Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
26/03/12 09:48

Pérez e Alonso, após o GP (Diego Azubel/Efe)

Não fui o único a achar que houve algo estranho na 50ª volta da corrida de Sepang. Muitos colegas no autódromo acharam o mesmo. Tanto que foram perguntar para Sauber. O suíço, claro, negou. “Dissemos para ele tomar cuidado porque, atrás de nós, todos os nossos adversários estavam marcando pontos”, disse. Questionado diretamente se houve marmelada, foi veemente: “Nada, 100% nada. Não houve nenhuma discussão sobre Checo ou sobre sua posição”;

Quando eu era estudante de jornalismo e trabalhava como rádio-escuta na Rádio Trianon, levei um esporro homérico de Fernando Vieira de Mello, diretor da emissora e um dos maiores jornalistas da história deste país. Depois de fazer um comentário inocente sobre uma notícia qualquer, ouvi do seu Fernando, aos berros e com direito a tapas na mesa: “Garoto, você tem que fazer uma escolha: ou você é ingênuo ou é jornalista! Ou você é ingênuo ou você é jornalista! Escolhe agora!” Bom, eu fiquei com a segunda opção;

Para esclarecer minha posição: quando falo em cheiro de marmelada, não me refiro à escapada do Pérez. Sim, na história já teve até quem batesse de propósito para ajudar o companheiro. Mas não acho que foi o caso. Vamos à sequência dos fatos. 1) Pérez se aproxima de Alonso; 2) O engenheiro da Sauber entra no rádio e diz: ““Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”; 3) Pérez levanta o pé. Para mim, a suspeita termina aí. Porque a disputa terminou aí. Ele já não tentaria passar Alonso. O que veio depois, a escapada, pode ter sido resultado da perda de concentração. Quando um sujeito passa voltas e voltas acelerando no limite e de repente é instado a diminuir o ritmo, é fácil perder o foco. Acho que tudo isso forma um cenário bem razoável para a hipótese de marmelada diante do poder que a Ferrari tem sobre a Sauber, das ligações de Pérez com a escuderia italiana e da histórica falta de escrúpulos dos engenheiros de Maranello com ordens de equipe;

Lembram quando Ecclestone defendeu Massa na Ferrari dizendo que não havia nenhum piloto no mercado melhor do que ele? Agora tem;

Domenicali saiu em defesa de Massa. “Precisamos estar ao lado dele. É um momento difícil e precisamos achar um jeito de aumentar a confiança dele com o carro”, declarou. “Na minha opinião, o problema é que este é um carro difícil. Ele pode ser muito bom, mas pode ser muito complicado. A prioridade para mim é que Felipe tenha ao seu redor uma equipe que trabalhe duro com ele.” É, pode ser. Mas esse tipo de declaração soa cada vez mais como “a última chance”;

E Massa nisso tudo? Questionado sobre Pérez, lançou: “Estou feliz por ele e por sua equipe. O quanto isso me incomoda? Zero. Estou focado em mim, na minha pilotagem, no meu trabalho”;

“Foi bom demais!”, resumiu Bruno. Foi mesmo. Está de parabéns;

Falando em Williams, um movimento surpreendente nesta segunda-feira: Adam Parr, chefe da equipe, anunciou que está deixando Grove. Ele estava por lá desde 2006 e era considerado pelo próprio Frank Williams seu sucessor natural. No comunicado oficial, não há pistas sobre o destino de Parr. 

O problema da Red Bull está no diálogo com os pneus. Horner disse que o time vai usar essas três semanas de intervalo até a China para tentar entender melhor o funcionamento dos novos Pirelli. Acontece com as melhores equipes;

Barrichello disse que o maior desafio na estreia foi entender o duelo estratégico da Indy. “Passei bastante gente, mas nos perdemos na estratégia”, escreveu, no Twitter. Resta saber quanto tempo levará essa adaptação;

Na Stock, tudo igual. Deu Cacá. Normal. Ele sobra por lá.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Renato comentou em 26/03/12 at 12:32

    Fábio, dá pra colocar as suas respostas em negrito?

