Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

A foto

Por Fábio Seixas
26/03/12 15:56

Se conheço a peça, Helinho deve ter passado o final de semana olhando para a placa no alambrado e planejando a homenagem em caso de vitória.

Foi de uma sensibilidade marcante…

Helio comemora a vitória em St.Petersburg (Scott LePage/AP)

 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Eduardo Daniel comentou em 27/03/12 at 8:31

    Fábio, só um pitaco sobre F1: quando a gente compara o início do Massa de 2008 com o de 2012, não podemos esquecer de um grande detalhe: aquele Massa era uma promessa ainda, um sucessor do Schumacher e este Massa atual é uma soma de desculpas atrás de desculpas… Um novo Barrichello!

  2. Arthur comentou em 27/03/12 at 8:15

    Parabéns ao Hélio. Depois daquele ano tenebroso, ele deu a volta por cima.

  3. Luiz K comentou em 27/03/12 at 7:52

    Pelos comentários, ninguém entendeu a ironia do texto…

  4. Emerson comentou em 27/03/12 at 6:18

    Acho que o Hélio é um piloto apenas razoável e quem assistiu a corrida e conhece um pouco viu que sua vitoria foi mais sorte que competencia. Para mim a corrida de forma geral foi ruim demais (poucas ultrapassagens – menos que monacoF1 ano passado) e os organizadores são amadores (deixar a piloto voltar na contra mão dentro dos boxes), teve muitas e longas bandeiras amarelas, o que deixa a corrida muito chata.

    • Fabio Henrique comentou em 27/03/12 at 18:45

      Bom, Monaco do ano passado não serve como referência. Foi atípica, totalmente.
      Agora, a Indy é assim mesmo, meio lambona, senão os velhinhos não dariam conta do recado.

  5. Ricardo Quintão comentou em 27/03/12 at 1:34

    Fui a Indianápolis assitir a Indy 500 em maio do ano passado quando foram celebrados 100 anos da corrida. A prova foi vencida pelo Dan Wheldon. Bela homenagem do Helio. Ver na TV pode ser monótono, mas estar no local é uma festa. O americano sabe fazer eventos desse tipo. Paguei 75 dólares pelo ingresso…autódromo lotado, facilidade de acesso, alimentação, lojas de souvenirs à vontade, etc, etc. Agora, vcs já viram os preços dos ingressos p/ a F1 em Sampa neste ano? Absurdo!

  6. José Luis Nogueira comentou em 26/03/12 at 23:07

    Hélio Castroneves é boa gente, tá sempre de alto astral, assim como o Tony Kanaan. Merecem todo sucesso. Os novos carros da Fórmula Indy ficaram o máximo e esse ano teremos poucos ovais e mais pistas mistas, logo, quem tiver braço (como o Helinho mostrou), vao se dar bem.

  7. Rita comentou em 26/03/12 at 21:57

    Tambem achei uma homenagem muito bacana.Parece estar dizendo esta foi p/vc.
    Mas sabe uma coisa que não entendo?
    Porque o povo lambe tanto o Kanaan, e parecem esquecer do Helinho??Eu acho ele muito bem humorado e p/os padrões da Indy acho ele um bom piloto.
    Não entendo talvez… porque raramente consigo ver Indy…eu durmo ..se for oval então sou capaz de babar kkkkk

  8. Wanderley Augusto comentou em 26/03/12 at 21:55

    Na transmissão ele disse que não tinha visto a placa antes, só depois da bandeirada.

    Ato pensado ou não, valeu pela homenagem.

  9. thiagoacmelo@gmail.com comentou em 26/03/12 at 21:24

    em entevista, ele disse que decidiu na hora que passou pelo trecho da pista. Disse que nao planejou.

  10. Tiago Antônio comentou em 26/03/12 at 20:58

    Terra do songkok, 4

    SÃO PAULO | Tenho visto a grita que muitas gentes que torcem (e distorcem) para uma F1 mais humana, digna e confiável a respeito da grandiosa marmelada praticada pelas irmãs Ferrari e Sauber na corrida de hoje na Malásia. Um jogo de equipes, na visão deste povo, tão acostumado a crer nas teorias conspiratórias nos últimos anos que acreditam em qualquer coisa que lhes pareça minimamente uma manipulação mascarada.

