter Perez ano que vem na Ferrari.
Cara, vou me colocar no lugar do Judas e vou ser malhado hoje, mas, eu adoro a FERRARI, acho que um grid sem um carro vermelho Ferrari não é sério de coisa nenhuma, então, que se dane esse Zacarias da Silva, que venha o Mexicano, se é covarde ou obediente não sei, mas o Correire de la Sierra só não bateu na 8a. geração do Massa, e com razão, porque se a RBR não se achou ainda, fazer pontos agora é o ideal, pois lembrem-se de 2008, que o Galvão ainda joga a culpa no Timo Glock, não, o ZACA não pontuou nas 3 primeiras corridas daquele ano, portanto não perdeu por um ponto, perdeu por 29! Sendo assim, que o Massa procure um trampo de manobrista ou entregador de rango (ele ja fez até comercial disso mesmo) porque F1 é pra quem pode, não pra quem quer! Saia agora e diga que foi boicotado, como fez o Barrica, mas procure um lugar onde voce seja mais rapido que o carro, e não o contrario! E que venha o sarrafo!!!
Mas o que é isso, que coisa mais esdruxula esse texto, Perez em momento algum tirou o pé, você assistiu a corrida? Em momento algum, ele errou quando tirava décimos de segundo do Alonso, depois do erros, continuou tirando mais de 0,5 segundo por volta. Contra número não há argumentos, Perez não tirou o pé. Quanta bobagem, mas o seu objetivo não deve ser trazer informação de qualidade e sim provocar uma discussão que aumente a audiência do seu blog, em suma, ótima tática!
Aposto na ingenuidade. Se foi marmelada foi a da própria equipe com o perez por interferir na pilotagem. Tudo por causa dos pontos. Se há marmelada, é esta.
Semana passada o Maldonado jogou fora pontos preciosos porque nao soube tirar o pé e manter a posição. Prejudicou a Willians. Não vejo nenhum problema na Sauber pedir para seu piloto manter a posição e trazer pra casa pontos preciosos pra equipe. Nós sabemos o quanto esses pontos valem no fim do ano.
Eu acho que não é nem ceu nem inferno, nao precisa ser inocente, mas também nao precisa ver marmelada em tudo. Precisa analisar os fatos, ver o que está em jogo .
Abs