Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
Na hora em que ouvi a “ordem” para o Peres, não tive dúvidas… novamente a ferrari aprontou!!! dizer que segundo lugar é bom… é babaquice, pois isto o Senna nunca aceitou, nem o alonso, nem o hamilton, nem shumaker… pilotos com gana de campeão não aceitam isso nunca, só se for por problemas mecânicos que o impeçam de disputar uma colocação melhor.
Cara, que besteira que você falou! Você conseguiu superar até o Galvão com essa!
Você podia ter ficado sem essa no seu currículo.
Com a vitoria de Alonso,felipe massa esta fora,resta saber o que esta acontecendo com massa,e quem vai substuilo…
Não vai ser surpresa se ele não estiver na china…
Fica a pergunta quem é o piloto reserva da sauber, tendo em vista que peres pode ser,
o piloto da ferrari?????????????????????
a Sauber viu que ia dar M e decidiu ficar com o segundo lugar garantido do que tentar passar o Alonso e jogar tudo fora, aliás, como fêz o Maldonado na última corrida…
achar que foi ordem da Ferrari é, no mínimo, estupidez… ou foram as vozes na tua cabeça que te contaram isso?… vai procurar ajuda psiquiatrica…
Ultimamente, a maioria das vitórias de Alonso vêm com uma ordem de equipe. Que decadência.
O pessoal fala como se a Ferrari não tivesse nada a perder, caso os dois se tocassem. Só a Sauber perderia.
Tenho certeza que se ele chegasse no Alonso, passaria fácil.
Naquela altura da corrida, o segundo lugar estaria de bom tamanho pro Alonso e Ferrari.
Duvido que ele fosse arriscar tudo com o Ligeirinho.
Que a Ferrari usa métodos pouco corretos isso é fato “taí” o Shumacher como prova (ele é bom, mas não para aquele número de títulos). Quanto ao Alonso, trata-se de um piloto acima da média entre os atuais e a Ferrari apostou nele neste nos últimos anos, logo não quer perder. Entendo que o Massa é um bom piloto com potencial ainda, porém, a escuderia está “ajudando” a coloca-lo nesta situação difícil e abrir caminho para o mexicano que tem um ótimo patrocinador.
Para uma descrição mais completa da corrida, por que você não cita o lance capital da escapada do Pérez no seu texto? Ao meu ver da corrida, mesmo depois da mensagem pelo rádio, ele continuou acelerando até sair da pista e, depois que voltou, ainda tentou tirar a diferença.
A ferrari e a maoir mamelada schumi so ganhou todos os titulos porque a ferrari so trabalhava para ele inclusive o barrichelo, com o massa e o alonso e a mesma coisa, todo muito trabalha pro alonso e ridiculo o papel a que se submete os brasileiros e quando nao tem o massa obriga outra equipe que depende dela a nao acelerar, isto e hilario.
Tem sim, cheiro ruim no ar. Mas é por que se fala muita m…
Nem deve ter passado na cabeça do engenheiro a imagem do Maldonado desperdiçando oportunidade há uma semana atrás.
Nem deve ter passado na cabeça do engenheiro o aviso de que a chuva poderia retornar no fim da corrida.
Quantas vezes a Sauber conquistou 2os lugares antes?
“É mais óbvio pensar” que existe uma cláusula contratual, ou o engenheiro representante do “fornecedor” — ali nos boxes, escondidinho, cochichando no microfone, recebendo ordens da matriz — avisar que algo deveria ser feito nas voltas finais, imediatamente.
Foi tudo arquitetado, um sinal, para que o engenheiro aparecesse no rádio, o Perez “errasse” e Alonso vencesse. Por que é fácil assim. É lógico. A Sauber nem precisa de espaço na mídia para tentar atrair mais patrocinadores. É óbvio que é isso.
Realmente, a Ferrari tem demonstrado ao longo dos últimos 3 anos que é perfeita na manipulação de resultados. Se embola em troca de pneus que custam um títulos, consistentemente fazem carros ruins ao longo dos últimos 3 anos. Não conseguem eficiência dentro da própria casa. Mas conseguem manipular uma corrida.
É perita em manipular o clima, fazer chover, atrapalhar os pits da McLaren (Massa atrapalhou um pouco a saída de Hamilton no primeiro rodízio de paradas), controlar a quantidade que a pista seca… E por aí vai.