    Pérez voava para conseguir a vitória hoje. Aí o boçal do engenheiro veio no rádio para pedir “cuidado” porque “precisamos desta posição”, o então segundo lugar, pouco antes de ver seu estupendo piloto colar em Alonso e então errar. Parte do populacho viu como uma mensagem cifrada, afinal a Sauber é cliente da Ferrari e, por tal, está impedida de vencer uma corrida caso um piloto que vista vermelho esteja à sua frente.

    Imagino quantos rádios clandestinos devam haver entre Ferrari e Sauber para que a comunicação seja feita entre elas. “Afaste este Chespirito daí”, manda Stefano Domenicali para Peter Sauber, que na sua face serena e lívida, apenas responde. “Sim, meu amo e senhor, e prometo disfarçar tudo depois com algumas lágrimas tipicamente helvéticas”.

    Vamos a algumas verdades sobre o assunto. A Toro Rosso era cliente da Ferrari em 2008. Aí teve aquela corrida de Monza, Itália, casa da Ferrari, Ferrari disputando o título e tal. Chove, e me vem aquele fedelho, Vettel, faz a pole. Como pode? Que absurdo. E, meudeusdocéu, como teve ele o peito de liderar toda a corrida diante dos tifosi sem ao menos permitir que Raikkonen ou Massa lhe ultrapassassem? Pobre Vettel, punido pelo resto da vida, não é mesmo? Pobre Toro Rosso, nunca mais usou motores Ferrari, né?

    McLaren e Mercedes, parceiras antigas. Aí a Mercedes comprou a Brawn e, ainda assim, tinha parte acionária na McLaren. Mais unidas, impossível. Como é que pode a McLaren vencer corridas neste período todo? Como é que Hamilton e Button podem ousar superar Rosberg e Schumacher? É um acinte.

    Sobre a mensagem de rádio em si, pensemos o contrário: quando vem o engenheiro para falar o “push, push, push”, pedindo para que o cabra acelere, significa que o piloto não está acelerando forte? Significa, mesmo, que tem algo por trás disso? O malfadado engenheiro sauberiano somente solicitou ao seu impetuoso Pérez que não pusesse tudo a perder. Para uma equipe que nunca foi segunda colocada numa corrida, é melhor prevenir. Pérez queria, e muito, remediar. Não à toa, o cabra errou e foi tentar caçar Alonso em seguida — ou alguém também crê piamente que Pérez ia jogar a corrida fora na brita? Tem realmente quem acredite nisso? Jamais que Pérez, também, pensaria num eventual contrato com a Ferrari, para agora ou o ano que vem, e tirou o pé. Negada, o cara tá lá para vencer. Segunda prova do ano, e querem adivinhar o que o moleque tá pensando — e não é na temporada que acabou de começar, mas, sim, na de 2013, porque a gente mal sabe se vai estar vivo amanhã, quanto mais 2013.

    Num português bem claro, o cara devia tá tão de pau duro e louco pra vencer que mal deve ter ouvido direito o que o engenheiro falou — embora possa ter distraído o cara. E para aqueles que sempre veem um outro lado em tudo, é bem capaz que a Ferrari tirasse Pérez já da Sauber para ocupar o lugar do inerte Massa se visse que o Ligeirinho conseguiu vencer o ‘mágico’ Alonso. Era o passaporte da alegria do Playcenter (#RIP).
    COMENTÁRIOS DO REPÓRTER VICTOR MARTINS (QUE DIFERENÇA):

    Compreensível que se pense no passado nebuloso e inescrupuloso do mundo de Maranello. Mas se acalmem. Tomem um remedinho, uma Maracugina, um chá de camomila — e não de cogumelo. Sem loucuras ou insanidades, então, gente. Menos. Menos.

    • Arthur comentou em 27/03/12 at 8:13

      Concordo com o escrito pelo repórter, mesmo tendo usado um vocabulário chulo.

      • Arthur comentou em 27/03/12 at 8:17

        Ah! não foi o repórter que usou o palavreado. Lamento.

  11. Milton comentou em 26/03/12 at 20:51

    Cara, como se vai para frente e para trás no seu novo blog?

    • Fabio Henrique comentou em 27/03/12 at 18:47

      kkkkkkk!!!!

  12. Alisson comentou em 26/03/12 at 20:41

    Ótima iniciativa do Hélio. Realmente uma pena esse cara ainda não ter sido campeão.

