Pílulas do Dia Seguinte
26/03/12 09:48Não fui o único a achar que houve algo estranho na 50ª volta da corrida de Sepang. Muitos colegas no autódromo acharam o mesmo. Tanto que foram perguntar para Sauber. O suíço, claro, negou. “Dissemos para ele tomar cuidado porque, atrás de nós, todos os nossos adversários estavam marcando pontos”, disse. Questionado diretamente se houve marmelada, foi veemente: “Nada, 100% nada. Não houve nenhuma discussão sobre Checo ou sobre sua posição”;
Quando eu era estudante de jornalismo e trabalhava como rádio-escuta na Rádio Trianon, levei um esporro homérico de Fernando Vieira de Mello, diretor da emissora e um dos maiores jornalistas da história deste país. Depois de fazer um comentário inocente sobre uma notícia qualquer, ouvi do seu Fernando, aos berros e com direito a tapas na mesa: “Garoto, você tem que fazer uma escolha: ou você é ingênuo ou é jornalista! Ou você é ingênuo ou você é jornalista! Escolhe agora!” Bom, eu fiquei com a segunda opção;
Para esclarecer minha posição: quando falo em cheiro de marmelada, não me refiro à escapada do Pérez. Sim, na história já teve até quem batesse de propósito para ajudar o companheiro. Mas não acho que foi o caso. Vamos à sequência dos fatos. 1) Pérez se aproxima de Alonso; 2) O engenheiro da Sauber entra no rádio e diz: ““Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”; 3) Pérez levanta o pé. Para mim, a suspeita termina aí. Porque a disputa terminou aí. Ele já não tentaria passar Alonso. O que veio depois, a escapada, pode ter sido resultado da perda de concentração. Quando um sujeito passa voltas e voltas acelerando no limite e de repente é instado a diminuir o ritmo, é fácil perder o foco. Acho que tudo isso forma um cenário bem razoável para a hipótese de marmelada diante do poder que a Ferrari tem sobre a Sauber, das ligações de Pérez com a escuderia italiana e da histórica falta de escrúpulos dos engenheiros de Maranello com ordens de equipe;
Lembram quando Ecclestone defendeu Massa na Ferrari dizendo que não havia nenhum piloto no mercado melhor do que ele? Agora tem;
Domenicali saiu em defesa de Massa. “Precisamos estar ao lado dele. É um momento difícil e precisamos achar um jeito de aumentar a confiança dele com o carro”, declarou. “Na minha opinião, o problema é que este é um carro difícil. Ele pode ser muito bom, mas pode ser muito complicado. A prioridade para mim é que Felipe tenha ao seu redor uma equipe que trabalhe duro com ele.” É, pode ser. Mas esse tipo de declaração soa cada vez mais como “a última chance”;
E Massa nisso tudo? Questionado sobre Pérez, lançou: “Estou feliz por ele e por sua equipe. O quanto isso me incomoda? Zero. Estou focado em mim, na minha pilotagem, no meu trabalho”;
“Foi bom demais!”, resumiu Bruno. Foi mesmo. Está de parabéns;
Falando em Williams, um movimento surpreendente nesta segunda-feira: Adam Parr, chefe da equipe, anunciou que está deixando Grove. Ele estava por lá desde 2006 e era considerado pelo próprio Frank Williams seu sucessor natural. No comunicado oficial, não há pistas sobre o destino de Parr.
O problema da Red Bull está no diálogo com os pneus. Horner disse que o time vai usar essas três semanas de intervalo até a China para tentar entender melhor o funcionamento dos novos Pirelli. Acontece com as melhores equipes;
Barrichello disse que o maior desafio na estreia foi entender o duelo estratégico da Indy. “Passei bastante gente, mas nos perdemos na estratégia”, escreveu, no Twitter. Resta saber quanto tempo levará essa adaptação;
Na Stock, tudo igual. Deu Cacá. Normal. Ele sobra por lá.
