Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
Por estes recados estranhos via rádio, é que a F 1 está perdendo a audiência, tem muito dinheiro em jogo.
E o Pacto de Concórdia novo? O Ecclestone disse que fechou.
Porque alguém tem sempre que questionar quando o Alonso vence? Chega de patriotada. Massa não corre nada há anos e ainda tem gente que acha que ele é um injustiçado e que o Alonso é o protegido da Ferrari. Ele é o cara !! Pra fazer o que fez hj com a carroça da Ferrari, só mesmo grandes pilotos do porte de Prost Senna e Mansell. Perez será o próximo piloto da Ferrari na vaga de Massa.
Esse Massa é fraco; dificilmente o Rubinho tera outra chance na Ferrari o que é uma pena.
Dessa geração nova esta comprovado que não sai nada.
Por isso que não perco mais meu tempo assistindo corridas de fórmula 1, por conta destes ” fatos estranhos” que aconetecem nela. Só espero que o Bruno Senna consiga se dar bem, não se torne um capacho como o Barrichelo e o Massa e corra sempre para ganhar corridas e não para ganhar dinheiro como os ” outros dois pilotos Brasileiros” e ser sempre um perdedor, chegando no máximo em ” segundo lugar” .
O povo ainda está encanado com a teoria da conspiração? Então eu explico: é claro que o engenheiro não tava pedindo pra diminuir o ritmo, mas pro Perez tomar CUIDADO pra não causar um toque indesejado e mandar a vaca pro brejo, o problema foi que isso desconcentrou o Perez e ele errou, ele tava todo sorriso no pódio, quem entrega algo não fica assim não seus tontos!
O COMENTARISTA!!!!
Olá, Fabio! Otimo comentário seu e concordo!Agora comente os erros que esta acontecendo na McLaren?Mas, hoje me parece só com Hamilton e feio!! Parece que estão querendo separa os dois , mas acredito que dando mais espaço para o Button.Ah, detalhe eu sei que voce é amigo do Galvão! Que furada dele hoje ! Quer dizer ele quase falou , tava demorando! ¨Para o Lewis bater!! Por fim te que se arrumar e falar vixi o Button!!! Vejo o Hamilton bem maduro, não tinha o carro na mão, fez o melhor tentou e conseguiu segurar o Terceiro lugar…
Sabem o que disse Sérgio “Chapolin Colorado” Perez ao término da corrida?
– Não contavam com minha astúcia!
HeHeHeHeHeHeHeHeHeHe
Bom dia a todos e até a próxima!!
Assim, como no futebol essa corrida mostrou que não é só nas quatro linhas que existe caixinha de supresa, em F1 tambem existe, sendo assim, não tem como tirar do pareo time grande. A Ferrari é sim candidata ao título.
A decisão da sauber realmente foi brochante, mas facil de entender, não acredito em ordem da ferrari em hipotese alguma! vamos analisar friamente todo mundo sabe que o Dom Alonso das Asturias é bicho osso duro de engolir ultrapassar embora parece-se facil devido ao rendimento superior da Sauber corridas sao imprevisiveis e para a Sauber 20 pontos sao fundamentais pensando ja na caixinha do fim do ano que o Sir Bernie distribui entre as equipes no fim do ano de acordo com a posição final do campeonato. Foi muito feio o Perez que estava perfeito até entao diante da ordem ficou até tonto e cometeu um erro sozinho. Mas é isso a sauber nâo queria ver com perez o q aconteceu por exemplo com o Maldonado no domingo passado.
Não teve marmelada nenhuma. A Sauber pediu para ele tomar cuidado porque se tratava de um pódio que há muito tempo ela não tinha. E o Pérez errou e saiu da pista, não abdicou da disputa. Alonso ganhou limpo, desta vez.
Massa. Já era amigo.
A imagem do fim da corrida, com Alonso cruzando a linha de chegada (Massa havia passado antes, em 15º) mostra o abismo que estão os dois pilotos da Ferrari… aliás os dois não… a Ferrari só tem um piloto agora.
O que nos resta é torcer pelo Felipe. Calma pessoal, não o Massa e sim o Nasr.
O Massa foi um bom piloto. Teve companheiros como Schumacker e Raikonen e não fez feio. pelo contrário, só não foi campeão por culpa exclusiva de erros grosseiros da Ferrari. Ainda assim, perdeu o campeonato por 1 ponto . Todavia, depois da molada do Barrichello parece que ele se amedontrou. Sumiram a velocidade, a garra, a competividade. Está triste de ver. Passam por ele facilmente e ele não ataca ninguem. Torço para estar errado, mas acho que não tem volta. O bom piloto Massa não existe mais. Gostei da corrida do Bruno. Surpreendeu-me a competitividade mostrada. Vamos ver na sequência.