Para a mente incauta, qualquer fato inexplicável ou além da compreensão pode receber explicação exdrúxula, mágica.
A vitória de Alonso foi simples assim: abriu distância suficiente a partir do primeiro rodízio de paradas, que encerrou uma série de erros de várias equipes, o suficiente para gerenciá-la até o final da corrida. O suficiente para se beneficiar de um erro simples de concentração — causado por um engenheiro (pertencente a uma equipe reconhecidamente avessa a desatinos) receoso de perder pontos valiosíssimos — em uma condição complexa. E é isso.
Mas é mais fácil falar em conspiração. Por que todo mundo responde em baixo. Os blogs concorrentes falam que o velho bordão da conspiração voltou, e a vida segue 😉
clicks++;
Engraçado, o Alonso faz o impossível e nosso comentarista levanta suspeita de marmelada.
Vai achar também que o Massa é prejudicado pela equipe?
Não, Fábio, não vejo marmelada. Vc mesmo citou Button e o encontrão na Hispania, depois Vettel também estourou o pneu batendo na…Hispania. São pilotos campeões que estavam lá atrás e erraram.
Perez é um novato, numa equipe pequena e estava numa posição onde ninguém acreditaria chegar. Creio que foi mais cuidado do que outra coisa.
A Ferrari tá com carro ruim, mas o Hamilton não a alcançou, ou seja o carro não é tãããõ ruim. Como a Williams também não é, contrariando vc, o Téo José e meio mundo.
E o Xumi hein? pilotaaaaaasso…
Confio na idoniedade da Ferrari como na de qualquer político brasileiro.
Acho que o passado da Ferrari nos faz pensar em marmelada, mas a verdade é muito simples, a quantas eras a Sauber não pega um segundo lugar? Se ele vai pra cima e bate, quando seria a próxima oportunidade? Foi melhor garantir o segundo do que arriscar o primeiro e perder ambos.
Não costumo discordar dos comentários do Fábio, mas minha opinião é que exagerou. O Perez só saiu da cola do Alonso pq errou. O Alonso é que pilota muito. Como ele tinha problema na reta, nas 3 voltas que o Perez encostou, ele segurou no ultimo trecho, evitando que o Perez entrasse na reta em condições de ultrapassar (o mesmo que ele fez com o Maldonado na Austrália). O erro do Perez foi por tentar manter a tração na curva, assim como Maldonado.
Sobre o Massa: Peguem o histórico volta a volta, teve volta, que ele sem transito e com pneus novos, andou 3 a 4 segundos mais lento que os 10 primeiros. Uma lástima, ele só chegou à frente de Marússia, HRT e Caterham.
Fico estarrecido com os comentarios sobre o Felipe Massa, acompanho a F1 desde a decada de 60 e lembro muito de otimos pilotos que ficaram algum tempo tendo problemas nas corridas (falta de sorte, carro desequilibrado, etc…). penso que para estar na F1 tem que ser bom. então não existe meia boca. todos são talentosos. (quem lembra do vettel antes de ser campeão, só fazia bobagem) então gente vamos torcer pelos nosso pilotos e não ficar torcendo contra. a fase vai passar. e com certeza hoje em dia o piloto é quase um coadjuvante nesse mundo onde a tecnologia domina. claro que o merito é do piloto mas não podemos tirar o merito do Massa afinal ele não esta lá pela beleza e sim pela sua competencia. sei que é frustante mas olhe o heptacampeao shumi. ta apanhando bastante tambem. e ele é considerado o cara… abraços a todos. vamos torcer pelos brasileiros. como faziamos com Senna, Piquet, Emerson, etc…. Bom domingo a todos.