Fábio, primeiramente parabéns pela matéria, mas sinceramente a fórmula 1 de hoje só vejo um cara fantástico que se chama Fernando Alonso, hj em dia se você tem “o carro” você é bom, se não tem já acabou o talento a F1 de hj quem manda são os carros, o piloto é um mero coadjuvante frente aos motores que tbm acho são feitos diferentes para cada piloto considerados número 1 e 2.
O que Alonso não quer é um piloto de ponta e campeão mundial.como : Hamilton
Button, Vettel, Rosberg,Kimi, motivo : ele se sente destronado porque estes pilotos
não iriam fazer sombra pra ele descançar,
por este motivo que Alonso prefere um piloto mediano para não apagar sua luz, hoje Massa não passa disso e mesmo que
queira : o carro tem problema , o ajuste não confere com o teste anterior e por aí vai….. Talvez por esse motivo que Peres serve não acham , é só observar foto das entrevistas após prova. abs
Segundo seu critério, o que sobraria para assistirmos? Qual esporte não seria ridículo?
Não sei, a foto mostra alguém muitíssimo feliz com o segundo lugar, ganhando o troféu. Imagino que um segundo lugar forçado teria gosto de decepção se fosse obrigado a não disputar a vitória, acho que ele não pareceria tão feliz assim na foto.
Não há dúvida que a Ferrari age nos bastidores e que o Alonso vive se metendo no meio de maracutaias, agora também não há dúvidas de que o Perez é um piloto inexperiente, que o seu engenheiro falou na hora errada e que o Alonso é um grande piloto. Não acredito em manipulação neste caso. Acho que o Perez ia com tudo até que saiu da pista e aí amarelou. Preferiu garantir o segundo lugar. Quanto ao Massa ele é um bom segundo piloto e ponto. O pessoal fica cobrando ele ser um piloto de ponta o que ele não é. Não basta ter carro bom. O piloto ainda faz a diferença, graças a Deus.
2.o piloto deve ou deveria andar + proximo….
Leio e acompanho sempre que posso os comentarios, e fica claro a vontade que as pessoas tem de acreditar que a F1 é um esporte de competição de verdade e que ainda podem torcer, seria mesmo muito legal, outros talentos brasileiros teriam se revelado, Massa só teve uma oportunidade de ser campeão e foi como costumam dizer por 3 curvas, a Ferrari não tinha mais interesse em Kimi, mas o fator sorte, fez o Hamilton ser, assim como, mesmo não vendo nada de extraordinário em Alonso, que já demonstrou ser um kid vigarista, jogaram o Nelsinho no muro p/ poder subir no podium, e alguem acredita que ele não sabia?, soube aproveitar a oportunidade por circunstancia da prova, na verdade nem ele nem Peres estavam em seus lugares, marmelada ou não, mais um podium manchado do Alonsantander, mas fico com a coragem do Fabio Seixas de dar sua opinião acreditando sim que onde tem fumaça tem fogo, tudo que a Sauber precisava era da VITÓRIA, e não existe mais a famosa frase, chegar é uma coisa, passar é outra, abertura da asa daria 15km ou mais a mais de velocidade na reta, passaria com sobra, sem risco e com muita facilidade, e não esperem mais nada de Peres, so quem fez como Vettel fez de baixo de chuva com uma STR, passando todos inclusive a RBR vão se posicionar no lugar mais alto, não acredito na corvardia da Equipe Sauber, o engenheiro mandou ele ir p/ cima, voltas depois algum interesse falou mais alto e é assim que vive a F1, de muitos e muitos interesses, querem pensar sobre o assunto, depois do escandalo de Helio Castro Neves, não se fala mais em salários milionários na F1, Shumi que ganhava $50.000.000,00 voltou ganhando 6 ou 8 milhões, e os jogadores de futebol telentosos que jogavam lá fora derrepente voltaram todos ou quase, um grande esquema de lavagem de dinheiro esteve perto de se tornar um escandalo mundial, F1, F indy, futebol americano, futebol, não são mais esporte p/ se torcer e sim um espetaculo para se assistir.