Fabio, acho que, dessa vez, não houve marmelada. Seria muita premeditação para eles terem um código para o caso de, se algum dia, uma Sauber estivesse pressionando uma Ferrari pela vitória, mandassem tirar o pé. Acho que foi mais para evitar o que aconteceu com Maldonado na semana passada. Não é sempre que uma Sauber termina uma corrida em segundo lugar…
nao acho alonso isso tudo, ganhou nos erros dos adivesarios e com a ordem sauber!hoje sertifico aquilo que nao tinha duvidas sobre barrichello e massa na ferrari foi traidos dentro de sua propria equipa!! e nao entendo esse senhor ainda elogiar esse mau carater (alonso) e pena! assim tambem vejo que vc e um torsedor dele e nao um comentarista.
O cheiro estranho no ar é de queimado: A batata do Felipe Massa já queimou! Inadimissível ele em 15 com Alonso, o cara, em 1º. E o pneu do Vettel não explodiu, mas furou em um toque com o Karthikeyan; Aliás, concordo com o Gavião Bueno: A HRT não é equipe de Fórmula 1 e foi responsável direta pelos prejuizos de Button e Vettel.
o comportamento do Perez quando saiu do carro era de pura felicidade,se realmente ele tivesse recebido essa ordem acho que o comportamento dele teria cido bem diferente,ao me ver ele comemorou muito com a equipe.ponto positivo da prova:que corridaça fez o Bruno!!!hoje ele ja calou a boca de metade dos criticos,FEZ EM UMA CORRIDA MAIS PONTOS QUE O PE DE CHINELO DURANTE TODO O ANO PASSADO.
Fabio, acompanho de perto o bog, embora comente pouco. comente mais sobre o esporte e deixe as intrigas de comadres, muito foi ou é dito e quando apurado nada se encontra isso faz parte desse esporte para quem ainda nao entendeu, credito seu comentario de hj como uma tentativa de furo de reportagem dessesperada.
Tenho certeza! O motor do massa esta com o peres, e o motor do peres esta com o Felipe, fizeram isso pra testar os pilotos sem ter que tira-los das equipes!! O desempenho do Felipe massa estava péssimo andando como uma sauber! Só pode ser isso não é possível. Quantas vezes a sauber ganhou uma corrida???? posso ate ser morto se essa informação vazar!uhuahuahuah
É uma pena, pois antigamente era bem mais emocionante assistir F1, felizmente temos a GP2 para a alegria dos brasileiros com o menino Razia.
A Ferrari tem obrigacao de ser um exemplo de equipe competitiva, mais parece um vereador brasileiro dizendo: Sabe com quem esta falando?
Uma vergonha pra competicao.
Na minha casa nao entra Fiat e nem Shell.
Mais uma coisa, qual a unica equipe que nao esta no grid pra vender carros? A unica empresa de engenharia, competicao pura?
Williams.
Sergio Perez: – “Era muito possível. Perdi o controle do carro e perdi a luta pela vitória. Eu sabia que tinha de ser rápido para ultrapassar Alonso, porque meus pneus estavam se degradando. Estava procurando uma maneira de passar, mas abri demais e peguei a parte molhada da pista” – explicou Pérez.
Só eu que percebi isso?
Fabio depois dessas duas ultimas corridas da para saber como está o equilibrio de forças na F1? A Williams depois dessas duas provas ja pode ser considerada uma realidade e ja da p pensar num podio do Bruno numa eventual corrida com condições adversas como essa?
Olha nao quero nem pensar nisso, mas ca entre nois o espanhol é bom é nessas horas que vemos quem é piloto ganhar com carro bom é facil é o Vettel nao era bom e agora?Um salve pro Bruno como eu torço por ele pq faz falta uma brasileiro de brio de garra com vontade de vencer.
Nada a ver caras, nada a ver MESMO. O que importa é que TALVEZ tenhamos UM brasileiro mais ou menos esse ano, o Massa já era de vez, deve ser substituido logo logo.
BOM DIA FABIO. VOCÊ ACHA QUE COM ESSE RESULTADO O SENNINHA VAI TER UMA CREDIBILIDADE MAIOR FRENTE A EQUIPE E A IMPRENSA, MOSTRANDO QUE ELE TEM POTENCIAL E QUE NÃO É APENAS O SOBRINHO DO MAIOR DE TODOS OS TEMPOS QUE FOI O AYRTON…UMA OUTRA PERGUNTA VOCÊ NÃO ACHA QUE O UFANISMO DA IMPRENSA EM CIMA DELE NÃO O PREJUDICA PERANTE OS TELESPECTADORES QUE IMAGINAM QUE ELE SERÁ UM AYRTON… AGURDO RESPOSTA OBRIGADO E BOM FINAL DE SEMANA
A vitória de Alonso prometeu um campeonato enbolado , a Mac Laren tem força , a Mercedes tem um exelente motor, a Red Bull umgenio Adrian , a Sauber está entre as melhores no pelotão intermediario Peres um bom piloto, a Lotus só tem Raikonen , a Toro
destaque para Ricciardi, a Williams promete reação , veja a prova que Bruno Senna fez na chuva e na condição adversa , mostrou que é um piloto que tem dna brasileiro, digno de um futuro campeão , ainda é cedo, mas olhem com outros olhos ao invés de menosprezar.abs