Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
As marmeladas dos últimos anos sempre tem um personagem em comum: Alonso.
Pelo visto ou o blogleiro parou de assistir a corrida ou quer fazer sensacionalismo. Pois não mencionar que o Perez perdeu o traçado e quase parou brita (quando contianuava atacando Alonso) isso sim eu acho estranho, muito estranho, estranhissimo. By the way, a Sauber não sobe num pódio desde 2003, eis a sensata explicação do time ao Perez.
É muita cara de pau, com certeza não é apenas o cheiro de marmelada e também o sabor, a consistência, enfim o jeitinho ferrari de ser, não é?!
TENDENCIOSO HEIM! ESTAVA NARRANDO A CRONOLOGIA DIREITINHO, ATÉ QUE RESOLVEU ESCONDER O FATO DE QUE O PEREZ ERROU E SAIU NA CURVA, O QUE FEZ SIM ELE PERDER TEMPO HÁ 5 VOLTAS DO FINAL E FICAR NOVAMENTO HÁ 6 SEGUNDOS DE ALONSO, TORNANDO-SE MUITO DIFÍCIL QUALQUER COISA (TIRAR + DE 1SEG VOLTA E ULTRAPASSAR), SÓ POSSO VER TAL ATITUDE TENDENCIOSA FÁBIO COMO PROTEÇÃO AO MASSINHA…
Enquanto não impedirem a utilização do rádio após a largada,vamos continuar assistindo um video-game com bonecos comandados pelo box.
Bom já que a Ferrari tem um histórico de escolher pilotos brasileiros pra ser o 2 do time acho que a troca de Massa por Senna já deve está sendo pensada por lá
…. só vou torcer daqui pra que se um dia essa proposta rolar ele nunca pensar em aceitar!!!!!!
Seixas, tá na hora de os brasileiros ( inclusive a imprensa) deixarem ser menos nacionalistas. Todo mundo sabe que o Massa é piloto de segunda linha. Está sendo uma vergonha para os brasileiros. Espero que ele seja substituído o quanto antes…
Independente se ouve ou não marmelada uma coisa é clara, Alonso é muito mais piloto que o Massa. Infelizmente depois daquele acidente na Hungria que ele sofreu, nunca mais foi o mesmo e parece que não voltará a ser. Agora nos resta torcer para o B. Senna tentar trazer novas vitórias pro Brasil.
Enquanto não impedirem a utilização do rádio após a largada,continuaremos assistindo a um video game com bonecos comandados pelos box.
Fábio, vc conseguiu influenciar muita gente em. O Senna parece estar dando uma respostas para seus críticos, inclusive a vc. Vamos esperar pra ver se esse momento vai prosseguir, desejo que continue!
O que se viu em Sepang foi profundamente lamentável, não obstante o brilhante desempenho dos pilotos envolvidos.
Agora… será que dava para vc explicar que estória é essa de QAP? De onde surgiu isso? 🙂 Abs, Lessa.
Para dizer o mínimo, a fórmula 1, assim como outros esportes, tem sido “uma vergonha”, graças aos “negócios” que estão envolvidos.
Claro que o Perez recebeu ordem para tirar o pé e o “Dick Vigarista” Alonso venceu. Tipico trabalho da máfia da Ferrari. Quanto ao Alonso. quando teve um companheiro de equipe com o mesmo equipamento dele, foi superado (Hamilton na McLaren). Se o Massa ainda tiver ambição na F1, o que eu duvido, tem que sair da Ferrari e ir para outra equipe mais honesta. E para o Bruninho um conselho: Nunca vá dirigir para a Ferrari, destruidora de pilotos promissores (Regazzoni, Irvine, Barrichello e agora o Massa), eles acabam com a motivação.
É por conta dessas marmeladas, notadamente pela equipe de Maranello (podiam mudar para Marmenello) que meu contato com a F-1 restringe-se ao pós-corrida, neste blog. É isso aí, Seixas, um cheiro pra lá de fétido no ar. Imagino o quanto você , um profissional dedicado da área deve sentir-se. Se para nós, meros aficionados, é desalentador, para você certamente é um aviltante suplício.
Eu acompanho a F1 desde 1972, sempre aconteceu manipulacoes. Vcs criticam Barrichello e agora o Massa, a Ferrari nunca deu um equipamento igual p/ o Massa, Ferrari sempre jogou sujo. O Alonso foi sempre chorao, parabens Fabio pela suspeita p/ mim foi isso mesmo q aconteceu. Massa deve sair da Ferrari, ele nao merece ser tratado desta forma.
O senna tambem,mas nem por isso vocês deixam de endeusa-lo.Quanta hipocrisia.
Não como contestar a vitória do Alonso ou alegar sorte, o diferencial é que Alonso é um piloto que corre pra vencer, busca a vitória sempre, ao contrário de Massa que fica falando em fazer uma boa prova ou marcar uns pontinhos. É claro que todos da Sauber sabiam da vontade do Perez em vencer e da certeza do Alonso em não permitir a ultrapassagem, não era momento para o Perez ir pro tudo ou nada, é apenas a 2ª corrida. Com o desempenho que as equipes estão mostrando (McLaren, Mercedez, Lotus, RedBull e Williams, o 2º lugar representa muito e principalmente DINHEIRO, não valia apena arriscar.
Não vi nada d mais. Pura teoria da conspiração. Será que todas as vezes que a equipe pede para quem esta atrás tomar cuidado, pensar nos pontos, pensar no campeonato, pensar na grana que a equipe vai receber esta havendo marmelada ? Quantas vezes as equipes, todas, não fizeram isso ??Então Emerson Fittipaldi é o rei da marmelada ! Campeão que é sempre pensou no campeonato e não na prova. Assim são os campeões como Prost, Piquet, Senna, Schummy, Button …. enquanto isso ficam pelo caminho os outros …. Mas tem que dar audiência pro blog então vamos criar polêmica …… Paciência ….