  2. nando figueiredo comentou em 26/03/12 at 12:30

    Uma coisa que não entendi, e não vi esplicação, por que na relargada após a chuva apenas a sauber do perez teve um rendimento bom. Digo isso pois pensei que com a pista secando e depois totalmente seca, a ferrari que claramente não tem velociade em reta ( e lá eram 2 enormes) seria engolida pelas McLaren, Mercedes e Red Bulls.
    Alguém teve explicação pra isso????

  3. Vinícius Regal comentou em 26/03/12 at 12:20

    Sejam sinceros. Quem é o melhor piloto para estar atualmente ao lado de Alonso na Ferrari? Se perguntarmos para Alonso com certeza a resposta será: Massa. Para ele já basta um Hamilton na vida! Será que aceitaria um Pérez nesta altura do campeonato ao seu lado na Ferrari? Se isso acontecer já poderemos esperar sua birrinha tradicional. É vero!

  4. Antonio M comentou em 26/03/12 at 12:19

    Rsrsr tem outro antonio M, mas num tem problema deve ser o antonio Menos, eu sou o antonio Mais kkk escrevoma muitos anos aqui, porem antes tinha entre parenteses antonio M (cheio de porcaria), esclarecendo, nao que eu fosse cheio de porcaria, queria dizer que eu estava cansado de porcaria, uma clara alusao que fazia a barrica e felipe massa, enfim agora é só antonio M, e vc que está copiando meu nick name pra defender o Barrica, nao perca seu tempo. Todo mundo conhece o cara e já ta cansado de saber a desgrascença que ele é!

  5. Wiris Alves comentou em 26/03/12 at 12:19

    Boa tarde Fábio,
    Rafel concordo com o Fábio, e é porque eu sou Ferrarista doente, em Maranelo as coisas funcionam desta forma tem anos… na hora que eu ouvi a voz do engenheiro e principalmente o tom de voz, me arrepiei todinho e é que meu inglês não é tão bom assim…no mínimo a situação foi estranha…e realmente não tem piloto igual ao Alonso…ele é muito ardiloso e talentoso…se ele tiver um carro bom, não tem para ninguém…quanto ao Massa, fica um grande abraço e que estas três semanas sirva para muito trabalho…Forza Ferrari!!!

  6. jose Vieira comentou em 26/03/12 at 12:17

    Coimeçoa a achar que o Massa não volta a europa empregado GP do Brasil para ele so se for de fiorino.

  7. Alexandre-Iraí/RS comentou em 26/03/12 at 12:16

    Olhando a situação de Felipe Massa eu vejo que ele deve seguir os seguintes passos: Primeiro: deixar a Ferrari o mais rápido possível e tentar se encaixar em uma outra equipe, mesmo aceitando correr em um carro pior (excessão às três nanicas, o resto vai. Até um STR já tava de bom tamanho). Segundo: procurar um tratamento em um bom psicólogo que o convença que ele pode voltar a correr como corria antes daquele GP da Hungria 2009 (o dia da mola) – só para lembra, até então, Massa era um piloto promissor. Em 2007 não foi campeão, mas foi o piloto com o maior número de ultrapassagens, o que demonstrava que era ousado; 2008, perdeu o campeonato na última curva da última corrida, e contou com um monte de erros da equipe. Mas se destacou como um piloto rápido e sem medo de ultrapassar. Em 2009 fazia uma grande temporada dentro das limitações do carro, estando à frente de seu companheiro, Raikkonen. Então, veio a mola… e tudo acabou. Massa ficou medroso e burocrático. Não põe mais a faca nos dentes. Segundo o psicólogo deve o fazer equecer aquela frase “Fernando is faster than you”. Depois disso é recomçear do zero. Como se estivesse entrando na F1. Tentar fazer bonito de novo em uma equipe menor, para tentar entrar em uma grande de novo. Massa ainda tem tempo, ainda é novo. Se não fizer isso, vai acabar com o resto do prestígio que ainda tem. Depois do fim do contrato com a Ferrari, vai ser substituído. Mas ai, vai estar por baixo. Se continuar descendo a ladeira do jeito que está, no futuro, só vai entrar em um autódromo como espectador. E só vai participar do mundo da F1… entregando quentinhas, quem sabe.