Esporte é dinheiro, bufunfa,grana! Grandes interesses econômicos em jogo! É assim da F1 à bolinha de gude! Não sejamos ingênuos. são jogos de cartas marcadas!
Mas, o Seixas, se foi marmelada, como vc explica que, nas 6 voltas seguintes à escapada do Perez, ele foi novamente mais rápido que o Alonso em todas as voltas, inclusive fazendo a sua melhor volta na corrida em uma destas?? A diferença, que havia voltado pra casa dos 6 segundos apos a escapada, terminou em pouco mais de 2 segundos… Houvesse mais umas 4 ou 5 voltas, o Perez estaria colado no Alonso pra ultrapassar de novo… Até concordo que o comentário do engenheiro possa ter desconcentrado o mexicano, mas acredito muito mais num erro do que em marmelada. Lembre-se que as condições de pista eram traiçoeiras e poderia ocorrer um erro facilmente, ainda mais de um piloto jovem, que estava pela primeira vez na disputa pela vitória, e ainda mais contra um piloto que defende a posição com maestria…
Ele podia acelerar à vontade. Já não alcançaria Alonso mesmo…
Abs
Bom pessoal a muito tempo acompanho a f1, mais tenho ficado muito triste pelos comentarios a respeito dos pilotos brasileiros, parece que perdemos o patriotismo, parece que somos Argentinos morando no Brasil.
Vai à merda clone …
Fabio, você e toda a imprensa esportiva do Brasil estão contaminados. Vivem de especulações e não de fatos. Ficam procurando pelo em ovos, inventando intrigas para ganhar audiência. Totalmente normal o que aconteceu com o Perez. Uma equipe que está em ascensão após um longo período em jejum, em sã consciência, jamais deixaria seu piloto duelar nas últimas voltas, com ninguém menos que Alonso, correndo o risco jogar tudo pelo ar.
Fabio Seixas, lógico que noticias fazem movimentar os bons comentarios, observei dois fatores distintos, a Sauber com motor Ferrari e Peres mandando ver, a Williams motor Renault e Bruno Senna mandando ver . Dois destaques na prova de Sepang ok, o primeiro foi segundo colocado , o segundo piloto foi sexto colocado , certo o que diferente pode ser observado? Um estilo de pilotagem em tempo chuvosa , uma maestria em comum
escolas diferentes porém chamaram muito atenção, para um leigo observador é bom saber que Bruno Senna encontrou o caminho certo nesta prova e merece ser ovacionado pelo exelente trabalho que fez
Peres teve maior destaque por ter atingido a 2ª colocação isto sim é um belo
triunfo, independente do que houve no rádio da Sauber merito do moleque. observem estes dois pilotos no decorrer do campeonato . o abraços
Ingênuo também é acusar diretamente. Sem procurar entender o fato em questão.
Bom. Por mim tudo bem. Cada um, cada um.
Acompanhei a corrida inteira, até mesmo o longo intervalo por causa da chuva, e tive a impressão de manipulação sim. Não lembro de aviso nenhum, entre equipes diferentes, com o piloto atrás sendo quase 1s + rápido, pedir pra segurar. Lembrando que momentos antes a própria sauber avisou o Pérez que seus pneus eram 1 volta + novos do que os do Alonso, ou seja, vai pra cima! Pegue dezenas de casos que falam p/ o piloto “vc está + rápido que ele, vai garoto!” e essa seria a 1ª vez que seria ” vc está mais rápido que o Alonso, tenha cuidado precisamos desta posição”, muito semelhante ao “tragam as crianças pra casa”. Se fosse com outra equipe até desconfiaria menos mas a Ferrari já tem antecedentes que justificam qualquer desconfiança, mesmo que não tenha culpa.