Rubinho hoje vai dar show na Indy !!!
hahahahahahahahahahahaha
hahahahahahahahahahahahah’
Fábio, está na hora de falarmos sobre as transmissões de F1. Vi no site da Sportv que haveria reprise da F1, domingo, 8hs da manhã. Acordei cedo (domingo, né) e fiquei na frente da tv assistindo GP2 enquanto a grade do canal anunciava informava que era a transmissão da F1. Acabou a GP2 e…não houve a reprise. Pior, tem um reprise da GP2 anunciado para 18:45 e não tem nenhum reprise da F1 anunciado. Ok, gostei da prova de GP2 e vou acompanhar, mesmo assim acho uma total falta de respeito e de profissionalismo. Se tiver concorrência não sintonizo mais estes amadores de m…
Você não poderia colocar no blog todas as opções de transmissão e reportagem? Inclusive tipo: noticiário no fantástico, aproximadamente 22:00, no Globo Repórter, por volta de tal hora? Seria um puta guia para quem não quer ficar plantado na frente da televisão, sendo tratado como idiota.
Abraços!
Não acho que houve marmelada. A condição da pista era difícil, o segundo lugar estava garantido, e na frente havia Fernando Alonso, um leão para segurar a posição. A chance de dar m…. e perder o segundo lugar era grande. O engenheiro que é racional e lógico, pediu para ter cautela e garantir a posição. A glória estava garantida. Se fosse diferente, Peres e a equipe não estariam tão felizes. Querer sempre puxar para a teoria da conspiração é só pra ganhar ibope mesmo. Vc deve estar precisando….
Huumm… Acho que a Sauber pensou em matar dois coelhos c/ uma cajadada só: evitar possibilidade de jogar fora o segundo lugar e agradar a sua fornecedora de motores. Não acho que a Ferrari tenha feito algum pedido pra issoacontecer. Até!!!
Já vim aqui criticá-lo inúmeras vezes. Mas hoje devo elogiá-lo, pois a descrição foi perfeita sobre o ocorrido.
Aliás, não é de hoje que tenho reparado uma postura mais madura por sua parte. Parabéns. Fico feliz. Os que te lêem saem ganhando. ^^
Ihh gente, o que aconteceu foi que no acidente do Massa com o parafuso, a dona Morte chegou e falou para ele: “Vou te dar mais uma chance. Aproveite.”. Ai ele pensou um pouco, olhou a esposa e o filho, olhou na grana que ja ganhou e concluiu: “Não vale a pena me arriscar!!”. Pronto, ta até hj com o freio de mão puxado e torcendo para ser mandado embora e ganhar mais uma bolada com a rescisão…
E Pérez já começa seu “cursinho preparatório do Vestibular Ferrari” como manda o figurino… É bom ele se acostumar já desde cedo a abrir mão de vitórias!!!
Eles simplesmente sabem que a Ferrari é melhor e o Alonso mais experiente e ficaram com medo do Perez se perder, rodar e perder a segunda posição, só isso. Não sei por quê criar polêmica!
Com ou sem marmelada, ta provado q o Alonso é um baita de um piloto. Infelismente o Massa, hj, não tem capacidade para andar num carro de ponta, mesmo a Ferrari tendo um carro ruim vc vê o Alonso tirar tudo dele. Depois daquela mola na cabeça o Massa não é mais o mesmo, e não adianta agente querer fazer boicote a FIAT ou ao Santander, a Ferrari é uma empresa particular q cobra resultado e o Massa não está correspondendo, sinto dizer mas é hora dele pegar o boné e ir pra uma equipe menor
Uma corrida muito boa de Pérez, mas ele saiu claramente numa das curvas no final…
E por estas coisas estranhas!!!!!!!
Que nao vale mais a pena ver FORMULA 1
Prefiro assistir a INDY.
So espero que la nao apreça estas MARMELADAS!!!!!
eu ja nem sei mais se o massa larga mas nao chega ou se chega mas nao larga
Fernando Alonso é (e continuará sendo por um bom tempo) o maior piloto de F1. Quero ver o Vettel fazer o que ele fez hoje com uma Ferrari. Sem dúvida FA é um dos top 3 da F1 de todos os tempos.
Tentar achar que esta ordem para não atacar o Alonso é suspeita, trata-se de pura besteira. Tão importante seria o 1 lugar paraa Sauber como também para a Ferrari nos diais atuais. E o risco de colisão seria enorme. Ambas precisam de seus patrocinadores e não poderiam perder estas posições. Quanto ao F. Massa, Nelson Piquet há algum tempo vaticinou – após a colisão com a peça do pé de chinelo ficou 1 seg mais lento, o mesmo aconteceu comigo na Indy. Na época o criticaram , inclusive Massa. E agora, quem tem razão?