  8. sergio santoro comentou em 26/03/12 at 12:15

    Complementando;
    como escreve a Autosprint de hoje,os tornedores e imprensa brasileira,ainda bem que uma minoria,estão “vomitando insultos” contra a Ferrari e Alonso ao não aceitarem a incompetencia do Massa e falta de modestia dele ao atribuir ao carro todos os seus,e muitos,erros

  9. Antonio M comentou em 26/03/12 at 12:12

    Que bela réplica…..

  10. luis pereira comentou em 26/03/12 at 12:12

    fui piloto durante 18 anos só de stock car 12 não tenho prazer em dizer que cada dia que passa o Felipe está se afundando mais Emocionalmente o que em esportes individuais é imprecindível qdo estava com o Kimi que corre em suas veias Gasolina e não está nem ai para nada e não sabia nem falar bom dia em italiano e agora com o Gênio Alonso fica impossivel de chegar perto

  11. Carlos Alberto comentou em 26/03/12 at 12:11

    Não consigo entender, a sorte sempre é privilégio dos melhores. Boa Alanso. O melhor de Todos.
    Enquanto ao Massa ,é como dizia aquela música.
    Eu to voltando pra casa.

  12. Leandro comentou em 26/03/12 at 12:10

    Minhas opniões:
    1- Tão colocando chifre em cabeça de cavalo, a mensagem do engenheiro foi tentando acalmar um garoto que eufórico com sua posição podia fazer cagada numa possivel ultrapassagem, como vimos o Vettel, Hamilton e cia ltda fazer várias vezes, tanto é que o engenheiro estava certo que ele logo em seguida quase perdeu a posição sozinho, e um 2º lugar pra Sauber é muito dindin.
    2- Ele não tirou o pé antes de sair da pista, tirou após.
    3- A Indy não é estranha, é uma corrida como qualquer outra, ontem assisti inteira pela primeira vez, o que acabamos estranhando é a péssima qualidade das informações que acabam nos deixando confusos, por inumeros motivos, acho que se eles contratassem todo o pessoal da F1 que fica por trás das cameras, as coisas ficariam bem melhor.
    4- Ultimamente como os “jornalistas” estão em maior numero que as noticias, o negócio é criar polêmica, porque é de polêmica que sobrevive a audiencia deste blog e outros meios de comunicação.

  13. Guilherme comentou em 26/03/12 at 12:04

    Fábio, vou citar uma parte do seu texto:

    “1) Pérez se aproxima de Alonso; 2) O engenheiro da Sauber entra no rádio e diz: ““Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”; 3) Pérez levanta o pé.”

    Em qual momento Pérez levanta o pé?

    Na volta 47, a diferença dele para Alonso é de 1.8s. Na volta 48, a diferença cai para 0.9s. Na volta 49, a diferença cai novamente para 0.5s. Na volta 50, ambos estão grudados até que Pérez comete o erro.

    Fonte: http://en.mclarenf-1.com/index.php?page=chart&gp=865&graf=3&dr1=Sergio%20Perez&dr2=Fernando%20Alonso

    Analisei também as Speed Traps e setores da volta do incidente e não havia nada de estranho.

    Vale lembrar que a mensagem de rádio é recuperada, originada uma ou duas voltas antes de ouvirmos na TV. Se o rádio tivesse influenciado Pérez da maneira como você supôs, ele sequer teria encostado em Alonso.

    • Jeff Olegário comentou em 26/03/12 at 16:08

      parabens, pela analise. para mim não resta mais dúvidas, Perez realmente foi alem do limite do carro e errou, acrescento sua informação, ainda verificando que após a escapada, ele continuou sendo mais rápido.

  14. Celio Ferreira comentou em 26/03/12 at 11:54

    Agora sobre marmelada, vou colocar uma pergunta : Vc acham que se fosse umaToro
    Rosso , deixaria de atacar umaRed bull???
    Eu acho que nem encostaria.