Você acha Fábio que o erro de Perez foi simulado??? Ou ele estava andando devagar naquela hora?? Tudo bem que a comunicação parece ter sido: não vá fazer besteria, não force nada, ou só tenta passar num erro do Espanhol… Concordo que o peso da FERRARI em uma situação dessas com a SAUBER é grande… Mas o erro de Perez fechou a questão, sem discussão. A TORO ROSSO vive dando passagem aos RED BULL e segurando os outros carros e ninguém fala nada sobre isso.
Desculpe Fábio, mas seu comentário para não dizer que é muito imparcial é no mínimo de alguém que definitivamente não consegue aceitar o fato de Alonso ser um piloto fantástico. O pedido da equipe para Peres ter cuidado faz muito sentido, basta lembrar da semana passada a lambança de Pastor Maldonado jogando fora um excelente 6º lugar. Considero o segundo lugar de Peres não só um grande feito, como um passo importante na sua carreira, quem sabe até rumo a Ferrari, no lugar de Massa é claro, haja visto que definitivamente caminha para entregar quentinhas novamente. A verdade dói, mas é só uma questão de tempo… Você já foi mais imparcial em seus comentários. Alonso não tem culpa de Peres ter saído da pista e muito menos a equipe pediu isso pra ele. Parabéns também ao Bruno, bela corrida e cabeça no lugar, como deve ser.
Aí que está: eu acho Alonso um piloto fantástico, o melhor da atualidade. Fez uma corridaça. Mas não precisava disso.
Essa teoria da conspiração contra a Ferrari já encheu o saco.
E o pior, que tem um monte de idiota que abraça a idéia.
Vocês acham que o Peter Sauber ia deixar de querer ganhar a corrida, olha a visibilidade da equipe dele e dos patrocinadores?
A Ferrari fornece motores para eles e não é de graça! O cliente é a Sauber, é bom lembrar, se a Ferrari propõe uma coisa dessas, ano que vem eles tem um monte de motor para escolher, Renault, Mercedes, etc..
Por favor, vamos parar com essas idiotices, aliás, por que sempre contra a Ferrari?
A Ferrari já fez suas merdas, mas a Mclaren fez tbm, Renault e por ai vai!!! Vamos parar com isso, acho que o jornalista que cogita isso, perde a credibilidade
Nada haver essa teoria de conspiração….
ficou claro pra quem viu que era o medo dele errar, e ele ainda errou mesmo com o pedido de cuidado.
Se fosse conspiração eles não seriam tão inocentes em avisar apenas na hora que PERES chegou em ALONSO, claro que avisariam bem antes, quanto o mesmo ja tava tirando quase 1 segundo por volta.
Nada haver essa téoria da conspiração mesmo.
Fábio, há uns 2 anos postei e na época vc respondeu… Se a saber e a toro rosso não poderiam facilitar para suas co-irmãs…
Existe também um outro cheiro de marmelada que eu detectei: Quando o assunto é Fernando Alonso, o repórter brasileiro faz sempre questão de colocar uma dúvida no ar! é sempre a mesma má vontade, e quando há a oportunidade de se comentar qualquer coisa negativa de Alonso, lá está ele, o “imparcial repórter brasileir”!
Esqueçam Rubinho na F1 agora é tentar carreira na Indy e Massa na StockCar, teremos Razia e Senna na F1 em 2013, e espero que a Ferrari perca força, pois só assim a F1 voltará a ser mais justa e competitiva. Abaixo a máfia vermelha!
Mania de perseguiçao..qualquer coisinha agora ja vira desconfiança, haja paciencia. Pediram pra ele nao arriscar perder a 2° posiçao, nao pra nao ganhar a 1°. Esse choro contra a Ferrari ja deu, a incompetencia de Massa e Barichello nao foi culpa da escuderia e sim deles mesmos, superem.
Só copiando o automobilismo Americano, o melhor indiscutivelmente do mundo, fazem o melhor espetáculo c/ 15% do orçamento da F1 no máximo e ninguém é privilegiado, somente o público e claro o esporte.
Que realmente o histórico da Ferrari pode dar oxigênio para as mais diferentes teorias conspiratórias, tudo bem; Mas daí achar que o mexicano, na melhor corrida da sua vida na F1 vai sair da pista e passar raspando na caixa de brita numa curva fechada só para justificar um “não-ataque” à Ferrari… Por favor!!! Nas últimas 15-20 voltas ele só não foi mais rápido que o Alonso quando este pôs os pneus slick e quando deu uma escapada (naquela volta e na seguinte).
serio isso, vcs acham que realmente ouve marmelada, ou pelas circunstancias do tempo, e uma equipe pequena, que consegue uma 2ª colocação, deveria arriscar e colocar tudo a perder, só rindo o mania de perseguição, só faltam dizer que com isso prejudicaram o massa kkkkk
Você deve ser anti-ferrari e anti-Alonso e deve ser devoto da “Teoria da Conspiração”. Alonso teve méritos. É um super-piloto. E o pneu do Vettel foi para o espaço porque ele tocou no bico de uma Hispânia. Só. Mas não está sendo nem sombra do que foi o ano passado.
Prezado Fábio: O comentário do sr Jorge Nogueira Rebolla é preconceituoso e não entraria em nenhum blog que se considera minimamente respeitável. Espero que você não deixe esse espaço aberto a nazistas.