Uma das coisas que se pode extrair de declarações do Domenicali e Alonso, pelo cuidado que tomam em não criticar o Massa, é que provavelmente ele tenha abdicado de disputar a corrida para testar novos componentes do carro. Com a impossibilidade de realizar testes, a única maneira de desenvolver o carro seria esta. Mesmo porque, essa vitória do Alonso caiu no colo da Ferrari e o mesmo Alonso disse que não dá para se iludir com essa vitória. Em termos de teorias conspiratórias, acho essa bem mais objetiva do que a história de Sauber desistir da vitória por ordens da Ferrari. A verdade, Fábio é que no momento, só você entre os jornalistas defende esta tese. Outros que cogitaram a armação já abandonaram essa tese.
só mostra o piloto que esse cidadão é, esta ali apenas para faturar $$$$$, nós torcedores queremos vitórias, brilho…
Esse Perez não é realidade e o carro da sauber estava bom no GP. O Kobayshi tb estava fazendo ótimas voltas a diferença é que ele não estava de cara para o vento se ele for para Ferrari vai ser como o truli em 2009 fez uma pole com a Force India. Foi p ferrari no lugar do massa e n fez nada. Se ele fizer outra corrida dessa a sim é realidade. Pareceu aquelas partidas q o jogador desrtroi faz 5 gols num jogo e depois nunca + faz nada.
Esse piloto é Fisichella, não Trulli. Um abraço.
Fabio, não teria Parr o mesmo destino de seu “velho” pai, produzir uisque?
Hahaha, tomara que sim, pra sorte dele.
Abs
…e que uísque, diga-se de passagem.
Aliás, em tudo que é site de automobilismo, sempre li que este Parr seria o responsável pela derrocada final do time, de tão cabeça dura que é…
Talvez ele faz um extra como degustador na “fábrica do pai dele”…
^_^
Não sei se alguém aqui cantou essa bola, mas Celso Itiberê levantou uma questão relevante que corrobora com o que o Fabio disse aqui. Porque a Sauber não mandou Perez entrar pro pit na mesma volta de Alonso? Com isso ele perdeu cerca de 4s! Isto, segundo Itiberê foi um erro primário! E depois de Perez descontar todo esse prejuizo, veio a mesagem para ele abdicar da vitória e manter o segundo lugar. Não sejamos inocentes…
Fábio, me desculpe, mas que ideia sem o menor nexo. Vc quer o quê, aparecer? Querer ser o gênio da lâmpada? Coisa de petista, destruir os outros… Lamentável.
Por que tem gente que ainda assiste a esse simulacro de esporte? Ridículo…
Estão falando muito da mensagem no rádio, mas a decisão de manter o Perez na pista e não seguir o Alonso pros boxes, não seria um argumento bem mais explícito de que a Sauber não queria tomar essa posição? Estou perguntando, realmente.
Se me permite opinar, só não vê quem não quer.
A ordem foi clara ao Pérez: o segundo lugar era importante e ele não deveria arriscar tudo em uma ultrapassagem suicida sobre o Alonso. Ele não estava impedido de ultrapassar, mas devia tomar cuidado para não jogar o segundo lugar fora. Essa tese de marmelada desculpem-me, mas é puro achismo com o mesmo amparo – ou até menos – daqueles que acham que o homem jamais foi a Lua e etc.
Quanto ao Massa, ele está em uma fase pior que a do Hamilton ano passado. Precisa de trabalho psicológico intenso para se recuperar, se é que aquela pancada na cabeça não lhe tirou qualquer possibilidade de voltar a ser o piloto que era até a Hungria em 2009.
O Rubens foi mais do mesmo. Andou bem, sempre entre os mais rápidos, mas sempre com a estratégia errada. Afinal, quantas vezes a estratégia dele deu errado na F1?
O Bruno mostrou que em condições adversas tem confiança e braço para andar bem. Resta a ele alcançar o mesmo nível em condições de pista seca. Aí poderá ser considerado um bom piloto.