    • Jeff Olegário comentou em 26/03/12 at 13:20

      bom, Vettel, ganhou a primeira dele com a Toro Roso em Monza. E o primeiro titulo dele nao teve ordem de equipe, fizeram questão de esfregar na cara da ferrari.

  15. Celio Ferreira comentou em 26/03/12 at 11:52

    Eu acompanho f1 desde 1972, ainda acho
    que a Ferrari usa o Massa e seu carro para testes o tempo todo, e o Alonso usa o
    “melhor do momento”, pois não é possivel
    um piloto decair tanto em performance
    como êle.(Ex: mudar o chassis de uma
    corrida para outro sem testes.(294)
    Aposto que o Alonso vai usar na proxima o 293.

    • renatohk comentou em 26/03/12 at 13:44

      vai cata coquinho.

    • Camilo comentou em 26/03/12 at 14:30

      Bem … Tem gente que acredita em papai noel e coelho da páscoa … Pq não acreditar que a ferrari faz um carro bom e outro ruim ???

    • Nino comentou em 26/03/12 at 14:33

      Certo! Na Ferrari qualquer indignidade é possível…

  16. Jeff Olegário comentou em 26/03/12 at 11:50

    É, a ferrari, acha que nós somos ingenuos! tomara que ao final deste ano, nao tenhamos mais em interlagos os trouxas de vermelho! acordem! dou mão a palmatória ao alonso, é bom mesmo o espanhol! um respiro ao bruno, que soube fazer boas apostas nesta corrída, mesmo batendo no Pastor. Massa, da um pulo no Tibet e visite o Dalai Lama, quem sabe ele lhe dará um sabio conselhO!

    • Nino comentou em 26/03/12 at 14:34

      Brasileiro vestido de Ferrarista? Só pode ser mesmo idiota ufanista.

      • Jeff Olegário comentou em 26/03/12 at 16:09

        ta cheio. ta ate raiva, todos os anos ver arquibancada com camisa vermelha!

  17. ANDRE DE ITU comentou em 26/03/12 at 11:46

    solução simples para acabar com essas ESTUPIDAS ordems de equipes: FIM DA COMUNICAÇÃO VIA RADIO e a VOLTA DA COMUNICAÇÃO “VIA PLACA´´ NA RETA DOS BOXES.

    • Jeff Olegário comentou em 26/03/12 at 13:21

      se fizerem isso, haverá 3 luzes no painel do carro, indicando: acelere, cuidado, diminua!

    • Antonio M comentou em 26/03/12 at 14:05

      Basta criar um código “gráfico” e colocar em um canto específico da placa conforme cada corrida:

      ^ – “tira o pé”

      ou

      \/ – “diminua a velocidade”

      Não tem como barrar o jogo.

  18. LUIZ ALBERTO comentou em 26/03/12 at 11:42

    Em 84 em Monaco, com um Toleman capenga essa ordem dos boxes com certeza não seria obedecida.Quem decidiu foi a direção da prova!!!

  19. joel belmonte fialho comentou em 26/03/12 at 11:37

    Fabio Seixas, analisando agora a tua
    explicação , devo dar ouvidos para tua noticia . O fato de Peres ser o mais rápido
    em Sepang, não era surreal o pedido da Sauber , insinuando que encostar em Alonso é uma coisa e passar é outra bem diferente, o poder que a Ferrari tem no circo não deixa margem de duvida, o pedido para que Peres segura-se 2º posição ficou mais claro, evitar um confronto com a Ferrari é fundamental, e
    mais Peres faz parte da escola da Ferrari
    apesar que ele não apresenta ser o primeiro a assumir 2ª vaga na equipe , pois o desejo de Lucas di Montezemolo em ter um Italiano defendendo a escuderia tenho dito .abraços

  20. Guilherme Pinheiro comentou em 26/03/12 at 11:36

    Fábio, o que você achou da vitória do Helinho? Algum comentário em específico?