    • joel belmonte fialho comentou em 27/03/12 at 6:54

      Helio Castroneves , um dos melhores piloto da F.Indy e demonstrou muita garra e fibra ao vencer homenageou um campeão que morreu nas pistas , valeu ficou na memória de muita gente abraços

  13. Rubens Pinho comentou em 26/03/12 at 20:37

    Fabio,esta é uma das melhores fotos ja pubicada aqui.Alem de uma homenagem o mais gostoso foi ver Castroneves ganhar a corrida.Que tenhamos novas etapas com o brasileiro no podio.

  14. joel belmonte fialho comentou em 26/03/12 at 19:29

    Eu gosto de velocidade e acompanho F.Indy que passa pala Band, e vi Emerson ser campeão , Gil de Ferran , Toni Kannan , vi Helio ser campeão tres vezes em indianapolis, tenho a certeza que Helio Castroneves merece ser campeão ainda este ano , sempre bate na trave, sempre espera para depois mas é um piloto de alta qualidade. Torço pelo seu sucesso e esta na hora da sorte cair em sua graça. sorte

  15. Rodrigo comentou em 26/03/12 at 19:24

    Quando vi a cena (no youtube, já que a Band mais uma vez desrespeitou o fã da Indy e CORTOU direto pro futebol), imaginei que essa deveria ser “a foto”. 🙂

  16. alex comentou em 26/03/12 at 19:14

    Yndi não emplaca mesmo, por que será?

  17. Gus comentou em 26/03/12 at 18:27

    Coisa do nosso melhor piloto da atualidade. Parabens!

  18. Paulo R. comentou em 26/03/12 at 18:03

    A imagem que vale mais do que mil palavras!

  19. Luis Nascimento comentou em 26/03/12 at 17:54

    Hélio Castro Neves é o exemplo de campeão dentro e fora das pistas….bem ao contrário de um tal de Schumacher e de Fernando Alonso.

  20. Azrael comentou em 26/03/12 at 17:51

    Parabéns pela nova casa, você e o Téo são os poucos que podemos valorizar neste esporte, que a meu ver está cada vez mais distante da competição.

  21. Anderson comentou em 26/03/12 at 17:46

    Realmente foi muito legal a homenagem do homem aranha ao Dan Wheldon.

  22. Jon comentou em 26/03/12 at 17:45

    então vc está chamando o Helinho de mentiroso, pq ele falou logo após a vitória (claro, pra quem viu) que jurava que não tinha programado nada…que viu a placa e decidiu fazer isso. Até pq ele subiu nas grades 2 vezes
    de duas uma né…ou alguém tá errado ou alguém tá falando mentira

  23. Vinicius comentou em 26/03/12 at 17:40

    foi realmente emocionante, para ele e para nós expectadores!

  24. Marcelo comentou em 26/03/12 at 17:33

    Fábio,
    na reportagem que eu vi na TV ele disse que só notou a placa após a bendeirada e resolveu parar e fazer a justa homenagem.
    Abraços.

  25. Max Holfeld comentou em 26/03/12 at 16:37

    Fabio, será que o Massa não está desmotivado na Ferrari. Está me parecendo o Raikonnen tempos atrás também na Ferrari. Será que o Massa é tão menos piloto que os outros? Você não acha que tem alguma coisa errada?

  26. Max Holfeld comentou em 26/03/12 at 16:34

    Muito oportuna a sua colocação. E tem gente dizendo que o Brasil só tem pilotos medíocres. Um forte abraço.

  27. Felipe Gomes comentou em 26/03/12 at 16:22

    Muito bom piloto! Bela homenagem! Nessas horas você vê a diferença dos “humanos” da Indy para as “máquinas” da F1. Como só tenho 28 anos, os únicos acidentes fatais que me recordo de ter assistido na F1 foram o de Senna e Ratzenberger, mas não me recordo de Shumacher ou qualquer outro piloto dedicando uma vitória a qualquer um deles. O máximo que ocorreu foi a FIA ter deixado vago as duas primeiras posições do GP posterior em lembrança a Senna e a Ratzenberger, que faleceu no mesmo fim de semana de Senna.

  28. Maximo comentou em 26/03/12 at 16:14

    bacana mesmo…

  29. Emerson Neves comentou em 26/03/12 at 16:10

    show !!!
    Uma pena qua band não mostrou…

  30. Erich Beting comentou em 26/03/12 at 16:03

    Seixas, pelo que ouvi dele ontem, não foi planejado. Disse que pensou no Dan e, quando viu, estava ao lado da placa. Resolveu parar e correr até lá. Entrevista dada ao Petrin, da Band, no intervalo do clássico paulista ontem. Abraço, Erich

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).