    • Fábio Seixas comentou em 26/03/12 at 12:28

      Excelente. Na base da estratégia, ele recuperou uma posição não tão boa de largada. Ele parece ter uma relação especial com aquela pista.
      Abs

  21. Eduardo comentou em 26/03/12 at 11:35

    Uma boa teoria da conspiração sobrevive assim. Não importa o que se diga, sempre há aquela desconfiançazinha no ar. Nesse caso, não é para menos, pois a Ferrari sempre fez o que pôde para manter as conspirações vivas. E já que a coisa é assim, eu não perco a minha oportunidade: ontem a Ferrari deu ordem para todas as equipes de ponta: “Deixem meu garotoi ganhar!” Só assim para a Ferrari ter ganho ontem. E mais, o ultimato valeu para ajudar o mexicano também, que usava motor Ferrari. Assim, não vejo nenhuma gravidade no fato do Perez “não ter sido autorizado” a ultrapassar Alonso.

  22. Emerson Neves comentou em 26/03/12 at 11:34

    você é um jornalista ingênuo mesmo..
    comcordo com seu ex patrão..

    • Fábio Seixas comentou em 26/03/12 at 12:29

      Você não entendeu o dilema?

      • Jeff Olegário comentou em 26/03/12 at 13:23

        eu acho que ele nao entendeu, pois seu ex-patrão nao deu opção de ser jornalista e ingenuo!!!

      • paulo comentou em 26/03/12 at 14:35

        Pelo jeito não entendeu

  23. FLASH comentou em 26/03/12 at 11:32

    o rubinho continua o melhor sem carro ele não é magico, o alonso ganhou por sorte toda aquela lambança e a vitoria caiu no colo dele. e pessoal claro que a indy é estranha para quem gosta de f1 não tem comparação, deixe o rubinho se acostumar com as coisas lá e quem sabe ele possa vencer alguma corrida. e não esqueçam que as diferenças de tempo na indy é 1 segundo do primeiro para o ultimo.

    • joel belmonte fialho comentou em 26/03/12 at 11:47

      Infelizmente a F.Indy é uma competição muito acirrada , os pilotos vão ao extremo , no limite essisti a corrida domingo e Barrichello não tem carvão para queimar , ele sempre se posicionou no pelotão intermediário e de lá não conseguiu sair . O muro anda ao lado do piloto e barrica deve te se apavorado.

    • Nino comentou em 26/03/12 at 14:36

      Rubinho é mágico sim, mas não só, é ilusionista tbm, pois conseguiu iludir a F1 por 20 anos.

  24. Miguel Oliveira comentou em 26/03/12 at 11:31

    Ninguém tem observado a principal caracteristica dos pilotos Rubens Barricello e Filipe Massa: talento, certo?? Tá lento.

  25. AChillemi comentou em 26/03/12 at 11:30

    Até acreditei que o Peres ia prá cima do Alonso…como fui ingênuo.O interessante é que “mais uma vez” é o Alonso que está mo meio de uma possível “marmelada”.

  26. Arthur comentou em 26/03/12 at 11:30

    E qual a razão para o Cacá sobrar na stock? Quanto ao caso Alonso-Perez: escutando a conversa do engenheiro da Sauber e o piloto, não podemos deixar de analisar o tom de voz usado. Ele fala calmo e pausado. E um colega seu que estava lá, não viu e não comentou nada sobre a suposta “marmelada”. Então como ficamos? Acho que querem desmerecer a vitória do Alonso que fez uma corrida excelente. A imprensa brasileira é assim. Massa vai mal, então vamos desmerecer quem venceu. Estou errado?

    • Fábio Seixas comentou em 26/03/12 at 11:58

      O Cacá é o melhor de todos lá, ué. Já escrevi isso no final do ano passado. Ele já conquistou a Stock. Acho que deveria buscar voos mais altos.
      Abs

      • Felipe Gomes comentou em 26/03/12 at 12:11

        Fábio, quando você fala em “voo mais alto”, que categoria seria interessante para Cacá? A Indy, por exemplo?

      • Arthur comentou em 26/03/12 at 12:24

        Já tentou voar mais alto, mas parece que foi o “voo da galinha”. Não deu muito certo. Errei?

      • Guilherme comentou em 26/03/12 at 12:44

        E será que ele teria colhões pra tentar, quem sabe, uma Nascar? Você acha que ele teria algum sucesso?

      • henrique comentou em 26/03/12 at 14:57

        e pq ele assim nao o faz? amante de f1, o galvao nao tem bala na agulha pra bancar o cara na f1? se bem q acho q nem tem mais idade pra isto….

  27. Antônio Luiz Júnior comentou em 26/03/12 at 11:29

    Prezado Fabio, esta premissa de que o histórico da FERRARI desabona a equipe sob qualquer hipótese é bastante discutível. Infelizmente a sua crítica velada ao espanhol Fernando Alonso não é de hoje. A situação de Felipe Massa na Ferrari hoje praticamente insustentável, é bem verdade, por seus próprios erros incomoda bastante a muitos torcedores fanáticos. Volto a afirmar, tenham gostado ou não a vitória do espanhol foi legítima.

  28. GILMAR comentou em 26/03/12 at 11:29

    Fabio bom dia!
    Qual diferença no estilo de pilotagem do Massa quanto ao Alonso, pois a Ferrari vem usando isso como desculpa pelos resultados ruins do Massa em relação ao Alonso???

    Abraços!!!

    • Fábio Seixas comentou em 26/03/12 at 11:58

      Alonso é melhor piloto, simples assim.
      Abs

      • GILMAR comentou em 26/03/12 at 13:31

        Acho que a Ferrari esta colocando os pneus carecas no carro do Massa… rsrsrs

      • Leonardo comentou em 26/03/12 at 15:03

        Concordo com o que fora dito mas penso o seguinte. A Ferrari demonstrou a partir da era Rubinho/Schumacher (a qual pude com afinco acompanhar) que sua forma de trabalho depende da existência de um segundo piloto por excelência, sendo este um “graduado” em acerto dos carros. O que de fato não se percebe com a dupla Massa/Alonso. Por mais que a Ferrari tente, o Felipe não será um bom segundo piloto vez que não se conforma com tal tratamento assim como não possui a técnica necessária (que restava evidente em Rubinho) para encontrar um bom acerto para o carro. Sendo assim, caso Massa não mude sua mentalidade e se concentre unicamente em cumprir seu papel (o que demandaria um pouco menos de orgulho), acho que dificilmente a temporada 2012 será melhor para ele em relação à 2011. Para mudar a situação deveria o Felipe demonstrar ser melhor que Alonso, fato este em que não se concetra para cumprir. O que acho incrível é a Mclarem possuir dois primeiros pilotos que conseguem desempenhos incríveis sem se incomodar um com o outro. Lógico que a seu preço!

  29. Diego de Abreu comentou em 26/03/12 at 11:27

    Fábio, voce acha que pode acontecer o que aconteceu com Badoer, que foi substituido por incapacidade técnica pelo Físico em 2009? Mais quantas corridas assim será que o Massa aguenta?

    • Fábio Seixas comentou em 26/03/12 at 11:59

      Acho improvável o Massa sair neste ano. Eu ficaria surpreso.
      Abs

  30. Rafael Fuentes comentou em 26/03/12 at 11:26

    Tem uma equação que explica:

    Para um chefe de equipe:
    Piloto iniciante de 22 anos + Pista Molhada + Carro de difícil pilotagem com pneu gasto(para ambos) + Melhor piloto do grid = Medo de ultrapassar.

    Para um jornalista:
    Ferrari + Alonso + Vitoria + Situação atípica = Polemica(Audiência)

    • Marcos Oliveira comentou em 26/03/12 at 12:12

      Comentário perfeito.

      Sobre as considerações do jornalista.
      “3) Pérez levanta o pé”

      Por favor, se atenha aos fatos.

      Perez não levantou o pé. Estava colado no Alonso, 3 décimos atrás, quando cometeu o erro.

      http://www.youtube.com/watch?v=sw9SFKgDBHs

    • renatohk comentou em 26/03/12 at 13:47

      deveria ser:

      “Para um jornalista brasileiro”

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).